Destilaçao

3
Introdução A destilação é um processo físico de separação de misturas. Os componentes de uma mistura podem ser separados quando os respectivos coeficientes de partição entre uma solução e a fase do vapor diferem significativamente. Essa técnica é uma das mais aplicadas em laboratórios de Química e um exemplo moderno de mistura que deve passar por várias etapas de destilação antes de resultar em produtos realmente úteis ao homem é o petróleo (gasolina, óleo diesel, querosene, asfalto e outros). Os principais tipos de destilação são: destilação simples, fracionada, à pressão reduzida (ou a vácuo) e a destilação por arraste a vapor d’água. Destilação à pressão reduzida ou vácuo Os componentes de uma mistura podem ser separados por destilação quando os respectivos coeficientes de partição entre uma solução e a fase do vapor diferem significativamente. Quando uma das espécies possui um coeficiente de partição grande, em comparação com os dos outros componentes, a separação é realizada por destilação simples (OHLWEIELER, 1982). Destilação é um processo caracterizado por uma dupla mudança de estado físico , em que uma substância, inicialmente no estado líquido, é aquecida até atingir a temperatura de ebulição, transformando-se em vapor, e novamente resfriada até que toda a massa retorne ao estado líquido. O processo tem sido utilizado desde a antiguidade para a purificação de substâncias e fabricação de essências e óleos. A destilação é um processo físico de separação de misturas homogêneas. Essa técnica é uma das mais aplicadas em laboratórios de Química e baseia-se na diferença de temperatura de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura.

description

Destilação

Transcript of Destilaçao

Page 1: Destilaçao

Introdução

A destilação é um processo físico de separação de misturas. Os componentes de uma mistura podem ser separados quando os respectivos coeficientes de partição entre uma solução e a fase do vapor diferem significativamente. Essa técnica é uma das mais aplicadas em laboratórios de Química e um exemplo moderno de mistura que deve passar por várias etapas de destilação antes de resultar em produtos realmente úteis ao homem é o petróleo (gasolina, óleo diesel, querosene, asfalto e outros).

Os principais tipos de destilação são: destilação simples, fracionada, à pressão reduzida (ou a vácuo) e a destilação por arraste a vapor d’água.

Destilação à pressão reduzida ou vácuo

Os componentes de uma mistura podem ser separados por destilação quando os respectivos coeficientes de partição entre uma solução e a fase do vapor diferem significativamente. Quando uma das espécies possui um coeficiente de partição grande, em comparação com os dos outros componentes, a separação é realizada por destilação simples (OHLWEIELER, 1982).

Destilação é um processo caracterizado por uma dupla mudança de estado físico, em que uma substância, inicialmente no estado líquido, é aquecida até atingir a temperatura de ebulição, transformando-se em vapor, e novamente resfriada até que toda a massa retorne ao estado líquido. O processo tem sido utilizado desde a antiguidade para a purificação de substâncias e fabricação de essências e óleos.

A destilação é um processo físico de separação de misturas homogêneas. Essa técnica é uma das mais aplicadas em laboratórios de Química e baseia-se na diferença de temperatura de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura.

O petróleo é um exemplo moderno de mistura que deve passar por várias etapas de destilação antes de resultar em produtos realmente úteis ao homem: gases (um exemplo é o gás liquefeito de petróleo ou GLP), gasolina, óleo diesel, querosene, asfalto e outros.

Os principais tipos de destilação são: destilação simples, fracionada, à pressão reduzida (ou a vácuo) e a destilação por arraste a vapor d’água.

Destilação a Vácuo (pressão reduzida)

Page 2: Destilaçao

Realizada sob pressão atmosférica reduzida. Como a temperatura de ebulição de um líquido é atingida quando a pressão de vapor se iguala à pressão externa, ao se diminuir artificialmente a pressão sobre o líquido consegue-se realizar a destilação a uma temperatura inferior ao ponto de ebulição normal. A vantagem é poder purificar líquidos que se decompõem antes mesmo de entrarem em ebulição ou que precisam de elevadas temperaturas para serem destilados.

Na execução dessa técnica utiliza-se uma aparelhagem similar à da destilação fracionada, com a diferença de que se adapta uma bomba de vácuo que reduzirá a pressão do meio. A nova temperatura pode ser estimada com o auxílio de uma tabela que relaciona colunas de temperatura com pressão (nomograma).

Quando usar uma destilação? Que tipo de destilação?1. Usa-se uma destilação simples para separar os componentes da mistura quando a mistura é composta de dois líquidos miscíveis que apresentam pontos de ebulição inferiores a 150ºC e distantes mais de 25ºC, ou quando as impurezas são não voláteis.2. Usa-se uma destilação a vácuo para separar componentes do mesmo tipo do caso anterior mas em que a temperatura de ebulição dos componentes é superior a 150ºC à pressão de 1 atmosfera.

Qual seria a vantagem de executar uma destilação a vácuo? Obviamente se gasta menos energia, pois a evaporação ocorre a temperaturas mais baixas. A maior vantagem, porém, é o fato de que o nosso produto a ser purificado por destilação não sofre decomposição térmica. Especialmente em líquidos de pontos de ebulição muito altos (200 °C ou mais) se corre o perigo de quebrar ligações intramoleculares, antes de romper as ligações intermoleculares. A

Page 3: Destilaçao

conseqüência seria uma mudança na estrutura química do nosso produto que sempre é indesejável. A substância se decompõe (estraga) antes de ebulir. Aplicar uma pressão reduzida leva então a condições mais suaves e possibilita a purificação por destilação.