DIÁRIO DA COSTA DO SOL 28 E 29/04/2013

12
CULTURA Exposição reúne 35 fotografias de estudantes de Casimiro de Abreu | CADERNO D R$ 1,40 Macaé/RJ | Domingo e segunda - feira, 28 e 29 de abril de 2013 | Número 2939 | Ano 10 DIÁRIO DA COSTA DO SOL DIÁRIO DA COSTA DO SOL www.diariodacostadosol.com O Macaé Basquete venceu o XV de Piracicaba por 92 a 80 em jogo disputado na tarde deste sábado no Ginásio Juqui- nha, em Macaé. Com a vitória, o time de Macaé disputa neste domingo o 3º lugar na Copa Brasil Sudeste, às 11 horas, tam- bém no Ginásio Poliesportivo. Este é o último jogo do campe- onato e vale uma vaga na Su- percopa. ADILSON DOS SANTOS Macaé resgata a segurança pública depois de quase uma década de domínio de criminosos Macaé Basquete vence e disputa hoje a vaga inédita na Supercopa ESPORTE WEVERTHON_MANHÃES Policiais e moradores executados levaram o município ao ranking da violência no Estado RUI PORTO FILHO POLÍTICA PÁGINA 08 PÁGINA 06 Comércio de Macaé aquecido para as vendas do Dia das Mães ECONOMIA PÁGINA 05 Uma vasta programação foi elaborada para celebrar o aniversário nesta segunda-feira Parque Nacional de Jurubatiba comemora 15 anos ROSANNA COZZI PÁGINA 03 Trabalho de Garotinho como governador é elogiado durante encontro do PR POLÍTICA GERAL Quissamã estuda implantar Centro de Informações e Dados No dia 15 de outubro de 2011 o 32º Batalhão da Polícia Militar fa- zia a troca do comando, desta vez assumindo o tenente coronel Rami- ro Oliveira Campos. Morador do município, conhecia como nin- guém os problemas enfrentados pela população. Suas parcerias com o governo municipal e estadual ren- deram grandes frutos e os resulta- dos, em menos de um ano, rende- ram elogios e reconhecimento de autoridades políticas e da própria sociedade macaense, que agora se sente mais segura ao andar na ruas. PÁGINA 03 Ocupação da Polícia Militar em comunidades como Nova Holanda trouxe sensação maior de segurança ao moradores Em encontro em cabo Frio, na Região do Lagos, deputado fede- ral Anthony Garotinho, foi rece- bido pelo aliado Alair Correa (PP), prefeito do município. PÁGINA 07 PÁGINA 02 Carapebus investe em coleta de material reciclável CIDADES Com objetivo de preservar a natu- reza e estimular a reciclagem na ci- dade, a prefeitura de Carapebus, atra- vés da secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a FAPERJ, instalou 10 Papa Bag em pontos específicos. Em Rio das Ostras, hipertensos são encaminhados para tratamento CIDADES PÁGINA 02 MAURICIO ROCHA CULTURA Publicação dos 200 anos de Macaé reunirá fotografias das últimas décadas Prefeitura publicará em dois volumes a obra "Nossa história, nossa gente, nosso maior patrimônio". CADERNO D

description

NOTICIÁRIO E CADERNO D

Transcript of DIÁRIO DA COSTA DO SOL 28 E 29/04/2013

CULTURA Exposição reúne 35 fotografias de estudantes de Casimiro de Abreu | CADERNO D

R$ 1,40 Macaé/RJ | Domingo e segunda - feira, 28 e 29 de abril de 2013 | Número 2939 | Ano 10

DIÁRIODA COSTA DO SOLDIÁRIODA COSTA DO SOL

www.diariodacostadosol.com

O Macaé Basquete venceu oXV de Piracicaba por 92 a 80em jogo disputado na tardedeste sábado no Ginásio Juqui-nha, em Macaé. Com a vitória,o time de Macaé disputa nestedomingo o 3º lugar na CopaBrasil Sudeste, às 11 horas, tam-bém no Ginásio Poliesportivo.Este é o último jogo do campe-onato e vale uma vaga na Su-percopa.

ADILSON DOS SANTOS

Macaé resgata a segurança pública depois dequase uma década de domínio de criminosos

Macaé Basquetevence e disputahoje a vagainédita naSupercopa

ESPORTE WEVERTHON_MANHÃES

Policiais e moradores executados levaram o município ao ranking da violência no EstadoRUI PORTO FILHO

POLÍTICA

PÁGINA 08

PÁGINA 06

Comércio de Macaé aquecidopara as vendas do Dia das Mães

ECONOMIA

PÁGINA 05

Uma vasta programação foi elaborada para celebrar o aniversário nesta segunda-feiraParque Nacional de Jurubatiba comemora 15 anos

ROSANNA COZZI

PÁGINA 03

Trabalho deGarotinho comogovernador éelogiado duranteencontro do PR

POLÍTICA

GERAL

Quissamã estudaimplantar Centro deInformações e Dados

No dia 15 de outubro de 2011 o32º Batalhão da Polícia Militar fa-zia a troca do comando, desta vezassumindo o tenente coronel Rami-ro Oliveira Campos. Morador domunicípio, conhecia como nin-guém os problemas enfrentadospela população. Suas parcerias como governo municipal e estadual ren-deram grandes frutos e os resulta-dos, em menos de um ano, rende-ram elogios e reconhecimento deautoridades políticas e da própriasociedade macaense, que agora sesente mais segura ao andar na ruas.

PÁGINA 03Ocupação da Polícia Militar em comunidades como Nova Holanda trouxe sensação maior de segurança ao moradores

Em encontro em cabo Frio, naRegião do Lagos, deputado fede-ral Anthony Garotinho, foi rece-bido pelo aliado Alair Correa (PP),prefeito do município.

PÁGINA 07

PÁGINA 02

Carapebusinveste em coletade materialreciclável

CIDADES

Com objetivo de preservar a natu-reza e estimular a reciclagem na ci-dade, a prefeitura de Carapebus, atra-vés da secretaria de Meio Ambiente,em parceria com a FAPERJ, instalou10 Papa Bag em pontos específicos.

Em Rio das Ostras,hipertensos sãoencaminhadospara tratamento

CIDADES

PÁGINA 02

MAURICIO ROCHA

CULTURA

Publicação dos200 anos de

Macaé reuniráfotografias das

últimas décadasPrefeitura publicará em

dois volumes a obra"Nossa história, nossa

gente, nosso maiorpatrimônio". CADERNO D

02 DIÁRIO DA COSTA DO SOL DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013

Principal objetivo da campanha é alertar as pessoas para a gravidade da hipertensão,principal causa de morte em Rio das Ostras no ano passado

Campanha de prevenção em Rio das Ostrasencaminha hipertensos para tratamentoAções continuam na próxima semana nas unidades de saúde em todo o município

CIDADESAtualmente o Programa Municipal de Combate àHipertensão e Diabetes - Hiperdia atende a 12 milpessoas, cerca de 10% dos moradores da cidade.“

MAURICIO ROCHA

Carapebus investe em coleta de materialreciclável para preservar o meio ambiente

Prefeitura instalou 10 Papa Bag em pontos específicos da cidade para que a população deposite o material

ODILON MIRANDA

Quissamã com mais de 60 vagas paratrês cursos profissionalizantes gratuitos

ADILSON DOS SANTOS

CARAPEBUS QUISSAMÃ

RIO DAS OSTRAS

Cursos são oferecidos em conjunto com o Senai-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Marinha

Marcando o Dia Nacionalde Prevenção e Combate àHipertensão, 26 de abril, aSecretaria de Saúde de Riodas Ostras foi às ruas orien-tar a população. Em estandemontado no Centro, a equi-pe aferiu a pressão da popu-lação, identificando pessoashipertensas e encaminhando-as para tratamento na redebásica de saúde. Ações con-tinuam durante a próxima se-mana.

Segundo a coordenadorado Departamento de Progra-mas de Saúde, Andrea Via-na, o principal objetivo dacampanha é alertar as pesso-as para a gravidade dessa do-ença, que mata silenciosa-mente.

"Queremos identificar oscasos precocemente e enca-minhar as pessoas paraacompanhamento de saúdena nossa rede. Os casos maisgraves são encaminhados aocardiologista. A hipertensãoé a doença que mais mata noBrasil e também foi a princi-pal causa de morte em Rio

das Ostras no ano passado",explica Andrea Viana.

Atualmente o ProgramaMunicipal de Combate à Hi-pertensão e Diabetes - Hiper-dia atende a 12 mil pessoas,cerca de 10% dos moradoresda cidade. Porém a Secreta-ria de Saúde acredita que onúmero de hipertensos sejabem maior na cidade, che-gando a 30% da população.

"Acho ótima a iniciativa daPrefeitura. Já aferi a minhapressão e vi que está nor-mal. Assim, fico mais tran-quilo. Muita gente não dáimportância à saúde, sóquando já não tem mais jei-to mesmo. Não custa nadaparar aqui, por cinco minu-tos, para ver como está apressão e se tratar", opinaReginaldo Santana, de 46anos, morador do Liberdade.

