Dg 1267 quinta feira 24 de setembro 2015 pdf

8
MURIAÉ - O Memo- rial da Fundação Cristiano Varella inaugurou nessa segunda-feira, 21 de setem- bro, a exposição “Conexões – Unidos através da arte”. Na Pinacoteca estão mais de 60 gravuras feitas por artistas de todo o mundo, desde aqueles que vivem próximos à nossa fronteira, na Argentina ou no Chile, até aqueles que vivem em outros continentes, como a Rússia, a Finlândia e a Le- tônia. MUTUM - Mais de 400 alunos do ensino médio da Escola Estadual Dionysio Costa, em Mutum, partici- param de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Esco- la”. Após a execução do Hino Nacional, o presiden- te da 54ª Subseção da OAB/ MG, Alex Barbosa de Matos, explicou que “o objetivo do projeto OAB vai à Escola é justamente conscientizar, educar e proporcionar, aci- ma de tudo, momentos de reflexão sobre os direitos e deveres do cidadão, sem- pre como protagonista do desenvolvimento e evolu- ção do País. Queremos que os jovens de hoje sejam cidadãos melhores do que somos. É necessário que o futuro do Brasil seja de evolução, buscando sem- pre o topo. Mutum recebe etapa do projeto OAB vai à Escola EXÉRCITO REALIZA FISCALIZAÇÃO EM PEDREIRAS DE CARATINGA Operação contou com o apoio do 62º Batalhão da PM de Caratinga e dos Bombeiros Militares da cidade CARATINGA O MENINO MALUQUINHO C M Y K ANO 4 • quinta-feira, 24 De Setembro De 2015 Nº 1267 CERCO FECHADO R$ 0,75 ZONA DA MATA Memorial inaugura nova exposição com artistas de todo o mundo PÁGINA 7 COMEÇAM OS JOGOS DE FUTSAL DO CRAQUES DO FUTURO VALE DO RIO DOCE Acidente é registrado em borracharia de Inhapim PÁGINA 7 ZONA DA MATA PÁGINA 4 S. J. DO MANHUAÇU - O Prefeito de São João do Manhuaçu, João Batista Gomes, anunciou mais medidas para enfrentar o período de crise. Agora, decidiu cortar o próprio salário, bem como do vice-prefeito e dos secretários municipais em 15%. A decisão de “cortar na própria carne”, segundo o chefe do executivo, é justamente porque “o exem- plo tem que vir de casa”, pontua. PÁGINA 3 ZONA DA MATA Prefeito de São João do Manhuaçu manda cortar no próprio salário » A primeira atividade do conselho já está agendada para próxima semana, uma visita a APAC. Página 2 VALE DO RIO DOCE ZONA DA MATA » Em Caratinga, os funcionários da agência da Avenida Tancredo Neves, no Tobogã, aderiram ao movimento.Página 8 Tome posse no fórum conselho que busca alternativas para recuperação de detentos PÁGINA 6 C INHAPIM - O borracheiro José do Carmo, proprietário da “Borracharia do Cacamo”, em Inhapim, foi gravemen- te ferido na manhã desta quarta-feira (23). “Cacamo”, como é conhe- cido, enchia de ar o pneu de uma patrol,

description

 

Transcript of Dg 1267 quinta feira 24 de setembro 2015 pdf

Page 1: Dg 1267 quinta feira 24 de setembro 2015 pdf

MURIAÉ - O Memo-rial da Fundação Cristiano Varella inaugurou nessa segunda-feira, 21 de setem-bro, a exposição “Conexões – Unidos através da arte”. Na Pinacoteca estão mais de 60 gravuras feitas por artistas de todo o mundo, desde aqueles que vivem próximos à nossa fronteira, na Argentina ou no Chile, até aqueles que vivem em outros continentes, como a Rússia, a Finlândia e a Le-tônia.

MUTUM - Mais de 400 alunos do ensino médio da Escola Estadual Dionysio Costa, em Mutum, partici-param de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Esco-la”.

Após a execução do Hino Nacional, o presiden-te da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, explicou que “o objetivo do projeto OAB vai à Escola é justamente conscientizar, educar e proporcionar, aci-ma de tudo, momentos de reflexão sobre os direitos e deveres do cidadão, sem-pre como protagonista do desenvolvimento e evolu-ção do País. Queremos que os jovens de hoje sejam cidadãos melhores do que somos. É necessário que o futuro do Brasil seja de evolução, buscando sem-pre o topo.

Mutum recebe etapa do projeto OAB vai à Escola

EXÉRCITO REALIZA FISCALIZAÇÃO EM PEDREIRAS DE CARATINGA

Operação contou com o apoio do 62º Batalhão da PM de Caratinga e dos Bombeiros Militares da cidade

Caratinga

O MeninO MaluquinhO

C M Y K

ANO 4 • quinta-feira, 24 De Setembro De 2015 • Nº 1267

CERCO FECHADO

R$ 0,75

ZONA DA MATA

Memorial inaugura nova exposição com artistas de todo o mundo

PÁGINA 7

Começam os jogos de futsal do Craques

do futuro

VALE DO RIO DOCE

Acidente é registrado em borracharia de Inhapim

PÁGINA 7

ZONA DA MATA

PÁGINA 4

S. J. DO MANHUAÇU - O Prefeito de São João do Manhuaçu, João Batista Gomes, anunciou mais medidas para enfrentar o período de crise. Agora, decidiu cortar o próprio salário, bem como do

vice-prefeito e dos secretários municipais em 15%. A decisão de “cortar na própria carne”, segundo o chefe do executivo, é justamente porque “o exem-plo tem que vir de casa”, pontua.

