Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

24
PATO BRANCO | QUARTA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2015 | ANO XXIX | NÚMERO 6360 | EDIÇÃO REGIONAL | R$ 2,00 | DIARIODOSUDOESTE.COM.BR Pág. 18 Pág. 17 Pág. 9 ESPORTE SEGURANÇA REGIONAL Faculdades prestam serviços gratuitos à população Págs. 6 e 7 Feira de Profissões será promovida em Pato Branco Pág. 5 Urbanização em PB depende da implantação do sistema binário Pato inicia preparação para enfrentar o Paranavaí Bolzani é transferido à penitenciária de Beltrão Condutores do Samu decidem por greve Hoje praticamente só o Centro de Pato Branco conta com o sistema binário de trânsito. Mas o objetivo do poder público é tornar muito mais ruas de mão única nos próximos anos. Esse modelo é considerado o mais bem- sucedido nas grandes cidades e essencial a um trânsito mais ágil. Pág. 8

description

Edição 6360

Transcript of Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

Page 1: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

PATO BRANCO | QUARTA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2015 | ANO XXIX | NÚMERO 6360 | EDIÇÃO REGIONAL | R$ 2,00 | DIARIODOSUDOESTE.COM.BR

Pág. 18 Pág. 17 Pág. 9

ESPORTE SEGURANÇA REGIONAL

Faculdades prestam serviçosgratuitos à população Págs. 6 e 7

Feira de Profi ssões será promovidaem Pato Branco Pág. 5

Urbanização em PB depende daimplantação do sistema binário

Pato inicia preparação para enfrentar o Paranavaí

Bolzani é transferido à penitenciária de Beltrão

Condutores do Samu decidempor greve

Hoje praticamente só o Centro de Pato Branco conta com o sistema binário de trânsito. Mas o objetivo do poder público é tornar muito mais ruas de mão única nos próximos anos. Esse modelo é considerado o mais bem-sucedido nas grandes cidades e essencial a um trânsito mais ágil. Pág. 8

Page 2: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

FolhapressCambridge (eUa)

Em palestra na Universidade de Harvard (EUA), o senador José Serra (PSDB-SP) disse que “impeachment não é programa de governo de ninguém” e defendeu que a oposição precisa ter responsabilidade. “Impeachment é quando se constata uma irregularidade que, do pon-to de vista legal, pode dar razão a interromper um mandato. E eu acho que essa questão ainda não está posta”, disse o senador no sábado (18).

A fala de Serra contraria o presidente do PSDB, Aécio Neves, que disse na última quin-ta (16) que a sigla pedirá o impedimento da presidente Dilma Rousseff caso se comprove a participação dela nas chamadas “pedaladas fiscais” - manobras feitas pelo Tesouro com di-

nheiro de bancos públicos para reduzir artifi-cialmente o deficit do governo em 2013 e 2014.

Segundo Serra, o clima para o impeach-ment se deve ao desejo de “três quartos da população” que estão insatisfeitos. “É óbvio que a crise é toda responsabilidade do gover-no. Não é a ação da oposição, nem do Minis-tério Público, nem do Congresso”, afirmou.

O tucano defendeu que a oposição tem que se mobilizar em fazer denúncias, críticas e pro-postas. “Não dá para fazer de conta que o Brasil está sem problemas de médio e longo prazo.”

As afirmações se alinham com as do ex--presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que no fim de semana afirmou que o pedido de impeachment depende de fatos objetivos e que seria “precipitação” abrir um processo neste momento.

Não há irregularidades que deem razão a impeachment, diz José Serra

FolhapressCambridge (eUa)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso defendeu, em evento nos EUA, que a reforma política é ne-cessária para atrair mais pessoas para a políti-ca, que não pode ser “espaço de gente que não deu pra nada”.

“Sou professor há mais de 30 anos. Já formei juízes, desembargadores, advogados. Mas não devo ter tido um que foi para a polí-tica. Não atrai vocações. Não podemos deixar que a política seja espaço de gente que não deu pra nada”, disse o ministro em palestra na Universidade de Harvard.

Para Barroso, uma das formas de possi-bilitar o acesso de novos quadros na política seria o financiamento público.

“A política não pode ser o espaço dos aventureiros e gente interessada em fazer ne-gócios”, disse o magistrado, para quem os no-vos políticos devem ser guiados pelo “patrio-tismo, idealismo e serviço público”.

Na opinião do ministro, o Judiciário “não pode ser protagonista” da reforma polí-tica, e ele diz confiar que o Congresso chega-

rá a um avanço na matéria, “mesmo que não agrade a todos”.

Em dezembro de 2013, o Supremo co-meçou a julgar um pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que seja de-clarado inconstitucional o financiamento de campanhas por empresas. Em abril, quando a maioria da corte (seis ministros) já havia vo-tado contra o financiamento privado, o mi-nistro Gilmar Mendes pediu vista do proces-so, que está parado desde então.

