Deten Química: 10 anos de Fieldbus - smar.com · derável em termos de instalação, a...

8
Deten Química: 10 anos de Fieldbus Tecnologia Automação Controle Agosto de 2005 nº100 A Deten Química e a Smar comemoram juntas um fato que ficará para a história da automação industrial. A empresa que fornece produtos petroquímicos foi a pri- meira do mundo a utilizar a tecnologia Fieldbus, há 10 anos, sendo a Smar for- necedora do hardware, software e dos ser- viços de configuração. A implantação dos equipamentos teve início em dezembro de 1994 em uma pequena unidade na planta de LAB (DEFINE I), contando na época com 63 instrumentos de campo (transmis- sores de pressão, temperatura, posiciona- dores de válvula e conversores) e executando 43 malhas de controle. Quase dois anos depois do início das operações desta pequena unidade, a Deten adquiriu o sistema também para as demais áreas, denominadas Deten I e Deten II, pas- sando assim a contar com todo o site ope- rando com a nova tecnologia. A instalação foi executada em duas etapas ocorridas em 1996 e 1997. Ao término da implantação, a Deten passou a contar com 13 controlado- res lógicos com cartões de interface Fieldbus, 12 estações de opera- ção IHM com software supervisó- rio e interligado em rede, uma estação de engenharia e 1000 equipamentos de campo (trans- missores de pressão, temperatu- ra, conversores e posicionadores para válvula de controle), distribu- ídos em 60 redes Fieldbus, con- tendo, em média, 13 equipamentos por rede. Além de uma redução consi- derável em termos de instalação, a utilização da tecnologia Fieldbus permitiu à empresa ganhos de produção. "Os dez anos de parceria foram marca- dos por grandes realizações. O Sistema Fieldbus sempre teve um ótimo desempenho e conti- nuará com a atualização para a Foundation Fieldbus. São inquestioná- veis as reduções da taxa de falhas e do custo de manutenção, garantindo maior disponibilidade e confiabilidade dos instrumentos", comenta o enge- nheiro instrumentação e manutenção da Deten, Alexandre Pessoa Santana. Em 2003, a Deten iniciou a atuali- zação da tecnologia nas áreas de sul- fonação, OSBL e tancagem, completando 250 equipamentos de campo, seis conjuntos de interfaces de processo redundantes com 23 redes Fieldbus e dois controladores lógicos com interfaces Fieldbus. Recentemente a empresa adquiriu hardware, software e serviços para a atualização de aproximadamente 600 equipamentos, sete controladores Uni- versais Híbridos, LC700 e novos con- juntos redundantes de Interface de Controle de Processo (DFI's). Nesta etapa também serão revisados os softwares de Supervisão, substituin- do os atuais pelo "ProcessView". Responsabilidade Social Smar cria o "Fabricando o Futuro", programa que levará aos jovens o estímulo na busca de uma profissão. Pág. 7 Comemoração Notes completa 100 exemplares e ganha projeto gráfico em comemoração ao sucesso de 12 anos. Pág. 2 Negócios Usina Bonfim ganha automação Profibus PA da Smar. Os resultados são ressaltados pela Açucareira Corona. Pág. 2 Empresa química é parceira da Smar há mais de uma década

Transcript of Deten Química: 10 anos de Fieldbus - smar.com · derável em termos de instalação, a...

Deten Química: 10 anos de Fieldbus

TecnologiaAutomação

Controle

Agosto de 2005nº100

A Deten Química e a Smar comemoramjuntas um fato que ficará para a históriada automação industrial. A empresa quefornece produtos petroquímicos foi a pri-meira do mundo a utilizar a tecnologiaFieldbus, há 10 anos, sendo a Smar for-necedora do hardware, software e dos ser-viços de configuração. A implantação dosequipamentos teve início em dezembro de1994 em uma pequena unidade na plantade LAB (DEFINE I), contando na épocacom 63 instrumentos de campo (transmis-sores de pressão, temperatura, posiciona-dores de válvula e conversores) eexecutando 43 malhas de controle.

Quase dois anos depois do início dasoperações desta pequena unidade, a Detenadquiriu o sistema também para as demaisáreas, denominadas Deten I e Deten II, pas-sando assim a contar com todo o site ope-rando com a nova tecnologia. A instalaçãofoi executada em duas etapas ocorridas em1996 e 1997. Ao término da implantação, aDeten passou a contar com 13 controlado-res lógicos com cartões de interface

Fieldbus, 12 estações de opera-ção IHM com software supervisó-rio e interligado em rede, umaestação de engenharia e 1000equipamentos de campo (trans-missores de pressão, temperatu-ra, conversores e posicionadorespara válvula de controle), distribu-ídos em 60 redes Fieldbus, con-tendo, em média, 13equipamentos por rede.