PÁGINA 3

ZONA DA MATA

Prefeito de São João do Manhuaçu manda cortar no próprio salário

» A primeira atividade do conselho já está agendada para próxima semana, uma visita a APAC. Página 2

VALE DO RIO DOCE

ZONA DA MATA» Em Caratinga, os funcionários da agência da Avenida Tancredo Neves, no Tobogã, aderiram ao movimento.Página 8

Tome posse no fórum conselho que busca alternativas para recuperação de detentos

PÁGINA 6

Prefeito recebe visita de pastor da República Democrática do

Congo

INHAPIM - O borracheiro José do Carmo, proprietário da

“Borracharia do Cacamo”, em Inhapim,

foi gravemen-te ferido na

manhã desta quarta-feira

(23). “Cacamo”, como é conhe-cido, enchia de

ar o pneu de uma patrol,

Page 2: Dg 1267 quinta feira 24 de setembro 2015 pdf

2 Leste de Minas - Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

C M Y KC M Y K

Editado e publicado por: Jornal das Gerais LTDA - MECNPJ: 13.683.661/0001-00

Diretora Responsável:Leidiane C. Costa

Impressão:Gráfica PrópriaTiragem: de 2 milexemplares

ColaboradoresDoctum TV, TV Super Canal, Portal Caparaó, Rádio Cidade FM Caratinga, Site Ipanews, JVA Online, Pascoal Online, Uol, IG, Super Esportes, Dicas de Mulher, Rádio Cidade FM Simonésia, Polícia e Cia, Agência Minas, ALMG.gov.br, A Sema-na Agora, Caratinga.Net (José Geraldo Dias).

*Artigos e matérias assinados são de extrema responsabilidade de seus autores.

Circulação: Impresso e Digital (em PDF)

Manhuaçu; Abre Campo; Alto Caparaó; Alto Jequitibá;Caparaó; Caputira; Chalé; Durandé; Lajinha; Luisburgo; Manhumirim; Martins Soares; Matipó; Pedra Bonita; Reduto; Santa Margarida; Santana do Manhuaçu; São José do Mantimento; Simonésia; Muriaé; Antônio Prado de Minas; Barão de Monte Alto; Caiana; Carangola; Divino; Espera Feliz; Eugenópolis; Faria Lemos; Fervedouro; Miradouro; Miraí; Orizânia; Patrocínio do Muriaé; Pedra Dourada; Rosário da Limeira; São Francisco do Glória; São Sebastião da Vargem Alegre; Tombos; Vieiras; Governador Valadares; Alpercata; Campanário; Capitão Andrade; Coroaci; Divino das Laranjeiras; Engenheiro Caldas; Fernandes Tourinho; Frei Inocêncio; Galiléia; Tarumirim; Itambacuri; Itanhomi; Jampruca; Marilac; Mathias Lobato; Nacip Raydan; Nova Módica; Pescador; São Geraldo da Piedade; São Geraldo do Baixio; São José da Safira; São José do Divino; Sobrália; Tumiritinga; Virgolândia; Ipatinga; Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Coronel Fabriciano; Jaguaraçu; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Santana do Paraíso; Timóteo; Caratinga; Bom Jesus do Galho; Bugre; Córrego Novo; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Imbé de Minas; Inhapim; Ipaba; Piedade de Caratinga; Pingo D’Água; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; São Domingos das Dores; São João do Oriente; São Sebastião do Anta; Ubaporanga; Vargem Alegre; Aimorés; Alvarenga; Conceição de Ipanema; Conselheiro Pena; Cuparaque;Goiabeira; Ipanema; Itueta; Mutum; Pocrane; FALE CONOSCO: (33) 3321-4633

E-mail: [email protected]

Endereço:Avenida Olegário Maciel, 130 Sala 4 - Centro - CEP: 35300-032 - Caratinga-MG

Resplendor; Santa Rita do Itueto; Taparuba; Ponte Nova; Acaiaca; Barra Longa; Dom Silvério; Guaraciaba; Jequeri; Oratórios; Piedade de Ponte Nova; Raul Soares; Rio Casca; Rio Doce; Santa Cruz do Escovaldo; Santo Antônio do Grama; São Pedro dos Ferros; Sem-Peixe; Sericita; Urucânia; Vermelho Novo; Teófilo Otoni; Ataleia; Catuji; Franciscópolis; Frei Gaspar; Itaipé; Ladainha; Malacacheta; Novo Oriente de Minas; Ouro Verde de Minas; Pavão; Poté, Setubinha e Belo Horizonte.

Registro em cartório sob o número 7 no livro B5 página 57

Editor Chefe:Valter Oliveira CostaGerente Comercial e Marketing:Jucimar Oliveira da Costa

Diagramador:Emannuel Alvarenga

Distribuição:Claudemir Pires da Costa

Assessor Contábil:Nestor de Souza Pires

Assessor Jurídico:Doutor Mauro Jorge de Paula Bomfim

Jornalista Responsável: Poliane Cristina de Oliveira Registro: 0019210/MG

Correção Final:Silvia Nayara de Almeida Dias

Poliana Sabino

ALMOÇO POLÍTICO

Mais recentemente o ex-prefeito Ernani Campos Porto foi visto almoçando no Vind’s com alguns dos seus fiéis escudeiros. O cardápio, como não poderia deixar de ser, foi política, com foco na sucessão do ano que vem. Deve ter rolando muita conversa sobre o esquema a ser adotado na campanha de 2016, caso Ernani saia, mesmo, candidato a prefeito.

CONVALESCENDO

Com problemas renais esteve internado no AP. 260 da Casa de Saúde Divino Espírito Santo, o apre-ciado colunista social Dudu Fraga. Depois de vários dias de internação, Dudu já está em sua casa onde está convalescendo numa boa. Saúde, Dudu!

VIND’S É VIP

Restaurante do Vind’s Plaza Hotel é mesmo do tipo vip, sendo frequentado pelos colunáveis de Ca-ratinga e adjacências. Na direção daquele restaurante está o casal Jesus Pereira Nunes – Débora Dias Roc-chetti Santos Nunes, da geração de jovens empresá-rios caratinguenses. Além de simpaticíssimos, eles são de uma lhaneza de trato a toda prova.

ABANDONADO

Nunca é demais repetir: O monumento do Meni-no Maluquinho, tão apreciado e fotografado pelos tu-ristas que passam por Caratinga, continua totalmente abandonado pelo poder público a quem compete ze-lar pela conservação do mesmo. O desprezo teria al-guma coisa a ver com pirraça política porque a atual administração não é simpática ao PAI DO MENINO MALUQUINHO?

