Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

24
Psicólogo Hospitalar Área: Psicologia

description

Psicologo Hospitalar

Transcript of Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Page 1: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Psicólogo HospitalarÁrea: Psicologia

Page 2: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar
Page 3: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Psicólogo Hospitalar

Page 4: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Página 4

Page 5: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Página 5

Page 6: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Página 6

Page 7: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Página 7

Page 8: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Página 8

Page 9: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Página 9

Page 10: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Página 10

Page 11: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Página 11

Page 13: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Psicólogo HospitalarÁrea: Psicologia

Página 13

Page 14: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Psicólogo HospitalarÁrea: Psicologia

Conhecimento das fases do desenvolvimento humano, nos processos saúde/doen-ça e nas técnicas dirigidas ao atendimento em psicologia hospitalar.

Atua em instituições de saúde em níveis secundários e terci-ários, realizando avaliação e acompanhamento nos vários níveis de tratamento de modo a promover o bem-estar físi-co e mental do paciente.

Postura ética, equilíbrio emo-cional, responsabilidade, em-patia, respeito pela condição do paciente, saber ouvir e compreender os seus proble-mas.

Capacidade de observação, análise, avaliação e compre-ensão integral e contextua-lizada dos fenômenos psi-cológicos que envolvem o adoecimento.

Página 15Página 14

Page 15: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Psicólogo HospitalarÁrea: Psicologia

O Psicólogo Hospitalar pode atuar em hospitais particu-lares, e públicos – por meio de concursos públicos com vagas abertas em todas as regiões do país –; e projetos dos programas de saúde da família de modo a promover a saúde. Pode atuar também como professor da disciplina de psicologia hospitalar nos cursos de graduação em psi-cologia e supervisor de está-gios acadêmicos.

Psicólogo Clínico, Psicólogo Social e Neuropsicólogo.

Página 15

Page 16: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Escolher a carreira cer-ta é uma decisão difícil para muitas pessoas, e o que pode ser ainda mais complicado é saber as metas a serem traçadas para alcançar o sucesso profissional. Em muitos casos a pessoa opta por um trabalho apenas pela questão da remuneração, o que pode ocasionar em insatisfação no trabalho e na vida pessoal. Por isso, é sempre importante pla-nejar os resultados que se deseja alcançar e traba-lhar para que os abjetivos sejam atingidos, desta forma o profissional con-segue destaque no mer-cado de trabalho e a con-sequente satisfação em todos os segmentos de sua vida. De acordo com Edvaldo de Farías, autor do livro Planejamento e Gestão da Carreira Pro-fissional, fazer planos e também saber gerenciar a carreira significa se pro-teger de futuros fracas-sos.

O termo “urgência psiqui-átrica” aplica-se a situa-ções clínicas emergentes do ramo psiquiátrico. Pa-cientes psicóticos, quan-do se encontram em uma situação potencialmente perigosa, que apresen-te riscos para si mesmo ou para outros, que não conseguem controlar o comportamento com se-gurança –, necessitam de uma intervenção ime-diata para estabilização do quadro, diagnóstico preciso e posterior en-caminhamento. O curso é voltado a profissionais de enfermagem ou aca-dêmicos que pretendem se atualizar nas formas de assistência aos pa-cientes que apresentam urgências psiquiátricas. O conteúdo programático completo fornece a base necessária para atender às principais e mais diver-sas patologias que afe-tam os pacientes.

A ansiedade é um esta-do emocional normal e faz parte da experiência humana. Desta maneira, passa a ser patológica quando é desproporcio-nal ao estímulo ou situ-ação que a desencadeia ou quando não existe um objeto específico ao qual se direcione. A ansiedade está entre os transtornos mais frequentes na po-pulação geral, além de configurar como sintoma em diversas outras psi-copatologias. Seu con-ceito está ligado prin-cipalmente ao contexto psicopatológico. Um tipo de ansiedade patológica é o transtorno de pânico. São diversos transtornos que estão inseridos na psicopatologia da infân-cia e adolescência. Este curso abrangerá temas como transtornos de hu-mor, síndromes mentais orgânicas, transtornos de déficit de atenção e hipe-ratividade, transtornos de conduta, transtornos ali-mentares e muito mais.

