Dezembro de 2015 - Hospital Santa Isabel Blumenau · No refeitório foram distribuídas várias...

32
Setembro - Dezembro de 2015 – Ano 23 – Nº 181 Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT. Uma história de comprometimento e doação. Voluntariado da Saúde Anos Anos

Transcript of Dezembro de 2015 - Hospital Santa Isabel Blumenau · No refeitório foram distribuídas várias...

Setembro - Dezembro de 2015 – Ano 23 – Nº 181

Fech

amen

to a

utor

izad

o. P

ode

ser a

bert

o pe

la E

CT.

Uma história de comprometimento e doação.

Voluntariado da Saúde

AnosAnos

2

EDITORIAL

“Todos os dias me faço essa pergunta e a resposta é clara: existem muitas pessoas que precisam de mim, tenho que fazer a diferença diariamente na vida das pessoas que passam por mim, e isso é muito mais valoroso do que qualquer outro valor pago. Você perceber a diferença que conseguiu fazer na vida dessas pessoas.”

“Por ser um Hospital dinâmico, sempre estamos aprendendo e pela liberdade que a direção nos oferece para trabalhar, podendo apresentar sugestões e aplicar nossas ideias no nosso dia-a-dia.”

O que me motiva a trabalhar no HospitalSanta Isabel?

---------------------------------------------------

---------------------------------------------------

Maria Aparecida Kratz LeiteServiço Social

Ivany Berdyj Hildinger Coordenadora de Enfermagem do Centro de Material e Esterilização (CME)

A Gazeta Hospitalar é um veículo de divulgação do Hospital Santa Isabel.

Rua Marechal Floriano Peixoto, 300 – Centro – Blumenau – SC – CEP 89.010-906

(47) 3321-1000(47) 3321-1038www.santaisabel.com.brcomunicaçã[email protected]

Diretoria GeralIrmã Analuzia Schmitz

Diretor ADM FinanceiroJuliano Petters

ResponsávelLeticia Venera (Assessora de Comunicação)

RedaçãoLeticia Venera, Philipe Oliveira e Convidados

Projeto Gráfico e DiagramaçãoEstúdio Goal

Foto de CapaLeticia Venera

Fotos GeraisLeticia Venera, Philipe Oliveira e Convidados

ImpressãoTipotil Indústria Gráfica

Tiragem2.200 exemplares

A redação não se responsabiliza pelos conceitos emitidos em artigos assinados.

EXPEDIENTE

06

10

15

17

24

30

22

28

31

4

O Salus Vitae, projeto conduzido pela Diretoria Coorporativa de Qualidade e Segurança do Paciente da ACSC, sendo um dos seus pilares o ISIA – Ciência da Melhoria na Prática, foi iniciado no Hospital Santa Isabel em Julho de 2015. O projeto escolhido foi “Reduzir o percentual de cirurgias com início acima de 15 minutos do programado de 58% para 15%, na sala 4 (quatro) até 31 de março de 2016”. No mês de dezembro quando a equipe participava da 3ª Sessão do Aprendizado em São Paulo, ao analisar os gráficos e indicadores, juntamente com o orientador Paulo Borem, do Institute for Healthcare Improvement – IHI observou-se que o objetivo foi atingido. No início do projeto a instituição estava com 58 % das cirurgias iniciando após o horário e em novembro de 2015 passou a 23% das cirurgias iniciadas com atraso, caracterizando uma redução no atraso de 39,65%. A equipe atingiu a meta com 4 (quatro) meses de antecedência!

O sucesso desta conquista deve-se a todos os profissionais que de forma direta ou indireta estiveram envolvidos. Esse foi apenas o 1º passo de muitos, que são necessários para alcançar os objetivos propostos.

A equipe está otimista e acredita que poderá continuar contando com o compromisso e responsabilidade de todos os envolvidos para atingir o próximo desafio que será chegar em 15%, além de expandir estas ações para a sala 6 (seis) e posteriormente para as demais salas, dando continuidade ao processo.

Programa Salus Vitae:O HSI é a Primeira Casa da ACSC a alcançar a meta do projeto ISIA antecipadamente

Drª Camila Sardenberg Diretora Corporativa de Qualidade e Segurança do PacientePaulo Borem IHI Melhoria Advisor e Orientador do Projeto do HSI

Equipe ISIA HSI: Enf. Maria Lucia/Juciane/MárciaDrª Jaqueline e Marianne

Dezembro /2015

SALUS VITAE

5

O dia 1º de dezembro foi o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), do Hospital Santa Isabel não ficou de fora.

Na última terça-feira (01/12) a CIPA realizou uma campanha de conscientização entre os colaboradores quanto ao uso dos EPI’s, e que a ausência de seu uso também pode apresentar um grande meio de contaminação do vírus HIV, entre outros tão graves quanto.

A campanha contou com fotos dos próprios colaboradores dando bons exemplos durante suas atividades, fazendo o uso apropriado dos EPI’s, manipulando de forma correta as agulhas e realizando o descarte de perfurocortantes em local adequado.

No refeitório foram distribuídas várias dicas de prevenção e fitas vermelhas para anexar ao uniforme dos colaboradores fazendo com que todos se envolvessem com a causa e com isso reflitam e passem a ajudar diariamente uns aos outros a se prevenir.

Além da CIPA, outro setor envolvido na luta contra a AIDS presente no dia de atividades, foi o NUVE (Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Santa Isabel). O Núcleo organizou duas palestras sobre o tema com médicos da instituição: Dra. Luísa Torres Salgado (Médica Infectologista da CCIH) e Dr. Luciano Carrasco dos Santos (Médico do Trabalho do HSI).

A palestra explicou desde o histórico da doença, quando

os países ainda não acreditavam na gravidade, o significado do laço vermelho, simbolizando a solidariedade e o comprometimento na luta contra a AIDS, assim como a vitória brasileira com a quebra da patente, quando a população portadora do vírus pode obter os remédios gratuitamente.

Dados atuais e infelizmente alarmantes também foram apresentados, tais como a taxa de detecção da doença no Sul do Brasil ser maior do que o restante do país. O Estado do Rio Grande do Sul lidera com 41,2, seguido de Santa Catarina com 33,5, contra a média nacional de 20,2 casos por 100 mil habitantes. Impossível deixar de falar do futuro, das pesquisas e da esperança para quem convive com o vírus. Segundo a Dra. Luísa, a AIDS ainda não tem cura, exceto um único caso raro, sem precedentes, citado inclusive como capa da revista

Superinteressante, o “paciente de Berlim”, para os demais existe apenas o tratamento. Mas, as pesquisas continuam, inclusive em um medicamento para o uso em alcoolismo, pode estar uma das respostas, por hora, podemos desejar ter medicações mais fáceis para o uso, como injetáveis?

Enfim, é possível controlar a epidemia, quem sabe no futuro ver gerações livres do vírus, mas prevenir-se, seja com EPI’S no trabalho ou na vida pessoal é a melhor escolha. Tudo é possível, só não é possível viver com preconceito, nas palavras da Dra. Luísa: “Que o fim do preconceito seja a nossa meta para o futuro”.

