Dia mundial de oração 2016

49
DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO 2016. CUBA “Quem receber esta criança em meu nome, a mim me recebe."

Transcript of Dia mundial de oração 2016

DIA MUNDIAL

DE ORAÇÃO

2016. CUBA

  “Quem receber esta criança em meu nome, a mim me recebe."

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO Escrito pelo Comitê do DMO de

Cuba 4, 5 e 6 de março de 2016

“Quem receber esta criança em meu nome, a mim me recebe.”

Prelúdio:

Processional de Entrada:

Mulher anciã (trazendo a Bíblia): 

Mulher adulta jovem (trazendo uma cesta com hortifrutos):

Mulher jovem (trazendo a vela acesa):

Menina 1 (trazendo maracas):

Menina 2: (trazendo um pedaço de cana)

Menina 3 (trazendo em seu rosto um grande sorriso):

Buenos días! Buenas Noches!

165 – HÁ SINAIS DE PAZ E DE GRAÇA

1. Há sinais de paz e de graça neste mundo que ainda é de Deus. Em meio aos poderes das trevas manifestam-se as forças dos céus.

2. A terra, a mover-se no espaço, o sol, a brilhar com fulgor, o arco, estendido nas nuvens — são sinais de que Deus é Senhor.

3. O sinal mais claro e luzente foi erguido por Cristo Jesus: Por amor ao mundo perdido deu a própria vida na cruz.

4. Cidade construída no monte oculta não pode ficar. A luz por Cristo acendida deverá luzir e brilhar.

5. Palavra que diz liberdade, anúncio de paz e perdão, abraço que aceita e sustenta - são luzes na escuridão.

6. Pois ninguém, maldizendo as trevas, vencerá o reino infernal. Só a luz que por Deus foi acesa há de triunfar sobre o mal.

7. Ó povo de Cristo na terra: Não escondas a luz do Senhor! Em todo o teu ser transpareça o bendito sinal do amor!

CONVITE À ADORAÇÃO: Dirigente: Deus da história, gerações inteiras têm enaltecido o Teu nome. 

Participantes: Louvamos tua presença com alegria e nos unimos ao canto das aves, ao sussurro das palmeiras, dos rios e de toda a criação.

Leitora: Jesus, Mestre da sabedoria, fonte dos valores eternos, de onde recebemos amor: Participantes: Louvamos tua presença em nosso meio, ao som do teclado, das maracas e do bongo.

Menina 2: Espírito, santa sabedoria, que te revelaste aos pequeninos e que estás presente hoje em nossos sonhos e esperanças: 

Participantes: Louvamos tua presença em nosso meio e te apresentamos os sonhos dos anciãos, as visões dos jovens e a sabedoria das crianças.

Leitora: Deus de nossa existência, com a pureza de uma criança tu brincas com a vida e a vestes de encanto. Tu sabes fazer de cada dia um milagre e de cada instante um motivo de celebração. 

Participantes: Louvamos teu bendito nome e anunciamos teu Reino. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

436 – CONVITE À LIBERDADE

1. Ó vinde, vós os povos de todas as nações, erguei-vos e cantai com alegria, fazei nos ares soar a nova melodia que Jesus Cristo traz libertação. É tempo de romper a vil escravidão que em vós exercem homens ou idéias, é tempo de dizer que só Deus pode ser o único Senhor da humanidade.

Estr: A verdade vos libertará, sereis em Cristo verdadeiramente livres. Vinde todos, sim, ó vinde já e celebrai com alegria a vossa libertação.

2. E vós, os oprimidos, e vós, os explorados, e vós, os que viveis em agonia, e vós, os cegos, coxos, vós, cativos, sós, sabei que em breve vem um novo dia. Um dia de justiça, um dia de verdade, um dia em que haverá na terra paz em que será vencida a morte pela vida e a escravidão, enfim, acabará.

Estr: A verdade vos libertará, sereis em Cristo verdadeiramente livres. Vinde todos, sim, ó vinde já e celebrai com alegria a vossa libertação.

Oração de invocação:

Menina 1: Deus da vida, tu tens estado presente em todas as gerações. Somos teus filhos e filhas e te recebemos; nós pedimos que inspires esta celebração, assim como inspiraste a humanidade com o nascimento de um pequeno menino, que nos ensinou o milagre do amor. Oramos no nome desse menino – Jesus Cristo. Amém. 

263 – BENDIREI AO SENHOR Bendirei ao Senhor em todo o tempoe em meus lábios seu louvor sempre estará. A minh’alma no Senhor se gloriará, ouvirão os mansos e se alegrarão. Engrandecei o Senhor comigoe exaltemos à uma o seu nome!Busquei o Senhor que me escutoue de todos os temores me livrou.

Confissão de Pecados

Dirigente: Como a “flor borboleta”, que cresce junto aos riachos e necessita do frescor da água para mostrar sua formosura, também nós necessitamos do amor de Deus e do rio de Sua sabedoria. Tenhamos um tempo de confissão em que reconheçamos os momentos em que não temos respondido ao convite para receber este amor de Deus. Unamos nossas vozes para pedir perdão. 

85 – VEM, ESPÍRITO DIVINO

1. Vem, Espírito divino, grande ensinador, vem, revela às nossas almas Cristo, o Salvador.

Estr.: Santo Espírito, ouve com favor!

Em poder e graça insigne, mostra o teu amor.

2. Vem, destrói os alicerces do viver falaz, aos errados concedendo salvação e paz! Estr.: Santo Espírito, ouve com favor! Em poder e graça insigne, mostra o teu amor.

3. Vem, reveste a tua igreja de poder e luz! Vem, atrai os pecadores ao Senhor Jesus!

4. Maravilhas grandiosas outros povos têm; bênçãos venham semelhantes sobre nós também!

Estr.: Santo Espírito, ouve com favor! Em poder e graça insigne, mostra o teu amor.

Responso: Espírito de vida, ouve-nos, dá-nos tua esperança, dá-nos tua força e teu amor. Leitora: Confessamos, Senhor, que não te recebemos quando não respeitamos os direitos da infância, negando-lhes espaço de participação em nossas igrejas, famílias e sociedade. 

Menina 3 – Ajuda-nos a aprender com as crianças a receber o outro e a não fazer acepção de pessoas, mas buscar a reconciliação em nossas comunidades. . 

Leitora – Reconhecemos que nem sempre refletimos a alegria da infância, nem celebramos a plenitude de Deus na diversidade de sua criação. 

Responso: Espírito da vida, transforma-nos, dá-nos tua esperança, dá-nos tua força e amor. 

Leitora - Perdoa-nos quando não abrimos espaços genuínos de diálogo entre diferentes gerações, dando lugar à desconfiança e às lutas de poder, que nos prejudicam. Reconhecemos que não levantamos nossa voz o suficiente para denunciar injustiças como o bloqueio econômico que sofre o povo de Cuba, por mais de 50 anos, e que repercute na saúde e na alimentação, especialmente das crianças. Perdoa-nos quando ignoramos o maltrato diário contra mulheres, crianças e idosos em diferentes situações: na família, no trabalho, na sociedade e na igreja. Responso: Espírito de vida, liberta-nos, dá-nos tua esperança, dá-nos tua força e amor. 

Leitora: Admitimos nossa responsabilidade pelos muros que levantamos, que nos impedem de acompanhar nosso povo, e dar testemunho de nossa fé e esperança. 

Responso: Espírito de vida, perdoa-nos, dá-nos tua esperança, dá-nos tua força e amor. 

Menina 2: Ouçam esta boa notícia: Deus é amor e nos recebe com os braços abertos! Deus escuta, como pai e mãe, a confissão de nossos corações; e por Jesus Cristo nossos pecados são perdoados. Que Deus ponha em nossas vidas a segurança de seu perdão e nos permita caminhar até o Seu Reino. Em nome de Jesus Cristo. Amém. 

Aclamação do Evangelho: “Aleluia, aleluia” 

Leitura do Novo Testamento: Evangelho de Marcos 10.13-16 

Ofertório Líder: Nossas avós nos legaram o valor da entrega e do compromisso com a obra de Deus. É o momento para que, junto às nossas ofertas, lembramos o nosso compromisso para as crianças das nossas entidades que são beneficiadas. Ofereçamos nossas vidas a Deus. 

