DESTAQUES SINDUSCON - RS CATEGORIA DESTAQUE EM … · Já no ano de 2014, passou a integrar também...

15
SINDUSCON PREMIUM 2016/2017 DESTAQUES SINDUSCON - RS CATEGORIA DESTAQUE EM PROCESSOS INTERNOS Demandas da direção e de colaboradores | Desenvolvimento de pessoas | Qualidade de vida | Melhoria do desempenho

Transcript of DESTAQUES SINDUSCON - RS CATEGORIA DESTAQUE EM … · Já no ano de 2014, passou a integrar também...

SINDUSCON PREMIUM 2016/2017 DESTAQUES SINDUSCON - RS

CATEGORIA DESTAQUE EM PROCESSOS INTERNOS

Demandas da direção e de colaboradores | Desenvolvimento de pessoas | Qualidade de vida | Melhoria do desempenho

APRESENTAÇÃO DO PROJETO Apresentação da empresa

A Vêneto Empreendimentos Imobiliários Ltda. é uma em-presa que atua na área de projeto, execução e incorporação de edificações residenciais e comerciais há mais de duas décadas, tendo iniciado suas atividades em Garibaldi/RS. Ao longo da sua história, foram mais de 20 empreen-dimentos construídos, sendo que apenas em Santa Cruz do Sul, onde passou a atuar a partir de 2001, foram cerca de 350 apartamentos e 35 lojas entregues. No final de 2009, buscando a constante melhoria dos serviços realizados, a empresa aderiu ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP. Em 2011, optou por migrar para o Programa Brasileiro de Qualidade e Produ-tividade no Habitat – PBQP-H, que foca na Construção Civil. Já no ano de 2014, passou a integrar também os requisitos da ISO 9001, norma internacional para a Gestão da Qualidade. Em novembro desse mesmo ano, conquistou a Certificação Nível A do PBQP-H, bem como a ISO 9001. Assim, com o compromisso da melhoria contínua, conduz suas atividades com honestidade e respeito, investindo na qualidade diferenciada dos espaços de vida que cria, e na transparência das relações com clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

UMA EMPRESA ESTRUTURADA NO PRESENTE, COM OLHOS NO FUTURO.

2009 2011 2014

APRESENTAÇÃO DO PROJETO Cenário em que surgiu o projeto e justificativa para sua implantação

Solicitações de adiantamento, problemas de relacionamento, faltas, atrasos, condições inseguras e baixo desempenho.

PESSOAL FAMILIAR PROFISSIONAL

PREOCUPAÇÕES E PROBLEMAS DA VIDA DO COLABORADOR REPERCUTEM NO TRABALHO REALIZADO.

O Projeto Vida Melhor consiste em uma iniciativa alinhada aos princípios de responsabilidade social, cujo esboço foi iniciado em meados de 2015. A direção observou que o absenteísmo, a rotatividade, a solicitação de adiantamen-tos e o risco de acidentes de trabalho poderiam ser minimizados através de alguma ação que proporcionasse apoio e orientação aos colaboradores, em espe-cial aos componentes da equipe de obras, ciente de que problemas pessoais e profissionais repercutem sobre o bem- estar no ambiente de trabalho.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO Objetivos e desafios

Diagnóstico de Responsabilidade Social

Cronograma das atividades de 2016

Avaliação do Projeto Vida Melhor em 2016 e Cronograma das atividades de 2017

2015 2017

DESAFIOS

Promover a conscientização dos gestores nos diversos níveis, a respeito da relevância das ações tomadas para o desenvolvimento e gestão de pessoas, de forma a minimizar qualquer tipo de resistência; Evidenciar junto à equipe que as ações propostas visam aprimorar o seu bem-estar, repercutindo de forma positiva sobre a sua saúde, segurança, qualidade de vida e desempenho no trabalho, e que as informações por ventura trazidas aos atendimentos sociais são sigilosas, não sendo fonte para qualquer tipo de julgamento; Desenvolver o senso de coletividade e de ajuda ao próximo, a fim de viabilizar a eficácia no engajamento para a realização de campanhas e trabalhos voluntários.

OBJETIVOS

1 Promover a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores; Contribuir para o desenvolvimento das pessoas no âmbito pessoal e profissional; Incentivar a realização de trabalhos voluntários e ações ambientais ou sociais junto à comu-nidade/instituições de caridade.

