Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas...

7
Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas [email protected] No seminário “Os Jogos Olímpicos e a Transformação do Rio de Janeiro"

Transcript of Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas...

Page 1: Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas raul_velloso@uol.com.br No seminário “Os Jogos Olímpicos e a Transformação.

Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas

[email protected] seminário “Os Jogos Olímpicos e a

Transformação do Rio de Janeiro"

Page 2: Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas raul_velloso@uol.com.br No seminário “Os Jogos Olímpicos e a Transformação.

Recomendações básicas ao setor público para Concessões e PPP

Page 3: Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas raul_velloso@uol.com.br No seminário “Os Jogos Olímpicos e a Transformação.

Estadão 17jan16

Atrair recursos externos principalmente quando bancos públicos descumprem compromissos de financiamento

Page 4: Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas raul_velloso@uol.com.br No seminário “Os Jogos Olímpicos e a Transformação.

Estadão 17jan16

Destravar os programas existentes antes de pensar em novos

Page 5: Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas raul_velloso@uol.com.br No seminário “Os Jogos Olímpicos e a Transformação.

(www.raulvelloso.com.br)

(*)

(*) Estadão 17jan16

Listar os problemas numa planilha e correr atrás…E lembrar que investir em infraestrutura é fundamental para tirar o País da recessão

Page 6: Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas raul_velloso@uol.com.br No seminário “Os Jogos Olímpicos e a Transformação.

Parar de hostilizar as concessionárias com a busca da modicidade tarifária excessiva (ou o menor retorno imaginável) ao longo de toda a concessão/PPP

(Não confundir “possível”com “imaginável”)

Estadão 17jan16

Page 7: Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas raul_velloso@uol.com.br No seminário “Os Jogos Olímpicos e a Transformação.

Quanto às PPP (particularmente em mobilidade urbana) …Ente público tem de priorizar autorizações e liberações de recursos respectivos, já que PPPs dispensam entes de investir somas pesadas, mas não os liberam de assumir e cumprir compromissos financeiros em montantes razoáveis.

Nesse contexto, começar movimento em favor de “desvincular” recursos a despesas correntes e “revinculá-los” a gastos de investimentos e relacionados a PPPs. Criar “DRUs” estaduais e municipais.

Estruturar fundos garantidores de qualidade com participação de entes na linha de cima da hierarquia federativa

Criar a Autoridade Metropolitana de Transportes