Além de uma redução consi-derável em termos de instalação,a utilização da tecnologiaFieldbus permitiu à empresaganhos de produção. "Os dezanos de parceria foram marca-dos por grandes realizações. OSistema Fieldbus sempre teveum ótimo desempenho e conti-nuará com a atualização para a

Foundation Fieldbus. São inquestioná-veis as reduções da taxa de falhas edo custo de manutenção, garantindomaior disponibilidade e confiabilidadedos instrumentos", comenta o enge-nheiro instrumentação e manutençãoda Deten, Alexandre Pessoa Santana.

Em 2003, a Deten iniciou a atuali-zação da tecnologia nas áreas de sul-fonação, OSBL e tancagem,completando 250 equipamentos decampo, seis conjuntos de interfaces deprocesso redundantes com 23 redesFieldbus e dois controladores lógicoscom interfaces Fieldbus.

Recentemente a empresa adquiriuhardware, software e serviços para aatualização de aproximadamente 600equipamentos, sete controladores Uni-versais Híbridos, LC700 e novos con-juntos redundantes de Interface deControle de Processo (DFI's). Nestaetapa também serão revisados ossoftwares de Supervisão, substituin-do os atuais pelo "ProcessView".

ResponsabilidadeSocialSmar cria o "Fabricando oFuturo", programa que levaráaos jovens o estímulo na buscade uma profissão. Pág. 7

ComemoraçãoNotes completa 100 exemplarese ganha projeto gráfico emcomemoração ao sucesso de 12anos. Pág. 2

NegóciosUsina Bonfim ganha automaçãoProfibus PA da Smar. Osresultados são ressaltados pelaAçucareira Corona. Pág. 2

Empresa química é parceira da Smar há mais de uma década

No primeiro semestre de 2005 aAçucareira Corona implantou na UsinaBonfim, em Guariba, interior de São Pau-lo, um sistema completo de automaçãoem tecnologia Profibus que garante a ob-tenção de diagnóstico preciso de toda aplanta. Mais de cem instrumentos decampo Profibus PA da Smar garantemeficiência e alto rendimento no proces-so de produção de álcool.

O projeto em tecnologia Profibus noBrasil é um dos pioneiros na área de açúcar eálcool no mundo, sendo a Smar fornecedora dos

Profibus é solução para Açucareira Corona

Smar Notes2N

eg

óc

ios Agosto de 2005

Co

me

mo

raç

ão

equipamentos da rede e de toda aintegração do sistema.

Na Açucareira Corona a economia mai-or foi no tempo de implantação, espaçofísico, treinamento e partida. "Conseguiu-se em 13 dias testar toda a planta ecolocá-la em operação, sem qualquertipo de transtorno. Aprovamos a estabili-dade da rede Profibus, assim como a atu-alização das grandezas do processomonitoradas e controladas", garante

José Ernesto Braz, supervisor de elétrica e instru-mentação da Açucareira Corona.

Profibus PA: economia e rapidez

A Usina Verten-te mostrou no finaldo ano passadoque seus núme-ros são a projeçãode uma entradavencedora nomercado. A provaforam seus recor-des de produção

nunca antes vistos no setor sucroalcooleiro. Seu gru-po, também proprietário da Usina Moema, seguindouma filosofia de crescimento contínuo, investiu em umanova fábrica que iniciará suas atividades em abril de2006, a Usina Itapagipe, em Minas Gerais.

Com a certeza de que a automação é um dos princi-

Usina Itapagipe começando grande desde o iníciopais investimentos iniciais de um projeto industrial, jáque o retorno oferecido é grande e de curto prazo, aplanta nascerá com uma solução turnkey da Smar, con-tando com automação da moenda, caldeira, tratamen-to do caldo, evaporação, destilaria e fermentação,serviços de configuração; montagem de painéis, etc.Além disso, a Smar será responsável pelo projeto doCOI (Centro de Operação Integrado), reflexo da ten-dência atual das usinas em centralizar o controle daplanta em uma única sala de operação.

