DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2015/04/Caminhada03MAIO... · tiva de...

4
3 DEUS NOS REÚNE Nº 2381 ANO B Branca ASCENSÃO DO SENHOR, solenidade 17/5/2015 DEUS NOS FALA 1. ACOLHIDA 2. INTRODUÇÃO Anim.: Fazendo hoje memória da ascensão do Senhor aos céus, entramos no sentido mais profundo da sua ressurreição. Agra- demos a Deus essa elevação sagrada de todo o universo com Jesus e a garantia de que nós todos, seres humanos, fomos, com ele, introduzidos na intimidade defini- tiva de Deus. Iniciamos hoje a preparação para celebrar Pentecostes e a semana de oração pela unidade dos cristãos com o tema: “Jesus lhe disse: Dá-me de beber!”. Com Maria e os apóstolos, aguardamos a força do alto conforme a promessa de Jesus e o fazemos em comunhão com todas as igrejas cristãs. Alegres, iniciemos nossa celebração cantando. 3. CANTO DE ABERTURA: 8(CD 13), 36 (CD 24) 4. SAUDAÇÃO INICIAL Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Dir.: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 5. ATO PENITENCIAL: 161 e 163 (CD 3) Dir.: Supliquemos a misericórdia de Deus e reconheçamos os nossos pecados para participar com dignidade da celebração. (Após um momento de silêncio, o dirigente convida a cantar.) Dir.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna! Amém. 6. GLÓRIA: 200 (CD 12), 202 (CD 3) 7. ORAÇÃO Oremos (pausa): Ó Deus, a ascensão de vosso Filho, feliz e cheio de glória, já é nossa promoção, pois Ele é nossa cabeça e nós somos o seu corpo. Queremos estar com Cristo, que nos quer onde Ele está. Fazei-nos viver esta festa, agradecendo, felizes, a esperança que nos dais. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém. 8. PRIMEIRA LEITURA: At 1,1-11 9. SALMO RESPONSORIAL: 46(47) Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altís- simo, o soberano que domina toda a terra.

Transcript of DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2015/04/Caminhada03MAIO... · tiva de...

Page 1: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2015/04/Caminhada03MAIO... · tiva de Deus. Iniciamos hoje a preparação ... Dir.: Em agradecimento a Deus pelos dons

3DEUS NOS REÚNE

Nº 2381 – ANO B – BrancaASCENSÃO DO SENHOR, solenidade – 17/5/2015

DEUS NOS FALA

1. ACOLHIDA

2. INTRODUÇÃO

Anim.: Fazendo hoje memória da ascensão do Senhor aos céus, entramos no sentido mais profundo da sua ressurreição. Agra-demos a Deus essa elevação sagrada de todo o universo com Jesus e a garantia de que nós todos, seres humanos, fomos, com ele, introduzidos na intimidade defini-tiva de Deus. Iniciamos hoje a preparação para celebrar Pentecostes e a semana de oração pela unidade dos cristãos com o tema: “Jesus lhe disse: Dá-me de beber!”.Com Maria e os apóstolos, aguardamos a força do alto conforme a promessa de Jesus e o fazemos em comunhão com todas as igrejas cristãs. Alegres, iniciemos nossa celebração cantando.

3. CANTO DE ABERTURA: 8(CD 13), 36 (CD 24)

4. SAUDAÇÃO INICIAL

Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dir.: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

5. ATO PENITENCIAL: 161 e 163 (CD 3)

Dir.: Supliquemos a misericórdia de Deus e reconheçamos os nossos pecados para participar com dignidade da celebração.

(Após um momento de silêncio, o dirigente convida a cantar.)

Dir.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna! Amém.

6. GLÓRIA: 200 (CD 12), 202 (CD 3)

7. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus, a ascensão de vosso Filho, feliz e cheio de glória, já é nossa promoção, pois Ele é nossa cabeça e nós somos o seu corpo. Queremos estar com Cristo, que nos quer onde Ele está. Fazei-nos viver esta festa, agradecendo, felizes, a esperança que nos dais. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

8. PRIMEIRA LEITURA: At 1,1-11

9. SALMO RESPONSORIAL: 46(47)

Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.

Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria!Porque sublime é o Senhor, o Deus Altís-simo, o soberano que domina toda a terra.

Page 2: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2015/04/Caminhada03MAIO... · tiva de Deus. Iniciamos hoje a preparação ... Dir.: Em agradecimento a Deus pelos dons

02

DEUS FAZ COMUNHÃO

Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.

Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.