2

3

1

2

3

LINHA DO TEMPO

2016

APRESENTAÇÃO DO PROJETO Relevância das oportunidades ou dificuldades para a empresa, para a

marca, para os seus resultados e para o setor de atuação

O setor da construção civil, em geral, enfrenta o problema da falta de mão de obra qualificada para atuação em obra. Tal realidade é agravada devido à alta rotatividade, que reduz a possibilidade de um colaborador ser desenvolvido e se profissionalizar. Muitos percebem o trabalho no setor como uma última opção e não demonstram interesse em se manter na atividade. O Projeto Vida Melhor surge como uma iniciativa para a valorização do colaborador de todas as funções. É a Vêneto investindo no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, e essa consciência agrega forte valor à marca no mercado. As dificuldades permeiam a necessidade de reconheci-mento da equipe acerca da relevância das ações realizadas, e por outro lado, revelam a oportunidade de manter e desenvolver aquelas pessoas que se engajarem em fazer carreira no setor.

IMPLICAÇÕES DAS OPORTUNIDADES E DIFICULDADES SOBRE AS ATIVIDADES DO PROJETO AO LONGO DO TEMPO

Ati

vida

des

do P

roje

to

Tempo

Dificuldades

Oportunidades

GESTÃO DO PROJETO Estratégias adotadas para atingir os objetivos

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO (FASE INICIAL)

Realizar coleta de dados e entrevistas com as principais lideranças sobre produtividade, absenteísmo, rotatividade, conflitos interpessoais, atividades de responsabilidade social já realizadas e seus efeitos, processo atual de aplicação de práticas disciplinares, etc.

Realizar diagnóstico de responsabilidade social com RH e principais lideranças

Em função do diagnóstico realizado, planejar atividades para suprir as demandas identificadas através de palestras, oficinas, campanhas, etc., integrando demandas da direção com demandas dos colaboradores. Definir também como funcionará o atendimento individual aos colaboradores, os atendimentos de solici-tações, a melhoria do processo de práticas disciplinares, etc. Aprovar o planejamento do Projeto com a direção.

Realizar planejamento detalhado do Projeto

Realizar diagnóstico das demandas da direção para com o Projeto. Realizar diagnóstico de responsabilidade social

Comunicar a todos o Projeto, seus objetivos, etc. Neste momento, pode-se criar campanha interna para a definição do nome do Projeto, com a participação dos colaboradores (exemplo: definir três possíveis nomes, e criar votação entre os colaboradores), engajando-os com o Projeto.

NOV – DEZ 2015

JAN 2016

JAN - FEV 2016

NOV 2015

DEZ 2015

Realizar evento de abertura do Projeto

Realizar diagnóstico de responsabilidade social com os colaboradores

Realizar reuniões com grupos de colaboradores (amostral) para identificar demandas atuais relacionadas à responsabilidade social.

ETAPAS DESCRIÇÃO PERÍODO

A partir dos objetivos traçados para a iniciativa, buscou-se auxílio de consultoria especializada. A profissional contratada da Chess Consultoria é formada em Serviço Social e estudante de Psicologia, possuindo dez anos de experiência em atendimento social. Ainda em 2015, apresentou as

As atividades foram realizadas dentro do planejado. Houve envolvimento da equipe desde a escolha do nome do Projeto. A votação foi realizada durante a Festa de Final de Ano da empresa, ocasião na qual a equipe do escritório, obras e tercei-rizados se reúnem para confraternização.

atividades previstas para a implantação do Projeto, conforme Cronograma abaixo. Foi estabelecida a participação da Coor-denadora da Qualidade da Vêneto para o planejamento e realização das atividades, trabalhando em conjunto com a Consultora que atua na empresa uma tarde por semana.

