Destaques de Sustentabilidade Corporativa em 2013 · 2017-11-15 · Sustentabilidade, geralmente,...

15
Destaques de Sustentabilidade Corporativa em 2013

Transcript of Destaques de Sustentabilidade Corporativa em 2013 · 2017-11-15 · Sustentabilidade, geralmente,...

Destaques de Sustentabilidade Corporativa em 2013

Dentro Frente

Sustentabilidade, geralmente, trata-se de criar ou fazer menos: menos resíduos, menos emissões, menos impactos. Mas na UPS, nós estamos Comprometidos com Mais. Em todos os aspectos da nossa empresa, nós lutamos para fazer mais, seja entregando encomendas com mais eficiência, criando mais conexões ao redor do mundo ou encontrando maneiras de agir e retribuir. Através destas conexões, nós podemos fazer mais pelo meio ambiente, para os nossos clientes e para as nossas comunidades ao redor do mundo.

Declaração Executiva

2000 20172013

Meta para 2017: 1 bilhão de milhas percorridas desde 2000

Indicador-Chave de Desempenho: Milhas Percorridas com Combustível Alternativo e Tecnologia Avançada

...e 130,5 milhões de litros de combustível convencional não utilizados

Em 2013: 350 milhões de milhas percorridas...

02 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 03

Nosso mundo está mudando de forma extraordinária. Ideias transformadoras e tecnologias inovadoras estão fortalecendo as classes consumidoras no mundo e permitindo que pessoas se conectem aos mercados de novas maneiras com muita eficiência. Estas tendências também auxiliam uma crescente população mundial e abastecem as demandas de recursos que a acompanham. Aproximadamente, um bilhão de pessoas de economias em desenvolvimento estão agora ingressando no mercado de bens e serviços e, segundo algumas estimativas, haverá 2,5 bilhões de pessoas a mais no planeta em 2050 do que há hoje em dia.

A confluência destes desenvolvimentos levanta a questão de sustentabilidade mais importante de nossos tempos: Como satisfazer a necessidade de todos da maneira mais eficiente e responsável? Tal desafio exige inovação contínua, uma perspectiva global e um foco claro sobre o que mais importa.

Em 2013 a UPS demonstrou ter os três. Este relatório detalha como inovamos, adaptamos, colaboramos e executamos de acordo com nossas prioridades de sustentabilidade.

Ao longo do ano, lançamos o ORION, a inovação mais recente que foi resultado dos nossos esforço contínuos para nos tornarmos mais eficientes. Realinhamos nossas operações internacionais, assim atendemos melhor a demanda dos mercados emergentes que precisam de opções de uso eficiente de recursos para se conectar ao resto do mundo. E nós continuamos

a expandir nossa frota de veículos com combustível alternativo e tecnologia avançada. Estamos trabalhando para dirigir 1 bilhão de milhas (cerca de 1,6 bilhões de km) nestes veículos até o final de 2017.

Também conduzimos uma análise global para aprofundar a nossa compreensão de nossos impactos na economia e no meio ambiente, e para melhor orientar os nossos programas e prioridades de sustentabilidade. Como resultado, este Relatório oferece um foco maior do que os dos anos anteriores. Estamos nos concentrando nos aspectos materiais, conforme definido pelo âmbito do novo Relatório Global de Iniciativas G4. A UPS é uma das primeiras grandes empresas nos Estados Unidos a relatar de acordo com a opção "Compreensiva", a mais rigorosa do G4.

A maioria dos Indicadores-Chave de Desempenho que apresentamos nos Relatórios antigos permanece relevante à estrutura G4, e nós continuamos a relatá-los com o mesmo nível de transparência e detalhes. Nós estamos no prazo, ou adiantados, para atingir a maioria das nossas metas. Em muitos casos, este progresso é o resultado de iniciativas estratégicas que implementamos anos atrás e que nos permitem definir metas novas e mais ambiciosas para o futuro. Um exemplo-chave é a meta do índice de intensidade de transporte de 2016, que fornece uma medida compreensiva da nossa eficiência de emissões de Gases Estufa (GHG). Nós superamos a meta tanto em 2012 como em 2013 e, como resultado, estamos dobrando-a para atingir uma redução de 20 por cento em nossa intensidade mundial de GHG, até o nosso novo ano-alvo de 2020.

Através da The UPS Foundation, nós também reafirmamos nosso compromisso filantrópico com as comunidades ao redor do mundo em 2013. A UPS e seus funcionários contribuíram com 102 milhões de dólares e prestaram 1,8 milhão de horas em serviços voluntários. Para ajudar as pessoas carentes, auxiliamos com 250 envios humanitários em 46 países e investimos no aumento da resiliência das comunidades para o futuro.

Expandimos nosso programa ambiental característico e agora nos comprometemos a plantar 1 milhão de árvores adicionais ao redor do mundo, além das 1,3 milhão já plantadas. Os funcionários da UPS também continuaram a compartilhar sua experiência em segurança na estrada com adolescentes e motoristas iniciantes ao redor do mundo, para tornar as comunidades que servimos um lugar mais seguro para todos.

Olhando para o futuro, nossas prioridades de sustentabilidade permanecem inalteradas. A UPS faz uma contribuição vital para a prosperidade mundial, através dos empregos que criamos e do nosso suporte a empreendedores e pequenas empresas ao redor do mundo. Como um dos maiores fornecedores globais de logística, esforçamo-nos para contribuir com a prosperidade mundial tão eficientemente quanto possível e estamos orgulhosos de que, pelo segundo ano, o volume da nossa rede cresceu a uma taxa maior que o das nossas emissões. Continuaremos a adaptar e fazer investimentos, para sermos ainda mais eficientes no futuro.

Em última instância, é o nosso pessoal que conduz nossa estratégia. Continuamos a investir em seu treinamento e desenvolvimento, sua saúde e bem-estar, e na riqueza da sua diversidade. De muitas maneiras, a UPS é um espelho da sociedade que servimos e estamos fazendo a nossa parte para torná-la mais sustentável.

Scott DavisPresidente e Diretor Executivo (CEO)

Reduzimos nossas emissões absolutas de carbono, novamente

Pelo segundo ano consecutivo, nós entregamos mais bens aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, geramos menos emissões. Em 2013, nossas emissões totais de gases estufa diminuíram em 1,5 por cento, em comparação a 2012, enquanto nosso volume de operações de pacotes globais aumentou 3,9 por cento, comparando-se entre os mesmos anos. Nós atingimos esta redução de carbono executando nossa estratégia mundial de redução de gases estufa, incluindo inovações como o ORION e a nossa frota de veículos com combustível alternativo e tecnologia avançada (consulte as páginas 16-21).

O ORION chegou

A nossa nova tecnologia proprietária chamada ORION apareceu entre os destaques de alta tecnologia, quando foi lançado em 2013. O ORION aplica algoritmos avançados para personalizar dados de mapas, fornecendo aos motoristas de entrega conselhos sobre rotas otimizadas. Quando a implementação do ORION for concluída, esperamos que ele nos ajude a poupar milhões de galões de combustível e evitar milhares de toneladas de emissões de CO2 anualmente, ao mesmo tempo em que ajudará em nosso crescimento empresarial e proporcionará serviços ainda melhores aos clientes.

Continuamos entregando aos que mais precisam

Em 2013, nossas doações e ajuda em dinheiro para assistência humanitária totalizaram 7,5 milhões de dólares, possibilitando 250 envios humanitários em 46 países. Doamos 1 milhão de dólares para a ajuda pós-tornado nas Filipinas; e os voos de jatos da UPS carregaram cerca de 6.800 kg de ajuda médica e 20.000 lonas para a construção de abrigos de emergência. Para ajudar as famílias forçadas a sair de suas casas na Síria, a UPS doou um voo de um jato das Companhias Aéreas UPS para carregar cerca de 100 kg de ajuda médica.

Estamos aumentando nossa frota de Gás Natural

Em 2013, nossa frota de veículos com combustível alternativo e tecnologia avançada cresceu drasticamente, liderada por tratores de trabalho pesado abastecidos por gás natural liquefeito (LNG). Ao final do ano, tínhamos 249 tratores LNG na estrada e tudo preparado para implantar mais de 1.000 em 2014. Estes veículos movidos à gás natural são uma parte-chave dos nossos esforços para dirigir até 1 bilhão de milhas com nossos veículos com combustível alternativo e tecnologia avançada até o final de 2017, além de reduzir o uso do combustível convencional.

