DESLIZA ATÉ ÀS FÉRIAS - mundouniversitario.ptresolution+25+fev.pdf · espera de vos receber,...

16
MATT GEORGES EDIÇÃO Nº210 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 25 FEVEREIRO 2013 DIRETORA: PATRÍCIA TADEIA DESLIZA ATÉ ÀS FÉRIAS... COMEÇA JÁ A PLANEAR A TUA VIAGEM! O MU DÁ-TE ALGUMAS IDEIAS PARA QUE POSSAS TORNAR A TUA PÁSCOA INESQUECÍVEL. SEJA NA NEVE OU NA PRAIA, O ESSENCIAL É QUE TE DIVIRTAS! AGORA ESTÁ NA HORA DE IR BUSCAR OS BIQUÍNIS, OS CALÇÕES OU OS CASACÕES PARA O FRIO! P . 8 E 9 PRÉMIO “NAVE ESPECIAL” HISTÓRIAS QUE SE TRANSFORMAM P . 6 FESTIVAIS À VISTA AS GRANDES SURPRESAS DESTE VERÃO P . 13 PUB PUB

Transcript of DESLIZA ATÉ ÀS FÉRIAS - mundouniversitario.ptresolution+25+fev.pdf · espera de vos receber,...

25 F

EV 2

013

• 1

MAT

T GE

ORGE

S

EDIÇÃO Nº210DISTRIBUIÇÃO GRATUITA25 FEVEREIRO 2013DIRETORA: PATRÍCIA TADEIA

DESLIZA ATÉ ÀS FÉRIAS...COMEÇA JÁ A PLANEAR A TUA VIAGEM! O MU DÁ-TE ALGUMAS IDEIAS PARA QUE POSSAS TORNAR A TUA PÁSCOA INESQUECÍVEL. SEJA NA NEVE OU NA PRAIA, O ESSENCIAL É QUE TE DIVIRTAS! AGORA ESTÁ NA HORA DE IR BUSCAR OS BIQUÍNIS, OS CALÇÕES OU OS CASACÕES PARA O FRIO! P. 8 E 9

PRÉMIO “NAVE ESPECIAL”HISTÓRIAS QUE SE TRANSFORMAM P. 6

FESTIVAIS À VISTAAS GRANDES SURPRESAS DESTE VERÃO P. 13

PUB

PUB

25 F

EV 2

013

• 2

FICH

A

psss

t...

Ora se fôssemos pretensiosos, começava este texto com um típico “E não é que o teu jornal universitário preferi-do está de volta?” E tu pensavas que nos “estávamos a achar” e talvez ponderássemos que agora só lias a con-corrência. Talvez passasses por nós, ou pelos textos que te levamos, e nos ignorasses. Ou talvez nos criticasses. Não temos pretensão de ser o teu jornal universitário preferido. Temos a pretensão de te divertir e levar-te assuntos que te interessem e que, no final de nos leres, possas até comentar com um amigo e sugerir-lhe que nos dê uma vista de olhos.

Depois de um ano a trabalhar convosco (sim, porque vocês estão sempre na nossa memória – e não é gra-xa, é a pura das realidades), posso dizer que vencemos este desafio. O de pensarmos no que vos pode fazer parar e pegar num exemplar que vos vai chegando de tempos a tempos.

Por cá, continuamos a fazer um esforço para que este sim-ples ato continue a acontecer por mais um ano (ou muitos mais, quem sabe?). Mesmo quando está frio e não te ape-tece tirar as luvas. (Mas sabes que mais? Damos-te informa-ção de viagens à neve). Ou mesmo quando estás cansado e a pensar que esta crise também já te afetou (e não é que te damos exemplos de como poupar?). Ou ainda quando vais ter um jantar lá em casa e estás doido a pensar no que há de ser o menu (pois é, agora até oferecemos receitas fáceis e rápidas de preparar).

Na verdade, queremos ser mais do que meras folhas de papel. Queremos que nos uses com sentido e que

até nos mandes sugestões. Ideias de temas que gostavas de ver tratados. Ou opiniões que tens andado a matutar.

Até à próxima edição, estamos à espera de vos receber, para que um dia, sim, sejamos os tais pretensiosos que sabem, mas que ainda assim não assumem, que somos de facto o teu jornal preferido. Por isso, por agora,

vamos dizendo: “E não é que o teu jornal que-no-futuro--será-o-teu-prefer ido--ou-que-já-é-mas-que--não-o-assume está de volta?”

editorial

PRETENSIOSOS?NãO!

Título registado no I.C.S. sob o n.º 123881 | Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA| Empresa Jornalística n.º 223575 | Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais | NIPC 505434229 | Capital Social €156.480,00 | Principais acionistas Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva | Diretora Editorial: Patrícia Tadeia | Redação: Bruno Martins | Revisão: Catarina Poderoso | Projeto Gráfico e Paginação: António Garcia | Marketing: Diretor de Marketing – Luís Rebola | Publicidade: Diretor Comercial – Ricardo Branco | Coordenadora Agências – Ana Silveira; Agências – Adriana Macedo, Margarida Rêgo, Paula Tavares, Raquel Pinto, Daniel Barata; Diretos – Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade | PORTO Coordenador Comercial: Tiago Medeiros; Agências: Ivone Pinheiro Tel. 22 532 23 10 Fax 22 532 23 99 Sede Redação: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, nº 3, 1549- -023 Lisboa | Tel: 21 049 4000 | Distribuição: José Magalhães | Distribuição: Gratuita

Patrícia tadeia • diretora [email protected]

Por acaso sabes o que é uma “proteína linguística”? Ao que parece,

e segundo investigadores norte--americanos, se és mulher, deves tê-la em maiores quantidades no

cérebro. Um estudo, conduzido por neurocientistas e psicólogos da Uni-versidade de Maryland, concluiu que as mulheres falam mais que os ho-mens devido a esta proteína Foxp2. De acordo com o estudo, publicado no Journal of Neuroscience, estima--se que uma mulher fale cerca de

20 mil palavras por dia, mais 13 mil que um homem. “Este estudo é o

primeiro a encontrar diferenças entre os sexos na expressão da proteína linguística em humanos e animais”, afirmou Margaret McCarthy, que lide-rou o estudo. Contudo, no caso dos

ratos o caso muda de figura. Nestes, foi encontrada em maior dosagem

nos machos. Vá-se lá perceber.

Já anda por aí o novo single do último álbum dos Mind da Gap. E traz um presente especial: a participação de Sam, the Kid, (com quem aliás falámos neste número do mu). Depois dos temas “Este Beat” e “O Jardim”, surge o “És Onde Quero Estar”, um tema sobre o amor e que já pôs toda a gente a dizer “O que é que sentes? Borboletas”. “Regresso ao Futuro”, o sexto álbum dos Mind da Gap, foi produzido e gravado por Serial, misturado e masteriz ado por Zé Nando Pimenta nos estúdios Meifumado.

