DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2014/07/000749_20140714105431.pdf ·...

4
2 DEUS NOS REÚNE Nº 2316 ANO A Vermelho SOLENIDADE DE PENTECOSTES 8/6/2014 1. ACOLHIDA 2. CANTO DE ABERTURA: 71(CD 2), 74 3. SAUDAÇÃO INICIAL Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Dir.: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês! TODOS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 4. INTRODUÇÃO Anim.: Estamos reunidos para celebrar o dia em que o mistério pascal atingiu a sua plenitude no dom do Espírito derramado sobre a comunidade daqueles que creram em Jesus Cristo. Agora que chegamos ao fim do Tempo Pascal, damos graças ao Pai porque o Espírito revelou a todos os povos o mistério escondido nos séculos e reuniu todas as raças na alegria da salvação. Revestidos da força do Espírito, somos testemunhas do Cristo ressuscitado. 5. ATO PENITENCIAL Dir.: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. (Breve pausa para a reflexão pessoal) Dir.: Senhor, que subindo ao céu, nos presenteastes com o dom do Espírito, tende piedade de nós! TODOS: Senhor, tende piedade de nós! Dir.: Cristo, que dais vida a todas as coisas com o poder da vossa palavra, tende piedade de nós! TODOS: Cristo, tende piedade de nós! Dir.: Senhor, Rei do universo e Senhor dos séculos, tende piedade de nós! TODOS: Senhor, tende piedade de nós! Dir.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna! TODOS: Amém. 6. GLÓRIA: 200 e 199 (CD 12) 7. ORAÇÃO Oremos (pausa): Ó Deus, nesta festa do Divino, santificais a vossa igreja, mulheres e homens de todas as raças e povos em todas as partes da terra. Que hoje se veja de novo o que se viu no começo da vida da santa Igreja: os dons do Espírito Santo enchendo de luz e alegria o coração dos que creem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Transcript of DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2014/07/000749_20140714105431.pdf ·...

2DEUS NOS REÚNE

Nº 2316 – ANO A – VermelhoSOLENIDADE DE PENTECOSTES – 8/6/2014

1. ACOLHIDA

2. CANTO DE ABERTURA: 71(CD 2), 74

3. SAUDAÇÃO INICIAL

Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dir.: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês!

TODOS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

4. INTRODUÇÃO

Anim.: Estamos reunidos para celebrar o dia em que o mistério pascal atingiu a sua plenitude no dom do Espírito derramado sobre a comunidade daqueles que creram em Jesus Cristo. Agora que chegamos ao fim do Tempo Pascal, damos graças ao Pai porque o Espírito revelou a todos os povos o mistério escondido nos séculos e reuniu todas as raças na alegria da salvação. Revestidos da força do Espírito, somos testemunhas do Cristo ressuscitado.

5. ATO PENITENCIAL

Dir.: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte,

também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.

(Breve pausa para a reflexão pessoal)

Dir.: Senhor, que subindo ao céu, nos presenteastes com o dom do Espírito, tende piedade de nós!TODOS: Senhor, tende piedade de nós!

Dir.: Cristo, que dais vida a todas as coisas com o poder da vossa palavra, tende piedade de nós!TODOS: Cristo, tende piedade de nós!

Dir.: Senhor, Rei do universo e Senhor dos séculos, tende piedade de nós!TODOS: Senhor, tende piedade de nós!

Dir.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna!TODOS: Amém.

6. GLÓRIA: 200 e 199 (CD 12)

7. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus, nesta festa do Divino, santificais a vossa igreja, mulheres e homens de todas as raças e povos em todas as partes da terra. Que hoje se veja de novo o que se viu no começo da vida da santa Igreja: os dons do Espírito Santo enchendo de luz e alegria o coração dos que creem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

8. PRIMEIRA LEITURA: At 2, 1-11

9. SALMO RESPONSORIAL: 103 (104)

Enviai o vosso espírito, Senhor!E da terra toda a face renovai!

Bendize, ó minha alma, ao Senhor! / Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! / Encheu-se a terra com as vossas criaturas!

Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram; Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.

Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje, seja-lhe agradável o meu canto, / pois o Senhor é a minha grande alegria!