O sistema de controle está baseado em ControladoresLógicos LC700, com a disponibilização de dados viaethernet através do cartão ENET 710. Os instrumentosde campo serão da linha 301 HART (transmissores depressão, densidade, nível e posicionadores). A usinacontará também com as novas Válvulas Manifold.

Reunião sobre o projeto: Carlos Caetano (UsinaMoema), Leonardo Mansur (Smar), PauloHenrique (Moema) e Márcio Barrico (Smar)

Notes comemora 100ª edição e ganha novo visual"Um sonho que a persistência tornou realidade".

Essa é a definição do Notes segundoCarlos Roberto Liboni, um dossócios da Smar e idealizador doinformativo da empresa que che-ga, este mês, em sua 100ª edi-ção. "Cem publicações é, semdúvida, um grande marco. Ao setornar uma ponte entre nós e omercado, o Notes dá uma de-monstração do compromisso quenossa equipe tem com o cliente", garante.

O Notes Brasil nasceu em janeiro de 1993 com oobjetivo de informar o segmento de automação in-dustrial sobre as novidades tecnológicas da Smar,dando ênfase na necessidade de levar amodernidade aos seus clientes, fazendo deles indus-triais em dia com a tecnologia.

Nestes 12 anos, o Notes divulgou fatos importan-tes para o Brasil, como avanços tecnológicos de em-

presas nacionais e internacionais, lançamentos deprodutos revolucionários no mercado, for-

necimentos de destaque, presençasem eventos do setor de automa-ção e premiações importantes no

cenário mundial. Fazendo parte dahistória, contou em verso e prosa o

sucesso da tecnologia brasileira, daqual a Smar assumiu a liderança e, com

isso, o compromisso de divulgar a com-petência nacional na produção de equipa-

mentos inéditos e serviços especializados.Nesta edição, que completa 100 números, o No-

tes ganha um projeto gráfico inovador, digno da tra-jetória da Smar. "O Notes sempre demonstrou adeterminação de estar todos os meses repetindo aritualística de pensar no cliente, no que ele precisae quer ouvir. Pensar no futuro é refletir nossa espe-rança de tornar o mundo melhor para nossos filhos",enfatiza Liboni.

Smar oficializa união com FDT/DTM Joint Interest Group (JIG)Desde 2003, quando o FDT/DTM Joint Interest

Group foi fundado, a Smar vem trabalhando e cola-borando com o grupo, oficializando sua união atra-vés de recente filiação. A Smar ajudará nos trabalhosde divulgação, marketing, especificação, testes ecertificações do padrão FDT.

O FDT-JIG é um grupo sem fins lucrativos e umacolaboração internacional das empresas para promo-ver a tecnologia FDT/DTM. Sua principal missão é es-timular o uso da Field Device Tool na indústria deautomação, processo e aplicações híbridas.

A tecnologia padroniza a interface de comuni-cação entre equipamentos de campo e sistemas.A característica chave é sua independência doprotocolo de comunicação e o ambiente de

British Petroleum implementa arquitetura com System302

Em uma reunião de tecnologia conduzida em maiona planta da British Petroleum em Lima, Ohio, líde-res industriais observaram a implementação total-mente integrada da arquitetura Foundation Fieldbusque incluiu H1, Ethernet de alta velocidade (HSE) eBlocos Funcionais Flexíveis (FFB) implementadosem uma operação crítica de processo.

A Smar foi mais uma vez “primeira em Fieldbus" nasinstalações de Lima, fornecendo os primeiros produtoscomerciais capazes de implementar tecnologia HSE eFFB. Depois de cuidadosas considerações, a Smar foiuma das empresas escolhidas para fornecer LinkingDevices que suportam FFB, garantindo ainda uma so-lução completa integrando Linking Devices HSE, OPCServers, FFB e equipamentos Fieldbus H1. A soluçãodo System302 simplificou a rede e forneceu acesso aoprocesso e aos equipamentos de campo.

A experiência reconhecida da Smar emFoundation Fieldbus foi útil no desenvolvimento datecnologia de FFB. Estes são utilizados juntamente

software com o equipamento e o sistema host,permitindo que os equipamentos sejam acessadosde qualquer host através de qualquer protocolo.

"O FDT/DTM oferece a simplicidade e flexibilidadeem uma interface verdadeiramente aberta otimizandoe guiando o usuário em acessos a interfaces gráficase parametrização, independente do sistema Fieldbus.A experiência da Smar em HART, Foundation Fieldbuse Profibus será nossa contribuição na união", explicaCésar Cassiolato, diretor de marketing da Smar.

