DG Branco 2016-1 - vinilourenco.com · Um branco aromático para todos os dias, com a elegância...

1
D. G. Branco DOC, 2016 CONCEITO Um branco aromático para todos os dias, com a elegância dos vinhos de altitude. ANO DE COLHEITA O ano de 2016 foi complexo. O Inverno e principalmente a Primavera foram mais chuvosos do que a média em todo o Douro. Dezembro e Janeiro foram mais quentes do que a média, conduzindo a abrolhamentos precoces, e os meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio foram mais frios que o normal, refreando o desenvolvimento das plantas. Os restantes meses até Outubro foram muito quentes e secos permitindo maturações fáceis e uvas sãs, mas pouco aromáticas. TECNOLOGIA Esmagamento com desengace total e ligeira prensagem. Fermentação em cuba de inox durante duas semanas, a uma temperatura à volta de 16 °C. Decantação e estágio em cuba de inox. Ligeira colagem e filtração apertada antes do engarrafamento, em Fevereiro 2017. APTIDÕES Para consumir jovem, embora para quem aprecie brancos evoluídos possa ser guardado 3 a 5 anos. CASTAS Viosinho, Rabigato, Gouveio, Malvasia Fina e Moscatel Galego Branco PARÂMETROS ANALÍTICOS Álcool 13,3% | Acidez Total – 5,9 g/L | Acidez Volátil – 0,3 g/L | pH – 3,20. PROVA ORGANOLÉPTICA Cor amarelo citrino de aspecto brilhante. Aroma intenso com notas de frutos tropicais. Na boca apresenta-se equilibrado, muito fresco e com boa estrutura. MODO DE SERVIR Servir a 8 - 10 °C. Sendo um branco para o dia-a-dia é ideal para todos os pratos de marisco, peixe e carnes leves.

Transcript of DG Branco 2016-1 - vinilourenco.com · Um branco aromático para todos os dias, com a elegância...

Page 1: DG Branco 2016-1 - vinilourenco.com · Um branco aromático para todos os dias, com a elegância dos vinhos de altitude. ANO DE COLHEITA O ano de 2016 foi complexo. O Inverno e principalmente

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D. G.

Branco  DOC,  2016  

 CONCEITO Um branco aromático para todos os dias, com a elegância dos vinhos de altitude.

ANO DE COLHEITA O ano de 2016 foi complexo. O Inverno e principalmente a Primavera foram mais chuvosos do que a média em todo o Douro. Dezembro e Janeiro foram mais quentes do que a média, conduzindo a abrolhamentos precoces, e os meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio foram mais frios que o normal, refreando o desenvolvimento das plantas. Os restantes meses até Outubro foram muito quentes e secos permitindo maturações fáceis e uvas sãs, mas pouco aromáticas. TECNOLOGIA Esmagamento com desengace total e ligeira prensagem. Fermentação em cuba de inox durante duas semanas, a uma temperatura à volta de 16 °C. Decantação e estágio em cuba de inox. Ligeira colagem e filtração apertada antes do engarrafamento, em Fevereiro 2017. APTIDÕES Para consumir jovem, embora para quem aprecie brancos evoluídos possa ser guardado 3 a 5 anos.

 CASTAS Viosinho, Rabigato, Gouveio, Malvasia Fina e Moscatel Galego Branco

PARÂMETROS ANALÍTICOS Álcool 13,3% | Acidez Total – 5,9 g/L | Acidez Volátil – 0,3 g/L | pH – 3,20.

PROVA ORGANOLÉPTICA Cor amarelo citrino de aspecto brilhante. Aroma intenso com notas de frutos tropicais. Na boca apresenta-se equilibrado, muito fresco e com boa estrutura.

MODO DE SERVIR Servir a 8 - 10 °C.

Sendo um branco para o dia-a-dia é ideal para todos os pratos de marisco, peixe e carnes leves.