LEGISLAR E FISCALIZAR

O dia em que os vereadores se conscientizarem de sua real função, passando a exercer na sua pleni-tude a ação de legisladores e fiscalizadores, o Minis-tério Público não terá muito o que atuar em relação aos malfeitos dos prefeitos, assim entendidos aqueles prefeitos useiros e vezeiros na prática de ilícito.

CASAMENTO DESFEITO

Tinha tudo para dar certo, mas acabou se des-fazendo uma união conjugal das mais promissoras. Através de consenso eles chegaram à conclusão que o seu romance não passou de mera fantasia própria da idade, em sendo jovens enamorados.

Tome posse no fórum de Caratinga conselho que busca alternativas para

recuperação de detentosCARATINGA - Foram

empossados na manhã des-ta quarta-feira (23) no Fó-rum Desembargador Faria e Souza os sete membros do Conselho da Comuni-dade na Execução Penal da Comarca de Caratinga. O conselho tem como ob-jetivo abrir um canal de in-teração entre a sociedade e o sistema prisional, propor-cionando novas formas de recuperação dos detentos.

Além do presidente do conselho Pedro Heringer foram empossados nesta quarta-feira, Moacyr Costa Rabello (representante da

defensoria pública), Fran-cisco de Paula Machado (advogado), Fabrício Régis de Oliveira (advogado), Ma-ria Inêz da Rocha (repre-sentante da comunidade), Hildeberto Gonçalves (re-presentante do comércio local) e Alessandra Vieira (assistente social).

A primeira atividade do conselho já está agenda-da para próxima semana, uma visita a APAC (Asso-ciação de Proteção e Assis-tência ao Condenado) que funciona ao lado do pre-sídio de Caratinga. (Rádio Cidade)

VIROU PMDB

Agnaldo Timóteo agora é PMDB, tendo se fi-liado aquele partido a convite do deputado Federal Mauro Lopes, devendo candidatar-se a vereador em Belo Horizonte com ampla chance de sucesso eleito-ral. Falta agora conseguir o ser eleito na capital mi-neira.

PERIGO À VISTA

Só não vê quem deveria ver, o perigo que eStá a grade metálica que Serve de proteção para tran-SeunteS que Se utilizam daquela paSSagem ligando a rua dona Julica à avenida catarini cimini. toda danificada, em várioS trechoS nem maiS exiSte aque-le corre-mão. com a palavra o órgão competente da municipalidade.

PROMOÇÃO COMERCIAL

comercianteS do Bairro Santa cruz, onde exiSte um comércio doS maiS floreScenteS, eStão pretendendo realizar uma grande promoção natali-na como nunca exiStiu por aquelaS BandaS. Será um acontecimento que vai marcar época no populoSo Bairro. quem viver, verá!

DOIDIM PRA QUERER

e tem aquele viúvo que eStá, meSmo, doidim pra querer Sair da Solidão deSde que perdeu a Sua Bem amada. pra ele, que é tido e havido como cai-xa alta, neSte tempo de criSe, não Será nada difícil conSeguir o Seu intento, não Sendo do tipo muito exigente em matéria do Belo Sexo.

NAMORO NO RÁDIO

tem feito o maior SuceSSo o quadro “namoro no rádio”, do programa do comunicador cleon coelho, da rádio SiStec-fm. aS ofertaS ali São muitaS, de rapazeS e moçaS em BuSca de uma união Sólida e duradoura. muitoS São oS namoroS que co-meçaram naquele programa de rádio, para alegria do Seu produtor e apreSentador.

GENTE ELEGANTE

No time dos homens elegantes aqui da santa ter-rinha, também no vestir-se doutor José Antônio tem lugar de destaque. De fato, o ilustre magistrado da La. Vara Cívil, Tem muito bom gosto na escolha da sua indumentária, para todas as ocasiões.

Page 3: Dg 1267 quinta feira 24 de setembro 2015 pdf

3Leste de Minas - Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

Prefeito João Batista Gomes decidiu cortar no próprio salário, do vice e secretários

Prefeito de São João do Manhuaçu manda cortar no próprio salário

(((( VALE DO RIO DOCE ((((

S. J. DO MANHUAÇU - O Prefeito de São João do Ma-nhuaçu, João Batista Gomes, anunciou mais medidas para enfrentar o período de cri-se. Agora, decidiu cortar o próprio salário, bem como do vice-prefeito e dos secre-tários municipais em 15%. A decisão de “cortar na própria carne”, segundo o chefe do executivo, é justamente por-que “o exemplo tem que vir de casa”, pontua.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, a Prefeitura Muni-cipal recebeu menos 850 mil reais de repasse de recursos em comparação com o mes-mo período de 2014. Desde então, uma série de medidas amargas estão sendo adota-da para reduzir despesas e priorizar os serviços essen-ciais, como educação, saúde e pessoal.

Segundo ele, em quin-ze anos de prefeito, é o pior momento que vivencia à frente da prefeitura. “Esta-mos vivendo um momento que nunca tivemos. É o meu quarto mandato como pre-feito, mas não tivemos um período tão amargo. A crise atinge todos os brasileiros e a prefeitura está sendo afetada de forma violenta, inviabili-

zando o trabalho do municí-pio”, afirma.

Muitas medidas tive-ram que ser tomadas desde o início do ano. “Já cortamos muitas coisas, agora esta-mos fazendo mais reduções. Transporte para faculdade estamos oferecendo uma taxa de abastecimento, bem como contenção de despesas em geral. Sempre fizemos to-dos os transportes, mas agora estamos controlando e evi-tando despesas, como horas extras e adicionais. A folha de pagamento também en-frentamos uma dificuldade e tivemos que fazer demissões. É um exercício todo mês para conseguirmos pagar o fun-cionalismo”.

Como é necessária uma mudança na lei, o prefeito enviou a solicitação para que a Câmara de Vereadores re-duza os valores dos subsídios (salários) dele mesmo, do vice-prefeito e do primeiro escalão. “O exemplo tem que partir de casa e, por isso, es-tamos cortando na própria carne”, afirma.