Apresentação e descrição do projeto GESTÃO DO PROJETO

Alinhado aos princípios de melhoria contínua dos processos internos da empresa, o Projeto Vida Melhor começou a tomar forma em outubro de 2015, esboçando seus objetivos e avaliando as dificuldades, oportunidades e limitações financeiras. O diagnóstico para a implantação foi realizado entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016. Nesse mês foram iniciadas as atividades propostas para o Projeto, com destaque para os atendimentos sociais e para as palestras, realizadas dentro do horário de trabalho. O atendimento social é o atendimento individual que serve para auxiliar o colaborador a resolver ou amenizar qualquer problema que não esteja conseguindo resolver sozinho, prejudicando a sua qualidade de vida. Como por exemplo: dificuldades para a realização do trabalho, conflitos em casa com a família, problemas com a educação dos filhos, problemas de saúde, problemas financeiros; enfim, todos os tipos de problemas de ordem pessoal ou familiar. São realizadas orientações e, caso necessário, o encami-nhamento para a rede de atendimento.

As palestras são realizadas dentro do horário de trabalho, com palestrantes voluntários especialistas no tema previamente votado pela equipe e pela direção, levando em conta a disponibilidade de estudantes/profissionais da área e também a realimentação de feedback periódico. Busca-se conduzir a palestra abrindo espaço para bate-papo e para tirar dúvidas, e sempre que possível fazendo uso de recursos de imagem. Todos os colaboradores da empresa (obras e escritório), inclusive terceirizados, são convidados a participar. O Cronograma de todas as ações pode ser visualizado no próximo tópico.

Cronologia do projeto GESTÃO DO PROJETO

As principais demandas foram identificadas junto à direção, ao RH e a equipe de colaboradores, em visitas realizadas aos setores e aos canteiros de obra. A partir destas informações, foi construída uma proposta de atividades de Responsabilidade Social em 2016, conforme Cronograma ao lado e na próxima página.

As atividades descritas no Cronograma foram realizadas dentro do planejado, com exceção da capacitação de lideranças e da revisão da política salarial, transferidas para 2017 a pedido da direção. Tendo em vista a relevância das ações para o desenvolvimento das pessoas, as mesmas são descritas no capítulo RESULTADOS.

ETAPAS PERÍODO

FEV-DEZ

FEV

FEV

FEV

FEV-DEZ

FEV-DEZ

FEV

FEV-DEZ

FEV-DEZ

MAR-DEZ

FEV-DEZ

FEV

MAR-DEZ

MAR-DEZ

MAR-JUL

MAR

MAR

MAR

MAR

ABR-MAI

JUN

JUL

1. ATENDIMENTO SOCIAL

Combinar regras de atendimento

Combinar horários, locais de atendimento e formas de agendar

Divulgar aos funcionários

Realizar os atendimentos

2. PALESTRAS

Elaborar programação das palestras com funcionários

Buscar palestrantes voluntários especialistas no tema

Divulgar aos funcionários

Realizar as palestras

3. EVENTOS EM DATAS COMEMORATIVAS

Definir datas para a realização de eventos na empresa

Planejar eventos

Realizar eventos

4. ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO

Esboçar modelo de entrevista de desligamento

Aprovar modelo

Definir responsável pela aplicação

Definir fluxo das informações da entrevista de desligamento

Realizar implementação de forma experimental

Realizar avaliação do processo e possíveis ajustes necessários

Incorporar processo aos procedimentos da empresa

RESPONSABILIDADE SOCIAL 2016

Cronologia do projeto Formas de acompanhamento e recursos necessários

GESTÃO DO PROJETO

O acompanhamento das atividades é realizado através da atualização do status do Cronograma de Responsabilidade Social anual. As atividades propostas que ficam pendentes são realocadas para o ano posterior. Como recursos humanos, atuam diretamente sobre o Projeto a Consultora de Responsabilidade Social e a Coor-denadora da Qualidade da Vêneto. Também participam ativamente a direção e o setor de RH, em especial no planejamento de recursos e no acompanhamento de indicadores. Como recursos materiais, é dedicado espaço para a realização dos atendimentos sociais, nas obras e no escritório. O mesmo deve assegurar o sigilo da conversa realizada. Também cabe mencionar o notebook e projetor disponibilizados para a realização das palestras.

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

RECURSOS FINANCEIROS

R$ 800,00 | Valor mensal contratado para 4 horas semanais da consultoria.

R$ 30,00 | Valor unitário médio

de brindes para palestrantes.

R$ 10,00 | Valor unitário médio de brindes para colaboradores quando realizadas campanhas.