Boeing 747 voando sobre Seattle, Washington, EUA

Destaques de 2013

Estamos dobrando nossa meta para a intensidade de carbono no transporte

Nosso Índice de Intensidade de Transporte mede nossas emissões de gases estufa (GHG) advindos do transporte, com relação ao volume de embarque, usando os resultados de 2007 como uma base para obter melhorias. Nossa meta para este Indicador Chave de Desempenho era uma redução anual de 10 por cento até o ano de 2016. Nós ultrapassamos esta meta em 2012 e 2013, portanto estamos dobrando-a. Agora queremos atingir uma redução de 20 por cento até 2020. Este Indicador Chave de Desempenho cobre 96 por cento de todas as emissões de Escopo 1 e 2 de CO2e que geramos ao redor do mundo. Em 2013, atingimos uma redução de 13,4 por cento, a partir dos resultados de base.

FATOS DA UPS– 2013

UPS

FUNCIONÁRIOS (em 30/09/13, período integral e parcial, excluindo contratações de contingente)

397.655 (320.590 nos EUA; 77.065 internacionais)

INSTALAÇÕES OPERACIONAIS NO MUNDO

2.700

PAÍSES E TERRITÓRIOS Mais de 220

ENCOMENDAS ENTREGUES 4,3 bilhões

CLIENTES DIÁRIOS (Média) 9,4 milhões

PONTOS DE ACESSO AO VAREJO 73,500

FROTA DE ENTREGA Mais de 100.000 veículos

AERONAVES EM SERVIÇO 625 (237 das Companhias Aéreas UPS, 388 fretadas)

04 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 05

REALIZAÇÕES2013

INICIATIVA FLORESTAL MUNDIAL DA UPS: O PRÓXIMO MILHÃO DE ÁRVORESNós iniciamos o 10º aniversário do nosso Mês Global do Voluntariado nos comprometendo a plantar outro 1 milhão de árvores ao redor do mundo, além do 1,3 milhão plantado em 2012 e 2013.

O UPS ROAD CODE™ CHEGA NA CHINAO programa Road Code da UPS ensina técnicas de direção segura para motoristas iniciantes em cinco países. O último é a China, onde os funcionários voluntários ajudaram a lançar o programa em Xangai, em 2013.

O UPS MY CHOICE™ FEZ SUCESSO ENTRE OS CLIENTESUltrapassamos a marca de 7 milhões de registros de clientes no UPS My ChoiceTM, um serviço inovador que permite que os destinatários especifiquem a data e os locais de recebimento – e nos ajudem a economizar energia.

ORGANIZAÇÃO DE MERCADOS EMERGENTESOs países com mercados emergentes precisam de opções de logística com maior eficiência de recursos e nós estabelecemos uma nova equipe de gerentes seniores para entregá-las aos mercados emergentes no mundo inteiro.

DISTRITO ISMEACriamos um novo distrito operante no subcontinente indiano, no Oriente Médio e na África (ISMEA): três regiões que compartilham o crescimento no comércio e no desenvolvimento, que podemos ajudar a tornar mais sustentáveis.

AQUISIÇÕES ESTRATÉGICASA UPS tornou-se a primeira empresa de entrega expressa mundial a ter uma subsidiária integral no Vietnã. Nós também expandimos as nossas capacidades para atender ao cliente, com aquisições na Hungria e na Costa Rica.

COMUNIDADES RESILIENTESNós fornecemos 7,5 milhões de dólares em ajuda humanitária e assistimos com 250 envios humanitários em 46 países, todos focados em ajudar as comunidades locais a se prepararem para ou a se recuperarem de desastres.

UMA POSIÇÃO LÍDER NA DIVULGAÇÃO DE CARBONOPelo terceiro ano consecutivo, nós recebemos 99 de 100 pontos, em questão de divulgação voluntária de emissão de carbono, além de atingirmos uma posição líder no Índice de 500 Lideranças Mundiais em Divulgação Climática (CDLI) da CDP. Recebemos também um "A-" por nosso desempenho com o carbono.

LIDERANÇA NO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADEA UPS é uma das primeiras grandes empresas nos Estados Unidos a relatar no nível "Compreensivo" das novas diretrizes desenvolvidas pela Iniciativa de Relatórios Globais G4.

CR Magazine

FORTUNE Magazine THE CIVIC 50

CR Magazine "100 Melhores Cidadãos Corporativos"A UPS foi nomeada um dos "100 Melhores Cidadãos Corporativos" da CR Magazine pelo 4º ano consecutivo e nos classificamos, novamente, em 1º lugar na categoria Mudança Climática.

Câmara Americana de Fundação Comercial Prêmios aos CidadãosA UPS foi nomeada o Melhor Administrador Corporativo, o mais alto reconhecimento concedido pelo programa anual "Prêmios aos Cidadãos" da Câmara Americana de Fundação Comercial.

FORTUNE Magazine"Empresas Mais Admiradas do Mundo"A UPS foi novamente votada por empresários como sendo uma das "Empresas Mais Admiradas do Mundo", de acordo com a Fortune Magazine. A UPS está nesta lista por mais de 20 anos.

InterbrandMelhores Marcas Verdes, Melhores Marcas GlobaisA Interbrand classificou a UPS entre suas "Melhores Marcas Verdes Globais", e nós também fomos incluídos na lista "Melhores Marcas Globais" da Interbrand pelo 9º ano consecutivo.

THE CIVIC 50 As Empresas que Mais Pensam na ComunidadeA UPS foi identificada pelo The Civic 50 como uma das empresas que mais pensam na comunidade nos Estados Unidos.

Ethisphere Institute "Empresas Mais Éticas do Mundo"Pelo 7º ano consecutivo, a UPS foi uma das "Empresas Mais Éticas do Mundo" reconhecidas pelo Ethisphere Institute, pela qualidade da ética e dos programas de conformidade.

Índices de Sustentabilidade Dow JonesNo Mundo e na América do NorteA UPS foi selecionada como um constituinte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones e foi incluída no Índice da América do Norte pelo 9º ano consecutivo.

CDPÍndice de 500 Lideranças Globais na Divulgação ClimáticaPelo 3º ano consecutivo, a UPS recebeu uma das maiores pontuações no mundo no ranking das 500 Lideranças Globais na Divulgação Climática da CDP, com 99 pontos de 100.

Reconhe-cimento pela Responsa-bilidade em 2013

Privacidade do Cliente

Barreiras Comerciais

Mercados Emergentes

Eficiência da Rede

Conduta Ética

Crescimento Urbano

Relações de TrabalhoPreparo e Capacidade deResposta contra Desastres

Energia, Emissões e Combustível

Gerenciamento deRepresentantes Terceirizados

Segurança de AtivosDigitais e Físicos

Infraestrutura Social

Transparênciae Relatórios

Saúde, Segurançae Bem-Estar dos

Funcionários

Recrutamento, Treinamentoe Desenvolvimento Envio Sustentável e Ofertas

da Cadeia de Fornecimento

Diversidade da Força de Trabalho

MATRIZ DE RELEVÂNCIA DE 2013

Influência no Sucesso Empresarial

Impo

rtân

cia

para

as

part

es in

tere

ssad

as

Aspectos Mais Relevantes*

Participação das partes interessadas

*Esta ilustração mostra a porção superior direita da nossa matriz de sustentabilidade de 2013. A matriz completa aparece na página 10 de nosso Relatório de Sustentabilidade Empresarial de 2013.

CHAVEÁrea de Impacto/Problema: Áreas de impacto significante de sustentabilidade da UPS.

Fator Contextual: Tendências globais que influenciam nossa empresa e a nossa estratégia de sustentabilidade.

06 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 07

Nosso Relatório de Sustentabilidade Empresarial de 2013 inclui as perspectivas de diversos stakeholders externos que nós contratamos ao longo do ano, incluindo os representantes do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, HP e Waste Management, Inc. Excertos de suas declarações são mostrados aqui e na página 17.