Até obra em parceira foi uma das soluções adota-das pela Administração. “Um grupo de pessoas fez uma parceria e estamos fazendo

o asfaltamento de uma rua com apoio da comunidade, na saída para o córrego Je-queri, porque com o recurso do município apenas não tem jeito”, detalha.

Em entrevista, João Ba-tista Gomes explica que o efeito da crise tem sido um pesadelo para a Adminis-tração. “Sem empresas, sem empregos, não tem arrecada-ção de impostos e a máquina pública federal inchada, ge-rou os efeitos de uma crise desse tamanho. É um grande desafio. Precisamos da com-preensão do povo e a graça de Deus para que superemos isso tudo. Confio no apoio da nossa população para nos ajudar”.

QUEDA DO FPMA crise financeira dos

municípios mineiros, que já foi motivo de protesto e pa-ralisação de diversas prefei-turas, se agravou neste mês por causa da queda substan-cial de repasses da União. O Fundo de Participação de Municípios (FPM), verba que chega a cobrir até 90% dos gastos em pequenas cidades, teve a primeira parcela de setembro reduzida em quase 40%. O repasse foi de R$ 296

milhões, o que representa um recuo de R$ 185 milhões se comparado ao montante liberado no mesmo período do ano passado (R$ 481 mi-lhões).

Se levado em conta o histórico de repasses neste ano, também já é registrada uma queda em relação ao que foi disponibilizado para os municípios mineiros em 2014. Ao todo, até setembro, o montante encaminhado pela União teve uma redução de R$ 355 milhões. Um recur-so que, para os municípios, significa capacidade de hon-rar compromissos e pagar funcionário.

“Quando essa receita cai, a prefeitura fica numa situação de desequilíbrio to-tal. É com esse recurso que o Executivo paga educação, saúde, pessoal. Do pequeno ao grande município, temos registro de reclamações de problemas, prefeitos relatan-do que estão cortando gas-tos, demitindo, parcelando salários. Não têm o que fazer, eles dependem do repasse”, afirma a economista da Asso-ciação Mineira de Municípios (AMM), Angélica Ferreti.

Na região metropolita-na de BH, algumas prefeitu-ras já estão escalonando o pagamento dos servidores por causa da falta de recur-sos. “Pagamos os funcioná-rios com salários mais baixos primeiro, os com salários me-dianos depois e, por último, quem ocupa cargos comis-sionados, secretários e a che-fia do Executivo”, exemplifica o prefeito de Vespasiano e presidente da Associação dos Municípios da RMBH, Carlos Murta (PMDB).

A situação é tão ruim que pode impedir o paga-mento de parte do 13º salá-rio. “Nós já pagamos 50% do benefício, mas não sabemos se vamos pagar a outra parte. Se o governo federal não in-tervir, não tem como pagar. Isso não só em Vespasiano, mas em muitas cidades de Minas”.

Em Itabira, na região Central, o prefeito já decre-tou situação de calamidade financeira. Desde o início da semana, o expediente da pre-feitura foi reduzido para pou-par gastos.

“Tivemos dificuldade para pagar a última folha sem atraso e sem dividir e não sa-bemos se vamos pagar o 13º em dia ou se vamos ter que dividir. O importante agora é cumprir com obrigações básicas com a sociedade em educação e saúde”, ressalta o prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV).

E as previsões não são positivas para os próximos meses. Embora o relatório realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional aponte um aumento dos valores nos pró-ximos repasses do FPM, a si-

tuação econômica atual mos-tra um caminho contrário.

“O governo faz essas projeções para cumprir uma determinação, mas elas são bem sazonais. O relatório de agosto, por exemplo, previa que setembro ia cair 2%. Pou-cos dias depois falou que ia cair 21%. Fica difícil diante da situação do cenário fazer uma projeção”, avalia a eco-nomista da AMM.

Em Lavras, no Sul de Minas, a diminuição de re-passes provocou o parcela-mento dos salários do fun-cionalismo, sendo que 40% dos vencimentos serão pagos apenas no fim deste mês

CARATINGAA crise financeira em

Caratinga, no Vale do Rio Doce, afetou até mesmo o cartão postal da cidade, a Praça Cesário Alvim. O espa-ço é de encontro e lazer, mas com várias lâmpadas quei-madas está às escuras. Fora da praça, há vários outros pontos sem luz por falta de manutenção, reflexo da falta de recursos que também traz consequências para a saúde e a educação.

Por causa de demissões, professores que assumiam cargos comissionados (ge-

rência e coordenação) estão voltando para as salas de aula e os contratados dispen-sados. Em breve os postos de saúde com dois médicos ou mais passarão a atender com apenas um.

O secretário de Plane-jamento e Fazenda de Ca-ratinga, Cláudio de Oliveira, antecipou que a situação vai piorar: além de salários atra-sados, não há perspectiva de pagar o 13º salário.

A prefeitura é a maior empregadora de Caratinga e a crise afeta toda a cidade. O comércio, por exemplo, está em alerta. A comerciante Sara Maria Carvalho de Assis reclama queda na vendas de 50% e inadimplência de 30%. “Tem cliente que comprou em dezembro e não pagou uma parcela sequer. Há qua-tro meses a situação só piora. Sem o 13º, será um caos”.

A prefeitura de Caratin-ga conseguiu pagar 1.465 ser-vidores efetivos, mas outros 867 contratados e ocupantes de cargos comissionados es-tão sem receber. Outros 140 contratados foram demitidos por causa da crise (Carlos Henrique Cruz | Portal Ca-paraó - Alessandra Mendes e Ana Lúcia Gonçalves | Hoje em Dia)

Page 4: Dg 1267 quinta feira 24 de setembro 2015 pdf

4 Leste de Minas - Quinta-feira, 24 de Setembro de 20154

Acidente é registrado em borracharia

PM POCRANE. Extrato Ata Registro de Preço. Edital de Licitação PP nº 009/2015 – PL nº 023/2015 destina-do ao Registro de Preço para Prestação de serviços de eletrificação, com fornecimento de mão de obra e mate-riais e elaboração de projetos. Valor: R$ 2.940,00 /item 1. Proponente: Construrede Eletricidade Ltda. CNPJ nº 00.600.238/0001-58. Vencimento: 31/08/2016. Assinatu-ras: Delosmar Fernandes da Rocha pela Prefeitura Muni-cipal de Pocrane e Moacyr Mendonça Costa Junior pela detentora da ata. Eduardo Ferreira Paes – Pregoeiro.

