Design de Interiores, MA.DE.IN

17
DESIGN DE INTERIORES, MA.DE.IN

description

 

Transcript of Design de Interiores, MA.DE.IN

Page 1: Design de Interiores, MA.DE.IN

DESIGN DE INTERIORES, MA.DE.IN

Page 2: Design de Interiores, MA.DE.IN

CONCEPÇÃO: JOSEP FERRANDO | COORDENAÇÃO: JUDITH AUGUSTINOVIČ

15/03/2016 » 07/2017 | 400 HORAS

IDIOMA: PORTUGUÊS

AULAS QUINZENAIS: SEXTAS, DAS 18H30 ÀS 22H30

E SÁBADOS, DAS 9H ÀS 18H1

1. Variam de acordo com a distribuição de feriados.

Pós-graduaçãoDESIGN DE INTERIORES,

MA.DE.IN

Page 3: Design de Interiores, MA.DE.IN

COORDENAÇÃO

Judith Augustinovič é graduada em arquitetura pela TU Wien e a Universidade de Michigan, Ann Arbor, EUA Fez doutorado e mestrado na Universidade Técnica de Viena/ TU Wien, Áustria sobre o tema Transcutâneo, onde pesquisou o espaço como extensão do corpo por meio de instalações espaciais contemporâneas com fronteiras orgânicas e elásticas. Tem formação em Marcenaria e Design de Interiores. Foi professora assistente do Instituto de Estruturas e Design na TU Wien, e tem escritório próprio em Viena. Busca compreender a relação interdependente do corpo e do espaço dentro da sociedade e a forma como essa relação se manifesta.

Page 4: Design de Interiores, MA.DE.IN

CONCEPÇÃO DO CURSO

O mentor deste curso é Josep Ferrando, arquiteto catalão que combina o design e a construção com suas atividades acadêmicas. Ministra aulas em diferentes universidades desde 1998, como: Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB), La Salle Engineering y Architecture School, University of Illinois at Chicago (UIC), IED Barcelona y Escola de Disseny i Art de Barcelona (Eina). Foi professor convidado da Hochschule für Technik Zürich (HSZT), Escola da Cidade em São Paulo, Universidade Positivo (UNICENP) em Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad Torcuato di Tella de Buenos Aires (UTDT).

Page 5: Design de Interiores, MA.DE.IN

O objetivo da Pós-graduação em Design de Interiores, MA.DE.IN é oferecer contato com o mundo profissional por meio da diversidade e da heterogeneidade de programas e projetos. O resultado das atividades não é uma meta fechada em si mesma, mas um potente veículo que prepara o aluno com os conhecimentos e as ferramentas necessárias para elaborar projetos transdisciplinares. Os participantes desenvolvem a habilidade de planejar e compreender as fases do processo de trabalho, as alternando ao longo do percurso. O curso foca na investigação, na aprendizagem de metodologias e no processo de projeto, abordando diferentes

espaços, especificidades e escalas. Um dos pontos principais – desenvolvido pelo IED na Europa – é a construção do espaço por meio da materialidade e da tectônica. A matéria e a luz são elementos fundamentais. Com este entendimento, o processo metodológico trabalha com a sistematização do estudo e da pesquisa para distinguir e reconhecer o potencial espacial, essencial no momento de elaboração do projeto. As disciplinas incluem exercícios práticos, balizados por um sólido arcabouço teórico conceitual. O curso valoriza e vincula as diferentes formações dos alunos, a fim de aprimorar o conhecimento do grupo.

OBJETIVO

Page 6: Design de Interiores, MA.DE.IN

ÁREAS DE ESTUDO1. Materiais: A completa atmosfera de um

espaço interior pode ser alcançada com o uso de determinados materiais. Os alunos devem entender os materiais como ferramentas para construir o ambiente, mudar a percepção de um lugar e expressar as ideias que se proponham.

2. Maquetes: As maquetes e os protótipos são ferramentas de pensamento que permitem experimentar, esboçar e explicar ideias abstratas, além de desenvolver os processos de análise e de desenho.

3. Sustentabilidade: A fragilidade de nosso planeta é um tema da atualidade e o papel dos designers é fundamental para se alcançar uma mudança no uso de soluções do design sustentável. A exploração de materiais e sistemas de construção espacial são tratados sob a luz da sustentabilidade, sem necessariamente estarem vinculados à aspectos puramente mercadológicos. A sustentabilidade é uma companheira permanente no processo do projeto.

