DEVOCIONAL.CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO (Ef 5.18)

5

Click here to load reader

Transcript of DEVOCIONAL.CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO (Ef 5.18)

Page 1: DEVOCIONAL.CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO (Ef 5.18)

DEVOCIONALTEMA: ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO SANTOTEXTO-BASE:Ef 5:15 - Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.17 Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,19 falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao

Senhor no vosso coração,20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

DESENVOLVIMENTO:Possivelmente essa fosse uma carta circular, com o objetivo de alcançar outras igrejas além

de Éfeso (Ef 1:1,15; 6:21-23). Paulo a escreveu por volta da mesma ocasião que escreveu Colossenses, 60 d.C., enquanto estava aprisionado em Roma.

Nessa carta, Paulo destaca o nítido contraste existente entre a nova vida de pureza e de sujeição mútua com a antiga maneira da vida sem Cristo (Ef 4:17—6:9). Nesta DEVOCIONAL estaremos estudando os princípios espirituais contidos no texto acima e aplicando-os em nossas vidas para que possamos nos manter firmes como novas criaturas. 1. O POVO DE DEUS PRECISA ANDAR EM SABEDORIA:Ef 5:15 - Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.

Paulo já havia ressaltado o contraste entre a luz e as trevas, Paulo agora passa ao contraste entre a sabedoria e a insensatez.1.1. PRECISAMOS REMIR O TEMPO:

Outra versão diz “Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”.

O verbo “remir” aqui usado quer dizer comprar de volta das mãos de Satanás. Aqui, tem o sentido de tirar o maior proveito do tempo (também pode ser usado para dinheiro, capacidade, conhecimento, etc.). “Tempo”, Kairós, refere-se a cada oportunidade que surge.

Repita: DEUS QUER QUE RESGATEMOS O TEMPO PERDIDO PARA USAR PARA ELE.

Cl 4:5 - Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.

a) PORQUE OS DIAS SÃO MAUS:Ef 6:13 - Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e

permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

Repita: DIAS MAUS FALAM DO SENSO DE URGÊNCIA POR CAUSA DO PODER DO PECADO.

2. O POVO DE DEUS PRECISA ENTENDER A VONTADE DE DEUS:Ef 5:17 - Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

O contraste continua. O insensato não somente perde as oportunidades de fazer uso sábio do tempo, mas também tem um problema mais fundamental: não compreende quais são os propósitos de Deus para a humanidade e para os cristãos.Lc 22:42 - dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade,

mas a tua. (Mt 6:10 – Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu...)

Rm 12:2 - Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Cl 1:9 - Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Page 2: DEVOCIONAL.CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO (Ef 5.18)

Repita: A COISA MAIS IMPORTANTE NA VIDA DE UM CRISTÃO É DESCOBRIR E PRATICAR A VONTADE DE DEUS.

1Ts 4:3 - A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

3. O POVO DE DEUS PRECISA ENCHER-SE DA PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO: a) NÃO DOS PRAZERES DA CARNE:Ef 5:18 - E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,

A oposição que há entre estar cheio de vinho e estar cheio do Espírito é evidente. USO ABUSIVO DO VINHO É PECADO:

Pv 20:1 - O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.

Assim ficam os que bebem demais (Os 7:5). Provérbios associa a embriaguez à pobreza (23:20,21), à contenda (23:29,30) e à injustiça (31:4,5). Dominar (Gn 9:21). NÃO PODEMOS NOS DEIXAR DOMINAR POR ELE:

Is 28:7 - E estes também cambaleiam pelo efeito do vinho, e não param em pé por causa da bebida fermentada. Os sacerdotes e os profetas cambaleiam por causa da bebida fermentada e estão desorientados devido ao vinho; eles não conseguem parar em pé por causa da bebida fermentada, confundem-se quando têm visões, tropeçam quando devem dar um veredicto.

Os líderes religiosos deviam ter sido cheios do Espírito, e não de vinho (Lv 10:9; Nm 11:29).

MAS, DA PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO:Paulo compara a embriaguez e a plenitude do Espírito Santo.Quando alguém está bêbado, dizemos que está sob a influência do álcool. Da mesma forma

alguém pode ficar sob a influência e o poder do Espírito Santo. Em ambos os casos há uma mudança de atitude; há um contraste profundo (depressivo x estimulante).

Comparando o resultado de ambas as influências conclui-se que são totalmente opostas entre si. O vinho produz uma sensação de bem-estar temporária, enquanto que o Espírito Santo produz uma alegria permanente, duradoura.

O resultado da embriaguez é a dissolução (Gr. Asotia), que significa deboche, dissipação, devassidão - Ações desenfreadas, dissolutas e descontroladas. A referida palavra grega também envolve a ideia de desperdício. Fala do modo de vida de Sodoma e Gomorra (2Pe 2:7), desregramento de vida (Ef 13:13), excessos sexuais.Rm 13:13 - Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e

bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

Lc 1:15 - pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento .

João foi submetido ao voto nazireu de abstinência de bebidas alcoólicas (Nm 6.1-4). Nesse caso, era nazireu vitalício, como Sansão (Jz 13.4-7) e Samuel (1Sm 1.11).

3.1. BENEFÍCIOS DO ENCHIMENTO DO ESPÍRITO SANTO:a) COMUNHÃO:Ef 5:19a - “falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais...”,

O crente cheio do Espírito não vive resmungando, reclamando da sorte, criando intrigas, cheio de amargura, inveja e ressentimento; sua comunicação é cheia da presença do Espírito Santo de Deus, é cheia de exortação mútua no culto público.Is 41:6 - um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te.

Ef 4:29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.

Devemos cantar qualquer tipo de cântico que sejam adequados para a edificação mútua — quer salmos como os do AT, quer hinos dirigidos a Deus, qualquer outro meio que sirvam de meio para louvar e agradecer a Deus.

É provável que “cânticos espirituais” se refira a cânticos inspirados pelo Espírito Santo (1Cr 25:1-6), possivelmente espontâneos, que iriam distinguir claramente a adoração cristã de quase toda a adoração da antiguidade.

Page 3: DEVOCIONAL.CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO (Ef 5.18)

1Co 14:15 - Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

Sl 27:6 - Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao SENHOR.

Repita: O CRENTE CHEIO DO ESPÍRITO EDIFICA O SEU IRMÃO EM CRISTO. NÃO HÁ DIVISÃO EM UMA IGREJA AVIVADA.

b) ADORAÇÃO:Ef 5:19b – “...cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração”,

Cantando ao Senhor, com entusiasmo e alegria. Os cristãos cheios do Espírito Santo tem um cântico de alegria em seus corações.Cl 3:16 - Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros

com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.

Sl 34:1 - Bendirei o SENHOR o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.

Cl 3:17 - Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Hb 13:15 - Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

c) GRATIDÃO:Ef 5:20 - sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

O crente cheio do Espírito não vive triste, cheio de amargura, queixas e murmurações, mas de gratidão no coração. Um louvor incondicional!Hb 3:17 - Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da

oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.

Sl 95:2 - Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor.

Jó 1:21 - e disse:"Saí nu do ventre da minha mãe,e nu partirei . O SENHOR o deu, o SENHOR o levou; louvado seja o nome do Senhor”.

At 16:25 - Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.

d) SUBMISSÃO:Ef 5:21 - sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

O crente cheio do Espírito não é arrogante, altivo, orgulhoso. Esses, por terem a mente de Cristo (1Co 2:16; Fl 2:3), são mansos e humildes de coração.

Sujeição no original grego é “upotasso”, que na voz ativa significa sujeitar, subordinar (1Co 16:16)1Pe 5:5 - Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de

humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

No próximo Capítulo Paulo mostrará como, em cada relacionamento da vida, cada participante pode adotar uma atitude conciliatória que será de serventia.Gl 5:13 - Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar

ocasião à vontade da carne ; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

1Pe 5:5 - Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos . Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos,mas concede graça aos humildes” .

O imperativo “enchei-vos” (deixem-se encher) (v. 18) é seguido de uma série de particípios em grego: falando (v. 19), cantando (v. 19), louvando (v. 19), dando graças (v. 20) e sujeitando-se (v.

Page 4: DEVOCIONAL.CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO (Ef 5.18)

21). Não são alternativas, uma opção, mas um mandamento de Deus para o crente. Uma experiência contínua e progressiva.

Repita: SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO NÃO É OPCIONAL, MAS UMA OBRIGAÇÃO. QUEM NÃO BUSCAR SER ESTÁ EM DESOBEDIÊNCIA, PORTANTO, EM PECADO (Tg 4:17).

CONCLUSÃO:1. O POVO DE DEUS PRECISA ANDAR EM SABEDORIA:

1.1. PRECISAMOS REMIR O TEMPO:a) PORQUE OS DIAS SÃO MAUS:

2. O POVO DE DEUS PRECISA ENTENDER A VONTADE DE DEUS:3. O POVO DE DEUS PRECISA ENCHER-SE DA PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO:

a) NÃO DOS PRAZERES DA CARNE: USO ABUSIVO DO VINHO É PECADO: NÃO PODEMOS NOS DEIXAR DOMINAR POR ELE: MAS, DA PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO:

3.1. BENEFÍCIOS DO ENCHIMENTO DO ESPÍRITO SANTO:a) COMUNHÃO:b) ADORAÇÃO:c) GRATIDÃO:d) SUBMISSÃO:

Pr. Edmar Roberto dos S. MotaMinistério Palavra & Poder