Campanha - A campanhacontinua na próxima semana,nas unidades de saúde, comatividades físicas, palestras,distribuição de folheto e batepapo entre os profissionais desaúde e a população.

A poluição constante dosrios, do solo e do ar estão cau-sando muitos efeitos nocivosà nossa saúde e ao meio am-biente. Com o objetivo de pre-servar a natureza e estimulara reciclagem na cidade, a pre-feitura de Carapebus, atravésda secretaria de Meio Ambi-ente, em parceria com a Fun-dação de Amparo e Pesqui-sas do Rio de Janeiro - FA-PERJ, instalou 10 Papa Bagem pontos específicos com afinalidade de recolher materi-al reciclável como vidro eplástico, que serão encami-nhados para a reciclagem.

Júlio Henrique da Silva deSouza, morador o bairroUbás, é o responsável por re-colher todo o material depo-sitado no Papa Bag, que sãoos pontos de coleta de mate-rial reciclável. Após o reco-lhimento todo o material éencaminhado para empresasresponsáveis em Campos eno Rio de Janeiro, onde é fei-to o primeiro preparo antesde encaminhá-los para as fá-

bricas, onde será transforma-do em um novo material.

Na natureza todas as plan-tas e animais mortos apodre-cem e se decompõem. Sãodestruídos por larvas minho-cas, bactérias e fungos, e oselementos químicos que elescontém voltam à terra. Po-dem ficar no solo, nos maresou rios e serão usados nova-mente por plantas e animais.É um processo natural de reu-tilização de matérias, sendoum interminável ciclo. O quenão acontecem com materi-ais como vidro, plástico, pa-pel, metal, baterias usadas,borracha, entre outros quedescartado de forma indevi-da danificando o meio am-biente.

O secretário de Meio Am-biente, Sebastião BatistaMessa, solicita a colaboraçãode toda a população para de-positar vidro e plástico noPapa Bag. "A princípio esta-mos recolhendo somente vi-dro e plástico, favor não co-locar material orgânico (res-

to de alimentos).Muitos ma-teriais podem ser reaprovei-tados, como o plástico, vidro,papel e metais, podem sertransformados em produtosnovos, com um custo bemmais baixo ao consumidor.Por isso, prefira sempre ad-quirir produtos em embala-gens recicláveis. Elas econo-mizam energia elétrica, po-luem menos e utilizam me-nos recursos naturais não re-nováveis para a sua fabrica-ção", destacou o secretário.

Os Papa Bag estão instala-dos no Morro Oscar Brito, napraça Frei Baltasar, na praçade Alimentação, Ubás, Hos-pital, Praça Cordeiro, Altodo Caxanga, Baixada, Roda-gem e Escola Camboim emUbás.

A reciclagem do lixo as-sume um papel fundamentalna preservação do meio am-biente, pois, além de diminuira extração de recursos natu-rais ela também diminui oacúmulo de resíduos nas áre-as urbanas.

As diretrizes do gover-no Octávio Carneiro decolocar em prática açõesque possam interferir po-sitivamente na qualidadede vida da pulação quis-samaense, com a qualifi-cação profissional e par-cerias que viabilizam odesenvolvimento do mu-nicípio, estão em anda-mento. Por intermédio dasecretaria de Desenvolvi-mento Econômico e Ur-banismo, o departamen-to de Trabalho e Rendaestá com vagas abertaspara três cursos profissi-onalizantes (gratuitos),em conjunto com o Se-nai-Serviço Nacional deAprendizagem Industriale Marinha do Brasil.

Nos dias 29 e 30 destemês os interessados noscursos de auxiliar admi-nistrativo (30 vagas) e ele-tricista predial de baixa

tensão (30 vagas) devemcomparecer ao setor de Tra-balho e Renda localizado narua Conde de Araruama nº425 (Centro). Para se ma-tricular no curso de auxili-ar administrativo (carga ho-rária 160h) é necessário queo candidato tenha idade mí-nima de 17 anos e estar cur-sando ou concluído o ensi-no médio. A idade mínimapara os interessados no cur-so de eletricista de baixatensão (carga horária 460h)é 18 anos e ensino funda-mental completo. As aulascomeçam no dia 13 demaio, na Escola MunicipalProfessora Tãnia Regina.Informações complementa-respodem ser obtidas pelotel: 27689300 (ramais:9343e 9435).

A responsável pelo postodo Sine-Sistema Nacionalde Empregos, em Quissa-mã, Carla Nezita, avalia que

todas as vagas devem serpreenchidas.

- O jovem e população, deuma forma geral, reconhe-cem que o investimentopessoal em qualificação épreponderante para um bomposicionamento no compe-titivo mercado de trabalho- observa a responsável peloposto do Sine.

Outra opção é o curso deformação de aquaviários.Com organização da Mari-nha do Brasil é destinadoà capacitação de marinhei-ros axiliares de convés emáquinas. O processo deseleção foi iniciado no dia24 e vai até 17 de maio. Nomomento da inscrição serágerada uma Guia de Reco-lhimento da União, no va-lor de R$ 8. O pagamentodever ser feito em uma ins-tituição bancária. A provaestá marcada para o dia 26de maio.

Deputado federal destaca que grupo político saiu fortalecido nas últimas eleições, mas com maiores responsabilidades e também desafios

Trabalho de Garotinho como governador éelogiado durante encontro do PR na RegiãoPrefeitos de Cabo Frio e Araruama manifestaram reconhecimento ao deputado de Campos

POLÍTICAAs reuniões regionais seguem sendo realiza-das pelo Estado. Ontem, foi a vez de Cordeiro

pela manhã e e Angra dos Reis à tarde.“

DIVULGAÇÃO

REUNIÃO

O PR realizou na últi-ma sexta-feira, em CaboFrio, na Região dos La-gos , mais uma reuniãopreparatória para o Con-gresso Estadual do parti-do, no próximo dia oitode junho, no Rio de Ja-neiro. No salão principalda Sociedade MusicalSanta Helena, completa-mente lotado, o presiden-te regional da legendarepubl icana, deputadofederal Anthony Garoti-nho, fo i recebido peloaliado Alair Correa (PP),prefe i to do munic ípio ,além de dezenas de lide-ranças e outros prefeitosda região.

Garotinho destacou queo grupo pol í t ico sa iumais fortalecido nas úl-timas eleições, mas commaiores responsabilida-des e desafios. Segundoele , as duas pr incipaisc idades da Região dosLagos, com as vitórias deAlair , em Cabo Frio, eMiguel Jeovani (PR), emAraruama, "são provasdas dificuldades que osnovos governos enfren-tam para reorganizar amáquina pública, que vi-nham sendo administra-das por outros grupos".

Alair reforçou sua con-dição para disputar a re-eleição em 2016 e elo-giou o trabalho de Garo-tinho na região como go-vernador. "Minha eleiçãoteve o braço forte do Ga-rotinho, que nos deu to-

tal apoio, fazendo as por-tas de Cabo Frio se abri-rem novamente para nós.Hoje eu retribuo e digoque as portas de Cabo Frioestão abertas para ele.Como governador, ele re-alizou muito e a popula-ção não pode esquecer",afirmou.

Miguel Jeovani tambémreforçou as manifes ta-ções de reconhecimentode Alair. "Em Araruamaforam diversas obras dei-xadas pelos governos docasal Garotinho e agorahá uma grande expecta-tiva pelo retorno dele aoPalácio Guanabara. Elepode a té por qualquermot ivo dizer que nãoquer ser candidato, o quenão acredi to , mas umacoisa é fato: a populaçãode todo o Estado quer oGarot inho e não temcomo voltar atrás", desta-cou Miguel.

Em seu discurso Garo-t inho lembrou que nacampanha de 2010,quando se elegeu deputa-do federal com quase 700mil votos, teve na região68 mil votos , sendo 12mil em Cabo Frio, ondefoi o mais votado. Pores ta razão agradeceu apopulação e destacandoainda que não tinha na-quele momento ainda oapoio de Alair Corrêa.

O líder do PR citou doisexemplos de realizaçõesna região quando eragovernador, "como as

DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013 DIÁRIO DA COSTA DO SOL 03

obras de saneamento e ur-banização que mudaram acara do Jardim Esperançae a duplicação da RodoviaRJ-140, entre São Pedroda Aldeia e Cabo Frio,

com a ponte sobre o Ca-nal do Itajuru, que nãoapenas melhorou o acessocomo revitalizou a Lagoade Araruama por conta dovão enorme na ponte que

permitiu a renovação eoxigenação da água".

As reuniões regionais se-guem sendo realizadas peloEstado. Ontem, foi a vez deCordeiro pela manhã e e

Fusão do PPS com PMN que criou MD deixou presidentee vereador da Câmara Municipal de Macaé sem partido

LUÍS ERNESTO FILHO

Quissamã estuda implantação deCentro de Informações e Dados

PARTIDOS QUISSAMÃ

A recente fusão do PPS como PMN, que originou umnovo partido no Brasil, o MD,pode ter conseqüências nocenário político regional. EmMacaé, mais especificamente,por exemplo, dois vereadoresestão sem partido desde en-tão. Isso porque, a criação danova sigla não filia automati-camente quem pertencia àsantigas fileiras do PPS. Comisso, Dr. Eduardo e WelberthRezende, vão precisar definirum novo rumo partidário -caso não queiram embarcar narecém-criada legenda.

