Dg 880 sábado 26 de julho 2014

12
É DE CARATINGA! É DO BOTAFOGO! FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011 LESTE DE MINAS R$ 1,00 SÁBADO, 26 DE JULHO DE 2014 - ANO 4 - Nº 879 C M Y K Grande jogador da história do Botafogo tem exposição em sua homenagem em Caratinga PÁGINA .2 VALE DO RIO DOCE PÁGINA .5 Confirmado show de Mc Guimê para nove de agosto em Caratinga PÁGINA .8 O prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, comemorou a inauguração do Espaço Cultural "Só Arte". "Este é um verda- deiro marco na cultura da nossa cidade. Este será um espaço importante para que os nossos artistas locais e de toda a região possam expor o dom que Deus concedeu a cada um deles. PÁGINA.12 ZONA DA MATA Espaço Cultural Só Arte é inaugurado em Manhuaçu MANHUAÇU - A Prefeitura de Manhuaçu, através do Departa- mento Municipal de Cultura e Turismo, inaugurou na última sexta- feira (18) o espaço cultural "Só Arte", que fica na Praça Dr. César Leite. O evento contou com a presença dos artistas plásticos Sirlei e Graça Pimentel, Leandro Tomaz e Marcos Coelho Dutra, que ex- puseram suas obras. Hélio Amaral apresenta livro Pavilhão dos Escravos em Ubaporanga VALE DO RIO DOCE CARATINGA – Está con- firmado para 09 de Agosto, às 23h, no América Futebol Clube, além do Mc Guimê, DJ Bruno Eber e a dupla Le- andro e Celso Lee. Os con- vites são limitados e podem ser adquiridos em até 3x no cartão de crédito. Os postos de vendas são: Lanchonete Kidelicia, Oceania e Ingres- sos Delivery. Promoção Dió- genes Lana, Eduardo Fraga e Scenarium of Sound. Mais informações 9954-0297. Prefeitura de Caratinga empossa Comissão do Programa Cidades Sustentáveis VALE DO RIO DOCE PÁGINA .3 Juiz aposentado, que trabalhou em Manhumirim, é preso por matar a companheira ZONA DA MATA PÁGINA .4 RESTINGA SECA (RS) - O juiz aposentado Francisco Eclache Filho, de 65 anos, foi preso ao confessar ter mata- do a companheira, Madalena Dotto Nogara, de 55 anos, na noite de terça-feira (22), em Restinga Seca (RS). Ele sofreu um acidente logo após o assassinato e, ao ser encontrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) gaúcha, confessou que havia cometido um crime. Francisco Eclache Filho foi juiz na Comarca de Manhumirim.

description

 

Transcript of Dg 880 sábado 26 de julho 2014

Page 1: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

É DE CARATINGA! É DO BOTAFOGO!

FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011

LESTE DE MINAS R$ 1,00sábado, 26 dE Julho dE 2014 - aNo 4 - Nº 879

C M Y K

Grande jogador da história do Botafogo tem exposição em sua homenagem em CaratingaPÁGINA.2

vale do rio doce

PÁGINA.5

Confirmado show de Mc Guimê

para nove de agosto em Caratinga

PÁGINA.8

O prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, comemorou a inauguração do Espaço Cultural "Só Arte". "Este é um verda-deiro marco na cultura da nossa cidade. Este será um espaço importante para que os nossos artistas locais e de toda a região possam expor o dom que Deus concedeu a cada um deles.

PÁGINA.12

ZoNa da MaTa

Espaço Cultural Só Arte é inaugurado em ManhuaçuMANHUAÇU - A Prefeitura de Manhuaçu, através do Departa-mento Municipal de Cultura e Turismo, inaugurou na última sexta-feira (18) o espaço cultural "Só Arte", que fica na Praça Dr. César Leite. O evento contou com a presença dos artistas plásticos Sirlei e Graça Pimentel, Leandro Tomaz e Marcos Coelho Dutra, que ex-puseram suas obras.

Hélio Amaral apresenta

livro Pavilhão dos Escravos em Ubaporanga

vale do rio doce

CARATINGA – Está con-firmado para 09 de Agosto, às 23h, no América Futebol Clube, além do Mc Guimê, DJ Bruno Eber e a dupla Le-andro e Celso Lee. Os con-vites são limitados e podem ser adquiridos em até 3x no cartão de crédito. Os postos de vendas são: Lanchonete Kidelicia, Oceania e Ingres-sos Delivery. Promoção Dió-genes Lana, Eduardo Fraga e Scenarium of Sound. Mais informações 9954-0297.

Prefeitura de Caratinga empossa Comissão do Programa Cidades Sustentáveis

vale do rio doce

PÁGINA.3

Juiz aposentado, que trabalhou em Manhumirim, é preso por

matar a companheira

ZoNa da MaTa

PÁGINA.4

RESTINGA SECA (RS) - O juiz aposentado Francisco Eclache Filho, de 65 anos, foi preso ao confessar ter mata-do a companheira, Madalena Dotto Nogara, de 55 anos, na noite de terça-feira (22), em Restinga Seca (RS). Ele sofreu um acidente logo após o assassinato e, ao ser encontrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) gaúcha, confessou que havia cometido um crime. Francisco Eclache Filho foi juiz na Comarca de Manhumirim.

Page 2: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 20142

C M Y KC M Y K

vALE Do rIo DocE

Editado e publicado por: Jornal das Gerais LTDA - MECNPJ: 13.683.661/0001-00

Diretor Proprietário:Eduardo Oliveira da Costa

Impressão:Gráfica PrópriaTiragem: de 5 milexemplares

ColaboradoresTV Super Canal, Portal Caparaó, Rádio Cidade FM Caratinga, Site Ipanews, JVA Online, Pascoal Online, Uol, IG, Super Esportes, Dicas de Mulher, Portal Realiza, Rádio Cidade FM Simonésia, Polícia e Cia, Se liga News, Agência Minas, ALMG.gov.br, A Semana Agora.

*Artigos e matérias assinados são de extrema responsabilidade de seus autores.

Circulação: Impresso e Digital (em PDF)

Manhuaçu; Abre Campo; Alto Caparaó; Alto Jequitibá;Caparaó; Caputira; Chalé; Durandé; Lajinha; Luisburgo; Manhumirim; Martins Soares; Matipó; Pedra Bonita; Reduto; Santa Margarida; Santana do Manhuaçu; São José do Mantimento; Simonésia; Muriaé; Antônio Prado de Minas; Barão de Monte Alto; Caiana; Carangola; Divino; Espera Feliz; Eugenópolis; Faria Lemos; Fervedouro; Miradouro; Miraí; Orizânia; Patrocínio do Muriaé; Pedra Dourada; Rosário da Limeira; São Francisco do Glória; São Sebastião da Vargem Alegre; Tombos; Vieiras; Governador Valadares; Alpercata; Campanário; Capitão Andrade; Coroaci; Divino das Laranjeiras; Engenheiro Caldas; Fernandes Tourinho; Frei Inocêncio; Galiléia; Tarumirim; Itambacuri; Itanhomi; Jampruca; Marilac; Mathias Lobato; Nacip Raydan; Nova Módica; Pescador; São Geraldo da Piedade; São Geraldo do Baixio; São José da Safira; São José do Divino; Sobrália; Tumiritinga; Virgolândia; Ipatinga; Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Coronel Fabriciano; Jaguaraçu; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Santana do Paraíso; Timóteo; Caratinga; Bom Jesus do Galho; Bugre; Córrego Novo; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Imbé de Minas; Inhapim; Ipaba; Piedade de Caratinga; Pingo D’Água; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; São Domingos das Dores; São João do Oriente; São Sebastião do Anta; Ubaporanga; Vargem Alegre; Aimorés; Alvarenga; Conceição de Ipanema; Conselheiro Pena; Cuparaque;Goiabeira; Ipanema; Itueta; Mutum; Pocrane; FALE CONOSCO: (33) 3321-4633

E-mail: [email protected]

Endereço:Rua Cel. Antônio da Silva, 566 Loja A - Centro - CEP: 35300-032 - Caratinga-MG

Resplendor; Santa Rita do Itueto; Taparuba; Ponte Nova; Acaiaca; Barra Longa; Dom Silvério; Guaraciaba; Jequeri; Oratórios; Piedade de Ponte Nova; Raul Soares; Rio Casca; Rio Doce; Santa Cruz do Escovaldo; Santo Antônio do Grama; São Pedro dos Ferros; Sem-Peixe; Sericita; Urucânia; Vermelho Novo; Teófilo Otoni; Ataleia; Catuji; Franciscópolis; Frei Gaspar; Itaipé; Ladainha; Malacacheta; Novo Oriente de Minas; Ouro Verde de Minas; Pavão; Poté, Setubinha e Belo Horizonte.

