dentenção

2
FACULDADE PARAÍSO – CE Aluna: Cristiane Dantas Andrade 1º Semestre – Direito – GT Professora: Juliana – Psicologia Análise do filme Detenção sob a óptica do Behaviorismo No filme Detenção acompanhamos a história de um grupo de homens que se submetem a um experimento de análise do comportamento humano sobre situações de obediência à autoridades. Eles são divididos em dois grupos: os prisioneiros e os guardas. O primeiro grupo é totalmente privado de seus direitos civis mais básicos, enquanto ao segundo, cabe manter a ordem na prisão, sobre pena de serem excluídos do experimento caso não ajam com rigor. Essa situação passa a gerar toda espécie de arbitrariedade; logo no primeiro dia, acontece uma rebelião. Os guardas, em represália, passam a torturar e abusar dos prisioneiros, chegando até mesmo a haver morte. O dever dos guardas era fazer com que os presos cumprissem as 5 regras descritas abaixo: 1) Falar apenas quando intimado; 2) Comer toda a comida do prato; 3) Não tocar, sob nenhuma circunstância, nenhum dos guardas; 4) Cumprir diariamente 30 minutos de recreação; 5) Ser punido de maneira equivalente à regra que deixasse de cumprir; Em suma, tanto os guardas como os prisioneiros passam a dissociar experimento da realidade e agem como se os atos brutais – especialmente vindos dos guardas – fossem banais e até necessários para a manutenção da ordem e garantia do fim do experimento – e do pagamento do grupo. Teoria Behaviorista e o filme A teoria behaviorista é determinada pela análise do comportamento ou comportamentalismo, que é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como único, ou, ao menos, mais desejável. Uma das propostas de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da psicologia, até então mentalista, para o comportamento. Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de modo que seria conveniente concentrar-se no processo psicológico observável, o comportamento. No caso, comportamento seria qualquer mudança observada, em um organismo, que fossem consequência de algum estímulo anterior. Nesse experimento do filme estão inseridos os principais postulados do behaviorismo: a relação estímulo resposta, o esquema de punição, o condicionamento

Transcript of dentenção

Page 1: dentenção

FACULDADE PARAÍSO – CE

Aluna: Cristiane Dantas Andrade

1º Semestre – Direito – GT

Professora: Juliana – Psicologia

Análise do filme Detenção sob a óptica do Behaviorismo

No filme Detenção acompanhamos a história de um grupo de homens que se submetem a um experimento de análise do comportamento humano sobre situações de obediência à autoridades. Eles são divididos em dois grupos: os prisioneiros e os guardas. O primeiro grupo é totalmente privado de seus direitos civis mais básicos, enquanto ao segundo, cabe manter a ordem na prisão, sobre pena de serem excluídos do experimento caso não ajam com rigor.

Essa situação passa a gerar toda espécie de arbitrariedade; logo no primeiro dia, acontece uma rebelião. Os guardas, em represália, passam a torturar e abusar dos prisioneiros, chegando até mesmo a haver morte.

O dever dos guardas era fazer com que os presos cumprissem as 5 regras descritas abaixo:

1) Falar apenas quando intimado;2) Comer toda a comida do prato;3) Não tocar, sob nenhuma circunstância, nenhum dos guardas;4) Cumprir diariamente 30 minutos de recreação;5) Ser punido de maneira equivalente à regra que deixasse de cumprir;

Em suma, tanto os guardas como os prisioneiros passam a dissociar experimento da realidade e agem como se os atos brutais – especialmente vindos dos guardas – fossem banais e até necessários para a manutenção da ordem e garantia do fim do experimento – e do pagamento do grupo.

Teoria Behaviorista e o filme

A teoria behaviorista é determinada pela análise do comportamento ou comportamentalismo, que é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como único, ou, ao menos, mais desejável.

Uma das propostas de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da psicologia, até então mentalista, para o comportamento.

Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de modo que seria conveniente concentrar-se no processo psicológico observável, o comportamento. No caso, comportamento seria qualquer mudança observada, em um organismo, que fossem consequência de algum estímulo anterior.

Nesse experimento do filme estão inseridos os principais postulados do behaviorismo: a relação estímulo resposta, o esquema de punição, o condicionamento dos seres; enfim, o fato que o filme Detenção pretende demonstrar não é que somos basicamente animais sem vontade própria, que apenas desenvolvia determinado comportamento de acordo com o estímulo que lhe fosse apresentado, mas sim que, quando expostos a ambiente e a situações que suprimem ou retiram nossas condições básicas de vivência – como, por exemplo, a racionalidade, reflexão, compaixão e capacidade de discernimento da espécie humana – tornam-se meras teorias filosóficas face à realidade prática: nós, assim como os ratos de Skinner, somos seres que respondem aos percalços do nosso ambiente.

Dessa forma, os estímulos, condicionamentos e punições sofridas pelos personagens do filme demonstram que todo o ambiente o qual lhes foram expostos determinaram o comportamento dos mesmos, e que em nossa realidade o que nos estimula, condiciona ou pune é o ambiente em que vivemos.