design socioambiental

3

Click here to load reader

description

design socioambiental se propõe discutir e incorporar o saber tradicional aoprojeto de produtos contemporâneos utilizando técnicas, materiais, mão de obrae repertório iconográfico artesanal direcionado para uma produção artesanal esemi-industrial para o publico contemporâneo.

Transcript of design socioambiental

Page 1: design socioambiental

christian ullmann 55 11 91476446

[email protected] resudaca.wordpress.com itprojetos.wordpress.com

12 abri l 20 12

design SocioAmbiental conceitos, laboratório e orientação de projetos analisar os aspectos ambientais, sociais e econômicos que envolve um produto, seu sistema produtivo, comercial e cultural são características do design com responsabilidade socioambiental. ao projetar um produto, o designer pode prever o impacto de sua atuação ao meio ambiente, criar alternativas racionais de uso dos recursos naturais e colaborar com a inclusão social utilizando mão de obra de comunidades carentes. design socioambiental se propõe discutir e incorporar o saber tradicional ao projeto de produtos contemporâneos utilizando técnicas, materiais, mão de obra e repertório iconográfico artesanal direcionado para uma produção artesanal e semi-industrial para o publico contemporâneo. tem como objetivo apresentar de forma teórica e pratica a pesquisa, criação, o desenvolvimento, a produção e a divulgação de produtos semi-artesanais que valorizem as riquezas naturais e a sabedoria empírica de comunidades direcionados para o mercado contemporâneo. Além da valorização e preservação cultural, qualquer processo produtivo comunitário deve ser socioambientalmente responsável, respeitando o ritmo da natureza e das comunidades envolvidas e ambientalmente adequado, propondo reduzir a matéria prima e a quantidade de energia utilizada. Consultor Christian Ullmann, Sócio diretor da iT Projetos – escritório de desenvolvimento de projetos e produtos socioambientalmente responsáveis. Designer de produto, especialista em desenvolvimento de produtos com a utilização de recursos naturais renováveis, resíduos pré e pos consumo e produção semi-industrial. Consultor para empresas, instituições e governo com ampla atuação no Brasil e Latino América. Recebeu prêmios na Espanha, Itália, Brasil e Argentina com móveis residenciais, de escritório e objetos. Escreve a coluna Design para a Sustentabilidade no Portal Design Brasil e Rede Latino-americana de Design. Atua desde o ano 1996 no mercado brasileiro, quando coordenou o Programa de divulgação de Madeiras Alternativas para a Fabricação de Móveis do LPF/IBAMA (1996 a 1999). Criador e curador da Mostra Design & Natureza (1999 a 2009). Curador da categoria Desenvolvimento Sustentável do Prêmio Brasil Faz Design (2000 a 2004). Coordenador do NIDA - Núcleo de Inovação e Design para Artesanato do Estado de São Paulo do Projeto Via Design SEBRAE SP e CSPD (2004 a 2006). Criador e coordenador do Prêmio CEMPRE + design - resíduo, 2005. Curador do setor design para melhoria social e ambiental do Painel Contemporâneo da 1ª Bienal Brasileira de Design, 2006. Curador do Projeto Remade in Brasil (2006 a 2008). Curador dos Projetos Mostras Brasil é Cosi e Collezione Artesania apresentadas no Fuore Salone e Salone Satéllite durante a Feira Internacional do Móvel de Milão (2009 a 2012).

Page 2: design socioambiental

christian ullmann 55 11 91476446

[email protected] resudaca.wordpress.com itprojetos.wordpress.com

12 abri l 20 12

Design SocioAmbiental atuais ferramentas para novos cenários, novos valores e novos produtos

Palestra

a proposta para a Palestra é abordar o design, produção artesanal e a responsabilidade socioambiental de forma ampla, apresentando para os artesãos e micro empresários conteúdos teóricos simplificados, desenvolvimento destes conteúdos e exemplos de produtos e projetos que são referência no Brasil e que podem inspirar modificações em seus produtos e/ou processos. a palestra apresenta os seguintes temas: . recursos disponíveis - origem, processo de extração e certificação . matéria-prima: natural, renovável, biodegradável e reciclada . processos de transformação: poluição e impacto ambiental . geração de renda - impacto social - produção comunitária . produção e Logística / Comercialização - distribuição – Vendas . ciclo de vida do produto – ACV . consumo responsável . reciclagem - resíduos industriais

a realidade de cada comunidade, com sua criatividade, técnicas e mínima complexidade tecnológica, nos apresenta um novo universo de oportunidades referenciais para o estilo de vida contemporâneo.

Page 3: design socioambiental

christian ullmann 55 11 91476446

[email protected] resudaca.wordpress.com itprojetos.wordpress.com

12 abri l 20 12

Design SocioAmbiental orientação de projetos com responsabilidade socioambiental Curso

desenvolvimento metodológico do curso estimular a proposição de novos conceitos: formais, funcionais, comportamentais e novos cenários baseados em referências culturais locais, em técnicas artesanais, utilizando tecnologia de ponta e uso de materiais locais (madeira, painéis de madeira, revestimentos naturais, acessórios e ferragens, processos de transformação e acabamentos). Integrar conhecimentos projetais e de produção, estimulando a reflexão e a compreensão da avaliação do ciclo de vida dos produtos, produção efetiva e sintonizada com a realidade do mercado local. Incorporação de tecnologia - conhecimento tradicional, estimulando o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares e ou grupais. Discutir conhecimentos atuais relacionados à questão da sustentabilidade, globalização, identidade e Marca - "Marca Brasil" para exportação. Estimulo a uma visão crítica e a prática profissional mais pró-ativa. objetivo especializar e atualizar os conhecimentos dos profissionais, professores e alunos para atuarem no mercado local. Formato . Aulas teórico/práticas - Apresentação de imagens e conteúdo relacionado a materiais sustentáveis e tipologias. Processos de transformação. Comunidades/produção comunitária: urbana, rural e projeto de desenvolvimento. Mercado, experiências nacionais, internacionais e projeto de desenvolvimento. ACV qualitativo aplicado ao projeto. Concepção e desenvolvimento de projeto. público alvo designers, empresários, estudantes, produtores e instrutores do setor artesanal e mercado de produtos contemporâneos.