4. Iluminação: Efeitos de vídeo, luz, espaços efêmeros e os seus desenvolvimentos são ferramentas para expressar diferentes ideias e modelar o espaço.

PÚBLICO-ALVOO curso é dirigido aos profissionais graduados em Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Design de Interiores, Design de Projeto de Produto, Comunicação Visual, Artes Visuais e Cenografia, que buscam aprimoramento em suas áreas de atuação. O programa do curso valoriza as diferentes qualificações dos alunos, pois entende que o caráter transdisciplinar é fundamental para o processo de aprendizagem e para a realidade da prática profissional.

Page 7: Design de Interiores, MA.DE.IN

O ALUNO APRENDERÁ » Fase I – Fundamentação Interdisciplinar O aluno conhece toda a estrutura do curso, suas etapas e conteúdos, as aplicações das metodologias com as especialidades a serem estudadas. Durante essa Fundamentação Avançada do Design Aplicado questões e tendências atuais são discutidas: Espaço, Design, Interiores e Arquitetura, Contemporaneidade – temas que reúnem as mais recentes e relevantes movimentações, realizações e elaborações no processo de construção e análise de todos os tipos de espaços, mas com um foco nos espaços comercias. Ponto principal com o primeiro Project Studio será a introdução da abordagem de matéria e luz.

» Fase II – Especialidades de Design de Espaços O aluno tem as disciplinas Espaços Efêmeros, com a realização de um Mock-Up 1:1, Espaços Gastronômicos e Espaços de Habitação. A continuação da prática com o Project Studio e da teoria aplicada com Laboratórios mostra o papel fundamental do Espaço na construção da identidade, que representa poder e controle por meio da contestação ou transgressão de limites. Os alunos devem entender matéria, luz, arredores e meio como ferramentas para construir o ambiente, mudar a percepção de um lugar e expressar as ideias que se proponham.

Page 8: Design de Interiores, MA.DE.IN

» Fase III – Inovações de Design de Espaços O objetivo é que o aluno compreenda que todos os espaços estão embutidos com significado e expressam respostas particulares, singulares, multissensoriais, psicológicas, entre outras. Esta visão tem como objetivo investigar as complexidades dos espaços: orquestração, composição e impacto sobre o habitante a partir de uma perspectiva transdisciplinar. Práticas Contemporâneas, Intervenções em Espaços, Design Tools e Pesquisa Artística são disciplinas que permitem adotar uma variedade de perspectivas e desafiam as divisões entre a prática e a teoria, e destinam-se a gerar uma base essencial para os alunos com interesse transdisciplinar no Design de Espaços.

» Seminários Temáticos O espaço transdisciplinar é o foco e nutre-se a partir de arquitetos, designer de interiores e teóricos, bem como a partir dos objetivos dos outros cursos do IED. O método de gerar interdisciplinaridade entre os vários cursos, os profissionais e os alunos ampliam os pontos de vista das arte, moda, branding, antropologia, estudos culturais e cultura visual. Separar a prática da teoria e isolar as disciplinas não reflete a realidade do mundo contemporâneo, esvaziando as ferramentas e os conhecimentos dos alunos.

Page 9: Design de Interiores, MA.DE.IN

A pós-graduação Design de Interiores, MADEIN oferece ao aluno a oportunidade de realizar uma experiência internacional de estudos. O Módulo internacional é resultado de uma parceria com o IED Barcelona e consiste em um curso especial que se apropria da cidade catalã como o campo de trabalho dos alunos, território em que o protagonista é o Design. Ao compreender o contexto urbano e a história local, os alunos se aprofundam no Design de Interiores que acompanha as

diferentes escalas que configuram uma cidade. Percorrer diariamente os diferentes bairros e suas características permitirá entender os mecanismos de ativação dos espaços públicos, por meio da utilização adequada do Design de Interiores. O curso é opcional; não está incluído nas 400 horas da carga horária da pós-graduação. Passagem, traslados, hospedagem e alimentação são de responsabilidade do aluno.