A Smar disponibiliza DTMs para seus equipa-mentos HART e Profibus PA segundo os mais re-centes padrões. Para obtê-los, acesse:www.smar.com/support.asp. Mais detalhes sobreo FDT/DTM: www.fdt-jig.org.

Smar Notes 3

Tec

no

log

iaAgosto de 2005

com os Blocos Funcio-nais padrões em aplica-ções específicas,possibilitando que asestratégias de controletradicionalmente reali-zadas em CLPs sejamexecutadas em siste-mas de controleFieldbus. Exemplos detais aplicações incluem aquisição de dados pelo su-pervisório, controle em batelada, intertravamento,lógica seqüencial, gerenciamento de falhas, controlede drive coordenado e interface de E/S.

A fidelidade da Smar às especificações de arquitetu-ra Foundation Fieldbus resulta em um Linking Deviceúnico que proporciona um controlador HSE com FFB,capacidade de link entre rede H1-HSE, capacidade debridge entre redes H1-H1 e H1-HSE, redundância, in-tercambiabilidade entre Fieldbus e protocolos externos.

Demonstração do DFI302 Linking Deviceexecutando o FFB

Usina Santa Elisa visita instalações da SmarA Smar recebeu em julho uma comiti-

va da Usina Santa Elisa que visitou suasdiversas unidades, consolidando o su-cesso da parceria que já dura oito anos.Recepcionado pelo presidente da Smar,Antonio José Zamproni e pelo vice-pre-sidente e fundador, Mauro Sponchiado,o grupo fez um tour pela empresa.

A equipe da Santa Elisa, formada porRufino Bernardes (diretor industrial),Hermes Rezende (gerente de manutenção, engenha-ria e utilidades), Sebastião Filho (gerente de produ-ção), Fernando Fiorin (chefe do departamento de

automação e instrumentação) e AmadeuMarchi (gerente de suprimentos), conhe-ceu os Setores de Montagem Mecâni-ca, a Unidade de Manufatura, a linha demontagem dos circuitos eletrônicos, oSetor de Revisões e a Unidade de De-senvolvimento Mecânico.

Além disso, foram ministradas pales-tras aos visitantes sobre as novas ten-dências tecnológicas da empresa dentro

do Plano Geral de Desenvolvimento, sua nova direto-ria, seu compromisso com a Responsabilidade Sociale a transparência diante de seus clientes.

Rufino e Sebastião (Santa Elisa) duranteexplicações de Jayme Tamaki (Smar)

Pa

rce

ria

O Congresso Rio Automação 2005, realizado emmaio no Rio de Janeiro, apresentou um expressivocrescimento em relação às edições anteriores. Con-siderando as elevadas cotações no mercado inter-nacional, o foco deste ano foi a medição de petróleo,derivados e gás natural motivada pela Portaria Con-junta ANP/INMETRO n.1 de 19 de junho de 2000,que regulamenta a medição fiscal na área de produ-ção destes recursos naturais no Brasil.

A Smar teve uma participação significativa no con-gresso, apresentando dois trabalhos técnicos, alémde patrocinar o evento. O artigo "Abordagem Alterna-tiva para Medição Fiscal e Transferência de Custódia

Rio Automação mostra trabalhos de medição fiscalde GLP e Outros Hidrocarbonetos Leves Atendendo àRegulamentação Vigente da ANP", trata da mediçãode vazão utilizando o Sistema AuditFlow versão 4, ba-seado em resultados de testes no terminal daTranspetro em São Caetano do Sul, São Paulo.

O outro trabalho técnico versou sobre "Sistema deMedição em Tanques: Arqueação, Rastreabilidade eIntegridade da Informação", abordando a medição es-tática em dois aspectos principais: a normaISO7507-1:2003 que trata de arqueação de tanquescilíndricos verticais utilizando a técnica de trenatensionada e o Sistema TM302/TMView desenvolvi-do pela Smar para este mercado.

Smar Notes4E

ven

tos Agosto de 2005

A Brasil Brau, em São Paulo, e a Brasil Offshore,em Macaé, no Rio de Janeiro, contaram, simultanea-mente com os estandes da Smar nos dias 15, 16 e 17de junho. Além dos produtos voltados para cada seg-mento, a Smar deu destaque nas duas feiras para suanova linha de Válvulas Manifold.

