Diapositivo comunicação 2 (3)

17
Comunicação Comunicação Empresarial Empresarial

Transcript of Diapositivo comunicação 2 (3)

Page 1: Diapositivo comunicação 2 (3)

Comunicação Comunicação EmpresarialEmpresarial

Page 2: Diapositivo comunicação 2 (3)

Tipos de ComunicaçãoTipos de Comunicação

A Comunicação não se realiza apenas entre os homens, mas é típica da espécie humana.

No entanto, há muitos outros meios de que o homem se serve para comunicar ideias.

Todos os sinais, além das palavras, que se empregam para indicar sentimentos e atitudes – expressões faciais, gestos corporais, sons diversos – são excelentes meios de comunicação. O seu emprego associado à palavra, é normalmente, muito eficaz para transmitir a intenção do comunicado.

Page 3: Diapositivo comunicação 2 (3)

Comunicação VerbalComunicação Verbal

“Aquilo que se diz”: expressão de ideias, desejos, opiniões, crenças, valores, etc.

Page 4: Diapositivo comunicação 2 (3)

Comunicação VerbalComunicação Verbal

Verbal escritaVerbal escrita

Livros.Livros.Cartazes.Cartazes.Jornais.Jornais.Cartas.Cartas.TelegramasTelegramas

Verbal oralVerbal oral

Diálogo entre duas Diálogo entre duas pessoas.pessoas.Rádio.Rádio.TV.TV.TelefoneTelefone

Page 5: Diapositivo comunicação 2 (3)

Comunicação Não VerbalA comunicação não verbal processa-se através dos gestos, das

posturas, das expressões faciais , das utilizações da voz e do silêncio , do vestuário, dos objectos de que nos fazemos cercar,

da relação que estabelecemos, quer com esses objectos, quer entre nós .

Todas estas formas de linguagens não verbais exprimem e comunicam ideias, sentimentos e emoções, acompanham, reforçam e chegam a substituir a linguagem verbal, delineando significações e conferindo uma vivência mais profunda e autentica à comunicação.

Page 6: Diapositivo comunicação 2 (3)

Comunicação Não Verbal

Podemos cessar a comunicação verbal, simplesmente, não a utilizando. Ao contrário da comunicação verbal que se faz por intermédio de signos discretos, a comunicação não verbal é contínua e ininterrupta. O que significa que não podemos nunca impedir a comunicação não verbal, mesmo que não seja deliberada e intencional.

Page 7: Diapositivo comunicação 2 (3)

Comunicação Não Verbal

Postura Postura

Espaço InterpessoalEspaço Interpessoal

GesticulaçãoGesticulação

Expressão Facial / SorrisoExpressão Facial / Sorriso

Contacto VisualContacto Visual

Page 8: Diapositivo comunicação 2 (3)

GestosGestos

Acompanham a linguagem falada e reforçam a Acompanham a linguagem falada e reforçam a mensagem verbal.mensagem verbal.

Os gestos são aprendidos e estão limitados pela Os gestos são aprendidos e estão limitados pela sociedade e cultura onde estamos inseridos.sociedade e cultura onde estamos inseridos.

Aprendemos a utilizar um código gestual e Aprendemos a utilizar um código gestual e interpretamo-lo. Ajudam a interpretar o conteúdo das interpretamo-lo. Ajudam a interpretar o conteúdo das comunicações, definir os papéis e os desempenhos comunicações, definir os papéis e os desempenhos sociais.sociais.

Page 9: Diapositivo comunicação 2 (3)

PosturaPostura

A forma como nos posicionamos transmite aos outros A forma como nos posicionamos transmite aos outros se estamos interessados em estabelecer contacto ou se se estamos interessados em estabelecer contacto ou se estamos interessados no que eles têm para dizerestamos interessados no que eles têm para dizer

Ex: braços ou pernas cruzadas para longe do outro Ex: braços ou pernas cruzadas para longe do outro indicam desinteresseindicam desinteresse

Uma postura corporal aberta indica relaxamento e Uma postura corporal aberta indica relaxamento e interesse num contacto mais próximointeresse num contacto mais próximo

Page 10: Diapositivo comunicação 2 (3)

Expressões FaciaisExpressões Faciais

Quando comunicamos o nosso corpo também fala. As Quando comunicamos o nosso corpo também fala. As nossas expressões faciais comunicam os nossos nossas expressões faciais comunicam os nossos sentimentos, emoções e reacções, intencionalmente ou sentimentos, emoções e reacções, intencionalmente ou não.não.