MÓDULO INTERNACIONAL

Page 10: Design de Interiores, MA.DE.IN

PLANO DE AULAFASE I – FUNDAMENTAÇÃO INTERDISCIPLINAR

1º MÓDULO | 36h | Fundamentação avançada do design aplicado

Design atual do espaço e de interiores contemporâneos | 9hExplorar o design espacial na contemporaneidade, de Interiores à Arquitetura, da Arte e sua interseção com outras áreas. Considera-se, Material e Non-Material Practice, Critical Reading, Slow Design, a tendência narrativa do design, a revolução das novas tecnologias digitais e o open design como o D-I-Y e o que será da profissão num mundo onde todos terão acesso às ferramentas do designer. É fundamental compreender as mutações no contexto cultural e social que influenciam as necessidades e expectativas do mercado, para entender as perspectivas de evolução do design de espaço no futuro.

Tendências nos espaços comercias & projeto loja /parte 01 – pesquisa | 18h Ao aprender a observar as tendências e entender como estilos evoluem em contextos atuais da sociedade e da cultura, o aluno condiz conceitos teóricos, à implantação e elaboração deles na construção, correlato incessante com a interpretação da matéria – e não matéria – aplicada. A proposta de aprendizagem em forma de execução de exercícios oferece ao estudante uma aproximação metodológica para que ele possa buscar inspiração no processo do projeto de design. Essa disciplina principal – o Project Studio – tem com primeira fase o design de um espaço comercial e o ponto de partida será o material e a sua investigação, ao invés de buscar inspiração em imagens ou em obras de outros designers. O objetivo com essa metodologia é proporcionar significado e valor conceitual para cada projeto. Ou seja, uma investigação dos espaços interiores e da arquitetura por meio da inversão do processo comum de um projeto: começando com um material, incentivando a criatividade, a inovação e as novas aproximações com a análise e a pesquisa do material escolhido.

Laboratório aplicado no projeto | 9h O objetivo é o reconhecimento e o estudo de materialidade nas suas facetas múltiplas, para sensibilizar para a diversidade material na expressão e na estética, também para a particularidade e a distinção do material e a sua sustentabilidade hedônica. A introdução está centrada na teoria e em visitas ocasionais às obras arquitetônicas e projetos de design de interiores em fase de conclusão. A parte da prática aplicada no Project Studio Loja elucida expressividade e percepção do material no espaço bem como fortifica os novos conhecimentos e ferramentas.

Page 11: Design de Interiores, MA.DE.IN

2º MÓDULO | 42h | Fundamentação avançada do design aplicado

Projeto loja /parte 02 – design | 24h O uso de material adequado e econômico, com tecnologia e estrutura certa, colocando em equilíbrio a função escolhida do espaço comercial é o objetivo do Módulo 2. A própria materialidade cria a ambientação, em dependência com a luz e a iluminação. A meta é trabalhar o processo com maquetes e protótipos, com ferramentas de provar, esboçar e expressar ideias, além de seguir a análise do design, do conceitual aos detalhes. A apresentação e a análise de exemplos da arquitetura e do design de interiores contemporâneos, assim como projetos de arte, sustentam a teoria aplicada, a crítica e a discussão do Project. O processo de desenvolvimento do conceito, o conteúdo, o design e a apresentação do projeto são acompanhados individualmente, e com toda a turma no Studio Critic.

Laboratórios aplicados /iluminação & ambientação | 18h O objetivo dos laboratórios é estudar como arquitetos e artistas utilizam a iluminação, o ambiente e a sua capacidade expressiva. A combinação de teoria e prática gera a base de aprendizagem das narrações com espaço, luz e ambiente, com o auxílio de análise de diversas ambientações e as suas propriedades. O Laboratório de Iluminação apresenta ao aluno o uso e a função da luz como material de grande importância no processo de construção e design de um projeto. O Laboratório de Ambientação discute como construir espaços expressivos e com alma e por meio dos materiais utilizados. As imagens são utilizadas não como resultado final, mas como uma ferramenta no processo de design holístico e interdisciplinar.

FASE II – ESPECIALIDADES DE DESIGN DE ESPAÇOS

3º MÓDULO | 36h | Teoria & projeto espaços efêmerosProjet & workshop design vitrine, mock-up 1:1 | 27hO objetivo é desenvolver ferramentas para a concepção de espaços temporários e de intervenções efêmeras em espaços existentes, reconhecendo a ampla gama que abrange esta área do design: pavilhões temporários, exposições, cenografias, stands etc. Com uma visão de forte base teórica e conceitual, procurando o porquê da prática, a disciplina foca nos exercícios práticos com o desenvolvimento e a realização do Projeto Vitrine. Com objetivo de trabalhar em grupo, simulando um escritório de design real, a cada aluno é atribuída uma atividade e incumbências, inclusive o cargo de diretor de projeto que deverá organizar a equipe em diferentes grupos e áreas com a finalidade de completar o projeto.