PM POCRANE. EXTRATO DE CONTRATO. Edital de Licitação PP nº 008/2015 –PL nº 022/2015 .Torna-se público em respeito às leis 8.666/93 e 10.520/02 a as-sinatura de contrato destinado à prestação de servico especializado no ramo de transporte escolar em atendi-mento especifico a rota E prevista no calendario esco-lar de 2015. Contratado: Valdir Lourenço de Abreu, pes-soa física, inscrito no CPF 408.572.806-78. Assinatura: 24/08/2015. Vigência: 180 dias. Valor: R$10.070,00 (dez mil e setenta reais). Delosmar Fernandes da Rocha. Pre-feito Municipal.

INHAPIM - O borra-cheiro José do Carmo, pro-prietário da “Borracharia do Cacamo”, em Inhapim, foi gravemente ferido na manhã desta quarta-feira (23). “Cacamo”, como é conhecido, enchia de ar o pneu de uma patrol, quan-do o arco de ferro do pneu se desprendeu, atingindo sua perna e o tórax.

“Cacamo” foi socorri-do pelos bombeiros e en-caminhado para o Pronto Atendimento Municipal de

Caratinga em estado grave. A Polícia Militar também esteve no local. (Rádio Ci-dade)

(((( VALE DO RIO DOCE ((((

Escola Estadual Engenheiro Caldas completa 50 anos

CARATINGA - A terça-feira (22) foi de festa para pais, alunos e funcionários da Escola Estadual Enge-nheiro Caldas, que com-pleta 50 anos. Além de reafirmar o papel da insti-tuição na educação dos ca-ratinguenses, a data marca o início de uma nova fase do colégio.

Após anos de espera, a comunidade escolar re-cebe a reforma de 14 salas e da quadra poliesportiva,

reconstrução dos muros, ampliação do refeitório, dentre outras melhorias. Segundo a diretora Rosá-lia Maria de Paiva Batista, as obras começaram em 2008 e, desde então, cerca de R$ 1,5 milhão foram em-penhados.

Atualmente, cerca de 900 alunos do bairro Santa Zita e adjacências frequen-tam a escola Engenheiro Caldas diariamente. (Rádio Cidade)

Page 5: Dg 1267 quinta feira 24 de setembro 2015 pdf

5Leste de Minas - Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

O sonho de Mical(((( VALE DO RIO DOCE ((((

Garota de apenas 10 anos de idade subiu ao palco com Fernanda Brum e Wesley Ros. Cantora e produtor musical se comprometeram a ajudá-la na gravação e divulgação de seu primeiro CDCARATINGA – O so-

nho de se consagrar profis-sionalmente como cantor no cenário gospel está pre-sente na vida de diversas pessoas. Não é diferente com Mical Calazans. Com apenas 10 anos de idade, ela deseja gravar seu pri-meiro CD.

A garota canta desde os quatro anos de idade. Descobriu o gosto pela mú-sica ouvindo a mãe cantar. Começou tímida, mas, de-pois se acostumou com a plateia e já cantou em con-gressos para grande pú-blico. O último deles foi o Congresso de Missões “Os Semeadores” da Assem-bleia de Deus, no domingo (13). Este talvez tenha sido o mais especial para Mical. A garota subiu ao palco e cantou com Fernanda Brum, um dos principais nomes do cenário gos-pel. A cantora, junto com Aline Barros, está entre as cantoras que ela mais gosta. “Não esperava. Falei com uma amiga que eu ia cantar. Ela me pediu para cantar ‘Não é tarde’. Ai eu tive essa ideia. Disse para o pastor João que era o meu sonho cantar com ela. Ele me deu oportunidade e eu cantei. Senti muita emo-ção, me deu vontade de chorar”, conta Mical, ainda maravilhada ao lembrar-se daquela noite.

Mical tem total apoio

dos pais Adilson e Bianca. Orgulhoso, o pai explica que ela sempre quis gravar um CD, mas a grande opor-tunidade se deu somente agora. “A gente chegou a sondar alguns composito-res, até nível nacional mes-mo e ganhamos uma mú-sica da nossa escolha, que seria uma regravação de um compositor, mas faltou a parte financeira para po-der investir, porque fazer um negócio mal feito não vale a pena. Estávamos es-perando surgir uma condi-ção financeira para gravar ela.

ensamos até em dei-

xar um pouco pra frente devido à mudança de voz da infância para a adoles-cência. Mas, surgiu essa oportunidade e estamos muito felizes”.

Adilson explica que lhe causou certa surpresa o momento em que o nome de Mical foi anunciado. E mais surpreso ainda ficou quando a cantora Fernan-da Brum se comprometeu a ajudar sua filha na grava-ção do primeiro CD. “Agra-deço ao pastor João, autor disso tudo, que abriu esse espaço. Quando ele come-çou a falar que tinha uma cantora, que gostaria que

o Wesley ajudasse, imagi-nei outras pessoas. Até ele citar o nome da Mical não esperava. Agradeço a todas as pessoas que tem orado pela vida da gente, pela nossa família e externar ao Wesley, a Fernanda que aceitaram o desafio”.

O nome Wesley, men-cionado pelo pai de Mical, trata-se de Wesley Ros, pastor e produtor musical, com disco gravado pela Som Livre. Ele já produziu diversos artistas no seg-mento gospel. Mical pode entrar para essa lista, com o anúncio de Fernanda, que garantiu que com a

produção de Wesley- que também se comprometeu durante o evento, ajudaria com o selo da distribuido-ra.

O pai de Mical já havia procurado outros compo-sitores regionais, mas sem sucesso. Com a oportuni-dade, ele entrou em con-tato com a produção de Wesley Ros. “Fui bem aten-dido pelo assessor, pois ele (Wesley) estava envolvido em outros projetos, que me pediu para que retornasse em outro momento que pudesse falar diretamente com ele. Acredito que vai dar certo, são pessoas que

temos referência de com-prometimento”.

