Dethox aprendizado investigativo oficial

9
DETHOX WORKSHOP DE FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM VIVA DO EXTRAMUROS ESCOLA DE PROJETOS

Transcript of Dethox aprendizado investigativo oficial

Page 1: Dethox aprendizado investigativo oficial

DETHOX WORKSHOP DE FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM VIVA DO EXTRAMUROS ESCOLA DE PROJETOS

Page 2: Dethox aprendizado investigativo oficial

“Todo bloco de pedra contém uma escultura no seu interior. O trabalho do artista é descobri-la”. Michelangelo

FATO: TODA DESCOBERTA NASCE DE UM PROBLEMA E GERA APRENDIZADO

Page 3: Dethox aprendizado investigativo oficial

DETHOX Ferramenta de gestão de projetos que parte de uma hipótese (problema) e que promove o descobrir, idear, prototipar e revisitar.

APRENDIZADO INVESTIGATIVO

Page 4: Dethox aprendizado investigativo oficial

O QUE É APRENDIZADO INVESTIGATIVO?

OBSERVAR

DESCOBRIR IDEAR

PROTOTIPAR EXPERIMENTAR

& REVISITAR

Page 5: Dethox aprendizado investigativo oficial

O QUE É? É uma ferramenta que une técnicas características do Design Thinking com sub-ferramentas da P.L.A, Participatory Learning and Action, uma metodologia de pesquisa etnográfica muito comum na Antropologia Social. Trata-se portanto de uma metodologia de materialização de hipóteses, de resolução de problemas. PARA QUE USAMOS? Aprendizado Investigativo é uma ferramenta muito útil para a aprendizagem através de projetos, pois auxilia na gestão e no processo de experimentação. Sua utilidade advém da qualidade de priorizar o design centrado na pessoa e excede o campo da educação, sendo útil também para a mediação de propósitos. COMO USAMOS? Não existe um “modo certo” de usar o Aprendizado Investigativo, trata-se de uma ferramenta flexível, hackeável e passível de adaptação. Existem práticas específicas para cada um dos momentos do processo e é através dessas práticas que essa ferramenta mostra sua potência.

APRENDIZADO INVESTIGATIVO

Page 6: Dethox aprendizado investigativo oficial

ÁRVORE-PROBLEMA

DINÂMICA DO 356

STORYTELLING

A técnica da Árvore-problema é característica da pesquisa etnográfica e é útil na observação de causas e consequências de um dado problema. A Árvore-problema auxilia na descoberta de alinhamento e percepção de hipóteses a trabalhar. Seu objetivo é o de revelar, através da observação e registro visual, uma questão específica a ser definida como foco do projeto. O 356 é uma dinâmica de geração de ideias, de brainstorming, assim como os modelos mentais de “mundo ideal” e “pior cenário”. São 3 ideias em 5 minutos no grupo de 6 pessoas. A regra é não censurar ideias, deixar que cheguem 18 ideias (3 para cada integrante) que depois dos 5 minutos passarão por uma curadoria, até que se escolha coletivamente uma só. O objetivo de uma dinâmica como essa é permitir que os participantes se sintam livres para pensar em soluções para o “problema” descoberto no início do processo. Depois do momento da prototipação da “solução” coletiva para o problema identificado, os grupos são convidados a experimentar (apresentar ou testar, como queiram) o que criaram juntos. Isso pode ser feito através de forma bidimensional, tridimensional, através de interpretação (teatro ou vídeo). O Storytelling é uma técnica de apresentação que é normalmente usada através de interpretação teatral (ao vivo ou em vídeo) e tem por objetivo expressar o que foi prototipado, de forma lúdica e comunicativa.

Page 7: Dethox aprendizado investigativo oficial

HIPÓTESE (problema)

causa causa

causa

causa

causa

causa

resultado

resultado

resultado

resultado

resultado

resultado A técnica da Árvore-problema é própria da Antropologia Social e fruto

da P.L.A (Participatory Learning and Action). É ao mesmo tempo útil na

observação de diferentes pontos de vista e na descoberta de

semelhanças que ajudam a definir uma esfera para a ação.

DINÂMICA DA ÁRVORE-PROBLEMA

Page 8: Dethox aprendizado investigativo oficial

Em um grupo de 6 pessoas propõe-se a geração de 18 ideias em apenas 5 minutos. O brainstorming orientado e sem censura produz ideias livres, disruptivas e muitas vezes surpreendentes.

DINÂMICA DO 356

Page 9: Dethox aprendizado investigativo oficial

  Início? Meio? Fim?

  Meio? Fim? Início?

DINÂMICA DO STORYTELLING

Contar uma história é sempre a melhor maneira de apresentar uma solução. E a liberdade na hora de

fazer isso é fundamental. Então isso pode ser feito de maneira bidimensional (história em quadrinhos, por exemplo) ou tridimensional (teatro, vídeo, dança). O

mais importante é construir uma narrativa que comunique o processo pelo qual você passou para

chegar na “solução” para a sua hipótese.