DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em...

17
RECONHECIDO DESIGN Organização e Deontologia Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação Lisboa, Dezembro de 2009 Denise Inácio Ferreira (Licenciada) Orientador Científico: Professor Eduardo Afonso Dias Júri: Presidente: Doutor João Paulo Martins Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura, da U.T.L. Vogais: Doutora Cristina Maria dos Santos Nunes Pires Caramelo Gomes Professora Auxiliar da Universidade Lusíada de Lisboa Designer Eduardo Afonso Dias Professor Convidado Aposentado da Faculdade de Arquitectura, da U.T.L.

Transcript of DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em...

Page 1: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

RECONHECIDODESIGN

Organização e Deontologia

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação

Lisboa, Dezembro de 2009

Denise Inácio Ferreira(Licenciada)

Orientador Científico:Professor Eduardo Afonso Dias

Júri:

Presidente:

Doutor João Paulo Martins

Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura, da U.T.L.

Vogais:

Doutora Cristina Maria dos Santos Nunes Pires Caramelo Gomes

Professora Auxiliar da Universidade Lusíada de Lisboa

Designer Eduardo Afonso Dias

Professor Convidado Aposentado da Faculdade de Arquitectura,

da U.T.L.

Page 2: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Inquérito

4.1 Enquadramento eObjectivos

4.2 Resultados

4

Page 3: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers
Page 4: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

111Capítulo4-Inquérito

4.1 Enquadramento e Objectivos

No decorrer desta investigação foi utilizada como metodologia de recolha de dados, a Metodologia de Pesquisa por Inquérito, com o objectivo de se conhe-cer um pouco melhor a realidade profissional dos designers em Portugal, como está a ser exercida a actividade, que remunerações estão a ser praticadas, se os designers se encontram bem informados sobre as entidades que os representam e responsáveis pela orientação para a sua organização, protecção e deontologia.

Para a construção do questionário, foi tido como base o estudo “Observar o Design”, realizado pelo Observatório de Design, do CPD, em 2000. Foi realizado um questionário preliminar, para que fossem indicadas dúvidas de preenchimento e seleccionadas as questões apropriadas para se inserir na versão final.

Consideraram-se aspectos como a clareza, a compreensão pelos inquiridos, a abrangência das questões com os objectivos estabelecidos, o tempo de preen-chimento e a ordenação das opções de escolha e das perguntas.

Estruturou-se o questionário em três partes: a primeira que corresponde à pergun-ta 1, onde são recolhidos os dados pessoais dos participantes; a segunda, corres-pondente às perguntas de 2 a 6, direccionada para a caracterização profissional dos designers; e a terceira parte com as perguntas de 7 a 9, de percepção do nível de conhecimento dos inquiridos a questões directamente relacionadas com o tema e que justificam o desenvolvimento desta investigação.

É um questionário de perguntas abertas e fechadas, para possibilitar o controlo, validação e confirmação dos dados.

Para a recolha de dados foram utilizadas as funcionalidades: formulário e folha de cálculo da tecnologia do GoogleDocs e para o seu tratamento foi efectuado um estudo estatístico com o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e folha de cálculo.

Page 5: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

112 O inquérito decorreu entre os dias 2 de Março de 2009 e 15 de Junho de 2009 e contou com o apoio de uma consulta directa (em menor escala) junto dos pro-fissionais e colocado online na página de internet, www.designreconhecido.com. Foi divulgado junto de alunos de Mestrado e Doutoramento e Docentes do Ensino Superior, dos associados da Associação Portuguesa de Designers, e apresentado por correio electrónico.

Foram recolhidas 212 respostas válidas, superando as expectativas, tendo em conta o curto espaço de tempo de recolha de dados. Por não se ter a certeza da totalidade do número de profissionais de Design activos no país, estes resultados são apenas qualitativos.

4.2 Resultados

4.2.1Caracterizaçãodaamostra

Participaram no inquérito 212 designers, 97% com nacionalidade portuguesa e divididos em 57% femininos e 43% masculinos, com intervalos de idades de <20 (0,5%), 20-30 (67%), 31-40 (26%), 41-50 (5%), 51-60 (1%) e >60 (0,5%).

71% dos participantes têm como grau académico a Licenciatura, sendo que 37% concluíram as licenciaturas depois de 2005 e 28% entre 2000 e 2005.