10. SEGUNDA LEITURA: 1Cor 12, 3b-7.12-13

11. SEQUÊNCIA: Lecionário Dominical

12. CANTO DE ACLAMAÇÃO

Aleluia, aleluia, aleluia!Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador!

13. EVANGELHO: Jo 20,19-23

14. PARTILHA DA PALAVRA

15. PROFISSÃO DE FÉ

02

16. PRECES DA COMUNIDADE

Dir.: Neste dia santíssimo em que terminam as festas pascais, rezemos a Deus Pai todo-poderoso para que o dom do Espírito Santo renove toda a Igreja, dizendo (ou cantando) com alegria:

Mandai, Senhor, o vosso Espírito Santo.

Senhor, iluminai a Igreja, presente em toda a terra, para que proclame as maravilhas do amor de Deus em todas as línguas e culturas do universo. Nós vos pedimos.

Senhor, abençoai o Papa, sucessor de Pedro, os bispos e todos os párocos e suas comunidades, para que o Espírito Santo lhes dê ardor missionário e sabedoria. Nós vos pedimos.

Senhor da vida, protegei as pessoas que fazem o bem e amam a justiça, que lutam e sofrem pela liberdade e pela paz, para que o Espírito Santo torne mais firme a sua esperança. Nós vos pedimos.

Pai de bondade, cuidai dos fiéis que receberam os dons do Espírito e exercem ministérios nas comunidades, para que em tudo agradem ao Senhor. Nós vos pedimos.

Dir.: Deus eterno e onipotente, que enviastes ao coração dos vossos fiéis o Espírito Santo, tornai-nos testemunhas do Evangelho e das maravilhas que realizastes pelos homens. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

17. PARTILHA DOS DONS: 388 (CD 11), 409 (CD 25)

DEUS NOS FALA

DEUS FAZ COMUNHÃO

RITO DA COMUNHÃO

18. PAI-NOSSO

Dir.: O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos, digamos juntos:

Pai nosso...

19. SAUDAÇÃO DA PAZ: 780 (CD 26)

Dir.: Em Jesus, que nos tornou irmãos e irmãs com sua cruz, saudai-vos com um sinal de reconciliação e de paz.

20. COMUNHÃO: 526 (CD 2), 532

(O ministro toma a hóstia e, elevando-a, em voz alta, voltado para a assembleia, diz: irmãos e irmãs, participemos da comunhão do Corpo do Senhor em profunda unidade com nossos irmãos que, neste dia, tomam parte da celebração eucarística, memorial vivo da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O Corpo de Cristo será nosso alimento. Portanto:Provai e Vede como o Senhor é bom!Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!)

21. RITO DE LOUVOR: 819 (CD 18)

22. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus, Vós destes ao povo nesta celebração Palavra de força e de vida. Dai-nos o vosso Espírito, com os seus sete dons, para que a vida da graça nos faça crescer no amor e nos leve a viver unidos, como gente que caminha para a eterna comunhão. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

DEUS NOS ENVIA

03

23. NOTÍCIAS E AVISOS

24. CANTO DE ENVIO: 644 (CD 11), 648 (CD 5)

25. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

Dir.: Deus, o Pai das luzes que hoje iluminaram o coração dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, conceda-nos a alegria de sua bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito.TODOS: Amém.

Dir.: Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulos, purifique os nossos corações de todo mal e nos transfigure em sua luz.TODOS: Amém.

Dir.: Aquele que, na proclamação de uma só fé, reuniu todas as línguas nos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade.TODOS: Amém.

Dir.: Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.TODOS: Amém.