Por telefone, o presidente daCâmara de Macaé confirmouo que já havia dito em outraocasião à coluna ENTRELI-NHAS: a forma como foi con-duzida a fusão entre os parti-dos e a postura de Roberto Frei-re o desapontou. "Após o feri-ado, vamos reunir com Wel-berth e outros companheirosantigos do PPS, para decidir oque fazer", adiantou Dr. Eduar-do, sem esconder a decepção ea possibilidade de ingressar emum outro partido. Aliás, convi-tes já foram feitos.

Mesmo que de maneira in-formal, o PSB, o PT e o PMDBdemonstraram interesse em

ter o presidente do Legislativocompondo seus quadros. Entre-tanto, Dr. Eduardo disse que omomento é de analisar com cal-ma qualquer possibilidade, atéporque não há necessidade, se-gundo a legislação eleitoral, queos vereadores se filiem neste mo-mento. Além disso, o parlamen-tar deixou claro que é precisoouvir os companheiros para quea decisão seja tomada conjun-tamente e abrigue também aoscorreligionários.

Faltando cerca de um ano emeio para a Eleição para depu-

tado e governador, o presidentede uma das Câmaras Municipaismais importantes - política e fi-nanceiramente - do Estado aca-ba ficando numa situação privi-legiada. Mesmo assim, Dr.Eduardo afirmou que a condu-ção do Legislativo vai continu-ar pautada pelo desenvolvimen-to social e econômico do muni-cípio. "Não misturo as coisas.Vamos decidir nosso rumo par-tidário, mas tocando com serie-dade e responsabilidade a pre-sidência da Câmara", explicou.

Nem mesmo o deputado

O prefeito de Quissamã,Octavio Carneiro, partici-pou esta semana de umaentrevista com o gerenteadministrativo do Centrode Informações e Dados deCampos dos Goytacazes-CIDAC, o economista Ra-nulfo Vidigal. Tambémparticiparam do encontro osecretário de Fazenda, Nil-ton Pinto, a secretária deGoverno, Ana Alice deBarcelos, o coordenador deInfraestrutura Rogério Paese o vereador Dr. RonaldoCosta (PSC). Na oportuni-dade, Ranulfo falou sobreas atribuições do CIDAC esua operacionalidade.

Ainda na pauta, foi fo-mentada a possibilidade daelaboração de um órgãomunicipal com as mesmasatribuições, em Quissamã.Na cidade vizinha (Cam-pos), o CIDAC foi implan-tado com o intuito de ser oator gerenciador das infor-mações produzidas sobre omunicípio.

Hoje, o CIDAC, atua noassessoramento direto daPrefeitura, contribuindopara a implementação deuma relação mais pontuale dinâmica entre o poderpúblico e a sociedade, atu-ando no suporte em Tecno-logia da Informação-TIpara toda a estrutura admi-nistrativa municipal, coor-denando programas e ori-entando ações e decisõesestratégicas, além de forne-cer dados e informaçõessobre a cidade e regiãopara toda a sociedade aca-dêmica e científica, im-prensa e investidores.

O vereador Dr. Ronaldorevelou que após visitar asinstalações em Campos so-licitou audiência com o pre-feito Octavio Carneiro, naqual foi entregue um termode cooperação para queQuissamã possa receber,gratuitamente, todo supor-te tecnológico adotado oudesenvolvido em Campos.

"É uma iniciativa impor-tante para que o municípiopossa, gradativamente, agi-lizar suas ações e centrali-zar suas informações como objetivo de conhecer ossetores que necessitam deinvestimentos", avaliou overeador.

Daniel Galvão Prefeito OctavioCarneiro recebeu

termo de cooperaçãodo CIDAC-Campos

Comte Bittencourt decidiuo que fazer. Segundo in-formações, o então presi-dente regional do PPSnão está convicto sobresua filiação ao MD. Naúltima sexta-feira, Dr.Eduardo e Comte tenhamreunião agendada no Riosobre o assunto. Contu-do, por conta de um im-previsto, o presidente daCâmara de Macaé teve deadiar o encontro quedeve acontecer ainda nes-te início de semana.

Dr. Eduardo afirma que decidirá sobre o rumo partidário, mas ainda analisa com calma as propostas

Angra dos Reis à tarde.Além de Alair e Miguel, es-tiveram presentes ao ato emCabo Frio o deputado fede-ral Geraldo Pudim (PR) eoutras lideranças do partido.

DIÁRIOda Costa do Sol

E L MIDIA EDITORA LTDACNPJ: 09298880/0001-07

Redação: Av. Rui Barbosa, 1453 - Centro - Macaé - CEP 27915-010IMPRESSÃO:Av B s/n / São José do Barreto Macaé - Rio de Janeiro

Painel Diá[email protected]

em alta em baixa

CIRCULAÇÃO:Macaé, Rio das Ostras, Búzios, Cabo Frio, Carapebus,Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu e Quissamã

04 DIÁRIO DA COSTA DO SOL

DIRETOR ADMINISTRATIVO: DÉBORA RIBEIRO - [email protected] EDITOR CHEFE: DANIEL GALVÃO ([email protected])EDITORA-ADJUNTA: CRIS ROSA ([email protected]) - EDITOR-ADJUNTO: WESLEI RADAVELLI ([email protected])

DIAGRAMAÇÃO: BERNADETE F. GUIMARÃES e FERNANDO VITOR MARQUES DA SILVA

VITOR NANTES

Campos proíbe uso de fogose sinalizadores em lugares fe-chados.

Aeroporto 2772 - 0950Alcoólicos Anônimos 2772 - 4202Ampla 0800- 24022Capitania dos Portos de Macaé 2772 - 1889Cartório Eleitoral - Zona 109 2772 - 9214Cartório Eleitoral - Zona 254 2772 - 2256Corpo de Bombeiros 193Conselho Tutelar 2762 0405Conselho TutelarPlantão Noite 22 9879 5521 / Disque 100Defesa Civil 199Delegacia de Polícia 2762 0620Delegacia de Polícia Federal 2762 0820Delegacia da Mulher 2772-0620 Ramal 34Juizado Criminal 2757 9346Juizado Pequenas Causas 2757- 93413ª Vara Civil 2757 93511ª Vara Familiar 2757 93752ª Vara Familiar 2757 9380Guarda Municipal 2773 0440HPM 2773-0061Hospital São João Batista 2796-1500 / 2796-1505Polícia Militar – Rádio Patrulha 190 / 2762 0052Prefeitura de Macaé Geral: 2791 9008Pronto Socorro 2762-0192Pronto Socorro - Parque Aeroporto 2762-7095Pronto Socorro Pediátrico (Asilo) 2762-0340Rodoviária - Administração 2762-0987Telegrama Fonado 0800-5700100Iluminação Pública 0800-7277173Táxis Rodoviária 2762-1510

GUIA DO LEITORJORNAL DIÁRIO DA COSTA DO SOLTelefone: (22) 2762-5175e-mail: [email protected]

TELEFONES ÚTEIS:

@diariocs

/diariodacostadosol

Acidentes na BR-101, emCampos, fazem novas vítimas-fatais.

91 DiasDiasDiasDiasDiasDiasDiasDiasDiasDias

Eduacação em Foco

Artigo

Márcio Coelho Pires*

Como avaliar um aluno duranteo ano letivo? Essa é uma perguntaque tem merecido destaque nasreuniões e debates entre educado-res de um modo geral. Existemcorrentes distintas sobre a melhormaneira de se avaliar. Algumastendências pedagógicas estão,cada vez mais, ganhando força ese consolidando em várias esco-las do país. Essas tendências de-fendem o sistema de avaliação doaluno como "um todo", ou seja, oaluno é observado em todos os as-pectos de sua vida estudantil, se-jam de ordem comportamental e,até mesmo, envolvendo pequenosdetalhes de sua postura em sala deaula. O professor avalia sistemati-camente esse aluno e, consequen-temente, atribui um conceito ava-liativo que engloba vários itens deobservação: comportamento, par-ticipação, atitudes, material esco-lar, assiduidade, pontualidade, res-peito, etc... Então, surge o seguin-te questionamento:: - e a avaliaçãodo conteúdo deste aluno ? Eis aquestão. Tem escolas que estão,definitivamente, abrindo mão deaplicar provas em seus alunos.Assim, como fica a escola nessahora? Qual a real filosofia dessaescola quando adota esse proce-dimento? "A escola quer aprovar

todo mundo ou não quer reprovarninguém?". Simplesmente nem aspróprias escolas sabem como res-ponder essa questão, exceto al-gumas escolas particulares onde,inevitavelmente, tem no quanti-tativo sua grande força de sus-tentação da sobrevivência, en-tão, reprovar pode representar aperda de uma fatia considerávelno orçamento financeiro, prin-cipalmente, levando-se em con-sideração que existem algunscasos onde irmãos freqüentam amesma escola. A grande preo-cupação diz respeito, essencial-mente, ao fato de que a maiorparte dos alunos que concluemo ensino médio tem a expectati-va de prestarem o vestibular e,assim, serem submetidos às pro-vas de avaliação de conteúdo,que por sinal representam um enor-me grau de dificuldade para osalunos de hoje em dia. Por quê?Simplesmente porque a "maioria"desses alunos não querem efetiva-mente nada com os estudos. Temalunos que fazem uma prova (oumelhor, não fazem) e tiram 0(zero), numa demonstração da to-tal falta de interesse, e sabe comoreagem? - ficam sorrindo e jogama prova no lixo. O que me propo-nho a expor é quanto ao fato deque as escolas deveriam, sim, es-tar preocupadas com a qualidade

Com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento e proporcionar mais confortoaos usuários do Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Lagomar, uma dasduas equipes de saúde do bairro - denominada Equipe A - ganhou nova sede estasemana. As duas equipes atuavam no mesmo espaço. A equipe A atua agora noprédio anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), chamado de Clínica daFamília. Cerca de 1,8 mil famílias são cadastradas na Equipe A, que conta commédico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem e agentes comunitáriosde saúde. Objetivando um atendimento complementar especializado uma vez porsemana, é feita consulta de pediatria e ginecologia. A equipe B continua com sedena Rua W 16.