Processo de Avaliação de Relevância

Em 2013, nós nos envolvemos ativamente com stakeholders externos e com nosso gerente sênior para identificar os aspectos de nossa empresa que são mais relevantes para a nossa sustentabilidade. Neste processo de examinar mais de 50 problemas, nós:

• Trabalhamos de perto com a BSR, uma organização sem fins lucrativos amplamente respeitada, dedicada à responsabilidade social corporativa.

• Avaliamos aproximadamente 30 frameworks e padrões de sustentabilidade internacionais, classificações e avaliações de classificações, e outras perspectivas externas.

• Conduzimos entrevistas com representantes experientes de grupos de stakeholders nos Estados Unidos, Europa, China e Brasil.

• Entrevistamos membros de nosso Comitê de Gerenciamento e gerentes seniores ao redor do mundo.

• Reunimos opiniões de órgãos regulamentadores; comunidades; agências governamentais; organizações não governamentais (ONGs); acadêmicos e investidores envolvidos.

"Para muitas pessoas deste país, o gás natural ainda não é familiar como forma de combustível de transporte comercial. Esta percepção está mudando rápido o bastante. Mais e mais empresas nos Estados Unidos estão tirando vantagem deste combustível limpo, abundante e economicamente viável. A UPS é um grande exemplo de uma empresa que ajuda a mover esta discussão para frente. Eles estão investindo no futuro – não estão apenas colocando mais veículos que operam com gás natural nas estradas, mas também estão construindo a infraestrutura de abastecimento que os manterá rodando."*

*Citado do Relatório de Sustentabilidade Empresarial da UPS de 2013 (página 56). Para ler a declaração completa, visite www.ups.com/sustainabilityreport

"Os gerentes precisam entender aquilo que realmente importa e os meios estratégicos para tratar dos impactos na sustentabilidade. Eles precisam também ser capazes de transmitir sua visão e desempenho para as partes interessadas. Sem um entendimento claro de que os relatórios são baseados em um compromisso e em informações sólidas de gerenciamento, os relatórios externos não são nada além de marketing – recheio sem o bolo."*

*Citado do Relatório de Sustentabilidade Empresarial da UPS de 2013 (página 13). Para ler a declaração completa, visite www.ups.com/sustainabilityreport

David SteinerPresidente e CEO (Diretor Executivo), Waste Management, Inc.

Rodney Irwin Diretor de Gerenciamento, Redefinindo os Valores e a Educação, Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável

Após completar o nosso processo de avaliação de relevância em 2013, nós mapeamos os resultados em uma "matriz de relevância". Abaixo, mostramos a porção superior direita da matriz, que contém os aspectos mais relevantes de sustentabilidade para a nossa empresa: aqueles que são importantes tanto para o nosso sucesso empresarial quanto para os nossos stakeholders.

Organizamos nosso Relatório de Sustentabilidade Empresarial de 2013 inteiro de acordo com os 13 aspectos relevantes que nós identificamos em nosso processo de avaliação de relevância (texto verde abaixo), conforme o framework de quarta geração "G4" da Iniciativa de Relatórios Globais (GRI).

Graças a este alto nível de transparência, o Relatório de 2013 se qualifica como um dos primeiros Relatórios "Compreensivos" G4 publicados nos Estados Unidos. O framework G4 inclui o requisito de que relatemos as metas e métricas relacionadas aos aspectos relevantes de sustentabilidade. Nas próximas duas páginas nós apresentamos 13 indicadores-chave de desempenho (KPIs) da UPS que se alinham com nossos aspectos relevantes. Um dos KPIs mais importantes é o nosso Índice de Intensidade de Transporte, que incluía a meta para reduzir a intensidade de carbono do nosso sistema de transporte em 10 por cento até o ano de 2016. Após exceder a meta em 2012 e 2013, nós definimos uma nova meta para atingir uma redução de 20 por cento até 2020.

Aspectos Relevantes Identificados

A Nova Meta é o Dobro da Meta Original

0,73META PARA

2016

0,73 0,73 0,73 0,72

1,24META PARA

2020

1,39 1,41 1,40 1,38

6,27META PARA

2020

6,57 6,66 6,62 6,52

2,18

24,60

22,87

21,80 21,43

2,132,05

2,01

8,37* 8,41*

8,64*8,72

212M 246M 295M 350M

1BMETA PARA

2017

91,9% 90,1% 90,6% 90,4% 87,5%META PARA

2016

66% 68% 71% 66%

72%META PARA

2016

1,75META PARA

20161,80

1,711,88

1,99

103 MMETA PARA

2016

97,1 M 93,5 M 97,5 M 102 M

28,7829,23

3,30

3,09

2,94 2,91

27,60 27,28

-20%META PARA 2020

– 7,8% – 11,7% – 13,4%– 6,1%

8,9

10,3

9,3 9,29,0

META PARA 2016

08 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 09

Indicadores-Chave de Desempenho Os resultados melhoraram em relação a 2012 Os resultados pioraram em relação a 2012

†Todas as medidas de galões são galões dos EUA

DESCRIÇÃO DO KPI Unidades 2010 2011 2012 2013 Resultados

TAXA DE RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS EM PERÍODO INTEGRAL Operações Globais

Percentagem de todos os funcionários em período integral que permaneceram empregados na UPS anualmente

% de retenção Bem acima da meta de 2016; pode continuar a declinar um pouco devido ao fato de termos um grande número de funcionários em tempo integral que estão próximos ou na idade de aposentadoria.

ÍNDICE DE ESCOLHA DO EMPREGADOR Operações Globais

Um subconjunto de itens da Pesquisa de Engajamento dos Funcionários que avalia as opiniões dos funcionários sobre como a UPS os atrai, retém e motiva

% Abaixo da meta em parte devido às alterações significativas na composição do Índice em 2013

FREQUÊNCIA DE DANOS POR TEMPO PERDIDOOperações Globais

Casos de danos envolvendo alguns dias de afastamento de trabalho -número de ocorrências por 200.000 horas trabalhadas

lesões/200.000 horas Maior devido à expansão internacional e eventos climáticos severos

FREQUÊNCIA DE ACIDENTES AUTOMOTIVOSOperações Globais

Número total de acidentes veiculares por 100.000 horas de direção (independentemente da gravidade)

acidentes/ 100.000 horas

Maior devido à expansão internacional e eventos climáticos severos

TOTAL DE DOAÇÕES Operações Globais

Inclui as contribuições da United Way vindas de funcionários e funcionários aposentados mais 15 por cento de correspondência corporativa; contribuições de caridade e patrocínios; doações corporativas e locais; serviços que não envolvem remuneração; programas de bolsas de estudo internos

quantia de doação em dólares

Aumento significativo graças a contribuições maiores da United Way (59 milhões de dólares), aumento do financiamento da The UPS Foundation (42,9 milhões de dólares)

ÍNDICE DE INTENSIDADE DE TRANSPORTESTodas as Operações de Linhas Aéreas nos EUA e no Mundo

O Índice de Intensidade de Transportes soma todas as nossas emissões do Escopo 1 e 2 relacionadas ao transporte das Remessas Domésticas nos EUA, das operações nos EUA da Cadeia de Fornecimento e Frete e das Companhias Aéreas UPS no mundo

% de redução Remessas nos EUA: lbs CO2e remessasLinhas Aéreas no mundo: lbs CO2e / ATMFrete nos EUA: lbs CO2e/lbs frete

Ultrapassou a nossa meta de 2016 (10% de redução na intensidade das emissões) e definiu uma nova meta de 20% de redução para 2020

CONSUMO DE ENERGIA – NORMALIZADORemessa Doméstica nos EUA

Fontes móveis (gasolina, diesel, Jet-A, gás natural e propano) e fontes estacionárias (eletricidade, gás natural, propano e óleo combustível)

Redução maior na intensidade da emissão de carbono (consumo normalizado em remessas e faturamento), obtida através de inovações tecnológicas contínuas em nossa rede otimizada

DESCRIÇÃO DO KPI Unidades 2010 2011 2012 2013 Resultados

PACOTES EM SERVIÇO TERRESTRE POR GALÃO DE COMBUSTÍVEL†

Remessa Doméstica nos EUA

Todos os pacotes em serviço terrestre nos EUA mais as encomendas aéreas que sejam transportadas em solo; combustível inclui gasolina, diesel, gás natural e combustíveis usados por transportadoras terceirizadas, incluindo o transporte sobre trilhos

pacote/galão de combustível

Maior aumento na quantidade de embalagens entregues em relação ao combustível consumido