Dia Mundial da Luta Contra a AIDSCOnSCIEnTIzAçãO

6

HSI realizou um Bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal

BAzAR

O Hospital Santa Isabel realizou um bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal nos dias 27, 28 e 29 de novembro no Ginásio de Esporte do Colégio Sagrada Família.

Diversos produtos foram colocados à venda como: Brinquedos, eletrônicos, artigos de pesca, artigos de vestuário, perfumaria, mochilas, bolsas, ferramentas, artigos de decoração e utilidades domésticas.

Segundo os organizadores Marcos Doebeli (Coordenador do Almoxarifado/Transportes) e Jocinei Pedro Batista (Coordenador Internação e Prontuários), em torno de 1.300 pessoas realizaram compras no Bazar o que gerou uma arrecadação de R$ 384.656,76.

A verba arrecadada já tem um destino certo, pois será utilizada para readequação da Farmácia Central do Hospital Santa Isabel.

7

Campanha “Bata Nela”

O Hospital Santa Isabel participou dos 16 Dias de Ativismo de Combate à Violência Contra a Mulher que ocorre anualmente de 25 de novembro a 10 de dezembro.

Este ano, as assistentes sociais Maria Aparecida Kratz Leite e Simone Pereira Crispim, com a ajuda do setor de comunicação escolheram o tema de um vídeo italiano que já teve mais de 800 mil visualizações na internet, intitulado “Bata Nela”.

O jornalista, autor do vídeo, Luca Lavarone decidiu tirar a dúvida sobre o que acontece quando um adulto pede a um menino que bata em uma menina. Para isto, ele convidou meninos de seis a onze anos de idade e em frente às câmeras pode comprovar a gentileza e inocência das crianças comparada aos adultos. Todos os meninos, individualmente, ao serem

incentivados a bater em uma menina, negaram veementemente, respondendo o que para ele é uma verdade absoluta: “não batemos em mulheres”.

Segundo a descrição do vídeo, disponibilizado no You Tube, o jornalista Luca pretendia “descobrir a reação de crianças em relação à violência contra a mulher, entender como isso muda ao longo do amadurecimento e conscientizar”.

Este mesmo vídeo foi apresentado durante o horário de almoço no refeitório da instituição, junto com outras peças publicitárias criadas a partir do vídeo, espalhadas por murais, com a mesma ideia de conscientização, como que para “restaurar” a inocência perdida ao longo dos anos e “restabelecer” a pureza contida na infância afastando a violência do cotidiano.

CAMPAnHA

8

COPEIRA DO MÊS

Copeira do MêsO projeto surgiu por parte da supervisora de copa da tarde,

Inês Lima da Silva, que se formou como técnica contribuindo com o Setor de Nutrição trazendo ideias inovadoras. Ao todo são 68 profissionais no serviço de nutrição, com 08 funções diferentes, sendo que 33 colaboradores são exclusivos da copa. Como seria difícil analisar funções distintas, o projeto começou

com as funções iguais presentes na copa. Para escolher a “Copeira do Mês, foi feito um questionário

que leva em consideração alguns critérios como atenção, higiene pessoal, uso e conservação de uniformes e EPI’s, respeito e educação com os colegas, pontualidade, organização, responsabilidade, trabalho em equipe, capacidade de ensinar quando é solicitado, atendimento ao cliente, agilidade e colaboração com as escalas. A análise é feita em conjunto com a supervisora que ao longo do mês anota no questionário notas qualitativas que vão de ótimo à ruim.

Após a realização da escolha baseada nas melhores notas, todos os colaboradores do serviço de nutrição são convidadas para a revelação, na qual a ganhadora leva de brinde um presente formado por produtos naturais além de posar para fotos com uma faixa na qual lê-se: “Copeira do Mês”, criada por Lúcia Elaine Morastoni Haertel, funcionária do setor de manutenção da instituição.

Três copeiras já foram eleitas, apenas em dezembro não houve escolha, devido as férias de algumas colaboradoras, portanto todas ganharam um brinde.

As nutricionistas Carolina Andriolli e Eloisa Cristina Pereira, responsáveis pelo setor, sentiram a mudança provocada após a execução do projeto “Copeira do Mês”, na qual as colaboradoras demonstraram mais união e brincadeiras como: “Agora vamos seguir o que a princesa está fazendo”, não gerou competitividade e sim companheirismo. Incentivou-as a tornarem-se profissionais melhores seguindo o bom exemplo da escolhida.

“A preocupação com a motivação é constante, seja com o projeto, com a entrega do brinde e da foto, com a participação em treinamentos, ou com os murais que contém frases inspiradoras inseridas diariamente”. Citou Carolina, completando: É gratificante vê-las felizes.”

EPILEPSIA

Comemoramos no dia 09 de setembro o Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização da Epilepsia.

A epilepsia é uma doença neurológica grave, comum em todo o mundo, atingindo cerca de três milhões de brasileiros e infelizmente os números vem crescendo a cada hora.

O Hospital Santa Isabel apoiou a campanha nacional, organizada pela Academia Brasileira de Neurologia através do Departamento Científico de Epilepsia, para promover ações de divulgação e esclarecimento, pois ainda é grande o desconhecimento das pessoas em relação aos sintomas e tratamento da doença.

A equipe de neurologia do hospital, engajada na campanha, realizou um evento no dia 12/09, no Parque Ramiro Ruediguer, às 15 horas. Foi uma caminhada simbólica sobre a doença, com panfletagem e esclarecimentos médicos para a população. O evento contou com médicos neurologistas do setor, médicos residentes da neurologia e acadêmicos de medicina, além de estagiários em neurologia.

Equipe de Neurologia do HSI realizou evento sobre Epilepsia

8

9

DIA ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo simbolizando a luta contra o câncer de mama, com o objetivo de estimular a participação da população, entidades e empresas.

No dia 15 de Outubro aconteceu o Dia Rosa do Santa

Isabel. Áreas internas do Hospital ganharam as cores da campanha e os colaboradores foram convidados a vestir a

camisa para tornar o dia mais significativo. Uma tenda montada no pátio interno ficou disponível à comunidade e funcionários onde receberam dicas de saúde, prevenção e conscientização.

Paralelo ao Dia Rosa do Santa Isabel a Psicologia Hospitalar

do HSI trouxe novidades para a campanha organizando uma doação de lenços. No total foram arrecadados 77 lenços que serão doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar.

Dia Rosa do Santa Isabel

10

4º Workshop em Terapia Intensiva

Médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acadêmicos destas áreas tiveram a oportunidade de participar do 4º Workshop em Terapia Intensiva, realizado no dia 03 de dezembro, no Auditório do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel.

