Dia de chuvaimages.educacaoadventista.org.br/gestor/files/a7d60d2511945e7288cd... · podemos nos...

2
Prog. Visual Redator C. Pedag. Dep. Arte 23305 - Projeto_de_Leitura_Paradidáticos C. Qualidade CASA PUBLICADORA BRASILEIRA Rodovia SP 127 – km 106, Caixa Postal 34 –18270-000 Tatuí, SP Fone: (15) 3205-8800 – Fax: (15) 3205-8900 E-mail: [email protected] PROJETO DE LEITURA Autoria: Sueli Ferreira de Oliveira Turmas: 2 o ao 6 o ano Disciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e Ensino Religioso Tema: Utilidade da água, sentimentos JUSTIFICATIVA Quando chove, cada pessoa reage de maneira dife- rente. Há quem goste de dormir, de ler, de assistir TV e comer pipoca; outros, não gostam quando chove, pois ficam tristes por causa do “mau tempo” ou porque a chuva os impede de realizar outras atividades. A chuva, porém, é necessária para o nosso planeta. É ela que mantém o solo produtivo, rega as plantas, apaga o pó, diminui o calor, etc. Quando compreendemos a importância da chuva, podemos nos contentar com ela e tirar proveito reali- zando atividades muito interessantes. OBJETIVOS Compreender como ocorre a chuva e seus bene- fícios para o planeta. Identificar atividades interessantes que podem ser realizadas em dias de chuva. Compreender a sabedoria de Deus em fornecer recursos para o equilíbrio do planeta. ATIVIDADES SUGESTIVAS 1. Trazer uma sombrinha ou guarda-chuva para a sala. Questionar: Para que serve esse acessório? Você costuma usá-lo? Em que formas e cores ele pode ser visto? 2. Apresentar o livro. Perguntar: Qual é o título do livro? O que ele lembra? A chuva é boa ou é ruim? Você gosta dos dias de chuva? Sobre o que será que o livro vai falar? Quem é a autora? Você já leu outro livro da autora? 3. Entregar o livro para leitura silenciosa e oral. 4. Debater: Dia de chuva é chato? Por quê? O que você costuma fazer quando chove? Por que chove? É necessário que chova? Se você pudesse fazer uma coi- sa diferente num dia de chuva, o que seria? Qual das atividades, apresentadas no livro, você prefere realizar em dias de chuva? 5. Desenhar como você passa um dia de chuva. Re- alizar a atividade da página 16. 6. Existem outras atividades que se pode realizar nesse dia? Fazer uma lista com a participação dos colegas. 7. Pesquisar como ocorre a chuva e suas conse- quências – boas e más. As chuvas fortes e frequentes podem ser prejudiciais, pois provocam deslizamentos, inundações, entupimento de bueiros devido ao lixo, problemas nos asfaltos e calçamentos. Pesquisar tam- bém sobre a falta de chuva (seca, etc.) 8. Realizar a atividades das páginas 14 e 15, em duplas. Pode recortar e colar, desenhar ou escrever. Apresentar as conclusões aos colegas. 9. Escolher outra atividade e realizar no próximo dia de chuva. Depois, contar aos colegas como foi.

Transcript of Dia de chuvaimages.educacaoadventista.org.br/gestor/files/a7d60d2511945e7288cd... · podemos nos...

Prog. Visual

Redator

C. Pedag.

Dep. Arte

2330

5 - P

roje

to_d

e_Le

itura

_Par

adid

átic

os

C. Qualidade

CASA PUBLICADORA BRASILEIRARodovia SP 127 – km 106, Caixa Postal 34 –18270-000 Tatuí, SPFone: (15) 3205-8800 – Fax: (15) 3205-8900 E-mail: [email protected]

PR

OJE

TO

DE

LE

IT

UR

A

DIA DE CHUVA

Autoria: Sueli Ferreira de OliveiraTurmas: 2o ao 6o anoDisciplinas envolvidas: Ciências, Língua Portuguesa e Ensino ReligiosoTema: Utilidade da água, sentimentos

JUSTIFICATIVAQuando chove, cada pessoa reage de maneira dife-

rente. Há quem goste de dormir, de ler, de assistir TV e comer pipoca; outros, não gostam quando chove, pois fi cam tristes por causa do “mau tempo” ou porque a chuva os impede de realizar outras atividades.