Page 12: Design de Interiores, MA.DE.IN

Teoria aplicada & workshop de espaços efêmeros | 9h Com o foco nas superfícies, a fim de limitar o espaço, a disciplina aborda a pesquisa de revestimentos para interior e exterior, inclui matérias e construções leves e o estudo de exemplos de espaços na arquitetura, no design, na arte e na moda. Explorar os contrastes, as tensões e as semelhanças dessas áreas permite atender às crescentes aplicações do conceito de maleabilidade do material no design, devido às possibilidades de alterar a forma e o feitio, bem como a dimensão eminentemente reativa e interativa. Além da função, da proteção e das restrições físicas dos espaços, são investigados os processos e as possibilidades conceituais e ideológicas, abordando questões sociais e culturais, individualidade e identidade.

4º MÓDULO | 36h | Project studio I: espaços gastronômicos /parte 1

Project studio 01 – design aplicado & interdisciplinar de restaurantes & gastronomia - pesquisa | 24h O segundo Project Studio conta com a execução de um restaurante, baseado na escolha de local e finalizado com o uso de materiais. São ampliadas a aproximação conceitual e transdisciplinar na busca de inspirações para a pesquisa e a análise de espaços gastronômicos clássicos e contemporâneos, a investigação da localização, a integração e a composição nos arredores, com enfoque da relação entre interior, exterior e a vista carioca – panorama da paisagem, criando um significado e um valor conceitual diversificado de profundidade já no começo do projeto.

Laboratórios aplicados ao projeto | 12h O Laboratório Aplicado profunda sobre o tema da matéria, aumentando a complexidade e a heterogeneidade do assunto depois da introdução. A prática de alinhamento entre o visual, a estética, a relação com a vista, as necessidades e a funcionalidade.

5º MÓDULO | 36h | Project studio I: espacos gastronomicos /parte 2

Project studio 01 – restaurante – design | 24hO objetivo da segunda parte do Project Studio é a elaboração de um conceito funcional até a apresentação de um espaço de gastronomia, criativo e inovador. Ele será avaliado e reajustado a toda hora, para conscientizar o aluno sobre as diversas relações do espaço, orientá-lo sobre a complexidade e a heterogeneidade no processo de design, de criação e de realização. Captando o conceito de Material Design, a seleção do material mínimo com aplicação e uso adequado na construção e nos detalhes, com economia e sustentabilidade é a meta fundamental do Studio. A materialidade cria a ambientação, em dependência com a não materialidade: com a luz e a iluminação.

Page 13: Design de Interiores, MA.DE.IN

Laboratórios de iluminação & ambientação | 12h Esses Laboratórios têm o objetivo de complementar e ampliar o processo de design da Iluminação e da Ambientação nos Project Studio, de maneira holística e interdisciplinar do design estético do espaço equiparável com atmosfera ou aura. Experimentações e avaliações de iluminação e ambientação em um nível de mediação dualista entre os indivíduos e os objetos conduz uma topologia do contexto, incluindo funções e usos, concomitante à verificação em várias perspectivas: estética, Aisthetik, fenomenologia e filosofia.

6º MÓDULO | 36h | Project studio II: espaços de habitação /parte 1

Project studio 02 – design aplicado & interdisciplinar de espaços de habitação | 36h O terceiro projeto da disciplina principal do curso se concentra no tema “habitar” e tem como objetivo a investigação teórica, o design e a realização da reforma de um apartamento com metas e clientes diversificados. A primeira fase enfoca na pesquisa de tendências de renovação e reuso de prédios, com eixo na flexibilidade espacial e temporal, baseado nas análises de sociedade, lifestyle, patrão de vida, núcleos e a relação com a cultura carioca. A transdisciplinaridade desse módulo tem a intenção de sensibilizar o aluno sobre a complexidade e a diversidade de espaço: o protagonista de um filme, escolhido pela equipe do MA.DE.IN., será o residente do apartamento.