VIDEO pOp

Vê o vídeo em:facebook.com/jornalmu

streetstYLE by O Alfaiate Lisboeta

Antes de publicar um livro. Antes de escrever para o Metro, Vogue ou Expresso. Antes sequer de sonhar um dia criarum blogue e batizá-lo com o nome de uma profissão antiga e o da minha cidade. Aquilo que ninguém sabe é que muito antes disse tudo – e já lá vão uns anos – tentei um dia escrever para o mu. Na altura sem grande sucesso. Por isso não hesitei quando me foi feito este convite. Começamos pela Maria, uma simpática “ragazza” com quem me cruzei num jardim de Milão.

ALFAIATE

DE CERTEZA QUE JÁ OUVISTE FALAR NESTE BLOGUE. A PARTIR DE AGORA, MOSTRAMOS-TE PESSOAS COM QUEM TE PODES CRUZAR UM DIA DESTES E QUE, POR UMA RAZãO OU POR OUTRA, FICARAM ETERNIZADAS NA SUA MÁQUINA FOTOGRÁFICA.

http://oalfaiatelisboeta.blogspot.com

Envia-nos a tua opiniãoe sugestões para o CORREIO DO LEITOR:

[email protected]

25 F

EV 2

013

• 3

PUB

25 F

EV 2

013

• 4

mInI nEws

UM “PART TIME DE SONHO”

A Ben&Jerry’s está à procura de embaixadores. A marca de gelados anda em digressão pelas universidades de Lisboa e Porto em busca de jovens que queiram representar os valores e a missão social da Ben&Jerry’s. Os vencedores participarão nas iniciativas da marca ao longo do ano e serão remunerados. Depois de já ter passado pelo Univer-sidade Lusófona e pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, o “Ben&Jerry’s Dream Job Casting” segue para o Instituto Superior da Maia, a 26 de fevereiro, e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, a 27 de fevereiro. A 1 de março, a iniciativa estará presente no Instituto Superior Técnico em Lisboa. No “Ben&Jerry’s Dream Job Casting”, os participantes passarão por diversas provas em que será avaliada a sua criatividade, envolvimento com a marca e conhecimento sobre a mesma, assim como a sua paixão pelos gelados.

Sabe mais em www.facebook.com/benandjerrys.pt

AO mInutO35

entidades

newsVOLUNTARIADO TRAZ “COMUNIDADE NOVA”Já abriram as inscrições do segundo semestre para o Programa de Voluntariado “Comunidade Nova”, da Nova School of Business and Economics (Nova SBE). Esta é uma iniciativa que oferece aos estudantes “a possibilidade de desenvolver competências humanas e sociais, complementares a uma formação académica de excelência”, informa a organização ao mu. Desta vez, espera-se a adesão de cerca de duas centenas de alunos, “superando a participação dos estudantes no primeiro semestre, período que terminou com 160 inscrições e 3.000 horas de trabalho voluntário”, dizem ainda.

O “Comunidade Nova”, Programa de Voluntariado da Nova SBE, conta com a colaboração de mais de 30 entidades: Ajuda de Berço, Ajuda de Mãe, Caritas, Centro Comunitário de Carcavelos, Cerci de Lisboa, Comunidade Vida e Paz, Focinhos e Bigodes – Associação Zoolófica de Proteção de Animais Abandonados e Ambiente, Fundação do Gil e Liga Portuguesa contra o Cancro (IPO), entre outras.

2.000alunos

3.000horas de trabalho voluntário

Edite de Oliveira, Psicóloga e Coordenadora do Gabinete de Desenvolvimento do Aluno, a estrutura da faculdade responsável pelo “Comunidade Nova”.

Em que consiste e quando surgiu este programa?Surgiu há três anos. O objetivo do programa é complementar a aprendizagem teórica curricular com a aprendizagem prática extracurricular, contribuindo, assim, quer para o crescimento pes-soal do aluno como cidadão pro-ativo, quer para a valorização contínua da organização da sociedade civil.

Quais as expetativas de participação?Tem sido notória a sensibilidade e a adesão a este programa por parte dos nossos alunos. O projeto adquiriu uma dimensão considerável, ao longo do presente ano letivo, tendo atingido uma bolsa de voluntários que ultrapassou as nossas expetativas (o efetivo passou de 50 voluntários no ano transato para 150 no corrente ano). Por um lado, verifica-se um interesse significativo dos alunos em exercitar competências pessoais e técnicas na

sociedade civil. Por outro, alerta-se a população mais jovem para a importância da solidariedade social, especificamente no que diz respeito a faixas etárias fragilizadas como as crianças e os idosos. De salientar que, só em centros de acolhimento e lares de terceira idade, colocámos 120 voluntários no primeiro semestre.

Quais as mais-valias que os alunos tiram deste tipo de participação?A formação oferecida aos alunos na Nova SBE pretende ir além da formação académica, ou seja, a nossa escola apresenta-se como uma plataforma de desenvolvimento de competências e saberes, adquiridos numa perspetiva holística, dinâmica e participativa do aluno. Partindo dessa procura de conhecimentos e saberes, os alunos que chegam à Nova SBE, até pelo percurso que já apresentam, procuram experiências que ultrapassam os muros universitários. Estamos a falar de estudantes curiosos, sensíveis e atentos à sua comunidade que anseiam por uma sociedade melhor e mais eficaz.

HOTEL PROMOVE A LEITURA

O hotel NH Campo Grande, situado no Campo Grande em Lisboa, está a promover a leitura e o intercâmbio de culturas. “No lobby do hotel foi preparado um espaço onde estão disponíveis livros com o intuito de serem partilhados e trocados entre os seus clientes e visitantes”, informa a organização. A iniciativa pretende criar um local onde livros possam ser deixados para serem lidos pelo máximo número de pessoas e sem qualquer custo. “O movimento pretende ainda encorajar a prática da leitura que se tem vindo a perder na atual socie-dade tecnológica em que vivemos”, dizem ainda.

Sabe mais em www.facebook.com/NHHotelesPortugal

“INVESTIGADOR DO ANO” É PORTUGUÊS

Um docente da UBI foi distinguido como “Melhor Investigador do Ano” pela International Society of Swimming Coaching (ISOSC). A distinção atribuída a Daniel Marinho, docente e presidente do Departamento de Ciências do Desporto, diz respeito à investigação no âmbito do processo de treino em natação, temática em que a equipa liderada pelo docente da UBI tem vindo a centrar muitos dos estudos, com alguns projetos de investigação, nacionais e internacionais. Criada em 2010, a ISOSC é uma associação ligada à comunidade técnica e científica da natação com centenas de membros em mais de 48 países.