Moradores de Rio das Ostras já podem realizar prova dedireção pelo Detran na cidade

A Secretaria de Transportes Públicos de Rio das Ostras, em parce-ria com o Detran - RJ, inaugura no próximo dia 8, uma aérea na qualpassarão a ser realizadas as provas de direção veicular. Neste dia, osexames, que serão sempre aplicados pela equipe do Detran, come-çam a partir das 9h. A área está situada na Rua Elizete Cardoso, noentorno do Loteamento Jardim Campomar. Cerca de 500 candida-tos por mês serão beneficiados com a realização do teste na cidade.Os inscritos devem chegar ao local do exame com 1 hora de antece-dência, apresentando documento de identidade.

MAURICIO PORAO

Moradores e turistas já podemtransitar livremente pelas

calçadas de Cabo Frio.Comerciantes e proprietários de

imóveis aprovaram a nova ordempública implantada pela prefeitura

desde os primeiros dias de 2013.Em todo o município, é possível

ver técnicos e operáriostrabalhando para retirar

construções irregulares queavançavam sobre as calçadas e,

em muitos casos, obrigavam opedestre a caminhar pela rua ou

avenida. Equipes da Fiscalização ePostura de Cabo Frio tem

percorrido diariamente todos osbairros do município para orientar

comerciantes e moradores queainda mantém algum tipo de

obstáculo na calçada.

Triplica número de estrangeiros refugiados no BrasilNos últimos três anos, o número de estrangeiros que solicitaram

refúgio ao governo brasileiro cresceu 254%. Em 2010 foram feitas566 solicitações à Polícia Federal e, em 2012, esse número saltoupara 2.008 pessoas. Os dados sobre pedidos de refúgio ao Brasilforam apresentados hoje (26) pelo presidente do Comitê Nacionalpara os Refugiados (Conare), Paulo Abrão, e pelo representante daAgência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Andrés Ra-mirez. Até abril de 2013, a população de refugiados no Brasil so-mava 4.262 de estrangeiros. A grande maioria é de migrantes deAngola e da Colômbia - 1.060 e 738 refugiados, respectivamente.

DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013

*Professor

de ensino, envolvendo aplicaçãode simulados, baterias de exercí-cios, criar rotinas de estudos paraseus alunos, com obrigatoriedade,incentivando-os, inclusive, paracriação de texto, muita leitura, vol-tar a época em que a redação ti-nha peso significativo na avalia-ção e buscar todos os meios pos-síveis que venham a conscientizá-los da importância dos estudos.Fico impressionado quando vejoos erros absurdos que os alunoscometem na hora que escrevem(tenho saudade do tempo em queàs provas eram todas copiadas pe-los alunos numa folha de papelalmaço). Na matemática, tenho aconvicção que, no mínimo, 80%de uma turma não sabe fazer umaconta de dividir com vírgula e, es-crevo isso com pesar, afinal decontas tem alguns professores re-cém formados afirmando que atabuada não é mais imprescindí-vel por força da nova metodolo-gia pedagógica, chamada constru-tivismo. E assim o país vai indo,vai indo, vai indo e não chega, nãochega, não chega.

"Se é verdade que quando umnão quer dois não brigam, tambémé verdade que se um não quer doisnão ficam juntos". Maria TerezaMaldonado.

O perfil do investidor contemporâneo

Artigo

Acumular reservas financeirasno Brasil é uma tarefa um tanto de-safiadora. A participação do go-verno e os gastos correntes de umafamília por vezes consomem todosos rendimentos mensais e não raroavançam pelos meses subsequen-tes, traduzindo-se em dívidas e pa-gamentos de juros.

Mas aqueles que conseguem su-perar a linha que separa tomado-res e poupadores, acabam se de-parando com um problema estru-tural. As informações sobre os in-vestimentos mais adequados parapreservação e aumento de capitalnem sempre estão disponíveis nosveículos de onde se esperaria esteserviço: os bancos.

Só as pessoas muito bem infor-madas, que dedicam tempo e ener-gia para assunto é que conseguemacessar os produtos efetivamenteinteressantes sob o ponto de vista

Daniel Ávila* do investidor. Há os que resolvem,com uma certa dose de volunta-rismo, fazer cursos e operar dire-tamente, dividindo a atenção en-tre trabalho, família, as notícias eassédios do mercado pelo ativis-mo de compra e venda de ações,títulos públicos e privados ou de-rivativos.

Em geral, há uma expectativa deganho fácil, aliada a promessas deentender gráficos do mercado e fa-zer fortuna no homebroker. Masquem realmente compreende a di-nâmica de funcionamento do mun-do das finanças, rapidamente per-cebe que a principal fonte de ren-da é o próprio trabalho e o merca-do especializado pode ser um ali-ado na construção da independên-cia financeira.

Assim, aqueles que ganham maisdinheiro com a própria atividadeprofissional do que operando nomercado ou fazendo cursos decomo investir, encontram os ver-dadeiros especialistas deste merca-

do: os gestores de fundo e patri-mônio. Sem a pretensão de cons-truir riqueza em meses, periodica-mente distribuem seus recursos emdiversas estratégias e fazem o con-trole efetivo do ganho patrimoni-al, com um prazos de 10, 15 ou20 anos.

Os motivos para investir dessaforma são vários. O mais comumé acumular para uma futura com-plementação da aposentadoria,mas também há os que estão pla-nejando a compra de um imóvelou, ao contrário, acabaram de rea-lizar a venda e não querem imobi-lizar o dinheiro novamente. Al-guns já pouparam o suficiente du-rante a carreira para viver do ren-dimento das próprias economias eprecisam de um sistema que for-neça as informações sobre os prin-cipais gestores em diferentes cate-gorias (ações, multimercados, ren-da fixa, etc).

*Empresário

DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013 DIÁRIO DA COSTA DO SOL 05

ROSANNA COZZI

JOÃO

MAR

CO

S

CuriosidadeArtista de rua encanta menino

em Macaé.

ReligiãoJovens fazem evange-

lização no calçadão emMacaé.

TransporteVeículo chama atenção

pelas ruas.

BelezaPopulação conhece a

bela paisagem de Canta-galo, em Rio das Ostras.

ROSANNA COZZI

ROSANNA COZZIMAURICIO ROCHA

Parque Nacional de Jurubatiba comemora 15 anosMEIO AMBIENTE

Uma vasta programaçãocomemorativa foi elabora-

Eventos estãoagendados paracelebrar a data

da em virtude do 15 º ani-versário do Parque Nacio-nal da Restinga de Juruba-tiba, que será celebrado nodia 29 (segunda-feira). As-sim, a data marca a preser-vação ecológica da área as-segurada por lei federal.

A extensão serve de ha-bitat para a fauna e flora,sendo o primeiro ParqueNacional do Brasil a com-preender, exclusivamente,o ecossistema de restinga egarantir a sobrevivência deespécies que em outros lo-

cais do país estão em extin-ção. O chefe do ParqueNacional, Marcelo Pessa-nha, explicou que três mu-nicípios são abrangidospelo Parque: Quissamã(63,38% da área), Carape-bus e Macaé

Dia: 29 - Segunda-feira

8h - Lançamento da Placa Educativa da área degra-dada do Parque.

Local: Entrada da Estivinha / próximo à rotatória.Replantio na área degradada do Parque.

Publico: Alunos do 5º ano da Escola M. IgnácioHugo, lideranças do entorno, autoridades e comuni-dade.

Dia: 30 - Terça-feira

13h - Exibição dos mamíferos do parque Nacionalda Restinga de Jurubatiba, através da taxidermia ar-tística dos alunos do Curso de Biologia do EspaçoCiência da NUPEM/UFRJ.Professor responsável: Pablo Rodrigues Gonçalves

19h - Abertura com autoridades.

19h15 - Lançamento do livro: "Do Índio Goitacá àEconomia do Petróleo: Uma Viagem pela História eEcologia da Maior Restinga Protegida do Brasil.Com: Autor e professor (UFRJ) Francisco de AssisEsteves

20h - Apresentação dos desafios e perspectivas doparque.