Conquistando gradativamente o mercadocervejeiro, a Smar vem ampliando sua linha de pro-dutos para a melhoria do setor. "Ao longo de pou-cos anos temos nos destacado entre os clientes,tornando-nos fornecedores reconhecidos no mer-cado", salienta Ricardo Argolo, gerente da Smarpara o segmento de bebidas.

Na Brasil Offshore, uma das maiores feiras de pe-tróleo e gás do mundo, a Smar se consolida comogrande parceira do evento”. Nosso maior objetivo é

Participação simultânea em dois importantes eventostrabalhar com inovações tecnológicas e adequá-lasaos requerimentos e especificidades do mercado na-cional", enfatiza FlávioFontes, gerente de ne-gócios e sistemas daempresa.

Participação nos eventosrendendo bons negócios

Alta tecnologia impressiona visitantes da FenainstA Smar foi um dos grandes atra-

tivos da Fenainst, uma das maio-res feiras nacionais de automaçãoe instrumentação que aconteceuem julho em Salvador.

Entre as centenas de visitas noestande, uma das mais ilustres foia do Secretário de Ciência, Tec-nologia e Inovação do Estado daBahia, Rafael Lucchesi, que de-monstrou sua admiração pelo tra-

Estande da Smar recebe Secretário deCiência, Tecnologia e Inovação da Bahia

balho da empresa. "O secretárioficou impressionado com a tecno-logia Foundation Fieldbus e como transmissor inteligente de con-centração e densidade DT301(Touché). Isso mostra o quanto aSmar está preparada para aten-der a mercados diversos com omáximo de competência", afirmaCésar Cassiolato, diretor demarketing da Smar.

Profibus PA em destaque na CVRDA tecnologia Profibus PA foi um dos temas de palestras da Associação Profibus na

Companhia Vale do Rio Doce de Mariana, Minas Gerais. A Smar apresentou no dia 19de julho uma discussão sobre a tecnologia presente nas principais plantas da empresa.

Segundo Fábio Torres, técnico em automação da CVRD, a Smar tem sido uma impor-tante parceira no fornecimento de equipamentos para as plantas. "É muito importante

ter no Brasil uma empresa como a Smar, com este grande potenci-al tecnológico", garante.

César Cassiolato, diretor demarketing da Smar e vice-presidente da Associação naAmérica Latina

Objetivando a melhoria da tecnologiaFoundation Fieldbus, empresas de todo o mundoligadas à automação industrial se reuniram no fi-nal de maio, em Buenos Aires, Argentina, para a"Primera Reunión de Usuarios de FieldbusFoundation en Sudamérica".

O evento merece destaque pelos cursos e seminá-rios promovidos para o aperfeiçoamento e divulgaçãoda tecnologia pelo mundo. Libânio Carlos de Souza,Diretor de P&D da Smar e participante ativo das espe-cificações da tecnologia desde sua fundação, anali-sou durante sua palestra o suporte de gerenciamento

Encontro da Fieldbus Foundation reúne usuáriosde ativos utilizando Foundation Fieldbus. "Atualmenteestes sistemas contam com a capacidade deprocessamento de equipamentos de campo para au-xiliar as tarefas de monitoramento e gerenciamentode diagnósticos", explicou.

Nesta nova etapa do protocolo de comunicaçãodigital que tem revolucionado o campo industrial,foram discutidos diversos temas de interesses mun-diais. Dentre eles, a criação de blocos transdutoresde temperatura, sistemas de segurança para equi-pamentos Fieldbus, economia e benefícios naimplementação da tecnologia.

Smar Notes 5

Eve

nto

sAgosto de 2005

Simtec supera as expectativasdo setor sucroalcooleiro

Com uma movimentação de mais de 18 mil pes-soas, o Simpósio Internacional e Mostra de Tec-nologia da Agroindústria Sucroalcooleira(Simtec), que aconteceu em julho em Piracicaba,São Paulo, superou as expectativas do setor.

A Smar participou do evento apresentandosoluções em Profibus, o Touché e, como des-taque, as novas Válvulas Manifold, entre ou-tros produtos. A participação cada vez maiorda Smar no mercado sucroalcooleiro reflete suaimportância mundial nesse setor. Grande par-te do faturamento da empresa em 2005 seráproveniente do mercado de Açúcar e Álcool noBrasil e no exterior.Simtec é termômetro do setor de açúcar e álcool

Aperfeiçoamento técnico com parceria StabCom o apoio da Smar, a Regional Setentrional e a

Regional Leste da Stab promovem eventos técnicoshá mais de 20 anos, objetivando o aperfeiçoamentoprofissional dos mais de 200 técnicos associados.