25 F

EV 2

013

• 5

PUB

25 F

EV 2

013

• 6

Uma parte do teu tempo é gasto à frente de um PC, quantas vezes a navegar na Internet. Então, porque não obteres algum ganho, tirando partido do tempo que passas à frente dessa enorme montra virtual? Se precisas de comprar deter-minado produto, podes pesquisar via Internet e comprar online. Deverás pesquisar de forma exaustiva o preço do que pretendes em mais do que um site. Se queres comprar num site internacional, vê se o câmbio compensa. E não te esqueças de acrescentar um valor para portes. Compara os sites, pois alguns oferecem os portes de envio, dependendo do valor da encomenda. Se já tens por hábito comprar on-line, mantém-te informado. Regista-te nos sites em que fazes compras e passas a receber as newsletters respetivas, que te mantêm informado de eventuais promoções. Se vais comprar roupa ou calçado, indica as medidas corretas. Recorre à tabela de medidas do site! E que tal expe-rimentares aquilo que queres comprar online (porque é mais barato) numa loja física? Assim, terás a confirmação do tamanho e poupas dinheiro a devolver artigos. Lê, também, a política de devoluções de cada site, analisa as condições e vê se a devolução é prática ou se se torna demasiado dispendiosa.

“QUERES COMPRAR UM ARTIGOE NãO SABES ONDE É MAIS BARATO?”Existem sites que te ajudam a saber onde efetuar compras online mais em conta. Na generalidade, estes sites comparado-res de preços compreendem um vasto leque de produtos, desde equipamento informático a telemóveis, televisores, leitores de mp3, equipamento de som e imagem, livros, moda e acessórios. Um dos mais utilizados em Portugal é o www.kuantokusta.pt. Mas há outros, como o www.shopmania.pt ou o www.precos.com.pt.É importante analisares a página online com atenção. Caso estejas perante um site que aparentemente pratique negócios menos lícitos, o mais seguro é não comprar. Já agora, ficas a saber que as páginas que exibem um cadeado ou a indicação “https://” (em vez de “http://”) são, à partida, mais seguras.

EXPOSIÇãO EDUCAÇãO+FINANCEIRA EM ELVAS

A exposição de literacia financeira Educação+ Financeira, uma iniciativa da Universidade de Aveiro e da Caixa Geral Depósitos que está a

percorrer o País pelo terceiro ano consecutivo, vai estar em Elvas, a partir de amanhã e até

dia 28. Depois segue para Borba, de 5 a 7 de março. Embora tenha sido concebida

especialmente para jovens dos sete aos 17 anos, a exposição também está aberta (e

interessa) à população em geral.

DICAspErguntAs

AtIV

IDA

DE

FInAnçAs pEssOAIs

Um estudo realizado pela Kids Industries, em 2011, concluía que 15% das crianças entre os 3 e os 8 anos usam tablets e 9% até já têm um próprio. Em 2012, um quarto dos pais ofereceram aos filhos um smartphone, um iPod ou iPad, diz o site Schools.com. E os números continuam a subir. Por cá, a tendência também se regista. E para tal nasceu a Nave Especial e o concurso “Histórias Digitais Ilustradas”.

“O prémio está aberto a criadores nacio-nais, ilustradores, designers, escritores,

que podem enviar propostas para serem transformadas em apli-

cações digitais na área dos livros infantis”, explica ao mu André

Letria da editora de livros Pato Lógico, que criou este pro-

jeto com a produtora de conteúdos e aplicações digitais Biodroid.

O prémio foi apresentado durante a conferência “ABC da Edição Digital” que decorreu no final de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian. “O livro digital já é discutido há muito tempo. A maioria são livros de texto, sem as outras dimensões que acreditamosque podem e devem vir a ter. A conferência permitiu discutir onde podemos colocar o limite do ebook digital”, avança Tiago Ribeiro, da Biodroid. A promoção da leitura através do livro digital também estará em discussão. Será este o futuro das escolas? “Em alguns países já é o presente. Algumas matérias já são lecionadas inteiramente em suporte digital”, diz ainda.

A fronteira entre o livro e o jogo faz também parte do programa. “Pode haver a tentação do ilustrador em querer usar todas as ferramentas. E quando tudo se mistura, deixa de ser agradável. Perde-se o que é fundamental: a história”, diz ainda André Letria, sublinhando que o grande objetivo deste projeto é esse mesmo: manter a história e o que ela vale.

CONTAR HISTÓRIAS

DO PAPEL PARA O DIGITALJÁ OUVISTE FALAR NA NAVE ESPECIAL OU NO CONCURSO “HISTÓRIAS DIGITAIS ILUSTRADAS”? A IDEIA É DESAFIAR-TE A TI OU AOS TEUS AMIGOS QUE TÊM JEITO PARA O DESENHO OU PARA CRIAR HISTÓRIAS. FICA A SABER TUDO SOBRE O CONCURSO QUE VAI PÔR OS CRIADORES PORTUGUESES A TRANSFORMAR LIVROS PARA CRIANÇAS EM APLICAÇÕES DIGITAIS. FICA ATENTO QUE AINDA PODES CONCORRER! Por Patrícia Tadeia

põE nA tuA

AgEnDA!

28 FEVEREIRO A 1 MARÇOJORNADAS DE NUTRIÇãO

As II Jornadas de Ciências da Nutrição vão decorrer no

Grande Auditório do Instituto Superior de Ciências da Saúde

Egas Moniz, no Monte de Caparica. Organizadas pela Licen-

ciatura em Ciências da Nutrição, têm como principal objetivo

alertar para a problemática da obesidade em Portugal,

realçando o papel do nutricionista na sua prevenção.

A iniciativa vai contar com a presença de alguns convi-

dados de outras instituições nacionais que irão moderar,

apresentar e discutir cada um dos temas propostos.

PIRATAS DOS NEGÓCIOS EM LISBOA

A 3ª edição do Startup Pirates @ Lisboa já tem data marcada e, mais

uma vez, os participantes terão oportunidade de explorar ideias de negócio

arrojadas e inovadoras. A iniciativa do Daring Project tem como lema “Why

join the navy, if you can be a pirate?”, imortalizado por Steve Jobs. “O objetivo

primordial deste evento é juntar pessoas que querem explorar o seu potencial

e ser capitães do seu próprio destino. Os participantes terão oportunidade de

trabalhar ideias próprias de negócio, ou de outros participantes, e irão trabalhar

sempre em equipa, de forma a explorar as competências e experiência que

cada um traz das suas vivências, tanto profissionais como pessoais”, informa

a organização.