Registro em cartório sob o número 7 no livro B5 página 57

Diretora Comercial:Natália Dias de Almeida Costa

Editor Chefe:Valter Oliveira Costa

Gerente Comercial e Marketing:Jucimar Oliveira da Costa

Diagramador:Emannuel Alvarenga

Gerente Financeiro:Leidiane C. Costa Moreira

Operador Gráfico:Heron Raimundo da SilvaDistribuição:Claudemir Pires da Costa

Assessor Contábil:Nestor de Souza PiresAssessor Jurídico:Doutor Mauro Jorge de Paula Bomfim

Grande jogador da história do Botafogo tem exposição em sua homenagem em Caratinga

CARATINGA – “Nosso campeão Brasileiro” é o titulo dado pela direção da Casa Ziraldo a exposi-ção de Marcelo Alves que brilhou no Botafogo na década de 90. Marcelo co-meçou sua carreira no De-mocrata de Governador Valadares onde conseguiu o título de tetra campeão mineiro do interior e foi vice-campeão perdendo para o Atlético Mineiro na final. Quando Marcelo Alves estava fazendo uma partida contra o Vitória da Bahia válida pela Copa do Brasil Marcelo marcou o gol da vitória do Democra-ta, na arquibancada tinha um empresário que encan-tou com o futebol de Mar-celo e comprou seu passe e o emprestou ao Botafogo. O time carioca, naquela época, montava uma gran-de equipe em 1995 com chegada do técnico Paulo Autuori. Marcelo, então, fez parte daquele grupo, um dos melhores elencos do Botafogo depois da era Garrincha. Muitos títulos vie-ram na carreira de Marcelo Alves como campeonato Carioca e Rio São Paulo,

o inesquecível título Bra-sileiro de 1995 que é o único título nacional do Botafogo e a conquista do torneio Tereza Herrera dis-putado na Espanha onde o Botafogo sagrou-se cam-peão contra a Juventus da Itália. Além do Botafogo e Democratas de Gover-nador Valadares Marcelo jogou no Joinvile de Santa Catarina, Sampaio Cor-reia, ABC de Natal, Brasi-liense e terminou sua car-reia no Olaria do Rio de Janeiro.

Marcelo Alves re-lembra as grandes partidas que disputou ao lado de Bebeto, Donizete, Gon-çalves e Túlio Maravilha, como é o caso da inesque-cível partida contra o Fla-mengo no estádio do Cas-telão no Ceará com um público de mais de 100 mil pessoas. Ano em que o Fla-mengo estava comemoran-do seu centenário. Marce-lo marcou o terceiro gol da vitória de 3x1 contra um Flamengo de Romário, Edmundo e Sávio que na

época a imprensa esporti-va rotulava como o ataque dos sonhos. Para o ex-jogador Marcelo Alves “é uma hon-ra estar na Casa Ziraldo e fico com muito orgulhoso, não é fácil ser um jogador de futebol, mais estou mui-to feliz com a exposição e é importante para o caratin-guense que se lembra de mim jogando e os que não lembram vão ter a oportu-nidade de ver a exposição”. O caratinguense Julimar Antônio Viana, que lembra a conquista

histórica do Botafogo em 1995, fez questão de vir a Casa Ziraldo e dar um abraço em Marcelo Alves. “Meu sentimento é de muita alegria em saber que tem gente boa da nossa terra, eu lembro como se fosse hoje à conquista do Brasileiro em 95”. O diretor da Casa Ziraldo Edra disse que Ca-ratinga estava em dívida com Marcelo Alves por tudo que ele representa para Caratinga no cenário nacional, já que este é o ideal da Casa Ziraldo, fa-

zer exposições de grandes personalidades de Cara-tinga. A exposição “Nosso Campeão” começou nesta quinta-feira, 24/07, e vai até o dia 30 de agosto onde o botafoguense e os aman-tes do futebol poderão lembrar-se da trajetória de Marcelo Alves através de recortes de jornais da épo-ca, camisas autografadas do time do Botafogo e de outros times que Marcelo passou, pôster dos títulos e fotos de jogos e de treinos da época. (Jucimar Olivei-ra)

Edra e Marcelo Alves

Page 3: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 2014 3vALE Do rIo DocE

Prefeitura empossa Comissão doPrograma Cidades Sustentáveis

Equipe de trabalho acompanhará o desenvolvimento do programa com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que o município se desenvolva

CARATINGA - Em 17 de julho de 2014 foi publica-da a Portaria nº 020 que instituiu a CIAE/PCS (Co-missão de Estudos, Acom-panhamento e Implantação do PCS - Programa Cidades Sustentáveis). O prefeito Marco Antônio, durante reunião solene no Gabinete deu posse a esta comissão na tarde de quinta-feira, 24. O assessor de Relações Insti-tucionais da Prefeitura de Caratinga e coordenador do PCS, Wilson Acácio, fez a abertura da reunião agra-decendo ao prefeito Marco Antônio pela iniciativa de

NOMEADOS PARA A COMISSÃO:Cristiane Aparecida de Faria do Val - Representante da Secre-taria de Defesa Social;Dulcilene Márcia da Silva Costa - Representante da Secreta-ria de Administração e Recursos Humanos;Fernanda França dos Santos - Representante da Secretaria de Saúde;Jéssica de Aguiar Loures Xavier - Representante da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos;João Paulo Bramusse - Representante da Secretaria de Cultu-ra, Esporte, Lazer e Juventude;José Corintho Araújo Costa - Representante da Secretaria de Agronegócios;Juarez Júnior da Silveira – Representante da Secretaria de Pla-nejamento e Fazenda;Juarez Isaldino Lopes – Representante da Secretaria de Obras, Transporte e Logística;Newton Augusto Vitorasse Lopes - Representante da Secreta-ria de Educação;Ramon de Carvalho Reis - Representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico;Renata Patrícia Alves - Representante da Secretaria de Desen-volvimento Social;Wilson Guilherme Acácio - Representante do Gabinete do Prefeito;

Empossado pelo prefeito, ainda no Gabinete, o presidente da Comissão, Wilson Acácio, realizou primeira reunião de trabalho, quando, na oportunidade mostrou um vídeo insti-tucional do PCS e traçou algumas linhas de trabalho. Ficou acertado que a Comissão se reunirá na segunda quinta-feira de cada mês.

colocar Caratinga entre os 242 municípios brasileiros que aderiram ao Programa. O Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferra-mentas para que o municí-pio se desenvolva de forma econômica, social e ambien-talmente sustentável. Para superar esses desafios é ne-cessário o envolvimento dos cidadãos, governo, organiza-ções sociais e empresas. O prefeito reafir-mou para a comissão que, recém-eleito e mesmo an-tes de sua posse, assinou a carta-compromisso do Programa junto à FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) em Ipatinga. Esclareceu ainda a importância do PCS. “Este é o Programa mais bonito e é o que mais envolve a Prefeitura e todas as suas Secretarias, de for-ma integrada, e possibilita termos uma cidade melhor e sustentável para todos os cidadãos. O PCS de Cara-tinga tem sido muito bem avaliado pela FIEMG, sinal que estamos trabalhando e estamos no rumo certo”, comemorou. Acácio aprovei-tou a oportunidade para agradecer a colaboração da funcionária Jéssica de Aguiar Loures Xavier e do estagiário Saulo Neiva que têm ajudado a estruturar o PCS com muita compe-tência e responsabilidade. O coordenador do PCS em Caratinga afirmou que está havendo tratativas da coordenação nacional do Programa junto ao governo Federal para que as cidades que aderiram ao Progra-ma tenham prioridade de financiamento junto aos ministérios e autarquias. Desta forma, Caratinga irá beneficiar-se desta iniciati-va. O prefeito Marco Antônio realçou a impor-tância do PCS e da FIEMG. “Houve um chamamento para que os 5.526 municí-

pios brasileiros aderissem ao programa, mas, foram poucos os prefeitos que tive-ram a ousadia e a coragem de aceitar este desafio. Eu assinei a carta-compromis-so e estamos avançando. Nossa Caratinga entrará no Catálogo da FIEMG como Cidade Sustentável e, consequentemente, ganha-remos visibilidade e, com certeza, poderemos atrair novos investidores”. Marco Antônio explicou, ainda, que uma Cidade Sustentável basica-mente é aquela que é limpa, tem mobilidade, segurança, rodovias para escoar a pro-dução industrial e agrope-cuária, mão de obra qualifi-cada, que se preocupa com o seu patrimônio natural, dentre outras qualidades. “Por isso é que estamos lu-tando para garantir uma Cidade Sustentável para Caratinga e incentivando os novos membros deste Conselho a cobrar mais

ações dos secretários mu-nicipais com os quais tra-balham para que todos se sintam compromissados e empenhados nas ações do PCS”. Finalizando o pre-feito disse que “muito há o que se fazer, mas, o Plano de Metas (2013-2016), cons-titui-se em um importante instrumento que será de co-nhecimento não só da po-pulação caratinguense, mas, também, de todo o Brasil já que ele está inserido no site do Programa Cidade Sus-tentável”. Wilson Acácio aproveitou a oportunidade para complementar a infor-mação de Marco Antônio e para solicitar os interessa-dos que acessem o site do Programa e veja lá este im-portante documento, onde consta os compromissos da administração não só com o Programa mas com toda a população caratinguense. http://indicadores.cidades-sustentaveis.org.br

Comissão do Programa Cidades Sustentáveis

Prefeito Marco Antônio da posse à Comissão do Programa Cidades Sustentáveis

Page 4: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 20144 zoNA DA MATA

Juiz aposentado, que trabalhou em Manhumirim, é preso por matar a companheira

Sest Senat comemora o dia do motorista

CARATINGA - Com o apoio da Polícia Rodoviá-ria Federal, contando com a participação de equipes da secretaria de saúde, o Sest Senat promoveu na manhã desta sexta-feira (25/07) uma blitz informa-tiva na BR-116, em frente ao posto policial. Os caminhoneiros foram receptivos à parada e puderam desfrutar de uma série de serviços oferecidos a eles, como aferição de pressão e teste de glicose, além da distribuição de va-cinas contra a gripe e hepa-

tite B. Os trabalhos fo-ram desenvolvidos em busca de parabenizar os motoristas pelo dia 25 de julho, data em que tam-bém é celebrado o dia de São Cristóvão, considera-do como o santo protetor dos motoristas. Neste domingo, às 09h, na Paróquia do San-tuário, os motoristas são convidados a participar da missa que contará com a benção de chaves e veícu-los. (Super Canal)

RESTINGA SECA (RS) - O juiz aposentado Fran-cisco Eclache Filho, de 65 anos, foi preso ao confes-sar ter matado a compa-nheira, Madalena Dotto Nogara, de 55 anos, na noite de terça-feira (22), em Restinga Seca (RS). Ele sofreu um acidente logo após o assassinato e, ao ser encontrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) gaúcha, confessou que ha-via cometido um crime. Francisco Eclache Filho foi juiz na Comarca de Ma-

nhumirim. Entre os anos de 1993 e 2007, Eclache Fi-lho foi juiz em Conselhei-ro Lafaiete (MG), depois passou por Congonhas (MG), onde se aposentou em 2010. Ele atuou também nas comarcas mineiras de Jacuí, Manhumirim e Bar-bacena. Segundo relatou à polícia, ele deu três tiros em Madalena depois de uma discussão que come-çou quando ele lhe mos-

trava sua arma, por volta das 22h de terça-feira (22). Ele chegou a efetuar cinco disparos com um revólver calibre 38, mas dois tiros não atingiram a vítima.

O ACIDENTE Depois de assassi-ná-la, Francisco alegou ter saído sem rumo em seu Fiat Uno branco, no sen-tido de Porto Alegre (RS). No meio do caminho, fez uma parada na cidade de Osório (RS), onde efetuou um saque bancário e, após

retomar a estrada, sofreu um acidente de trânsito. Na hora em que foi socor-rido pela PRF, Francisco confessou que havia mata-do sua companheira logo antes. Ele chegou a ser encaminhado ao hospital da cidade de Tramandaí, com escoriações leves, mas, em seguida, foi levado para a delegacia da Polícia Civil de Osório. Na delegacia, ele prestou depoimento so-bre o crime.

MOTIVO PODE SER CIÚMES De acordo com a delegada de Restinga Seca, Elizabete Shimamura, a principal hipótese traba-lhada até o momento é de crime motivado por ciú-mes. “Não existe crime sem motivação. Ainda é muito cedo para afirmar certeiramente, mas já te-mos alguns depoimentos informais de que, embora ele fosse uma pessoa que tentasse parecer sociável em público, demonstrava certo sentimento de posse sobre a mulher”, afirma a delegada Elizabete. Francisco e Ma-dalena se conheceram em dezembro do ano passado

pela internet. Após algum tempo de relacionamento à distância, ele se mudou de Minas Gerais para o Rio Grande do Sul. Os dois moravam juntos havia três meses. Madalena possuía uma filha e uma neta, mas, juntos, ela e Francisco não tinham filhos. O enterro da vítima aconteceu na tar-de desta quinta-feira (24).

SURPRESA De acordo com ex-colegas de trabalho e outras pessoas de convívio em Conselheiro Lafaiete e também em Manhumirim,

a notícia foi uma surpresa. O magistrado aposentado era visto como uma pessoa “prestativa”, “sociável”, “tranquila” e “querida”. Ele foi juiz da 2ª Vara Cí-vel. Após a confissão do crime, foi decretada sua prisão preventiva e ele foi encaminhado para o Gru-pamento de Operações Especiais (GOE) da Polícia Militar gaúcha em Porto Alegre (RS), onde aguarda o andamento do processo. O juiz ainda não possui advogado e a reportagem não conseguiu falar com o suspeito. (O Tempo)

O MUNICÍPIO DE PIEDADE DE CARATINGA torna público que fará realizar Processo Licitatório nº 199/2014, Pregão Presencial para Registro de Preços nº 039/2014 – Objeto: Contratação de empresa(s) para o fornecimento de Pré-Moldados (Tubos de Con-creto, Meia Cana de Concreto e Anel de concreto para Cisterna) para atender as atividades da Secretaria Muni-cipal de Obras do Município de Piedade de Caratinga. Abertura dos envelopes será no dia 11/08/2014 às 08:30 hs, na sala de Licitações sito à Av. Nossa Senhora da Piedade, 372 – centro - Piedade de Caratinga. O Edi-tal completo encontra-se a disposição dos interessados no endereço acima. Maiores informações pelo tel: (33) 3323-8000 ou 3323-8001 - William da Silva Firmino – Pregoeiro Oficial.

O MUNICÍPIO DE PIEDADE DE CARATINGA torna público que fará realizar Processo Licitatório nº 200/2014, Pregão Presencial para Registro de Preços nº 040/2014 – Objeto: Aquisição de uma Caixa D’água com capacidade para 5.000 (cinco mil) li-tros atendendo as atividades da Secretaria Municipal de Obras do Município de Piedade de Caratinga. Abertura dos envelopes será no dia 11/08/2014 às 14:00 hs, na sala de Licitações sito à Av. Nossa Senhora da Piedade, 372 – centro - Piedade de Caratinga. O Edital completo encontra-se a disposição dos interessados no endereço acima. Maiores informações pelo tel: (33) 3323-8000 ou 3323-8001 - William da Silva Firmino – Pregoeiro Ofi-cial.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIEDADE DE CARA-TINGA - EXTRATO DE TERMO DE COOPERAÇÃO Nº 132/2014 - TREMG - TERMO DE COOPERA-ÇÃO TÉCNICA FIRMADO ENTRE O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS E O MUNICÍPIO DE PIEDADE DE CARATINGA, OBJE-TIVANDO A COOPERAÇÃO TÉCNICO-ADMINIS-TRATIVA EM ATIVIDADES INERENTES A REALI-ZAÇÃO DAS ELEIÇÕES DE 2014. CELEBRADO EM 18.06.2014, COM VIGÊNCIA ATÉ 31 DE OUTUBRO DE 2014.

Page 5: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 2014 5vALE Do rIo DocE

RELAÇÃO DE IMÓVEIS PARA LOCAÇÃOFACEBOOK – [email protected]

(K-01) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA/ AREA, BANHEIRO, GARAGEM

(K-05) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA, BANHEIRO, AREA

(K-06) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO – CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAREM

(K-07) KIT – VILA DR. EUCLIDES E. ARREGUY – CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(K-08) KIT – TRAV. FERREIRA SANTOS – CENTRO QUARTO, SALA, COZINHA, BANHEIRO

(A-01)APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-02) APTº AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-03) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GARAGEM

(A-04) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA

(A-05) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO - CENTRO02 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-06) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO - CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-07) APTº - RUA CEL. GALDINO PIRES – MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA,COPA, COZ.,BANH.,ÁREA, GARAGEM, TERRAÇO C/02 QTOS., COZ., BANH.

(A-08) APTº - TRAV. REGINA – CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-09) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEIRA - MORRO CARATINGA03 QUARTOS, SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-10) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEIRA - MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA, COPA/COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-11) APTº - RUA NESTOR LEITE DE MATTOS - MORRO CARATINGA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, DEP. EMPREGADA, GARAGEM

(A-12) APTº - RUA RADIALISTA HAMILTON MACEDO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-13) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-14) APTºRUA JOÃO DA SILVA ARAUJO– CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-15) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO – CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-16) APTºRUA MARIA DAS DORES CIMINI – CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-17)APTºRUA MARIA DAS DORES CIMINI – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-19) APTºVILA DR. EUCLIDES E. ARREGUY– CENTRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-20)APTºVILA DR.EUCLIDES ETIENI ARREGUY – CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-22) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA - LIMOEIRO 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-23) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GARAGEM

(A-24) APTº -RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA– LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GARAGEM

(A-25) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-26) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-27) APTºAV. FELICIANO MIGUEL ABDALA – BAIRRO FLORESTA 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-28) APTºRUA JEQUITIBÁ – BAIRRO FLORESTA 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-30) APTºRUA A – BAIRRO FLORESTA 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-31) APTº - RUA RUA A – SANTA ZITA03QUARTOS(SUITE), SALA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-32) APTº - RUA LUIS ANTÔNIO BASTOS CORTES - SANTA ZITA02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-34) APTº - RUA HILDA COELHO GUIMARES– SANTA ZITA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-35)APTºRUA JOÃO VIEIRA LOURES – BAIRRO DAS GRAÇAS03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANH., AREA, TERRAÇO CO-LETIVO, 02 VAGAS GARAGEM

(A-36)APTºRUA JOÃO VIEIRA LOURES – BAIRRO DAS GRAÇAS 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANH., AREA, TERRAÇO CO-LETIVO, 02 VAGAS GARAGEM

(A-37) APTºAV. JOÃO CAETANO DO NASCIMENTO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-38)APTºRUA RAUL SOARES – CENTRO 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO

(A-39) APTºPÇA PEDRO II- CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(A-40)APTºRUA MIGUEL DE CASTRO – CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-41)APTº - RUA CEL. ANTONIO DA SILVA – CENTRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-42)APTºAV. OLEGÁRIO MACIEL - CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(A-43)APTºRUA JOÃO PINHEIRO – CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, 02 AREA SERVI-ÇOS, DEP. EMPREGADA

(A-44)APTºPRAÇA CALÓGERAS03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-46)APTºPRAÇA CALÓGERAS03QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-47)APTºRUA DEPUTADO JOSÉ AUGUSTO FERREIRA – CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-48)APTºRUA JUSCELINO MIRANDA – VILA SANTO EXPEDITO – ESPLANADA02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO INDI-VIDUAL

(A-49)APTºRUA LEONTINA FERNANDES – BAIRRO ESPERANÇA03 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-50) APTºRUA JUCA VASCONCELOS– STA CRUZ 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-51) APTºRUA DEP. DÊNIO MOREIRA DE CARVALHO – STA CRUZ02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO C/ BA-NHEIRO INDIVIDUAL

(A-52) APTºRUA DEP. JOSÉ AUGUSTO FERREIRA– CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-53) APTº – AV. OLEGARIO MACIEL– CENTRO02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

CA S A (C-01) CASA – RUA WANDERLEY DE SOUZA– MORRO CARATINGA04 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, 02 VAGAS GARAGEM

(C-02) CASA – RUA CEL. PEDRO MARTINS - CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(C-03) CASA – VILA ESPÍNOLA - CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(C-03)CASA – VILA AMÉLIA GODINHO - CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(C-04) CASA – RUA ANTÔNIO CIMINI– SANTA ZITA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(C-05) CASA – RUA ANTÔNIO CIMINI– SANTA ZITA02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(C-06) CASA– RUA ANTÔNIO DE ASSIS– SANTA ZITA 03 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(C-07) CASA - RUA ANTÔNIA MARIA REZENDE FERNANDES – CASA01 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(C-08) CASA– RUA JORNALISTA L. FONTOURA– LIMOEIRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(C-09) CASA – RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA– LIMOEIRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, QUINTAL

(C-10) CASA – RUA DR.BRENO MOURÃO– LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, 01 VAGA GA-RAGEM

(C-11) CASA – RUA BALSAMO– BAIRRO ZACARIASQUARTO, SALA, COZINHA/AREA, BANHEIRO

(C-12) CASA COMERCIAL – RUA RAUL SOARES– CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

SALA / PONTO COMERCIAL

(P-01) SALA COMERCIAL- AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM COZINHA E BANHEIRO .

(P-04) SALA COMERCIAL- AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALAS COM BANHEIRO.

(P-05) SALA COMERCIAL – AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM BANHEIRO

(P-06) SALA COMERCIAL – AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM 02 BANHEIROS E COZINHA

(P- 07) PONTO COMERCIAL – AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO LOJA COM BANHEIRO

(P-08) PONTO COMERCIAL –TRAVESSA CEL. SANTOS MESTRE - CENTRO LOJA 03 BANHEIROS, SOBRELOJA E COZINHA

(P- 09) SALA COMERCIAL- AV. MOACYR DE MATOS– CENTRO SALA COM BANHEIRO.

(P-10) PONTO COMERCIAL – AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO LOJA COM BANHEIRO

(P-12) SALA COMERCIAL – RUA JOÃO PINHEIRO– CENTRO

(P-13) PONTO COMERCIAL – RUA DEPUTADO DENIO M. CARVA-LHO– STA CRUZ

(P- 14) PONTO COMERCIAL- RUA ANTONIO CIMINI - SANTA ZITA02 PORTAS DE AÇO, COZINHA,02 BANHEIROS

(P-15) GALPÃO –RUA RAIMUNDA CIMINI– BAIRRO ZACARIAS732M2

(P- 16) PONTOCOMERCIAL- AV. PRES. TANCREDO NEVES - BAIRRO SALATIEL02 PORTAS DE AÇO

VENDE-SEEXCELENTES OPORTUNIDADES:

(V-01) APTº- PRAÇA CALÓGERAS 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA , DISPENSA, GARAGEM

(V-03) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEIRA - MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM ( UM CARRO ATRÁS DO OUTRO)

(V-05)APTº - RUA LUIS ANTÔNIO BASTOS CORTES - SANTA ZITA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, 02 BANHEIROS SOCIAIS, AREA, GARAGEM

(V-06) APTº- RUA MARIA CIMINI– ESPLANADA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA , LAVANDERIA, TERRAÇO, GARAGEM

(V-07) APTº- PRAÇA CALÓGERAS 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA , DISPENSA, GARAGEM

(V-08) APTº- PRAÇA CESÁRIO ALVIM- CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEI-RO, AREA , GARAGEMARMÁRIOS EMBUTIDOS

(V-09)APTº AV. OLEGÁRIO MACIEL - CENTRO 04 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

CARATINGA – Está con-firmado para 09 de Agos-to, às 23h, no América Fu-tebol Clube, além do Mc Guimê, DJ Bruno Eber e a dupla Leandro e Celso Lee. Os convites são limi-tados e podem ser adquiri-dos em até 3x no cartão de crédito. Os postos de ven-das são: Lanchonete Kide-licia, Oceania e Ingressos Delivery. Promoção Dióge-nes Lana, Eduardo Fraga e Scenarium of Sound. Mais informações 9954-0297.