Em sua dinâmica de trabalho, a Stab oferece cursos,seminários, simpósios, workshops e congressos. Nes-te ano acontece em paralelo ao XXII Simpósio daAgroindústria da Cana de Açúcar, a II Fersucro commais de 100 expositores, no novo Centro Cultural e deExposições de Maceió. "Esses eventos permitem umaampla e profunda discussão sobre os problemas e so-luções inerentes à participação da agroindústria dacana-de-açúcar nos contextos técnico, econômico esocial do país", explica Valdir Veloni, gerente geral dadivisão de açúcar e álcool da Smar.

Em 2005, no 9º Simpósio Regional que aconte-ceu em maio, em Recife, Pernambuco, Veloni pa-lestrou sobre as novas soluções para automaçãoem refinarias de açúcar. Estande da Smar no 9º Simpósio Regional da Stab

Dando seqüência ao seu trabalho de responsabi-lidade social, a Smar firmou uma parceria com aBanda Cauim, de Ribeirão Preto, colaborando nacompra de instrumentos para os adolescentes ca-rentes participantes.

O acordo foi assinado durante uma apresentaçãoda banda em junho, com as presenças do coorde-nador do projeto do Cauim, Odônio dos Anjos, dodiretor e do gerente de marketing da empresa deautomação, César Cassiolato e Pedro Biondo.

A banda é formada por 80 pessoas, sendo que amaioria não possui instrumento próprio. "A partici-pação da Smar vai permitir que possamos ampliaro projeto. Com a doação, poderemos adquirir os ins-trumentos, que são muito caros", esclarece o coor-denador do Cauim.

O projeto, cuja direção musical é do maestro JoséGustavo Julião de Camargo, nasceu no ano pas-sado como escola de música, objetivando valori-zar a música instrumental, os músicos da cidade,

Parceria com Banda Cauim asseguracompra de instrumentos

Smar Notes6R

esp

onsa

bilid

ade S

ocia

l Agosto de 2005

Em um evento denominado "Você faz parte donosso sucesso", a Smar está mensalmente home-nageando os funcionários que colaboram com aempresa há mais de 10, 15, 20 e 25 anos.

A garra e a determinação de todos os funcionári-os fizeram com que a Smar crescesse e se trans-

Smar presta homenagem aos antigos funcionários

além de resgatar a tradição interiorana de ban-das. A idéia tem dado certo e conta com a colabo-ração da iniciativa privada para ter continuidade."Temos orgulho de fazer parte de um programatão intenso de apoio cultural. Investir no jovem éinvestir no futuro", afirma Biondo.

formasse em uma multinacional brasileira que trans-cende limitações geográficas, estando presente nos5 continentes.

O evento conta com a presença do Presidente daSmar, Antonio José Zamproni, do diretor demarketing, César Cassiolato, do gerente de recur-sos Humanos, Nelson Remondi e da coordenadorado Programa de Responsabilidade Social da Smar,Ana Paula Biagi Ferreira. Além disso, há a entregade brindes e um discurso do Presidente homenage-ando e agradecendo aos funcionários pelo empe-nho dedicado e pelo sucesso alcançado.

Em julho, cerca de 50 funcionários que trabalhamna Smar de 10 a 25 anos, comemorados de janeiroa junho de 2005, receberam as homenagens do Pre-sidente Antônio José Zamproni.

Banda Cauim em apresentação que firmou parceria com a Smar

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, aSmar deu um presente para a natureza: o plantio de 50 mudas deárvores nas margens do córrego Eugênio Mazzer, em Sertãozinho.

A ação para o plantio de mudas de árvores nativas na área depreservação ambiental permanente do município contou com aajuda de cerca de 20 funcionários voluntários que fizeram ques-tão de colocar as mãos na terra e fazer parteda comemoração.

Dia Mundial do Meio Ambienteé comemorado com plantio de árvores

Funcionários homenageados de Janeiro a Junho

Funcionárias ajudando naarborização do município

"Fabricando o Futuro" investe na formação dos jovens"O jovem não é o amanhã, ele é o agora". A frase do

sociólogo brasileiro Betinho expressa o dinamismo quea sociedade exige de seus profissionais. A capacitaçãoé uma exigência cada vez maior nos currículos e,mesmo para aqueles que estão começando umacarreira, não há tempo a perder.