Sabe mais em

lisboa.startuppirates.org

facebook.com/startuppirateslisboa

2 A 9 MARÇO

news

25 F

EV 2

013

• 7

PUB

PROJETOS

A VOARMais de 6.000 estudantes, de mais de 100 nacionalidades diferentes, inscreveram-se no concurso

Fly Your Ideas 2013. Este é um concurso universitário internacional organizado pelo líder de fabrico

de aviões Airbus, em que as equipas de estudantes são desafiadas a desenvolver e apresen-

tarem novas ideias, com o objetivo de se obter uma indústria de aviação mais sustentável para

o futuro. “Esta edição teve o dobro de inscrições em relação à anterior, e inclui 9 equipas portu-

guesas que procuram garantir a oportunidade de trabalhar com os maiores talentos da aviação,

para desenvolverem as suas ideias e, quem sabe, ganhar um prémio de 30.000 euros”, informa

a organização ao mu. Este ano, os projetos apresentados devem basear-se nos seguintes temas:

energia, eficiência, crescimento a custos razoáveis, crescimento do tráfego aéreo, experiência dos

passageiros e políticas para a comunidade.

news

6.089inscrições

618equipas compreendidas

entre 3 e 5 estudantes

25 F

EV 2

013

• 7

Sabe mais emhttp://www.airbus.com/presscenter/pressroom/http://www.airbus-fyi.com/

INOVAÇãO A CONCURSO

A 21ª edição do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores está a receber candidaturas até 19 de abril de 2013. Os projetos/trabalhos devem enquadrar-se nas seguintes áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática e Química. Desenvolvido em Portugal desde 1992 pela Fundação da Juventude, este concurso nacional pretende incentivar um salutar espírito competitivo nos jovens (até aos 20 anos), através da realização de projetos científicos inovadores. O concurso culmina em maio, na VII Mostra Nacional de Ciência, que se vai realizar em Lisboa, de 30 de maio a 1 de junho, altura em que serão selecionados os vencedores e atribuídos os prémios.

Sabe mais em www.fjuventude.pt/jcientistas2013.

62nacionalidades

de participantes

25 F

EV 2

013

• 8 ZooM+

25 F

EV 2

013

• 8

APROXIMA-SE AQUELA ALTURA DO ANO POR QUE SEMPRE ANSEIAS. NÃO, NÃO SÃO AS FÉRIAS

DE VERÃO. MAS SIM AQUELAS FÉRIAS EM QUE SE REALIZAM AS VIAGENS DE FINALISTAS. E NADA

DE PENSAR QUE ESTE CONVÍVIO SÓ SE DESTINA AOS “MIÚDOS” (COMO ÀS VEZES LHES CHAMAS)

DO SECUNDÁRIO. A DIVERSÃO É PARA TODOS. E QUER SEJAS AMANTE DA NEVE OU DO CALOR,

NÃO TE VÃO FALTAR OPÇÕES. ATÉ HÁ UMA VIAGEM SÓ PARA MENINAS! DESCOBRE TUDO

NESTAS NOSSAS PÁGINAS! E PRONTO, DIVERTE-TE! Por Patrícia Tadeia

FAZ AS MALAS E BAZA!

REBEL VILLAGE, Salou

DE 16 OU 18 A 23 DE MARÇO

DESDE 229 EUROS

Por aí só se fala do Rebel Bingo. A festa que percorre o País,

mas cujos pormenores são conhecidos por poucos. Aliás, tudo

é feito meio às escondidas. E de forma camuflada. Mas aqui

contamos-te tudo sobre esta viagem bem diferente. Na Rebel

Village encontras um Resort de Bungalows com 27 hectares

com 24 horas de animação garantidas pela produtora das

Underground Rebel Bingo. Com o lema “Young, (very) wild &

free”, nesta viagem, contudo, há regras. Não são permitidos

estudantes chatos, estudar ou mentes fechadas.

Sabe mais em http://www.megafinalistas.com

AO mInutO

Tomás Linhares de Andrade,

direção de Operações, Megafinalistas

Como surgiu a ideia desta viagem

em modo Rebel Bingo?

A ideia surgiu depois de vermos o filme “Project X”

e de fazer algo diferente onde os alojamentos

também pudessem ser discotecas. Onde em

cada bungalow pode ser dada uma festa, e onde

estão todos concentrados num só local com

várias dinâmicas a acontecer.

Quantas inscrições já têm?

Até quando há inscrições?

Já temos duas mil e a data limite

é o dia 1 de março.

Quais as atividades que vão decorrer?

De tudo um pouco, desde beach

olympics (futebol, râguebi, vólei,

space hoper race, Miss & Mister

Rebel, etc.), Spring break contests...

SOUND PARK FESTIVAL, Palma de Maiorca

DE 25 A 30 DE MARÇO299 EUROS

Este é uma espécie de Festival Europeu de jovens universitários. Com base no famoso “Spring Break” realizado anualmente nos Estados Unidos, este é o “Spring Break” mais celebrado na Europa. Aqui promete-se um ambiente mágico, com 24 horas de música com DJ ao vivo, bandas, atrações desportivas, concursos, shows e muito mais. Este é o 5º ano consecutivo em que se realiza e conta com uma capacidade para mais de 10.000 pessoas.Sabe mais em http://soundparkfestival.com

25 F

EV 2

013

• 9

FAZ AS MALAS E BAZA! SUMOL SNOWTRIP 2013,Andorra/Pas de La Casa

DE 19 A 25 DE MARÇO389 EUROS

Esta é a 8ª edição da habitual Sumol Snowtrip. Aqui tens uma oportunidade única de experimentares algo diferente, único e totalmente original e de ter contacto com a neve e de experimentar desportos mais radicais e “cool” como o snowboard e o ski. De dia vais aprender a deslizar na neve e de noite é só diversão. Aqui vais encontrar mais de 3.000 portugueses!

Sabe mais em http://www.megafinalistas.com

PROCURA DIMINUI

“O nicho das viagens de finalistas universitários teve um decréscimo na ordem dos 40%”, diz ao mu Nuno Dias, da Slide In. “Deixou de ser uma tradição e apenas alguns cursos de algumas universidades grandes de Lisboa e Porto continuam a fazer viagem de finalistas. Dois fatores estão a contribuir para este decréscimo: os cursos passarem a ter 3 anos, o que aproxima a saída do ensino secundário ao final da faculdade (antes os cursos na sua maioria tinham 4/5 anos) e a atual crise económica”, acrescenta ainda.Apesar disso, a empresa continua a oferecer pacotes de viagens, como Cabo Verde, Tunísia, Palma de Maiorca, Benidorm e Benalmadena, ou a neve em Pas de la Casa. Já os destinos de longo curso como as Caraíbas e Brasil, “praticamente deixaram de ser procurados por causa da crise”, acrescenta.

Sabe mais em www.slideintravel.com

ROXY SNOWGIRLS 2013, Serra da Estrela

DE 8 A 10 DE MARÇO99 EUROS*

O maior encontro feminino de snowboard

da Europa está de volta e mais uma vez para

assinalar o Dia Internacional da Mulher. Aqui só

há meninas! É uma boa altura para aprenderes

a fazer snowboard ou simplesmente para falares

dos rapazes! O evento destina-se também a

quem já sabe um pouco da modalidade e quer

aperfeiçoar a sua técnica. E como nem só de

iniciantes se faz este evento, o ROXY Snowgirls

2013 acolhe, no dia 9, o Campeonato Nacional

de Snowboard Feminino, que vai contar com al-

gumas das melhores desportistas portuguesas a

competir por um prémio monetário de 800 euros.

