Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho Ucs

26
DESASTRES NATURAIS DESASTRES NATURAIS Vandriani Hermes Botelho – Pólo de Caxias do Vandriani Hermes Botelho – Pólo de Caxias do Sul - UCS Sul - UCS

description

 

Transcript of Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho Ucs

Page 1: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

DESASTRES NATURAISDESASTRES NATURAISVandriani Hermes Botelho – Pólo de Caxias do Sul - UCSVandriani Hermes Botelho – Pólo de Caxias do Sul - UCS

Page 2: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

DESASTRES NATURAISDESASTRES NATURAIS

Um desastre é um evento usualmente não Um desastre é um evento usualmente não programado e ou extenso que geralmente programado e ou extenso que geralmente ocorre inesperadamente e que tem um ocorre inesperadamente e que tem um efeito e impacto severo sobre a vida e efeito e impacto severo sobre a vida e saúde de muitas pessoas e animais e/ou saúde de muitas pessoas e animais e/ou ocasiona considerável dano material ou ocasiona considerável dano material ou coloca em risco a vida de um grande coloca em risco a vida de um grande número de pessoas e outros seres vivos. número de pessoas e outros seres vivos.

Page 3: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

Fenômenos Naturais causadores de Fenômenos Naturais causadores de desastres naturaisdesastres naturais

Enchente ou inundaçãoEnchente ou inundação Seca Seca Terremoto ou SismoTerremoto ou Sismo Furacão, Tufão,Tornado,Ciclone TropicalFuracão, Tufão,Tornado,Ciclone Tropical VulcãoVulcão Tempestade de RaiosTempestade de Raios Oscilações Sísmicas: Maremoto e TsunamiOscilações Sísmicas: Maremoto e Tsunami

Page 4: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

Enchentes ou InundaçõesEnchentes ou Inundações

Inundação é o resultado de uma grande Inundação é o resultado de uma grande quantidade de chuva que não foi suficientemente quantidade de chuva que não foi suficientemente absorvida por rios e outras formas de absorvida por rios e outras formas de escoamento. Pode ou não resultar de uma cheia. escoamento. Pode ou não resultar de uma cheia. Há dois tipos de inundação: a Inundação Fluvial, Há dois tipos de inundação: a Inundação Fluvial, quando há uma grande precipitação, causando quando há uma grande precipitação, causando esta o transbordamento de rios, lagos, etc., e a esta o transbordamento de rios, lagos, etc., e a Inundação de origem Marítima, que é causada por Inundação de origem Marítima, que é causada por grandes ondas (tsunamis). grandes ondas (tsunamis).

Page 5: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs
Page 6: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

SECASECAÉ um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação, É um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito

grande.grande.

Este fenômeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes.Este fenômeno provoca desequilíbrios hidrológicos importantes.

Page 7: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

Desastres NaturaisDesastres Naturais

SecaSeca

Page 8: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

Terremoto ou sismoTerremoto ou sismo

Fenômeno de vibração brusca e passageira da Fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia na forma de grandes quantidades de energia na forma de ondas sísmicas.ondas sísmicas.

Page 9: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs
Page 10: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

Furacão e TufãoFuracão e Tufão

Este tipo de fenômeno é sempre Este tipo de fenômeno é sempre devastador, embora com intensidades devastador, embora com intensidades diferentes, e também assumem diferentes diferentes, e também assumem diferentes nomes de acordo com a área do Mundo em nomes de acordo com a área do Mundo em que se registram: Furacões,Tufões, que se registram: Furacões,Tufões, Tempestade Ciclônica Severas Tempestade Ciclônica Severas CicloneTropical.CicloneTropical.

Page 11: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs
Page 12: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

TornadosTornados

Ocorrem só em terra em meio a uma nuvem de Ocorrem só em terra em meio a uma nuvem de tempestade, ventos quentes e úmidos se chocam tempestade, ventos quentes e úmidos se chocam com os ventos secos e frios, criando um funil que com os ventos secos e frios, criando um funil que puxa a nuvem para baixo e suga para o alto o que puxa a nuvem para baixo e suga para o alto o que estiver no solo. Os tornados se classificam pela estiver no solo. Os tornados se classificam pela escala Fujita ( F1 a F5 ), que calcula a força dos escala Fujita ( F1 a F5 ), que calcula a força dos ventos segundo a destruição que eles causam.ventos segundo a destruição que eles causam.

Page 13: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

TornadoTornado

Page 14: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

VulcãoVulcão

É uma estrutura geológica criada quando o É uma estrutura geológica criada quando o magmamagma, , gasesgases e partículas quentes (como cinzas) e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam escapam para a superfície terrestre. Eles ejectam altas quantidades de altas quantidades de poeirapoeira, , gasesgases e e aerossóisaerossóis na na atmosferaatmosfera, podendo causar resfriamento climático , podendo causar resfriamento climático temporário. São frequentemente considerados temporário. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e vulcões apresentam formato cónico e montanhoso. montanhoso.