A organização do workshop foi de responsabilidade da Fisioterapia Intensiva e do Serviço de Terapia Intensiva do HSI, já o apoio ficou por conta da SOCATI (Sociedade Catarinense de Terapia Intensiva), IEP (Instituto de Ensino e Pesquisa do HSI), ASSOBRAFIR, Faculdade Inspirar e MA Hospitalar.

Assuntos como estratégias protetoras na ventilação mecânica, cuidados especiais com o paciente em posição prona, ou seja, quando o profissional posiciona o paciente em decúbito ventral (dorso para cima), com a cabeça virada para um dos lados, braços em posição de nadador e pernas estendidas.

Esta importante técnica (Posição Prona) abordada teoricamente, foi também demonstrada na prática, por profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – RS, tornando o workshop muito mais produtivo e de fácil

assimilação. O objetivo do treinamento prático foi padronizar a técnica proposta, nos pacientes com doença pulmonar grave, tornando o procedimento muito mais seguro e ágil dentro das Unidades de Terapia Intensiva, diminuindo o tempo de internação e consequentemente a taxa de mortalidade.

Outro assunto apresentado foi a ECMO (oxigenação extracórporea por membrana) na Unidade de Terapia Intensiva, que refere-se à circulação extracorpórea prolongada, aplicada em casos de falência respiratória e/ou cardíaca, agudas ou subagudas.

Segundo o fisioterapeuta Yuri Currlin Góss, equipes multidisciplinares dos hospitais Unimed de Joinville, Marieta de Itajaí, Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos, Santo Antônio e Santa Catarina de Blumenau, além de colaboradores do próprio Hospital Santa Isabel, participaram do workshop com o intuito de criar dentro desses hospitais equipes multiplicadoras de conhecimento, incentivando outros profissionais a praticar as técnicas, trazendo benefícios e mais segurança aos pacientes.

wORkSHOP

11

A Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Santa Isabel, que foi instituída em 2001 e tem como finalidade a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional da categoria, realizou um evento nos dias 21 e 22 de outubro com duas palestras distintas, que possuíam o foco na motivação, comprometimento, ética, postura e comportamento profissional.

No dia 21 o Palestrante, Professor e Mágico Dalmir Sant’Anna trouxe toda a sua disposição, carisma e magia com a palestra “Motivação e Comprometimento: Fatores para alta Performance”, falando da socialização e reconhecimento do profissional para o alcance de resultados potenciais.

Já no dia 22 a Enfermeira e Presidente do COREN de Santa Catarina, Helga Regina Bresciani, conversou com os participantes da palestra “Postura Profissional” sobre a importância com o cuidado com as pessoas no âmbito hospitalar bem como o bom desenvolvimento do trabalho em equipe.

A Comissão de Ética em Enfermagem do Hospital Santa Isabel acreditando no trabalho interdisciplinar, onde Ética, Postura e Comportamento profissional são pilares fundamentais para uma prática de excelência, estendeu o convite aos demais profissionais da instituição (hotelaria, administração, nutrição, psicologia, entre outros), conseguindo assim atingir um público ainda maior.

Semana de Conscientização da Profissão de Enfermagem

ÉTICA

12

Um curso organizado pela coordenadora da farmácia do Hospital Santa Isabel, Mayk Stanke, voltado para profissionais, estudantes e residentes com o tema “Uso Racional de Medicamentos” foi realizado no dia 02 de outubro no auditório da instituição.

O curso foi totalmente gratuito, disponibilizando o total de 100 vagas, tendo como apoio O Hospital São José de Criciúma, a Sbrafh (Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde) e a EMS hospitalar.

Os Farmacêuticos, Bioquímicos e Doutores em Ciências da Saúde, Daisson José Trevisol e Fabiana S. Trevisol abordaram o tema principal do curso, uso racional de medicamentos, além de enfatizar sobre a segurança do paciente e os critérios para o uso de medicamentos.

Os Doutores Ricardo João Matos (Ortopedista e Traumatologista) e João Renato Bainy Gomes de Pinho trouxeram um estudo comparativo do Cetorolaco versus Profeno no manejo da dor pós-operatório.

Farmácia do HSI organiza curso sobre uso racional de medicamentos

FARMáCIA - USO RACIOnAL DE MEDICAMEnTOS

13

Para comemorar o dia da farmácia, 05/09, as farmacêuticas Mayk Stanke e Cláudia Hobus resolveram contar um pouco da história da farmácia de antigamente, mas ao invés de palavras, utilizaram objetos para ilustrar melhor como era a Pharmacia Hospitalar ainda escrita com PH.

Os objetos ficaram expostos na antessala do refeitório, ponto de maior circulação, para que todos os colaboradores que frequentam o local em diferentes horários, pudessem observar melhor. O armário antigo de madeira revelava medicamentos que eram acondicionados em frascos de vidro e guardados em prateleiras com os respectivos nomes escritos à mão. Um livro revelava registros de saídas de medicamentos controlados de 25 anos atrás. Dentre os objetos uma balança de precisão Agram, com base em madeira e pesos originais, utilizada há mais de 70 anos no próprio hospital, chamava a atenção, junto com cálices e demais dosadores.

Irmã Carlinda (98 anos), auxiliada por Irmã Olga Maria (92 anos), cuidavam da farmácia do hospital, tinham um caderninho onde anotavam a quantidade necessária de cada matéria prima para a manipulação dos medicamentos. Irmã Terezilda, (83 anos), que ainda mora na Comunidade Santa Isabel, era responsável pela fabricação do soro e durante anos elas foram as primeiras farmacêuticas hospitalares, utilizando tudo que era oferecido no mercado na época, até mesmo chás do próprio quintal.

Pharmacia de Antigamente

FARMáCIA DE AnTIGAMEnTE

13

14

FESTA DA BRIGADA

14

A Brigada de Emergência do Hospital Santa Isabel, criada em 2014 tem como objetivo estabelecer um programa de prevenção e implementar medidas para evitar ou diminuir o impacto destrutivo de uma emergência ou desastre. Para isto ela utiliza análises de riscos internos e externos baseados na realidade da instituição. Ao longo do ano, a equipe composta por 45 colaboradores se reúne mensalmente com o setor de Segurança do Trabalho, para participar de aulas teóricas e também práticas, desenvolvendo mais habilidade e reforçando

o conhecimento. Com a proximidade do término do ano, nada mais

compensador do que comemorar o ano de estudos e evolução com uma festa, organizada pelo setor de Segurança do Trabalho em homenagem aos brigadistas. O evento ocorreu no dia 27 de novembro, na sede da Associação Atlética Cultural Santa Isabel, contando com a presença dos diretores da instituição, os brigadistas e suas respectivas famílias. Um momento especial com descontração, jantar, música, homenagens e sorteio de brindes.