Na semana passada, Mendes defendeu que a decisão sobre o tema cabe ao Congres-so e que o STF deveria “calçar as sandálias da humildade”. Na sexta (17), o PT anunciou que os diretórios do partido não poderão mais re-ceber doações de empresas.

Financiamento de campanhaOpinando “como eleitor e cidadão”, Bar-

roso disse preferir um misto de financiamen-to público e privado de pessoas físicas nas campanhas eleitorais, para evitar que o debate público “seja de exercício do grande capital”.

Para o ministro, se esse modelo não for possível, deve-se regulamentar a participa-ção das grandes empresas. “Se a empresa vai

participar, tem que ter limite. O limite para mim é: não pode financiar todos os candida-tos. Tem que escolher um.”

“Para eleger-se, um candidato precisa investir muitas vezes mais do que vai rece-ber a título de remuneração nos quatro anos de mandato. Sem surpresa, o financiamento eleitoral se tornou a maior fonte de corrupção e de desvio de dinheiro no país”, disse.

O ministro frisou que o Supremo não

tem como e nem deveria fazer reforma políti-ca. “Pode interferir no financiamento de em-presas, mas acho, e é o meu voto, que a maté-ria deve ser devolvida para o Congresso”.

Barroso ainda disse que a atuação do STF no assunto foi “extremamente infeliz” quan-do, em 2006, os ministros acataram ação de partidos pequenos e declararam a cláusula de barreira inconstitucional. “Foi uma má de-cisão, o país precisa da cláusula de barreira”, disse.

SugestõesEntre os sistemas eleitorais, Barroso dis-

se preferir o sistema distrital misto, com voto em lista preordenada, mas “flexível” na parte proporcional, como defendido pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Nessa modalidade, o eleitor pode votar na legenda -o partido teria uma lista preor-denada de candidatos- ou em uma pessoa especificamente.

O ministro defendeu a vedação às coliga-ções partidárias e a instituição de cláusula de desempenho, que reduziria o poder de atua-ção dos partidos que obterem menos de 5% dos votos nacionais.

A2 | diÁriO dO SUdOeSTe | 22 de abril de 2015 Política

Política não pode ser lugar de quem ‘não deu pra nada’, diz ministro do STF

O ministro frisou que o Supremo não tem como e nem deveria fazer reforma política

Page 3: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A3DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 |Política

AssessoriaCURITIba

Nesta quarta-feira (22), às 14h30, na ses-são plenária da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), os deputados vão discutir e vo-tar cinco projetos de lei. Dois deles – o de nº 212/2015 e o de nº 134/15 – são de autoria do Poder Executivo e integram um conjun-to de medidas propostas com a finalidade de reduzir despesas, combater a inadimplência e a sonegação fiscal, incrementando a recei-ta do Estado.

Através do projeto de lei nº 212/2015 o governo está criando o Programa de Parce-lamento Incentivado (PPI), o Programa In-centivado de Parcelamento de Débitos (PPD) e a Cessão de Direitos Creditórios. O proje-to, que passou em primeira discussão na últi-ma quarta-feira (15) com 37 votos favoráveis e nove contrários, retorna à pauta para ser vo-tado em segundo turno.

Em mensagem enviada ao Legislativo o governo informa que as duas primeiras pro-postas têm o objetivo de permitir que con-tribuintes em débito com a Fazenda Pública possam parcelar as dívidas em até 120 meses. Na prática, significa que estes créditos vão vi-

rar papéis (semelhantes a ações) que serão alienados pelo governo e negociados no mer-cado por uma nova empresa, a PR Securitiza-ção. Operações semelhantes já foram realiza-das em outros estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

CadinJá o projeto de lei de nº 134/15 cria o Ca-

dastro Informativo Estadual (Cadin). De acor-do com o projeto, o Cadin terá a finalidade de combater a inadimplência no recolhimento de impostos e taxas. A proposta prevê que o Cadin irá centralizar informações relativas às pendências de empresas e de cidadãos peran-te órgãos da administração direta e indire-ta do Paraná, constituindo-se, assim, em um instrumento de cobrança dos inadimplentes.

A Secretaria da Fazenda será a gestora do Cadin. O projeto estabelece que as pesso-as físicas ou jurídicas com pendências no ca-dastro ficarão impedidas de realizar, com ór-gãos ou entidades da administração estadual, qualquer convênio, acordo, ajustes ou contra-tos que envolvam desembolso de recursos do Estado. Essa proposição volta à pauta na ses-são do dia 22 em redação final, última etapa do processo legislativo em Plenário.