Dos profissionais que responderam ao questionário 35% têm formação em Design, 23% em Design de Comunicação e 22% em Design Industrial. Em per-centagem menor, também responderam designers com formação em Design de Moda/Têxtil (6%), Design de Multimédia (3%), Design de Ambientes/Interiores (3%) e Outra Formação (7%).

A maioria tem experiência profissional de 1 a 5 anos (38%), seguidos dos que exercem no intervalo de 0 a 1 ano (27%) e no intervalo de 5 a 10 anos (22%).

>>

Page 6: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

113

4.2.2SituaçãoProfissional

No exercício da sua actividade 46% dos participantes encontram-se a trabalhar no distrito de Lisboa, 11% no distrito do Porto, 11% na região Centro de Portugal, 5% a Sul , 3% a Norte, 2% nas Ilhas, 2% no Estrangeiro e 2% desloca-se por vários pontos do país.

A área onde se observam mais designers a actuar é em Design de Comunicação (69%), seguida de Design de Produto (38%).

Refira-se também que no cruzamento das variáveis curso e “área de design em exercício”, verifica-se que:

- 17% são participantes com o curso em Design Industrial a exercer a sua actividade na área de formação;

Ano de Conclusão

Grau de Habilitações

>>

Gráfico2.DistribuiçãoporGraudeHabilitaçõeseAnodeConclusão

Page 7: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

114 - 11% são formados em Design Industrial e a exercer na área de Design de Comunicação;

- 10% são formados em Design Industrial e têm actividade em Design de Ambientes/Interiores.

- 25% têm o curso em Design e exercem a sua actividade em Design de Comunicação;

- 18% têm formação em Design e têm a sua actividade em Design Industrial;

- 13% são formados em Design e trabalham na área do Design de Ambientes.

- 21% dos participantes têm formação em Design de Comunicação exer- cem actividade na mesma;

- 11% são formados em Design de Comunicação e exercem na área do Webdesign/Multimédia;

- 8% têm formação em Design de Comunicação e têm actividade em Ilustração.

Na caracterização da empresa onde trabalham, 62 participantes seleccionaram Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers indicaram que trabalhavam numa empresa de freelancing.

Quanto à sua actual situação profissional a maioria respondeu que trabalha por conta de outrém (55%), seguida dos que trabalham por conta própria (29%) e dos que não exercem actividade em Design (5%) ou estão desempregados (11%).

Page 8: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

115

Áreas de Actividade

Áreas de Formação

Gráfico3.DistribuiçãoporÁreasdeFormaçãoeÁreasdeActividade

Page 9: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

116

No cruzamento das variáveis “idade” e “situação profissional”, percebe-se que a faixa etária dos 20-30 anos é a que apresenta maior valor (9%) em relação à situação de desemprego.

Tipo de Empresa

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70%

Gráfico4.DistribuiçãoporTipodeEmpresa

Page 10: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

117

Dos profissionais que exercem a actividade por conta de outrém, 45% têm con-trato a termo certo, 35% têm contrato a termo incerto e 19% estão em Estágio Profissional/Curricular.

Os que exercem por conta própria estão na sua maioria em regime Individual/Freelancer (64%).

Refira-se também, que no cruzamento das variáveis relacionadas com a espe-cificação da sua actividade profissional, verifica-se que do grupo que seleccio-nou Prestação de Serviços em Gabinete/Empresa de Design, 39% têm contrato a termo certo, 24% têm contrato a termo incerto e 15% se encontra em Estágio Profissional/Curricular.

Situação Profissional

Idade

Gráfico5.DistribuiçãoporSituaçãoProfissionaleIdade

Page 11: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

118

Tipo de Contrato

Contrato a termo certo

Contrato a termo incerto

Estágio Profissional/Curricular

N.R.

Tipo de Actividade

Individual / Freelancer

Prestação de Serviços a Gabinete / Empresa de Design

Tipo de Contrato

Contrato a termo certo

Contrato a termo incerto

Estágio Profissional/Curricular

Não Seleccionaram.

Gráfico6.Especificaçãodotipodecontratodequemseencontranasituaçãoprofissional detrabalhoporcontadeoutrém

Gráfico7.Especificaçãodotipodeactividadedequemseencontranasituaçãoprofissionaldetrabalhoporcontaprópria

Gráfico8.IndivíduoscomTipodeActividadedePrestaçãodeServiçosaGabinete/EmpresadeDesignqueindicaramtambémTiposdeContrato

Page 12: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

1194.2.3RemuneraçãoeCálculodeHonorários

À questão de como é feito o cálculo de honorários, 68% dos participantes respondeu com Valor Fixo Mensal, 25% por Serviço, 16% com Valor/Hora, 7% com Percentagem por cada Fase Projectual, 2% com Royalties.

