Deformação Plástica de Microcristais Metálicos

2
7/21/2019 Deformação Plástica de Microcristais Metálicos http://slidepdf.com/reader/full/deformacao-plastica-de-microcristais-metalicos 1/2 PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS DEFORMAÇÃO PLÁSTICA DE MONOCRISTAIS METÁLICOS Em primeiro lugar, consideremos a deformação permanente de um varão de um monocristal de zinco que é deformado para além do limite elástico. Se, após a deformação, se examinar o cristal de zinco, observase o aparecimento ! superf"cie de degraus, que são designados por bandas de escorregamento #fig. $.% a e b). &s bandas de escorregamento são provocadas pelo escorregamento, ou deformação devida !s tens'es de corte, dos átomos do metal que se encontram em determinados planos cristalográficos designados por  planos de escorregamento.  & superf"cie do monocristal de zinco deformado ilustra muito claramente.a formação das bandas de escorregamento (á que, nestes cristais, o escorregamento está limitado aos planos basais da estrutura )* #fig. 2.9 c e d). #a+ -/0& $.% 1onocristal de zinco deformado plasticamente, mostrando bandas de escorregamento2 (a) vista frontal do cristal, (b) vista lateral do cristal, (c) vista lateral esquemática, indicando os planos basais de escorregamento no cristal )* e (d) indicação dos planos basais de escorregamento na célula unitária )*. (As fotografias do monocristal de zinco foram cedidas pelo Prof. Earl Parker da University of California em erkeley.) (!onte" Princ#pios de Ci$ncia e Engen%aria dos &ateriais. ' edi*o. +illiam !. ,mit%) 3os monocristais dos metais d4cteis com estrutura **, tais como o cobre e o alum"nio, o escorregamento ocorre em m4ltiplos planos de escorregamento e, como consequ5ncia, o as pecto das bandas de escorregamento ! superf"cie destes metais, quando deformados, é mais uniforme #fig. $.67+. Se se observar a superf"cie escorregada destes metais com uma ampliação maior, verificarseá que, no interior das bandas, o escorregamento ocorreu segundo muitos planos de escorregamento #fig. $.66+. Estes degraus estreitos designamse por lin%as de escorregamento e a dist8ncia entre elas é geralmente da ordem de 97 a 977 átomos, enquanto que a dist8ncia entre bandas de escorregamento é, geralmente, cerca de 67 777 di8metros at:micos. -nfelizmente, os termos banda de escorregamento e lin;a de escorregamento são por vezes utilizados indiferentemente. Grupo SuperTrat < 0ua -rmã &neta Sc;napp, $=$ >istrito -ndustrial < Santa ?árbara >@Aeste < SB < *EB 6CD96%D FFF.supertrat.com.br < one2 6% CD9DG%%= H G%G ax2 6% CD9D7=D Blanos basais de escorregamento na estrutura )* F F Blanos basais de escorregamento na célula unitária )* (c) (d)

description

materiais

Transcript of Deformação Plástica de Microcristais Metálicos

Page 1: Deformação Plástica de Microcristais Metálicos

7/21/2019 Deformação Plástica de Microcristais Metálicos

http://slidepdf.com/reader/full/deformacao-plastica-de-microcristais-metalicos 1/2

PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS

DEFORMAÇÃO PLÁSTICA DE MONOCRISTAIS METÁLICOS

Em primeiro lugar, consideremos a deformação permanente de um varão de ummonocristal de zinco que é deformado para além do limite elástico. Se, após a deformação,se examinar o cristal de zinco, observase o aparecimento ! superf"cie de degraus, que sãodesignados por bandas de escorregamento #fig. $.% a e b). &s bandas de escorregamento sãoprovocadas pelo escorregamento, ou deformação devida !s tens'es de corte, dos átomos dometal que se encontram em determinados planos cristalográficos designados por  planos deescorregamento.  & superf"cie do monocristal de zinco deformado ilustra muito claramente.aformação das bandas de escorregamento (á que, nestes cristais, o escorregamento estálimitado aos planos basais da estrutura )* #fig. 2.9 c e d).

#a+-/0& $.% 1onocristal de zinco deformado plasticamente, mostrando bandas de escorregamento2 (a) vista frontal docristal, (b) vista lateral do cristal, (c) vista lateral esquemática, indicando os planos basais de escorregamento no cristal)* e (d) indicação dos planos basais de escorregamento na célula unitária )*. (As fotografias do monocristal de zincoforam cedidas pelo Prof. Earl Parker da University of California em erkeley.)(!onte" Princ#pios de Ci$ncia e Engen%aria dos &ateriais. ' edi*o. +illiam !. ,mit%)

3os monocristais dos metais d4cteis com estrutura **, tais como o cobre e o alum"nio, oescorregamento ocorre em m4ltiplos planos de escorregamento e, como consequ5ncia, o aspecto das bandas de escorregamento ! superf"cie destes metais, quando deformados, é maisuniforme #fig. $.67+.

Se se observar a superf"cie escorregada destes metais com uma ampliação maior,verificarseá que, no interior das bandas, o escorregamento ocorreu segundo muitos planos deescorregamento #fig. $.66+. Estes degraus estreitos designamse por lin%as de escorregamentoe a dist8ncia entre elas é geralmente da ordem de 97 a 977 átomos, enquanto que a dist8nciaentre bandas de escorregamento é, geralmente, cerca de 67 777 di8metros at:micos.

-nfelizmente, os termos banda de escorregamento e lin;a de escorregamento são por vezesutilizados indiferentemente.

Grupo SuperTrat < 0ua -rmã &neta Sc;napp, $=$>istrito -ndustrial < Santa ?árbara >@Aeste < SB < *EB 6CD96%DFFF.supertrat.com.br  < one2 6% CD9DG%%= H G%G ax2 6% CD9D7=D

Blanos basais de

escorregamento naestrutura )*

F

F

Blanos basais deescorregamento nacélula unitária )*

(c)

(d)

Page 2: Deformação Plástica de Microcristais Metálicos

7/21/2019 Deformação Plástica de Microcristais Metálicos

http://slidepdf.com/reader/full/deformacao-plastica-de-microcristais-metalicos 2/2

Grupo SuperTrat < 0ua -rmã &neta Sc;napp, $=$>istrito -ndustrial < Santa ?árbara >@Aeste < SB < *EB 6CD96%DFFF.supertrat.com.br  < one2 6% CD9DG%%= H G%G ax2 6% CD9D7=D

igura $.67 &specto da banda de

escorregamento à superf"cie de um

monocristal de cobre que sofreu

uma extensão de 7,%I. #&mpliação

677 x.+ (!. -. osi. /rans. A0&E1

200: 34 (956).)

(c)()(a)

FIG!RA "#$$ ormação de lin;as de escorregamento e bandas de escorregamento durante a

deformação plástica de um monocristal metálico. (a) Jarão cil"ndrico de um monocristal 1etálico.

(b) Escorregamento provocado pela deformação plástica devida ! força aplicada ao varão. (c)

0egião ampliada mostrando as lin;as de escorregamento no interior das bandas de

escorregamento #esquemático+K com ampliaç'es pequenas, o con(unto das lin;as deescorregamento aparece como uma 4nica banda de escorregamento, conforme se mostra na figo

=.$%.

(!onte" Princ#pios de Ci$ncia e Engen%aria dos &ateriais. ' edi*o. +illiam !. ,mit%)