A chuva, porém, é necessária para o nosso planeta. É ela que mantém o solo produtivo, rega as plantas, apaga o pó, diminui o calor, etc.

Quando compreendemos a importância da chuva, podemos nos contentar com ela e tirar proveito reali-zando atividades muito interessantes.

OBJETIVOS• Compreender como ocorre a chuva e seus bene-

fícios para o planeta.• Identifi car atividades interessantes que podem

ser realizadas em dias de chuva.• Compreender a sabedoria de Deus em fornecer

recursos para o equilíbrio do planeta.

ATIVIDADES SUGESTIVAS1. Trazer uma sombrinha ou guarda-chuva para

a sala. Questionar: Para que serve esse acessório? Você costuma usá-lo? Em que formas e cores ele pode ser visto?

2. Apresentar o livro. Perguntar: Qual é o título do livro? O que ele lembra? A chuva é boa ou é ruim? Você gosta dos dias de chuva? Sobre o que será que o livro vai falar? Quem é a autora? Você já leu outro livro da autora?

3. Entregar o livro para leitura silenciosa e oral.

4. Debater: Dia de chuva é chato? Por quê? O que você costuma fazer quando chove? Por que chove? É necessário que chova? Se você pudesse fazer uma coi-sa diferente num dia de chuva, o que seria? Qual das atividades, apresentadas no livro, você prefere realizar em dias de chuva?

5. Desenhar como você passa um dia de chuva. Re-alizar a atividade da página 16.

6. Existem outras atividades que se pode realizar nesse dia? Fazer uma lista com a participação dos colegas.

7. Pesquisar como ocorre a chuva e suas conse-quências – boas e más. As chuvas fortes e frequentes podem ser prejudiciais, pois provocam deslizamentos, inundações, entupimento de bueiros devido ao lixo, problemas nos asfaltos e calçamentos. Pesquisar tam-bém sobre a falta de chuva (seca, etc.)

8. Realizar a atividades das páginas 14 e 15, em duplas. Pode recortar e colar, desenhar ou escrever. Apresentar as conclusões aos colegas.

9. Escolher outra atividade e realizar no próximo dia de chuva. Depois, contar aos colegas como foi.

PR

OJE

TO

DE

LE

IT

UR

A

Prog. Visual

Redator

C. Pedag.

Dep. Arte

2330

5 - P

roje

to_d

e_Le

itura

_Par

adid

átic

os

C. Qualidade

CASA PUBLICADORA BRASILEIRARodovia SP 127 – km 106, Caixa Postal 34 –18270-000 Tatuí, SPFone: (15) 3205-8800 – Fax: (15) 3205-8900 E-mail: [email protected]

PR

OJE

TO

DE

LE

IT

UR

A

10. Escrever uma história sobre um fato que ocor-reu em um dia de chuva.

11. Pesquisar sobre doenças disseminadas quando ocorrem inundações: cólera, leptospirose, etc.

12. Plantar uma horta e, depois de um tempo, dis-

cutir a evolução dela a partir da meteorologia local. Se chove bastante, na medida certa ou menos do que o necessário, observar como isso ajuda ou danifi ca os vegetais plantados.

13. Pedir aos alunos que desenhem ou preparem uma redação sobre o que eles gostariam que chovesse no Brasil (imaginativo: dinheiro, neve, saúde, cores...), se pudessem fazer tal proeza.

14. Ler alguns textos da Bíblia que relatam períodos de chuva. Identifi car em que ocasião choveu e quais foram as consequências.

Gênesis 7: 17-24I Reis 18: 41-46 Êxodo 9: 13, 18, 23, 25, 33-35Mateus 7: 24-27

15. Observar no jornal da escola ou pesquisar na internet a previsão do tempo para a semana. Se pos-sível, observar o mapa e as probabilidades de chuva.

Carmen de SouzaCoordenadora Pedagógica

Casa Publicadora Brasileira

DIA DE CHUVACONTINUAÇÃO

PR

OJE

TO

DE

LE

IT

UR

A