Segurança do Trabalho realiza festa em homenagem aos brigadistas

15

HSI realiza festa de confraternização

Depois de um ano de muito trabalho, nada mais justo do que reunir os amigos e colegas para comemorar o fim de 2015 com uma bela confraternização. E foi exatamente isso que o Hospital Santa Isabel fez no dia 04 de dezembro, oferecendo aos seus colaboradores um jantar com música e sorteio de brindes. Foi uma excelente oportunidade de conhecer melhor pessoas de outros setores, trocar contatos e curtir um momento de descontração com quem dividiu as alegrias e tristezas do setor durante todo o ano.

É claro que por se tratar de um hospital, não existem férias coletivas, pois a instituição continua realizando o atendimento 24 horas por dia, durante todos os dias. Mas, a importância do evento foi criar, mesmo para quem não vai parar de trabalhar no fim do ano, a sensação de término de uma etapa, de dever cumprido com mais um ano chegando ao fim. Afinal, dezembro vem sempre recheado de saudades da família, principalmente para quem veio de outras cidades, ou estados e escolheu o HSI como segunda casa; espírito de caridade, compaixão com o Natal e renovação das esperanças com a aproximação do Ano Novo.

FESTA HSI

16

Homenagem da Assembleia ao Sistema Estadual de TransplantesSe fosse um país, em 2014 o estado de Santa Catarina seria o terceiro no ranking mundial em transplantes de órgãos. Este resultado foi obtido através do trabalho da SC Transplantes na notificação, captação e distribuição de órgãos e tecidos. Por esta razão a entidade foi homenageada na noite da última quinta-feira de novembro em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa.

Entre as instituições e personalidades homenageadas, o Hospital Santa Isabel recebeu o seu reconhecimento por ser a mais sólida referência em doação e transplante de órgãos do Estado. O Dr. Mauro Igreja, médico captador de múltiplos órgãos do Hospital também foi homenageado.

O sistema catarinense é considerado pelo Registro Brasileiro de Transplantes o mais organizado do país. Atualmente são 40 as entidades que são habilitadas em realizar a doação de órgãos no Estado. Santa Catarina tem um índice de 34 doadores por milhão de habitante, enquanto a média nacional é de apenas 14.

HOMEnAGEM TRAnSPLAnTES

MÉRITO

Frederico José Di Giovanni recebe a Comenda do Mérito Fritz Müller

Personalidades de destaque nas áreas da medicina, educação, cultura, ciência e ecologia receberam na noite do dia 24 de novembro, em Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Blumenau, a Comenda do Mérito Fritz Müller. Trata-se de uma distinção honorífica a personalidades que pelas suas virtudes e mérito profissional, de alguma forma contribuíram com o engrandecimento da sociedade nas referidas áreas citadas.

O cardiologista do Hospital Santa Isabel, Dr. Frederico José Di Giovanni, através da proposta do vereador Ivan Naatz (PDT) e subscrição dos vereadores Oldemar Becker (sem partido) e Zeca Bombeiro (SD), foi um dos homenageados com a Comenda.

Segundo o vereador Ivan Naatz, o médico cardiologista especialista em transplantes realiza atos de bravura ao salvar vidas. “A equipe de transplantes do Hospital Santa Isabel é um orgulho para Blumenau e Santa Catarina. A dedicação de vocês é algo mais do que extraordinário.” E complementa afirmando: “Receba a Comenda como uma singela homenagem pela oportunidade de vida que vocês dão às pessoas transplantadas”.

Dr. Frederico José Di Giovanni agradeceu a condecoração, explicando que a área de transplantes exige um trabalho bastante intenso e toda a equipe é merecedora da homenagem. “A Comenda não é algo singelo, é uma injeção de ânimo para a medicina aqui em Blumenau. Quando a Casa indica um nome por unanimidade, mesmo com todas as divergências entre os vereadores, é uma homenagem muito representativa, e me sinto muito honrado ao recebê-la”, disse, fazendo ainda um agradecimento especial à esposa pelo apoio e compreensão.

17

InAUGURAçãO SETOR DE IMAGEnS

HSI realiza mais um sonho: Inauguração da Reforma e Ampliação do Setor de Imagens

O sonho de muitos médicos e colaboradores tornou-se real e oficial no dia 29 de setembro, marcado por uma importante cerimônia: Inauguração da Reforma e Ampliação do Setor de Radiologia e Diagnóstico por Imagens do Hospital Santa Isabel.

Sr. Juliano Petters, Diretor Administrativo Financeiro da instituição iniciou o discurso agradecendo a todos os envolvidos no processo da realização da obra, citou o nome de cada pessoa ou equipe, valorizando a todos que se dedicaram para que o sonho de fato saísse do papel.

A obra foi realizada com recursos próprios e desafios tiveram que ser enfrentados após os projetos concluídos, pois o Hospital tinha que calcular o custo desta obra e de onde viria este dinheiro. Outras obras estavam em andamento no mesmo período, com recursos de terceiros como o Governo do Estado ou a Amabel, mas a direção sabia que não adiantaria esperar recursos externos, pois a reforma era necessária e essencial para o bom atendimento, o setor estava no limite. Nas palavras do Diretor Juliano: “Cada dia vinha um novo desafio, estávamos em um beco sem saída neste setor, com algumas salas desativadas inclusive”.

Com um bom planejamento financeiro a direção do hospital resolveu enfrentar esta obra e contou com a ajuda da mantenedora na época. Juliano Petters lembra de quando recebeu a notícia de que a Sociedade Divina Providência, sinalizaria com uma verba no valor de 1.393.442,00 reais. Esta verba serviu como garantia de continuidade da obra, pois todo mês que o fluxo de caixa não conseguia arcar com os gastos, o financeiro recorria a este valor

18

InAUGURAçãO SETOR DE IMAGEnS

dispendido pela SDP. Sr. Juliano enfatiza: - “Irmã Enedina, essa garantia desse valor foi o propulsor final para que a gente fizesse esta obra e isto a gente quer deixar bem claro aqui e agradecer e muito”!

O Setor de Imagens passou dos 729 m² para 885 m², com mais espaço, climatização, TVs e novos equipamentos o ambiente tornou-se ainda mais seguro e acolhedor, potencializando as ações de humanização oferecendo uma assistência de maior qualidade a população. Foram adquiridos um Tomógrafo 16 canais, 03 aparelhos de Ultrassonografia, 01 aparelho de Raio X Digital, 02 aparelhos CR’S que digitalizam as imagens dos demais equipamentos convencionais. Novos computadores, software, mobiliário e um destaque para o projeto de iluminação totalmente em LED, para contribuir na eficiência energética. Os últimos dois aparelhos citados trabalham com o sistema PAC’S, os quais possibilitam distribuir todas as imagens necessárias, em todos os computadores habilitados dentro do hospital, otimizando e muito a tomada de decisão. E vale ressaltar que o investimento não ficou restrito ao setor de imagens, pois para que o PAC’S funcionassem foi necessário mudar toda a rede de informática do hospital a fim de que o sistema tivesse capacidade de trafegar as imagens geradas no setor de Raio X, Ultrassom e Tomografia. Além disso, todos os computadores e monitores foram trocados para que a imagem pudesse ser obtida com maior qualidade. O investimento total foi de 4.103.112,00 reais.

