Desenvolvimento Rural Sustentável: turismo em áreas rurais...

20
Desenvolvimento Rural Sustentável: turismo em áreas rurais e práticas de produção orgânica e natural Organizadores Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira Sérgio Luis Antonello Sibeli Fernandes

Transcript of Desenvolvimento Rural Sustentável: turismo em áreas rurais...

Desenvolvimento RuralSustentável: turismo emáreas rurais e práticasde produção orgânica

e natural

OrganizadoresDarlene Aparecida de Oliveira FerreiraSérgio Luis AntonelloSibeli Fernandes

2

3

A presente Cartilha é resultado do trabalhodesenvolvido por diferentes setores do município de Ipeúna-SP, CEAPLA – Centro de Análise e Planejamento Ambientale o Departamento de Geografia do IGCE – Instituto deGeociência e Ciências Exatas da UNESP, Câmpus de RioClaro, através de Convênio firmado entre estes, interessadosno Desenvolvimento Rural Sustentável.

A Cartilha integra resultados das atividadesdesenvolvidas para o VII Workshop Políticas deDESENVOLVIMENTO RURAL - Desafios e práticas paraimplementação do turismo em área rural e da agriculturanatural. O objetivo do evento foi aproximar a comunidaderural, os gestores e conselhos públicos municipais,fundação/Centro de Pesquisa (Fundação Mokiti Okada),empresa (Korin Agropecuária) e a Universidade, visandoo estreitamento das relações, a promoção dodesenvolvimento político, econômico e social do municípiode Ipeúna-SP, através de discussões sobre a organizaçãodo turismo em áreas rurais e a implementação de práticasde tecnologia de produção orgânica e natural, assimcomo, formas de manejo mais sustentáveis.

Também participa deste trabalho a PROEX-Pró-Reitoria de Extensão da UNESP que financia o projeto deextensão “Caracterização da Organização do Espaço Agráriodo Município de Ipeúna: o caso das pequenas propriedadesrurais”, ao longo de 2017.

Os desenhos que constituem essa Cartilha foramproduzidos pelos alunos dos 6ºs e 8ºs anos da Escola EstadualProf. Odecio Lucke – Cordeirópolis/SP sob a orientação daProfª. Cibele Marto de Oliveira.

4

TURISMO EM ÁREA RURAL

João Carlos Geraldo

Quando a gente pensa em turismo, quase sempre vem à cabeça a ideiade sol, praia e mar. É que durante muito tempo essa era a forma de se fazerturismo no Brasil. Nas férias escolares as pessoas viajavam, e ainda viajam,para o litoral, para se divertir na praia.

5

Nos últimos 20 anos outras formas de turismo foram aparecendo eentrando no Brasil. Uma dessas maneiras de viajar e se divertir é o TurismoRural. Mas o que é que se pode fazer no campo para se divertir, perguntavam aspessoas?

A ideia do campo é sempre de um lugar de muito trabalho, de sol a sol,mas sem diversão. Só que o campo sempre ofereceu muita coisa legal para sefazer. Tanto assim que sempre as crianças iam passar férias nas propriedadesdos avós ou tios, que moravam no campo.

Também no campo se mantém as tradições de festas e quermessestradicionais, dos santos e santas padroeiros, das festas juninas... As comidas edoces tradicionais brasileiros, como o curau, a pamonha, doces de leite e defrutas são ainda produzidos no campo.

6

Tem gente jovem, de cidades maiores, que nunca viu um fogão à lenha,nem nunca comeu as delícias de comidas e doces feitas nele. Para essas pessoasos hotéis-fazenda e pousadas no campo oferecem refeições feitas num fogãodesses e tiradas das panelas, direto do fogão.

Isso é muito diferente de um restaurante da cidade. É uma experiênciadiferente para quem nunca viu ou para quem conheceu, mas hoje mora emcidades maiores e não tem como ter um fogão desse tipo. Assim as pessoasmatam as saudades da infância.

7

E falando em hotel-fazenda e pousadas rurais, hoje há uma procurabastante grande por esses estabelecimentos. Muitas pessoas querem fugir, pelomenos durante um final de semana ou férias, dos barulhos e correrias da cidadegrande. Por isso procuram o campo e o sossego, junto a natureza.

