DIA 11/02 | ÀS 15H DIA 18/02 | ÀS 15H30 -...

2
DIA 11/02 | ÀS 15H Sindicato inicia mobilizações para a Campanha Salarial 2016 Reunião de Representantes por Local de Trabalho Indicativo de Assembleia DIA 18/02 | ÀS 15H30 INFORME ESPECIAL | ORGANIZAÇÃO SINDICAL | 1º DE FEVEREIRO DE 2016 Estamos iniciando a jornada de mo- bilizações da Campanha Salarial 2016. Nos últimos anos os/as servidores/as públicos/as municipais de todo o Brasil que integram a Confetam, Confederação dos/as Trabalhadores/as no Serviço Público Municipal da CUT, realizam suas campanhas salariais de modo unificado. Os sindicatos que integram a Confetam/CUT discutiram pautas e problemas comuns dos trabalhadores municipais, os avanços e as dificuldades encontradas, definindo as estratégias e a unificação do discurso como forma de enfrentarmos a conjuntura. Para nós, servidores municipais de Blumenau, o ano de 2015 foi marcado pela ausência de compromisso e respeito, pelo descumprimento de leis, acordos e decisões judiciais por parte do governo do prefeito Napoleão Bernardes. É fato que estamos tendo reflexos devido a grave crise internacional e a instabilidade da política nacional. Que estados e municípios tiveram frustração da receita estimada, se comprometendo com recursos que não entraram nos cofres públicos. Mas os servidores não podem ser penalizados todas as vezes que aconte- cem tragédias climáticas, políticas ou econômicas. Nossos direitos precisam e devem ser respeitados. Precisamos fazer o debate sobre tributação, fiscalização e a sustentabilida- de, para que os municípios recebam os investimentos que serviços e políticas públicas necessitam para a sua execução e seu funcionamento. Com a campanha “Vire o Jogo – É hora de justiça fiscal, desenvolvimento e investimento público” queremos provocar a superação das “velhas desculpas” que os governantes sempre utilizam. Converse com seus companheiros, mobilize seu local de trabalho. PRECISAMOS VIRAR ESSE JOGO.

Transcript of DIA 11/02 | ÀS 15H DIA 18/02 | ÀS 15H30 -...

Page 1: DIA 11/02 | ÀS 15H DIA 18/02 | ÀS 15H30 - Sintrasebsintraseb.org.br/novo/wp-content/uploads/2016/02/Fique... · 2016. 2. 3. · Indicativo de Assembleia DIA 18/02 | ÀS 15H30 INFORME

DIA 11/02 | ÀS 15H

Sindicato iniciamobilizações para a

Campanha Salarial 2016

Reunião de Representantespor Local de Trabalho

Indicativo de Assembleia

DIA 18/02 | ÀS 15H30

INFORME ESPECIAL | ORGANIZAÇÃO SINDICAL | 1º DE FEVEREIRO DE 2016

Estamos iniciando a jornada de mo-bilizações da Campanha Salarial 2016. Nos últimos anos os/as servidores/as públicos/as municipais de todo o Brasil que integram a Confetam, Confederação dos/as Trabalhadores/as no Serviço Público Municipal da CUT, realizam suas campanhas salariais de modo unificado.

Os sindicatos que integram a Confetam/CUT discutiram pautas e problemas comuns dos trabalhadores municipais, os avanços e as dificuldades encontradas, definindo as estratégias e a unificação do discurso como forma de enfrentarmos a conjuntura.

Para nós, servidores municipais de

Blumenau, o ano de 2015 foi marcado pela ausência de compromisso e respeito, pelo descumprimento de leis, acordos e decisões judiciais por parte do governo do prefeito Napoleão Bernardes.

É fato que estamos tendo reflexos devido a grave crise internacional e a instabilidade da política nacional. Que estados e municípios tiveram frustração da receita estimada, se comprometendo com recursos que não entraram nos cofres públicos.