MigrantesEm segunda discussão será votado o pro-

jeto de lei nº 506/14, também do Poder Exe-cutivo, que institui o Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apá-tridas do Paraná (Cerma/PR). O Conselho será instituído na estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Justiça, Cidada-nia e Direitos Humanos (Seju). Ele será um órgão colegiado de caráter consultivo e de-liberativo. O Cerma/PR pretende delibe-rar sobre a elaboração e implementação de

políticas públicas que atendam a realida-de presente, além de analisar e acompanhar as denúncias de violação dos direitos desta população.

A pauta traz também o projeto de lei nº 18/15, do deputado licenciado Douglas Fa-brício (PPS), que cria o Dia Estadual do Tu-rismo no estado do Paraná, que está em fase de redação final. E em primeira discussão será votado o projeto de lei do deputado An-tonio Anibelli Neto (PMDB), criando a Rota das Ostras no estado (projeto nº 36/15).

Cinco projetos de lei serão votados nesta quarta na Alep

AENCURITIba

As dívidas da União com o Paraná já alcançam a cifra de cerca de R$ 1,4 bi-lhão em 2015. São R$ 439 milhões devi-dos como compensação da desoneração de Imposto sobre Circulação de Mercado-rias e Serviços (ICMS) nas exportações; R$ 520 milhões para o custeio das ações de saúde e outros R$ 433 milhões refe-rentes à mudança do indexador e dos ju-ros da dívida renegociada com a União.

“É um absurdo. A União não pode fazer o seu ajuste fiscal à custa do Paraná e da sua população”, afirma o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. Ele ressalta que é ur-gente a regulamentação da mudança do in-dexador e dos juros das dívidas dos esta-dos e municípios, aprovada no ano passado.

“Não podemos acatar a proposta de que isso aconteça somente em 2016”, diz o secre-tário. Pela nova lei, as dívidas estaduais e mu-nicipais com a União seriam corrigidas pelo IPCA mais juros de 4% ao ano, limitada à va-riação da Selic.

EconomiaO Paraná contraiu um financiamento de

R$ 5,6 bilhões em 1998, com pagamento em 30 anos, corrigidos pela variação do IGP--DI mais 6% de juros ao ano. Já pagou até março de 2015 um total de R$ 12,6 bilhões e continua a dever R$ 9,3 bilhões. Ou seja, a

soma do que já foi quitado e do que ainda terá de desembolsar chega a R$ 22 bilhões.

Com a mudança já aprovada, o Paraná teria uma economia de R$ 151,3 milhões em 2015 e ainda receberia de volta R$ 282,5 mi-lhões pagos a mais em 2013 e 2014.

Até 2028, a diferença chegaria a R$ 3 bi-lhões em favor do Paraná, por isso a necessidade de que a regulamentação não seja mais adiada.

ExportadoresNo ano passado, a União deixou de pa-

gar R$ 108,2 milhões referentes ao auxílio financeiro aos estados exportadores (valor que inclui a parcela dos municípios).

Os repasses da Lei Kandir também não foram feitos no primeiro trimestre de 2015, acrescentando R$ 49,2 milhões à dívida.

De abril a dezembro, outros R$ 147,5 milhões teriam de ser transferidos ao Para-ná referentes a compensações da Lei Kan-dir (que causou perdas na arrecadação de impostos estaduais) e mais R$ 134,4 mi-lhão deveriam ser pagos como auxílio fi-nanceiro devido por desonerações nas exportações.

No caso das dívidas de R$ 520 mi-lhões com a área de saúde, várias despesas de responsabilidades da União não foram repassadas, inclusive as relativas a medi-camentos de alto custo, que o estado teve de custear.

No último encontro do Codesul (Con-selho de Desenvolvimento e Integração Sul), em Campo Grande, os governadores da região trataram dessas e de outras pen-dências no relacionamento com a União.

Além do fim dos atrasos nos repasses, os estados vão pedir a isenção da contribui-ção ao Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), mudan-ças nas regras de pagamento de precatórios e na utilização de depósitos judiciais, além da desvinculação constitucional de 20% da receita de estados e municípios.

Dívida da União com o Paraná já soma R$ 1,4 bilhão

O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, afirma que “a União não pode fazer o seu ajuste fiscal à custa do Paraná”

Page 4: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A4 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 Cidade

Cristiane Sabadin [email protected]

O mosquito aedes ae-gypti, transmissor da den-gue, se adaptou muito bem à urbanização e parece que gosta mesmo das cidades. Aliás, gosta tanto, que para proliferar os ovos vale tudo: não precisa ser apenas em água limpa e parada. Agora o que interessa é que seja água parada em qualquer con-dição. Pode ser limpa, suja, barrenta, meio suja, meio limpa, não importa.