* Em 2013, aumentamos o escopo para incluir todas as empresas de caminhões terceirizadas que transportam pacotes em serviço terrestre nos EUA. Dados de 2010, 2011 e 2012 relatados em base comparativa

EMISSÕES DE CO2e – NORMALIZADAS Remessa Doméstica nos EUA

Emissões de CO2e de Escopo 1 e 2: fontes móveis (gasolina, diesel, Jet-A, gás natural e propano) e fontes estacionárias (eletricidade, gás natural, propano e óleo combustível)

mt/1.000 pacotes

mt/100.000 dólares de receita

Maior redução na intensidade das emissões (emissões normalizadas para os pacotes e faturamento), obtida através das inovações tecnológicas contínuas em nossa rede otimizada

QUILÔMETROS PERCORRIDOS COM COMBUSTÍVEL ALTERNATIVO E TECNOLOGIA AVANÇADAOperações Globais

Os combustíveis e tecnologias incluem o gás natural comprimido (CNG), gás natural liquefeito (LNG) e gás liquefeito de petróleo (LPG/propano); híbrido elétrico e híbrido hidráulico; biometano; completamente elétrico

quilômetros cumulativos dirigidos desde 2000

55 milhões de milhas dirigidas em 2013, rumo à meta de 2017; com 350 milhões de milhas dirigidas desde 2000, nós evitamos o uso de 34,5 milhões de galões de gasolina e diesel

EMISSÕES DE AERONAVES POR CAPACIDADE DE CARGA PAGACompanhias Aéreas UPS — Operação Global

Número de emissões totais de hidrocarbonetos, CO e NOx em kgs, dividido pela soma da capacidade estrutural máxima de carga paga (em milhares de kgs), pesada nos ciclos anuais das aeronaves

emissões/capacidade de carga paga

A meta para 2016 foi atingida mais cedo, ao se trabalhar veementemente para reduzir as emissões que geramos por milha voada para satisfazer os requisitos dos clientes

GALÕES DE AVIAÇÃO QUEIMADOS A CADA 100 TONELADAS-MILHAS DISPONÍVEIS† Companhias Aéreas UPS — Operação Global

Galões de combustível de jatos consumidos para cada 100 toneladas de capacidade transportada por milha náutica

galão de combustível/ 100 ATM

Maior redução na intensidade do uso de combustível, obtida ao se trabalhar veementemente para reduzir o combustível que consumimos por milha voada para satisfazer os requisitos do cliente

LIBRAS DE CO2 A CADA TONELADA-MILHA DISPONÍVELCompanhias Aéreas UPS — Operação Global

Libras de CO2 emitidas para cada tonelada de capacidade transportada por milha náutica

lbs CO2 /ATM Maior redução na intensidade das emissões, obtida trabalhando de forma agressiva para reduzir o combustível que consumimos por quilômetro que voamos, para satisfazer os requisitos do cliente

10 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 11

Ofertas Sustentáveis para os Clientes

UPS Smart Pickup™

Outra maneira pela qual os clientes podem reduzir as visitas improdutivas é se cadastrando no serviço UPS Smart Pickup™, possibilitando que eles agendem as coletas quando necessário. O UPS Smart Pickup é mais conveniente e mais eficiente para todos e também para o meio ambiente, porque ajuda a evitar que nós dirijamos até uma empresa que não possui nada para enviar em determinado dia. No fim de 2013, aproximadamente 100.000 clientes cadastraram-se no UPS Smart Pickup.

Envio Carbono Neutro Validado

Na UPS, oferecemos uma maneira fácil e de baixo custo para reduzir as emissões de carbono associadas ao envio de um pacote ou documento. Os clientes corporativos podem nos contratar para obter um envio neutro em carbono. Clientes ocasionais podem simplesmente clicar no botão "carbono neutro" ao programarem um envio online. Os clientes podem usar o nosso serviço de envio neutro em carbono em 36 países, e enviar para qualquer outro lugar do mundo. O melhor de tudo é que não limitamos o nosso serviço de envio neutro em carbono a envelopes – os clientes podem também enviar pacotes, cargas e frete.

Nossa metodologia e processos para o cálculo de emissões de carbono são certificados pela The CarbonNeutral Company e verificados pelo SGS. Nossas compensações envolvem o plantio de árvores e projetos de captura de biometano, que beneficiam diretamente o meio ambiente. Com a nossa capacidade de medir compreensivamente as emissões de carbono advindas das nossas atividades de logística global, podemos oferecer melhorias precisas que realmente endereçam o impacto das emissões de carbono em entregas individuais de todos os tipos. Para obter mais informações sobre projetos específicos de compensação e as compensações realizadas em 2013, consulte o Apêndice B na página 88 do nosso Relatório de Sustentabilidade Empresarial de 2013.

UPS Access Point™

Às vezes, o melhor lugar para uma coleta ou entrega não é a sua casa nem o seu escritório. Em seis países europeus, os nossos clientes podem usar o UPS Access Point™ em uma loja de conveniência, posto de gasolina ou outro local com horário de serviço estendido. Isto aumenta a conveniência, diminui as entregas mal sucedidas e reduz os impactos ambientais para todos. Temos mais de 11.300 estabelecimentos UPS Access Point na Europa ao final de 2013, e temos planos de aumentar o total para mais de 13.000 em 2014.

Análise de Impacto de Carbono

Os clientes corporativos geralmente ficam surpresos ao descobrir que nós podemos calcular as toneladas de gases estufa provenientes de sua atividade de envios conosco. Ficam ainda mais surpresos ao conhecer todas as técnicas que usamos para reduzir o seu impacto de emissões de carbono e ainda assim proporcionar a velocidade e o alcance global que eles exigem. Com base nessa informação, os clientes nos pedem para que os aconselhemos sobre como operar sua logística de modo mais eficiente.

UPS My Choice™

Fazemos milhões de visitas aos clientes todos os dias úteis – e queremos que todas sejam importantes. Por isso desenvolvemos o serviço UPS My Choice™. Os clientes que se cadastram recebem notificações online sobre quando a UPS planeja realizar uma entrega para eles e podem ajustar as datas e locais de recebimento. Isto é mais conveniente para eles e nós evitamos dirigir desnecessariamente (e emitir gases estufa) para realizar tentativas mal sucedidas de entrega. Ao final de 2013, aproximadamente 7 milhões de clientes haviam se registrado no UPS My Choice.

Carregando os veículos de entrega, Singapura

Dubai, Emirados Árabes Unidos

Dubai, Emirados Árabes Unidos

Mercados EmergentesA ascensão de economias emergentes está criando novas classes de consumidores e novas oportunidades ao redor do mundo. Em 2013, reunimos uma equipe de gerentes experientes com conhecimento em comércio global para orientar as nossas estratégias de crescimento nestas economias. Na liderança da equipe está Derek Woodward, um veterano de 28 anos da UPS que nos ajudou a construir nossa empresa na China. Criamos também um novo distrito operante no subcontinente indiano, Oriente Médio e África. Criar um novo distrito implica que estamos nos comprometendo no nível mais alto da empresa a investir nesta parte do mundo em longo prazo.

Diversas economias emergentes iniciaram a sua ascensão tornando o acesso aos mercados da América do Norte uma parte central de seus programas de desenvolvimento econômico. Agora,

eles também estabeleceram fortes parcerias comerciais entre si. Na última década, o fluxo comercial entre países emergentes cresceu 50 por cento mais rapidamente que o fluxo comercial entre mercados emergentes e economias desenvolvidas. Apoiar estes fluxos comerciais gera oportunidades significativas para todos.

A nossa estratégia é desenvolver soluções precisas em longo prazo para as empresas que desejam vender nos mercados emergentes e àquelas que desejam exportar para o mundo a partir delas. Por exemplo, estamos integrando os serviços de logística com os serviços de frete e pacotes, e implementando-os em rotas comerciais chave, tais como aquelas entre os mercados emergentes e os EUA e a Europa. Levamos também a nossa experiência em conformidade comercial aos nossos clientes, além de soluções específicas para a saúde, varejo, alta tecnologia e fabricação industrial.