10. SEGUNDA LEITURA: Ef 1,17-23

11. CANTO DE ACLAMAÇÃO

Aleluia, aleluia, aleluia!Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus.

12. EVANGELHO: Mc 16,15-20

13. PARTILHA DA PALAVRA

14. PROFISSÃO DE FÉ

Anim.: Motivados pela Palavra de Deus, renovemos nossa fé. Creio em Deus Pai todo-poderoso...

15. PRECES DA COMUNIDADE

Dir.: Elevemos ao Deus da vida as nossas preces.

Ouve essa prece, Senhor! Ouve essa prece, Senhor!

Senhor da vida, fortalece a fé do papa Francisco, bispos, presbíteros, diáconos e todos os ministros da tua igreja, para que continue fielmente, no mundo, a missão de salvação anunciada por Jesus Cristo, e dê um testemunho luminoso da glória que nos espera. Rezemos ao Senhor.

Senhor nosso Pai, olha com carinho para todos e todas que se empenham pela uni-dade dos cristãos, para que perseverem e não se cansem de motivar para que todos sejam um. Rezemos ao Senhor.

Senhor de bondade, pedimos pelos profis-sionais que atuam nos Meios de Comuni-cação Social, para que sejam verdadeiros instrumentos de divulgação do teu Evan-gelho. Rezemos ao Senhor.

Senhor, fortalece nossas comunidades para que sejam anunciadores do teu Evan-gelho onde quer que estejam. Rezemos ao Senhor.

Dir.: Deus, nossa força e proteção, atende as nossas preces e guia-nos em teus ca-minhos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

16. PARTILHA DOS DONS: 394 e 397 (CD 20)

Dir.: Em agradecimento a Deus pelos dons recebidos, de corresponsabilidade da ma-nutenção da comunidade, partilhamos o que temos e somos.

RITO DA COMUNHÃO

17. PAI-NOSSO

Dir.: Guiados pelo Espírito de Jesus e ilu-minados pela sabedoria de sua Palavra, rezemos juntos: Pai nosso...

18. SAUDAÇÃO DA PAZ: 783 (CD 5), 778 (CD 26)

Dir.: No silêncio de nosso coração, vamos pensar em todas as Igrejas cristãs, que vão celebrar a semana de oração pela unidade dos cristãos (pausa). Que a paz e o amor de Cristo se estendam a todas as nossas Igrejas. Saudemo-nos uns aos outros desejando a paz tão sonhada por Jesus, o Cristo de nossa fé.

19. COMUNHÃO: 501(CD 14), 544 (CD 11)

(O ministro toma a hóstia e, elevando-a, em voz alta, voltado para a assembleia, diz: irmãos e irmãs, participemos da comunhão

Page 3: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2015/04/Caminhada03MAIO... · tiva de Deus. Iniciamos hoje a preparação ... Dir.: Em agradecimento a Deus pelos dons

25. LEITURAS DA SEMANA

2.ª-feira: At 19, 1-8; Sl 67 (68), 2-3. 4-5ac. 6-7ab (R/. 33a); Jo 16, 29-33

3.ª-feira: At 20, 17-27; Sl 67 (68), 10-11. 20-21 (R/. 33a); Jo 17, 1-11a

4.ª-feira: At 20, 28-38; Sl 67 (68), 29-30. 33-34. 35-36 (R/. 33a);

Jo 17, 11b-195.ª-feira: At 22, 30; 23, 6-11; Sl 15 (16),

1-2a e 5. 7-8. 9-10.11 (R/. 1); Jo 17, 20-266.ª-feira: At 25, 13b-21; Sl 102 (103), 1-2.

11-12. 19-20ab (R/. 19a); Jo 21, 15-19Sábado: At 28, 16-20.30-31Sl 10 (11), 4. 5.7 (R/. cf. 7b) Jo 21, 20-25

DEUS NOS ENVIA

03

ORIENTAÇÕES

• Preparar o local da celebração, destacando o círio pascal e a pia batismal.• Acolher com carinho as pessoas que che-garem para participar da celebração.• Solenizar o acendimento do círio pascal antes da procissão de entrada. Uma pessoa da comunidade acende o círio e proclama: “Bendito sejas, Deus da Vida, pela ressurrei-ção e ascensão de Jesus Cristo e por esta luz radiante”.• Solenizar o canto do Glória, lembrando que Jesus Cristo, nosso Redentor, foi introduzido na glória dos céus, à direita do Pai.• Realçar a leitura dos Atos dos Apóstolos. Se possível, ela pode ser dialogada com viva expressão.• Efetuar a profissão de fé, segundo a forma realizada na Vigília Pascal ou no batismo. Uma pessoa pode erguer o círio pascal e todos, a cada interrogação do dirigente, estendendo a mão direita em direção ao círio, respondem: Creio!• Incentivar a participação na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Semana de preparação para Pentecostes.

do Corpo do Senhor em profunda unidade com nossos irmãos que, neste dia, tomam parte da celebração eucarística, memorial vivo da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O Corpo de Cristo será nosso alimento. Portanto:Felizes os convidados para a Ceia do Senhor!Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!)