Sendo assim, o combate contra o mosquito deve con-tinuar forte. Em Pato Branco, segundo dados da 7ª Regio-nal de Saúde, o índice de in-festação pelo mosquito é de 1.7, ou seja, significa que o aedes está circulando e existe a possibilidade de picar pes-soas doentes. Conforme Ro-drigo Bertol, chefe da Vigi-lância Sanitária, Pato Branco tem até o momento cinco ca-sos de dengue confirmados autóctones (que foram con-traídos no município) e oito casos importados.

De janeiro até abril des-te ano foram feitas 126 no-tificações na cidade. E con-forme declarações de Bertol, a infestação do mosquito é generalizada. “Os casos au-tóctones se concentram na Zona Sul (quatro casos) e um no bairro Pinheiros. Os ca-sos importados foram veri-ficados em diversos bairros”, declara.

Para não colocar Pato Branco entre as cidades que literalmente travam uma guerra contra o mosquito, o trabalho dos agentes é de ex-trema relevância. Atualmen-te eles atuam somente na delimitação de focos (blo-queios) e realizam visitas nas residências para retirada de depósitos que possam pro-liferar os vetores. A Vigilân-cia Sanitária informou que o município conta hoje com 36 agentes concursados, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde de 800 a 1000 imó-veis por agente. Pato Bran-co conta com 36.781 imóveis cadastrados.

Existe cooperação dos moradores?

Na opinião de Bertol, isso é variável. Do mesmo modo que existem pessoas preocupadas e que recebem

muito bem os agentes, há quem nem abra a porta e se esconda. Ou se recebem, ain-da tratam os agentes de for-ma grosseira. “Tem de tudo. Existe ainda quem escute os agentes e não dê bola, dei-xando as coisas como estão”. Infelizmente, a maioria faz parte dos que não colaboram com o trabalho.

Em entrevista ao Diá-rio do Sudoeste na semana passada, Nestor Werner Ju-nior, diretor da 7ª Regional de Saúde, disse que por incrí-vel que pareça, ainda existem pessoas que não conhecem a dengue. “Muitos não sabem com o que estão lidando.”

Nestor fez questão de explicar o que é a patolo-gia. “Didaticamente falando, é uma doença causada por um vírus, que é transmiti-do por um mosquito (ae-des), que possui subtipos, ou seja, quatro tipos de ví-rus: o 1, 2, 3 e 4. O Brasil é um dos principais países em número de casos, mas tam-bém em tecnologia de com-

bate à dengue.”E quando se fala em

“tecnologia de combate” não se imagina grandes ações, nem uma parafernália pe-sada e um gasto de milhões de reais. A guerra à doença é simples assim: tem que ti-rar o mosquito de circulação e evitar os criadouros. “Por que se não tem mosquito não tem transmissão. Você pode até ter vírus, uma pes-soa doente, mas se não ti-ver mosquito não vai picar e passar a doença adiante”, diz Nestor.

População tem o controle nas mãos

O Poder Público tem a obrigação de zelar pela lim-peza pública evitando os criadouros do mosquito, mas o “ator” principal da batalha contra a dengue é a popula-ção. Conforme o diretor da 7ª Regional, os maiores fo-cos encontrados pelos agen-tes estão dentro das residên-cias, nas calhas, vasinhos de

plantas, atrás da geladeira, na sujeira dos lotes.

Fica claro então que muito morador está pecan-do na hora de fazer a vistoria em sua casa. E a limpeza é a maior ferramenta no comba-te ao vetor. “Se eu faço a mi-nha parte, mas estamos em 15 vizinhos, 14 fazem a sua e um não faz, esse vai prejudicar todos os outros moradores. O mosquito não é meu, não faço o criadouro sozinho.”

Calor e umidade, o mosquito adora

O mosquito da den-gue adora a combinação ca-lor e água parada. Basta o fundo de um copo de plás-tico ou uma tampa de gar-

rafa para que o vetor possa colocar os ovos. Em poucos dias eles se tornam viáveis e eclodem, tornando-se larvas. Posteriormente se transfor-mam em mosquitos. É um clico muito rápido, informa Nestor.

Vale citar que por com-provação científica os ovos ficam viáveis por um ano, aguardando a chuva chegar. “Há estudos que falam em até três ou quatro anos, não é totalmente comprovado, mas que os ovos ficam por muito tempo esperando uma gota de água isso é verdade”, co-menta. Na fase adulta tem um tempo médio de vida en-tre quatro e oito semanas, ou seja, de 30 a 60 dias.

População é principal responsável no combate à dengue, e cada um deve fazer sua parte

Pato Branco está entre as cidades com menor incidência de dengue no Estado. No entanto, cuidados devem continuar

SERÁ qUE ESTOU cOm DEngUE?Essa pergunta é corriqueira, há muitas pessoas que

sentem dores de cabeça, febre alta e fadiga. A preocu-pação é compreensível, visto que os sintomas da den-gue clássica são semelhantes a outras doenças, como a gripe, por exemplo.

No entanto, Nestor diz que é importante que pessoas que sintam a presença forte destes e outros sintomas procurem o serviço médico. “Nem todos reagem iguais às doenças. Já vi pessoas que tiveram dengue que fica-ram oito dias literalmente de cama, tomando soro, e vi gente que em três dias passaram por todos os sintomas e nem precisaram se afastar do trabalho”. Seja como for, o melhor é diagnosticar logo.

Mais de 90% dos casos diagnosticados são de dengue clássica, mas é possível que ocorra dengue hemorrágica no primeiro contato com a doença. “É raro, mas pode ocorrer sim”, informa Nestor. Por isso, quem já passou pelo problema precisa redobrar os cuidados.

Teste rápido Precisa ter o tempo certo de espera para que o exame

possa detectar a presença do vírus no indivíduo. Nor-malmente, após a coleta de sangue em laboratório, são cinco dias. Para acelerar o diagnóstico, o Estado dispo-nibilizou o teste rápido da dengue. Segundo Nestor, o sangue coletado em contato com agentes reage e, em seguida, dá o resultado negativo ou positivo. O diretor garante que o teste é confiável e é muito difícil que haja erro. “O teste é considerado padrão ouro.”

muito entulho e lixo foram coletados pela prefeitura durante mutirão de limpeza no bairro Alvorada

O agente passou na sua casa? E você? O que faz para combater a dengue?

“Recebi a visita dos agentes. Eles olharam a casa, o ter-reno e conferiram a piscina. Para evitar a dengue faço a lim-peza do lote, cuido para não deixar água acumulada em ob-jetos e recipientes e faço a manutenção da água da piscina. Moro no bairro Cristo Rei.” André Bohn, 28 anos

“Os agentes passaram lá em casa semana retrasada. Olharam o pátio todo. Moro na Rua Tocantis, no bairro Cristo Rei. Em casa faço o básico, evito deixar acúmulo de água em qualquer lugar, desde pratos para flores até brinquedos das meninas. E agora estamos passando repelente por orientação dos agentes.” Clei-dina Pangartte, 34 anos

“Moro no centro, na rua Ita-colomi. Nunca visitaram meu apartamento, já o dos vizinhos eu não sei. O que sei é que os agentes vieram no prédio duas vezes num período de oito meses. Como meu apartamento não tem sacadas, nem vaso de flor, não faço mui-ta coisa.” Hellyn Regina da Rosa, 19 anos1

1

2

2

3

3

Page 5: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A5DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 |Cidade

Paloma Stedile com [email protected]

Na semana do Traba-lho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR) abre as por-tas para a segunda edição da Feira de Profissões. No dia 29 de abril, 27 escolas em todo o estado, além da unidade de educação a dis-tância, oferecem uma pro-gramação para quem quer conhecer os cursos profis-sionalizantes do Senac e fi-car informado sobre o mer-cado de trabalho.

Em Pato Branco, as ati-vidades iniciarão logo cedo: às 9h, com demonstrações práticas de saúde — como verificação da pressão arte-rial e orientações para a saú-de —; e uma palestra com o tema “Postura e etiqueta pessoal e profissional”.

Nesse dia também serão realizadas outras atividades

— todas gratuitas —, como oficinas sobre atendimentos de beleza, preparo de pratos e jogos para celulares; além de exposições e visitas guia-das, encerrando a progra-mação às 21h15, com a ofi-cina sobre “Configuração de notebooks”.

CursosDe acordo com a técni-

ca de relações com o mer-cado do Senac Pato Branco, Patrícia Weirich, a unidade do município oferece hoje mais de 50 cursos nas mais variadas áreas. “São cur-sos divididos em técnicos; de aprendizagem; de forma-ção profissional; além dos cursos de aperfeiçoamento”, afirmou.

Ela conta que nesse dia a comunidade poderá co-nhecer um pouco do que são realizados nesses cursos. “O objetivo é fazer uma espécie de demonstração para que

Redaçã[email protected]

Nas quartas, sextas e sá-bados o Serviço Social da In-dústria (Sesi) de Pato Branco promove sessões gratuitas de cinema à comunidade. Hoje (22), no Cine Infantil será exibido o filme “Pinóquio”, por Walt Disney.

O clássico conta a his-tória de Gepeto (Christian Rub), um carpinteiro solitá-rio que certo dia resolve fa-zer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul (Evelyn Venable) dá vida ao boneco, o qual passa a se chamar Pinóquio (Di-ckie Jones).