Desenvolver as soluções certas para as economias emergentes envolve criar maneiras corretas para implantá-las localmente. Em diversos mercados emergentes, nós fazemos parceria com representantes terceirizados que têm as habilidades certas e a experiência

necessária. Aprendemos com o seu conhecimento e experiência local e então aplicamos estas lições mais amplamente. A nossa abordagem também garante que estejamos alinhados com as necessidades específicas de cada mercado, o que por sua vez nos ajuda a melhorar o serviço, controlar os custos, assegurar a conformidade e criar oportunidades para os nossos clientes.

Diversidade Forneceram mais de 7,5 milhões de dólares para incentivar o fortalecimento econômico, a educação e o desenvolvimento de liderança em populações que recebem um atendimento ruim ou que possuem pouca representação.

Apoiaram diversas iniciativas direcionadas a veteranos do exército dos EUA, incluindo programas para promover oportunidades de emprego e treinamento vocacional.

12 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 13

Tornando o Mundo Mais SustentávelEm 2013, a The UPS Foundation forneceu 50,7 milhões de dólares em filantropia global para organizações sem fins lucrativos. Além disso, os funcionários e aposentados da UPS contribuíram com 51,3 milhões de dólares para a United Way, e os funcionários da UPS e suas famílias atingiram 1,8 milhão de horas de serviço voluntário nos seis continentes, para ajudar a tornar o nosso mundo mais sustentável.

Forneceram 7,5 milhões de dólares para o financiamento de ajuda humanitária e auxiliaram em 250 envios humanitários para 46 países.

Ajudaram mais de 5.000 adolescentes a se graduarem no programa UPS Roade Code™ e inauguraram um novo estabelecimento em Xangai, na China.

Doaram mais de 8.000 capacetes para estudantes e professores na Tailândia, Camboja e Vietnã

Segurança

Sustentabilidade Ambiental

Forneceram perto de 4 milhões de dólares para iniciativas ambientais ao redor do mundo, focadas em mudanças climáticas, energias renováveis e conservação de recursos.

Plantaram mais de 1,3 milhão de árvores ao redor do mundo como parte de nossa Iniciativa Global de Reflorestamento e se comprometeram a plantar mais um milhão em 2014.

Voluntariado Forneceram 2,4 milhões de dólares para aumentar a capacidade de voluntários e melhorar a eficácia de organizações não governamentais.

Os UPSers e os membros de suas famílias contribuíram com 1,8 milhão de horas de serviço voluntário em 2013.

Durante o nosso Mês Global do Voluntariado (GVM) em outubro, mais de 20.000 UPSers registraram mais de 300.000 horas de serviço voulunatário em mais de 50 países.

Eduardo MartinezPresidente, The UPS Foundation

Uma comunidade resiliente é aquela que pode se recuperar de adversidades. Quase tudo que fazemos na The UPS Foundation ajuda as comunidades a serem mais resilientes. Nós nos focamos em áreas onde as nossas garantias, as doações de nossos funcionários e as doações financeiras e em espécie da UPS possuem um efeito multiplicador ou adicionam valor além da contribuição em si.

A UPS e os nossos funcionários doaram mais de 1 bilhão de dólares para a United Way – mais do que qualquer outra empresa jamais doou. Nós escolhemos a United Way porque o dinheiro é repassado para agências locais controladas que servem tais comunidades.

Todos precisam de um ambiente saudável e a nossa Iniciativa Global de Reflorestamento apoia a pesquisa, a educação e o plantio de árvores ao redor do mundo.

Nós somos um dos principais adeptos da diversidade e da inclusão nos Estados Unidos, porque comunidades integradas são, inerentemente, mais resilientes. Algumas de nossas relações de apoio financeiro existem há décadas. Ainda assim, também nos mantemos ágeis para atender aos menos servidos, como os nossos compromissos recentes com os veteranos.

A segurança da comunidade é outro dos nossos focos principais. Nós ensinamos direção segura em cinco países, e fornecemos capacetes para as crianças que pilotam scooters no Sudeste Asiático. Nós ajudamos as principais agências de ajuda contra desastre no mundo a melhorarem sua logística e transporte. Quando o desastre acontece, nós oferecemos ajuda. E quando é hora de reconstruir, nós financiamos programas de recuperação em longo prazo.

Finalmente, nós oferecemos nosso tempo. Organizações sem fins lucrativos dependem de voluntários em cerca de um terço de suas necessidades de pessoal, e os UPSers doaram quase 1,8 milhão de horas de voluntariado em 2013. Estamos aumentando a resiliência de nossas comunidades a cada dia e fazendo a nossa parte para aqueles que estão ao nosso redor.

Perspectiva da UPS

Na UPS, estamos comprometidos a aumentar a resiliência das comunidades, em relação a crises e desastres. Nossa estratégia para criar comunidades resilientes reside em quatro pilares: aumentar a segurança da comunidade, elevar a diversidade e a igualdade de oportunidades, administrar o meio ambiente e promover uma cultura de voluntariado.

Nós ajudamos as comunidades a terem mais resiliência primeiramente através da The UPS Foundation, que recebe todos os recursos financeiros da UPS. Em 2013, a The UPS Foundation arrecadou fundos para mais de 4.300 organizações. Entre estas, 26 ajudaram a promover comunidades resilientes. Incluindo, a U.N. Office for Coordination of Humanitarian Affairs (UNOCHA), UNICEF, Office of the U.N. High Commissioner on Refugees (UNHCR), U.N. Office for Disaster Risk Reduction (UNISDR), U.N. World Food Programme, CARE, National VOAD, o Exército da Salvação e a Cruz-Vermelha Americana. As outras são organizações fundamentais que se tornaram nacionalmente reconhecidas devido ao seu sucesso em comunidades com resiliência, tal como o projeto da St. Bernard Parish nos Estados Unidos.

A The UPS Foundation ajuda estas organizações a atingir três tarefas vitais:

• Preparar comunidades e agências de ajuda, para que elas tenham o conhecimento, os recursos e os processos corretos prontos antes que ocorra uma crise.

• Apoiar esforços de ajuda urgentes, nas horas e dias imediatamente após uma crise.

• Fornecer apoio financeiro para a recuperação em longo prazo.

Além de fornecer os fundos que a The UPS Foundation direciona para os programas e agências, a UPS doa suprimentos usando as nossas frotas aéreas e terrestres. Em 2013, fornecemos 7,5 milhões de dólares como financiamento de ajuda humanitária e assistimos com 250 envios humanitários em 46 países. Ilustramos estas atividades nas páginas 12-13, e fornecemos exemplos na página 15.

Comunidades resilientes

14 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 15

InternacionalEm agosto de 2013, a UPS ofereceu a 13 agências de ajuda humanitária e organizações afiliadas workshops gratuitos por mais de dois dias sobre a cadeia de fornecimento.

FilipinasApós o Furacão Haiyan (conhecido localmente como Yolanda), a The UPS Foundation prometeu 1 milhão de dólares em suporte financeiro e doeações para agências de ajuda, incluindo U.N. World Food Programme, UNICEF, e CARE, UNHCR, Medshare, Exército da Salvação e a Cruz-Vermelha das Filipinas. A UPS doou voos com suprimentos dos Estados Unidos e China para as Filipinas, carregando 15.000 libras de remédios e equipamentos médicos, junto com 20.000 lonas para ajudar a cobrir os telhados das casas que estavam gravemente danificados ou destruídas. O especialista em logística da UPS, nativo das Filipinas, Oliver Bartolo foi designado para a Equipe de Emergência de Logística do U.N. World Food Programme, para ajudar a orientar a estratégia e a execução da logística.

QuêniaO maior campo para refugiados no mundo, em Dadaab, no Quênia, tornou-se mais eficiente com os suprimentos de ajuda em 2013, graças ao novo sistema de rastreamento de commodities, desenvolvido pela Aidmatrix Foundation e implementado pela CARE, uma agência de ajuda humanitária que trabalha no campo. A UPS ajudou a melhorar o sistema e doou fundos para certificar-se de que ele se torne um fator ainda mais positivo para os milhões de pessoas ao redor do mundo que são afetados por desastres naturais ou criados pelo homem.