Se és fã do chamado “surf na neve”, aproveita!

Inscreve-te já em [email protected].

Sabe mais em www.purofeeling.com

*O pack inclui alojamento (2 noites nos chalés

da montanha); forfait (2 dias); material técnico,

Snow Party, jantar convívio, alimentação

nas pistas, t-shirt e muitas surpresas! MAT

T GE

ORGE

S

123r

f

25 F

EV 2

013

• 1

0

Música

o disco

próximos concertos02 março – Teatro de Vila Real09 março – Centro Cultural de Belém, Lisboa13 março – Casa da Música, Porto14 março – Teatro Municipal de Bragança16 março – Centro Cultural Gafanha da Nazaré30 março – Casino da Figueira da Foz

THERE MUST BE A PLACEOS WE TRUST E OS BEST YOUTH ESTÃO JUNTOS EM DIGRESSÃO. MAS JUNTOS MESMO! UMA FUSÃO QUE NOS AJUDA A CONHECER E A PERCEBER UM NOVO IMAGINÁRIO PARA AS DUAS BANDAS PORTUGUESAS. Por Bruno Martins

O universo dos We Trust e dos Best Youth sempre pareceu andar de mãos dadas. André Tentúgal, nos We Trust, e Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas, nos Best Youth, são amigos há vários anos. Amigos de gostos na música em comum. É fácil perceber, nos discos que cada um dos grupos editou no ano passado, as influências da música pop-rock cuidada, harmo-niosa e melódica em tudo aquilo que fazem. “There Must Be A Place” é um fechar de fronteiras entre as bandas: ideia concretizada, primeiro, num disco e, agora, na estrada. Tudo começou no festival Optimus Alive, quando as duas bandas (que se popu-larizaram por temas como “Time (Better Not Stop)” e “Hang Out”) atuaram “no mesmo dia”. “Durante a tarde, no hotel, começámos a falar dos planos para o inverno e a ideia da tournée em con-junto veio ao de cima”, conta ao mu André Tentúgal. Mas a ideia cresceu: e se, em vez de se fazerem duas partes distintas num concerto, porque não partilhar as músicas uns dos outros e tocá-las em conjunto? “Não foi fácil chegar às canções que queríamos tocar. Foi difícil, sobretudo, chegar aos arranjos”, conta Tentúgal. “Só depois de percebermos o lugar-comum

das duas bandas é que nos conseguimos libertar dos arranjos originais. Depois disso, foi tudo natural.”Ed Rocha Gonçalves é muito elogioso para o trabalho das “harmonias e melodias” de André Tentúgal, que diz ter “uma intuição natural para

a composição”, além de uma “ideia diferente para a produção”. Já o líder dos We Trust salienta a voz de Catarina Salinas – “adoro ouvi-la a cantar as minhas canções!” –, mas também “as guitarras do Ed”, que ajudaram a perceber “como é que que as canções podem ser desconstruídas”.A digressão de “There Must Be A Place” já arrancou e vai percorrer uma boa parte do País. Dia 3 de março o grupo vai atuar no Auditório de Vila Real; depois dia 9 é a vez de irem a Lisboa, ao Centro Cultural de Belém; e dia 13 no Porto, com um

concerto na Casa da Música. No fim da digressão, cada uma das bandas regressa ao trabalho habitual, com a edição de discos prevista para breve. “Em 2014 talvez surja a hipótese [de um álbum feito em conjunto]. Mas vai sempre depender de como o público reagir”, conclui André Tentúgal.

O álbum homónimo desta banda recém-reunida está disponível para download grátis no site da Optimus Discos (www.optimusdiscos.pt).São oito temas interpretados por André Tentúgal (voz e guitarra acústica); Catarina Salinas (vozes); Ed Rocha Gonçalves (voz e guitarra elétrica), Fernando Sousa (baixo); Nuno Sarafa (bateria); e Sofia Ribeiro (voz e teclados).

UMA INTUIÇÃO NATURAL PARAA COMPOSIÇÃO

FAUS

TO S

ILVA

25 F

EV 2

013

• 1

1

PUB

25 F

EV 2

013

• 1

2 Música25 F

EV 2

013

• 1

2

A NOITE

by

Andreia Rocha Inês Andrade

Gosto muito de ir ao cinema. Mas custa-me pagar o bilhete, por isso, sempre que posso ou vou à borla através de passatempos ou oferecem-me.Lúcia Alves, 25 anos Irrita-me ir de estômago vazio para o cinema, levo sempre um balde grande de pipocas. Mas acontece-me sempre o filme começar e eu já comi tudo. Luís Trindade, 27 anos

No cinema é tudo bom, menos quando estão lá casais aos beijos que até fazem som.Alfredo Costa, 19 anos

Detesto não ter pipocas no cinema, não suporto miúdas aos risos por tudo e por nada ou daquele tipo de pessoas que diz uma piada seca depois de cada ator falar.Margarida Ferreira, 21 anos

chat

guestlist

wtf?

check-in

LISBOA, sexta-feira, 1 de março: - Fashion House no K’asa. Com Svehn, Ruuben K e Master G.- 2º Arraial do Cientista na Cidade Universitária. Com Vicentuna, DJ I Love Pimba Music, Arrebimba o Malho, The Lucky Strikers, Stereo-V e Karetus. Bilhetes na Associação dos Estudantes de Ciências.Sexta-feira, 8 de março: - Festa da Cerveja parte2, K’asa. Com Ruuben K e Master G.

PORTO, Quinta-feira, 28 de fevereiro: - IV Festa do Caju powered by Cidade FM. Com Cientuna, The Fucking Bastards, Sexy Sound System e DJ Van der Kellen. Bilhetes à venda na AEFCUP.Sábado, 2 de março: - Festa Welcome Erasmus 2013. Na discoteca Via Rápida com DJ Beachboy e Paulo Moura. Bilhetes: vê junto dos RP e da Reitoria da UP.Quinta-feira, 7 de março: - Queima de Inverno 2013, no Hard Club. Com atuação de Tunas, Quim Barreiros e Desperatos.

ESTÁS NA GUEST, NãO HÁ DESCULPAS PARA NãO SAÍRES.

JÁ OUVISTE AQUELE CONSELHO “SE BEBER NãO ENVIE SMS”?!

Jantar em late hour! Conhecemos um lugar que faz lembrar um antigo pub inglês, à porta fechada, qual ambiente dos filmes de espiões, e que serve um dos melhores Bifes de Lisboa. Até às três da manhã podes aparecer no Snob Bar na Rua da República, Príncipe Real.