Dos que responderam Valor Fixo Mensal, 52% recebem entre 500€ a 1000€ por mês, 24% entre 1000€ e 1500€ por mês e 10% menos de 500€ por mês.

Cruzando as variáveis valor mensal e tempo de experiência, observa-se o seguinte:

- dos que têm menos de 1 ano de experiência, 67% recebe entre 500€ e 1000€ por mês e 25% tem de vencimento mensal <500€;

- no intervalo de 1 a 5 anos de tempo de experiência, 54% recebe entre 500€ e 1000€ e 29% entre 1000€ e 1500€;

- no grupo com o intervalo de experiência profissional entre os 5 e os 10 anos, 47% recebe entre 500€ e 1000€ e 30% entre 1000€ e 1500€;

Gráfico9.VencimentoMensal

>>

Vencimento Mensal

N.R.

<500

500€-1000€

1000€-1500€

1500€-2000€

2500€-3000€

>4000€

Page 13: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

120 - dos que têm entre 10 e 20 anos de experiência profissional, 33% recebe entre 1000€ e 1500€ e com o mesmo valor percentual tem como venci- mento mensal entre 1500€ e 2500€;

- os que têm mais de 20 anos de experiência encontram-se distribuídos equitativamente (33,3%) nos intervalos de 1000€ a 1500€, de 2000€ a 2500€ e acima dos 4000€.

Dos que seleccionaram o cálculo por Valor/Hora, 52% cobra entre 5 e 25€ por hora e 30% entre 25€ e 50€ por hora e 18% não respondeu.

Refira-se que do grupo dos que cobram entre 5€ e 25€ por hora, 50% tem menos de 1 ano de experiência e 29% tem entre 5 a 10 anos. Dos que auferem entre 25€ e 50€ por hora, os intervalos de tempo de experiência 5-10 anos e 10-20 anos apresentam resultados equitativos (37,5%).

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60%

VencimentoMensal

Anos de Experiência

Gráfico10.DistribuiçãoporAnosdeExperiênciaeVencimentoMensal

Page 14: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

121

4.2.4OrganizaçãoeDeontologia

À pergunta se se encontra inscrito nalguma Associação de Design, 88% respondeu que não.

Das 26 respostas positivas, 14 encontram-se inscritas na Associação Portuguesa de Designers (APD).

Valor/Hora

Anos de Experiência

>>

Associações

Número de Respostas

Gráfico11.DistribuiçãoporAnosdeExperiênciaeValor/Hora

Gráfico12.DistribuiçãoporAssociaçõesdeDesign

Page 15: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

122 83% dos participantes não exercem a sua actividade segundo um CódigoDeontológico.

Dos que responderam que sim, 84% não referiram Códigos Deontológicos de Design existentes.

À questão se sabe quais as entidades responsáveis para a Propriedade Intelectual, 59% respondeu que sim, mas apenas 18% são respostas positivas totalmente correctas.

Associações

Número de Respostas

Respostas

N.R.

Não

Sim incorrectas

Sim correctas.

Gráfico13.DistribuiçãoporCódigosDeontológicos

Gráfico14.RespostasdeConhecimentodasEntidadesresponsáveispelaPropriedadeIntelectual

Page 16: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers

Capítulo 4 - Inquérito

123Dentro das entidades indicadas pelos participantes, o Instituto Nacional Proprie- dade Industrial foi o mais referido com 79 respostas, seguido da Sociedade Portuguesa de Autores indicada por 51 participantes.

A título de curiosidade, 78% dos participantes deram o contacto para aceder aos resultados deste inquérito.

NOTA: Apesar das indicações no questionário para orientação das perguntas, é notória a dificuldade e dúvida na definição da sua actividade profissional por parte dos participantes.

Entidades

Número de Respostas

Gráfico15.DistribuiçãoporEntidadesresponsáveispelaPropriedadeIntelectual

Page 17: DESIGN RECONHECIDO - dg0912.files.wordpress.com · Atelier de Design de Comunicação, 26 em Atelier de Design de Interiores/Ambientes e 32 em Atelier de Design de Produto. 30 designers