26. LEITURAS DA SEMANA

2.ª-feira: 1Rs 17,1-6; Sl 120(121); Mt 5,1-12

3.ª-feira: 1Rs 17,7-16; Sl 4; Mt 5,13-16

4.ª-feira: At 11,21b-26;13,1-3; Sl 97(98); Mt 10,7-13

5.ª-feira: 1Rs 18,41-46; Sl 64(65); Mt 5,20-26

6.ª-feria: 1Rs 19,9a.11-16; Sl 26(27); MT 5,27-32

Sábado: 1Rs 19,19-21; Sl 15(16); Mt 5,33-37

EDITORA: Departamento Pastoral da Arquidiocese de VitóriaRua Abílio dos Santos, 47 - Cx. Postal 107 - Tel.: (27) 3223-6711 / 3025-6296 - Cep. 29015-620 - Vitória - ES

E-mail: [email protected] - www.aves.org.brProjeto gráfico e editoração: Comunicação Impressa - Telefones: (27) 3319-9062 - 3229-0299

Impressão: ABBA Gráfica e Editora - Telefax: (27) 3229-4927 - Vila Velha - ES

Pentecostes – Renovação da Confirmação Gostamos de tudo que é novo. A palavra “novo” é como que uma força mágica. Tudo deve ser novo: O vestido e a camisa, a casa e o carro, até o sabor do café. Nada se vende, se não é novo; pelo menos a embalagem deve ser nova. Também em outros campos da nossa vida, aquilo que é novo exerce uma atração fascinante: As novas descobertas, as novas conquistas no campo da ciência, da técnica, da medicina. Tudo deve renovar-se constantemente. A Igreja não é isenta desta euforia do novo: Renovação bíblica, renovação litúrgica, renovação carismática... E esta tendência para tudo que é novo, não é recente, não é moderna. Lembremos só que Jesus selou com seu sangue um novo testamento, uma nova aliança; nós somos o novo Israel, o novo povo de Deus. Na liturgia o desejo de renovação e a exortação para se renovar são fortes e frequentes. O sentido de toda ação litúrgica, de comemorar ou fazer memória, de atualizar ou tornar presente um fato histórico passado, não é no fundo também um renovar? Mas também num sentido explícito e formal a liturgia realiza e celebra renovação: Renovação das promessas batismais, especialmente na Vigília pascal: “Terminados os exercícios da Quaresma, renovemos as promessas do nosso batismo”. Na Missa do Crisma, o bispo se dirige aos presbíteros com estas palavras: “Filhos caríssimos,... quereis renovar as promessas que um dia fizestes perante o vosso bispo e o povo de Deus?” Sempre mais entendem-se também os jubileus do casamento ou da profissão religiosa como renovação de um compromisso

uma vez assumido. Que tudo isso é legítimo e de maneira alguma novidade, nos mostra a 2ª carta de São Paulo a Timóteo (1,6): “Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos”. Estas palavras, que evidentemente dizem respeito ao sacramento da ordem, poderiam ser literalmente aplicadas também ao sacramento da Confirmação. Ora, que dia do ano seria mais indicado para tal renovação do sacramento da Confirmação do que a festa de Pentecostes? Sem dúvida, Pentecostes, a festa em que comemoramos a vinda do Espírito Santo sobre a Igreja nascente, se presta melhor do que qualquer outro dia para renovar também o dom do Espírito que nos foi dado no sacramento da Confirmação. É claro que as formas desta renovação podem ser as mais diversas, desde um momento comemorativo dentro da missa festiva de Pentecostes ou numa hora do Ofício Divino, até uma celebração própria. Não existem limites para a criatividade dos que querem reavivar o grande Dom de Deus. O Lecionário da Missa nos abre profusamente o tesouro da Sagrada Escritura de textos sobre o Espírito Santo. Como todas as renovações de um sacramento, também esta não se deve restringir à celebração litúrgica, mas devemos celebrar aquilo que estamos vivendo e a festa da renovação nos deve dar força para vivermos com novo fervor e mais intensidade a vida daquele Espírito que renova a face da terra.

Pe. Gregório LutzLiturgia em mutirão III- CNBB

ORIENTAÇÕES

• Durante todo o tempo Pascal, o círio deve receber destaque. Nesta celebração ele pode ser aceso solenemente e incensado. Depois da celebração de hoje, ele é levado para junto do batistério (ou outro lugar conveniente) e será aceso em algumas ocasiões.• Durante algum momento da celebração (entrada, partilha da palavra, final), pode ser recebida na co-munidade a Bandeira do Divino (onde for costume).• Durante a sequência e a Profissão de Fé, todos podem ascender velas no Círio Pascal.