Ir ao cinema é sempre uma boa escolha, um ótimo programa de início de noite, seja a dois, com um amigo ou um grupo deles. Mas há sempre o outro lado, ir ao cinema pode ser uma tortura quando estás “in love”, nunca sabes que filme estás a ver, nem o que os atores estão a falar, porque estás mais preocupado se ela te vai tocar na mão e aninhar-se a ti ou não. Ir com o melhor amigo é ter um balde de pipocas e ver quem é que o tritura primeiro e nos momentos mortos do filme falar da Maria que trocou o Manuel pelo Joaquim. Ir com um grupo é ocupar uma fila

inteira, comentar o filme todo e infernizar o cinéfilo que está na fila H no lugar 17. E no fim é certinho que algum funcionário vai entrar na sala e fazer SHIUUU. Na verdade, tu és dos que agradecem o escurinho do cinema para estar aninhado a alguém especial. Detestas a pessoa que se senta sempre a atrás de ti e mastiga as pipocas de boca aberta. Escolhes sempre a última sessão para evitar uma sala cheia e não corres o risco de ficar com um armário 2 por 2 no lugar da frente. Ir ao cin-ema é aproveitar diferentes momentos numa só noite. Vamos?!

VAMOS AO CINEMA? PARECE-TE BEM? Por Andreia Rocha

JÁ CHEIRA A FESTIVAISSIM, NÓS SABEMOS QUE AINDA ESTAMOS EM FEVEREIRO MAS OS GRANDES NOMES DOS FESTIVAIS DO VERÃO QUE AÍ VEM JÁ ANDAM NA CALHA. JOHN LEGEND, JAMIE CULLUM E CALVIN HARRIS SÃO ALGUNS DELES. FICA JÁ A CONHECER ALGUMAS DAS SURPRESAS QUE TE AGUARDAM NUM FESTIVAL PERTO DE TI! E MAIS: HÁ FESTIVAIS QUE ATÉ VÊM MAIS CEDO SÓ PARA TE ABRIR O APETITE.

EDpCOOLJAZZDE 4 A 27 DE JULHO, OEIRAS

John Legend, Diana Krall, Ana Moura, Jamie Cullum, Rufus Wainwright e Luisa Sobral são os primeiros nomes confirmados no edpcooljazz. John Legend será uma das estrelas da edição deste ano, estreando-se ao vivo em Portugal na noite de 27 de julho, no Parque dos Poetas – Estádio Municipal de Oeiras. Diana Krall sobe ao palco no dia 24 de julho e Rufus Wainwright “entra em jogo” no dia seguinte. Dia 26 é a vez de Jamie Cullum que tem um novo disco previsto para a primavera.

Sabe mais em www.edpcooljazz.com

vodafone paredes de couraDE 13 A 17 DE AGOSTO, PRAIA FLUVIAL DO TABOãO

O festival chega mais cedo e noutro local. A Praça D. João I, no Porto, vai receber o Warm-up Vodafone Paredes de Coura nos dias 12 e 13 de abril. Este aquecimento para o mítico festival conta com as atuações de Capitão Fausto, Everything Everything, Lee Ranaldo Band, Omar Souleyman, Sensible Soccers, Stealing Sheep, The Wedding Present e Veronica Falls, entre outros.

Sabe mais em www.paredesdecoura.com/

meo sudoesteDE 7 A 11 DE AGOSTO, NA HERDADE DA CASA BRANCA, ZAMBUJEIRA DO MAR

Cee Lo Green e Calvin Harris a 10 de agosto e Snoop Lion a 11 de agosto são as grandes surpresas! Empresário, produtor, ator, músico, entertainer, personalidade de TV, performer irrepreensível é assim Thomas DeCarlo Callaway, mais conhecido como Cee Lo. Na mesma noite sobe ao palco o DJ cujo mais recente disco se chama “18 Months” e sucede a “Ready for the weekend” de 2009 que chegou ao Nº1 em Inglaterra. No dia seguinte sobe ao palco aquele que passou do rap para o reggae, do Dogg para o Lion. Ele que diz que já não é o mesmo e que, em 2012, sentiu o verdadeiro chamamento da música e da cultura da Jamaica.

Sabe mais em sudoeste.meo.pt/cartaz

25 F

EV 2

013

• 1

3Música

AO mInutO

Nuno Soares, diretor da Casa das Artes de Arcos de Valdevez

Como está a correr esta 11ª edição do festival?De forma bastante positiva e dentro dos objetivos programados, relembrando que este não é um evento pensado na perspetiva de “music for the masses” (desculpem Depeche Mode pela referência), pelo que é propósito arriscar em programação alternativa, e não trabalhar no princípio obsessivo da “casa cheia”.

Voltando à primeira edição, qual o balanço que faz desta iniciativa?Onze anos volvidos o balanço é fantástico. Passaram por aqui quase 100 projetos musicais, a grande maioria ver-dadeiros marcos identitários da nova música portuguesa, sobretudo da última década. De Rádio Macau a Linda Martini, de Pop Dell’Arte a Moonspell, de Mão Morta a Dead Combo, de Deolinda a B Fachada, ou de Dealema a The Gift, passando por muitos outros, todos construíram, com o seu profissionalismo e criatividade, momentos memo-ráveis, possíveis somente no intimismo e na proximidade do “Sons”. Pelas razões de saudade óbvia, relembro o João Aguardela e A Naifa em 2005; o “Sons” é também o espaço da memória, ou melhor, das várias memórias...

Como se define este festival?É uma mostra de música moderna portuguesa muito mais que um festival. O festival é uma filosofia muito de “veraneio”, concentrada em períodos relativamente curtos de tempo, com amálgamas de gente, grandes palcos, muita cerveja, cachorros e celebrações gregárias em grande escala.

AgEnDAQuinta-feira, 28 de fevereiroSAMUEL ÚRIA, FNAC COLOMBO (LISBOA), 21H.ENTRADA GRÁTIS

É um dos grandes talentos da escrita de canções em Portugal. O novo disco, “Grande Medo do Pequeno Mundo”, editado dia 25 de fevereiro, vem mais uma vez prová-lo: treze canções impecavelmente trabalhadas na companhia de outros talentos na voz: Márcia, António Zambujo, Manel Cruz ou Miguel Araújo.

Sexta-feira, 1 de marçoYO LA TENGO, AULA MAGNA (LISBOA), 21H.A PARTIR DE €24

O trio norte-americano regressa a Portugal para mostrar as canções do novo e excelente “Fade”: Georgia Hubley, Ira Kaplan e James McNew são dos maiores tesouros da cena indie, com uma longevidade impressionante, renovação de ideias e con-sistência. Do noise-rock às baladas ao piano: ao gosto do freguês.