ETAPAS PERÍODO

5. CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA

Revisar organograma da empresa e identificação das lideranças

Discutir e validar modelo de avaliação das lideranças

Realizar diagnóstico das lideranças utilizando o modelo

Planejar capacitação de lideranças

Realizar programa de capacitação de lideranças

6. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Revisar o método atual de avaliação de desempenho

Propor melhorias identificadas

Realizar alinhamento com metas da empresa

Rediscutir periodicidade, critérios, forma de aplicação, etc.

Aprovar novo modelo

Aplicar avaliação de desempenho de forma experimental

Realizar avaliação do novo processo e necessidades de ajuste

7. ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Levantar os principais bairros onde os funcionários residem

Identificar necessidades destes locais

Discutir possibilidades de trabalho voluntário

Elaborar programa de voluntariado

Comunicar programa aos funcionários

Realizar e coordenar programa de voluntariado

8. POLÍTICA SALARIAL

Desenvolver política salarial

ABR-DEZ

ABR

MAI

MAI-JUN

JUN-JUL

JUL-DEZ

JUL-DEZ

JUL

JUL

JUL-AGO

AGO

SET

SET-DEZ

DEZ

JUN-DEZ

JUN-JUL

AGO-SET

OUT

NOV

NOV

DEZ

SET-DEZ

SET-DEZ

RESPONSABILIDADE SOCIAL 2016 - CONTINUAÇÃO

RESULTADOS Resultados quantitativos e qualitativos mais importantes

1. ATENDIMENTO SOCIAL

01.03.16 | Dependência do uso de drogas | 33 participantes Marcos Nunes Santos, Enfermeiro Coordenador Técnico do CAPS AD III

Todos os colaboradores da Vêneto já receberam ao menos um atendimento social, visto que foram chamados por ordem alfabética para explicar a proposta de diálogo e orientação que está disponível. Inclusive, adotou-se a sistemática de apresentar o Projeto na integração de novos colaboradores. O serviço também é colocado à disposição dos colaboradores terceirizados que atuam nos empreendimentos da empresa.

Os atendimentos ocorrem em uma tarde por semana, podendo o colaborador ser chamado ou solicitar o atendimento. O conteúdo das conversas é sigiloso, sendo disponibilizado local para que a mesma ocorra de forma particular, sem interferências dos colegas.

A cada semestre a Consultora apresenta um relatório com as demandas trazidas pelos colaboradores e as orientações realizadas, sem identificá-los. O feedback destas reuniões permite o alinhamento das próximas ações do Projeto.

Até dezembro de 2016, 63 pessoas já haviam sido atendidas ao menos uma vez, entre colaboradores da Vêneto e terceirizados.

18.10.16 | Nutrição do adulto | 39 participantes Tatiana de Castro Pereira, Nutricionista

14.02.17 | Espiritualidade e qualidade de vida | 44 participantes Martin Gressler, psicólogo

05.04.16 | Dependência do uso de álcool | 32 participantes Antônio João Weber, Psicólogo da Comunidade Terapêutica Recomeçar

10.05.16 | Como prevenir doenças de inverno | 31 participantes Prof. Nestor Roos e alunas do Curso de Enfermagem da UNISC

07.06.16 | Relações familiares | 34 participantes Darla de Abreu e Karine Pezzini, estudantes de Psicologia da UNISC

19.07.16 | Estresse ocupacional | 32 participantes Cristiane Saueressig, Psicóloga da UMREST-SCS

09.08.16 | A relação de pais e filhos | 37 participantes Darla de Abreu e Karine Pezzini, estudantes de Psicologia da UNISC

13.09.16 | Finanças e orçamento familiar | 30 participantes Cicero Nei Eisenberger, Consultor da Chess Consultoria

29.11.16 | Novembro Azul | 40 participantes Andréia Louzado Soares, estudante de Enfermagem da UNISC

2. PALESTRAS

As opções de palestras foram colocadas em votação, para estabelecer a preferência de realização. No quadro abaixo, segue descrição dos temas abordados. Após o término da fala, os palestrantes são agraciados com uma xícara personalizada do Projeto Vida Melhor, recheada com bombons, em meio à salva de palmas como agradecimento.