20. RITO DE LOUVOR: 831 (CD 18)

(O dirigente motiva a comunidade a expres-sar os seus louvores e, depois, canta-se um salmo ou canto bíblico.)

21. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus todo-poderoso, vós nos dais vosso Filho amado e deixais o ser humano gozar das coisas divinas. Fazei nossos corações se voltarem para o alto, onde a nossa humanidade já se encontra gloriosa no Cristo ressuscitado, que vive e reina para sempre! Amém.

22. NOTÍCIAS E AVISOS

23. CANTO DE ENVIO: 648 (CD 5), 668

24. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

Dir.: O Deus da vida e da resistência nos dê a graça de vivermos em fraterna co-munhão e fervorosos no serviço de sua comunidade, agora e para sempre. Amém.

Dir.: Abençoe-nos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Dir.: A alegria do Senhor seja a nossa força. Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe!

Todos: Graças a Deus!

Page 4: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2015/04/Caminhada03MAIO... · tiva de Deus. Iniciamos hoje a preparação ... Dir.: Em agradecimento a Deus pelos dons

EDITORA: Departamento Pastoral da Arquidiocese de VitóriaRua Abílio dos Santos, 47 - Cx. Postal 107 - Tel.: (27) 3223-6711 / 3025-6296 - Cep. 29015-620 - Vitória - ES

E-mail: [email protected] - www.aves.org.brProjeto gráfico e editoração: Comunicação Impressa - Telefones: (27) 3319-9062 - 3229-0299

Impressão: ABBA Gráfica e Editora - Telefax: (27) 3229-4927 - Vila Velha - ES

Dia das Comunicações Sociais

“Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na

gratuidade do amor”

Com este tema, o papa Francisco insere a mensagem para o 49.º Dia das Comunicações Sociais no contexto sinodal da Igreja. Tanto o sínodo extraordinário, realizado em outubro do ano passado, quanto o sínodo ordinário, a ser realizado em outubro deste ano, refletem sobre a família dentro da nova evangelização. Alguns trechos da mensagem: “Na família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e todavia são tão importantes uma para a outra... é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é ver-dadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade. Reduzir as distâncias, saindo mutuamente ao encontro e acolhendo-se, é motivo de gratidão e alegria: da saudação de Maria e do saltar de alegria do menino deriva a bênção de Isabel, seguindo-se--lhe o belíssimo cântico do Magnificat, no qual Maria louva o amoroso desígnio que Deus tem sobre Ela e o seu povo. De um “sim” pronunciado com fé, derivam consequências que se estendem muito para além de nós mesmos e se expandem no mundo. “Visitar” supõe abrir as portas, não encerrar-se no próprio apartamento, sair, ir ter com o outro. A própria família é viva, se respira abrindo-se para além de

si mesma; e as famílias que assim proce-dem, podem comunicar a sua mensagem de vida e comunhão, podem dar conforto e esperança às famílias mais feridas e fazer crescer a própria Igreja, que é uma família de famílias. Mais do que em qualquer outro lugar, é na família que, vivendo juntos no dia a dia, se experimentam as limitações pró-prias e alheias, os pequenos e grandes problemas da coexistência e do pôr-se de acordo. Não existe a família perfeita, mas não é preciso ter medo da imperfeição, da fragilidade, nem mesmo dos conflitos; preciso é aprender a enfrentá-los de forma construtiva. Por isso, a família onde as pessoas, apesar das próprias limitações e pecados, se amam, torna-se uma escola de perdão. O perdão é uma dinâmica de comunicação: uma comunicação que definha e se quebra, mas, por meio do arrependimento expresso e acolhido, é possível reatá-la e fazê-la crescer. Uma criança que aprende, em família, a ouvir os outros, a falar de modo respeitoso, expressando o seu ponto de vista sem negar o dos outros, será um construtor de diálogo e reconciliação na sociedade. A família mais bela, protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o ho-mem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro.”