Destaque janeiro a março 2010

1
Destaque do mês Janeiro/Março Novidades arqueológicas Serra de Carnaxide - Via F Nem só de sítios conhecidos há muito, vive a Arqueologia da Amadora. Por vezes, quando menos se espera, novos locais surgem, com realidades inesperadas e inacreditáveis. O ano de 2009 foi profícuo nestes acontecimentos, e a Serra de Carnaxide o centro das atenções. Foi lá, que desde Fevereiro decorreram, sob a coordenação do Museu Municipal de Arqueologia, os trabalhos de acompanhamento da obra que aí decorria. Num terreno que permite o domínio da entrada do Estuário do Tejo, implantado em pleno complexo vulcânico de Lisboa e por isso repleto de bons solos agrícolas e sabendo-se, desde 1988 que tinha evidências de grupos Paleolíticos, eram mais do que muitas as razões, para que também outros, tivessem escolhido esta Serra para habitar, explorar ou mesmo … Sepultar. Ao longo de nove meses de trabalhos, foram descobertos vestígios da presença humana de diversas épocas, em três locais distintos do terreno, para além de se aprofundar o conhecimento sobre a presença Paleolítica. O sítio que maiores novidades trouxe, recebeu a designação de Via F, por se localizar num dos cortes da referida via quando foi identificado, destacou-se quer pela dimensão dos vestígios, quer pela amplitude cronológica revelada. O que aparentava ser o resto de uma parede “antiga”, revelou ser a ponta de algo inédito e único, neste território sempre pronto a surpreender. Encostado a um alinhamento de basaltos cravados no solo, numa camada de abandono do sítio, surgiu uma das peças cerâmicas mais completas de toda a escavação, um pote, em cerâmica comum de perfil sinuoso e colo baixo. A sua integração cronológica é difícil, alguns autores atribuem-lhe cronologias dos últimos anos do século I a inícios do século II (Nolen, 1985) e outros de finais do século V, primeira metade do século VI (Cunha,2008), o que em teoria são ambas plausíveis comparando com os outros materiais a que foi possível conferir cronologias. Pote cerâmico Pote cerâmico Escavação Via F Escavação Via F NÚCLEO MUSEOGRÁFICO DO CASAL DA FALAGUEIRA MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA

description

Pote cerâmico

Transcript of Destaque janeiro a março 2010

Destaque do mês

Janeiro/MarçoNovidades arqueológicasSerra de Carnaxide - Via F

Nem só de sítios conhecidos há muito, vive a Arqueologia da Amadora. Por vezes, quando menos se espera, novos locais surgem, com realidades inesperadas e inacreditáveis.O ano de 2009 foi profícuo nestes acontecimentos, e a Serra de Carnaxide o centro das atenções. Foi lá, que desde Fevereiro decorreram, sob a coordenação do Museu Municipal de Arqueologia, os trabalhos de acompanhamento da obra que aí decorria.Num terreno que permite o domínio da entrada do Estuário do Tejo, implantado em pleno complexo vulcânico de Lisboa e por isso repleto de bons solos agrícolas e sabendo-se, desde 1988 que tinha evidências de grupos Paleolíticos, eram mais do que muitas as razões, para que também outros, tivessem escolhido esta Serra para habitar, explorar ou mesmo … Sepultar.Ao longo de nove meses de trabalhos, foram descobertos vestígios da presença humana de diversas épocas, em três locais distintos do terreno, para além de se aprofundar o conhecimento sobre a presença Paleolítica.

O sítio que maiores novidades trouxe, recebeu a designação de Via F, por se localizar num dos cortes da referida via quando foi identificado, destacou-se quer pela dimensão dos vestígios, quer pela amplitude cronológica revelada.O que aparentava ser o resto de uma parede “antiga”, revelou ser a ponta de algo inédito e único, neste território sempre pronto a surpreender.Encostado a um alinhamento de basaltos cravados no solo, numa camada de abandono do sítio, surgiu uma das peças cerâmicas mais completas de toda a escavação, um pote, em cerâmica comum de perfil sinuoso e colo baixo.A sua integração cronológica é difícil, alguns autores atribuem-lhe cronologias dos últimos anos do século I a inícios do século II (Nolen, 1985) e outros de finais do século V, primeira metade do século VI (Cunha,2008), o que em teoria são ambas plausíveis comparando com os outros materiais a que foi possível conferir cronologias.

Pote cerâmico

Pote cerâmico Escavação Via F

Escavação Via F

NÚCLEO MUSEOGRÁFICO DO CASAL DA FALAGUEIRAMUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA