Dg 879 sexta 25 de julho 2014

12
ARRISCOU A VIDA POR 100 REAIS FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011 LESTE DE MINAS R$ 1,00 SEXTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2014 - ANO 4 - Nº 878 C M Y K Campanha Muriqui Mascote das Olimpíadas ganha as ruas de Caratinga VALE DO RIO DOCE PÁGINA .3 No repertório, músicas como Rapsódia Húngara N° 2 em dó menor, Dança Húngara N° 6 e Bachianas N° 5. Pelo me- nos 80 músicos estarão em Manhuaçu e prometem encantar o público. Fundada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Ge- rais é considerada uma das mais importantes do país. Interpre- ta repertório que compreende todos os períodos da história da música escrita para orquestra: óperas, balés, concertos, poemas sinfônicos e grandes obras sinfônico-corais, em apresentações ao ar livre, na capital e no interior. Homem sai de posto de combustível sem pagar e é perseguido pela PM PÁGINA .4 PÁGINA.2 ZONA DA MATA Orquestra Sinfônica se apresenta no Estádio JK em Manhuaçu nesta sexta MANHUAÇU - A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apre- senta em Manhuaçu nesta sexta, 25 de julho, no Estádio Municipal Juscelino Kubistchek. O evento, organizado pela Prefeitura de Ma- nhuaçu, através do Departamento de Cultura e Turismo, é inédito na cidade e acontece às 20h30 e a entrada é franca. Para a diretora municipal de Cultura e Turismo de Manhua- çu, Mariza Helena Klein, esta será uma excelente oportunidade para o público de toda a região acompanhar um espetáculo instigante e cativante. "Música clássica é maravilhosa. Nosso objetivo é aproxi- mar as pessoas deste conteúdo musical tão importante. Contamos com a presença de todos". Corpo de recém-nascido é encontrado em lixão de Mutum VALE DO AÇO PÁGINA .9 ZONA NA MATA Colisão entre três caminhões no trecho em obras na BR-381 deixa dois feridos PÁGINA .9 TIMÓTEO - O trecho no contorno rodoviário da BR- 381, em Timóteo, está em obras. Apesar de sinalizado, os motoristas precisam re- dobrar a atenção ao circular pelo local. Na manhã desta quarta-feira, 23, um aciden- te foi registrado. A colisão entre três caminhões dei- xou duas pessoas feridas. Segundo o inspetor da PRF, Luciano Sérgio, os veículos estavam parados em função das obras de recapeamento da pista. "O condutor do caminhão, que transportava suínos. Festa do Arroz de Vargem Alegre começa hoje VALE DO RIO DOCE PÁGINA .6 VARGEM ALEGRE - Uma das mais tradicionais festas da região, a Festa do Arroz de Vargem Alegre começa hoje com o show de Bonde dos Ciganos, Banda Brasil Expresso e ban- da Cartolas. Amanhã tem o tradicional desfile da Rainha do Arroz, Filé do Barretão e Charles Valentin. Já no domingo a grande atração é o mega show do cantor Eduardo Costa.

description

 

Transcript of Dg 879 sexta 25 de julho 2014

Page 1: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

ARRISCOU A VIDA POR 100 REAIS

FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011

LESTE DE MINAS R$ 1,00sexta-feiRa, 25 De Julho De 2014 - aNo 4 - Nº 878

C M Y K

Campanha Muriqui Mascote das Olimpíadas ganha as ruas de Caratinga

vale do rio doce

PÁGINA.3

No repertório, músicas como Rapsódia Húngara N° 2 em dó menor, Dança Húngara N° 6 e Bachianas N° 5. Pelo me-nos 80 músicos estarão em Manhuaçu e prometem encantar o público. Fundada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Ge-rais é considerada uma das mais importantes do país. Interpre-ta repertório que compreende todos os períodos da história da música escrita para orquestra: óperas, balés, concertos, poemas sinfônicos e grandes obras sinfônico-corais, em apresentações ao ar livre, na capital e no interior.

Homem sai de posto de combustível sem pagar e é perseguido pela PMPÁGINA.4

PÁGINA.2

ZoNa da MaTa

Orquestra Sinfônica se apresenta no Estádio JK em Manhuaçu nesta sextaMANHUAÇU - A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apre-senta em Manhuaçu nesta sexta, 25 de julho, no Estádio Municipal Juscelino Kubistchek. O evento, organizado pela Prefeitura de Ma-nhuaçu, através do Departamento de Cultura e Turismo, é inédito na cidade e acontece às 20h30 e a entrada é franca. Para a diretora municipal de Cultura e Turismo de Manhua-çu, Mariza Helena Klein, esta será uma excelente oportunidade para o público de toda a região acompanhar um espetáculo instigante e cativante. "Música clássica é maravilhosa. Nosso objetivo é aproxi-mar as pessoas deste conteúdo musical tão importante. Contamos com a presença de todos".

Corpo de recém-nascido é encontrado

em lixão de Mutum

vale do aço

PÁGINA.9

ZoNa Na MaTa

Colisão entre três caminhões

no trecho em obras na

BR-381 deixa dois feridos

PÁGINA.9

TIMÓTEO - O trecho no contorno rodoviário da BR-381, em Timóteo, está em obras. Apesar de sinalizado, os motoristas precisam re-dobrar a atenção ao circular pelo local. Na manhã desta quarta-feira, 23, um aciden-te foi registrado. A colisão entre três caminhões dei-xou duas pessoas feridas. Segundo o inspetor da PRF, Luciano Sérgio, os veículos estavam parados em função das obras de recapeamento da pista. "O condutor do caminhão, que transportava suínos.

Festa do Arroz de Vargem Alegre

começa hoje

vale do rio doce

PÁGINA.6

VARGEM ALEGRE - Uma das mais tradicionais festas da região, a Festa do Arroz de Vargem Alegre começa hoje com o show de Bonde dos Ciganos, Banda Brasil Expresso e ban-da Cartolas. Amanhã tem o tradicional desfile da Rainha do Arroz, Filé do Barretão e Charles Valentin. Já no domingo a grande atração é o mega show do cantor Eduardo Costa.

Page 2: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 20142

C M Y KC M Y K

vALE Do rIo DocE

Editado e publicado por: Jornal das Gerais LTDA - MECNPJ: 13.683.661/0001-00

Diretor Proprietário:Eduardo Oliveira da Costa

Impressão:Gráfica PrópriaTiragem: de 5 milexemplares

ColaboradoresTV Super Canal, Portal Caparaó, Rádio Cidade FM Caratinga, Site Ipanews, JVA Online, Pascoal Online, Uol, IG, Super Esportes, Dicas de Mulher, Portal Realiza, Rádio Cidade FM Simonésia, Polícia e Cia, Se liga News, Agência Minas, ALMG.gov.br, A Semana Agora.

*Artigos e matérias assinados são de extrema responsabilidade de seus autores.

Circulação: Impresso e Digital (em PDF)

Manhuaçu; Abre Campo; Alto Caparaó; Alto Jequitibá;Caparaó; Caputira; Chalé; Durandé; Lajinha; Luisburgo; Manhumirim; Martins Soares; Matipó; Pedra Bonita; Reduto; Santa Margarida; Santana do Manhuaçu; São José do Mantimento; Simonésia; Muriaé; Antônio Prado de Minas; Barão de Monte Alto; Caiana; Carangola; Divino; Espera Feliz; Eugenópolis; Faria Lemos; Fervedouro; Miradouro; Miraí; Orizânia; Patrocínio do Muriaé; Pedra Dourada; Rosário da Limeira; São Francisco do Glória; São Sebastião da Vargem Alegre; Tombos; Vieiras; Governador Valadares; Alpercata; Campanário; Capitão Andrade; Coroaci; Divino das Laranjeiras; Engenheiro Caldas; Fernandes Tourinho; Frei Inocêncio; Galiléia; Tarumirim; Itambacuri; Itanhomi; Jampruca; Marilac; Mathias Lobato; Nacip Raydan; Nova Módica; Pescador; São Geraldo da Piedade; São Geraldo do Baixio; São José da Safira; São José do Divino; Sobrália; Tumiritinga; Virgolândia; Ipatinga; Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Coronel Fabriciano; Jaguaraçu; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Santana do Paraíso; Timóteo; Caratinga; Bom Jesus do Galho; Bugre; Córrego Novo; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Imbé de Minas; Inhapim; Ipaba; Piedade de Caratinga; Pingo D’Água; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; São Domingos das Dores; São João do Oriente; São Sebastião do Anta; Ubaporanga; Vargem Alegre; Aimorés; Alvarenga; Conceição de Ipanema; Conselheiro Pena; Cuparaque;Goiabeira; Ipanema; Itueta; Mutum; Pocrane; FALE CONOSCO: (33) 3321-4633

E-mail: [email protected]

Endereço:Rua Cel. Antônio da Silva, 566 Loja A - Centro - CEP: 35300-032 - Caratinga-MG

Resplendor; Santa Rita do Itueto; Taparuba; Ponte Nova; Acaiaca; Barra Longa; Dom Silvério; Guaraciaba; Jequeri; Oratórios; Piedade de Ponte Nova; Raul Soares; Rio Casca; Rio Doce; Santa Cruz do Escovaldo; Santo Antônio do Grama; São Pedro dos Ferros; Sem-Peixe; Sericita; Urucânia; Vermelho Novo; Teófilo Otoni; Ataleia; Catuji; Franciscópolis; Frei Gaspar; Itaipé; Ladainha; Malacacheta; Novo Oriente de Minas; Ouro Verde de Minas; Pavão; Poté, Setubinha e Belo Horizonte.

Registro em cartório sob o número 7 no livro B5 página 57

Diretora Comercial:Natália Dias de Almeida Costa

Editor Chefe:Valter Oliveira Costa

Gerente Comercial e Marketing:Jucimar Oliveira da Costa

Diagramador:Emannuel Alvarenga

Gerente Financeiro:Leidiane C. Costa Moreira

Operador Gráfico:Heron Raimundo da SilvaDistribuição:Claudemir Pires da Costa

Assessor Contábil:Nestor de Souza PiresAssessor Jurídico:Doutor Mauro Jorge de Paula Bomfim

Hospital de Caratinga tenta reverterfalta de médicos anestesistas

CARATINGA - O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) tem somado todos os esforços para tentar rever-ter à falta de médicos aneste-sistas. Uma das especialida-des médicas mais escassas do país. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, a falta de anestesistas no Bra-sil chega a 30,5%. Nesta manhã de quinta-feira (24/07), o jorna-lismo conversou com o pro-vedor (administrador da ins-tituição filantrópica), padre José Antônio Nogueira, que preferiu não aparecer e nem gravar entrevista. Mas segun-do ele, já foi feito contato com 14 anestesistas da região e até do estado vizinho do Rio de Janeiro. Dos 14 espe-cialistas em anestesiologia, alguns já estão avaliando a proposta feita pelo hospital. Quanto à possibili-

dade de parar os atendimen-tos de urgência e emergência devido à falta de anestesis-tas, hipótese estudada pela direção clínica do hospital durante uma reunião, o provedor informou que até às 11 horas da manhã de quarta-feira, não havia sido comunicado oficialmente sobre a possível decisão. Na oportunidade, padre José Antônio ressaltou que ape-sar da carência desses profis-sionais, cirurgias ainda estão sendo realizadas pelo hospi-tal. Até o ano passado, de acordo com o provedor, o hospital contava com 4 anes-tesistas. Hoje, apenas dois deles prestam atendimento na instituição hospitalar. Um dos anestesiologistas se mudou para outra cidade e o outro apresentou proble-mas de saúde e não pôde

mais trabalhar. O provedor do hospital afirmou que são necessários pelo menos de 3 a 4 anestesistas, para aten-der a demanda de pacientes. Ele atribui a dificuldade de se contratar anestesistas à defasagem da tabela do Sis-tema Único de Saúde (SUS) há mais de 10 anos, além da carência desses profissionais no mercado. Para ter uma ideia da defasagem da tabela do SUS, o provedor explicou que, um exame de ecocar-diograma, por exemplo, que custa R$ 200,00 no merca-do, o SUS cobre apenas R$ 42,00. O restante do valor tem que ser arcado pelo hospital. E uma ultrassono-grafia de R$ 120,00, o SUS cobre somente R$ 12,00. Na ocasião, o provedor pediu o apoio da população na con-tratação de mais anestesis-

tas. Caso alguém conheça al-gum médico que tenha essa especialidade pode entrar em contato pelo telefone (33) 3322-6400. REESTRUTURAÇÃOE REORGANIZAÇÃO O provedor padre José Antônio, que está à frente da administração do hospital há 30 dias, afirmou que o HNSA está passando por um momento de rees-truturação e reorganização interna desde a sua chegada. Estão sendo feitos levanta-mentos da realidade finan-ceira, estrutural e funcional, mas não ele não deu muitos detalhes. Só adiantou, sem mencionar valores, que al-gumas prefeituras da mi-crorregião não estão com as devidas contribuições em dia com o hospital. (Super Canal)

Provedor padre José Antônio

Orquestra Sinfônica no Estádio JK em

Manhuaçu nesta sextaMANHUAÇU - A Orques-tra Sinfônica de Minas Gerais se apresenta em Ma-nhuaçu nesta sexta, 25 de julho, no Estádio Munici-pal Juscelino Kubistchek. O evento, organizado pela Prefeitura de Manhuaçu, através do Departamento de Cultura e Turismo, é inédi-to na cidade e acontece às 20h30 e a entrada é franca. Para a diretora mu-nicipal de Cultura e Turis-mo de Manhuaçu, Mariza Helena Klein, esta será uma excelente oportunidade para o público de toda a região acompanhar um espetáculo instigante e cativante. "Mú-sica clássica é maravilhosa. Nosso objetivo é aproximar as pessoas deste conteúdo musical tão importante. Contamos com a presença de todos". No repertório, mú-sicas como Rapsódia Húnga-ra N° 2 em dó menor, Dança Húngara N° 6 e Bachianas

N° 5. Pelo menos 80 músi-cos estarão em Manhuaçu e prometem encantar o públi-co.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS Fundada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é considerada uma das mais importantes do país. Interpreta repertó-rio que compreende todos os períodos da história da música escrita para orques-tra: óperas, balés, concertos, poemas sinfônicos e grandes obras sinfônico-corais, em apresentações ao ar livre, na capital e no interior. Seu regente titular é o maestro Marcelo Ramos, mestre em regência orques-tral pelo Cleveland Institute of Music (EUA) e prestes a receber o título de Doutor em artes e regência orques-tral na Ball State University (EUA).

Page 3: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 2014 3vALE Do rIo DocE

Campanha Muriqui Mascote das

Olimpíadas ganha as ruas de CaratingaCARATINGA - A Campa-nha Muriqui Mascote das Olimpíadas 2016 avança em Caratinga. A mobi-lização busca recolher o máximo de assinaturas, em um abaixo-assinado, e reforçar as chances do pri-mata ser escolhido como mascote pela organização dos Jogos Olímpicos.Para reforçar as ações jun-to à população, a Prefeitu-ra de Caratinga iniciou, na manhã desta quinta-fei-ra, a coleta de assinaturas em pontos estratégicos da cidade. O primeiro stand foi montado no calçadão da Rua Miguel de Castro, Centro. Trabalhadores do comércio, populares e visi-tantes foram convidados a assinarem o abaixo-assina-do da Campanha.A dona de casa, Maria das Dores Mendes, fez ques-tão de ser uma das pri-meiras pessoas a assinar o documento. “Fico muito feliz em poder contribuir com a campanha do Mu-riqui. Acho que todas as pessoas deveriam assinar, não custa nada. Dei a mi-nha contribuição e ficarei muito feliz se o Muriqui for escolhido, pois estare-mos valorizando a nossa região”.O prefeito Marco Antô-nio participou da ação no calçadão e destacou a im-portância do envolvimen-to da população com a campanha. “A população está abraçando a causa do Muriqui, assim como a Prefeitura de Caratin-ga fez. A RPPN Feliciano Miguel Abdala faz um brilhante trabalho de pre-

servação e a divulgação do Muriqui é uma forma de atrair investimentos e ga-rantir a preservação da es-pécie”. O Muriqui atuaria como espécie símbolo de uma causa ambiental, mas também representa desen-volvimento econômico e turístico. “Caso o Mu-riqui seja escolhido para

as Olimpíadas, Caratinga pode se tornar um pólo turístico, atraindo visitan-tes do mundo todo para ver o primata. Este cres-cimento turístico implica todo um planejamento estratégico, como infraes-trutura viária e hoteleira. A cidade será beneficiada em diversos setores”.

MURIQUI MASCOTE RIO 2016

Lançada durante as comemorações do Ani-versário de Caratinga, a ‘Campanha Muriqui Mas-cote Rio 2016’ pretende eleger o Muriqui como o mascote dos Jogos Olím-picos sediados no Rio de Janeiro, em 2016. A cam-panha realizada em Ca-ratinga faz parte de uma grande mobilização lan-çada pela ONG Instituto Ecoatlântico, com o apoio da Conservation Interna-tional, do governo do Es-tado do Rio de Janeiro e de diversos artistas. A mascote será escolhida entre as propostas de 15 agências convidadas pela organização dos Jogos Olímpicos e o resultado deve ser anunciado em agosto. Chico Buarque, Gilberto Gil, Camila Pi-tanga, Marcos Pasquim e Sérgio Marone, dentre outros artistas abraçam a campanha. A CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) também está envolvida com a causa. A entidade

classista tem um gran-de número de filiados e apoia a campanha. As listas do abaixo-assinado irão percorrer, também, o comércio recolhendo o maior número de assina-turas. “É um orgulho para a instituição fazer parte desta campanha. Temos de valorizar o Muriqui e aproveitar o seu potencial turístico e econômico”, destaca o gerente executi-vo, Marcelo Bastos. O turismólogo do município, Ramon de Carvalho, é o diretor ad-ministrativo do Circuito Turístico Rota do Muriqui e avalia o impacto positivo que o mascote poderá tra-zer ao turismo da região. “O circuito turístico é composto por Caratinga e mais cinco municípios. O Muriqui pode alavancar o nosso turismo, pois os visitantes que vierem co-nhecer o macaco poderão conhecer outros atrativos como as pousadas rurais, as cachoeiras e o comér-cio, dentre outros”.

Page 4: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 20144 zoNA DA MATA

FERVEDOURO - Um ôni-bus que transportava traba-lhadores rurais e um carro de passeio se chocaram, na manhã desta quarta-feira (23), na BR-116, na região da cidade de Fervedouro. Os cinco ocupantes do VW Fox - placas de Central de Minas - teriam sofrido fraturas e os 15 lavradores que estavam no coletivo ti-veram apenas escoriações. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) as informações são de que o Fox seguia sentido Fervedouro-Realeza e em uma curva, invadiu a pista contrária, batendo de fren-te no coletivo, que trafega-va na direção oposta. De acordo com o condutor do ônibus, com o impacto a direção travou e o veículo cruzou a estrada chocando-se contra um barranco. Os lavradores que estavam no ônibus apre-sentaram apenas arranhões e seguiram para o trabalho. Já os ocupantes do automó-vel, que ficou muito danifi-cado, sofreram vários feri-mentos - todos a princípio

Colisão entre carro e ônibus na BR-116

com suspeita de fraturas - e foram socorridos por equi-pes do SAMU de Muriaé e de municípios da região, sendo encaminhados para o hospital de Fervedouro e na sequência transferidos para a Casa de Caridade da cidade de Carangola.

Os dois veículos ficaram na pista sentido a Realeza, tendo o coletivo ficado atravessado e o Fox parado com a frente para a direção contrária, após ter girado em 180 graus. A perícia da Polí-cia Civil esteve no local e

as causas do acidente serão investigadas, mas a PRF acredita que o motorista do carro possa ter perdido o controle da direção ao ter a visão ofuscada pelo sol, o que segundo os agentes, já aconteceu em outros casos no mesmo trecho.

SANTA MARGARIDA - Entre os dias 11 e 20 de julho, a paróquia de San-ta Margarida, em Santa Margarida (MG), realizou novena e festa em honra à sua padroeira. De acordo com o pároco, padre Júlio César de Souza Pereira, foram momentos fortes de espiri-tualidade e fé. “Tivemos a pre-sença de vários padres pre-sidindo a Eucaristia. Na abertura, dia 11, foi feita uma belíssima carreata pelas ruas da cidade”, de-talhou padre Júlio. Ainda conforme o pároco durante a progra-mação aconteceu encon-tros e visitas às famílias. “No sábado, dia 12, foi re-alizado um encontro com as crianças da comunida-

Paróquia de Santa Margarida celebra festa da padroeira

de paroquial. Houve tam-bém atendimento de con-fissões e missa em horário diferenciado para idosos e enfermos durante a nove-na”, contou. “Foi muito boa a participação das pastorais e Comunidades da Paró-quia. No sábado dia 19, tivemos a benção dos estu-dantes e logo após a missa tivemos um grande louvor com os jovens, foi um mo-mento lindo”, completou. A comemoração da festividade aconteceu no domingo, 20 de julho. A banda de música Lira Margaridense preparou uma alvorada, às 5h da manhã, que acordou ale-gremente a comunidade. Às 18h houve a procissão, seguida da missa de encer-ramento.

Homem sai de posto de combustível sem pagar e é

perseguido pela PMUBAPORANGA - José Jú-nior Vieira de Sá, de 20 anos, não obedeceu às or-dens de parada da Polícia Militar e foi protagonista de uma perseguição policial na tarde desta quinta-feira (24/07), na BR-116. Ele so-mente parou próximo a São João do Manhuaçu, quan-do, já coagido, perdeu o controle da direção e seu ve-ículo invadiu o acostamento da pista. Segundo apurado pela Polícia, minutos antes ele parou em um posto de combustível na cidade de Ubaporanga e abasteceu a quantia de R$ 100. Na hora de pagar, ele fugiu em alta velocidade. O mesmo fato teria ocorrido ontem, em Realeza, ele fugiu sem quitar

a dívida de mesmo valor. Os policiais segui-ram em perseguição ao Cel-ta vermelho pela rodovia. Quando interceptado, ele alegou que é do estado de São Paulo e que veio à re-gião visitar parentes em Belo Oriente, porém, não tinha dinheiro para abastecer o ve-ículo e retornar á cidade de Jacareí (SP). Os policiais encon-traram com ele 200 reais em dinheiro. Segundo José, a quantia estava destinada à alimentação durante a via-gem e demais gastos. O motorista foi de-tido por furto. O trabalho da PM de Caratinga e região contou com o apoio do Ba-talhão de Manhuaçu. (Super Canal)

Page 5: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 2014 5vALE Do rIo DocE

Prefeitura de Caratinga realiza Festa Julina para assistidos do CAPS-AD

Arraiá do CAPS-AD aconteceu com a apresentação de quadrilha e comidas típicas para familiares e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas

CARATINGA - A Pre-feitura de Caratinga, por meio da Secretaria Mu-nicipal de Saúde realizou a tradicional Festa Julina para pacientes e familiares do Centro de Atenção Psi-cossocial – Álcool e Dro-gas (CAPS-AD). O evento aconteceu durante a tarde de quinta-feira, dia 24 e contou com a apresenta-ção de quadrilha pelos pa-cientes. Foram oferecidas comidas típicas e refrige-rante para todos os parti-cipantes. O evento foi orga-nizado e promovido pelos coordenadores e demais profissionais da Saúde que atendem cerca de 250 pacientes do CAPS-AD. De acordo com a coordenadora Alessan-dra Vieira Ambrósio, as confraternizações promo-vidas no CAPS-AD possi-bilitam momentos muito importantes para os pa-cientes em recuperação da dependência do álcool e das drogas. “Aproveitamos to-das as datas importantes e transformamos as mesmas em novas oportunidades para interagir pacientes com seus familiares aqui nas dependências do CAPS-AD. Realizamos a Festa Julina, mas também comemoramos os aniver-sários e realizamos con-fraternizações porque a sociabilidade faz parte de todo o processo terapêuti-co”.

De acordo com a coordenadora, as con-fraternizações mostram como os processos de re-cuperação são constantes e importantes na vida dos assistidos pela Prefeitura de Caratinga por meio dos CAPS. “Os resulta-dos são muito benéficos, como podemos compro-var vendo a alegria dos assistidos e de seus fami-liares participando desta bonita festa, num am-biente agradável decorado com a participação dos próprios pacientes”.

PREPARAÇÃO PARA O ARRAIÁ A terapeuta Ocu-pacional Vanêssa Cristia-ne Almeida Rodrigues, responsável pela criação dos temas, conta que os assistidos ajudaram a confeccionar os enfeites e participaram da ornamen-tação do Arraiá do CAPS-AD. “A preparação para a Festa Julina foi mo-tivada entre os assistidos nas Oficinas Terapêuti-cas. Por meio de diversas atividades artísticas pro-pusemos a eles a criação de enfeites para que todos os ambientes da casa do CAPS-AD ficassem mais bonitos. Os resultados fo-ram satisfatórios, pois eles receberam muitos elogios pela decoração”. O artista plástico Weder Mont-Mor, res-ponsável pela confecção

e pela preparação do ma-terial, juntamente com os pacientes, explica como trabalha junto aos assisti-dos. “Para a prepara-ção do Arraiá do CAPS-AD trabalhamos com o

reaproveitamento de ma-teriais para desenvolver nos pacientes a habilidade manual. Confeccionamos juntos as bandeirolas e as luminárias reciclando jor-nais, papelão e papel colo-rido”.

De acordo com Mont-Mor, os trabalhos exigem alguma concentra-ção e também interação entre os assistidos, uma vez que muitos dos enfei-tes passam por diversas pessoas até ficar pronto.

“Este processo leva os pacientes a relacionarem entre si, dialogando e tro-cando ideias. Ao fim do trabalho todos se sentem felizes por terem ajudado na preparação da decora-ção do local”.

Page 6: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 20146 vALE Do rIo DocEC M Y K

Jovem de 19 anos é detido com maconha e cocaína no bairro

Esperança em Caratinga

Azul amplia voos entre Ipatinga e

Confins com terceira operação diária

CARATINGA - A equipe do Tático Móvel da Polícia Militar de Caratinga tirou de circulação durante a noi-te desta quarta-feira, 23, 35 buchas de maconha prontas para o comércio e uma saco-la contendo uma porção de cocaína. Os militares apreen-deram ainda R$ 307,00 em dinheiro, que seria prove-niente do tráfico de drogas e dois celulares de procedên-cia suspeita. A operação po-licial terminou com a prisão de Igor Tomé Vieira, de 19

anos. Ele foi abordado e pre-so em um local da Rua Co-ronel Antônio Saturnino, no bairro Esperança, que é conhecido como “boca de fumo”. “Quando nós já es-távamos chegando próximo ao local, para proceder a abordagem, nós presencia-mos este cidadão entregando a um usuário entorpecente. No momento, nós aborda-mos o maior de nome Igor Tomé Vieira e apreendemos o material que ele tinha pas-sado para o usuário”, disse o

soldado Alessandro. Depois de conver-sar com o autor, os policiais militares foram à residência onde Igor já tinha sido visto entrando e saindo, fazendo contato com vários usuários, antes de ser abordado e pre-so. “Fizemos contato na casa aonde anteriormen-te, durante monitoramen-to, nós o vimos entrando e saindo. Nós fizemos contato com um senhor que disse ser avô dele e franqueou a entrada.

E dentro do quarto dele nós achamos o restante dos materiais”, disse. De acordo com a PM, a sacola contendo cocaí-na estava no interior de uma cômoda. E, dentro de um travesseiro foi encontrado parte do dinheiro apreendi-do. Segundo a polícia, o usu-ário que foi abordado junta-mente com o autor também foi conduzido à delegacia. O usuário confirmou que havia comprado drogas de Igor, que já é conhecido no meio policial. (Super Canal)

IPATINGA - Os clientes da Azul Linhas Aéreas Brasi-leiras em Ipatinga contarão com o terceiro voo diário e direto para Belo Hori-zonte (Confins) a partir de 11 de agosto. O pedido da companhia foi aprovado recentemente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – os clientes encon-tram tarifas a partir de R$ 171,90 ou 6.000 pontos do TudoAzul. O novo voo será oferecido no início da tarde – as duas outras frequên-cias são no início da manhã e no fim da tarde. “Essa é mais uma facilidade de des-locamento dos clientes do interior mineiro para a ca-pital, no aeroporto de Con-fins. Com ampliação da oferta de assentos e um horário diferenciado dos demais voos, atendemos a uma demanda da popu-lação de Ipatinga”, afirma Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul. Em Belo Horizonte (Confins), o segundo maior hub da Azul, os clientes que chegam de Ipatinga encon-tram dezenas de conexões para destinos em todo o Brasil. Além disso, a Azul oferece outros três voos di-ários e diretos de Ipatinga para Belo Horizonte (Pam-pulha). Em média, sete voos partem da cidade mi-neira para Belo Horizonte (Confins e Pampulha). A primeira operação da Azul em Ipatinga foi em 1º de janeiro de 2008.

AZUL EM

BELO HORIZONTE O segundo maior hub da companhia tem cer-ca de 70 voos diários para os seguintes destinos: Be-lém, Porto Seguro, Brasília, Cuiabá, Carajás, Campina Grande, Curitiba, Fortale-za, São Paulo (Guarulhos), Goiânia, Imperatriz, Ipatin-ga, Manaus, Maceió, Mon-tes Claros, Porto Alegre, Ri-beirão Preto, Recife, Rio de Janeiro (Santos Dumont), São Luís, Salvador, Uber-lândia, Campinas, Vitória da Conquista e Vitória. A primeira decolagem da com-panhia em Confins foi em 29 de junho de 2009. SOBRE A AZUL A Azul Linhas Aé-reas Brasileiras é a terceira maior companhia aérea do país. A empresa detém uma frota de 141 aeronaves, mais de 10.000 funcionários, 870 voos diários, 101 desti-nos servidos e mais de 33% do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacio-nais e internacionais. Em 2014 foi eleita pela quarta vez consecutiva pela Skytrax World Airline Awards como “melhor companhia aérea low-cost da América do Sul”. A Azul também recebeu em 2013 o prêmio de “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul”, concedido pela FlightStats. Neste mesmo ano, a compa-nhia foi reconhecida como melhor companhia aérea low cost do mundo pela CAPA – Centre for Avia-tion. Saiba mais em www.voeazul.com.br. (JVA)

Nova frequência terá início em 11 de agosto

Clientes encontram tarifas a partir de R$ 171,90

Empresa passará a operar o trajeto Ipatinga-BH em três horários

Festa do Arroz de Vargem Alegre começa hoje

VARGEM ALEGRE - Uma das mais tradicionais festas da região, a Festa do Arroz de Vargem Alegre começa hoje com o show Bonde dos Ci-ganos, Banda Brasil Expresso e banda Cartolas. Amanha temm o tradicional desfile da Rainha do Arroz e o filé do Barretão e Charles Valetin. Já no domingo a grande atra-ção é o mega show do cantor Eduardo costa. Na tarde desta quinta-feira, 24, o prefeito Jaconias de Almeida Franco Júnior, o Juninho do Jaco-nias; o promotor de eventos Saulo Pereira e o comandan-te do destacamento da Policia Militar de Vargem Alegre, sargento Felipe Magnum fa-lou com a imprensa sobre as estratégias da segurança para receber centenas de milhares de pessoas que virão de várias cidades da região. Comandante No-gueira alerta a população de Vargem Alegre para dobrar os cuidados com as residên-cias, deixar o carro na gara-gem e garante um reforço do comando de Caratinga e das cidades circunvizinhas e alerta as pessoas que vierem a Vargem Alegre e que venha em paz e evite o excesso de ál-cool. O prefeito Juninho

do Jaconias, com um sem-blante alegre e satisfeito em realizar a maior festa que Vargem Alegre já viu, falou das dúvidas que adversários políticos tentaram colocar na cabeça das pessoas que o prefeito não iria contratar Eduardo Costa. Segundo Ju-ninho esta foi uma promessa que ele fez na festa anterior e deu a população o direito de escolher o cantor e não oca-sião foi escolhido Eduardo Costa. O prefeito não escon-de a alegria e está contando os minutos para celebrar com a população esta grande festa. O promotor de Eventos Saulo Pereira ressal-tou a qualidade da programa-ção da festa, afirmando que todos os detalhes foram pen-sados para que a população possa divertir com segurança . “Vamos ter banheiro quími-co, segurança e uma tenda da saúde com uma ambulância e uma enfermeira para atender as pessoas se caso necessita-rem”, disse Saulo. Ele esta há décadas promovendo eventos em toda região mais não es-conde a ansiedade da Festa do Arroz 2014. A expectativa, segundo ele, é de mais de 15 mil pessoas no show do Edu-ardo Costa, que acontece no domingo. (Jucimar Oliveira) Prefeito Juninho do Jaconias, promotor de

eventos Saulo Pereira e sargento Nogueira

Cantor Eduardo Costa se apresenta domingo na Festa do Arroz

Page 7: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 2014 7vALE Do rIo DocEC M Y K

RELAÇÃO DE IMÓVEIS PARA LOCAÇÃOFACEBOOK – [email protected]

(K-01) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA/ AREA, BANHEIRO, GARAGEM

(K-05) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA, BANHEIRO, AREA

(K-06) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAREM

(K-07) KIT – VILA DR. EUCLIDES E. ARREGUY – CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(K-08) KIT – TRAV. FERREIRA SANTOS – CENTRO QUARTO, SALA, COZINHA, BANHEIRO

(A-01)APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-02) APTº AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-03) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GARAGEM

(A-04) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA

(A-05) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO - CENTRO02 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-06) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO - CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-07) APTº - RUA CEL. GALDINO PIRES – MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA,COPA, COZ.,BANH.,ÁREA, GARAGEM, TERRAÇO C/02 QTOS., COZ., BANH.

(A-08) APTº - TRAV. REGINA – CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-09) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEIRA - MORRO CARATINGA03 QUARTOS, SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-10) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEIRA - MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA, COPA/COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-11) APTº - RUA NESTOR LEITE DE MATTOS - MORRO CARATINGA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, DEP. EMPREGADA, GARAGEM

(A-12) APTº - RUA RADIALISTA HAMILTON MACEDO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-13) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-14) APTºRUA JOÃO DA SILVA ARAUJO– CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-15) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-16) APTºRUA MARIA DAS DORES CIMINI – CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-17)APTºRUA MARIA DAS DORES CIMINI – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-19) APTºVILA DR. EUCLIDES E. ARREGUY– CENTRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-20)APTºVILA DR.EUCLIDES ETIENI ARREGUY – CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-22) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA - LIMOEIRO 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-23) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GARAGEM

(A-24) APTº -RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA– LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GARAGEM

(A-25) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-26) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-27) APTºAV. FELICIANO MIGUEL ABDALA – BAIRRO FLORESTA 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-28) APTºRUA JEQUITIBÁ – BAIRRO FLORESTA 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-30) APTºRUA A – BAIRRO FLORESTA 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-31) APTº - RUA RUA A – SANTA ZITA03QUARTOS(SUITE), SALA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-32) APTº - RUA LUIS ANTÔNIO BASTOS CORTES - SANTA ZITA02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-34) APTº - RUA HILDA COELHO GUIMARES– SANTA ZITA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-35)APTºRUA JOÃO VIEIRA LOURES – BAIRRO DAS GRAÇAS03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANH., AREA, TERRAÇO CO-LETIVO, 02 VAGAS GARAGEM

(A-36)APTºRUA JOÃO VIEIRA LOURES – BAIRRO DAS GRAÇAS 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANH., AREA, TERRAÇO CO-LETIVO, 02 VAGAS GARAGEM

(A-37) APTºAV. JOÃO CAETANO DO NASCIMENTO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-38)APTºRUA RAUL SOARES – CENTRO 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO

(A-39) APTºPÇA PEDRO II- CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(A-40)APTºRUA MIGUEL DE CASTRO – CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-41)APTº - RUA CEL. ANTONIO DA SILVA – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-42)APTºAV. OLEGÁRIO MACIEL - CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(A-43)APTºRUA JOÃO PINHEIRO – CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, 02 AREA SERVI-ÇOS, DEP. EMPREGADA

(A-44)APTºPRAÇA CALÓGERAS03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-46)APTºPRAÇA CALÓGERAS03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-47)APTºRUA DEPUTADO JOSÉ AUGUSTO FERREIRA – CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-48)APTºRUA JUSCELINO MIRANDA – VILA SANTO EXPEDITO – ESPLANADA02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO INDI-VIDUAL

(A-49)APTºRUA LEONTINA FERNANDES – BAIRRO ESPERANÇA03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-50) APTºRUA JUCA VASCONCELOS– STA CRUZ 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-51) APTºRUA DEP. DÊNIO MOREIRA DE CARVALHO – STA CRUZ02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO C/ BA-NHEIRO INDIVIDUAL

(A-52) APTºRUA DEP. JOSÉ AUGUSTO FERREIRA– CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-53) APTº – AV. OLEGARIO MACIEL– CENTRO02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

CA S A (C-01) CASA – RUA WANDERLEY DE SOUZA– MORRO CARATINGA04 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, 02 VAGAS GARAGEM

(C-02) CASA – RUA CEL. PEDRO MARTINS - CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(C-03) CASA – VILA ESPÍNOLA - CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(C-03)CASA – VILA AMÉLIA GODINHO - CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(C-04) CASA – RUA ANTÔNIO CIMINI– SANTA ZITA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(C-05) CASA – RUA ANTÔNIO CIMINI– SANTA ZITA02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(C-06) CASA– RUA ANTÔNIO DE ASSIS– SANTA ZITA 03 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(C-07) CASA - RUA ANTÔNIA MARIA REZENDE FERNANDES – CASA01 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(C-08) CASA– RUA JORNALISTA L. FONTOURA– LIMOEIRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(C-09) CASA – RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA– LIMOEIRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, QUINTAL

(C-10) CASA – RUA DR.BRENO MOURÃO– LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, 01 VAGA GA-RAGEM

(C-11) CASA – RUA BALSAMO– BAIRRO ZACARIASQUARTO, SALA, COZINHA/AREA, BANHEIRO

(C-12) CASA COMERCIAL – RUA RAUL SOARES– CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

SALA / PONTO COMERCIAL

(P-01) SALA COMERCIAL- AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM COZINHA E BANHEIRO .

(P-04) SALA COMERCIAL- AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALAS COM BANHEIRO.

(P-05) SALA COMERCIAL – AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM BANHEIRO

(P-06) SALA COMERCIAL – AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM 02 BANHEIROS E COZINHA

(P- 07) PONTO COMERCIAL – AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO LOJA COM BANHEIRO

(P-08) PONTO COMERCIAL –TRAVESSA CEL. SANTOS MESTRE - CENTRO LOJA 03 BANHEIROS, SOBRELOJA E COZINHA

(P- 09) SALA COMERCIAL- AV. MOACYR DE MATOS– CENTRO SALA COM BANHEIRO.

(P-10) PONTO COMERCIAL – AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO LOJA COM BANHEIRO

(P-12) SALA COMERCIAL – RUA JOÃO PINHEIRO– CENTRO

(P-13) PONTO COMERCIAL – RUA DEPUTADO DENIO M. CARVA-LHO– STA CRUZ

(P- 14) PONTO COMERCIAL- RUA ANTONIO CIMINI - SANTA ZITA02 PORTAS DE AÇO, COZINHA,02 BANHEIROS

(P-15) GALPÃO –RUA RAIMUNDA CIMINI– BAIRRO ZACARIAS732M2

(P- 16) PONTOCOMERCIAL- AV. PRES. TANCREDO NEVES - BAIRRO SALATIEL02 PORTAS DE AÇO

VENDE-SEEXCELENTES OPORTUNIDADES:

(V-01) APTº- PRAÇA CALÓGERAS 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA , DISPENSA, GARAGEM

(V-03) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEIRA - MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM ( UM CARRO ATRÁS DO OUTRO)

(V-05)APTº - RUA LUIS ANTÔNIO BASTOS CORTES - SANTA ZITA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, 02 BANHEIROS SOCIAIS, AREA, GARAGEM

(V-06) APTº- RUA MARIA CIMINI– ESPLANADA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA , LAVANDERIA, TERRAÇO, GARAGEM

(V-07) APTº- PRAÇA CALÓGERAS 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA , DISPENSA, GARAGEM

(V-08) APTº- PRAÇA CESÁRIO ALVIM- CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA , GARAGEMARMÁRIOS EMBUTIDOS

(V-09)APTº AV. OLEGÁRIO MACIEL - CENTRO 04 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

Confirmado amistoso do time máster do

Cruzeiro em CaratingaCARATINGA - Está con-firmada para o dia 31/08 a apresentação do Cruzeiro máster em Caratinga. Se-gundo o organizador do evento, Claudio Maguila, os principais nomes do cru-zeiro da década de 80 como Nonato, Robson, Célio Lu-cio, Eugênio, Paulo Isidoro e Amilton virão a Caratinga para enfrentar o máster do Rodoviários no estádio do Carmo, situado no Bairro Esplanada. Para os amantes do futebol e principalmente os cruzeirenses de coração, é uma oportunidade de ver de perto os velhos ídolos. An-tes deste jogo festivo que vai acontecer no final de agosto, Claudio Maguila vai a capi-tal mineira com jovens do Rodoviários, nascidos entre 1997 e 2000 para enfrentar o América Mineiro no seu centro de treinamento. Para Maguila, é uma ótima opor-tunidade para estes garotos que estão iniciando sua vida esportiva e sonha com uma carreira no futebol. (Jucimar Oliveira)

Treinador Maguila conta com participação do público em mais um amistoso

Dentro das comemorações do ano jubilar, paróquia do Carmo é a

primeira a peregrinar à Catedral

CARATINGA - Dentro das comemorações do ano jubilar e das festi-vidades em honra à sua padroeira, a paróquia do Carmo, do bairro Espla-nada, em Caratinga, rea-lizou no último sábado, 19 de julho, uma peregri-nação à Catedral de São João Batista, na região central da cidade. Pela tarde, repre-sentantes das 17 comu-nidades da paróquia do Carmo concentraram-se no pátio da matriz. Em seguida, uma multidão, cantando e rezando, com velas acesas, bandeirolas, estandartes, acompa-

nhando um caminhão todo enfeitado com o an-dor da imagem de Nossa Senhora do Carmo, diri-giu-se até a catedral. Na catedral, o pá-roco, padre Ademilson Tadeu Quirino, acolheu os peregrinos, manifes-tando a sua alegria pelo momento celebrado. Sau-dou os Frades Carmelitas presentes, Francinaldo, Jorge, Edinaldo, Pedro e Ronan. Cumprimentou também os noviços e as-pirantes e todos os fieis peregrinos. A Celebração Eucarística foi presidi-da pelo pároco da paró-

quia Nossa Senhora do Carmo, frei Francinaldo Lustosa, e concelebrada pelos frades Jorge e Edi-naldo, por padre Ademil-son. Na homilia, o pre-sidente destacou a impor-tância da peregrinação no contexto da Novena de Nossa Senhora do Carmo e do ano jubilar da diocese. “Somos uma comunidade, estamos em comunhão com nossa diocese de Caratinga, por isso neste ano centenário da diocese, estamos aqui na Casa Mãe, para ren-dermos graças a Deus”, afirmou o frade.

Page 8: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 20148 zoNA DA MATA

PM localiza dois acusados de troca de tiros em Santo Amaro de Minas

MATIPÓ - Foram presos na tarde desta quarta-feira, 23/07, os dois acusados de participar da tentativa de as-salto ao caminhão de carga no posto de combustíveis do distrito de Santo Amaro de Minas. Alexandro Ana-nias, 30 anos, e Adimilson de Souza Barbosa, “ED”, 32 anos, foram presos escondi-dos num matagal. Com auxílio da equipe da ROCCA (Ron-da Com Cães - canil do 11º Batalhão de Polícia Militar), equipes de policiais passa-ram a noite e a manhã desta quarta-feira em rastreamen-to na zona rural entre Santo Amaro de Minas, Caputira, Vila Nova e Matipó. Na tarde desta quar-ta, os Cabos Cleusson e Fá-bio e o cão Guará alcança-ram os autores na região de Matipó. Segundo a PM, um dos autores cortou a calça utilizando um facão para fa-cilitar seu deslocamento no mato. Eles atravessaram brejos e matagais para difi-cultar o rastreamento, mas foram localizados em meio a uma mata fechada. O cão fa-rejador da equipe da ROC-CA conseguiu identificar um dos suspeitos pelas par-tes da calça deixada no meio

do brejo. Os dois elementos estavam com outro revólver calibre 38 que também foi apreendido. RASTREAMENTO CONTÍNUO Os policiais milita-res de várias cidades passa-ram horas em rastreamento na tentativa de localizar os suspeitos. Eles sabiam que a dupla não tinha como fugir da região facilmente. Na noite de terça-feira, quando a PM de Reale-za foi até o posto para averi-guar um Celta estacionado, os três elementos trocaram tiros com a PM. Ronildo Freitas de Oliveira, 42 anos, morador do Bairro Santa Cruz (Caratinga), foi preso e o carro apreendido. Os dois comparsas entraram no matagal e até rondaram um veículo numa fazenda, mas sem sucesso. Os dois, que tam-bém são de Caratinga, fo-ram apresentados com a arma apreendida e foram autuados em flagrante na delegacia de Manhuaçu. Na troca de tiros, o cabo Ilson foi baleado no ombro direito. Ele foi atendido no Hospital César Leite, em Manhuaçu, e já se recupera bem.

MANHUAÇU - Foram de-finidos os confrontos do Manhuaçu Esporte Clube (MEC) na primeira fase da Taça BH de Futebol Júnior. O time local enfrenta Flu-minense, Vitória e Londri-na. Ao contrário dos anos anteriores, este ano serão apenas quatro times em cada chave. Considerada a se-gunda melhor competição da categoria no país, a Taça BH reúne a nata do futebol brasileiro e várias equipes de menos tradição também. Em Manhuaçu vai aconte-cer a disputa de mais um grupo, como nas edições anteriores do torneio.

Definida a chave de Manhuaçu na Taça BH de Futebol Júnior 2014Manhuaçu Esporte Clube (MEC) enfrenta Fluminense, Vitória e Londrina na primeira fase da competição

O evento esportivo é organizado em Manhuaçu pela Secretaria Municipal de Esportes e terá início no dia 16 de agosto. As datas dos confrontos ainda não foram divulgadas. REAPRESENTAÇÃO Após terminar a participação no Campeo-nato Mineiro de Júnior, os jogadores do Manhuaçu Esporte Clube ganharam férias durante a Copa do Mundo. O time de Manhua-çu ficou em quarto lugar no seu grupo dentro do esta-dual, isso graças à queda de rendimento na reta final da

competição. Por essa razão a diretoria dispensou alguns atletas, mantendo apenas 10 dos que compuseram o elenco no primeiro semes-tre. Novos jogadores já estão chegando a Manhua-çu para a disputa da Taça BH de Futebol Júnior que acontece em agosto. Os remanescentes da equipe que disputou o mineiro receberam os novos companheiros. A reapresen-tação de parte do elenco aconteceu no dia 11 de ju-lho, no JK, e contou com a presença de várias caras novas, tanto de jogadores quanto de membros da co-

missão técnica. Guilherme March, treinador do time, permanece no comando, mas o preparador físico e o treinador de goleiros tra-balham com a equipe pela primeira vez. Na parte de condi-cionamento dos jogadores o responsável será Carlos Cleber e na preparação de goleiros Fábio Ramos. Mas a novidade fica mesmo por conta da reformulação do grupo de atletas. JOGO-TREINO Em preparação para a Taça BH 2014, o MEC foi derrotado, por 1 a 0, pelo Simonésia, jogan-

do no Estádio Tataozão, em Simonésia, no dia 14 de julho. Foi o primeiro jogo treino do MEC, depois do retorno das férias e o time terá somente pouco mais de 30 dias para se preparar, visando à disputa, que é de nível nacional. Durante a partida, o time de Guilherme March sofreu com a falta de entro-samento entre os jogadores, que tiveram muitas dificul-dades, principalmente, na parte defensiva.

PARTE FÍSICA Com o elenco qua-se todo definido, o técnico Guilherme March e seus au-

xiliares estão direcionando os trabalhos desse início de semana para a parte física. Depois de vencer o Esporte Clube Mutum no último sábado (19), na casa dos adversários, os jogadores ga-nharam folga no domingo e retomaram os treinamentos na manhã de segunda. Al-guns atletas começaram as atividades com o restante do grupo nesse começo de semana e por isso o condi-cionamento do grupo não é uniforme. Por esta razão o preparador físico Carlos Cleber e o treinador estão montando circuitos que en-globam vários exercícios de vários níveis para o grupo.

Page 9: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 2014 9vALE Do Aço

Frutos do eucalipto são apresentados na Expo UsipaIPATINGA - Neste ano, o estande institucional da CE-NIBRA na 26ª Exposição In-dustrial, Comercial e Presta-ção de Serviços de Ipatinga (EXPO USIPA), apresenta de forma criativa os frutos do eucalipto nas dimensões sociais, operacionais, am-bientais e econômicas. Com uma estrutu-ra que representa um plan-tio de eucalipto, o estande é interativo. Ao caminhar pelo plantio, o visitante en-contrará aves do Projeto de Reintrodução de Aves Ame-açadas de Extinção (Proje-to Mutum), no tronco das árvores, verá informações a respeito da aplicabilidade do eucalipto no cotidiano, a relação eucalipto e água, consumo de água na indús-tria, dados econômicos e os benefícios dos projetos so-ciais realizados pelo Institu-to CENIBRA. EUCALIPTO

Originário da Aus-trália e de outras ilhas da Oceania, onde ocorrem mais de 600 espécies do gê-nero, o eucalipto começou a ser trazido para o Brasil na segunda metade do sé-culo XIX, com o objetivo de ajudar na produção de dormentes para as linhas férreas que se instalavam no país. A partir desta época o eucalipto passou a fazer par-te da paisagem brasileira, ao lado de outros estrangeiros conhecidos, como o café e o trigo (do Oriente Médio), o arroz e a soja (da Ásia), o fei-jão, o coco, a cana-de-açúcar e gramíneas forrageiras (da África), o milho (do México) e a banana (do Caribe). A implantação de monoculturas é um dos pontos que merecem a aten-ção da sociedade. Café, soja, cana-de-açúcar, pastagens, eucalipto ou qualquer outra cultura que seja feita sem cri-térios ambientais é extrema-

mente prejudicial ao meio ambiente e ao homem. No entanto, todos os produtos resultantes desses cultivos são fundamentais à socieda-de. Do eucalipto tudo se aproveita. Das folhas, extraem-se óleos e essências utilizadas em produtos de limpeza e alimentícios, em perfumes e até em remédios. A casca oferece tanino, usa-do para curtir o couro, o tronco fornece madeira para sarrafos, carvão vegetal, lam-bris, ripas, vigas, postes, va-ras, esteios para minas, mas-tros para barco, tábuas para embalagens e móveis. Sua fibra é utilizada como maté-ria-prima para fabricação de papel e celulose (encontrada em diversos produtos do dia a dia).

SOCIAL Atenta aos aspectos sociais decorrentes de suas atividades, a CENIBRA,

além de cumprir suas obri-gações legais, desenvolve vários programas com o ob-jetivo de elevar os níveis de qualidade de vida dos em-pregados e da população dos municípios em que atua. A partir da análise do Índice de Desenvolvimento Huma-no (IDH) dos municípios em que a Empresa atua, o Instituto CENIBRA realiza um plano de ação para con-tribuir de forma eficaz com o desenvolvimento destes municípios. Todas as ações do Instituto consideram também a análise da voca-ção cultural e econômica dos municípios de atuação. As diretrizes de Relações Ins-titucionais da Empresa ob-jetivam também promover o relacionamento positivo com as comunidades dos 54 municípios de atuação, por meio de doações, interven-ções de infraestrutura e con-tatos com lideranças, dentre outras demandas.

Corpo de recém-nascido é encontrado em lixão de Mutum

MUTUM - O corpo de uma criança recém-nascida foi encontrado no aterro sani-tário da cidade de Mutum, na final da manhã desta quarta-feira, 23/07. A Po-lícia Militar apura o caso e tenta identificar a mãe e o que aconteceu. Uma das funcioná-rias da parte de separação de lixo encontrou o corpo de uma criança já em estado de decomposição e sendo comida por abutres. O bebê não estava envolvido em nenhum pano e nem em-balado por sacola, dando a entender que não foi coloca-do em latão de lixo, mas que possivelmente foi jogado diretamente no local. Ainda de acordo com o registro po-licial, o cordão umbilical foi cortado bem rente à barriga da criança. O perito criminal Hélio compareceu ao local e fez levantamentos para o

laudo, contudo não pode adiantar quaisquer conclu-sões. Ainda segundo a PM, o responsável pelo ater-ro sanitário alegou que a parte do lixo onde a criança foi encontrada foi deposita-do na tarde de terça-feira, por volta das 15 horas. Eles não descartam a possibilida-de de alguém ter ido ao local durante a noite. A rota do caminhão de lixo também está sendo levantada. A Polícia Militar ainda fez contato com os dois hospitais da cidade, com o conselho tutelar e com a assistência social no intuito de saber se tinham conhecimento de alguma mãe que estava grávida e agora não se sabe o paradei-ro da criança. O corpo foi liberado pelo perito para ser enterrado em cova rasa e posteriormente será feita a necropsia.

Colisão entre três caminhões no trecho em obras na BR-381 deixa dois feridos

TIMÓTEO - O trecho no contorno rodoviário da BR-381, em Timóteo, está em obras. Apesar de sina-lizado, os motoristas pre-cisam redobrar a atenção ao circular pelo local. Na manhã desta quarta-feira, 23, um acidente foi regis-trado. A colisão entre três caminhões deixou duas pessoas feridas. Segundo o inspetor da PRF, Lucia-no Sérgio, os veículos es-tavam parados em função das obras de recapeamen-to da pista. "O condutor do caminhão, que transpor-tava suínos, teria cochila-do e quando ele acordou, tentou frear, mas não con-seguiu. Ele colidiu com o

caminhão da frente, que foi projetado e se chocou com um terceiro cami-nhão, mais adiante”, des-tacou. Na colisão, duas pessoas ficaram presas às ferragens; Wilson Souza de Oliveira, de 51 anos, que conduzia o caminhão com a carga de suínos, e o passageiro Fabrício Jales, de 23 anos, ambos fica-ram presos na cabine do veículo, que ficou com-pletamente destruída. O resgate foi delicado, con-forme salientado pelo Sar-gento Alex, do Corpo de Bombeiros. Foi necessário utilizar o desencarcerador para retirar as vítimas. O motorista teve fraturas

múltiplas nos membros inferiores. Ele e o passa-geiro foram encaminha-dos para o Hospital Már-cio Cunha, em Ipatinga. Jovelino Geraldo Barbosa, motorista do primeiro caminhão atin-gido na traseira, lamen-tou o acidente e afirmou que viu pelo retrovisor a aproximação do segundo veículo envolvido no aci-dente. Ele tentou ir mais para frente, mas estava im-possibilitado diante dos demais carros na pista. A Polícia Rodoviária Fede-ral pede mais atenção aos motoristas para o trecho em obras. (TV Cultura Vale do Aço - Super Ca-nal)

Page 10: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 201410 vALE Do rIo DocE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU MGATOS, EDITAIS E SERVIÇOS– Torna público que se fará realizar licitação na modalida-de “PREGÃO PRESENCIAL nº. 75/2014, sob a forma de SRP- Sistema de Registro de Preços”, do tipo menor preço, julgamento por ITEM, cujo objeto é a Aquisição Futura de Ferragens (tubo de ferro, perfil, arame, barra rosqueada, cantoneira, calha, chapa de ferro, tela, prego e outros). Sessão dia 06/08/2014, às 09hs00min.As informações inerentes a presente publicação estarão disponíveis aos interessados na Prefeitura Municipal de Manhuaçu – Setor de Licitações, situada à Praça Cordo-vil Pinto Coelho, 460 – Centro. Tel. 0xx(33)3332-3713 no horário de 08h00min às 11h00min e 13h00min ho-ras às 18h00min. Através do e-mail [email protected] ou através do site www.manhuacu.mg.gov.br, desde que o interessado informe os dados cadastrais. Simone Borel Pinheiro Lopes - Presidente da Comissão Permanente de Licitação. Manhuaçu/MG, 24 de julho de 2014.

ATOS EDITAIS E SERVIÇOSPREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU MGDispensa nº 005/2013 - Extrato do Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Locação de Imóvel situado à Rua Professor Geraldo Maciel, nº 107 – Bairro Santa Luzia – Manhuaçu – MG para funcionamento da ESF Santa Luzia - Contratante: Fundo Municipal de Saúde de Ma-nhuaçu - Contratado: José Gonçalves Baia - Modifica-ções: Prorrogação do Contrato por mais 12 (doze) meses - Vigência: 25/06/2014 a 24/06/2015 Dispensa nº 004/2012 - Extrato do Segundo Termo Aditivo ao Contrato de Locação de Imóvel situado à Rua Professor Geraldo Maciel, nº 107 – Bairro Santa Luzia – Manhuaçu – MG para funcionamento da ESF Santa Luzia - Contratante: Fundo Municipal de Saúde de Ma-nhuaçu - Contratado: José Gonçalves Baia - Modifica-ções: Reajuste no valor mensal do contrato referente ao IGPM (6,24) passando o valor mensal para R$ 956,16 – Manhuaçu, 24 de julho de 2013 – Marcia Catarina Var-gas – Presidente Comissão de Licitação.

Prefeitura Municipal de Entre Folhas - No cumprimento do Art. 26, da Lei Federal 8666/93 e suas alterações, e com vistas às justificativas técnicas e jurídicas, contidas no Processo Administrativo Nº. 120/2014 RATIFICO a DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº. 010/2014 para locação de veículo do tipo 3/4 com motorista para a distribuição dos gêneros alimentícios destinados a Merenda Escolar – Locador: Adriano da Silva Ramos Valor R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) para um período de 05 (cin-co) meses. Dotação 00206002.2.086.33903900000 – fi-cha 419 – Entre Folhas – 23/07/2014 - Edson Rogério da Silva - Prefeito Municipal.

O Município de Entre Folhas, torna público o resulta-do do Processo Administrativo Nº. 0111/2014 – Pregão Presencial para Registro de Preços Nº. 028/2014 – Ob-jeto: Contratação de empresa do ramo para realização de exames em diagnósticos por imagem do tipo raio x e ressonância nuclear magnética. Vencedor: Centro Diag-nóstico Leste de Minas Ltda. CNPJ 09.412.015/0001-31 – Lote I - valor total R$ 41.852,00 (quarenta e um mil oitocentos e cinquenta e dois reais) – Lote II – valor total R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais). Entre Folhas 24/07/2014. Edson Rogério da Silva – Prefeito Municipal.

PORTARIA N°.: 110, DE 24 DE JULHO DE 2014.

“Nomeação de candidatos aprovados em concurso públi-co”.

ATO DE NOMEAÇÃO

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANHUAÇU, Estado de Minas Gerais, Senhor Nailton Cotrim Heringer, no uso de suas atribuições legais, com fulcro no art. 90, inci-so IX, da Lei Orgânica do Município, e ancorado na Lei Municipal nº. 2.418/2004, que criou o Plano de Cargos e Salários, com alterações pela Lei nº 2.896/09, e tendo em vista o resultado final do Concurso Público realizado por esta Prefeitura em 16 de maio de 2010, homologado em 18 de novembro de 2010, RESOLVE nomear os candida-tos abaixo para os seguintes cargos:

Assistente Social:10º TEREZINHA DE JESUS MENDES11º YONE ALVES LOPES

Ficam ainda cientificados que as atividades serão desen-volvidas na Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvol-vimento Social, com carga horária de 30 horas semanais.

O presente ato de nomeação se dá em razão de pedidos de exoneração, ocorridos durante a vigência do Concurso Público nº. 01/2009. Os (as) candidatos (as) nomeados (as) deverão apresentar a documentação exigida no item 14.6 do Edital de Con-curso, até 30 (trinta) dias úteis da publicação desta Porta-ria, de acordo com item 14.6.14 do Edital de Concurso Público nº. 01/2009, sendo empossados (as) assim que os documentos forem apresentados e após aprovação do exame médico, a ser realizado por médicos da Secretaria Municipal de Saúde.

REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE. CUMPRA-SE.

Manhuaçu (MG), 24 de Julho de 2014.

NAILTON COTRIM HERINGER JOÃO BATISTA HOTTPrefeito Municipal Secretário Municipal de Administração

DECRETO N°.: 602, de 21 de Julho de 2014.

“Exonera Servidor Municipal ocupante de Cargo em Co-missão”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANHUAÇU, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições legais conferidas pelo art. 90, inciso IX, da Lei Orgânica do Mu-nicípio,

DECRETA: Art. 1° - Fica exonerada a Sra. MARIZA HELE-NA SILVA DE CASTRO cargo em comissão de livre no-meação e exoneração, com os respectivos vencimentos e vantagens do cargo. Art. 2° - Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Prefeitura Municipal de Manhuaçu/MG, 21 de Julho de 2014.

Nailton Cotrim HeringerPrefeito Municipal

DECRETO N°.: 603, de 22 de Julho de 2014.

“Nomeia Secretária Municipal de Cultura e Turismo e dá outras providências”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANHUAÇU, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições legais conferidas pelo art. 90, inciso IX, da Lei Orgânica do Mu-nicípio,

DECRETA: Art. 1° - Fica nomeada a Sra. MARIZA HELENA SILVA DE CASTRO para exercer o cargo em comissão de Secretária Municipal de Cultura e Turismo. Art. 2° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Prefeitura Municipal de Manhuaçu/MG, 22 de Julho de 2014.

Nailton Cotrim HeringerPrefeito Municipal

Alexandre Sylvio Vieira da Costa Professor Adjunto -Universidade Federal

dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

ARTIGO

Mais uma vez foi comprovado o que já sabí-amos há muito tempo: es-tamos sendo envenenados e morrendo lentamente. Diferente de outras áreas, a agricultura pode gerar a contaminação e morte de um grande número de pes-soas de uma única vez. Um médico, por exemplo, quan-do comete um erro na mesa de cirurgia causa a morte de uma pessoa. Na engenha-ria, um prédio que cai pode causar a morte de dezenas de pessoas, mas na agricul-tura, um agrotóxico pulve-rizado de forma errada, não respeitando o seu processo de segurança pode causar a morte lenta e dolorosa de milhares de pessoas. Alguns agrotóxicos quando ingeri-dos em excesso induzem a formação de tumores e cân-ceres ao longo dos anos e quando são detectados nem imaginamos que a sua causa pode ser de origem alimen-tar, principalmente por não termos base histórica para provar as teorias já que a in-gestão do veneno foi lenta e gradual. A Agência Nacio-nal de Vigilância Sanitária cita no seu relatório o es-tudo de contaminação dos alimentos por agrotóxicos. Os produtos foram coleta-dos nos mercados, ou seja, nos pontos de aquisição do consumidor. A primei-ra parte do estudo mostra que, das vinte culturas ana-lisadas, em quinze foram encontrados, de forma irre-gular, agrotóxicos que estão em processo de reavaliação toxicológica por conta dos seus efeitos negativos para a saúde humana. Muitos agro-tóxicos estão sendo reavalia-dos no Brasil porque em vá-rios países estes agrotóxicos já foram banidos há muito tempo. Foram identificados, por exemplo, nos frutos de pepino e pimentão conta-minação por endossulfan, cebola e cenoura contami-nados por acefato e pimen-tão, tomate, alface e cebola contaminados por metami-dofós. O problema aumenta quando verificamos o núme-ro de amostras com elevada presença de agrotóxicos ou com a presença de agrotó-

xicos não indicados para aquela cultura: no caso do pimentão, 80% das amos-tras coletadas no mercado apresentaram algum tipo de problema com os agro-tóxicos, uva 56,4%, pepino 54,8% e morango 50,8%. O produto que apresentou menor grau de contamina-ção foi a batata com 1,2% das amostras. De modo ge-ral, foram coletadas 3.130 amostras com 29% delas apresentando algum tipo de irregularidade. O grande proble-ma é encontrado nas fru-tas e produtos hortícolas na qual a aparência é fun-damental para agregação do preço final do produto e que são consumidos in natura. Para evitar que pra-gas e doenças danifiquem a aparência do produto, a carga de agrotóxicos na la-voura, em muitos casos, é muito maior do que a reco-mendada. O que fazer? Re-comendações da ANVISA indicam que o consumidor deve optar por produtos com origem identificada, mas o nosso sistema de ras-treabilidade dos produtos praticamente não existe! O estudo incluiu a rastre-abilidade dos produtos e em 64,9% das amostras a agência conseguiu rastrear os produtos apenas até o distribuidor, ou seja, quem produziu? Como produ-ziu? Comemos frutas, verduras e legumes como se fosse uma loteria, sem saber da sua origem ou se está contaminado. Em alguns casos, até mesmo produtos considerados or-gânicos estão sob suspeita, pois quem nos garante que ele foi cultivado organica-mente? Infelizmente, a falta de leis em relação aos sistemas de produção de alimentos no Brasil nos coloca a mercê de agricul-tores que por má fé ou ignorância põe em risco a vida de milhares de pesso-as, consumidores que, sem saber, pensam estar forne-cendo a sua família uma alimentação saudável, mas que na realidade podem estar criando sérios proble-mas de saúde no futuro.

A SUA COTA DE AGROTÓXICOS

RUA JOÃO PINHEIRO, 416 - CENTRO - CARATINGA/MG

TEL.: (33) 3321-5223

Page 11: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 2014 11vALE Do rIo DocE

Page 12: Dg 879 sexta 25 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 201412 ANÚNcIoSLESTE DE MINAS - SExTA-fEIrA, 25 DE JuLho DE 201412C M Y K

vALE Do rIo DocE

Festival de Inverno comemorasucesso em Manhumirim

MANHUMIRIM - Mui-tos talentos abrilhanta-ram o Festival de Inverno de Manhumirim. Na noi-te de domingo, 20/07, foi o momento da premiação com a entrega dos troféus que receberam o nome do artista Luciano Lobo, homenageado neste ano. Foram três noites com grandes shows animan-do o público de toda a região: Banda GV Brasil, Beto Kauê, Leandro & Celso Lee e Wilson Side-ral. Na sexta-feira, a Prefeita Darci Braga re-cebeu vereadores de Ma-nhumirim e região, bem como prefeitos, secretá-rios municipais, empre-sários e autoridades de diversos segmentos da cidade e de municípios vizinhos na abertura do 15º Festival de Inverno. Na segunda noi-te do Festival de Inverno teve excelente presença de público nos shows da Banda GV Brasil e da dupla Leandro & Cel-so Lee. No domingo, o encerramento foi com o show de Wilson Sideral.

PREMIAÇÃO A prefeita Darci Braga, o diretor de cultu-ra Sandro Ribeiro, o ir-mão de Luciano, Cristian Lobo e o amigo Marcos Alexandre e o Secretário de Esportes Bruno San-glard entregaram os tro-féus numa noite de emo-ções e histórias de vida significativas. Em home-nagem ao artista Luciano Lobo, falecido há pouco tempo, os troféus recebe-ram o nome desse talento que marcou a história de Manhumirim. Na categoria poe-sia, Idany Almeida Carva-lho venceu com “Tributo a Manhumirim”; em se-gundo ficou a jovem La-rissa Gonçalves com “Ma-nhumirim”; em terceiro Marco Antônio Bernardo

Cler com “A Escola da Vida”. O tema das poe-sias foi o 90º aniversário do município. No show de ca-louros, a Banda Odisseu faturou o primeiro lugar na pontuação dos jura-dos. Em segundo, Iang Andrade; e em terceiro Talia Miranda. O Circuito da Canção teve como vence-dores com suas músicas: Solidez - Júlia Hubner (1º lugar); Casado com a Fe-licidade - Vinícius Terra (2º lugar) e Rosas Verme-lhas - Diego Andrade (3º lugar). A Prefeita Dar-ci Braga parabenizou os participantes. “Foi mais um momento especial e de valorização dos talen-tos da nossa região. As-sistimos belas apresenta-ções e músicas realmente inspiradas. Parabéns a to-dos os que participaram e muito obrigado também aos jurados”, declarou.

HOMENAGEM Durante o sába-do, houve homenagem ao artista Luciano Lobo Vieira no 15º Festival de Inverno "Circuito da Canção". O colunista José Geraldo Barbosa leu o texto em reconhe-cimento ao talento mul-tivariado que fez história na cultura e nas artes de Manhumirim. "Luciano nos dei-xou em meio a sua heran-ça musical e a presença que sempre projetou aos eventos da cidade, in-clusive, em especial ao Festival de Inverno... por-tanto, a luz de Luciano conflui-se com a música e, assim, validamos com esta homenagem, a hon-ra de tê-lo como cidadão manhumiriense, pois como o próprio Luciano cantava: ‘Vamos seguir, olhando a vida pelo lado bom / Como se cada dia fosse lua cheia, fosse re-

veillon’.” No encerramento da festa, a prefeita Darci Braga elogiou a partici-pação do público e o en-volvimento da equipe de governo. “Nossos agrade-cimentos ao público de Manhumirim e região que prestigiou a primeira noite do Festival de Inver-no. Deixo aqui também o meu agradecimento aos servidores municipais, se-

cretários e toda a equipe que trabalhou na organi-zação da festa”, declarou. Além das apresen-tações, barracas e parque de diversões, no festival, também teve um espaço para a arte, o turismo e a cultura de Manhumirim. Um estande foi montado pelo Departamento de Cultura e Turismo e exi-biu trabalhos de artesãos e imagens e informações turísticas do município.