Resultados quantitativos e qualitativos mais importantes RESULTADOS

3. EVENTOS EM DATAS COMEMORATIVAS

Em 2016 foram realizadas atividades diferenciadas para o Dia das Mães, para a Páscoa, para o Dia dos Pais e o Natal. As mães que trabalham na empresa foram agraciadas com uma rosa de chocolate. Como uma lembrança da Páscoa, todos receberam bombons com cartões e cumprimentos. Para o Dia dos Pais, foi realizada campanha visando construir um mural com as fotos dos filhos, sendo agraciados com um brinde especial aqueles que participassem (uma caneca com bombons). Em comemoração ao Natal, todos os colaboradores receberam uma cesta com diversos produtos. Somado a isso, na Festa de Final de Ano, os colaboradores que completaram 5 anos de empresa receberam um presente personalizado (kit de cuia e bomba com um cartão); e aqueles que não faltaram ao longo do ano receberam um prêmio adicional, que em 2016, foi R$ 500,00. Todos os colaboradores puderam participar do sorteio de brindes.

Resultados quantitativos e qualitativos mais importantes RESULTADOS

4. ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO

Começou a ser implantada em março de 2016, tanto para os colaboradores que foram dispen-sados quanto para aqueles que solicitaram a demissão, sendo realizada de modo voluntário. Os relatos são avaliados pela direção, e as demandas têm sido um canal relevante para a melhoria de processos internos.

São questionados aspectos relacionados ao motivo do desligamento (junto ao colaborador ou gestor, dependendo do responsável pela iniciativa de desligamento), bem como sobre o relacionamento com os colegas e com o gestor, o salário, os benefícios, o treinamento, as con-dições de trabalho e as sugestões.

5. CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇAS

Planejada para ocorrer em todos os níveis de gestão, foi transferida para 2017 em função de mudança no quadro de colaboradores.

6. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Ao longo de 2016, foi analisada a viabilidade de transformar a prática interna de seleção de colaboradores padrão e destaques, para que atenda aos requisitos de uma avaliação de desempenho com feedback. A definição desta prática está atrelada a realização da capacitação de lideranças, agora prevista para 2017.

A sistemática atual, de premiar aqueles que mais se destacaram no trimestre, em 2015, e no semestre, em 2016, já realizou a entrega de mais de 30 Certificados e Vale-Compras no valor de R$ 300,00 (padrão) e R$ 100,00 (destaque), entre colaboradores padrão e destaque das obras e do administrativo.

A avaliação dos colaboradores da obra ocorre através de uma reunião com o Diretor, o Supervisor e os Mestres de Obra, a Eng.ª de Segurança, a Arquiteta, a Aux. Admi-nistrativo do RH e a Coordenadora da Qualidade. São avaliados os seguintes critérios, que possuem pesos diferenciados: pontualidade, frequência, uso correto e cuidado do uniforme e do EPI, contribuição com a limpeza, organização e segurança no local de trabalho, produtividade e qualidade do serviço, relacionamento saudável com os colegas, interesse pelo trabalho e disposição para ajudar quando solicitado.

A avaliação do setor administrativo é realizada pela direção, com os critérios: assiduidade, postura profissional, comunicação, planejamento, cumprimento de objetivos, organização, comprometimento, relacionamento (clientes, colegas e fornecedores), iniciativa e disposição para ajudar e busca pela melhoria do trabalho.

Colaboradores padrão e destaque 2016/2

Resultados quantitativos e qualitativos mais importantes RESULTADOS

8. POLÍTICA SALARIAL

Foi proposta pela consultoria para ocorrer ainda em 2016, porém, foi transferida para 2017 devido a questões financeiras.

7. ATIVIDADES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Aliada a busca por promover a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores no canteiro de obra, iniciou-se a implantação de práticas que busquem estender o Projeto para a comunidade. Foi realizado levantamento dos principais bairros onde os colaboradores residem, para identificar nesses locais as instituições que pudessem ser auxiliadas com traba-lhos sociais. Contudo, esse levantamento evidenciou que a equipe é originária de locais diversos, inclusive outros municípios, dificultando o engajamento de ações para uma escola ou creche em específico, por exemplo. Por isso, optou-se por realizar ações que pudessem envolver a coletividade, tais como a participação na Campanha do Agasalho e o auxílio com mão de obra na construção do Jardim de um Hospital da cidade, ações que são ilustradas ao lado.