Agora, a família aguar-da ansiosamente e espera que o contato com Wesley e Fernanda dê certo e que se realize o sonho de Mical. “A gente sempre acreditou que mais cedo ou mais tar-de uma porta iria se abrir. E quando a gente menos esperou, ela se abriu.

De agora pra frente é entrar nessa porta. Traba-lhar o repertório, separar as músicas que se encai-xam no perfil da Mical e dar continuidade ao proje-to”, finaliza Adilson. (Diário de Caratinga)

Mical tem apoio de sua família Mical e o produtor Wesley Ros

Wesley, Mical, Fernanda e Adilson, durante o Congresso de Missões “Os Semeadores”

Page 6: Dg 1267 quinta feira 24 de setembro 2015 pdf

6 Leste de Minas - Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 (((( VALE DO RIO DOCE ((((

INSTITUTO ENSINAR BRASIL – EDITAL 2015OFERTA DE EMPREGO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O Instituto Ensinar Brasil faz saber que estão abertas, na Rede de Ensino Doc-tum, as inscrições para o processo seletivo referente à oferta de emprego para candi-datos com necessidades especiais para os cargos de Auxiliar de Limpeza e Auxiliar de Administração Escolar.

Os interessados deverão realizar as inscrições junto ao Departamento de Re-cursos Humanos da Doctum Caratinga, si-tuado à Rua João Pinheiro, nº 168, Centro, cidade de Caratinga, Minas Gerais, muni-dos de Currículo Profissional e Laudo mé-dico atestando a deficiência.

LOCAÇÃO RELAÇÃO DE IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO

(K-01) KIT – RUA GERALDO AL-VES PINTO – CENTRO QUAR-TO, SALA/COZINHA/AREA, BANHEIRO,GARAGEM

(K-02) KIT – RUA GERALDO AL-VES PINTO – CENTRO QUAR-TO, SALA/COZINHA, BANHEIRO, AREA,GARAGEM

(K-03)KIT – RUA CAPITÃO PAIVA – CENTRO QUARTO/SALA, CO-ZINHA, BANHEIRO, TERRAÇO COLETIVO

(K-04) KIT – RUA CEL. ANTÔNIO SATURNINO – BAIRRO ESPE-RANÇA

QUARTO (SUITE), SALA, COZI-NHA, BANHEIRO, TERRAÇO C/ CHURRASQUEIRA, GARAGEM

(K-05)KIT(FLET) – RUA ANTO-NIA Mª REZENDE FERNANDES QUARTO/SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, VARANDA

(K-06)KIT – RUA BALSAMO –BAIRRO ZACARIAS QUARTO, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-01) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO 03 QUAR-TOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA C/BANH., DEP. EMPREG., GARAGEM

(A-02) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GARAGEM

(A-02.1) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO 02 QUAR-TOS, SALA, COZINHA, BANHEI-RO

(A-02.2) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO 03QUARTOS(SUITE) C/ ARMA-RIOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA

(A-03) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO 02 QUAR-TOS, SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, ÁREA

(A-04) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARA-GEM

(A-05) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, DEP. EM-PREGADA, AREA, GARAGEM

(A-06) APTº - RUA CEL. GALDINO PIRES – MORRO CARATINGA 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARA-GEM

(A-06.1) APTº - ESCADARIA ALCI-DES LEITE – MORRO CARATIN-GA 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-07) APTºRUA WANDERLEY DE SOUZA – MORRO CARATIN-GA 03QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM (02 CARROS)

(A-08) APTºRUA NESTOR LEITE DE MATOS - MORRO CARATINGA 03 QUARTOS(02 SUITES), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-10) APTº - PÇA DOM PEDRO II – CENTRO 04 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, BANHEIRO NA AREA

(A-10.1)APTº - RUA CEL. PEDRO MARTINS – CENTRO 02 QUAR-TOS, SALA/COPA, COZINHA, AREA

(A-11) APTº - RUA CEL. AN-TONIO DA SILVA – CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-12)APTº - RUA CEL. ANTONIO DA SILVA – CENTRO 02 QUAR-TOS, SALA/COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-13)APTº - AV. CATARINA CIMI-NI- CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA

(A-14) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO – CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-16) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO– CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-17) APTº - RUA MARIA DAS DO-RES CIMINI – CENTRO 02 QUAR-TOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM(02 VAGAS)

(A-18) APTºVILA DR.EUCLIDES ETIENI ARREGUY – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COZI-NHA, BANHEIRO, AREA, GARA-GEM

(A-19) APTº - RUA LUIS ANTÔNIO BASTOS CORTES - SANTA ZITA 02 QUARTOS, SALA, COPA, CO-ZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-20)APTº - RUA DEUZINA FA-GUNDES DA SILVA – SANTA ZITA 03QUARTOS(SUITE), SALA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA, GA-RAGEM

(A-21)APTº - RUA ALDEGUNDES DE ARAUJO NUNES – SANTA ZITA 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(A-21.1)APTº - RUA ANDRE DE OLIVEIRA VALADÃO – RODO-VIARIOS 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(A-22)APTº - RUA JOÃO PINHEI-RO – CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA, DEP. EMPREGADA

(A-23)APTº - AV. OLEGA-RIO MACIEL – CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-24)APTº - AV. OLEGA-RIO MACIEL – CENTRO 03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, DEP. EMPREGADA, GA-RAGEM

(A-25)APTº– RUA ANTONIA Mª REZENDE FERNANDES 03 QUARTO(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, 02 AREAS, VARANDA, GARAGEM

Memorial inaugura nova exposição com artistas de todo o mundo

MURIAÉ - O Memo-rial da Fundação Cristiano Varella inaugurou nessa segunda-feira, 21 de setem-bro, a exposição “Conexões – Unidos através da arte”. Na Pinacoteca estão mais de 60 gravuras feitas por artistas de todo o mundo, desde aqueles que vivem próximos à nossa fronteira, na Argentina ou no Chile, até aqueles que vivem em outros continentes, como a Rússia, a Finlândia e a Le-tônia.