Confira a programação da Feira de Profissões:Local Horários Programação

Hall9h às 11h30

13h30 às 17h3019h às 22h

Demonstração prática de saúde: Verificação de pres-são arterial e orientações para a saúde

Auditório 9h30 às 10h15 Palestra: Postura e etiqueta pessoal, e profissionalAuditório 14h às 15h Palestra: Marketing pessoal

Auditório 19h30 às 20h15 Palestra: Comunicação e atendimento – a alma do negócio

Salão de beleza9h às 11h30

13h30 às 17h3019h às 22h

Demonstração prática na área de beleza: Atendimen-tos e demonstrações de cortes, penteados, mechas,

maquiagem, visagismo e manicureSalão de beleza 10h30 às 11h15 Oficina: Cuidados com o cabeloSalão de beleza 15h30 às 16h15 Oficina: Tranças e automaquiagemSalão de beleza 20h30 às 21h15 Oficina: Automaquiagem e cabeloCozinha peda-

gógica 10h30 às 11h15 Oficina: Preparo de sanduíches gourmet

Cozinha peda-gógica 15h30 às 16h15 Oficina: Preparo de sobremesas

Cozinha peda-gógica 20h30 às 21h15 Oficina: Preparo de canapés

Laboratório de informática 10h30 às 11h15 Oficina: Internet doméstica

Laboratório de informática 15h30 às 16h15 Oficina: Jogos para celulares

Laboratório de informática 20h30 às 21h15 Oficina: Configuração de notebooks

Cine Sesi exibe “Ensaio sobre a cegueira”

“Ensaio sobre a cegueira” é estrelado por Juliane Moore

Divulgaçãoco pode assistir outra opção de longa-metragem, desta vez no sábado (25): “Brazil: o filme”. Dirigida por Ter-ry Gilliam, a história é so-bre Sam Lowry (Jonathan Pryce), que vive num Esta-do totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia.

Nele todos são governa-dos por fichas e cartões de

crédito, sendo que as pessoas precisam pagar por tudo, até mesmo pela permanência na prisão. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando por Jill Layton (Kim Greist), uma terrorista.

As três sessões de cine-ma terão início às 19h, no Te-atro Sesi. Mais informações podem ser obtidas pelo tele-fone (46) 3200-5500.

Ansioso para se tor-nar um menino de verda-de, Pinóquio se mete em vá-rias confusões. Além disso, ele tem uma particularidade: sempre que mente seu na-riz cresce. Até o dia em que precisa resgatar seu criador,

quando ele fica preso na bar-riga de uma baleia.

Outro longa-metragem

que será exibido nesta sema-na no Cine Sesi é o “Ensaio sobre a cegueira”, na sexta--feira (24). O filme, dirigido por Fernando Meireles, con-ta sobre uma inexplicável epidemia de cegueira, que atinge uma cidade.

Denominada “ceguei-ra branca” — pois as pessoas atingidas somente passam a ver uma superfície leitosa —, a doença surge inicialmen-te em um homem no trân-sito e aos poucos se espalha pelo país.

Além disso, o públi-

Senac promove Feira de ProfissõesDurante o evento serão realizadas oficinas, palestras, além de demonstrações práticas de saúde

Dentre as oficinas que serão realizadas, destaca-se a de maquiagem

todos conheçam e venham posteriormente a se matri-cular nos cursos”, justificou.

Segundo Patrícia, não é necessário que os interes-sados se inscrevam antes do evento. “Eles garantirão a sua participação pela ordem de chegada”, explicou.

A técnica acrescenta que o evento é aberto para

Pato Branco e região. “Con-vido a todos para conhecer o Senac, para ver quais são as oportunidades. Pois pen-samos que num ano como esse, onde precisamos fazer mais esforços, a qualificação é sempre o maior diferencial para qualquer profissional e para as empresas também”, concluiu.

Page 6: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A6 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 Cidade

Cristiane Sabadin [email protected]

As instituições de ensino superior não cumprem apenas o papel de formar profis-sionais para o mercado de trabalho. Além do aprendizado teórico e da prática nos laborató-rios, os acadêmicos -com orientação de pro-fessores- também prestam serviços à comu-nidade. Muito mais que o aprendizado, os estudantes têm lições de vida, e é durante o atendimento a quem mais necessita que refor-çam os passos para uma formação completa.

Bruna Luiza Aquino Nava, 22 anos, aca-dêmica do 9º período de Fisioterapia da Fa-dep (Faculdade de Pato Branco) é prova dis-so. A jovem define o trabalho na Clínica Escola como uma “experiência fantástica e única”. “O atendimento aqui é pelo SUS e é realizado com muito carinho e atenção.”

Na opinião de Bruna, a prática no CIS (Centro Integrado em Saúde), mais especifi-camente na clínica de Fisioterapia, é uma óti-ma forma de colocar em prática o que se viu na teoria. E o melhor, se houver dúvidas na hora do atendimento, os professores “socor-rem” os alunos. “Aqui aprendemos da forma correta”, comenta.