No período que abrangeu Agosto de 2014 a Agosto de 2015 foram realizados 97 mil exames de Raio X, 11.700 de tomografia computadorizada, 7.957 exames de ultrassonografia, isto contando com toda a dificuldade que um setor em obras apresenta. A direção pretende prospectar pelo menos 30% de alavancagem na produção de exames para atender toda a comunidade de Blumenau.

Sr. Juliano ressaltou que estes exames foram realizados em pacientes internados e em pacientes externos, sendo que 70% dos atendimentos foram realizados através do Sistema Único de Saúde - SUS. Embora os números mencionados sejam altos, o setor se torna deficitário pelo alto índice de atendimento ao referido sistema, comenta. Desafio este que pretende enfrentar junto com sua equipe com duas linhas de trabalho: A primeira é dar continuidade ao pedido por um pagamento justo na Tabela SUS, pois os exames realizados se tornam praticamente inviáveis financeiramente, mas não é possível parar, a população precisa de atendimento. A segunda linha, é prestar serviços de imagens para a saúde suplementar, convênios, e neste desafio o Diretor Financeiro pediu a colaboração dos médicos, principalmente os que são do corpo clínico, no sentido de priorizar a utilização dos serviços do HSI sempre que possível.

Irmã Enedina Sachetti, Diretora da Sociedade Divina Providência em seu discurso frisou sobre o quanto a melhoria no setor irá ajudar os médicos a trabalhar com mais segurança em um centro de Diagnóstico moderno e bem equipado. Agradeceu a comunidade, a toda equipe engajada no projeto, as Irmãs da Divina Providência que liberaram uma parte da verba e completou afirmando: “Nós nos sentimos muito felizes por termos feito a nossa parte, prova de que todo sonho que se sonho junto e é partilhado, torna-se real.”

O Prefeito de Blumenau, Sr. Napoleão Bernardes, também presente no evento junto com outras autoridades locais, fez uso da palavra parabenizando o hospital pela obra de extrema relevância para a comunidade e também pelos 106 anos que serão comemorados no próximo dia 04 de outubro: “Uma história de dedicação e serviço à vida. Além da ciência, um ato de amor e doação ao próximo, portanto de imediato um cumprimento carinhoso a todos da instituição e aos que fazem parte desta história.”

Capelão Padre Ademar Pedro Gadotti proferiu palavras de fé, visitou o setor abençoando todas as áreas e também a

todos os presentes.O momento de maior emoção ocorreu durante a

homenagem presidida pela Diretora Geral, Irmã Analuzia Schmitz, feita ao médico radiologista Dr. Xisto Augustinho De Toni, que fez parte do Corpo Clínico da instituição de 1970 até seu falecimento em setembro de 2002: “Homem humilde, sério, ético, trabalhador, e sobretudo com grande amor ao próximo, um verdadeiro mestre e semeador de ideias!” comenta Irmã Analuzia.

Na presença dos seus três filhos, ambos médicos do Corpo Clínico da instituição: Fernando, Marcos e Guilherme Sandrini De Toni, já muito emocionados com as lindas palavras proferidas pela Irmã Analuzia, a placa com o nome do pai foi descerrada, atrelando definitivamente o nome do referido profissional ao Centro de Radiologia e Diagnóstico por Imagens do Hospital Santa Isabel.

19

Amabel realiza jantar e leilão em prol do projeto “Adote um Quarto”

Amabel realiza jantar e leilão em prol do projeto “Adote um Quarto”

Seguindo a experiência de anos anteriores a Amabel (Associação dos Amigos do Hospital Santa Isabel) realizou no dia 09/11, no Teatro Carlos Gomes, um jantar especial seguido de um leilão de obras de arte doadas por renomados artistas da região.

O evento contou com a presença das Irmãs da Sociedade Divina Providência e Irmãs da Associação Congregação de Santa Catarina, atual mantenedora do Hospital. Além de autoridades, médicos, personalidades da região e colaboradores de diversos setores do Hospital Santa Isabel.

O ponto alto do evento foi a entrega do prêmio “Amigos do Santa Isabel”, no qual pessoas e empresas que contribuíram com os projetos da ONG recebem um anjo de cristal, especialmente criado para homenageá-los, pelo artista plástico Levi Bini. O anjo simboliza a importância que o gesto nobre de doar destas empresas e pessoas significa para a sociedade.

Todo o dinheiro arrecadado com a venda das obras será destinado ao

projeto “Adote um Quarto” para comprar os materiais necessários e junto com o Hospital Santa Isabel realizar reformas completas em setores da instituição.

Atualmente a Amabel continua a reforma do 4º andar, setor Coração

de Jesus (Cardiologia), iniciada no ano passado, que possui uma estrutura com mais de 50 anos de utilização, 29 leitos distribuídos em 17 quartos. Para não fechar o setor e comprometer o atendimento, que gira em média de 70% ao SUS, a reforma está sendo realizada em etapas. A previsão de conclusão da última etapa será para o primeiro semestre de 2016.

AMABEL

20

AMABEL

A presidente da Amabel, Sra. Lúcia Maria Pires Dobuchak, durante seu discurso de agradecimento citou Cora Coralina: “Nada na vida tem sentido, se não tocarmos os corações das pessoas.” E é exatamente isto que a ONG vem fazendo há 11 anos, através de jantares como este, contando com a ajuda de várias pessoas e empresas que ao longo dos anos realizam doações, pois realmente se importam com a sociedade que estão inseridos e fazem a sua parte para tornar o mundo um lugar melhor.

21

106 Anoscom Homenagens

HOMEnAGEnS

O aniversário de 106 anos do Hospital Santa Isabel, comemorado com dois dias de antecedência durante a celebração de uma missa, no dia 02 de outubro, foi marcado também por homenagens. Colaboradores com 10, 15, 20 e 25 anos de serviços prestados à instituição, foram chamados um a um, para receber um lindo anjo verde, das mãos do diretor da área que atuam.

Certamente nos tempos atuais torna-se cada vez mais raro presenciar os que se mantém fiéis e optam pela tradição de fazer carreira em uma mesma empresa durante tantos anos.

Cada um com uma história para contar, nem sempre fácil, mesmo assim superaram os momentos difíceis, presenciaram

muitas mudanças ao longo dos anos, amadureceram tanto pessoal quanto profissionalmente e continuam acreditando no valor de seu trabalho para ajudar ao hospital e aos pacientes.

A Coordenadora do Serviço de Lavanderia, Fabiana Nunes de Oliveira Silva, ao ser questionada sobre o que a motiva a trabalhar no Hospital Santa Isabel, declara: “Tenho vários bons motivos trabalhar no HSI, vou citar alguns que julgo mais importante: - Gosto muito de trabalhar com pessoas; tenho uma enorme satisfação em saber que o fruto do meu trabalho proporciona o bem a outras pessoas (os pacientes); Gosto de aprender, e no HSI aprendemos um pouco mais a cada dia. Enfim, amo meu trabalho e a Família HSI!”