Planejamento e Gestãode Carreira

Urgências Psiquiátricas Psicopatologia da In-fância e Adolescência

Página 16

Page 17: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Embora seja considera-da um mal atual, rela-cionada ao ritmo acele-rado da vida nos dias de hoje, a ansiedade e as sensações desagradáveis que a acompanham têm sido alvo da preocupa-ção, curiosidade e do in-teresse humano, desde tempos muito remotos, e têm ocupado o imagi-nário e a literatura nas mais diferentes culturas e nas mais variadas épocas históricas. Este curso ofe-rece ao profissional o co-nhecimento sobre Bases Neurobiológicas, Medo X Ansiedade e muito mais. O principal objetivo é oferecer e atualizar o co-nhecimento dos partici-pantes do curso sobre os princípios e fundamentos da Neurobiologia da An-siedade.

As manias, até mesmo as mais esquisitas, são quase sempre inofen-sivas. Em alguns casos, contudo, podem chegar a comprometer o desem-penho profissional, esco-lar e os relacionamentos pessoais. Trata-se de um indicativo da necessidade de ajuda especializada. O que se imagina ser apenas uma mania pode sinalizar um processo de desen-volvimento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), o segundo distúr-bio psíquico mais comum no planeta; perdendo apenas para a depressão. Segundo estimativas mé-dicas, o TOC atinge entre 2,5% e 3% da população mundial. No Brasil, esti-ma-se que 4,5 milhões de pessoas sofram com esse transtorno. As manias que se tornam compul-sões costumam funcionar como forma de aliviar a ansiedade e o desconfor-to causados pelos pensa-mentos repetitivos, ideias ou impulsos indesejáveis.

A Psicossomática procu-ra um entendimento da afinidade mente-corpo e dos métodos de ado-ecimento. Ela parte da observação de distúrbios físicos nos quais os pro-cessos emocionais de-sempenham certo papel, ou de situações clínicas nas quais uma perturba-ção psicológica aumenta o risco de desenvolver ou agravar determinada doença física. Este curso busca contribuir para a compreensão do homem de forma integral, rela-cionando aspectos bioló-gicos, afetivos e emocio-nais; preparando o aluno para reconhecer os pos-síveis aspectos que con-tribuem para os sintomas de adoecimento. O obje-tivo principal é atualizar sobre a psicossomática, a influência das emoções nas doenças do corpo e da mente.

Neurobiologia da An-siedade

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Psicossomática

Psicólogo HospitalarÁrea: Psicologia

Página 17

Page 18: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Considerada como uma epidemia, os transtornos alimentares são comuns em todas as faixas etárias, mas atinge principalmen-te as mulheres. As vítimas, nesse caso, população fe-minina, representam um sinal de alerta como um problema mundial, todos os problemas relativos a transtornos, como bu-limia, anorexia, e outras doenças, atingem cerca de 1% entre as mulheres de 18 a 40 anos. A doen-ça obsessiva pode levar à morte, mas que só agora começa a receber a aten-ção devida no Brasil. Por isso, estudar sobre o co-nhecimento para detectar esses transtornos, podem ajudar a amenizar os da-nos à saúde humana.

Muita gente não sabe e deve até se assustar com a seguinte informação: “O maior sistema público de saúde do mundo em termos de cobertura po-pulacional e de risco é do Brasil”. Desde 1988 com a criação do SUS, a questão da saúde brasileira me-lhorou. Bons exemplos podem ser destacados como o combate à Aids e inúmeros outros, po-rém, nem tudo são flores. Basta olharmos para o cotidiano dos serviços e ações de saúde e notar-mos as deficiências desse sistema como superlota-ção das emergências, fal-ta de leitos nos hospitais, escassez de recursos nas unidades de saúde, entre outros.