Através da nossa expressão facial podemos mostrar Através da nossa expressão facial podemos mostrar respeito ou desrespeito para com os outros.respeito ou desrespeito para com os outros.

Page 11: Diapositivo comunicação 2 (3)

Contacto VisualContacto Visual

É algo muito potente. A sua É algo muito potente. A sua ausênciaausência é é entendida como desonestidade, ansiedade ou entendida como desonestidade, ansiedade ou desinteresse. É também uma oportunidade desinteresse. É também uma oportunidade perdida da nossa parte, pois não conseguimos perdida da nossa parte, pois não conseguimos aperceber-nos das reacções do outro.aperceber-nos das reacções do outro.

Em contrapartida, quando Em contrapartida, quando fazemos contacto fazemos contacto visualvisual transmitimos interesse. Olhar os outros transmitimos interesse. Olhar os outros nos olhos também nos permite, saber do seu nos olhos também nos permite, saber do seu interesse em nós ou em algo que estão a interesse em nós ou em algo que estão a observar.observar.

Page 12: Diapositivo comunicação 2 (3)

SilênciosSilêncios

Fazem parte integrante da comunicaçãoFazem parte integrante da comunicação

Bastante frequentes nas relações interpessoaisBastante frequentes nas relações interpessoais

EmbaraçososEmbaraçosos

Criam um vazio nas relações afectando-asCriam um vazio nas relações afectando-as

Momento de profunda troca de emoções e sentimentosMomento de profunda troca de emoções e sentimentos

Fundamentais, porque para escutar o outro é preciso Fundamentais, porque para escutar o outro é preciso estar em silêncioestar em silêncio

Page 13: Diapositivo comunicação 2 (3)

ToqueToque

Abraço – Abraço – muitas vezes intimida pelo medo de não ser correspondido

Garner (1997) aconselha a resolver este problema através de um aperto de mão, onde colocamos a nossa mão esquerda no ombro direito da pessoa a quem apertamos a mão. Na grande maioria das vezes a outra pessoa irá estender o seu braço esquerdo para nós e abraçar-nos.

Page 14: Diapositivo comunicação 2 (3)

Acenar com a cabeçaAcenar com a cabeça

Permite-nos transmitir aos outros que estamos a Permite-nos transmitir aos outros que estamos a compreender aquilo que estão a dizer e incentiva-os a compreender aquilo que estão a dizer e incentiva-os a continuar.continuar.

Existem algumas pessoas que não usam esta linguagem Existem algumas pessoas que não usam esta linguagem gestual, transmitindo uma mensagem de discordância, gestual, transmitindo uma mensagem de discordância, desinteresse ou confusão relativamente ao assunto.desinteresse ou confusão relativamente ao assunto.

Page 15: Diapositivo comunicação 2 (3)

Sorrir Sorrir

Os três principais tipos de sorriso , segundo Lambert, Os três principais tipos de sorriso , segundo Lambert, são:são:

Sorriso SimplesSorriso Simples - com os lábios fechados e para cima nos - com os lábios fechados e para cima nos cantos – quando sorri para si mesmacantos – quando sorri para si mesma

Sorriso para CimaSorriso para Cima – – com os lábios para cima nos cantos com os lábios para cima nos cantos e aberto – quando sorrimos para outra pessoae aberto – quando sorrimos para outra pessoa

Sorriso LargoSorriso Largo - com os lábios para cima e com os dentes - com os lábios para cima e com os dentes claramente à mostra – quando nos estamos a divertirclaramente à mostra – quando nos estamos a divertir

Page 16: Diapositivo comunicação 2 (3)

Roupa e AdornosRoupa e Adornos

A maneira como nos vestimos comunica algo aos outros, A maneira como nos vestimos comunica algo aos outros, não só através das cores (alegres, garridas ou escuras), não só através das cores (alegres, garridas ou escuras), mas através dos tecidos e do corte utilizado.mas através dos tecidos e do corte utilizado.

Ex: uniformes - através deles sabemos o papel Ex: uniformes - através deles sabemos o papel desempenhado pelo sujeitodesempenhado pelo sujeito

Page 17: Diapositivo comunicação 2 (3)

TempoTempo

É necessário conhecer em relação a cada sociedade ou É necessário conhecer em relação a cada sociedade ou cultura, a sua percepção do tempo, porque o modo cultura, a sua percepção do tempo, porque o modo como este é vivido afecta a comunicação interpessoalcomo este é vivido afecta a comunicação interpessoal..