Sexta-feira, 1 de marçoCAPICUA, PLANO B (PORTO), 22H.PREÇO: €6

A MC – nós gostamos de lhe chamar a Abelha Rainha do hip hop “tuga” – está a apresentar as canções da sua nova mixtape, “Capicua Goes West”, a partir de beats dos discos de Kanye West. Oportunidade para se conhecerem os novos temas e também rever extraordinários temas da “Maria Capaz”, como “Casa no Campo” acompanhado à guitarra por Mistah Isaac.

JÁ LÁ VÃO 11 ANOS DESDE A PRIMEIRA VEZ. O FESTIVAL SONS DE VEZ ESTÁ DE VOLTA À CASA DAS ARTES DE ARCOS DE VALDEVEZ, COM CONCERTOS QUE DURAM ATÉ 23 DE MARÇO. DO HIP HOP AO JAZZ, DA ELETRÓNI-CA AO BLUES. DEPOIS DOS AMOR ELECTRO, VALTER LOBO E DOS SUPERNADA, EM MARÇO, A FESTA CONTINUA. NO DIA 2, É A VEZ DE MUNDO SEGUNDO E SAM THE KID, QUE SE APRESENTAM EM LIVE ACT PARA MAIS UMA SESSÃO DE SOUNDCLASH. O MU FALOU COM ELES SOBRE ESTA “BATALHA” DE TITÃS. Por Patrícia Tadeia

FESTIVAL SONS DE VEZ VOLTA

O que é que o público pode esperar deste live act?Podem esperar uma batalha sem igual entre 2 amigos produtores que arquitetaram grande parte da história do hip hop nacional durante mais de uma década, e em simultâneo uma viagem no tempo que nos levará ao encontro desses inúmeros clássicos instrumentais de diferentes artistas que ambos produzimos ao longo dos anos. Haverá ainda espaço para uma Jam Session com beats compostos em tempo real e totalmente improvisados na altura.

Atualmente, o Sam está mais focado no trabalho com Orelha Negra. Este live act é uma exceção ou podemos esperar mais?Este live act começou por ser uma celebração de instrumentais antigos e no seu formato de batalha saudável acabou por culminar num trabalho a dois que será divulgado em breve.

Quais são as expetativas para esta colaboração?As expetativas são acima de tudo ambos nos divertirmos e trazer-mos algo de novo ao público fazendo aquilo que mais gostamos, rimar e produzir, tudo isto num ambiente intimista que proporciona

momentos únicos que por vezes só acontecem quando estamos nós a criar. Desta vez transportamos isso para o palco. Em termos individuais, os Dealema estão a trabalhar num novo disco? Como está a correr? E do lado do Sam the Kid podemos contar com um novo disco em breve? Como será?Mundo Segundo: De momento, os Dealema ainda estão em fase de gravação, este álbum vai ser um pouco diferente dos anteriores pois contará com inúmeras participações de peso (nacionais e internacionais), tanto na produção como na parte vocal. Normalmente somos um pouco reservados em relação aos participantes, mas desta vez o espectro será bastante alargado. Sam the Kid: Estou neste momento a acabar um disco a solo instrumental, um outro projeto com o Mundo Segundo, e só depois me irei focar no meu álbum a solo. Estou sempre a recolher ideias para os meus discos, mas ainda é muito cedo para dizer como será o meu próximo trabalho a solo como rapper.

08 de março - Fast Eddie Nelson e Thee Chargers16 de março - Black Bombaim 23 de março - Kiko e os The Jazz Refugees

próximos concertosFestival Sons de Vez

FOTO

S: D

R

25 F

EV 2

013

• 1

4

culturaUMA FOTO QUE LHE MUDOU A VIDA

É PORTUGUÊS E ATÉ JÁ FOTOGRAFOU PARA O MU. DANIEL RODRIGUES TEM 25 ANOS E VENCEU O PRIMEIRO PRÉMIO DA CATEGORIA “VIDA QUOTIDIANA” DO CONCURSO DE 2013 DO WORLD PRESS PHOTO. DIZ-SE DA FOTOGRAFIA QUE FOI CAPTADA NUM ‘CAMPO DE FUTEBOL’ IMPROVISADO NUM TERRENO QUE, NO TEMPO

COLONIAL, FOI OCUPADO PELO EXÉRCITO PORTUGUÊS. DANIEL RODRIGUES ESTÁ DESEMPREGADO DESDE SETEMBRO E ATÉ TEVE DE VENDER O SEU MATERIAL DE TRABALHO PARA QUE PUDESSE SOBREVIVER. AGORA SÓ ESPERA QUE O PRÉMIO LHE TRAGA “TRABALHO”. O MU FALOU COM ELE. Por Patrícia Tadeia

O que sentiste quando soubeste que tinhas recebido o prémio?Eu estava a preparar tudo para uma nova viagem à Guiné, nova-mente em missão humanitária. Um colega ligou-me e na altura não acreditei. Pensei que ele estava a gozar comigo. Porque con-corri com esta foto, mas para a categoria de desporto, e o prémio foi atribuído noutra, na “Daily life”. E depois, nunca na vida pensei que fosse ganhar. Foi a primeira vez que concorri.

Quando foi essa viagem?Foi há um ano. Sempre tive uma grande vontade de ir lá em missão, para fotografar e ajudar. Na altura contactei-os e paguei a viagem. E desde então ficámos amigos. Aliás, eles convidaram-me outra vez para ir em março com eles.

Quando em setembro ficaste desempregado, vendeste a máquina e todo o material. O que leva um fotógrafo a vender aquilo que é o seu ganha-pão?Quando vi que o dinheiro que tinha de lado acabou e tinha contas para pagar à mesma, tive que arranjaruma solução. Tinha de pagar o carro, o IVA, o IRS. E, sinceramente, naquela altura queria era ter trabalho, foi muito complicado. Só pensei que vendia o material fotográfico para trabalhar noutra área qualquer e depois

investir para comprar uma máquina nova. Foi preciso ter coragem. Mas teve de ser.

Sei que agora já recebeste propostas de trabalho...Sim, tenho que as analisar e ver o que é melhor para mim!

Mas já tens máquina!Sim, a Canon ofereceu-me uma máquina objetiva e o BES o resto do material.

E agora, o que mudou? Já não vais fotografar para o mu (risos)?Muita coisa vai mudar. Mas o Daniel de antigamente é o mesmo de agora. E se conseguir e tiver tempo e precisarem de ajuda podem sempre contar comigo! Não sou uma estrela, nem gosto de ser chamado assim!

A fotografia que lhe valeu um prémio no valor de 1.500 euros foi tirada em março do ano passado, enquanto acompanhava uma mis-são humanitária na Guiné-Bissau.

Daniel Rodrigues cola-

borou com o mu

como fotógrafo no Fes-

tival Marés Vivas 2012

AgEnDA de teatro“HÁ MUITAS RAZÕES PARA UMA PESSOA QUERER SER BONITA”COM ANA GUIOMAR, JORGE CORRULA, SARA PRATA E TOMÁS ALVES.TEATRO ABERTO, LISBOA EM CENA ATÉ 31 DE MARÇO

Aqui há encontros e desencontros, umas verdades e outras mentiras e o binómio entre ser e parecer. O mu foi assistir e conta-te como foi.