A exposição foi criada a partir da premissa de que a arte pode ser entendida de maneira universal, sen-do capaz de unir pessoas, superar distâncias e dife-renças culturais, e de con-tribuir para uma cultura de paz e maior tolerância en-

tre os povos. A exposição trabalha também o concei-to da “bagagem cultural” de cada indivíduo, que traz consigo um somatório das raízes de nossos antepassa-dos com suas próprias lem-branças, gostos, línguas e saberes em geral.

Convidamos você e toda sua família para co-nhecerem artistas que,

mesmo a milhares de quilômetros de distância, estão presentes conosco através de sua arte, suas gravuras e seus pensamen-tos.

O Memorial da Funda-ção Cristiano Varella fun-ciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos domingos das 13 às 17 horas.

Page 7: Dg 1267 quinta feira 24 de setembro 2015 pdf

7Leste de Minas - Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 7(((( ZONA DA MATA ((((

Defesa Civil se prepara para período de fortes chuvas

EstralaiteSanta Amaro

Alfabol AAlfabol A e Sesi fizeram um jogo equilibrado

Sesi

Santa Amaro e Estralaite foram os primeiros a jogar

MANHUAÇU - A se-mana começou agitada no ginásio poliesportivo Oswaldo Saad. Dois jogos marcaram a abertura do Craques do Futuro, moda-lidade futsal, categoria sub 9 e sub 11, com partidas de dois tempos de 10 minu-tos cada. Os confrontos da rodada foram entre Santo Amaro, Estralaite e Alfabol A e Sesi. A gurizada entrou em quadra para fazer boni-to e bateram um bolão com direito a bonitos lances e muitos gols. A organização é do Governo de Manhuaçu por meio da secretaria de Esporte e Lazer.

O secretário da pasta, Victor Rocha, acompanha a competição de perto. Para ele, essa é uma oportunida-de de promover cidadania. “Essa competição tem o ob-

jetivo de educar a criança na prática do futsal e que possamos também promo-ver esse intercâmbio. É um meio de socialização e que a criança perceba o que é o esporte na vida dela,” – diz.

Os jogos acontecem em datas alternadas, pelo menos três vezes por se-mana, e seguem até o final de novembro. “Estamos iniciando uma competição esportiva para crianças e adolescentes de todo mu-nicípio, até porque o Cra-ques do Futuro não envol-ve só times da cidade de Manhuaçu, de projetos so-ciais da sede, mas também de times e projetos dos distritos” – explica o secre-tário. Os jogos acontecem sempre as 18h30 durante a semana. Quando for rea-lizado aos sábados, será às 8h.

Mutum recebe etapa do projeto OAB vai à EscolaMUTUM - Mais de 400

alunos do ensino médio da Escola Estadual Dionysio Costa, em Mutum, partici-param de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Esco-la”.

Após a execução do Hino Nacional, o presiden-te da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, explicou que “o objetivo do projeto OAB vai à Escola é justamente conscientizar, educar e proporcionar, aci-ma de tudo, momentos de reflexão sobre os direitos e deveres do cidadão, sem-pre como protagonista do desenvolvimento e evolu-ção do País. Queremos que os jovens de hoje sejam cidadãos melhores do que somos. É necessário que o futuro do Brasil seja de evo-lução, buscando sempre o topo, o lugar de destaque e para isso precisamos es-timular e motivar os nossos jovens para que sigam este objetivo”, citou.

Ele destacou também que “este projeto desenvol-vido pela OAB Manhuaçu visa complementar o he-roico trabalho realizado pe-los diretores, professores, educadores e especialistas de cada uma das escolas visitadas. Confesso que já é possível colher bons resul-tados do projeto OAB vai à Escola. Os assuntos aborda-dos mexem com a forma de pensar dos alunos. Temos visto muitos alunos que estão mudando de pensa-mento por causa das pales-tras”, comentou.

Ao final, Alex Barbosa de Matos agradeceu a for-ma carinhosa e respeitosa com que os advogados fo-ram recebidos pela direção da escola, professores e alu-nos.

Para o presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso,

Wagner Alves Caldeira, “A missão da OAB Manhuaçu com a palestra de hoje é mostrar para o jovem que além de direitos ele tem deveres, que devem ser co-locados em prática todos os dias. Enquanto defensor dos direitos da criança e do adolescente, temos vis-to que eles pensam que só têm direitos e isso é muito grave. Essa atitude fez com que o Brasil inteiro fomen-tasse discussão sobre a re-dução da maioridade penal para 16 anos, por exemplo. Se isso acontecer, o próprio adolescente será o respon-sável. O nosso foco foi pas-sar para os alunos que para terem direitos exercidos, precisa primeiramente cumprir com seus deve-res”, destacou.

A participação da ad-vocacia em eventos sociais e de valorização da própria classe tem sido importan-te para o fortalecimento do elo entre os advogados e demais instituições. No campo social, a mobiliza-ção dos colegas não tem sido diferente. A cada eta-pa, mais e mais advogados participam das palestras, dando contribuição para a formação dos adolescen-tes.

A advogada Núbia Ferrari Guedes, reafirmou que atuar no campo social faz parte do juramento da classe. “Quando recebe-mos a nossa carteira de advogado, assumimos um compromisso muito im-portante com a sociedade. O projeto OAB vai à Escola reafirma justamente isso. É uma bela forma de retri-buir tudo aquilo que tive-mos ao longo da nossa vida estudantil. Sem dúvida, plantamos a semente nes-ses jovens”.

PODER PÚBLICO TAMBÉM PARTICIPA

Entusiasmado com o projeto, o prefeito de Mu-tum, João Batista Marçal Teixeira, agradeceu a pre-sença da comitiva da 54ª Subseção da OAB/MG na cidade de Mutum. Em es-pecial, ele parabenizou o trabalho que vem sendo executado pelo presidente Alex Barbosa de Matos e re-gistrou a alegria de ter par-ticipado deste momento. “O município está de portas abertas para receber mais etapas deste projeto até mesmo em outras escolas. Devemos parabenizar a ini-ciativa da OAB Manhuaçu, através do presidente Alex Barbosa, que contribui, e muito, para a formação dos nossos jovens”.