Palestrante: Marcelo Braga Pessanha - Chefe do P.N. da Restinga de Jurubatiba.

Dia: 05/05 - DomingoPasseio Ciclístico

8h - Ponto de partida "Sobradinho"

8h30 - Centro de visitação do Parque - Praia de JoãoFrancisco (café da manhã e inscrições)

9h00 - Início do passeio em alguns trechos do par-que.

Programação

06 DIÁRIO DA COSTA DO SOL DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013

Comércio da região central de Macaéaquecido para as vendas do Dia das Mães

Data é considerada a segunda melhor em volume de vendas, só perdendo para o Natal

GERALPara o setor, a expectativa é de que asvendas aumentem em torno de 15% em

relação ao ano passado.“ROSANNA COZZI

Bolsa Família: recadastramento continuaPrograma Bolsa Família atendeu no final do ano passado um total de 7.642 famílias do município de Macaé

ERICA FERREIRAMACAÉ

ECONOMIA

A proximidade do Dia dasMães deixa todo o comér-cio do país muito otimista.É que a data é consideradaa segunda mais rentável, sóperdendo para o Natal emvolume de vendas. Não sóem Macaé, mas em toda aRegião, os lojistas afirmamque, assim como na maio-ria dos anos, os filhos pre-ferem presentear as mamãescom roupas, perfumes, sa-patos, bolsas e celulares. Ouseja, pelo menos uma lem-brancinha será garantida

Para o setor, a expectati-va é de que as vendas au-mentem em torno de 15%em relação ao ano passado:"Já estamos trabalhandopara que essa estimativa sejasuperada. Nesse momentojá estamos sentindo um ín-dice maior nas vendas, vin-culado à qualidade aos pro-dutos da loja que são dire-cionados às mulheres", re-velou o gerente de uma lojade roupas femininas, Már-cio Reis.

O economista Clayton Vi-dal diz que, para aquelesque não podem gastar mui-to mas não querem deixarde presentear, a dica é sem-pre pesquisar. Para encon-trar o menor preço é preci-so "bater perna", como se

diz na linguagem popular.Mesmo que a diferença sejapouca, já representa umaeconomia no final do mês."Acho que o melhor presen-te para a mãe é aquele quecabe no bolso do filho", afir-mou ele.

Outra grande aposta é navenda de eletrodomésti-cos, apesar de muitas mãesnão gostarem muito destetipo de presente. "Semprefalo com meu filho, nadade batedeira, liquidifica-dor", avisa a vendedoraMaria do Socorro, de 43anos, mãe de Pietro.

Para o comércio, a dataé lucrativa justamente por-que todo filho sempre queragradar a mãe, não impor-tando o valor do presente.O Dia das Mães é aindamais significativo porqueé comemorado depois dedois feriados - Tiradentes eSão Jorge - que prejudicamas vendas do comércio.

"Com esses feriados,mesmo que as lojas funci-onem, muitas pessoas aca-bam viajando, saindo dacidade, o que diminui o flu-xo de pessoas no comércio.A expectativa é que com oDia das Mães a gente con-siga suprir essas vendas enão ficar no prejuízo", co-menta o vendedor ClaúdioMoacir, ressaltando que o

A coordenação do Progra-ma Bolsa Família avisa às fa-mílias cujos números finaisdo cartão são um, dois, trêsou quatro, para efetivar o re-cadastramento até a próximaterça-feira (30). Já as pessoascujo cartão termina em cinco,seis e sete podem se apresen-tar para fazer o cadastro entreos dias 1 e 31 de maio. Jáaqueles que têm cartão termi-nado em oito, nove e zerodevem fazer o cadastro até 28de junho.

Os interessados devem pro-curar um Centro de Referên-cia de Assistência Social(Cras) mais próximo à suacasa, munidos com os docu-mentos: identidade, CPF, títu-lo de eleitor, certidão de nas-cimento de todos os filhosmenores, certidão de casa-mento, carteira de trabalho,comprovante de residência,declaração de escolaridade,cartão do Bolsa Família, tele-fone de contato e CEP da re-

sidência.O Programa Bolsa Família

atendeu no final do ano pas-sado 7.642 famílias em Ma-caé. A orientação é de que osque não precisam mais doprojeto, por motivo de au-mento da renda familiar, soli-citem o desligamento volun-tário, assinando a declaraçãode solicitação de separaçãoda obrigatoriedade de ter vín-culos com o programa.

Entretanto, caso retorne àcondição de precisar nova-mente do benefício durante ospróximos três anos, poderáhaver a reativação, através docomparecimento do chefe defamília à sede do ProgramaBolsa Família, na Rua Vis-conde de Quissamã, 787,quando deverá se dirigir aobalcão de atendimento.

Acompanhamento - O Pro-grama Bolsa Família lembraàs famílias sobre a importân-cia do acompanhamento desaúde. Devem dirigir-se aos

postos de saúde duas vezespor ano, uma em cada semes-tre, levando o cartão de vaci-na, o cartão do Bolsa Famíliae o cartão do Pré-Natal.

As crianças de zero a seteanos e as mulheres de 14 aos44 anos terão a obrigatorieda-de de serem acompanhadaspor profissionais de saúde paraque o benefício continue sen-do oferecido à suas famílias.

O Programa Bolsa Família,do governo federal, atende asfamílias pobres e é voltadopara o combate à extremapobreza - quando a renda percapita é de R$ 137. Dessa for-ma, o recebimento do bene-fício depende do perfil socio-econômico da família.

Recadastramento - A sededo Programa Bolsa Famíliafica localizada na Rua Vis-conde de Quissamã, 787,onde o recadastramento tam-bém está aberto. Lá é possí-vel verificar o endereço pararecadastramento nos bairros.

brasileiro deixa sempretudo para última hora e éapostando nisso que man-tém as expectativas de

boas vendas.Alessandra Rocha já está

escolhendo o presente damãe e o que deseja para ela

mesma. "Tenho que ser rá-pida antes do dia para quemeu marido faça bonito.Por isso vim com ele e a

Gerente de loja, Márcio Reis destaca que espera um aumento além de 15% nas vendas: “Já trabalhamos para que essa estimativa seja superada”

Sandra Santos

minha filha de um ano es-colher o que quero ganhar,mas sem dar muito na pin-ta", brincou ela.

Anvisa determina diminuição do teorde iodo no sal produzido no país

SAÚDE

Em até 90 dias começaa ser produzido no país osal com menos iodo. Oobjetivo é adequar à reco-mendação da AgênciaNacional de VigilânciaSanitária (Anvisa), queestipula a redução de iodopara uma faixa de 15mga 45 mg por quilo, apro-vada no último dia 16.Atualmente a faixa é de 20a 60 mg/kg.

A adição do iodo no salfoi adotada na década de50 como estratégia de re-dução do Bócio, doençaprovocada pela deficiên-cia do iodo no organismo.No entanto, a quantidadede adição do nutrientetem sido revista ao longodos anos em virtude dasmudanças no padrão dealimentação dos brasilei-ros, pois o excesso destenutriente também traz da-nos à saúde.

Com a mudança dos há-bitos alimentares dos bra-sileiros - que passaram aconsumir mais sal na die-ta - o Ministério da Saúdedefende que a quantida-de de iodo adicionada aoproduto deve ser ajustadapara reduzir o risco deuma ingestão excessiva,que, de acordo com estu-dos, pode levar à tireoidi-te de Hashimoto e hiperti-reoidismo. No Brasil, osdados do monitoramento

do teor de iodo no sal reali-zado pelo Sistema Nacionalde Vigilância Sanitária reve-lam que o teor médio é de 35mg/kg.

Segundo especialistas, aingestão de iodo em excessodurante um período prolon-gado - acima de três anos -pode provocar o aumento datireoidite crônica (tireoiditede Hashimoto) entre as pes-soas que já têm predisposi-ção genética a doenças auto-imunes. Já a Sociedade Bra-sileira de Endocrinologia eMetabologia (SBEM) nãoconcorda com a diminuiçãoe acredita que, ao invés dese preocupar com a variaçãodo teor do iodo, a Anvisadeveria trabalhar pela redu-ção do consumo de sal comoum todo. A SBEM lembraainda que a medida pode tra-zer consequências para asgestantes e seus bebês.

Sem entrar na polêmica, anutricionista Taís dos Santosalerta: "A diminuição é váli-da, já que o iodo em exces-

so pode mesmo trazer riscosà saúde. Mas isso não signi-fica que as pessoas podemconsumir mais sal. O sódioem excesso também é preju-dicial à saúde e traz conse-quências como a hipertensãoarterial e outras doenças",comenta.

A nova faixa determiadapela Anvisa foi resultado daavaliação realizada pela Co-missão Interinstitucional paraPrevenção e Controle dosDistúrbios por Deficiência deIodo, onde participam repre-sentantes do Ministério daSaúde, da Anvisa, das Vigi-lâncias Sanitárias Estaduais,do setor produtivo e do In-ternational Council for theControl of Iodine Deficien-cy Disorders/ICCIDD Brasil.A avaliação utilizou os dadosde monitoramento do teor deiodo no sal, o resultado daingestão de sal apontada pelaPesquisa de Orçamentos Fa-miliares (POF) e a recomen-dação da Organização Mun-dial da Saúde (OMS.

