Dia Mundial Contra a Pena de Morte

2
DIA MUNDIAL E EUROPEU CONTRA A PENA DE MORTE - 10 Outubro “Olho por olho e o mundo acabará cego” - Mahatma Gandhi O dia 10 de Outubro tornou-se sinónimo de um dia de acção e reflexão. “Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história. (...) Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio. A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos” - Vitor Hugo 1876 Portugal foi o primeiro país do mundo a abolir a pena de morte. Actualmente nenhum estado-membro da União Europeia aplica a pena de morte. Quantas mortes ainda serão necessárias para que se saiba que já se matou demais? - Bob Dylan A morte intencional do criminoso não repara o seu crime nem assegura o princípio de retribuição da culpa do crime, na medida em que um morto não pode sentir culpa. Um homicida aos 20 anos pode não ser um homicida aos 80 anos. Com o tempo, as pessoas mudam. E há que dar ao homicida a oportunidade de mudar, apesar do seu crime. Não somos Deus. Se fossemos Deus, saberíamos julgar se a pena de morte se deveria aplicar, ou não. E não sendo Deus, tenhemos dúvidas. E em caso de dúvida, devemos optar pela acção menos radical. O problema de muitas pessoas é pensarem que são Deus.

Transcript of Dia Mundial Contra a Pena de Morte

Page 1: Dia Mundial Contra a Pena de Morte

DIA MUNDIAL E EUROPEU CONTRA A PENA DE MORTE- 10 Outubro

“Olho por olho e o mundo acabará cego”

- Mahatma Gandhi

O dia 10 de Outubro tornou-se sinónimo de um dia de acção e reflexão.

“Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história. (...) Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio. A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos”

- Vitor Hugo 1876

Portugal foi o primeiro país do mundo a abolir a pena de morte.

Actualmente nenhum estado-membro da União Europeia aplica a pena de morte.

“Quantas mortes ainda serão necessárias para que se saiba que já se matou demais?

- Bob Dylan

A morte intencional do criminoso não repara o seu crime nem assegura o princípio de retribuição da culpa do crime, na medida em que um morto não pode sentir culpa.

Um homicida aos 20 anos pode não ser um homicida aos 80 anos. Com o tempo, as pessoas mudam. E há que dar ao homicida a oportunidade de mudar, apesar do seu crime.

Não somos Deus. Se fossemos Deus, saberíamos julgar se a pena de morte se deveria aplicar, ou não. E não sendo Deus, tenhemos dúvidas. E em caso de dúvida, devemos optar pela acção menos radical. O problema de muitas pessoas é pensarem que são Deus.

"Acredito que somente Deus tem o direito de tirar vidas. Nós, como povo, não temos esse direito"

- Richard Gere

Carolina Carreira