deixis

2
11º ano - Português DEIXIS E ELEMENTOS DEÍTICOS A. Diz se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F): a. A deixis pessoal é assinalada através dos pronomes pessoais e possessivos e da flexão verbal. b. Os deíticos temporais estão presentes através dos tempos verbais e de locuções adverbiais temporais. c. A deixis discursiva recorre a advérbios e locuções adverbiais de lugar e aos demonstrativos. d. Entende-se por deixis o fenómeno de referenciação que permite estabelecer a relação formal de enunciação de uma mensagem por um sujeito, num espaço e num tempo determinado. e. A catáfora é a expressão referencialmente não autónoma que retoma, total ou parcialmente, o valor referencial do antecedente. B. Atenta no excerto que se segue. «E, assim, muitas vezes, escrevo sem querer pensar, num devaneio externo, deixando que as palavras me façam festas, criança menina ao colo delas. São frases sem sentido, decorrendo mórbidas, numa fluidez de água sentida, esquecer-se de ribeiro em que as ondas se misturam e indefinem, tornando-se sempre outras, sucedendo a si mesmas. Assim as ideias, as imagens, trémulas de expressão, passam por mim em cortejos sonoros de sedas esbatidas, onde um lugar de ideia bruxuleia, malhado e confuso. Não choro por nada que a vida traga ou leve. Há porém páginas de prosa que me têm feito chorar. Lembro-me, como do que estou vendo, da noite em que, ainda criança, li pela primeira vez numa seleta o passo célebre de Vieira sobre o Rei Salomão. (…) E, disse, chorei; hoje, relembrando, ainda choro. Não é - não - a saudade da infância de que não tenho saudades: é a saudade da emoção daquele momento, a mágoa de não poder já ler pela primeira vez aquela grande certeza sinfónica. Bernardo Soares (heterónimo de Fernando Pessoa) in O Livro do Desassossego C. Ao longo do texto aparecem pistas que revelam a presença do sujeito da enunciação na linguagem bem como as relações que, através desta, ele mantém com o tempo e o espaço referidos (deixis pessoal, temporal, e espacial). 1. Completa a tabela fornecida com as conclusões construídas a partir das palavras/expressões sublinhadas: Segmentos textuais Tipo de informação fornecida Marca gramatical

description

deixis

Transcript of deixis

Page 1: deixis

11º ano - Português

DEIXIS E ELEMENTOS DEÍTICOS

A. Diz se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F):

a. A deixis pessoal é assinalada através dos pronomes pessoais e possessivos e da flexão verbal.b. Os deíticos temporais estão presentes através dos tempos verbais e de locuções adverbiais temporais.c. A deixis discursiva recorre a advérbios e locuções adverbiais de lugar e aos demonstrativos.d. Entende-se por deixis o fenómeno de referenciação que permite estabelecer a relação formal de enunciação de uma mensagem por um sujeito, num espaço e num tempo determinado.e. A catáfora é a expressão referencialmente não autónoma que retoma, total ou parcialmente, o valor referencial do antecedente.

B. Atenta no excerto que se segue.

«E, assim, muitas vezes, escrevo sem querer pensar, num devaneio externo, deixando que as palavras me façam festas, criança menina ao colo delas. São frases sem sentido, decorrendo mórbidas, numa fluidez de água sentida, esquecer-se de ribeiro em que as ondas se misturam e indefinem, tornando-se sempre outras, sucedendo a si mesmas. Assim as ideias, as imagens, trémulas de expressão, passam por mim em cortejos sonoros de sedas esbatidas, onde um lugar de ideia bruxuleia, malhado e confuso.

Não choro por nada que a vida traga ou leve. Há porém páginas de prosa que me têm feito chorar. Lembro-me, como do que estou vendo, da noite em que, ainda criança, li pela primeira vez numa seleta o passo célebre de Vieira sobre o Rei Salomão. (…) E, disse, chorei; hoje, relembrando, ainda choro. Não é - não - a saudade da infância de que não tenho saudades: é a saudade da emoção daquele momento, a mágoa de não poder já ler pela primeira vez aquela grande certeza sinfónica.

Bernardo Soares (heterónimo de Fernando Pessoa) in O Livro do Desassossego

C. Ao longo do texto aparecem pistas que revelam a presença do sujeito da enunciação na linguagem bem como as relações que, através desta, ele mantém com o tempo e o espaço referidos (deixis pessoal, temporal, e espacial).

1. Completa a tabela fornecida com as conclusões construídas a partir das palavras/expressões sublinhadas:

Segmentos textuais Tipo de informação fornecida Marca gramatical«… escrevo sem querer pensar, …, deixando que as palavras me façam festas,…» (linhas 1 e 2)

«… hoje, relembrando, ainda choro.» (linha 11)

«… é a saudade da emoção daquele momento, …»(linhas 12 e 13)

D. Recorre de novo ao excerto apresentado inicialmente.1. Faz as alterações necessárias ao primeiro período, substituindo a expressão «Muitas vezes»

por «Antigamente».

Page 2: deixis

11º ano - Português

2. Reescreve o segundo parágrafo, mudando-lhe o estatuto pessoal para a terceira pessoa do singular.

E. Considera as frases que se seguem, retiradas do mesmo d’Os Maias de Eça de Queirós.

a) « - Isso, meu Pedro, são mistérios que jamais pôde Lisboa astuta devassar e só Deus sabe!» (Cap. I)

b) «Carlos foi levá-lo no coupé à rua das Flores, onde ele morava com a mãe e uma irmã» (Cap. V)

c) «Tenho o meu orgulho, talvez motivos para o ter... Se a minha experiência, a minha palavra, o meu nome são necessários, os meus correligionários sabem onde eu estou, venham pedir-mos...» (Cap. V)

1. Identifica o elemento deítico referente ao interlocutor do sujeito da enunciação na frase a.

2. Classifica, morfologicamente, os elementos deíticos relativos ao sujeito da enunciação.

3. Substitui, na frase b, a expressão relativa ao espaço por uma forma deítica adverbial.

4. Altera, na frase c, o deitíco pessoal da primeira pessoa do singular pelo da primeira pessoa do plural.