De acordo com a di-retora da escola, Lucimar Alexandrina de Souza So-ares, o projeto contribui muito para a formação dos alunos. “E para um melhor resultado, isso precisa ser

contínuo. Esperamos que a comitiva retorne à Esco-la Estadual Dionysio Costa para abordar outros temas e aprofundar ainda mais nos que já foram aborda-dos. É muito bom poder contar com entidade inte-ressadas no futuro do nos-so país, como a OAB. Em muitos momentos, tenta-mos auxílio de pessoas de fora do educandário e não conseguimos. Nos senti-mos sozinhos e abandona-dos. Quem sabe agora essa vontade de ajudar nossos adolescentes, de fato, se efetive em Mutum”.

A vereadora Nélia Eterna de Oliveira disse que a presença da comitiva da OAB Manhuaçu foi uma bênção de Deus. “Tudo o que foi abordado aqui pelos palestrantes acon-tece no dia-a-dia da nossa escola. Os nossos jovens precisam ouvir palavras de cobranças e incentivos,

pois só assim terão melhor direcionamento na vida. Falar de direitos e deveres é fundamental para que, em sua formação, os jovens possam discernir e esco-lher o caminho certo para suas vidas”.

ALUNOS SATISFEITOSCOM A PALESTRARepresentando os es-

tudantes da Escola Estadu-al Dionysio Costa, quatro alunos do 3º ano do ensino médio conversaram com os advogados e relataram a satisfação de terem parti-cipado desta etapa do pro-jeto OAB vai à Escola em Mutum.

De acordo com Juarez Calisto da Silva Júnior, “a presença da OAB na nossa escola foi de suma impor-tância. Tivemos um mo-mento de muita reflexão, pois serviu para nos dire-cionar para um futuro me-lhor. Devemos buscar uma adolescência sem drogas e longe da criminalidade. Daí a importância de saber dos nossos direitos e deve-res e deste direcionamento apontado pelos palestran-tes”.

Para a aluna Brenda Augusto Gomes o tema que mais chamou a atenção foi gravidez na adolescência e pontos discutidos do Esta-tuto da Criança e do Ado-lescente. “Temos muitos casos de meninas que en-gravidaram antes do tem-po. O palestrante abordou formas preventivas simples para que outras de nós não tenhamos gravidez antes do tempo”.

Já a aluna Gabriela Pe-reira de Lima agradeceu a palestra e ressaltou a im-portância de se discutir assuntos atuais trazidos dentro do projeto. “Quan-do entidades vêm a nossa escola para somar, é muito importante. A palestra de

hoje foi muito rica em co-nhecimento, pois abordou assuntos que lidamos todos os dias, como drogas, con-flitos na escola e na família, enfim uma série de temas interessantes”.

A aluna Karine da Silva Freitas chamou a atenção de jovens que não pensam no futuro. “Conheço muitos jovens que não pensam lá na frente, só querem saber de se divertir e aproveitar o momento. Se esquecem que construímos o futuro a partir de hoje, com as nos-sas escolhas. Devemos pen-sar hoje em qual faculdade fazer, pensar se seremos mães, pais, se iremos cons-tituir uma família. Acho que o projeto veio justamente para falar sobre temas fun-damentais para o nosso presente, que vai gerar im-pacto no futuro”.

Compuseram a mesa de destaque o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos; o conselheiro subseccional, Leandro Costa de Faria; o presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, adolescente e ido-so da subseção, Wagner Alves Caldeira; os advoga-dos Núbia Ferrari Guedes, Tatiane Alves Hot, Giovanni Castro de Araújo Baraviei-ra, Fabiano Pereira Teixei-ra, Jairo Fonseca e Mardale Flávia Alves Fuccio; além da diretora da escola, Luci-mar Alexandrina de Souza Soares; do prefeito de Mu-tum, João Batista Marçal Teixeira; da vereadora, Né-lia Eterna de Oliveira Sen-ra; comandante da Polícia Militar de Mutum, tenente Gilmar Garcia. Estiveram presentes representantes do Conselho Tutelar, Creas e do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA). (As-sessoria de Comunicação/OAB Manhuaçu)

Page 8: Dg 1267 quinta feira 24 de setembro 2015 pdf

8 Leste de Minas - Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 (((( VALE DO RIO DOCE ((((

Exército realiza fiscalização em pedreiras de Caratinga

PROGRAMA SAÚDE PRA VOCÊAs deficiências de vitaminas e minerais, principalmente a anemia,

é o problema de nutrição de maior alcance em todo o mundo. Afeta bilhões de pessoas de todas as classes sociais e culturas. No programa Saúde pra Você

Marinalva Soares conversou com o hematologista Dr. Roberto Carlos sobre ANEMIA. Todos os dias na Doctum TV- 10:30, 16h, 18:30,22h.

CARATINGA - O Exér-cito Brasileiro iniciou nesta quarta-feira, 23, em vários estados brasileiros uma operação de fiscalização de transporte e armaze-namento de explosivos no país. As mineradoras de Caratinga que utilizam estes artefatos passaram por uma inspeção. A equi-pe do exército chegou por volta das 10h30 da manhã em uma das pedreiras da cidade. A empresa faz a extração de materiais para a construção civil. A ope-ração “Rastilho” é coor-

denada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados. Segundo o comando do exército, a fis-calização acontece até esta sexta-feira, 25.

A operação contou com o apoio do 62º Bata-lhão da Polícia Militar de Caratinga e dos Bombei-ros Militares da cidade. Os oficiais do exército regis-traram fotos da empresa e avaliaram os níveis de segurança da pedreira. Os militares da 4ª Região Mi-litar com sede em Juiz de Fora estiveram no depósito

onde a empresa guarda as dinamites. A fiscalização tem o objetivo de inspecio-nar o armazenamento e o transporte de explosivos, evitando assim, que os ar-tefatos sejam roubados por quadrilhas especializadas em explosão de bancos.

A operação também é considerada um preparati-vo para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que acon-tece no próximo ano no Rio de Janeiro e em outras cidades da região sudeste. ( Jornal Regional\Doctum TV)