MC GUIMÊ Esse brasileiro de 20 anos de idade, nascido e criado em Osasco, hoje reside em São Paulo, onde

tem média impressionan-te de 40 shows ao mês e concilia tudo isso a visitas e apresentações em rádios e TVs de todo o país, in-cluindo o circuito dos maiores canais de televisão brasileiro (Globo, Record, SBT e Rede TV), além de ser dos poucos artistas do Funk a ter seu videoclipe na programação dos canais MTV e MixTV. Guimê na inter-net é um fenômeno, ocupa o primeiro lugar na cate-goria Geral no Reverbna-tion.com e entre artistas de Rap, Hip Hop e Funk é o que tem maior ascendên-cia, já tendo 850 mil likes no Facebook.

Guimê não é uma novidade, é uma tendên-cia, de cada vez mais por voto popular um artista ser escolhido na internet como o mais querido pelo público. E essa força com o público se mostra maior e cada vez mais forte em união com os grandes meios de comunicação. De aparência marcante, refe-rências e reconhecimento dentro e fora do país. Guilherme (MC Guimê) tem cada vez mais fãs em todo o Brasil e che-gou a hora de Caratinga conferir o talento aprova-do por mais e mais pesso-as.

Confirmado show de Mc Guimê para nove de

agosto em Caratinga

IBIO leva palestras ao Território Ribeirão do BoiB. J. DO GALHO - O IBIO em parceria com o SEBRAE-MG levou duran-te o 6º encontro do Pro-grama Líder no Território Ribeirão do Boi, três pales-tras para o grupo partici-pante do programa. As pa-lestras foram ministradas nos dois dias de encontro, que aconteceu em Revés do Belém, distrito de Bom Jesus do Galho, na chácara da ASTEM (Assessoria de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente). Os palestrantes Thales Pinto, geógrafo do IBIO-Instituto BioA-tlântica, Maria Isabela, engenheira agronôma da

delegacia federal de Minas Gerais do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e Fernando Cer-queira, presidente da Coo-café, levaram até o grupo informações relevantes ao fortalecimento da re-gião e discussões acerca de melhorias, valorização do potencial local, e além de tudo mostraram experiên-cias de sucesso, que podem ser replicadas no território. Promover o de-senvolvimento sustentável, integrando atores regio-nais, fortalecendo cadeias de valor do agronegócio e aproveitando de forma sustentável as riquezas na-

turais e culturais da bacia é a missão desse grupo que se encontra mensalmente, desde o início deste ano. São quatro mu-nicípios envolvidos nesse programa: Caratinga, En-tre Folhas, Bom Jesus do Galho e Vargem Alegre. Municípios que integram o Território do Ribeirão do Boi, área de atuação do IBIO. “O que me encanta é que estamos acabando com os paradigmas de que uma cidade não precisa da outra. Hoje somos todos Ribeirão do Boi”, ressalta Manoel Quintela, partici-pante do Programa Líder.

Page 6: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 20146 vALE Do rIo DocEC M Y K

Palio EX 1.0 2002 Ar Condicionado

Palio Wekend 1.0 Fire2001 Completa

Fusion 2.5 Aut.2010 Completo

Hilux SRV 3.0 4x4 Diesel2008 Aut. - Completo

Citroëën C3 1.4 Flex 2010 Comp. + Air Bag + ABS

Captiva 2.4 V4 2009 Completa

Gol MI 1.0 2007 4P Básico

BMW 320ia 2.0 2010Completa + Teto Solar

Honda CRV 2.0 4WD EXL2009 Completo

Astra GLS 1.8 20024P Completo

Stillo 1.8 2003 Completo

Kadet GL 1.8 1996VE/TE/AL/RLL

Uno MIlle Fire 2005 4P LLDT

L200 Outtdoor HPE 2.5 Diesel 4x4 Aut. 2007Completa + B. Couro

Strada Fire 1.3 Cab. Est.2005 Completa

Voyage Trend 1.0 2009 DH/VE/TE/AL

Polícia Civil prende casal acusado pela morte de homem de 65 anos em Inhapim

INHAPIM - A Polícia Civil apresentou nesta quinta-feira (24/07) o casal Erivel-ton Oliveira Jaques, de 22 anos, e Luane Cristina de Araújo, de 26. Os dois são acusados de participação no assassinato de Onofre Cabral de Oliveira, de 65 anos. O crime aconteceu no último dia 06 de ju-nho, no Córrego Taquaral, zona rural de Inhapim. A vítima levou uma facada no pescoço e foi encontra-da morta em cima de um sofá. O autor da facada se-ria Erivelton, que é neto da vítima. E, Luane, teria sido cúmplice do homicídio. “Eles cometeram um homicídio contra um senhor, de 65 anos, e, se-gundo as investigações, o assassinato foi motivado por ciúme. Porque a vítima era avô do autor, e aí, ele (vítima) estaria cantando a esposa. Ele dava presentes, bala, barras de chocolate e o autor teria ficado com muito ciúme e cometeu o crime”, disse a delegada Tatiana Neves. O casal apontado como participante do ho-micídio foi preso, em Inha-pim, por meio de um man-dado de prisão preventiva decretado pela Justiça. Os dois foram conduzidos ao presídio de Inhapim. Na delegacia, Erivelton negou

que tenha matado o avô dele. “Eu não matei. Estão suspeitando de mim por-que eu passei na casa dele, entendeu? Mas só passei e saí. Estão me prendendo por uma coisa que não fiz. Eu não tenho ciúme da minha mulher e não tem prova que sou eu”, relatou Erivelton. “Existem teste-munhas que o viram no dia dos fatos, na casa da vítima com a roupa suja de sangue. A comunidade percebeu aquilo ali, por-que ele não morava lá no mesmo local que a vítima. Foi passar um dia e no dia que passou o avô morreu”, ressaltou a delegada. Já Luane se defendeu dizen-do que não é cúmplice da morte do avô de Erivelton e também inocentou o ma-rido. Além disso, ela confirmou que ganhava presentes da vítima. “Eu não estava aqui. Estava na casa da minha mãe e estão nos julgando. Meu marido e eu somos inocentes. Ele (vítima) me oferecia caixa de bombom, bala, biscoito e já me ofereceu dinheiro para ficar comigo, mas não fiquei. E meu marido nun-ca teve ciúme de mim”, afirmou Luane. (Super Ca-nal)

Neto da vítima teria sido o executor e sua esposa, cúmplice

Delegada Tatiana

Page 7: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 2014 7vALE Do rIo DocEC M Y K

Prefeitura realiza Arraiá para assistidos do CAPS-II

Festa Julina da unidade especializada em Saúde Mental aconteceu com a apresentação de quadrilha e comidas típicas para pacientes e familiares

CARATINGA - Os fami-liares e pacientes assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial – II (CAPS-II) tiveram a tarde de sexta-feira, dia 25, repleta de alegrias. A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou para todos eles a tradicional Festa Ju-lina. O evento foi organi-zado e promovido pelos coordenadores e demais profissionais da Saúde que atendem aos pacientes do CAPS-II e contou com a apresentação de quadri-lha pelos pacientes e com o tradicional Casamento do Jeca. Foram oferecidas comidas típicas, cachorro-quente e refrigerante para todos os participantes. De acordo com a coordenadora Alice Pollia-na Pereira, a realização do Arraiá do CAPS-II envol-veu todos servidores muni-cipais da Saúde e profissio-nais do CAPS-II e também os pacientes. “A prepara-ção de confraternizações já são motivos de festa entre todos os envolvidos do CAPS-II. Nos dias que antecederam o ‘Arraiá’ não faltaram voluntários para colaborar na prepa-ração dos convites e das bandeirolas e todos quise-ram participar da dança da quadrilha e do Casamento do Jeca. A coordenadora explica que, no processo de recuperação é impor-tante a participação dos familiares. “A Prefeitura de Caratinga por meio dos CAPS realiza diversos mo-mentos para a interação so-cial entre os assistidos, seus familiares e a comunidade porque sabemos que os re-sultados imediatos são as

alegrias dos assistidos e de seus familiares, mas há ou-tros benefícios para a sua saúde física e mental”. O médico psiquia-tra, Otávio Teixeira Lopes, explica a importância da interação. “Os pacientes gostam muito de estar jun-tos, de colaborar com os preparativos para a festa e de se vestir a caráter para a Festa Julina. Este envolvi-mento de todos e também o envolvimento de seus fa-miliares e das equipes que os auxiliam só traz benefí-cios para seu tratamento”. O psiquiatra con-ta que há quatro anos trabalha com os pacientes do CAPS-II e diz que con-sidera muito satisfatório o trabalho de todos. “Nós avaliamos o resultado como muito positivo por-que criamos vínculos com os familiares e solicitamos a todos uma participação mais ativa no dia-a-dia com todos os pacientes, uma vez que eles são os primei-ros a manifestar o seu inte-resse em participar”. O assistente Ad-ministrativo do CAPS-II, Alexandre Grilli, também ajudou na organização da Festa Julina e fala de sua satisfação em participar. “Eu estou muito feliz com os resultados que alcança-mos hoje porque é visível a alegria entre os pacientes e seus familiares. Considero que todos os nossos esfor-ços foram recompensados, uma vez que nos mobiliza-mos internamente desde a confecção dos convites, a preparação do local e apro-veitamos para agradecer a todos que contribuíram conosco para que pudés-semos realizar o Arraiá do CAPS-II”.

Otávio Teixeira Lopes, médico psiquiatra do Caps

Sueli Oliveira Amorim, secretária municipal de saúde

Page 8: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 20148 vALE Do rIo DocE

UBAPORANGA - O li-vro Pavilhão dos Escravos foi apresentado pelo es-critor Hélio Amaral em Ubaporanga, na noite de sexta-feira, 18, na Casa de Cultura Dona Lolinha. A concorrida cerimônia de apresentação da obra e sessão de autógrafos contou com a presença do prefeito de Ubaporan-ga, Manassésses, do vice-prefeito Cesarino, da lí-der Cultural Luciene, do historiador e mestre do UNEC (Centro Universi-tário de Caratinga), Cláu-dio Barros, da assessora do IHA (Instituto Hélio Amaral), Conceição de Lana, do incentivador Cultural Luciano Rezen-de, de intelectuais e líde-res culturais da cidade. O convite para a apresentação do livro foi recebido pelo escritor de-pois do sucesso alcançado em seu lançamento em Caratinga, no dia 11 de junho. A APRESENTAÇÃO DO LIVRO Para que a co-munidade de Ubapo-ranga conhecesse o livro Pavilhão dos Escravos, o gestor Cultural Vinicius promoveu e coordenou o evento, abriu a sessão, compondo mesa e deu boas vindas ao escritor Hélio Amaral e aos de-mais participantes. A seguir, o autor explicou ao público que o livro Pavilhão dos Escravos é um diário autêntico do tempo em que ficou no presídio de Recolhimento Tiradentes, 1970 e 1971. “Trata-se este livro de um documento histórico por-que as anotações foram feitas na cela de prisão e levadas para fora quando fui solto, evitando a bru-tal censura daquela épo-ca”, relatou.

Hélio Amaral apresenta livro Pavilhão dos Escravos em Ubaporanga

Noite de autógrafos na Casa de Cultura Dona Lolinha atraiu grande número de pessoas e contou com a presença de diversas autoridades

O autor contou, ainda, que meses mais tarde, em 1970 foi con-denado à revelia (sem jul-gamento) e encarcerado durante quatro meses, de setembro a dezembro no Presídio Tiradentes, SP. “Fui libertado em véspe-ras do Natal, mas voltei a ser preso, em 1971, e desta vez tive julgamento formal, sendo condenado a seis meses de prisão”. O livro “Pavilhão dos Escravos” conta com os relatos de dois diários escritos durante a prisão, que foram escondidos no fundo falso da mala que Hélio Amaral levou para fora da prisão, quando foi libertado.

CONVIDADOS FALAM SOBRE O LIVRO Em seu pronun-ciamento, o professor Cláudio Barros enfatizou a necessidade de se co-nhecer mais sobre as his-tórias ocorridas durante a Ditadura Militar no Bra-sil. “Os brasileiros atraves-saram um período com-plexo, que se iniciou em 1964 e durou até 1982, quando um governo civil foi empossado. Há muitas histórias ainda não revela-

das e muitas delas, infeliz-mente, não chegarão a ser conhecidas pelos leitores justamente porque não temos mais historiadores como o professor Hélio Amaral, que também é um jornalista corajoso, determinado e muito ta-lentoso e que nos oferece esta bela obra”, realçou. A líder cultural Luciene também se pro-nunciou a respeito da obra e do autor. “Esta-mos diante de um livro que vale a pena ler e que tem de chegar às mãos dos nossos jovens leitores para que eles conheçam mais sobre as nuances da vida cultural que tiveram reflexos ora positivos, ora negativos para os intelec-tuais, artistas e autorida-des daquele período de repressão social da Histó-ria e do Brasil”. A Noite de Au-tógrafos teve uma ativa participação da plateia, constituída também de estudantes locais. Todos queriam saber pormeno-res daqueles dias som-brios. O autor relatou pormenores da prisão, dos perigos que sofreu devido ameaças que re-gularmente pesavam con-

tra os presos políticos. A irmã do professor Hélio Amaral, Professora Glória Amaral (Irmã Ana Lúcia) contou detalhes sobre as visitas que fez ao irmão naquela cadeia política. VISITE O INSTITUTO HÉLIO AMARAL Ao final do even-to, o professor Hélio Amaral agradeceu à Casa de Cultura Dona Lolinha pela recepção, bem como ao Vinícius e aos demais componentes da Insti-tuição. “Convidamos as escolas de Ubaporanga a levarem seus alunos para visitarem o Instituo Hélio Amaral, em Caratinga. Este convite é extenso às famílias porque nosso museu e nossa bibliote-ca estão abertos durante a semana e têm entrada gratuita. O acervo que disponibilizamos ao pú-blico contém peças raras e únicas e todas elas des-pertam a curiosidade do público”, argumentou. O Instituto Hélio Amaral está situado à Avenida Monsenhor Aristides Ro-cha, nº 2, Bairro das Gra-ças, Caratinga.

Hélio Amaral na noite de autógrafos (94)

Professor Claudio BarrosSobrevivi para contar a história de

minha prisão, diz escritor

Page 9: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 2014 9vALE Do rIo DocE

Polícia Civil de Inhapim prende homem acusado pelo crime de tráfico de drogas

INHAPIM - A Polícia Civil prendeu em flagrante deli-to pelo crime de tráfico de drogas Fábio Luiz da Sil-va, de 29 anos, conhecido pelo apelido de ‘Bomba’. O autor, que já tem pas-sagem pela polícia, vinha sendo investigado há cer-ca de um mês e foi detido nesta quinta-feira (24/07), na casa dele, que fica no Córrego Santa Clara, zona rural de Inhapim. Segundo a dele-gada, Tatiana Neves, na residência de ‘Bomba’, os policiais civis apreenderam maconha e outros mate-riais usados para a prática de venda de entorpecen-tes. (Super Canal)

CARATINGA - Os alu-nos da Associação KO-RION de Desportos, Jobi Ferreira, Márcio Coelho Xavier e Rosiani Apare-cida Francisco junto com o Professor Weliton de Oliveira Sousa, participa-ram nos dias 18 e 19 de julho do curso de forma-ção para faixa preta reali-zado na UFMG em Belo Horizonte/MG ministra-do pelos grãos mestres Marcelino Soares, João Andrade Batista, Marti-nho Francisco Alvarenga e Vadir Dias de Moura junto com os mestres Marco Túlio, Helisson e Geraldo, onde tiveram a grata oportunidade de aprender mais e observar os grandes exemplos de pessoas que dirigem a Fe-deração de Tae Kwon-Do do Estado de Minas Ge-rais – FTEMG. Segundo Márcio Coelho Xavier foi “valio-sa oportunidade de fazer um curso de preparação de faixa preta, comparti-lhando com outros cole-gas, os ensinamentos dos grandes mestres da FTE-MG. Agradeço a influ-ência do Mestre Marcelo Cardozo em nos possibi-litar tal aprendizado”. Já Rosiani Apare-cida Francisco disse que agradece “muitíssimo ao nosso mestre e amigo Marcelo Cardozo por nos possibilitar tal aprendi-zado, pois sem a ajuda dele jamais teríamos a oportunidade de conhe-cer grandes mestres e exemplo para todos nós, e que também todos os ensinamentos no curso é de suma importância não somente no Tae Kwon-Do, mas também na vida de cada um de nós que é a amizade, respeito, cará-ter e a base de tudo que é

Membros da Associação KORION de Desportos participam de curso de formação

para faixa preta de Tae Kwon-Do

a disciplina”. E de acordo com Jobi Ferreira: “já é a se-gunda vez que tenho a oportunidade de estar na presença dos grãos mes-tres Marcelino Soares, João Andrade e Vandir Dias de Moura junto com o Grão Mestre Chang Seon Lim e noto que eles são exemplos a serem seguidos não somente

como mestres e professo-res mas sim como cida-dãos de caráter, pessoas de respeito mesmo”. Weliton de Oli-veira Sousa também manifestou sua opinião: “acompanho sempre ao Mestre Marcelo nos cursos e exames de fai-xa em Belo Horizonte/MG e agradeço a ele a oportunidade de ver que

o aprendizado nunca se acaba, pois o treino faz a diferença, pois grandes mestres não é apenas ter uma faixa na cintura e sim na capacidade de ensinar aos seus alunos. Agradeço muito todos os conselhos e ensinamen-tos do nosso mestre de Caratinga, Mestre Marce-lo Cardozo”.

Extrato de Segundo Termo de Apostila ao Contrato nº 41/2014-Contratante:Município de Manhuaçu/MG.Contratada:Mila’s Tur Ltda-ME.Registro:Fica acrescentada na Cláusula 5ª, da despesa, a seguinte do-tação orçamentária:020701.201.2200314.051.339039-F218-Secretaria Municipal de Agricultura.Data:15/07/2014.

Extrato de Primeiro Termo de Apostila ao Con-trato nº 85/2014-Contratante:Município de Ma-nhuaçu/MG.Contratada:Lúcio Ferreira Barbo-sa-EPP.Registro:Fica acrescentada na Cláusula 5ª, da despesa, as seguintes dotações orçamentá-rias:20804.1030100464.087-339030- F 363 - Material de Consumo, Fonte de Recursos: 148-Manutenção Estra-tégia Saúde da Família (ESF,S); 20804.1030300474.148-339030- F 474 – Material de Consumo, Fonte de Recur-sos: 149-Manutenção Unidade de Pronto Atendimento (UPA).Data:02/06/2014.

Extrato de Primeiro Termo de Apostila ao Con-trato nº 83/2014-Contratante:Município de Ma-nhuaçu/MG.Contratada:Alan da Silva Barbosa-ME.Registro:Fica acrescentada na Cláusula 5ª, da despesa, as seguintes dotações orçamentárias: 20804.1030100464.087-339030- F 363 - Material de Consumo, Fonte de Recursos: 148-Manutenção Estra-tégia Saúde da Família (ESF,S); 20804.1030300474.148-339030- F 474 – Material de Consumo, Fonte de Recur-sos: 149-Manutenção Unidade de Pronto Atendimento (UPA).Data:02/06/2014.

Extrato de Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº 26/2014-Pregão Presencial nº 08/2014-Contratante:Município de Manhuaçu/MG.Contratada:Distribuidora Lance Certo Ltda-ME.Modificação:Reajuste do preço do produto correspon-dente ao item nº 15 “leite integral UHT-embalagem Te-tra Pak 1 litro” para R$2,35 (dois reais e trinta e cinco centavos).Data:16/04/2014.

Extrato de Terceiro Termo Aditivo ao Contrato de Lo-cação de Imóvel nº 13/2013-Locatário:Município de Manhuaçu/MG.Locador:Espólio de Camillo Felipp Nacif.Modificação:Prorroga prazo até 30 de Junho de 2014.Data:30/05/2014.

Extrato de Terceiro Termo Aditivo ao Contrato de Pres-tação de Serviços nº 205/2013-Pregão Presencial nº 65/2013-Contratante:Município de Manhuaçu/MG. Contratada:Rogério M. Cunha-ME.Objeto:Prestação de serviços de locação e montagem de palcos, sonoriza-ção e iluminação.Modificação:Prorroga prazo até 30 de Setembro de 2014.Data:25/06/2014.

Extrato de Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Prestação de Serviços nº 156/2013-Dispensa nº 09/2013-Contratante:Município de Manhuaçu/MG.Contratada:Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais-IOMG.Objeto:Prestação de serviços de atos de expediente administrativo de pessoal, editais, avisos, adjudicações de processos licitatórios, dispensa e ine-xigibilidade de licitações e outros atos cuja publicidade é exigida por Lei.Modificação:Prorroga prazo até 02 de Julho de 2015.Data:16/06/2014.

Dispensa de Licitação nº 12/2013-Extrato de Pri-meiro Termo Aditivo ao Contrato de Locação de Imóvel nº 160/2013-Locatário:Município de Ma-nhuaçu/MG.Locador:Gilberto Alves Cerqueira.Modificação:Prorroga prazo até 07 de Julho de 2015.Data:07/07/2014.

Extrato de Contrato de Prestação de Serviços nº 139/2014-Dispensa nº 15/2014-Contratante:Município de Manhuaçu/MG.Contratada:Hotel Monte Verde Ltda-ME.Objeto:Prestação serviços de hotelaria com alimentação completa (café da manhã, almoço e jantar), a fim de propiciar o recebimento da Orquestra Sinfôni-ca de Minas Gerais no período de 25 a 26 de Julho de 2014, neste município de Manhuaçu/MG Vigência:Até 15/08/2014.Valor total:R$7.875,00.Data:22/07/2014.

Extrato de Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Fornecimento nº 20/2014-Pregão Presencial nº 08/2014-Contratante:Município de Manhuaçu/MG.Contratada:Amazônia Indústria e Comércio Ltda.Modificação:Reajuste do preço do produto correspon-dente ao item nº 78 “arroz tipo 1” para R$2,33 (dois reais e trinta e três centavos).Data:01/07/2014.

Extrato de Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Prestação de Serviços nº 51/2014-Pregão Presencial nº 022/2014- Contratante:Município de Manhua-çu/MG.Contratada:Alfa Imóveis Construções Ltda.Objeto:Execução de manutenção de pavimento asfálti-co com CBUQ-Concreto Betuminoso Usinado a Quen-te.Modificação:Acréscimo de 24,16% no valor contra-tual.Valor Acrescido:R$59.993,74.Data:14/07/2014.

Page 10: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 201410 zoNA DA MATA

ATOS EDITAIS E SERVIÇOSPREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU MG

ERRATA – Na publicação da Prefeitura Municipal de Manhuaçu, no Jornal Diário das Gerais do dia 25 de julho de 2014, na página 10, ONDE SE LÊ: Dispensa nº 004/2012 LEIA-SE Dispensa nº 005/2013. Márcia Catarina Vargas – Presidente Comissão de Licitação – Manhuaçu, 25 de julho de 2014.

- PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU MG –

– Torna público o resultado de habilitação referente à “TOMADA DE PREÇO 03/2014”, cujo objeto é a Con-tratação de empresa mediante o regime de empreitada global, julgamento menor preço global para execução de obras de reforma do Caic, conforme solicitação da Secretaria Municipal de Educação. Foram habilitadas as empresas Gold Construções Ltda, Construnews Souza e Azevedo Ltda e DNA Engenharia Construtora e Incor-poradora Ltda. Fica marcada a sessão para abertura das propostas de preços para o dia 08/08/2014 às 09hs, na sala de reuniões no Paço Municipal. Informações ine-rentes a presente licitação estarão disponíveis aos inte-ressados na Prefeitura Municipal de Manhuaçu – Setor de Licitações, situada à Praça Cordovil Pinto Coelho, 460 – Centro. Tel. 0xx(33)3332-3713 no horário de 13 às 18 horas. Simone Borel Pinheiro Lopes – Presidente da Comissão Permanente de Licitação. Manhuaçu/MG, 25 de Julho de 2014.

DECRETO N°.: 604, de 23 de Julho de 2014.

“DISPÕE SOBRE A DELEGAÇÃO DE ATRIBUI-ÇÕES NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO MU-NICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANHIJA-ÇU, no exercício das suas atribuições constitucionais e legais, especialmente das que estão previstas no art. 90, inciso IX, e parágrafo único da Lei Orgânica Municipal;Considerando a competência do Prefeito para, median-te decreto, delegar atribuições visando à desconcentra-ção administrativa;Considerando que o Chefe do Poder Executivo deve concentrar-se nas atividades estratégicas do Governo, ca-bendo aos auxiliares direitos o exercício das atribuições de natureza tática e operacional;Considerando que a concentração de atribuições pre-judicial ao funcionamento e à organização do governo, além de ser contrária a tendência verificada nas organi-zações públicas e privadas modernas:

DECRETA:Art. 1°. São delegadas aos agentes públicos ocupantes dos cargos de Secretário Municipal de Administração, Secretário Municipal de Obras, Secretário Municipal de Educação, Secretário Municipal do Trabalho e Desen-volvimento Social, Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Secretário Municipal de Saúde, Secretário Municipal de Fazenda, Secretário Municipal de Planejamento, Secretária Municipal de Cultura e Tu-rismo, Secretário Municipal de Comunicação Social, Se-cretário Municipal de Esportes, Procurador Jurídico do Município e Chefe de Gabinete, no âmbito dos órgãos. que dirigem ou assessoram, as seguintes atribuições:I – Dar solução a requerimentos. reclamações e repre-sentações;II – Deferir ou indeferir, motivadamente, pedidos de aprovação, autorização, permissão, licença e outros do mesmo gênero;III – Expedir atos de homologação:IV – Firmar contratos concernentes a admissão de pes-soal, a licitações em quaisquer modalidades, bem como convênios, termos de parcerias e congêneres;V - Autorizar despesas, observada a legislação pertinen-te:VI - Criar comissões para quaisquer finalidades e desig-nar os seus membros;VII - Instituir e dissolver grupos de trabalho;VIII - Aplicar punições aos servidores públicos munici-pais, dentro dos parâmetros estatutários vigentes;IX - Expedir os atos que e tornem necessários para que os órgãos que dirigem ou assessoram cumpram integral-mente as suas atribuições;X - Efetuar pagamentos:XI - Exercer outras atribuições que lhes sejam eventual e especificamente delegadas, por meio de ato normativo próprio.Art. 2°. São delegadas ainda ao titular da Secretaria Mu-nicipal de Administração as seguintes atribuições.I - expedir atos funcionais de efeito individual, relativos aos servidores públicos municipais, com exceção dos atos específicos de nomeação, exoneração, demissão e dispensa;II - determinar a abertura de sindicâncias e processos administrativos disciplinares.Art. 3º. Aos agentes públicos indicados no art. 1º é ve-dada a subdelegação das competências indicadas neste Decreto.Art. 4°. O presente ato de delegação é revogável a qual-quer tempo pela autoridade delegante.Art. 5°. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamentejustificados, a avocação temporária de competência atri-buída a órgão hierarquicamente inferior.Art. 6°. Este Decreto entra em vigor na data de sua pu-blicação.Art. 7°. Ficam revogadas as disposições em contrário, em especial, o Decreto Municipal n°. 495, de 13 de Fe-vereiro de 2014.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Prefeitura Municipal de Manhuaçu/MG, 23 de Julho de 2014.

Nailton Cotrim HeringerPrefeito Municipal

RUA JOÃO PINHEIRO, 416 - CENTRO - CARATINGA/MG

TEL.: (33) 3321-5223

LAJINHA - Nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2014 ocorrerá a 3ª Feira de Negócios Coocafé. Trata-se de um dos prin-cipais eventos realizados pela cooperativa. Os preparativos para a Fei-ra já começaram há qua-se um ano, logo após o término do evento de 2013, que foi sucesso comercial e institucio-nalmente. Para este ano, es-pera-se resultados ainda melhores. O evento tem tomado grandes pro-porções a começar pelo número de parceiros. Até o momento, já são cerca de 50 parceiros – comerciais e institu-cionais. Duas palestras confirmadas – uma para o público de pecuária e outra sobre o mercado de café. A Feira mante-rá atrações que foram sucesso nos anos an-teriores. E traz ainda grandes novidades, como a 1ª Mostra de Animais Rações Coo-café e encerramento marcado pela Coocafest 2014, com dois shows (Gino&Geno e Banda Calistones) e quatro sorteios (um carro e três motos). O evento irá co-memorar também os 35 anos da Coocafé. Ali-nhada com a visão estra-tégica da cooperativa e com a responsabilidade socioambiental, a 3ª Fei-

Coocafé prepara 3ª Feira de Negócios e Coocafest 2014

Festa Julina da unidade especializada em Saúde Mental aconteceu com a apresentação de quadrilha e comidas típicas para pacientes e familiares

ra será um evento verde, pois terá emissões de carbono neutralizadas. Desde a Assem-bleia Geral deste ano, realizada em março, os cooperados já foram co-municados oficialmente com relação à data de realização da Feira – que este ano ganhou mais

um dia, o sábado. INFORMAÇÕES RELACIONADAS À 3ª FEIRA DE NEGÓCIOS COOCAFÉ. Parceiros: a 3ª Feira de Negócios Coo-café contará com 50 parceiros, entre fornece-dores, concessionárias, instituições financeiras e parceiros institucio-nais. Em 2013, o evento teve cerca de 30 parcei-ros. Local / Público: A 3ª Feira será realizada nas instalações do Ar-mazém Coocafé Areado (Lajinha/MG) e terá en-trada franca. Em 2013, com apenas dois dias de evento, aproxima-damente 5.000 pessoas passaram pelo local. Para este ano, espera-se um público ainda maior. PROGRAMAÇÃO: 14/08 (quinta): 8h30 - Abertura dos portões; 13h – Palestra a Vaca do Futuro (Marcio Ramos); 1ª Mostra de Animais Rações Coocafé duran-te todo o dia; 18h – En-cerramento primeiro dia.

15/08 (sexta): 8h30 – Abertura dos portões; 15h30 – Apresentação do Coral Vozes do Futu-ro; 16h – Palestra Mer-cado de Café (Marcus Magalhães); 1ª Mostra de Animais Rações Coocafé durante todo o dia; 18h – Encerramen-to segundo dia. 16/08 (sábado): 8h30 - Abertura dos portões; 12h – Encerramento da 3ª Feira de Negócios Coocafé. COOCAFEST A Coocafest 2014 ocorrerá também no Armazém Coocafé Areado (Lajinha/MG), porém em local fecha-do, para cooperados, familiares e convidados. Os portões serão aber-tos às 18h do sábado. Em 2013, a Coocafest contou com 10.000 pessoas. Para este ano, espera-se um público ainda maior, pois além da própria tradição que o evento vem ganhan-do, a premiação distri-buída está ainda mais atrativa e as atrações Gino&Geno e Banda Calistones foram muito solicitadas por coopera-dos e familiares.

Page 11: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 2014 11vALE Do rIo DocE

Page 12: Dg 880 sábado 26 de julho 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 201412 ANÚNcIoSLESTE DE MINAS - SábADo, 26 DE JuLho DE 201412C M Y K

zoNA DA MATA

Espaço Cultural Só Arte é inaugurado em Manhuaçu

MANHUAÇU - A Pre-feitura de Manhuaçu, através do Departa-mento Municipal de Cultura e Turismo, inaugurou na última sexta-feira (18) o espaço cultural "Só Arte", que fica na Praça Dr. César Leite. O evento contou com a presença dos ar-tistas plásticos Sirlei e Graça Pimentel, Lean-dro Tomaz e Marcos Coelho Dutra, que ex-puseram suas obras. O prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, comemorou a inauguração do Espa-ço Cultural "Só Arte". "Este é um verdadeiro marco na cultura da nossa cidade. Este será um espaço importante para que os nossos ar-tistas locais e de toda a região possam expor o dom que Deus con-cedeu a cada um deles. Desejo que todos utili-zem este espaço da me-lhor maneira possível e que possamos revelar o talento dos artistas que ainda não tiveram oportunidades. Com essa inauguração, que-remos fomentar ainda mais a rica cultura da nossa região", felicitou o prefeito. A diretora de Cultura e Turismo de Manhuaçu, Mariza He-lena Klein, revelou a satisfação e alegria em inaugurar um espaço voltado para a exposi-ção de obras de arte na cidade. "Quando en-

trei no Departamento de Cultura e Turismo conversei com as fun-cionárias e já de início fizemos o cadastramen-to de vários artistas de Manhuaçu e região. Chegamos à conclu-são de que deveríamos conseguir um espaço para que eles pudessem

expor seus talentos", ex-plicou Mariza. Como o local ainda não tinha um nome, a diretora de-cidiu batizar o espaço como "Só Arte". "A cada 30 ou 60 dias vamos mudar os artistas que irão expor suas obras de arte. Dessa forma

queremos que todos te-nham oportunidade de mostrar seus talentos. Aproveito para agrade-cer de forma especial ao prefeito Nailton Herin-ger e à equipe que me ajudou a transformar este sonho em realida-de", finalizou.