Mas os servidores não podem ser penalizados todas as vezes que aconte-cem tragédias climáticas, políticas ou econômicas. Nossos direitos precisam e

devem ser respeitados. Precisamos fazer o debate sobre

tributação, fiscalização e a sustentabilida-de, para que os municípios recebam os investimentos que serviços e políticas públicas necessitam para a sua execução e seu funcionamento.

Com a campanha “Vire o Jogo – É hora de justiça fiscal, desenvolvimento e investimento público” queremos provocar a superação das “velhas desculpas” que os governantes sempre utilizam.

Converse com seus companheiros, mobilize seu local de trabalho.

PRECISAMOS VIRAR ESSE JOGO.

Page 2: DIA 11/02 | ÀS 15H DIA 18/02 | ÀS 15H30 - Sintrasebsintraseb.org.br/novo/wp-content/uploads/2016/02/Fique... · 2016. 2. 3. · Indicativo de Assembleia DIA 18/02 | ÀS 15H30 INFORME

O QUE QUEREMOS?No próximo dia 11 (quinta-

feira), realizaremos a primeira reunião de representantes por local de trabalho, quando debate-remos a proposta de Pauta de Reivindicações a ser levada para aprovação da Assembleia Geral.

Como nos últimos anos, a nossa pauta é construída de maneira coletiva, envolvendo os locais de trabalho nos debates, nas mobilizações e na definição das estratégias de luta.

Além da pauta geral proposta pela Campanha Unificada da Confetam/CUT, precisaremos avaliar aquelas que foram acorda-das na campanha do ano passado, mas que não foram cumpridas pelo governo. É o caso do PCCS da Saúde, da Hora Atividade da Educação e da Avaliação por Desempenho.

ACORDOS E LEIS NÃO CUMPRIDAS

Um mês antes do recesso de fim de ano, em 16 de novembro, realizamos um dia de protesto após a confirmação de que o governo não cumpriria o acordo da Campanha Salarial.

Embora não tenha sensibili-

zando o conjunto da categoria, a mobilização reuniu cerca de 500 servidores na praça da prefeitura. Um banner de nove metros foi afixado na Ponte de Ferro com os dizeres: DESRESPEITO TOTAL – Napoleão não cumpre acordo, lei e decisão judicial – e os servido-res distribuíram um folheto à população contendo as razões do movimento.

Uma assembleia no final do dia definiu que deveríamos reto-mar as mobilizações no começo do ano, com indicativo de construção de uma grande paralisação já no

início do ano letivo.Outra razão para se antecipar

a Campanha Salarial desde ano vem da lei eleitoral. A legislação proíbe aumento do salário dos servidores públicos, que ultrapas-se a recomposição das perdas salariais, no prazo de seis meses antes da eleição.

A nossa data-base é 1ª de maio. Portanto, tudo que for apro-vado e encaminhado em lei antes do dia 2 de abril não possui impedi-mento legal.

É hora de mobilização. VAMOS VIRAR O JOGO?

Sindicato tem conversado sobre pautas específicascom Secretarias, Fundações e Autarquias

No final do ano passado e no início deste ano, participamos de inúmeros encontros com os gestores de secretárias, funda-ções e autarquias, buscando encaminhar algumas bandeiras históricas.

Além da Semus, temos con-versas encaminhadas sobre Plano de Carreira com a Pró-

Família, o Samae e a Semudes. Também conseguimos enca-

minhar o pagamento do adicional de condução de veículos para motoristas no exercício da função, conforme edital de concurso. Assim como o pagamento retroati-vo do adicional de periculosidade para os vigias, conforme previsto em lei.

Seremos apoiadores e incen-tivadores do Censo Previden-ciário, que será realizado pelo RH da prefeitura e atingirá obrigatoria-mente todos os servidores públi-cos. O recadastramento será uma ótima oportunidade para saber-mos e regularizarmos quem somos e onde estamos lotados no quadro da prefeitura.