FASE III – ESPECIALIDADES DE DESIGN DE ESPAÇOS

7º MÓDULO | 36h | Project studio II: espaços de habitação /parte 2

Project studio 02 – studio espaços de habitação /parte 2 | 15hO aluno habituou-se à metodologia da aproximação no decorrer dos dois Projects Studios anteriores, e esse módulo pretende colaborar na interiorização dessa metodologia, desse processo, desse hábito, desse pensamento na criação de projetos espacial. Assim o objetivo vai além da elaboração de um apartamento criativo e inovador para a personagem de um filme. Visa desenvolver noção e consciência permanente sobre o conjunto dos vários espaços relacionados em um projeto, independente da escala, e a complexidade das relações.

Laboratórios aplicados no projeto espaços de habitação | 21hOs laboratórios consecutivos consolidaram a metodologia na abordagem de espaço em sua materialidade e a aplicação teórica: os materiais, a iluminação e a ambientação consentem um design diversificado e potencial, apropriado e útil, significativo e aberto. Sob a hipótese: feel, converses, suffers, established, yearns and remembers (Barad, K.), e o objetivo de internalizar as possibilidades, a distinção e a seleção: usando pesquisas sistemáticas como análise dos aspectos técnicos, sensuais e estéticos, e a aproximação filosófica.

Page 14: Design de Interiores, MA.DE.IN

8º MÓDULO | 36h | Práticas contemporâneas

Série de palestras práticas contemporâneas & transdisciplinar | 15hPalestras com profissionais, especialistas convidados, arquitetos, estúdios arquitetônicos, designers, pensadores, vencedores, provocadores. O objetivo é explorar os conceitos centrais de uma arquitetura contemporânea de práticas, discutir opiniões e perspectivas diversas. A série proporciona uma oportunidade para se inspirar, obter informações e dialogar sobre os processos de design e soluções de espaços da arquitetura contemporânea, apresentando as abordagens da teoria e da prática arquitetônica em primeira mão, ou seja, o formato orientado na prática pretende avançar nos temas, nas metodologias e nas agendas pertinentes de hoje e para o futuro.

Teoria interdisciplinar de projeto | 09hDesenvolver consciência e compreensão da complexidade da arquitetura e de design de interiores, ou seja, de design de espaços. Abordagem holística e interdisciplinar para espaço, utilização, prática, estrutura e vestimenta. Aprofundamento dos métodos, princípios e entendimentos essenciais praticados ao longo do curso. Autoavaliação crítica do seu próprio trabalho e identificação das aptidões e dos pontos fortes. Aprendizagem para focar na solução do trabalho individual e do grupo. Compreensão abrangente não só em termos do ambiente construído, mas também no trabalho de projetos independentes. O conceito principal dessa disciplina é aprender e praticar uma abordagem solution-oriented de síntese teórica e prática para ministrar a complexidade, a heterogeneidade e a diversidade do nível altíssimo na criação de espaço.

Pesquisa artística /metodologias aplicadas de ciência e de ensino | 12hO recurso no Artistic Research tem como objetivo aumentar o conhecimento e a compreensão dos espaços. Semelhante ao das ciências sociais com as pesquisa qualitativas e intersubjetividade como ferramentas para aplicar avaliações e análises críticas, o Artistic Research vai introduzir metodologias e documentações ao aluno, e os conhecimentos adquiridos podem ser colocados em um contexto e apoiar os trabalhos criativos dele.

9º MÓDULO | 36h | Prática aplicada - intervenções em espaçosIntervenções & marcas / seminário sustentabilidade & responsabilidade social | 12hO objetivo é gerar noção, consciência e naturalidade sobre os temas de sustentabilidade e responsabilidade social, refletindo a convivência contemporânea e a dinâmica do espaço que habitamos. No ponto de vista da dimensão cotidiana e da qualidade artística de intervenções e ocupações, é analisado um design espacial mais amigável, não só no que se refere ao atendimento das necessidades de seus usuários, mas da garantia de uma ambiente mais humano.

Page 15: Design de Interiores, MA.DE.IN

*cada professor/a será responsável por 12h | **cada professor/a será responsável por 20h

Design tools | 12hO objetivo da disciplina Design Tools é familiarizar com as ferramentas apropriadas de desenvolvimento e de apresentação (consciência e conhecimento mudam a percepção do cliente do projeto).