RESULTADOS

A valorização do colaborador, que contribui para sua saúde, segurança e bem-estar; repercute no seu comprometimento, que por sua vez se evidencia em diversos aspectos, como na produtividade e qualidade do serviço. Diferenças podem ser vistas inclusive nos indicadores de Recursos Humanos ao lado, comparando o ano antes e o ano durante a implantação do Projeto. Além disso, cabe destacar que durante todo o período de realização do Projeto não foi registrado acidente de trabalho. No dia 20/12/2016, foi realizada uma avaliação do Projeto junto à equipe de obras, através de questionário anônimo, sendo que os resultados foram depositados pelos próprios colaboradores em caixas. No total, 36 colaboradores partici-param dessa avaliação. Além das questões fechadas, foram colocadas questões abertas para avaliação do que gostaram e não gostaram, bem como sugestões de palestras e ações para 2017, tendo um retorno positivo. Também foi realizada votação para escolha de uma instituição carente da cidade para se buscar realizar algum trabalho voluntário. Entre 5 opções, a mais votada foi o ASAN – Asilo de Idosos.

INDICADORES DE RECURSOS HUMANOS

100%

50%

0%

22%

67%

3% 5%

39% 45%

8%

80%

40%

0% 3%

30%

64%

3%

36% 56%

RUIM REGULAR BOM ÓTIMO NULOS BRANCOS

PROJETO VIDA MELHOR PALESTRAS

ATENDIMENTO SOCIAIS CAMPANHA DIA DOS PAIS

Contribuição dos resultados mais importantes para os resultados gerais da organização

AVALIAÇÃO DO PROJETO VIDA MELHOR EM 2016

5% 5% 3% 3% 3%

Absenteísmo (%)

Ano Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Média

2015 6,11 7,26 4,89 4,88 2,60 4,21 2,33 3,11 3,39 1,12 1,74 0,89 3,54

2016 2,97 3,69 2,03 0,99 0,89 2,00 2,20 0,67 0,31 1,87 0,45 0,91 1,58

Rotatividade (%)

Ano Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Média

2015 4,89 6,40 7,17 5,14 2,58 4,69 3,72 0,42 3,27 1,48 0,00 3,19 3,58

2016 4,50 4,77 4,72 5,74 1,07 2,65 2,25 0,93 0,24 1,70 0,21 2,24 2,59

Contribuição dos resultados mais importantes para os resultados gerais da organização RESULTADOS

Em 2017, serão retomadas as ações penden-tes de 2016:

Entre os temas previstos para palestras estão:

Além de continuar as atividades que já estão sendo realizadas, entre os novos tópicos previstos estão:

Capacitação de lideranças;

Avaliação de desempenho;

Política salarial.

Utilizar mais vídeos e músicas nas palestras para ilustração dos temas; Realizar campanha para a Páscoa, proporcionando a participação dos filhos(as) dos colaboradores; Realizar campanha para o Dia das Mães envolvendo todos os colaboradores; Realizar pelo menos uma campanha junto à equipe em benefício da comunidade e/ou instituição de caridade; que possa contar com a participação de todos. Ex.: juntar 90 kg de lacre de lata até o final de 2017 e trocar por uma cadeira de rodas, a ser doada para quem a equipe de obras escolher; Participar de pelo menos 3 ações ambientais ou sociais até o final do ano. Ex.: atividade junto ao ASAN – Asilo de Idosos.

Saúde mental masculina; Prevenção de acidentes domésticos e de trabalho;

Relacionamento interpessoal; Segurança referente à violência contemporânea;

Prevenção de acidentes no trânsito; Setembro amarelo - prevenção do suicídio;

Saúde bucal;

Importância da água x refrigerante;

Controle dos gastos no final de ano.

O Case apresentado demonstra que peque- nos investimentos podem gerar grandes resultados para uma organização, desde que realizados com o comprometimento na melhoria contínua dos processos internos e buscando fazer a diferença na vida das pessoas.

A partir dessa avaliação pode-se verificar que os objetivos do Projeto estão sendo atingidos, surgindo inclusive demandas para o novo ano.

Assim, a Vêneto norteia suas atividades prezando pela valorização do colaborador.