Desenho de Aeronaves

32
Desenho de Aeronaves Instrutor: Abner Macedo

Transcript of Desenho de Aeronaves

Page 1: Desenho de Aeronaves

Desenho de AeronavesInstrutor: Abner Macedo

Page 2: Desenho de Aeronaves

Para realizar um simulado on-line de desenhos técnicos, entre no link abaixo:

http://www.daypo.net/desenho-tecnico-de-aeronaves.html

E clique no botão “Do the test”.

A resposta sai na hora.

Page 3: Desenho de Aeronaves

Desenho Técnico de Aeronaves

      É uma das disciplinas do módulo básico, o qual é comum às três carteiras do curso Técnico de Mecânico de Manutenção de Aeronaves: Aviônicos (AVI), Célula (CEL) Grupo Motopropulsor (GMP) conforme preconiza a RBHA 065 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A disciplina de Desenho Técnico de Aeronaves é uma das matérias mais importantes do núcleo básico do curso Técnico de Mecânico de Manutenção de Aeronaves, pois trata dos diversos tipo de desenhos utilizados na manutenção de aeronaves tais como: diagramas, plantas, gráficos e fluxogramas. 

Page 4: Desenho de Aeronaves

Desenho – método de transposição de ideias que dizem respeito a construção ou montagem de objetos.

Page 5: Desenho de Aeronaves
Page 6: Desenho de Aeronaves

Plantas – é o elo entre engenheiros que projetam a aeronave e os homens que constroem e mantem ou consertam-nas. Uma planta mostra os vários passos necessários em construir qualquer coisa desde um simples componente até um avião completo.

Page 7: Desenho de Aeronaves
Page 8: Desenho de Aeronaves

Desenho de trabalho – Fornecem informações como: tamanho do objeto, formato, material, as partes a serem montadas e informação de manufatura do objeto em particular. Podem ser divididos em três grupos: desenho de detalhes, desenho de conjuntos e desenho de montagem.

Page 9: Desenho de Aeronaves
Page 10: Desenho de Aeronaves

Desenho de detalhes – descrição de uma peça simples, através de linhas, notas, símbolos, material e método de manufatura.

Page 11: Desenho de Aeronaves

Desenho de conjuntos – descrição de um objeto feito de duas ou mais partes. Descreve o objeto dando em forma geral o tamanho e o formato.

Page 12: Desenho de Aeronaves

Desenhos de montagem – Inclui todas as informações necessárias para a montagem das peças em sua posição final na aeronave. Geralmente utilizados para peças especificas

Page 13: Desenho de Aeronaves

Cuidados e uso dos desenhos – cuidados com o armazenamento e utilização do desenho são recomendados, pois se deve manter a clareza e as informações originais do projeto.

Page 14: Desenho de Aeronaves

Bloco de Títulos – São utilizados como meios d identificação do desenho. Consiste do numero do desenho, e outras informações relacionadas a ele. O bloco de titulo é constituído por: numero do desenho, nome da peça ou conjunto, escala nome da firma e o nome do desenhista.

Page 15: Desenho de Aeronaves

Números de desenhos ou plantas – aparecem no canto inferior direito do bloco de titulo. A finalidade da numeração é a rápida identificação da planta.

Referências e Extensões – utilizado quando mais de um detalhe é mostrado em um desenho. EX: (40267-1/2067-2). Também são utilizadas para identificar peças da direita ou da esquerda. EX: (RH Right Hand – mão direita/LH Left Hand – mão esquerda).

Page 16: Desenho de Aeronaves

Lista de Materiais – são incluídas informações como materiais e peças necessárias para a fabricação ou montagem d um componente ou sistema. EX: (qtd de material, tamanho, lista de part numbers, etc).

Page 17: Desenho de Aeronaves

Bloco de Revisão – apresenta mudanças ou alterações de dimensões, modelos ou materiais relacionados ao projeto. São mencionadas em colunas adjacentes ao bloco de titulo, ou em um canto do desenho. O bloco de revisão possui símbolo de identificação, data, natureza da revisão, quem autorizou a mudança e o nome do desenhista que efetuou a mudança.

Page 18: Desenho de Aeronaves
Page 19: Desenho de Aeronaves

Notas – usadas quando a informação não pode ser transmitida na maneira convencional, ou quando é desejável evitar o enchimento do desenho.

Page 20: Desenho de Aeronaves

Zoneamento – é semelhante aos números e letras impressos nas bordas de um mapa. Auxiliam na localização de um determinado ponto.

Page 21: Desenho de Aeronaves

Números de Estação – usado e m grandes conjuntos da aeronave para localizar estações como as cavernas da fuselagem. EX: Estação DATUM.

Page 22: Desenho de Aeronaves
Page 23: Desenho de Aeronaves

Tolerâncias – mostra uma variação permitida, o sinal (+) indica o limite máximo permissível e o sinal (-) indica a mínima variação permissível. Quando forem necessárias dimensões muito precisas, serão usados decimais.

Page 24: Desenho de Aeronaves
Page 25: Desenho de Aeronaves

Métodos de Ilustração – os mais comuns são: desenhos, projeções ortográficas e diagramas.

Page 26: Desenho de Aeronaves

Desenhos Pictoriais - similar a uma fotografia. Mostra o objeto como ele aparece aos olhos. Mostra a aparência do objeto usado em projeções ortográficas. São usadas em manutenção, revisões gerais e numero de partes.

Page 27: Desenho de Aeronaves
Page 28: Desenho de Aeronaves

Desenhos de Projeção Ortográfica – mostra o exato tamanho e forma de todas as peças de objetivos complexos. São necessárias mais de uma vista (frente, cima, parte de baixo, traseira, lado direito e lado esquerdo).

Page 29: Desenho de Aeronaves
Page 30: Desenho de Aeronaves

Vista de Detalhes – mostra apenas parte de um objeto, porem em escala maior do que a da vista principal.

Page 31: Desenho de Aeronaves

Vista Seccionada – é obtida cortando parte do objeto para mostrar a forma e a construção no plano cortado. O corte é demonstrado pelo uso de linhas de secção. Usadas quando a construção interior ou componentes internos de um objeto, não pode ser mostrado claramente por vistas externas.

Page 32: Desenho de Aeronaves

Meias secções – o plano de corte é feito seccionando o objeto pelo meio, uma metade fica como vista exterior. São usadas em objetos simétricos, para mostrar a parte interior e exterior.