Sabendo da voracidade do mercado de trabalho, aSmar decidiu fazer sua parte para tornar os jovensmais conscientes de suas funções na sociedade,demonstrando a importância do aprimoramento parao crescimento profissional.

Em junho, profissionais de altos cargos naempresa deixaram os escritórios e foram dar dicasmercadológicas aos alunos do ensino médio daEscola Estadual Isaías José Ferreira, localizada nodistrito sertanezino de Cruz das Posses.

Esta é a primeira etapa da nova ação desenvolvidapela Smar Collection, denominada "Fabricando oFuturo", com o objetivo de mostrar aos jovens umavisão do mundo atual e motivá-los para a entradano mercado de trabalho.

Uma série de palestras foi ministrada aos alunos,iniciando pelo tema "Inovação e Tecnologia", com ogerente de marketing Pedro Biondo, passando peloassunto "Profissões do Futuro", com o gerente de re-cursos humanos, Nelson José Ramondi D'Antonio, fi-nalizando com os ensinamentos sobre"Responsabilidade Social" do diretor de marketingCésar Cassiolato.

A Smar acredita que o ciclo de palestras servirácomo um complemento do trabalho das escolas, au-xiliando na elevação da qualidade de ensino, que é

Smar Notes 7

Resp

onsa

bilid

ade S

ocia

lAgosto de 2005

um fator determinante na redução das desigualda-des sociais. "Temos a obrigação de preparar os alu-nos para o mercado de trabalho, ou seja, para a vida.A Smar está cumprindo seu papel social, agindo comouma empresa cidadã", afirma Marco Antônio de Oli-veira, coordenador pedagógico da Escola.

Um concurso de redação revelará os melhoresalunos que, segundo a coordenação do programa,receberão prêmios.

Campanha de combate ao desperdício de água

Fabricando o Futurodentro da empresa

Os filhos dos funcionários da Smar também tive-ram a chance de participar do "Fabricando o Futu-ro". Nas férias de julho, adolescentes visitaram aSmar, conhecendo algumas das instalações, poden-do se familiarizar com o trabalho dos pais.

Além da visita, os jovens tiveram palestrasprofissionalizantes."Achei uma ótimaoportunidade conhe-cer o ambiente de tra-balho do meu pai. Ado-rei a iniciativa", afirmouAlan Thomazinho, de15 anos, filho do técni-co eletrônico RicardoThomazinho, do De-partamento de Revi-sões da Smar.

Funcionários de todas as unidades da Smar receberam via e-mail uma cartilha informativa com númerosque demonstram a eliminação gradual de água em nosso planeta. O material faz parte da campanha inter-na de combate ao desperdício de água e conta com dicas para sua melhor utilização no ambiente domés-tico, explicando como evitar o desperdício em atividades cotidianas.

A idéia começou modesta, alertando apenas os funcionários, mas tem o objetivo de atingir, dia-a-dia, umnúmero maior de pessoas.

Maria Aparecida Alves Carvalho, secretária, acredita no valor dos esforços da empresa. "Comento commeus familiares, amigos, vizinhos sobre a necessidade de economizar água. Em ações pequenas conse-guimos mudar o mundo", garante.

Fundo Social de Sertãozinho recebeagasalhos arrecadados durante Campanha

No dia 04 de julho a Smar Collection entregou aoFundo Social de Solidariedade de Sertãozinho os co-bertores, roupas e calçados arrecadados durante aCampanha do Agasalho da empresa que aconteceude maio a junho. "Funcionários se mostraram maisuma vez participativos e solidários com a comunida-de carente", garante Ana Paula Biagi Ferreira, coor-

Maria Regina de Souza Rissicoordenadora do Fundo Social de

Solidariedade de Sertãozinho e AnaPaula Biagi Ferreira praticando a

solidariedade

denadora do pro-grama de respon-sabilidade social.

Ambiente de trabalho:Alan conhece o cotidiano do pai

Válvulas Manifold são nova opçãono mercado de automação

Smar Notes8P

rod

uto

s Agosto de 2005

A família Smar continua crescendo. As novas Vál-vulas Manifold Smar estão entrando no mer-cado fabricadas de acordo com osistema de qualidade certificadoISO9000-2000. Com umdesign exclusivo, seus pesose dimensões foram reduzidos,em comparação com as atuaisválvulas do mercado.