22

VOLUnTARIADO DA SAúDE

Voluntariado da Saúde Comemora 30 Anos

Fundado no dia 13 de setembro de 1985, por um ideal da Irmã Áurea com a ajuda de 15 voluntárias dispostas a servir os doentes por amor, sem fins lucrativos, o Voluntariado da Saúde do Hospital Santa Isabel, recebeu homenagens pela comemoração dos seus 30 anos de história.

A primeira homenagem foi realizada com a celebração de uma missa especial, afinal, nada melhor do que agradecer a Deus a bênção de ter pessoas tão preocupadas com o bem estar do próximo. A segunda homenagem a realização de um café da tarde especial, além da entrega de uma placa de agradecimento.

O objetivo do Voluntariado da Saúde é cooperar com o aspecto humanitário e de saúde, participando de obras sociais e trabalhando para o bem estar dos pacientes, acompanhantes, bem como dos colaboradores.

A atual presidente do Voluntariado da Saúde, Tarita Jensen explica que o grupo trabalha levando uma palavra de conforto para as pessoas que estão internadas no hospital: “Nossa escuta amiga é importante para os pacientes, pois nós ouvimos o que as pessoas tem para falar, das suas dores, das suas dificuldades e com isso nós tentamos fazer com que elas tenham contato com coisas positivas, para sair um pouco dessa situação que elas estão vivenciando dentro do hospital.” E complementa explicando sobre as demais atividades do grupo: “Temos também um bazar de roupas usadas, aonde arrecadamos dinheiro, para que a gente consiga ajudar o hospital materialmente falando. Realizamos reuniões mensais, onde discutimos dificuldades e sugestões

para continuar desenvolvendo da melhor forma possível, o nosso trabalho dentro do hospital.”

Para Irmã Analuzia Schmitz, Diretora Geral do HSI, o Grupo Voluntariado da Saúde deixou-se tocar pelo amor do Espírito Santo do Senhor, envolvendo-se em sua luz, saindo de si para doar-se na gratuidade, no amor, no carinho, na ternura, na escuta, na acolhida, na paciência e na dedicação a todos aqueles que nesta instituição buscam a cura das enfermidades, um toque de amor e sobretudo a cura da alma. Portanto, podem ser chamados de “ANJOS DA CARIDADE”!

23

VOLUnTARIADO DA SAúDE

24

nR35

Segurança do Trabalho promoveu treinamento sobre NR 35

A Norma Regulamentadora 35, ou simplesmente NR 35, diz respeito a trabalho em altura, e quando produzida ficou decidido que o primeiro anexo seria dedicado à atividade de Acesso por Corda, que já é prevista em duas normas técnicas NBR. No Brasil, a técnica de Acesso por Corda vem sendo utilizada desde o final de 1993. Após reuniões e opiniões de especialistas de diversas áreas envolvidas, a NR 35 foi finalizada. O Anexo foi veiculado pela Portaria MTE nº 593, publicada em 30 de abril de 2014.

Os profissionais da Segurança do Trabalho do Hospital Santa Isabel, que agora contam com novas instalações contendo salas de escritório e arquivo, ganharam também uma sala de treinamentos, a qual puderam inaugurar com aulas teóricas sobre a NR 35. Esta Normativa compreendeu especificamente os colaboradores do Serviço de Manutenção, pois todas as profissões que trabalham acima de dois metros de altura, precisam realizar o curso de NR 35. Eles participaram no período matutino de aula teórica, ministrada pelos próprios profissionais da instituição e no período vespertino de aulas práticas. Para estas aulas o setor contratou a empresa Treinasul, especialista em treinamentos práticos, desta forma os participantes tiveram a oportunidade de aprender como trabalhar em alturas com mais segurança. Esta parte do treinamento fala como é feito o resgate em alturas, ou até mesmo como subir, como descer, como fazer ancoragem, o uso das cordas, das linhas de vida.

Todos os profissionais envolvidos, mesmo já desempenhando funções que exijam trabalho em altura, tem que passar pelo médico do trabalho, realizar exames para assegurar que realmente estão aptos e somente o Atestado de Saúde Ocupacional pode liberar o profissional para o treinamento que ocorre a cada dois anos.

25

CIPA

A nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - CIPA tomou posse no dia 13 de novembro no Auditório do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel.

Luciane Cristina Froner, Técnica em Segurança do trabalho conduziu a cerimônia convidando o Diretor Administrativo Financeiro, Sr. Juliano Petters a fazer uma breve explanação sobre a importância da CIPA dentro da instituição. Posteriormente a presidente da CIPA gestão 2015, Priscila Martins Skrepitz, agradeceu a equipe que deixou a gestão e que colaborou com os projetos no ano que passou, além de desejar um excelente mandato aos novos integrantes.

Ana Claudia Beffart da Silva, Técnica em Segura do Trabalho,

CIPA Gestão 2016anunciou que acompanhará a Comissão eleita e se colocou à disposição para contribuir com os projetos.

A nova presidente da gestão 2016, Carolina Andriolli, agradeceu o voto de confiança da Direção e prometeu dar prosseguimento ao trabalho que a gestão anterior desempenhou, trazendo inclusive novos projetos e auxiliando no cumprimento das normas, visando sempre a segurança e o bem estar dos colaboradores da instituição.

Todos os eleitos receberam das mãos dos Diretores Juliano Petters (Administrativo) e Márcia Regina Fidauza (Enfermagem) um certificado de conclusão do Curso da CIPA e um abraço de boas-vindas.

26

RóTULO DOS ALIMEnTOS

Entenda o rótulo dos alimentos

Em maio de 2013 foi realizada uma pesquisa pela associação Consumers International, que mostrou que apenas 28% dos brasileiros entendem da tabela nutricional tradicional, aquela presente no rótulo dos alimentos. Isso piora quando analisamos a legibilidade dos rótulos de alguns produtos à venda, você não acha?

Em alguns produtos estas informações são muito escondidas e pequenas. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou em agosto de 2013, que além de informações importantes sobre o produto, faltam clareza e contrastes entre cores do texto e da embalagem, fontes maiores e até mais nitidez e durabilidade da impressão.

O Idec identificou ainda que 80% dos brasileiros olham o rótulo, o que é muito bom, porém somente metade destes realmente entende as informações.

Como vai seu nível de conhecimento dos rótulos?Entenda um pouco sobre os itens descritos nos rótulos

dos alimentos:► INGREDIENTES: estão sempre em ordem decrescente,

ou seja, os primeiros são os que estão em maior quantidade naquele produto. Por isso fique atento: você vai comprar integral? Certifique-se de que o primeiro ingrediente seja realmente o integral. Não que isso irá desclassificar o produto como integral, mas podem ter outras marcas com ingredientes saudáveis em maiores proporções.