Tectônica contemporânea | 12hA parte teórica da disciplina será centrada na heterogeneidade e nas lógicas de materiais diversos, mostrando que cada um se adapta melhor a um tipo de sistema de construção na criação de um determinado espaço. Assim sendo, são explicados como esses sistemas construtivos possuem limites e como se relacionam entre eles. Mostrar como esses sistemas de construção mudam suas escalas para se adaptarem melhor a diversas situações. A análise será conceitual e empírica sobre as propriedades dos materiais e dos elementos fundamentais da estrutura. As funções de estrutura com o enclosure e o espaço antropométrico são comparadas. Depois da fase teórica os alunos aplicam os novos conhecimentos nos seus projetos de forma detalhada e montam os diferentes elementos em um conjunto coerente.

10º MÓDULO

Seminários temáticos | 30hPara favorecer o networking entre alunos, professores e profissionais convidados, o curso proporciona 10 encontros com debates sobre temas contemporâneos de mercado, workshops e palestras com temas transversais aos cursos, sobre os desafios do mercado profissional: networking, coaching e mentoring.

Tcc – trabalho de conclusão de curso | 40hO Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - é etapa necessária e obrigatória para receber a certificação do curso. O aluno desenvolve um projeto final, com metodologias, orientação, formatação e apresentação conforme regulamento próprio e é submetido à banca pública de avaliação.

Metodologia e apresentação do tcc em design de espaçosO objetivo é orientar o aluno a desenvolver processos de pesquisa, a coletar informações, a analisar os ambientes e seus usuários, observar as etapas que constituem o projeto a fim de preparar documentos que representem estas realidades por meio de procedimentos metodológicos.

Page 16: Design de Interiores, MA.DE.IN

INVESTIMENTOO IED Rio não cobra taxa de matrícula, sua inscrição será garantida após pagamento do curso: parcelado ou à vista.

INSCRIÇÕES/ MATRÍCULASPara iniciar o seu processo de matrícula, envie currículo para [email protected], ele será analisado pelo departamento responsável. Em seguida, entramos em contato com as instruções para a sua matrícula.

CANCELAMENTO/ ADIAMENTO » Por iniciativa do IED Rio

O curso pode ser adiado ou cancelado por falta de quórum, com 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.Adiamento: se o estudante não quiser esperar nova data de início do curso, deve expressar sua vontade por e-mail e o investimento será devolvido integralmente. Cancelamento: será devolvido automaticamente 100% do valor pago por meio de depósito em conta bancária.

» Por iniciativa do estudanteSerá devolvido 90% do valor pago, se o cancelamento for solicitado com até 24 horas de antecedência do início do curso. A partir do início do curso, cancelamentos e trancamentos por parte do estudante têm reembolso proporcional, descontando a carga horária já cursada.Os prazos para os reembolsos são de até 10 (dez) dias úteis, efetuados por meio de depósito em conta bancária.O IED Rio não se responsabiliza por outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.Contato para cancelamento: [email protected]

DESIGN DEGUSTAÇÃO/ AULA EXPERIMENTALQuer experimentar a metodologia IED Rio? Então, fique atento à data do Design Degustação. Esse é nosso evento de portas abertas, que acontece duas vezes por ano, dedicado a mostrar como é nossa metodologia para os cursos. O evento é gratuito e a participação é por ordem de chegada. Há descontos especiais para quem se matricular em algum curso do IED Rio nesse dia.

BOLSAS DE ESTUDOO IED Rio não oferece bolsas de estudo.

Inscrição até 12/201518 x R$ 1.150,0012 x R$ 1.550,00à vista R$ 17.000,00

Inscrição até 02/201618 x R$ 1.360,0012 x R$ 1.930,00à vista R$ 23.220,00

Inscrição até 03/201618 x R$ 1.425,0012 x R$ 2.030,00à vista R$ 24.360,00

Page 17: Design de Interiores, MA.DE.IN

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO O IED Rio está aberto para receber visitas. Não é necessário agendamento.

» RecepçãoSegunda a quinta – 9h às 23hSexta – 10h às 18h30Sábado – 9h às 17h30Domingo – fechado

» Secretaria AcadêmicaSegunda a quinta – 13h às 21hSexta – 10h às 13h/ 14 às 17h

» AdministraçãoSegunda a quinta – 12h às 21hSexta – 12h às 18h30

» Horário Caffetteria del CassinoSegunda a quinta – 9h às 21h30Sexta – 9h às 15hSábado – 9h às 17hDomingo – fechada