206 – QUÃO BONDOSO AMIGO É CRISTO

1. Quão bondoso amigo é Cristo! Revelou-nos seu amor e nos manda que levemos

a seus pés a nossa dor. Falta ao coração dorido gozo, paz, consolação? É porque não confiamos tudo a ele em oração.

2. Andas triste e carregado de pesares e temor?A Jesus, refúgio eterno, vai, com fé, teu mal expor!

Teus amigos te

desprezam? Conta-lhe isso em oração, e, por seu amor tão terno, paz terás no coração.

3. Cristo é verdadeiro amigo! Disso prova nos mostrou, quando, para ver remido o culpado, se encarnou. Derramou precioso sangue, para as manchas nos lavar; gozo em vida e no futuro já podemos alcançar!

Oração de gratidão e intercessão: Líder – Deus da alegria, que estás presente nas brincadeiras de infância, a alegria que vem de ti é um dom para ser aceito e compartilhado. 

Participantes: Graças, porque tu és Deus-menino que vem até nós, para estar em nosso meio! 

Leitora: Espírito jubiloso, que permaneces nas coisas simples, nos encontros e nas rotinas de nossas vidas. 

Participantes - Graças, porque podemos receber o Espírito do gozo eterno! 

Menina 3 - Agradecemos-te, ó Deus, pela convivência de várias gerações nos mesmos lares, e pela possibilidade de compartilhar tradições, sabedoria e companhia. Pedimos-te que atues por meio de teu amor que reconcilia e restaura em meio aos conflitos familiares. 

Participantes – Nós te rogamos, Senhor. 

Leitora – Damos-te graças pela atenção que recebe a infância em nosso país e pedimos-te por aqueles que estão esquecidos. Que nossos ouvidos estejam mais atentos às suas vozes para, juntos, crescermos em sabedoria e graça. Participantes – Nós te rogamos, Senhor. 

Menina 1 – Damos-te graças pelos profissionais que têm sido enviados de Cuba para colaborar solidariamente com outros países em áreas como a educação e a saúde, e pedimos-te por seus familiares que sentem sua ausência prolongada. 

Participantes – Nós te rogamos, Senhor. 

Mulher jovem (Liudmila): Damos-te graças porque os jovens podem ter acesso aos estudos e pedimos-te que Tu os acompanhes em sua busca de realização pessoal, inserção social e crescimento profissional. 

Participantes – Nós te rogamos, Senhor. 

Leitora: Damos-te graças porque podemos contar com a sabedoria dos idosos em nossas famílias e comunidades. Pedimos-te que prevaleça o respeito e o cuidado às pessoas mais velhas. 

Participantes – Nós te rogamos, Senhor. 

Mulher adulta jovem (Yamilka): Damos-te graças por tuas provisões diárias de alimento espiritual e material. Pedimos-te que acompanhes as famílias que sofrem por motivo da crise econômica e pela emigração. 

Participantes – Nós te rogamos, Senhor. 

Leitora: Damos-te graças por todas as pessoas que trabalham duramente pelo desenvolvimento social, econômico, cultural e espiritual na ilha de Cuba. Pedimos-te que transformes os muros erguidos com o bloqueio econômico em portas que se abrem para receber. 

Participantes – Nós te rogamos, Senhor. 

Santa Comunhão

Compromisso

Participantes: Com a confiança e a certeza de sermos criaturas amadas por Ti, com um lugar em Teu coração, nós nos comprometemos a: - Ser amáveis e saber perdoar; - Aceitar a cada ser humano, que é único e valioso para Deus; - Manter a esperança em um futuro de justiça e paz; - Receber as crianças para sonhar, rir, dançar, amar sem distinções; Nós nos comprometemos, em nome daquele que nos ensinou a orar, dizendo “Pai Nosso ...” 

Envio - Líder: Irmãos e irmãs, a luz divina nos reúne e nos ensina a receber nosso próximo como recebemos Jesus. Saiamos com o coração impregnado da ternura infantil, da esperança do Reino de Deus, acolhendo as pessoas com amor, ouvindo Jesus dizer: “Ao receber as crianças, vocês recebem a Mim”. 

Bênção – Que Deus nos abençoe e nos envie a receber a infância em oração, fé, constância, compromisso e alegria. Ao despontar de cada dia, em atitude de oração, recebamos sua bênção e acolhamos a missão de cuidar e celebrar o milagre da vida. Amém!