► PORÇÃO: quantidade do alimento que pode ser consumido para promover uma alimentação mais balanceada. Atenção: todos os valores contidos na tabela nutricional referem-se àquela porção, e não ao pacote inteiro.

► VALOR ENERGÉTICO (kcal): é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente de carboidratos, proteínas e lipídeos (gorduras).

► CARBOIDRATOS: sua função principal é fornecer energia. São encontrados em maior quantidade em massas, pães, arroz, açúcar, mel, tubérculos e farinhas.

► PROTEÍNAS: são necessárias para a construção e manutenção do corpo. Encontradas em carnes, ovos, leguminosas (feijões, soja, ervilha), leites e derivados.

► GORDURAS TOTAIS: fornecem energia e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. São a soma de todas as gorduras encontradas em um alimento.

► GORDURAS SATURADAS: presentes em alimentos de origem animal. Cuidado: em grande quantidade podem aumentar o risco de doenças cardíacas.

► GORDURAS TRANS: encontradas em produtos industrializados. Seu consumo deve ser o mínimo possível, pois nosso corpo não necessita deste tipo de gordura.

► FIBRAS: recomenda-se consumo de 25 gramas por dia. Está mais presente em frutas, hortaliças e produtos integrais.

► SÓDIO: recomenda-se o consumo de 2 a 4 gramas por dia. Encontrado no sal de cozinha e em produtos industrializados.

► OUTROS NUTRIENTES: é optativo declarar os demais nutrientes quando estiver em valores igual ou superior a 5% da

ingestão diária recomendada.► % VD (percentual de valores diários): indica o quanto

o produto tem de energia e nutrientes em relação a uma dieta calculada em 2.000 kcal. Por exemplo: se encontrar uma sopa desidratada com 90% do VD de sódio significa que só esse produto já fornece 90% da quantidade recomendada de sódio para um dia.

Fala-se tanto sobre os riscos de consumo de açúcar e sal, será que eles estão nos rótulos?

Estão sim, porém “disfarçados”. Alguns fabricantes dividem o item carboidrato em: açúcares e amido. Neste caso dê preferência ao produto que tiver menos quantidade de açúcares. Mas, como este dado não é obrigatório, poucos fornecem esta informação. Nestes casos, analise os ingredientes.

Já o sal é representado pela quantidade de sódio. Alguns alimentos já possuem sódio naturalmente, mas os produtos que são adicionados sal podem ser percebidos neste item também, bastando dividir a quantidade de sódio por 2,5 = você terá a quantidade de sal na porção.

Perceba os alimentos que você ingere. Muito cuidado com os produtos vendidos como “saudáveis”. Analise o rótulo e perceba que, às vezes, eles não são tão saudáveis devido aos aditivos que contêm.

Fontes: Consumers International. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Serviço de Nutrição e Dietética - SNDPROGRAMA VIDA SAUDÁVEL: Um estilo de vidaElaborado por: Nutricionista Carolina Andriolli

27

MUDE A PRESSãO

Entenda o rótulo dos alimentos

Mude de lado e evite a pressãoAs úlceras por pressão vem despertando preocupação

de enfermeiros e serviços de saúde de todo o mundo e no dia 19 de novembro de 2015 é o Dia Mundial da Prevenção de Úlceras por Pressão.

Segundo o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) as úlceras “são definidas como áreas localizadas de morte celular, que se desenvolvem quando o tecido mole é comprimido, entre uma proeminência óssea e uma superfície dura, por período de tempo prolongado” causando assim a lesão.

Os pacientes que desenvolvem úlcera por pressão sofrem alterações clínicas e danos funcionais, aumento da dor, risco de infecções graves, internações prolongadas e morbidade. Os locais mais comumente afetados são a região sacral e os calcâneos, sendo que aproximadamente 60% das úlceras de pressão se desenvolvem na região pélvica ou abaixo desta.

Instituições internacionais como a National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) nos EUA e a European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP) na Europa, preconizam medidas preventivas, baseadas em evidências cientificas, onde a principal delas é a mudança de posição. Atualmente vários

países, incluindo o Brasil, seguem os protocolos baseados nas orientações dessas instituições (NUAP e EPUAP).

No Brasil sociedades como SOBEST (Sociedade Brasileira de Estomaterapia) e SOBENFEE (Sociedade Brasileira de Enfermeiros em Feridas e Estética) e as comissões de curativos e pele dos hospitais nesse dia realizam campanhas de prevenção de úlceras por pressão.

No HSI a COMIC (Comissão de Curativos) também está engajada nesta campanha. Na semana do dia 09 a 13 de novembro foram realizadas palestras sobre o tema e no dia 19/11 a equipe passou nas unidades fazendo panfletagens, conversando com familiares e profissionais de enfermagem com objetivo de sensibilizar e orientar sobre as medidas de prevenção.

E como a campanha é só um dia e a prevenção é SEMPRE, a COMIC estará continuamente trabalhando com familiares e profissionais da enfermagem o tema “Mude de Lado e Evite a Pressão”.

Fonte: SOBEST (Sociedade Brasileira de Estmaterapia) Autor: Marilde Fruhauf

28

HSI Recebe Visita EspecialA relíquia de São João Paulo II, acompanhada da imagem

réplica de Nossa Senhora Aparecida foi trazida pelo Pe. João Backmann e dois Ministros da Eucaristia ao Hospital Santa Isabel ontem, dia 15/09.

Eles foram recebidos pela Diretora Geral, Irmã Analuzia Schmitz, Pe. Capelão Ademar Gadotti, familiares dos pacientes, colaboradores, Irmãs da comunidade Santa Isabel, médicos e pacientes. Ao entrar na recepção Pe. João abençoou todos os presentes e convidou-os a orar um Pai Nosso, além de proferir uma linda oração.

Depois foi recebido na Capela do Hospital por um “Anjo” que seguiu na frente espalhando pétalas de rosas enquanto os presentes agitavam lenços coloridos dando as boas-vindas.

A Relíquia de São João Paulo II, canonizado no dia 27 de abril, trata-se de uma gota de sangue conservada em um relicário. A relíquia é uma memória física, que serve para que os fiéis lembrem de alguém especial que viveu com obras e palavras o caminho de Jesus Cristo.

A imagem seguirá para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo, mas a relíquia ficará na Catedral São Paulo Apóstolo no centro de Blumenau.

VISITA ESPECIAL

29

Novembro Azul:“Agora é a vez dos Homens!”

nOVEMBRO AzUL

Com o tema “Agora é a vez dos Homens: Todos contra o Câncer de Próstata. Drible o preconceito!” o Hospital Santa Isabel aderiu à campanha Novembro Azul. O objetivo, como o próprio tema sugere é afastar o preconceito dos homens alertando sobre a importância dos exames preventivos, pois a grande maioria deixa para procurar um especialista tardiamente.

No dia 20 de novembro aconteceu o espaço Saúde do Homem, no pátio da instituição em frente ao Café da Praça.