8

Banhos de cachoeira, nadar em lagos e córregos também são atrativos1

importantes para o Turismo em Meio Rural. Propriedades que tenham essesrecursos para oferecer são bem valorizadas, trazendo renda extra para os donos.

1 atrativos são os recursos encontrados nas localidades, tanto naturais como construídos,e trabalhados para atrair visitantes. Podem ser construções antigas, passeios de charretee a cavalo, cachoeiras, pescaria, matas e muitas outras coisas.

9

O meio rural ainda oferece muitas outras possibilidades de se fazerturismo, como os esportes de aventura, turismo ambiental ou ecológico,acampamentos (camping). Nas localidades onde são encontrados paredões depedra e cachoeiras há a possibilidade de se fazer várias atividades, como aescalada (rapel) em cachoeiras ou mesmo nas paredes secas.

10

As caminhadas por rios e córregos (cascading), até chegar aos paredõese cachoeiras também é muito comum nessas áreas. A existência de áreas dematas e reservas pode ser utilizada para passeios e trilhas ecológicas eeducacionais.

11

O modo de vida moderno não deixa muito tempo para fazer refeiçõesde qualidade, com produtos sem agrotóxicos.

Algumas propriedades rurais produzem alimentos mais “limpos”,melhores para a saúde do que os encontrados em supermercados e quitandasdas cidades.

Isso também pode ser usado como atrativo para levar os moradoresurbanos ao campo, para comprar produtos de melhor qualidade ou osproduzidos artesanalmente, como mel, geleias e compotas, doces caseiros,rapaduras, linguiças.

Também não podemos esquecer as cachaças e licores artesanais, quetanto sucesso fazem ultimamente.

12

Em alguns lugares, como no Rio Grande do Sul, são comuns oschamados ‘circuitos’ turísticos, formando as chamadas Rotas. Essas rotas têmalguma identidade temática2 e trabalham juntas, realizando passeios que passempor todas as propriedades associadas. Essas propriedades vão oferecer seusprodutos mais característicos, sem competir muito umas com as outras, massim se complementando, para que todo mundo possa ganhar com isso. Umaspodem oferecer pouso, outras restaurantes, produtos típicos e assim por diante.

O Turismo em Área Rural, às vezes chamado só de Turismo Rural,surgiu na Europa e na América do Norte e, além de servir para aumentar arenda das propriedades, tem uma grande contribuição na fixação da populaçãono campo, isto é, fazer com que as pessoas não deixem o campo de vez e mudem-se para as cidades. Esse problema existe no mundo todo e vem fazendo ascidades “incharem” e o campo ficar vazio de moradores.

Esse tipo, ou modalidade, de turismo representa uma fonte derendimentos importante em regiões brasileiras onde ainda existem propriedadesrurais familiares, pois é uma característica marcante dessa forma de turismo aexistência nessas propriedades, em geral pequenas ou médias. Algumaspropriedades grandes também exploram o turismo, como fazendas no Pantanal,ou mesmo na região central do estado de São Paulo, mas o modelo de pequenaspropriedades é o mais comum.

2 Quando existe um tema ou identidade em comum nas localidades ou propriedades,formando os circuitos. Esses circuitos são trabalhados em conjunto, para que todospossam se beneficiar.

13

O QUE É AGRICULTURA ORGÂNICA?

Luiz Carlos Demattê FilhoSakae KinjoGiuliana Castro MagalhãesPatricia Augusto da SilvaGuilherme Pozzato Francisco de Souza

O conceito de sistema orgânico abrange as denominações: ecológico,biodinâmico, natural, regenerativo, biológico, agroecológico, permacultura eoutros.

É todo sistema de produção agropecuária que adota técnicasespecíficas:

Respeita à natureza: reconhece nossa dependência com os recursosnaturais que não se renovam (água, solo, petróleo, carvão mineral e outros).

Trata o solo como organismo vivo: ofertar constantemente matériaorgânica (adubos verdes, folhas, composto orgânico, palha, cobertura morta)que alimenta os micro-organismos, resultando em maior disponibilidade denutrientes para planta.