Cris Rosa

Sal deve começar a ser produzido com menos iodo no período de 90 dias

ROSANNA COZZI

DIÁRIO DA COSTA DO SOL 07

Macaé resgata a segurança depois deuma década de domínio de criminososPoliciais e moradores executados e ônibus incendiados levaram o município ao ranking da violência no Estado

POLÍCIA

Sandra Santos

ESPECIAL

DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013

Antes da pacificação: moradores precisavam conviver com confrontos entre polícia e criminosos. Depois: presença da PM traz segurança à população das comunidades

No dia 15 de outubro de2011 o 32º Batalhão da Po-lícia Militar fazia a troca docomando,desta vez assu-mindo o tenente coronelRamiro Oliveira Campos.Morador do município, co-nhecia como ninguém osproblemas enfrentados pelapopulação. Por isso, afirmouque três metas suas seriamaplicadas para segurançapública no município e Re-gião no período em que es-tivesse à frente do batalhão.A primeira, a pacificação eocupação da Polícia Militar nascomunidades com maior índi-ce de criminalidade; a segun-da, resgatar a estima dos poli-ciais que faziam parte do seuefetivo e,por último,conquistara confiança e credibilidade dapopulação .

Em um ano todas as me-tas foram cumpridas e trou-xeram resultados nunca con-quistados em toda a históriada PM em Macaé. Reduçãoda criminalidade com 90%de aumento no número decriminosos presos,assimcomo crescimento nas apre-ensões de drogas, armas emenores infratores, na mai-oria recrutados para o crimepor traficantes que domina-vam comunidades da cida-de e viviam em frequentesconfrontos com a Políciachegando a execução deseis militares. Com as metasalcançadas com a queda daviolência, o 32º BPM foidestaque em todo o Estadoe até a nível nacional, con-quista alcançada através dapolítica de segurança públi-ca implantada pelo coman-dante Ramiro sem que nemum tiro precisasse ser dispa-rados nas ações.

Suas parcerias com o go-verno municipal e estadualrenderam grandes frutos,como Programa Estadual de|Integração na Segurança(PROEIS) e o Regime Adi-cional de Serviço (RAS), as-sim como a integração nasações com as Polícias Fede-ral e Civil, sempre comapoio da Guarda Municipale da Mobilidade Urbana.

Os resultados,em menosde um ano,renderam elogi-os e reconhecimento deautoridades políticas e daprópria sociedade macaen-se. Em todas as visitas quefez a Macaé, o governadorSergio Cabral declarou aimportância do trabalhadode Ramiro eafirmou que o32º BPM é exemplo paratodos os batalhões do Es-tado. O reconhecimentoveio também de Brasília eda Justiça Militar, de ondeo comandante conseguiuas honrarias.

Muitos moradores, princi-palmente dos bairros pacifi-cados e ocupados pela Polí-cia Militar, dizem que não sesentem mais inseguros. Umpedreiro de 38 anos, que pe-diu para não ser identifica-do, mora desde a sua infân-cia na comunidade Malvi-nas. Segundo ele, em 2005e2010 foi expulso por trafi-

cantes da sua própria casa."O meu imóvel ficava em

um terreno onde eles ti-nham total visão de quem

entrava e saía. No períodode 2005 a 2010, ocasiãoem que o tráfico de drogasestava muito forte na cida-

de, eles mandaram que eume mudasse, do contráriome matariam. Com medode ser morto e nada ser fei-

to por parte da Polícia casoeu os denunciassem, pe-guei a minha família e fuipara casa de minha sogra

em outro município, ondefiquei desempregado poralguns meses", contou omorador.

Pacificações levam segurança aos moradoresSe comparado a 2008 e

2009 até a um ano emeio, osnúmeros da criminalidade emMacaé tiveram uma redução

de mais de 80%. Tudo se deveàs inúmeras ações deflagradaspela PM. Dentre os trabalhosde segurança,as ocupações

nas comunidades Nova Ho-landa, Malvinas e Lagomar,até então dominadas por trafi-cantes que impediam a fogo a

presença da Polícia.Por dois meses ele analisou

o que deveria ser feito ememergência para que os bair-

ros e comunidades carentesdeixassem de ser dominadaspelos criminosos. Mapeadopelo Serviço de Inteligência(P-2), ele decidiu então ocu-par as áreas consideradas derisco. Contêineres foram ins-talados e guarnições se fixa-ram nos pontos estratégicos.

Inicia-se então o domínio,desta vez, da Polícia Militar nascomunidades. Suspeito de en-volvimento direto e indiretocom o narcotráfico na Regiãoforam presos, outros deixarama cidadee drogas foram apre-endidas, prejuízo até hoje nãorecuperado pelos criminosos.Não satisfeito, Ramiro decidemanter operações especiais emtoda a cidade com intuito decoibir a possibilidade de ban-didos tentarem voltar a se ins-talar no município.

Policiais executados e ônibus incendiados por criminososO destaque para violência sur-

giu em 2008 e 2009, quando acidade foi colocada entre as cin-co com maior índice de crimesno país, época em que Macaé

se revelou negativamente a ní-vel nacional com matérias pu-blicadas nos grandes jornais.Macaé tinha índice de até 28 ho-micídios por mês. A realidade

agora é outra em toda a área depoliciamento do 32º BPM, ondea média de homicídios é de 10a 13/mês.

Entre 2007 a 2009 policiaismilitares em serviço foram exe-cutados e a população recuavadiante da insegurança, num pe-ríodo em que, em apenas 24horas, seis ônibus foram incen-diados durante os frequentesataques de integrantes de fac-ções criminosos que, até então,dominavam bairros e comuni-dades carentes. Estabelecimen-tos comerciais e instituições pú-blicas recebiam ordens dosbandidos para manterem asportas baixas.

Por uma semana, a popula-ção macaense ficou sem otransporte noturno atrapalhan-

do, inclusive, alunos da noitefrequentarem as escolas. Tudoporque a empresa, vítima dosataques, decidiu, motivada pelainsegurança, suspender os ser-viços no município.

O ataque aos militares acon-teceu na manhã do dia 24 deabril de 2008. Os policiais fo-ram mortos quando faziam umpatrulhamento de rotina. Emdeclaração, o então comandodo 32º BPM informou que elesforam atingidos dentro da via-tura durante uma perseguiçãoa traficantes.

Os militares Luiz Carlos Go-mes Afonso e Agreisson deSouza eram cabos com mais dedez anos na Polícia Militar. Oveículo foi atingido por cercade 20 tiros.Ainda em Macaé,

em setembro de 2008 trafican-tesimpediram a entrada daguarnição na comunidade eexecutaram o cabo Luiz Acá-cio de Carvalho. Em janeiro de2009 mais dois policiais forammortos, o sargento RogérioBarberino e o soldado Leandrode Moreira Teixeira.

A onda de violência ainda nãohavia sido contida pela Polícia Mi-litarmesmo com ações realizadaspela equipe do Batalhão de Ope-rações Especiais (BOPE) aciona-do para dar apoio ao 32º BPM(Macaé). No dia 20 de dezem-bro de 2010, em serviço, o tenen-te Bruno de Oliveira, um dos maisqueridos entre os colegas, com re-levantes serviços prestados à so-ciedade, foi executado duranteação.

População vive o terror dos ataques aos ônibusSeis ônibus foram incen-

diados em cinco dias, emdiferentes localidades deMacaé. Segundo informa-ções, na ocasião, do coman-do do 32º BPM, os ataquesteriam sido feitos por mem-bros de uma facção crimi-nosa em represália às tenta-tivas de operações realiza-das nas favelas comandadaspelo tráfico de drogas. Diasantes, outros três coletivosforam queimados e dois pas-

sageiros ficaram feridos.Os ônibus começaram a

ser incendiados por volta das20 h nos bairrosAroeira,Morro do Santana e Malvi-nas. Os veículos ficaram to-talmente destruídos. CarlosBraga, que na época dos ata-ques era gerente operacionalda empresa Macaense, dis-se com exclusividade aoDIÁRIO DA COSTA DOSOL que viveu momentosterríveis.

"Vivíamos à mercê dosbandidos. Tínhamos toquede recolher determinado pe-los traficantes que domina-vam a cidade. Ficamos umasemana sem rodar à noite.Após as 21h até às 4h damanhã seguinte, os ônibusparavam e ficavam na gara-gem onde, por precaução,achando que os bandidosagiriam na garagem, mantí-nhamos caminhões pipapara qualquer eventualidade

de incêndio", lembrou ele.Carlos, que hoje é diretor

adjunto da empresa SIT (Sis-tema Integrado de Transpor-tes), destaca ainda que de2008 até um ano e meioatrás, ocorriam em média,por mês, 80 roubos e furtosaos coletivos da empresa, ouseja, de seis a oito assaltospor dia.

Para Ramiro, embora al-guns crimes como roubos,furtos e homicídios continu-

em acontecendo, isso se deveao crescimento da cidade.

"Atualmente nossas açõesoferecem não somente aosmilitares, mas a todos osmacaenses, o direito de ir evir em todos os bairros. Nos-sos policiais entram a qual-quer hora nas comunidades.Os resultados são reconhe-cidos pela própria socieda-de, que me apóia e me dáforça para continuar", defi-niu o comandante.