Page 15: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

A erupção de um vulcão é considerada um grave desastre natural, por A erupção de um vulcão é considerada um grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. dessa natureza, são imprevisíveis e causam danos indiscriminados.

Page 16: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs
Page 17: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

Tempestade de RaiosTempestade de Raios

Tempestades são caracterizadas por raios e trovões. São produzidas por uma ou mais nuvens cumulunimbus também conhecidas como nuvens de tempestade. Uma típica nuvem de tempestades tem um diâmetro de 10 a 20 km.

Cerca de 2000 tempestades estão sempre ocorrendo, o que significa que 16 milhões ocorrem anualmente em nosso planeta.

A freqüência de tempestades em um dado local depende de vários fatores, entre eles a topografia, a latitude, a proximidade de massas de água e a continentalidade.

Page 18: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs
Page 19: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

ConsequênciasConsequências

Os raios podem ser perigosos. Quando estão caindo por perto, você está sujeito a ser atingido diretamente por eles. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio

é algo em torno de 1 para 1milhão. A maioria das mortes e ferimentos não acontecem devido a incidência direta de um raio. Na verdade, são efeitos indiretos associados à proximidade do raio ou por efeitos secundários.

Danos A corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões,

sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas.

A extensão do dano depende da intensidade da corrente, das partes do corpo afetadas, das condições físicas da vítima e das condições específicas do incidente. Cerca de 20 a 30% das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória, e cerca de 70% dos sobreviventes sofrem devido às sérias seqüelas

Page 20: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

Oscilações sísmicas, maremotos Oscilações sísmicas, maremotos e tsunamise tsunamis

MaremotosMaremotos são provocados por oscilações sísmicas na crosta são provocados por oscilações sísmicas na crosta terrestre tremores que provoca o deslocamento das ondas do mar em terrestre tremores que provoca o deslocamento das ondas do mar em direção ao litoral, avançando em direção à costa, causando direção ao litoral, avançando em direção à costa, causando destruição.destruição.

Tsunami-Tsunami- Os terremotos que ocorrem sob os oceanos geram, Os terremotos que ocorrem sob os oceanos geram, ocasionalmente, ondas marítimas gigantescas, denominadas ocasionalmente, ondas marítimas gigantescas, denominadas Tsunamis. Após a ocorrência de um grande terremoto com epicentro Tsunamis. Após a ocorrência de um grande terremoto com epicentro no mar, ondas gigantescas (até 10 ou 20m de altura) podem atingir no mar, ondas gigantescas (até 10 ou 20m de altura) podem atingir regiões costeiras. Estas ondas, ou tsunamis, são geradas por um regiões costeiras. Estas ondas, ou tsunamis, são geradas por um deslocamento rápido da coluna de água da área epicentral de um deslocamento rápido da coluna de água da área epicentral de um terremoto, ocorrido em uma falha próxima ao fundo do mar. Este terremoto, ocorrido em uma falha próxima ao fundo do mar. Este deslocamento se propaga como ondas em todas as direções com deslocamento se propaga como ondas em todas as direções com velocidades que dependem da profundidade do mar. velocidades que dependem da profundidade do mar.

Page 21: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

MaremotosMaremotos

Page 22: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs
Page 23: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

TsunamiTsunami

Page 24: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

Para refletirPara refletir

Estamos diante de um momento crítico na história daTerra, Estamos diante de um momento crítico na história daTerra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio de uma magnífica devemos reconhecer que no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.comunidade da vida, e com as futuras gerações.

Page 25: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

VídeoVídeo

Assista o vídeo...Assista o vídeo...

http://www.youtube.com/watch?http://www.youtube.com/watch?v=Qvup4Oihz6Av=Qvup4Oihz6A

Page 26: Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs

BibliografiaBibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunamishttp://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunamishttp://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3ohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3ohttp://inseguranca.no.sapo.pt/pc_cheias.htmlhttp://inseguranca.no.sapo.pt/pc_cheias.htmlhttphttp://://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3opt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3ohttp://www.icess.ucsb.edu/gem/furacoes.htmhttp://www.icess.ucsb.edu/gem/furacoes.htmhttp://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?

term=Desastres+Naturais&lang=3term=Desastres+Naturais&lang=3http://henriquecortez.wordpress.com/tag/desastres-naturais/ http://henriquecortez.wordpress.com/tag/desastres-naturais/ http://en.wikipedia.org/wiki/Natural_disasterhttp://en.wikipedia.org/wiki/Natural_disasterImagens GoogleImagens Google