“A tua cara, Xana, é normal.” Esta é uma frase que quase de certeza daria pano para mangas para qualquer casal, fosse qual fosse o nome do elemento feminino. Provavelmente ela explodiria, enquanto ele se multiplicaria em desculpas e formas de explicar o inexplicável. E é assim em “Há Muitas Razões Para Uma Pessoa Querer Ser Bonita”, peça criada a partir do original “Reasons To Be Pretty” de Neil Labute e que conta com a encenação de João Lourenço.

Na história temos dois casais. Um Rui que gosta da Xana tal como ela é, e uma Xana que gostava que ele a achasse bonita. Depois há o Daniel, um playboy com namorada, a Carla, mas que não resiste a um rabo de saias, e uma Carla que se queixa de ser demasiado atraente. As matinés dos dias 3 e 18 de março (pelas 16h) serão especiais. Finda a represen-tação, o público será convidado a participar numa conversa com a equipa artística do espetáculo sobre a temática da peça, dramaturgia, cenário, trabalho de atores.

“Casa de Campo”Com Joaquim Nicolau, Miguel Raposo, Ricardo Raposo, Maria Leite, Rita Rodrigues, e a participação especial de Manuel Cintra.Teatro Villaret, LisboaEm cena até 30 de março

“Anteontem”Com Jorge Delgado e Pedro Miguel DiasContagiarte, Porto De 28 de fevereiro a 2 de março, 22h

“Broadway Baby” A História do Musical AmericanoDe Henrique Feist, acompanhado ao piano por Nuno Feist.Digressão pelo País.

DANI

EL R

ODRI

GUES

25 F

EV 2

013

• 1

5

wHat’s new

tEstEmunHOsRECEITA DE LASANHA BOLONHESAIngredientes:400g carne de vaca picada | 350g massa de lasanha | 1 cebola | 4 dentes alho | 4 tomates maduros | 2 cenouras | manjericão | 1 pacote polpa de tomate | gengibre (1 colher de chá) | açúcar (2 colheres de chá) | 150g queijo parmesão (ralado) | orégãos secos (1 colher de sopa) | 5dl molho bechamel | sal e pimenta (a gosto)

Preparação:Refogar a cebola, alhos e cenoura picadas em azeite e deixar alourar.Retirar a pele (dar um golpe em cruz na parte inferior, colocar em água a ferver durante 2 min, mergulhar em água fria para que pare a cozedura) e sementes aos tomates.Adicionar os tomates pelados e sem sementes ao refogado, juntamente com carne temperada (sal e pimenta), a polpa de tomate e o manjericão.Juntar o gengibre em pó, o açúcar e os orégãos.Deixar cozinhar 10 min em lume brando.

Montagem:Intercalar folhas de massa de lasanha com carne até ao cimo, começando e acabando com a massa de lasanha.Cobrir com o molho bechamel e polvilhar com o queijo parmesão ralado.Levar ao forno a 200ºC durante 25 minutos.

www.facebook.com/[email protected]

De certeza que, agora que já não tens a comidinha da mamã todos os dias, não te importavas nada de aprender mais sobre os segredos da cozinha. A pensar nisso, convidámos os chefs da mirepoix, Carlos Pedro e Vasco Costa, a dar-te umas dicas! Aqui vais aprender receitas rápidas e fáceis de confecionar, para que possas convidar os teus amigos lá para casa e fazer um brilharete!

ÉS O CHEF LÁ DE CASA?

O INVERNO PODE SER PSICOLÓGICO?Será que o inverno pode ser psicológico? A Sumol reinventa o verão Limão, com uma nova campanha que desafia os seus consumidores a viver o verão 365 dias por ano e a experimentar o sabor mais refrescante da gama: Sumol Limão! A campanha tem como slogan: “É da tua cabeça, o cinzento não é cor. O frio não é frio e a chuva molha parvos.” Assim, para a Sumol, o inverno é psicológico e, para o provar, nada como fazer um filme alusivo ao verão e veiculá-lo quando todos já estão cansados de tanto frio e chuva. Esta campanha potencia os sentimentos e os sabores da estação mais quente do ano. Assim, o sabor limão é protagonista complementando esta relação com a sua frescura. Os filmes – 30’’, 10’’ e duas versões de 5’’ – estarão no ar até ao final do inverno, 20 de março, nos canais generalistas e cinema.

SEPHORA: HOT NOWA pensar numa oferta cada vez mais inovadora, trendy e com o melhor design, a Sephora lançou HOT NOW, uma seleção mensal dos produtos mais desejáveis, eficazes e bonitos... numa palavra: HOT. Entre os produ-tos podes encontrar um Verniz Manicure Expert – Expert Manucure. A Sephora aumentou a sua gama de 16 vernizes Manicure Expert com 7 novas cores-tendência. A gama Manicure Expert alia cor e brilho com a vantagem de um serúm super poderoso que cuida das unhas. Entre os produtos podes en-contrar ainda uma nova coleção de sombras, lápis, khôls e um kit para sobrancelhas! A gama culta da Sephora reinventa-se numa nova geração de 77 sombras de cores intensas e longa duração, declinada em 4 efeitos, para variar conforme o gosto: mate, nacarado, brilhante e o novo efeito espelhado. Diz adeus à monotonia!

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA DE SABORA Pernod Ricard apresenta ODDKA® by Wyborowa uma nova marca de vodka de sabores criada a partir da experimentação e mixologia molecular, produzida na Polónia pela Wyborowa Company, que agora chega a Portugal num exclusivo mundial

do sabor ODDKA BLACK. ODDKA BLACK é uma bebida espirituosa com aroma de frutos silvestres, o que explica a cor negra que lhe dá nome, desenvolvida para inspirar a experimentação e o apreciar de cada momento, oferecendo uma experiência única de sabor, algo que se eleva quando consumida de forma responsável com os amigos.

C&A NA PRIMAVERA-VERãO 2013 Na próxima estação descobre a coleção C&A inspirada nas cores de plantas exóticas. Estampados allover com highlights em néon caraterizam um ambiente de festival e celebração. Evidencia-se por dois grandes temas da moda. Com a sua típica descontração, a clip art, inspirada no street-look dos anos 90, dirige-se, sobretudo, a ti que te interessas por moda. Predominam os tons azuis e verdes com acentos em prata metálica, violeta e amarelo, assim como estam-pados gráficos patchwork, como, por exemplo, blocos em tiras. O Synthetic é um tema bastante mais feminino, que inclui uma silhueta fluída e semitransparente, com tons sorvete, que contras-tam com pink e laranja fluorescentes, providenciando acentos fortes em estampados e cores.

25 F

EV 2

013

• 1

6PUB