Elas são mais leves e de fácilmanuseio, oferecendo robustez esegurança às aplicações de campo.Essas características atendem à praticidadeexigida por pequenas e grandes indústrias.

Pensando assim, a Smar investe constan-temente no desenvolvimento de tecnologias queofereçam ao mercado de automação as soluçõesmais completas.

As Válvulas Manifold Smar usam o conceito deválvula tipo agulha para alta pressão com um obtu-rador não-rotativo. Através desse conceito, impe-dem o vazamento comumente encontrado nasválvulas com obturador rotativo, onde a fricção coma sede do corpo gera emperramentos e ressaltos.

São no total dez modelos, variando entre o nú-

mero de vias e os tipos de conexões. As VálvulasManifold de uma e duas vias, além dos modelos

macho-fêmea e fêmea-fêmea, vêmna opção flange-rosca, dispen-

sando a necessidade deadaptadores para flangesde transmissores.Algumas de suas principais

características:• De acordo com a necessi-dade do cliente, as válvulas po-dem ser fabricadas em Aço

Inoxidável, Aço Carbono, Monel,Hastelloy e Super Duplex (os últimos qua-

tro sob consulta);• Baixo torque de abertura/fechamento das válvu-

las, com um manípulo de fácil manuseio, sem can-tos vivos e mais leve;

• Exclusivo sistema de vedação entre o castelo e ocorpo da válvula;

• Suportam aplicações com pressão de até 6.000psi (414 bar);

• Prático sistema de manutenção da haste, sem anecessidade de desmontá-la;

• Adaptadores e kits de dreno adicionais.

Expediente:Notes: Publicação da Smar Equipamentos Industriais direcionada ao mercado e aos clientes.Coordenação Geral: César CassiolatoJornalista Responsável e Editora: Lívia Komar MTb.: 32.862Canal Direto com o Leitor: [email protected] desta edição: Ana Paula Biagi Ferreira, César Cassiolato, Júlio Césarde Souza, Leandro H. B. Torres, Luciano Botto, Marcelo Dultra, Marcus Vinícius da Silva,Pedro Biondo, Ricardo Argolo, Sérgio Tateishi, Valdir Veloni e Venício Carreira.Editoração e Produção: Mensagem Marketing & ComunicaçãoDiagramação: Tiago SavegnagoProjeto Gráfico: Fábio AbdoTiragem: 20.000 exemplaresPermitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada a fonte e solicitadaa autorização.

SMAR ARAÇATUBATel./Fax: (18) [email protected]

SMAR SÃO PAULOTel.: (11) [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROTel.: (21) [email protected]

SMAR - MATRIZTel.: (16) [email protected]

SMAR BELO HORIZONTETel.: (31) [email protected]

SMAR PIRACICABATel./Fax: (19) [email protected]

SMAR UBERLÂNDIATel.: (34) [email protected]

SMAR INTERIOR-SPTel.: (16) [email protected]

SMAR VITÓRIATel.: (27) [email protected]

SMAR MARINGÁTel.: (44) [email protected]

SMAR SALVADORTel.: (71) [email protected]

SMAR CURITIBATel.: (41) [email protected]

SMAR RECIFETel.: (81) 3231-6521/[email protected]

Transmissor de Pressão da Smaré 1º lugar no Top Five da NEI

Na 23ª pesquisa Top Five, feita entre setembrode 2004 e janeiro de 2005, a Smar foi a mais lem-brada como fabricante de Transmissores de Pres-são, através da linha LD300. Há cincos anosconsecutivos a Smar tem estado entre os melhoresfornecedores de equipamentos nesta pesquisa depreferência de marca de produtos para indústrias,realizada pela revista Noticiário de EquipamentosIndustriais (NEI). Dos 169 entrevistados que cita-ram a marca, 93 possuem o produto.

A Top Five é a mais importante pesquisa do mer-cado industrial, sendo comparada atualmente à Top

of Mind, que identifica os produtos e empresas maislembrados pelos brasileiros. "O prêmio mostra aliderança da Smar neste segmento.O Top Five é um atestado de confi-abilidade oferecido pelos própriosclientes", diz Pedro Biondo, geren-te de marketing da Smar.

Além de Transmissores de Pressão,a Smar se destacou também nas ca-tegorias "Transdutores de Pressão",obtendo o 2º lugar e "Controladoresde Processo", conquistando o 3º lugar.