Quem passou no local pode contar com serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial e orientações gerais para o cuidado com a saúde do homem. Além disso, o médico urologista Dr. Felipe Barbeta instigou os homens que trabalham na instituição, a repensar sobre velhos hábitos e a cuidar da própria saúde, com a palestra: “Homem: se cuide, não perca o melhor da vida!”, que ocorreu as 14h00 no auditório do Centro de Estudos.

29

30

Mobilização pela Doação de Órgãos

DOAçãO DE óRGãOS

No Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos comemorado em 27 de setembro, foi também um dia de mobilização, que uniu os hospitais Santa Isabel e Santo Antônio em parceria com o Norte Shopping e a Faculdade Senac promovendo uma ação de conscientização sobre a importância da Doação de Órgãos.

Ao todos foram distribuídos mais de 1.500 folders, com os profissionais da saúde abordando quem passava pelo local, explicando detalhes sobre a campanha e entregando balões às crianças.

Além dos esclarecimentos foram realizados mais de 200 testes de glicemia e outras 250 pessoas aferiram a pressão.

Ex-pacientes transplantados participaram do evento, um deles hepático, Sr. Esaias Almir Marcos, que soube do evento pela TV e fez questão de participar e Paulo Margarida, transplantado renal-pâncreas que ficou do início ao fim do evento.

Outro transplantado hepático a menos de dois meses, Carlos Machado, veio de Itajaí com a esposa para marcar presença e dar apoio a causa.

Durante a semana profissionais das duas instituições estiveram envolvidos com a mídia local em entrevistas e também palestras internas de conscientização

Rádio Nereu Ramos: “Romero Fenili, Integrante da Cihdott do Hospital Santo Antônio e Karine Gerent, do Hospital Santa Isabel, falam sobre a campanha que vai ser realizada no próximo domingo sobre a doação de órgãos.”

Rádio CBN: “Gisélia Theiss - Enfermeira Coordenadora do CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Santa Isabel e Leticia Venera – Assessora de Comunicação falam sobre o Dia 27 de Setembro que é o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.”

31

Aniversáriode Jesus

Para comemorar o nascimento de Jesus, a Pastoral da Saúde do Colaborador reuniu profissionais de diversas áreas e apresentou a encenação do nascimento, reproduzindo um Presépio vivo durante a Missa especial do dia 22 de Dezembro, presidida pelo Capelão Padre Ademar Pedro Gadotti.

A Missa e a Encenação do momento mágico do nascimento de Jesus serviram para relembrar da felicidade presente na simplicidade, da pureza dos sentimentos, para refletir sobre o rumo que cada um escolhe tomar em sua vida.

Afinal, não há certeza absoluta, apenas espera-se ter um novo ano pela frente, que poderá ser repleto de coisas boas, mas para isso é necessário empenhar-se para extrair dele o melhor. Praticar a caridade, espalhar o amor, dedicar-se a realizar os sonhos e projetos pessoais, mas, não se esquecer de olhar para os lados, de acolher quem precisa, afinal, vivemos em uma comunidade, somos parte de uma grande família!

MISSA DE nATAL

Prontamente recuperado da cirurgia à qual fui submetido, quero manifestar o mais profundo sentimento de gratidão e acima de tudo o orgulho de pertencer ao Hospital Santa Isabel.

Posso dizer sem a menor possibilidade de errar que em lugar nenhum do mundo poderia ter tido um atendimento mais humanizado e altamente profissional como tive durante a internação, me sentindo na “minha casa”.

Especialmente quero agradecer ao jovem e habilidoso médico Dr. Maurício Correia. Sempre disponível, afável, sereno, generoso, seguro e com uma formação humanística que já não se vê hoje com tanta frequência. Fui seu professor, escolhido paraninfo da sua turma, e não poderia ter feito uma escolha melhor, em ser seu paciente. Tem uma empatia que reforça os laços de confiança. Sem palavras para agradecer.

Aos jovens médicos, Dr. Pedro Trauckzinski e Dr. Guilherme Buchen, orgulhosamente pratas da casa, criados nos corredores do Hospital Santa Isabel. Uma geração de médicos diferenciados do ponto de vista técnico e sentido humano da relação médico-paciente.

Seguiram os passos de seus pais. Transmitem competência e segurança naquilo que fazem.Ao meu dileto amigo, mais que irmão, Dubes Sônego. Acima do grande anestesista, um ser humano iluminado, um verdadeiro mágico na arte

de mitigar a dor. Não imaginava que fosse possível ser operado sem dor nem sofrimento. Gratidão e respeito para o resto da vida.À Diretora de Enfermagem, enfermeira Márcia Regina Fidauza, amiga de longa data, pela atenção, carinho e generosidade.Nos momentos de total despojamento, onde nos remetemos à condição de humanos, demasiadamente humanos, podemos sentir a presença de

anjos, com suas mãos leves, palavras doces, e trabalho incansável. Animam-nos , confortam, entusiasmam e sobremaneira nos fazem esquecer qualquer sentimento de dor ou desânimo. Sua presença é tão poderosa quanto os próprios remédios. Agradeço do fundo do coração aos meus anjos Simone Ribeiro e Valdiléia Pereira Araújo, profissionais de enfermagem exemplares.

Ao amigo Jocenei do setor de internação e demais colaboradores da nutrição, fisioterapia, farmácia, higienização, laboratório Santa Isabel meu fraterno agradecimento.

Não posso deixar de agradecer a UNIMED pela qualidade do atendimento proporcionado.A todos os amigos que me visitaram, não os citarei, mas todos sabem meu apreço e carinho por todos vocês. Nestes momentos em que nos

colocamos na condição de simples mortais, todos iguais diante de Deus, vivendo esta dádiva da vida, fragilizada neste momento e despojada de tudo em todos os sentidos, é que se tem a dimensão do valor dos amigos. Muito obrigado.

E por fim à Irmã Ana Luzia, líder carismática, firme e com palavras doces, nos valoriza e engrandece com sua amizade. Muito obrigado e meu orgulho de ser médico do Hospital Santa Isabel.

Marcos Antônio Nemetz.

AGRADECIMENTOS

Hospital Santa Isabel

Parceria e Fortalecimento

106 ANOSNa busca incansável de atender a sua missão de oferecer serviços de excelência em saúde, com

ética, direcionados à promoção da vida, buscando inovação e aperfeiçoamento humano, o

Hospital Santa Isabel completa seus 106 anos.

Referência para aproximadamente 90 municípios catarinenses e referência nacional na área

de transplantes, a instituição agregou em sua história a parceria com a Associação

Congregação de Santa Catarina, que irá gerar novas forças dando continuidade ao trabalho de

alta relevância já prestado pelo Hospital Santa Isabel à comunidade.

Com uma bela história para recordar e narrar, mas também uma grande história ainda a

construir, essa união proporcionará um futuro de realizações ainda maiores.

Hospital Santa Isabel 106 anos, uma trajetória de parceria e fortalecimento.

Associação Congregação de Santa Catarina