SíriaA UPS doou um voo de um jato das Companhias Aéreas UPS, para carregar 220.000 libras de ajuda emergencial para Erbil, no Iraque, para que pudesse ser entregue por terra e ajudar crianças e famílias sírias desalojadas. O carregamento incluía alimentos e água, kits de saúde e higiene, tendas e esteiras, e suprimentos educacionais.

Preparo e Capacidade de Resposta contra Desastres

TurquiaEm 2013, a The UPS Foundation forneceu um benefício de 460 mil dólares para elevar a conscientização entre os pequenos empresários da Turquia acerca dos riscos relacionados a desastres, como se preparar contra eles e como responder. Junto com o The U.S. Chamber of Commerce Foundation Corporate Citizenship Center, a Corporate Social Responsibility (CSR) Association of Turkey e o Fórum Econômico Mundial, a The UPS Foundation lançou o projeto Sağlam Kobi ("Pequenas Empresas Robustas") em Istambul. A equipe da UPS na Turquia e a CSR Turkey estão conduzindo sessões contínuas de treinamento para aumentar a resiliência contra desastres entre as pequenas empresas do país. A Sağlam Kobi Disaster Preparedness Toolkit online agora está disponível em mais de 300.000 empresas.

Estados UnidosA Supertempestade Sandy atingiu Nova Iorque e Nova Jérsei em 2012. Os residentes vão demorar anos para se recuperar. Com 1,75 milhão de dólares em fundos da The UPS Foundation e doações da UPS, diversas agências locais, incluindo United Way, Operation Hope e o St. Bernard Project ajudaram os residentes a se recuperarem e a reconstruírem casas e comunidades em 2013.

Centro de recepção no campo Ifo em Dadaab, no Quênia. Créditos da foto: ©2011 Evelyn Hockstein/CARE

Fornecendo ajuda contra desastres, em Cebu, nas Filipinas

Pequenas empresas na Turquia estão ganhando ferramentas e treinamento no preparo contra desastres, com suporte financeiro da UPS

Transporte: reduzimos os quilômetros que percorremos para satisfazer os requisitos do cliente e reduzimos o combustível necessário para percorrer estes quilômetros

Cadeia de valor: usamos dados detalhados sobre as emissões para ajudar os clientes e os fornecedores a determinar seu impacto de carbono.

Instalações: reduzimos o uso de energia e aumentamos o uso de energia renovável.

Nós usamos trocas intermodais para empregar os modos de transporte com menor índice de consumo de carbono, que satisfazem os requisitos do cliente

16 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 17

A Estratégia de Redução de Gases Estufa da UPS é Global e Abrangente

Nós medimos cada fonte de emissão de carbono associada à UPS e nos relacionamos a elas com a nossa Estratégia de Redução de Gases Estufa. Esta abordagem mundial que envolve toda a empresa nos ajuda a reduzir as emissões provenientes do transporte, de nossas instalações e dos clientes e fornecedores em nossa cadeia de valor.

Nós integramos tecnologia e fatores humanos por completo, para maximizar nossos investimentos na redução de emissões

Nossa rede global integrada nos permite fornecer diversos serviços de entrega diferentes usando uma frota terrestre eficiente

Nós buscamos inovações contínuas em TI, veículos, combustíveis, planejamento, definição de rotas, treinamento e outros métodos operacionais

Declaração de um Stakeholder

Quando a HP começou a fazer negócios fora dos Estados Unidos na década de 50, os fundadores da empresa tinham a visão de que ela seria um bom cidadão corporativo aonde quer que fosse. A meta era ser bem-vinda em outros países, não apenas aceita. Hoje, a HP é bem-vinda em mais de 170 países ao redor do mundo.

A cada década que passa, a cidadania corporativa responsável torna-se cada vez mais enraizada na empresa. Por exemplo, em 1992 nós estabelecemos os nossos requisitos de Projetos para o Meio Ambiente (DfE), para transformar o modo como projetamos e construímos os nossos produtos. Começamos por usar menos materiais e materiais mais leves, sem reduzir a qualidade e a confiabilidade dos nossos produtos. Fizemos o projeto de modo que usassem menos energia, para serem mais facilmente reciclados.

A próxima etapa da HP era reduzir as emissões de gases estufa, a começar por nossas operações. Então, em 2008, comprometemo-nos a reduzir as emissões associadas ao uso dos produtos da HP por parte dos nossos clientes. Em ambos os casos, cumprimos nossas metas mais cedo do que o previsto e então estabelecemos novas metas de redução. Em 2013, demos outro grande passo ao definir uma meta para redução nas emissões de gases estufa para a nossa cadeia de fornecimento. Queremos gerar uma redução de 20 por cento na intensidade das nossas emissões de gases estufa, a partir dos nossos fabricantes imediatos e parceiros de transporte de produtos até 2020, em relação a 2010. Somos a primeira empresa de TI a definir tal meta.

Focamo-nos nas emissões de gases estufa porque elas são uma moeda comum ao redor do planeta. Não importa qual é o seu ramo nem qual idioma você fala – todos nós geramos emissões e elas vão parar na mesma atmosfera que todos compartilham"

Também reconhecemos que a maioria das nossas emissões vem de duas fontes. Mais de 60 por cento do impacto causado por emissões surgem a partir de centenas de milhões de pessoas usando os nossos produtos ao redor do mundo. Nosso segundo maior impacto causado por emissões – nossa cadeia de fornecimento – representa 36 por cento do nosso perfil geral de emissões.

Esta é uma das razões pelas quais decidimos focar a nossa meta para redução de gases estufa em nossa cadeia de fornecimento. Trabalhamos com grandes empresas que se importam profundamente com a sustentabilidade. Colaboramos de perto uns com os outros, e enfrentamos diversos problemas iguais. Juntos, podemos fazer a diferença, e individualmente podemos reunir o que alcançamos e propagá-lo em mais cadeias de fornecimento, em outros países.

John FreySustentabilidade nas Américas Executivo, HP

"Emissões de gases estufa são uma moeda comum ao redor do planeta. Não importa qual é o seu ramo nem qual idioma você fala – todos nós geramos emissões."

A UPS é uma das empresas que não nos ajudará apenas a atingir a nossa meta para redução de emissões, mas também que compartilha o nosso comprometimento com a cidadania corporativa responsável. De fato, a HP e a UPS trabalham neste tópico juntas há muitos anos. Por exemplo, a UPS cuida da logística e do transporte de nossas partes avulsas, porque eles podem fazê-lo com uma pegada de carbono muito menor que a nossa – e a um custo mais baixo. Nós também estamos colaborando com iniciativas regionais de redução de carbono, tais como a Green Freight Asia.

Um dos frutos desta nossa colaboração é sermos capazes de satisfazer as demandas dos nossos clientes através de opções de transporte com menos emissões. Houve um tempo em que éramos obrigados a enviar produtos populares pelo ar, porque o resto da equação da logística era lento. Podemos enviar muito mais produtos pelo oceano, o que economiza dinheiro, reduz consumo de combustível e evita gases estufa. E ainda mantemos os nossos clientes satisfeitos.

No final, é assim que as melhores soluções em sustentabilidade funcionam – elas fazem sentido para a empresa. Com parceiros como a UPS na cadeia de fornecimento, nós acreditamos que reduzir a nossa pegada de emissões será mais que uma vitória para o meio ambiente. Criará valores para nós e para nossos clientes e comunidades ao redor do mundo que nos dão boas-vindas.

Todas as rotas de entrega começam e terminam em uma instalação da UPS

18 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 19

Nosso sucesso empresarial e a nossa responsabilidade ambiental ambos dependem da mesma coisa: a eficiência da nossa rede de logística global. Mais eficiência significa que podemos realizar mais envios usando uma dada quantidade de energia – e fazer mais pelos clientes sem emitir mais gases estufa. Em outras palavras, a eficiência de rede possibilita que a UPS melhore o alinhamento entre o que importa para os nossos clientes, stakeholders e para o meio ambiente.Para executar esta estratégia, dominamos milhões de pequenos detalhes. Para cada uma das 16,9 milhões de encomendas

que nós entregamos em um dia útil comum, capturamos os dados relativos aos horários, locais e solicitações dos clientes. A rota em um dia típico nos Estados Unidos de um único motorista inclui aproximadamente 120 paradas para entrega – o que significa que há mais formas de realizar o trajeto do que nanossegundos na história da Terra. A cada dia útil nós coletamos 240 pontos de dados de dezenas de milhares de veículos e motoristas. As Companhias Aéreas UPS contam cada minuto que um avião se movimenta, porque movimento implica que a aeronave está consumindo energia e gerando emissões. Todas estas informações são usadas para tornar a nossa rede mais eficiente.