Fontes : https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-agricultura-organica,69d9438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRDhttp://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tecnicas-para-melhorar-solo.htmhttp://alunosonline.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-mata-ciliar-galeria.html

14

Possui independência de insumos: sempre que possível substituirinsumos sintéticos por insumos orgânicos e naturais

Produz alimentos SEM USO de AGROTÓXICOS,FERTILIZANTES QUÍMICOS e SEMENTES TRANSGÊNICAS.As substâncias permitidas estão listadas no Anexo I da InstruçãoNormativa 46/2011 da Lei nº 10.831/2003.

Fonte: https://www.cpt.com.br/cursos-agricultura-organica/artigos/agricultura-organica-definicao-principio-objetivo-e-beneficios

“Art. 1º Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotamtécnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos

disponíveis e o respeito à integridadecultural das comunidades rurais, tendo porobjetivo a sustentabilidade econômica eecológica, a maximização dos benefíciossociais, a minimização da dependência deenergia não renovável, empregando,sempre que possível, métodos culturais,biológicos e mecânicos, em contraposiçãoao uso de materiais sintéticos, a eliminaçãodo uso de organismos geneticamentemodificados e radiações ionizantes, emqualquer fase do processo de produção,processamento, armazenamento,distribuição e comercialização, e a proteçãodo meio ambiente.” (Lei nº 10.831/2003)

15

Porque faz bem?

Preserva o meio ambiente.

Promove saúde e bem estar doConsumidor e do agricultor.

Os alimentos têm maior valor nutritivo e maissabor.

Melhora qualidade de vida da agriculturafamiliar, mantendo a vida no campo e a

sucessão familiar

Qual a diferença?

Alimento convencionalProduzido com muita água, fertilizante químico,

veneno, aplicando hormônios e antibióticos, derrubando equeimando mata nativa, ocupando muita terra com únicotipo de cultivo, cansando a terra...

Fontes: http://www.guarapari.es.gov.br/v3/index.php/noticias-semed/2318-edital-chamada-publica-no-0022014-aquisicao-de-generos-alimenticios-da-agricultura-familiar-e-empreendedor-familiar-rural.html

http://martinsmetais.com.br/gestao-ambiental/ https://blogvidabionatural.wordpress.com/tag/atividade-fisica/

MAPA/ Secretaria da Agricultura Familiar. Escolha, freguês!, 2005

16

Alimento orgânico/naturalProduzido conservando as fontes de água, usando controle biológico

e natural, diversificando os cultivos e manejando o solo e a matéria orgânica,seguindo as práticas da Agricultura Natural...

Vale a pena investir?

Potencial da Agricultura orgânica

Em 2014 movimentou R$ 2 bilhões.Nos últimos 2 anos as vendas triplicaram.Agregam 30% mais valor que os convencionais.O setor cresce em média 25%, no mundo inteiro.

Atualmente são: 11.084 produtores950 mil hectares em produçãoBrasil faz negócio com mais de 76 países

Fontes: MAPA/ Secretaria da Agricultura Familiar. Escolha, freguês!, 2005MAPA/Coordenação de Agroecologia. Produto orgânico. Melhor para vida de todos e do planeta.

17

O que devo fazer?

Produzir alimentos SEM USO de AGROTÓXICOS, FERTILIZANTESQUÍMICOS, SEMENTES TRANSGÊNICAS e SUBSTÂNCIAS NÃOPERMITIDAS listadas na Instrução Normativa 46/2011 da Lei nº 10.83/2003.

Como fazer?

Conversão GRADUAL da unidade produtivaADOÇÃO DE PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS e não

necessariamente ter como objetivo obter a certificação orgânica.

Utilização de área que DISPENSA conversãoGeralmente são áreas que usam terra arrendada, em pousio ou que já

possuíam certificação.

Conversão RADICAL ou imediata de TODA ÁREA ou PARTE DA ÁREA

ELIMINAÇÃO imediata de todos os insumos agroquímicos e práticasnão permitidos na agricultura orgânica.

ADOÇÃO de práticas ou insumos permitidos na agricultura orgânica.

Converter a área de produção convencional para orgânica:

18

Garantir a qualidade do produto através:Certificação por Auditoria

Sistemas Participativos de Garantia (SPG)

Controle Social (OCS) para Venda Direta Sem Selo

19

Agricultura orgânica/natural,transformando o presente com

as futuras gerações!