A Psicologia da Saúde aplicada ao ambiente hospitalar é uma área que está em pleno desenvol-vimento, abrindo novas portas para a atuação do psicólogo, no Brasil e no exterior. As funções do psicólogo em um hospi-tal estão dirigidas à me-lhora da qualidade dos cuidados ao paciente e à sua família e a facilitar o entendimento por parte da equipe de saúde de situações que, dentro da cultura da doença geral-mente grave, são psicolo-gicamente complexas. O curso de Psicologia Hos-pitalar traz orientações sobre os primeiros passos no atendimento psicoló-gico dentro do hospital, a apresentação pessoal, o local de atuação, o pron-tuário médico, o concei-to, técnicas e etapas da interconsulta.

TranstornosAlimentares

O Sistema de Saúde Pública no Brasil

Psicologia Hospitalar

Psicólogo HospitalarÁrea: Psicologia

Página 18

Page 19: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Arte terapia é um pro-cesso terapêutico que se serve do recurso expres-sivo a fim de conectar os mundos internos e ex-ternos do indivíduo, por meio de sua simbologia. Variados autores defini-ram a Arteterapia, todos com conceitos semelhan-tes no que diz respeito à autoexpressão. É a arte livre, unida ao processo terapêutico, que transfor-ma a Arteterapia em uma técnica especial. A Arte-terapia é um caminho por intermédio do qual cada indivíduo pode encontrar possibilidades de expres-são para, por meio de técnicas e materiais ar-tísticos, processar, elabo-rar e redimensionar suas dificuldades na vida. Este curso trata da arte como forma de expressão hu-mana e de sua utilização no contexto terapêutico. Aborda a relação da arte com várias abordagens psicológicas e como uti-lizá-la no trabalho tera-pêutico, sob diversas for-mas de expressão da arte.

Na sua busca do conhe-cimento da dimensão hu-mana a Psicologia dialoga com áreas como a Neu-rologia, Filosofia, Ciên-cias Sociais e Psiquiatria. Considerando-se a sub-jetividade humana como um processo em cons-tante formação, a Psico-logia pode ser conside-rada também como uma ciência em construção, levando o psicólogo à necessidade de constan-te atualização e formação de seu conhecimento. O curso de Psicologia Clíni-ca visa abordar a história da Psicologia e seus prin-cipais estudiosos; define o que é psicologia clínica, o que é saúde e transtor-no mental e as principais áreas de atuação do psi-cólogo.

O psicodiagnóstico é, como o próprio nome diz, um diagnóstico psi-cológico e pode ser reali-zado com o uso de meto-dologia específica após a solicitação ao psicólogo, objetivando clarificar al-guma dúvida ou dificul-dade no tratamento de um paciente. Apenas o psicólogo tem autoriza-ção exclusiva para a rea-lização do psicodiagnós-tico. Um exemplo deste teste é o psicodiagnósti-co de Rorschach. O curso oferece ao profissional o conhecimento sobre si-nais e sintomas, avaliação da psicopatologia, exame do estado mental e muito mais.

Arteterapia Psicologia Clínica Psicodiagnóstico

Psicólogo HospitalarÁrea: Psicologia

Página 19

Page 20: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Planejamento e Gestão de Carreira

Urgências Psiquiátricas

Psicopatologia da Infância e Adolescência

Neurobiologia da Ansiedade

Transtorno Obsessivo compulsivo

Psicossomática

Transtornos Alimentares

O Sistema de Saúde Pública no Brasil

Psicologia Hospitalar

Arteterapia

Psicologia Clínica

Psicodiagnóstico

Psicólogo HospitalarÁrea: Psicologia

h

h

h

h

h

h

h

h

h

h

h

h

40

80

60

60

60

60

60

100

100

60

80

100

Página 20

Page 21: Desenvolva sua Carreira - Psicologo Hospitalar

Página 21Página 20