A UPS tem um dos maiores bancos de dados do setor privado e gastamos cerca de 1 bilhão de dólares por ano em eficiência operacional e investimentos tecnológicos. Os resultados recentes incluem o algoritmo por trás do ORION, que pode analisar instantaneamente as paradas de um motorista no dia e identificar uma rota de entrega otimizada. Nos anos vindouros, o ORION acompanhará as mudanças nas condições de tráfego e as solicitações atualizadas dos clientes ao longo do dia, e ajudará

os motoristas a se ajustarem para obter máxima eficiência. Os princípios básicos do ORION estão ilustrados na página 19.

Outros exemplos recentes incluem o nosso serviço UPS My Choice™ e o nosso serviço UPS Smart Pickup™ (consulte a página 10). Eles aumentam a conveniência e a satisfação dos nossos clientes e nos ajudam a evitar o consumo de energia e as emissões de gases estufa desnecessárias. Nós somos capazes de proporcionar estas e outras inovações porque temos os dados e a experiência em TI que eles exigem. Por trás de um sorridente UPSer em sua porta há um vasto conjunto de tecnologias operadas por milhares de especialistas dedicados.

Frete UPS caminhão, Columbus, Ohio, EUA Eficiência

de RedeO âmago do nosso sucesso empresarial e responsabilidade ambiental

ORION significa on-road integrated optimization and navigation (Navegação e Otimitização Integradas na Estrada)

O ORION conhece os endereços dos clientes na rota de entrega que será usada no dia, os locais onde será necessário entregar e os horários de coleta e as normas sindicais para os motoristas. Ele também conhece 250 milhões de endereços de entrega e rotas que os nossos motoristas usaram no passado. O ORION analisa tudo isso e prepara instruções de trajeto otimizadas, no momento exato em que um motorista é enviado.

O ORION é importante, porque o ecommerce está aumentando o número de clientes em residências e pequenas empresas que servimos fora das cidades. Para atingir as nossas metas de sustentabilidade, precisamos evitar percorrer quilômetros adicionais para atingir estes clientes, e o ORION nos ajuda com isso. O ORION também ajuda os nossos motoristas a se concentrarem ainda mais na segurança e a fornecerem excelente assistência ao consumidor, quando eles vão até a sua porta.

Nós planejamos concluir a implementação total do ORION em 2017

Estimamos uma economia de 50 milhões de dólares por ano, se cada motorista de entregas da UPS evitar dirigir 1 milha (cerca de 1,6 km) por dia

Com a nossa implementação inicial do ORION em 2013, otimizamos 10.000 rotas de entrega nos EUA.

Esperamos evitar o uso de 14.000 toneladas de gases de efeito estufas e economizar 1,5 milhão de galões de combustível nestas rotas em 2014

As rotas otimizadas pelo ORION exigem menos quilômetros de direção

As rotas que não são geradas pelo ORION incluem quilômetros que podem ser

evitados

Gás natural comprimido

Gás Natural

Propano

Trator movido à gas natural da UPS

20 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 21

Base grande, regional

Instalação grande, suburbana

A UPS instala os tanques de armazenamento e as estações de abastecimento de gás natural

Os tratores de longo arraste percorrem 500-600 milhas de ida e volta

A UPS instala os compressores, tanques de armazenamento e estações de abastecimento de gás natural

Os tratores de longo arraste percorrem 400-500 milhas de ida e volta

Veículos de entrega percorrem mais de 100 milhas de ida e volta

A UPS instala tanques de armazenamento e estações de abastecimento

Veículos de entrega percorrem mais de 100 milhas de ida e voltaInstalação

pequena, rural

O "Laboratório sobre Rodas" da UPS

Nossa frota global é uma das mais diversas no setor privado de remessas. Ela atualmente inclui veículos que utilizam motores a propano, gás natural comprimido, motores híbridos a gás/eletricidade, motores a gás natural liquefeito, motores elétricos, motores a etanol, tecnologia hidráulica híbrida e motores bicombustíveis a biometano. Nossa frota com combustível alternativo e tecnologia avançada inclui veículos na Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong, Tailândia e Reino Unido.

Nós chamamos estes veículos de nosso "laboratório sobre rodas" porque eles estão:

• Servindo os clientes – eles estão na estrada todo dia útil assim como os outros quase 100.000 veículos da nossa frota terrestre, mas com menos emissões

• Instruindo-nos sobre novas tecnologias – todos os dias aprendemos quão bem os veículos com combustível alternativo e tecnologia avançada satisfazem nossos requisitos exigentes para o uso comercial, e os fabricantes do veículo adquirem informações que os possibilitam a melhorar seus produtos e tecnologias

• Ajudando-nos a planejar para o futuro – nós antecipamos uma era onde as cidades podem permitir apenas veículos com zero emissão ou veículos de tamanho compacto em certas áreas, e a nossa frota estará preparada

Todas estas contribuições beneficiam a sociedade em longo prazo, ajudando a reduzir a dependência de combustíveis convencionais e retardando o crescimento das emissões de carbono. Um dos nossos Indicadores-Chave de Desempenho (consulte a página 9) é dedicado aos quolômetros que dirigimos usando veículos com combustível alternativo e tecnologia avançada. Nossa meta é atingir 1 bilhão de milhas dirigidas até 2017.

Veículos movidos a Gás Natural

Quando um tipo particular de veículo em nosso laboratório sobre rodas prova ser capaz de proporcionar benefícios sustentáveis, nós o compramos em grandes quantidades. A ilustração na próxima página mostra como nós estamos implementando três tipos de veículos a gás natural em nossa rede de entregas. Em 2013, o nosso maior investimento entre os três foi para os veículos a gás natural liquefeito (LNG) e infraestrutura.

O gás natural é uma das alternativas mais promissoras ao combustível diesel convencional para caminhões, especialmente nos Estados Unidos. Tratores de trabalho pesado configurados para utilizar gás natural combinam uma forte potência de arraste com um longo alcance, de modo que eles competem operacionalmente com tratores comparáveis movidos a diesel, e ao mesmo tempo oferecem um perfil com menos emissões. O custo de operação pode ser tão baixo quanto, porque o gás natural tem uma crescente disponibilidade em fontes dentro dos Estados Unidos.

O desafio é criar uma massa crítica que faça os preços caírem. Os tratores a gás natural devem transitar no alcance das estações de combustível de gás natural e não há eficiência de custos em se construir estações sem veículos para utilizá-las. É por isso que a UPS está realizando investimentos substanciais em veículos a gás natural e infraestrutura nos Estados Unidos. Maiores frotas a gás natural permitem aos fabricantes atingirem economias de escala. Elas também tornam mais economicamente viável que as empresas construam estações de abastecimento e manutenção. Conforme o transporte comercial abastecido a gás natural tornar-se mais amplamente acessível, ele ajudará os Estados Unidos a reduzirem suas emissões de gases estufa.

Em 2013, nós finalizamos duas novas estações de abastecimento no estado do Tennessee. Planejamos completar outras 11 novas estações nos Estados Unidos em 2014. Também em 2013, compramos 156 novos veículos a gás natural, elevando o total a 249 veículos no final do ano. Nós planejamos ter mais de 1.000 veículos a gás natural em operação ao final de 2014.

Veículos com Combustível Alternativo e Tecnologia Avançada

Gás Natural no Laboratório sobre Rodas A estratégia do "Laboratório sobre Rodas" da UPS é realizar testes de campo com os novos combustíveis e tecnologias na rede UPS, e então aplicar as combinações de fonte de combustível, local de instalação, tipo de veículo, função de entrega e investimento de infraestrutura que proporcionam o melhor ROI. Nós estamos agora aplicando estas combinações de ROI ideal para o gás natural liquefeito (LNG), gás natural comprimido (CNG) e gás liquefeito de petróleo (propano).