Melhor presenteQuase na reta final do curso, Bruna ga-

rante que o carinho que recebe dos pacientes é certamente seu melhor presente de forma-tura. “Eles são muito carinhosos, nos trazem presentes e falam que somos “anjos de bran-

População encontra serviços de qualidade nas instituições de ensino superior

Além da área da saúde, a Faculdade de Pato Branco proporciona assistência jurídica a pessoas carentes. No Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), atuam professo-res e alunos do curso de Direito. O principal objetivo é articular ensino, pesquisa e extensão, garantindo a formação teórica e prática.

Conforme dados da instituição, no ano passado, 180 acadêmicos participaram das atividades do NPJ. Ao todo, 300 atendimentos foram feitos, o que respondeu a 213 processos novos. Ainda aconteceram 167 audi-ências de conciliação em processos que tramitaram no Juizado Especial Cível da Comarca de Pato Branco. O NPJ contabilizou 402 processos em andamento em 2014.

*A Fadep também realiza o Dia da Ação Voluntária, Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, o Projeto “Sou bom de bola, na escola e também na sociedade” e o Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade).

ASSISTêncIA jURíDIcA nA FADEP

Atendimento no nPj da Faculdade de Pato Branco

Por meio de estágios e projetos de extensão, os acadêmicos aprendem na prática o que estudam na teoria. E o melhor: os serviços que chegam até a comunidade, em geral são gratuitos ou com preço acessível

co”. É gratificante.”Dona Terezinha de Jesus Fernandes, 59

anos, é paciente da clínica há três anos. Ela mora no bairro São Vicente e chega toda se-mana à Fadep com sorriso nos lábios. “Gos-to muito daqui. É sempre uma fisioterapeuta melhor que a outra”, diz, reconhecendo o tra-balho dos acadêmicos.

Depois de ser acometida por um derra-me de pulmão, que a deixou 15 dias em coma, Terezinha se recupera bem. Quem a encami-nhou à clínica foi o médico. “Aguardei vários meses e consegui começar o atendimento em 2013.”

Terezinha não poupa elogios aos acadê-micos e garante que o apoio é mútuo: “Eles são estudantes, sei que estão aprendendo, por isso, nós ajudamos eles e eles nos ajudam”.

Funcionária e pacienteO diagnóstico de fibromialgia levou

Luciana Maieski, 35 anos, a frequentar a Fadep não apenas a trabalho. Ela é zelado-

ra da instituição e passou a utilizar os ser-viços da clínica de fisio há um ano. “O mé-dico disse que precisava fazer o tratamento e hoje estou aqui.”

Luciana recebe os atendimentos de gra-ça e une o útil ao agradável. “Pra mim é per-to, porque já trabalho na Fadep”, comemora.

100 atendimentos por diaSegundo Michel Baumer, coordenador

do curso de Fisioterapia e da clínica, o local realiza em média 100 atendimentos por dia – fora o que é feito externamente; em 2014 fo-ram realizados 22 mil. Quem presta os ser-viços à comunidade são alunos a partir do 3º ano. Os tratamentos têm convênio com o SUS de Pato Branco. E além da clínica, os aca-dêmicos atendem a comunidade na Apae, no Gama e no bairro Planalto.

Na análise do professor, o primeiro sen-timento é de expectativa; todos não veem a hora de começar. Mas assim que a prática inicia vem o medo. “Tem a insegurança de

atender o público, é lógico, mas este é o mo-mento de colocar a teoria na prática antes da formatura.”

Saúde ao alcance de todosNa área de saúde a instituição conta, des-

de 2002, com uma moderna clínica de Saúde, chamada Centro Integrado em Saúde (CIS) onde estão alocadas atividades ambulatoriais que envolvem os cursos de Fisioterapia, Psi-cologia, Enfermagem e Nutrição. Estes cursos realizam atividades multidisciplinares e mul-tiprofissionais.

Em 2014, o serviço de psicologia efe-tuou 1.625 atendimentos. O serviço do am-bulatório de Nutrição também está convenia-do com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims), prestando atendimentos nutricio-nais aos usuários dos municípios associados a este convênio. Ao longo do ano de 2014 fo-ram realizados 522 atendimentos por acadê-micos do curso de Nutrição sob supervisão de seus professores.

Luciana descobriu na fisioterapia a melhora para a fibromialgia

Page 7: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A7DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 |Cidade

No dia em que a reportagem do Diário do Sudoeste foi até o NPJ da Mater Dei, a acadêmica Tamires de Almeida Guedes, do 5º ano, fazia um atendimento. Sua cliente queria resolver pendências de um terreno, uma situ-ação de usucapião. “É complicado porque ela não tem nenhuma documentação, mas esta-mos aqui para ajudar.”