JOÃO MARCOS

RUI PORTO FILHO

RUI PORTO FILHO

JOÃO MARCOS

DIVULGAÇÃO

08 DIÁRIO DA COSTA DO SOL DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013

Macaé Basquete vence XV de Piracicabae fica mais perto da vaga da Supercopa

Time disputa neste domingo a terceira partida, que apontará o terceiro colocado na competição

ESPORTECom um público de aproximadamente milpessoas, o Ginásio do Tênis Clube Macaé

(Juquinha), mais uma vez virou um caldeirão.“WEVERTHON MANHÃES

BASQUETE

O time masculino pro-fissional do Macaé Bas-quete venceu o duelo con-tra o XV de Piracicaba natarde deste sábado (27),em partida válida pelaCopa Brasil Sudeste por92 a 80. A vitória força aterceira partida neste do-mingo (28), que apontaráo terceiro colocado dacompetição e quem con-quistará a última vaga naSupercopa Brasil.

Com um público deaproximadamente mil pes-soas, o Ginásio do TênisClube Macaé (Juquinha),mais uma vez virou umcaldeirão.

O jogo foi bem disputa-do, mas o Macaé Basque-te se manteve o tempo in-teiro na frente e encerrouo primeiro quarto em 27x 18. No segundo quarto,as equipes diminuíram oritmo da partida, terminan-do em 41 x 35. Após o in-tervalo, o jogo voltou a seracirrado ponto a ponto,mas sempre com vanta-gem para o Macaé que fi-nalizou o terceiro quartoem 45 x 39. O último pe-

ríodo foi bem administra-do pelos donos da casa,com boas defesas, confir-mando o triunfo com 12pontos de diferença.

- Foi uma vitória impor-tantíssima porque nosmanteve vivo na compe-t ição e sonhando aindamais com a classificaçãoinédita para a Supercopa.Se o t ime continuar jo-gando como jogou hoje ecom o apoio da nossa tor-cida, tenho certeza quenós vamos chegar lá - de-clarou o técnico Leo Cos-ta.

As duas equipes voltama se enfrentar neste domin-go (28), no Ginásio do Tê-nis Clube de Macaé, o "Ju-quinha", às 11 horas. A en-trada é gratuita. Por ter fei-to a melhor campanha nafase de classificação, oMacaé tem a vantagem dedecidir o playoff em casa.

O Macaé Basquete é pa-trocinado pelo Boom Gas-tronomia e conta com oapoio da prefeitura atravésda Fundação Municipal deEsporte e Turismo, a Fes-portur. Se vencer hoje, o time do Macaé Basquete conquista o terceiro lugar na competição e a última e tão sonhada vaga na Supercopa Brasil

anúncio record

DCA

DER

NO

DIÁRIO DA COSTA DO SOL CADERNO DDOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013

MOISÉS BRUNO

PÁGINA 02

Ponto de Leiturade Rio das Ostras

participa de Bienaldo Bolso em

Volta Redonda

Começou na sexta-feira aBienal do Bolso, em VoltaRedonda. Rio das Ostras

foi representada noevento com um estandedo Ponto de Leitura, doProjeto Leitura Viva. O

espaço serve de gibiteca,aberto a todas as

crianças, e comapresentações de

escritores do município.

Publicação comemorativa do bicentenárioreunirá fotografias das últimas décadasDuzentos anos de Macaéserão lembrados através

de acervo fotográficodas últimas décadas

Macaé completa 200 anos este ano. Para comemorar obicentenário, a prefeitura publicará em dois volumes a obra"Nossa história, nossa gente, nosso maior patrimônio", quereunirá acervo fotográfico das últimas décadas. Além dis-so, a gestão do Acervo e Patrimônio Histórico prepara fun-dos de imagens digitalizadas de fotógrafos profissionais queregistraram o município por ao menos três anos para o museuda cidade, Solar dos Mellos. Quem abrirá a coletânea é ojornalista e colecionador, Luiz Ernesto Olive Carneiro.

Com 50 anos de jornalismo, de militância política e de amorà poesia, Luiz Ernesto recebeu, usando uma camiseta com aestampa de Carlos Drummond de Andrade, na manhã destasexta-feira (26), em sua casa, no Centro, a equipe do Acervoe Patrimônio Histórico para a filmagem de uma entrevistaque fará parte do fundo de imagens do Solar dos Mellos.

Ele contou histórias das gestões municipais e do jornalis-mo das últimas décadas. Sua coleção de cerca de mil fotosé composta por registros do Império à República. Todo essematerial será digitalizado para integrar o acervo do Solardos Mellos. Imagens da introdução do bonde puxado a ca-valos na cidade, de visitantes ilustres, da inauguração doForte Marechal Hermes e da praia de Imbetiba cheia debanhistas são algumas que guardam momentos importan-tes do município.

Dessas, ele selecionou 20 para a publicação comemorativado bicentenário. Algumas fotos ele comprou, outras foram do-adas. São registros dos repórteres fotográficos Lívio Campos,muitos de Arnaldo de Sá Vasconcelos, que também foi jogador

de futebol do Vasco, Flamengo e Santos, e outros de Luiz de SáVasconcelos, repórter fotográfico do jornal A Noite, do Rio deJaneiro. Além de fotografias, Ernesto possui publicações diver-sas e uma listagem dos poetas macaenses natos.

Personalidade - Ernesto nasceu em 1934 no castelo dobairro Miramar e viveu lá até 1942. Ele é tataraneto do Vis-conde de Araújo, importante membro da aristocracia ruralda região. Do castelo ficaram as boas lembranças da infân-

cia. E das relações de amizade com os empregados dafazenda surgiu sua inclinação para os movimentos deesquerda.

Em 1957 abriu o jornal Gazeta de Macaé, que foifechado pela ditadura militar em 1964. Em 1962, elefundou o Jornal da Cidade, que circulou até 1990. Emsua entrevista, o jornalista comentou os bastidorespolíticos da época em torno dos jornais Gazeta deMacaé, O Rebate e os que os seguiram.

O Jornal da Cidade tinha como característica a co-bertura política de esquerda, priorizando os sindica-listas e os ferroviários. Getulista filiado ao PTB, Er-nesto foi chamado pela ditadura militar, em 1965, paradepor por denunciar golpe militar contra João Goulartem seu jornal. Em 1970, o Jornal da Cidade foi rea-berto para apoiar o prefeito eleito em 1965, CláudioMoacyr. Eles fundaram o MDB em Macaé e posteri-ormente, em 1979, foi um dos fundadores do PDT,apoiando Leonel Brizola. Em 1991 lançou A Voz daCidade.

Convite - Os fotógrafos profissionais com no mí-nimo três anos de registro de Macaé que deseja-rem ter um fundo particular de imagens no Solardos Mello devem entregar no museu, em mídia di-gital com no mínimo 300 dpis, de vinte a trintaimagens. O prazo de entrega é até o dia 7 de maio.O Solar fica na Rua Conde de Araruama, 248, noCentro.

FOTOS: MAURICIO PORÃO

CADERNO D02 DIÁRIO DA COSTA DO SOL DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013

LAZER

Ponto de Leitura de Rio das Ostras participa de Bienal do Bolso em Volta Redonda

MAURÍCIO ROCHA

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Ester afirma a Alberto que ele não conseguirá afastá-la de Cassiano. Juliano e Duque convencem Cassiano ase esconder no barco. Rafael combina com Reinaldo aida de Amparo e um segurança na turnê de Cristal peloBrasil, e pede ao empresário sigilo sobre o segurança.Yvete dá um aparelho de espionagem para Alberto mo-nitorar Ester através dos óculos da esposa. Cassiano in-vade a casa de Alberto e avisa que vai tirar tudo do ex-amigo. Ester pergunta a Cassiano sobre Cristal.

RESUMO DAS NOVELAS

Bento e Giane entregamflores. Malu conhece Bento.Tábata tenta convencer Jo-nathan a aceitar um papel nanovela. Bárbara descobre atraição do marido e decidese divorciar. Jonathan mar-ca um encontro com aamante. Giane fica com ci-úmes de Bento. Fabinhoperde mais um emprego eMargot se preocupa. Edu eJúlia divergem sobre o ca-

Almir explica a Morena o que ela precisa fazer quando esti-ver com Russo. Waleska ouve Russo dizer que capturaramMorena. Mustafa e Berna discutem sobre o comportamentode Aisha. Drika e Pepeu contam para Helô sobre a discussãoque ouviram na casa de Stenio. Mustafa vê o resultado doexame de DNA de Aisha e fica eufórico por ela não ser filhade Wanda. Sheila fala com Rosângela. Lívia tenta saber notí-cias de Théo com Wanda e Irina fica surpresa. Waleska de-monstra para Almir receio sobre a sua segurança e a de More-na. Delzuite se reconcilia com Pescoço. Stenio conta para Helôque o exame de DNA de Aisha deu positivo. Mustafa tentaconsolar Berna. Helô conversa com Barros sobre o caso deDelzuite. Rosângela marca um encontro de Sheila com Wan-da no hotel. Morena teme ser baleada por Russo. Helô prendeStenio no quarto para falar com Barros. Morena grava toda aconversa que tem com Russo, que dá o sinal para um mendi-go disfarçado mirar em Morena.

