Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber,...

33
Definições de Roteiro “Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar. O roteiro, enquanto não é filmado, não vale nada e, depois de filmado, também não vale nada. É a peça literária menos lida e de vida mais curta, mesmo assim, sua importância é fundamental na produção de um filme”. (Walter Webb)

Transcript of Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber,...

Page 1: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Definições de Roteiro

“Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar. O roteiro, enquanto não é filmado, não vale nada e, depois

de filmado, também não vale nada.

É a peça literária menos lida e de vida mais curta, mesmo assim, suaimportância é fundamental na produção de um filme”. (Walter Webb)

Page 2: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Definições de Roteiro

“O Roteiro é uma peça informativa que deve se limitar a fornecer

dados para a equipe que vai trabalhar no filme e criar a partir desse texto.

Roteiro não é produto final, é uma espécie de molde no

qual você aplica uma resina, retira o produto e o molde permanece lá.

Um bom roteiro é uma peça de transição, não deve ter ambições

literárias, nem de direção”. (Marçal Aquino)

Page 3: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Page 4: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Page 5: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Definições de Roteiro:"O Roteiro é a forma escrita de qualquer audiovisual. É uma

forma

literária efêmera, pois só existe durante o tempo que leva para ser

convertido em um produto audiovisual.

No entanto, sem

material escrito não se pode dizer nada, por isso um bom

roteiro não é garantia de um bom filme, mas sem um roteiro não

existe um bom filme". (Doc Comparato)

Page 6: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Page 7: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Definições de Roteiro"Roteiro é o desenvolvimento de um enredo, dentro de uma

técnica

determinada. O roteiro não é apenas uma arte, mas uma arte

base ou uma arte básica.

Em outras palavras, o roteiro é a

base do cinema, do teatro e da novela / minissérie televisiva.

É "a planta do edifício" de toda arte cênica". (Murilo Dias

César)

Page 8: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Page 9: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Definições de Roteiro

"Escrever um Roteiro é muito mais do que escrever, é escrever de outra maneira: Com olhares e silêncios, com movimentos e

imobilidades, com conjuntos complexos de imagens e de sons que podem possuir mil relações entre si..." (Jean-Claude

Carrière)

Page 10: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Page 11: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

La Belle de Jour

Page 12: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

O tambor

Page 13: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Definições de Roteiro:

"Roteiro é uma peça literária na qual o autor só tem um

reDefinições de Roteiro:curso: a descrição. E ela precisa ser compreendida por

toda a equipe de produção. Pra todo mundo entender, não pode

haver metáforas. Portanto, o bom roteirista não é necessariamente um bom escritor, mas aquele que sabe

traduzir, com racionalidade e

clareza, o seu pensamento visual". (Fernando Bonassi)

Page 14: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Page 15: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
Page 16: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Definições de Roteiro:"Roteiro é uma história contada em imagens, diálogo e

descrição, dentro do contexto de uma estrutura dramática". (Syd Field).

Page 17: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Fundamentos do roteiro:

Logos Pathos Ethos

Page 18: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Logos A palavra, o discurso, a organização verbal,

sua estrutura em geral.

Page 19: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Pathos É o drama: vida, ação, conflito quotidiano, que

vai gerando acontecimentos.

Page 20: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Ethos A ética, a moral, o significado último da

história, as suas implicações sociais, poéticas e existenciais.

O ethos é aquilo que se quer dizer, a razão pela qual se escreve.

Page 21: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Etapas para a produção de um roteiro:

Idéia: é o fundamento de um roteiro. Fato que provoca a vontade de escrever.

Page 22: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Etapas para a produção de um roteiro:

Conflito: é a base de trabalho do roteirista. Contém elementos para o enredo, a intriga.

Page 23: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Story line: É a condensação do conflito básico em

palavras. É o fio, os fundamentos da trama.

Ex: Era uma vez um príncipe cujo pai, o rei, foi assassinado pelo seu próprio irmão com o fim de usurpar o trono. Este crime conduziu o jovem a uma crise existencial, que desembocou numa onda de mortes, incluindo a sua.

Page 24: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Hamlet

Page 25: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Story Line

Uma story line deve ser breve, concisa e eficaz. Não deve ultrapassar as cinco linhas, e através dela devemos ficar com a noção do que vamos contar.

O conflito básico apresenta-se por meio da story line.

Page 26: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Personagens: O desenvolvimento da personagem faz-se

através da elaboração do argumento ou sinopse.

Na sinopse: descrição do caráter das personagens principais.

A sinopse é o reino da personagem, que vai viver a história onde e quando a situamos.

Page 27: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Ação dramática:

Como? Quem? Onde? Quando? – construção da estrutura.

Organização em seqüências.

Page 28: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Seqüências Organizam-se por cenas, determinadas pelas

alterações do espaço e a participação das personagens.

Estrutura: fragmentação do argumento em cenas.

Page 29: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Tempo dramático Dentro de uma cena se desenvolve uma ação

dramática. Esta ocorre num determinado tempo (quanto tempo durará cada cena).

Há diálogos. A cena abre, desenrola-se e acaba. É uma espécie de rascunho do roteiro.

Page 30: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Roteiro final:

Guia para a construção audiovisual.

Page 31: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Roteiro Literário e Roteiro TécnicoRoteiro Literário: não incide excessivamente

sobre pormenores técnicos (movimentos de câmera, luz, som).

Roteiro Técnico: cabe ao diretor e à produção

Page 32: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Resumindo: Construir a story line é determinar o conflito; escrever uma sinopse é descobrir as

personagens; estruturar é organizar uma ação dramática; elaborar o primeiro roteiro é chegar aos

diálogos e ao tempo dramático; trabalhar o roteiro final é manejar cenas, isto

é, a unidade dramática.

Page 33: Definições de Roteiro Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.

Exercício Em duplas ou em trios, selecionar cinco

notícias de jornal e transformá-las em uma “story-line”.