Dia Internacional Da Mulher Vista AtravéS Da Filatelia

4
DIA INTERNACIONAL DA MULHER VISTA ATRAVÉS DA FILATELIA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, teve o seu inicio nos finais do século XIX. Este dia teve a sua origem na época da Segunda Revolução Internacional que se iniciou nos meados do século XIX (c.1850 – 1870). Na (fig. 1) pode-se ver um cartaz Soviético de 1932 alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Na palavras a vermelho lê-se “ 8 de Março “ (manifestação das mulheres contra a escravidão na cozinha) Nas letras a cinza lê-se (Diga Não á opressão e ao conformismo do trabalho doméstico). No dia 8 de Março de 1857, em Nova Iorque as mulheres fizeram várias reivindicações para terem os seus direitos, como por exemplo na industria, houve vários protestos, em relação ás péssimas condições de trabalho e aos baixos salários, sendo muitas das vezes descriminadas, pelo facto de serem mulheres. As Nações Unidas aprovaram uma Lei no ano de 1975, para que o Dia Internacional da Mulher fosse sempre comemorado no dia 8 de Março, lembrando sempre as várias reivindicações das mulheres, lutando sempre pelas descriminações e as violências, que muitas mulheres ainda hoje estão sujeitas em todo o Mundo. Ao longo dos anos houve sempre várias manifestações das mulheres, e no ano de 1908 ficou sempre na Historia, uma manifestação

Transcript of Dia Internacional Da Mulher Vista AtravéS Da Filatelia

Page 1: Dia Internacional Da Mulher Vista AtravéS Da Filatelia

DIA INTERNACIONAL DA MULHER VISTA ATRAVÉS DA FILATELIA

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, teve o seu inicio nos finais do século XIX. Este dia teve a sua origem na época da Segunda Revolução Internacional que se iniciou nos meados do século XIX (c.1850 – 1870).

Na (fig. 1) pode-se ver um cartaz Soviético de 1932 alusivo ao Dia

Internacional da Mulher. Na palavras a vermelho lê-se “ 8 de Março “ (manifestação das mulheres contra a escravidão na cozinha) Nas letras a cinza lê-se (Diga Não á opressão e ao conformismo do trabalho doméstico).

No dia 8 de Março de 1857, em Nova Iorque as mulheres fizeram várias reivindicações para terem os seus direitos, como por exemplo na industria, houve vários protestos, em relação ás péssimas condições de trabalho e aos baixos salários, sendo muitas das vezes descriminadas, pelo facto de serem mulheres. As Nações Unidas aprovaram uma Lei no ano de 1975, para que o Dia Internacional da Mulher fosse sempre comemorado no dia 8 de Março, lembrando sempre as várias reivindicações das mulheres, lutando sempre pelas descriminações e as violências, que muitas mulheres ainda hoje estão sujeitas em todo o Mundo. Ao longo dos anos houve sempre várias manifestações das mulheres, e no ano de 1908 ficou sempre na Historia, uma manifestação em Nova Iorque de 15.000 mulheres exigindo a redução de horário de trabalho, melhores salários, e o direito ao voto. No ano de 1975 foi designado como o Ano Internacional da Mulher, e a secção filatélica dos CTT de Portugal juntaram-se a esta homenagem,

Page 2: Dia Internacional Da Mulher Vista AtravéS Da Filatelia

emitindo uma série de selos intitulada “ 1975 - Ano Internacional da Mulher “. (fig.3)

Na (fig.2) Pode-se ver uma marcha que dá inicio as actividades do Dia Internacional da Mulher no Brasil a 5 de Março de 2005 na cidade de Curitiba.

(fig. 2)

1975 - ANO INTERNACIONAL DA MULHER

(fig. 3)

Desenho: Maria KellImpressão: Offset na INCMFolhas de: 50 selos (5 X 10)Circulação: De 30 DEZ 1975 a 31 DEZ Papel: Esmalte com “F”Denteado 13 ½Cada selo representa o exercício da mulher em varias actividades:No hospital, no campo, no escritório e na Fábrica

Page 3: Dia Internacional Da Mulher Vista AtravéS Da Filatelia

Temos nós, orgulho em tê-las.Mãe, amada, irmã... amicíssimasImpossível não percebê-las.Desde as meigas, às extremistas,Não há quem possa vencê-las.

Como mãe, semeia esperançaComo irmã, espalha fervorSe esposa, há perseverançaSe sofrida, nos causa dorSe trabalhadora, emite confiança,Mas em tudo, cultiva amor.

Mulher, símbolo da vida,Imagem da perfeição.Tantas vezes abatidaPor causa da traiçãoDe alguém que, "enlouquecida"Entregou seu coração.

Com palavras vim demonstrar,Da humanidade a gratidão,Tu mereces compartilharDe toda realização,Pois está sempre a participarDo que enaltece uma nação.Independente do nomeQue você recebeu,É a maior demonstraçãoDe beleza, garra, amor.... fé.Por tudo isso você conquistouO Dia Internacional da Mulher.

Bibliografias Consultadas:

Consulta de várias enciclopédias Catalogo da Afinza – 25 ª Edição – Ano 2009 – Pagelas dos CTT de Portugal

Elaborado por: Américo Rebelo8 de Março de 2010