FLOR DO CARIBE

SANGUE BOM

SALVE JORGE

Município é representado no evento pelo Projeto Leitura VivaComeçou nesta sexta, 26,

a Bienal do Bolso, em VoltaRedonda. Rio das Ostras foirepresentada no evento comum estande do Ponto de Lei-tura, do Projeto Leitura Viva.O espaço serve de gibiteca,aberto a todas as crianças, ecom apresentações de escri-tores de Rio das Ostras.

Como parte do trabalho doPonto de Leitura na Escola

Municipal Marinete Coelhode Souza, da zona rural deRio das Ostras, os alunosparticiparam da Bienal comapresentação teatral e rodade bate papo no sábado, dia27. As crianças conhecerama autora do livro "Safira e oPortal dos Sonhos", que foitrabalhado com os estudan-tes nas aulas. Sua autora,Maria José de Abreu Morei-

ra, também é moradora deRio das Ostras e relata nahistória as belezas naturaisdo Município e os impactosambientais que a cidade so-fre diante da displicência dealguns cidadãos.

Bienal do Bolso - Paraquebrar conceitos das tradi-cionais bienais, a Bienal doBolso é inovadora, pois suafinalidade rompe com pa-

drões dos megaeventos. Oobjetivo é marcar o nasci-mento de uma nova rela-ção entre leitores e textos.Livros em sua versão po-cket ou de bolso, revistasem quadrinhos e livros di-gitais têm atenção especi-al nesse evento, que temcomo desafio provocar ogosto pela leitura.

Alunos da escola Marinete Coelho de Soi]uza, de Cantagalo, participaram da Bienal com apresentação teatral e roda de bate papo

PROGRAMAÇÃO DO CINESHOPPING PLAZA MACAÉ

MEU PÉ DE LARANJA LIMA

Zezé (João Guilherme de Ávila) é um garoto de oito anosque, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva umavida bem modesta, devido ao fato de que seu pai está de-sempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter lon-gas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintalde sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga (José deAbreu), um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seumelhor amigo.

Classificação Etária: 10 anos - nACIONALHorário: 16h1*Horários válidos somente sábado e domingo.

HOMEM DE FERRO 3Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Ro-

bert Downey Jr.) vem enfrentando dificuldades para dormire, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme nãoconseguir proteger sua namorada Pepper Potts (GwynethPaltrow) dos vários inimigos que passou a ter após vestir aarmadura do Homem de Ferro. Um deles, o Mandarim (BenKingsley), decide atacá-lo com força total, destruindo suamansão e capturando Pepper. Para enfrentá-lo Stark preci-sará ressurgir do fundo do mar, para onde foi levado juntocom os destroços da mansão, e superar seu maior medo: ode fracassar.

Classificação Etária: 12 anos - DubladoSessões: 13h10 | 16h20 | 18h30 | 21h40

samento de Tina. Gianenão gosta de ver Bentocom uma revista de Amo-ra. Tábata avisa a Bárbaraque Jonathan convocou aimprensa. Verônica dá umaideia para Natan sobre umacampanha. Damáris fingese machucar para evitar odivórcio, e Wilson fica fu-rioso. Bluma fala no pro-grama de Amora sobre ainauguração.

DIÁRIO DA COSTA DO SOLDOMINGO E SEGUNDA-FEIRFA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013CADERNO D

HUMOR

Exposição reúne 35 fotografias tiradaspor estudantes de Casimiro de Abreu

Todos os visitantes podem escolher e votar na sua imagem favorita até o dia 8 de maio

CULTURAOs três primeiros serão premiados comum tablet, uma câmera fotográfica e um

mp4, além de certificado de participação.“FOTOGRAFIA

CLAUDIO PACHECO

03

Já está aberta a exposi-ção fotográfica "Um olharsobre as águas de Casimi-ro de Abreu", que reúne as35 melhores fotografias ti-radas por estudantes domunicípio no concursoidealizado pela SecretariaMunicipal de Meio Ambi-ente e DesenvolvimentoSustentável em alusão aoDia Mundial da Água.

A mostra fica até o dia 8de maio em cinco pontosda cidade, das 9h às 17h:Estação Cultural Casa deCasimiro de Abreu, no dis-trito sede; na Escola Muni-cipal Rosa Branca, na ser-ra; na Biblioteca Municipalde Rio Dourado; no Cen-tro de Referência da Assis-tência Social - CRAS, emProfessor Souza; e no Mu-seu Casa de Casimiro deAbreu, em Barra de SãoJoão.

Todos os visitantes po- Exposição com as 35 melhores imagens feitas por estudantes de Casimiro de Abreu permanece até o dia 8 de maio em todos os distritos

dem escolher e votar na suaimagem favorita. Os votossão depositados numa urnadisponibilizada em cadaum dos locais da exposiçãoe os vencedores serãoanunciados no dia 22 demaio, Dia Mundial da Bio-diversidade, quando acon-tece uma série de ativida-des na Praça Lúcio André,na sede do município. Ostrês primeiros serão premi-ados com um tablet, umacâmera fotográfica e ummp4, além de certificadode participação.

De acordo com diretor doDepartamento de MeioAmbiente, Luizmar Mozer,depois que a exposiçãoacabar, as imagens vão fi-car nos prédios públicos domunicípio. "Essas fotostambém serão utilizadaspara educação ambientalnas escolas", informou Lu-izmar.

CADERNO D04 DIÁRIO DA COSTA DO SOL DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, 28 E 29 DE ABRIL DE 2013

Semana Nacional de Museus: inscriçõesseguem abertas até o próximo dia 9Em Macaé, evento acontece entre os dias 13 e 15 de maio, na sede do NUPEM - UFRJ

CULTURA A programação gratuita vai antecipar acomemoração pelo Dia Internacional dos

Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.“MAURICIO PORÃO

HISTÓRIA

Os amantes da históriadevem estar atentos. Estãoabertas até o dia 9 de maioas inscrições para a XI Se-mana Nacional de Mu-seus. O evento vai acon-tecer entre os dias 13 e 15de maio, na sede do Nú-cleo em Ecologia e Desen-volvimento Socioambien-tal de Macaé (NUPEM-UFRJ), no bairro São Josédo Barreto. A programa-ção gratuita vai antecipara comemoração pelo DiaInternacional dos Museus,que é celebrado no dia 18de maio. O evento foianunciado durante encon-tro entre representantes daUniversidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ) eSecretaria de Educação,nesta quinta-feira, dia 25.

Para agendar a visitação,os interessados podem seinscrever através do e-mail museu@ macaeufrj.br ou extensão @macae.ufrj.br. A XI Semana Na-cional de Museus será di-recionada a alunos, uni-versitários, comunidade eprofessores e será ministra-da conforme cronograma

Workshop de Forró será realizado em Tamoios entre os dias 9 e 15 de maioCURSO

específico. No dia 13 demaio, a XI Semana Nacio-nal de Museus será abertaao público. Já no dia 14de maio, o evento será di-rigido aos estudantes darede pública.

No último dia do even-to, 15 de maio, haverámesas redondas, palestrase debates para o públicouniversitário e professo-res. Docentes do ensinomunicipal de História eGeografia vão participar.

Com o tema "Quer saberum pouco mais sobre mu-seus e ciência", o eventogratuito contará com umcircuito diferenciado, queserá marcado por visitasguiadas para que o públi-co conheça réplicas deanimais, como tubarão ejaguatirica, coleções cien-tíficas e exposições lúdi-cas e práticas como de co-leta de peixes. A ocasiãovai permitir que os alunostenham a oportunidade desaber como é o trabalho deum cientista.

Além disso, também ha-verá a simulação do estu-do e coleta de fósseis, em

que o visitante tambémterá a chance de vivenciara atividade de pesquisa e

conhecer o estudo de umpaleontólogo. A progra-mação é organizada pela

Universidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ), pormeio da Coordenação de

Assuntos Comunitários doNupem-UFRJ, em parceriacom a Prefeitura de Macaé.

Solar dos Mellos, museu que reúne a história da cidade de Macaé, será lembrado durante a programação da Semana Nacional de Museus

Será realizado no mês demaio, no polo cultural deTamoios, o 1° Workshop deForró e Soltinho no Distrito.

O evento, que é uma rea-lização do Núcleo Tamoiosda Secretaria de Cultura emparceria com a CODESTAM,contará com a presença dosrenomados professores dedança Allan Lobato e Eleno

Meira, ambos ministrando asaulas oferecidas.

O workshop vai acontecerna Biblioteca Municipal deTamoios e as categorias ofe-recidas serão forró, no dia 9de maio, e soltinho no dia 15.Todas as aulas começarão apartir das 19hs, sendo a en-trada 2 quilos de alimentonão perecível e o total arre-

cadado será doado á famíli-as carentes moradoras doDistrito.

Os interessados deverãofazer suas inscrições na Bi-blioteca de Tamoios de se-gunda a sexta-feira das 8hsas 17hs, sendo necessárioapenas apresentação da iden-tidade ou outro documentode identificação com foto.