22 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013 | 23

Os funcionários da UPS demonstram sua preocupação com o meio ambiente e com a sociedade de diversas maneiras ao longo do ano. Nós doamos tempo e dinheiro para organizações e atividades que melhoram as nossas comunidades e quase 4.500 de nós atuam como Embaixadores da Sustentabilidade dentro da empresa, para divulgar como cada um pode fazer a diferença.

Os funcionários da UPS (junto com amigos e familiares) doaram quase 1,8 milhão de horas de voluntariado para organizações sem fins lucrativos, próximo ao nível recorde que relatamos em 2012. Como voluntários, nós apoiamos todos os tipos de organizações sem fins lucrativos, partindo daquelas que são fundamentais em comunidades locais até os parceiros filantrópicos globais da UPS. Nós também nomeamos organizações sem fins lucrativos locais que recebem doações da The UPS Foundation. Como parte do seu Programa de Benefícios Locais, a The UPS Foundation concedeu doações totalizando 9,4 milhões de dólares para 598 organizações desse tipo em 2013.

Os funcionários e aposentados da UPS também contribuíram com 51,3 milhões de dólares para a United Way em 2013. Como na maioria dos anos, a The UPS Foundation igualou 15 por cento das contribuições de funcionários da United Way. Isto gerou uma doação adicional de 7,8 milhões de dólares. Desde a nossa primeira campanha formal da United Way em 1982, nós levantamos cerca de 1,2 bilhão de dólares para a organização – mais do que qualquer outra empresa jamais levantou.

Os funcio-nários da UPS retribuem

Iniciativa Florestal Mundial da UPSComo parte da Iniciativa Florestal Mundial da UPS, estamos trabalhando com organizações ao redor do mundo para plantar milhões de árvores – protegendo a água, reduzindo as emissões de carbono e reduzindo a poluição do ar. Anunciamos a Iniciativa em 2011 e, em 2012, a The UPS Foundation doou 1,6 milhão de dólares em benefícios para organizações ambientais apoiarem o plantio de árvores e a proteção de florestas. Também nos comprometemos a plantar um milhão de árvores até o fim de 2013. Nós cumprimos esta promessa, plantando 1,3 milhão de árvores antes de setembro de 2013, incluindo algumas plantadas com a ajuda de mais de 19.000 funcionários da UPS que disponibilizaram seu tempo para trabalhar como voluntários. Também prometemos plantar outro milhão de árvores em 2014, e a The UPS Foundation anunciou 2,4 milhões de dólares adicionais em benefícios para apoiar os programas ambientais e iniciativas com foco florestal ao redor do mundo.

Entre os parceiros na Iniciativa Global de Reflorestamento da UPS estão grupos ambientais de destaque com experiência em reflorestamento, para garantir que as nossas contribuições sejam mensuráveis e baseadas na ciência. Entre aqueles que receberam os novos benefícios em 2013 estão:

• Earth Day Network, para apoiar o plantio de árvores nos Camarões, Etiópia, Noruega, Quênia e Rússia

• Keep America Beautiful, Inc., para apoiar o plantio de árvores

• National Arbor Day Foundation, para apoiar o reflorestamento em áreas prioritárias nos Estados Unidos e fornecer fundos para as iniciativas de plantio de árvores por parte dos funcionários da UPS

Projeto agroflorestal, Tilori, Haiti. CRÉDITOS DA FOTO: © Bridget Besaw/TNC

Voluntários da UPS plantando árvores como parte da Iniciativa Global de Reflorestamento, Filadélfia, Pensilvânia, nos EUA

Livros para voluntários da África, Atlanta, Geórgia

Os voluntários do Mês Global de Voluntariado da UPS apoiam o esforço de ajuda na Síria da UNICEF, Cateret, Nova Jérsei, nos EUA

• The Nature Conservancy, para apoiar os esforços de reflorestamento no Brasil, China, Estados Unidos, Guatemala e Haiti

Força na Diversidade

24 | Destaques de Sustentabilidade Corporativa da UPS em 2013

A UPS abre caminho para os veteranos

No primeiro trimestre de 2013, a UPS anunciou um compromisso de contratar mais de 25.000 ex-membros do serviço militar nos próximos cinco anos e servir mais de 25.000 de horas de funcionários voluntários para ajudar os veteranos e as Organizações de Serviço aos Veteranos (VSOs, da sigla me inglês), como parte do programa "Juntando Forças" dos Estados Unidos. No começo de 2014, anunciamos um compromisso de duplicar o total original e contratar mais de 50.000 veteranos.

Nós estamos aumentando as oportunidades de expandir a rede de contatos dos veteranos do serviço militar, para ajudá-los a ingressar na força de trabalho civil. Estamos formando novas alianças com as VSOs, trabalhando através dos esforços do governo para alcançar os veteranos e aumentando o reconhecimento dos nossos próprios funcionários veteranos. Nós também estabelecemos um Grupo de Recursos Empresariais (BRG) para os veteranos, e o BRG fez parceria com uma franquia local da The UPS StoreTM para enviar uma máquina de pipocas ao 878º Batalhão de Engenheiros, quando este estava alocado no Afeganistão, para que ele pudesse aproveitar suas tão merecidas noites de filmes. Os membros da Guarda e Reserva Nacional constituíram 7,5 por cento da força de trabalho da UPS nos Estados Unidos, segundo os dados de setembro de 2013.

A diversidade é uma das nossas maiores forças na UPS, apoiada pelas políticas e tradições do local de trabalho que vêm de gerações passadas. Graças ao nosso foco no desempenho, não no favoritismo, podemos recrutar com sucesso pessoas talentosas, independente de sua raça, país de origem, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, idade, deficiência ou religião. Nós então as recompensamos e promovemos com base em sua contribuição para o nosso sucesso, e protegemos seus direitos e liberdades no local de trabalho com uma forte Política de Conduta Profissional Antiperseguição. Todos os funcionários recebem uma orientação detalhada sobre esta política quando ingressam na empresa, e este treinamento é atualizado regularmente.

O nosso CEO (Diretor Executivo) lidera o Conselho Orientador para a Inclusão e Diversidade da UPS, composto por líderes seniores que definiram a estratégia e desenvolveram iniciativas acerca da diversidade. Esperamos que todos os nossos gerentes promovam ambientes de trabalho diversos e inclusivos, e ajudamos os nossos muitos grupos diversos a oferecerem suporte aos seus membros, trocarem informações e se envolverem com o gerenciamento através dos Grupos de Recursos Empresariais (BRGs, da sigla em inglês).

Como resultado desta abordagem, a UPS tem uma diversidade maravilhosa.

Dentro dos Estados Unidos em 2013, quase 40 por cento da nossa força de trabalho de 320.590 pessoas (dados de 30 de setembro de 2013) eram considerados diversos, conforme definido pela U.S. Equal Employment Opportunity Commission. Isto inclui 21,6 por cento de afro-americanos, 12,7 por cento de hispânicos, 2,6 por cento de ásio-americanos e 0,6 por cento de nativos americanos ou outros. Dentro dos nossos grupos de gerenciamento, 32,7 por cento dos funcionários nos Estados Unidos têm origens étnicas diversificadas. Em nossas sedes europeias, os 300 funcionários vêm de 30 nacionalidades diferentes.

A origem étnica é apenas uma das muitas facetas da diversidade da força de trabalho na UPS. Alguns de nossos maiores BRGs (que são semelhantes aos grupos de afinidades em outras empresas) são aqueles dedicados às mulheres. Um dos nossos BRGs que cresce mais rapidamente é destinado a veteranos do serviço militar, independente da origem étnica ou gênero. Os membros da Guarda e Reserva Nacional constituíram 7,5 por cento da força de trabalho da UPS nos Estados Unidos (segundo dados de setembro de 2013), e nós estamos comprometidos a contratar milhares de veteranos a mais em 2013 e em 2014 (consulte a caixa).

BRG destinado a Parada do Orgulho LGBT de Atlanta, Geórgia, EUA

UPS55 Glenlake Parkway, NE Atlanta, GA 30328

O Relatório completo de Sustentabilidade Empresarial da UPS em 2013 pode ser visualizado online em ups.com/sustainability.

© 2014 United Parcel Service of America, Inc. UPS, a marca UPS e a cor marrom são marcas registradas da United Parcel Service of America, Inc. Todos os Direitos Reservados.