Para Tamires, o núcleo auxilia em 80% da formação acadêmica, porque faz o estudante conhecer na prática como é o Direito lá fora. “E o melhor é ver a satisfação das pessoas que não pagam nada pelo serviço e são tão bem atendidas”, enfatiza.

A secretária do NPJ, também acadêmi-ca da Mater Dei, está no 3º ano. Marluci Ro-drigues Ricarcatto contou que o núcleo aten-de basicamente questões da Vara de Família, dando assistência aos casos de divórcio, pen-são, guarda, exame de DNA e adoção. “Re-cebemos nomeação criminal de alguns pro-cessos que já existem e damos continuidade, agora estamos atendendo casos da Vara Civil. Mas o grande foco é Vara de Família.”

A maioria dos acadêmicos que atua no núcleo está no 4º e 5º período. Os serviços são gratuitos e, por isso, o atendimento é ape-nas para pessoas de baixa renda. Por sema-na, são feitos em torno de 12 a 15 atendimen-tos. Por ano, são em média 600 atendimentos. E muita gente procura o NPJ para tirar dú-vidas e pedir orientações. “Tem quem venha só para conversar e nós ouvimos, indicamos o melhor caminho. Às vezes somos psicólo-gas também”, sorri.

Quem coordenada o NPJ da Mater Dei é o professor Andrey Herget. Segundo ele, o atendimento é aos menos favorecidos. “Aten-demos pessoas necessitadas, que não podem fazer frente ao pagamento de custas, despesas de processo e honorários advocatícios. Entre outros critérios, a remuneração mensal em torno de  dois salários mínimos é um deles.”

De empresa para empresaUma pequena empresa com grandes

ações. Essa é a Master Junior, a empresa ju-nior do curso de Administração da Mater Dei. O principal objetivo é proporcionar aos acadêmicos um aprendizado real, colocan-do-os de frente com as dificuldades e desa-fios do mercado.

Em dez anos de atuação, os estudantes já prestaram diversos serviços de qualidade à comunidade com preços acessíveis. Segun-do professora Stella Maris de Lara, a Master Junior atende a três pilares: social, assessorial empresarial e cliente interno.

Quando se fala em pilar de assessorial em-

Apoio jurídico de qualidade e sem custo para quem mais precisa

A secretária de Educação Heloí de Carli durante treinamento de Língua Portuguesa para professores do município, na UTFPR

Por semana, são feitos em média 15 atendimentos ao público no NPJ da Mater Dei

presarial, leia-se: abrir as portas da faculdade à comunidade. E é abrir mesmo. Stella conta que os alunos elaboram e desenvolvem projetos de assessoria, que atendem pessoas físicas e jurí-dicas. “As assessorias procuram atender as de-mandas dos clientes nas áreas de finanças, ma-rketing, gestão de pessoas e produção.”

No âmbito social, a empresa atua como idealizadora e parceira em diversas campa-nhas e projetos, sempre com o foco de redu-zir as desigualdades sociais e contribuir para a inserção social de pessoas carentes.

Somente neste pilar já foram desenvol-vidos mais de 40 projetos. Conforme Stella, outro papel importante da Master Junior é atender micros, pequenos empresários e em-presas do terceiro setor (sem fins lucrativos), oferecendo pesquisas ou assessorias para que o negócio sobreviva. O feedback desta vitrine aparece após a formatura, com a grande em-pregabilidade dos acadêmicos que passaram pela experiência.

Arquitetura ao alcanceA Faculdade Mater Dei conta também

com o EMA (Escritório Modelo de Arquite-tura) com coordenação do professor Willian Nishii. No ano passado foram realizados aproximadamente 21 projetos, entre eles, rampas de acesso na Escola Agostinho Perei-ra, paisagismo no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo e revitalização da Avenida Indepen-dência em Capanema; em 2015 já são 16 pro-jetos em andamento.

Todos são de cunho social, comunitário e acadêmico. O objetivo é atender a comunida-de, melhorando a qualidade de vida por meio da arquitetura e urbanismo. Em 2012 os aca-dêmicos do EMA venceram o concurso inter-

nacional promovido pela Politécnica de Mi-lão, na Itália.

Da UTFPR à comunidadeA UTFPR (Universidade Tecnológica

Federal do Paraná), campus de Pato Branco, desenvolve dezenas de projetos que atingem diretamente a sociedade. Entre tantos exem-plos positivos, um chama a atenção. Trata-se da “Formação Matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental”.

Por meio do departamento acadêmico da Matemática, com apoio do curso de Li-cenciatura (Comat) e do Laboratório do Life Matemática/Capes, em parceria com a Pre-feitura de Pato Branco e Secretaria de Edu-cação, professores da UTFPR estabelecem um vínculo de estudo que aproxima univer-

sidade e escola. A carga horário é de 132 horas e não há

nenhum custo. Os beneficiados são professo-res dos anos iniciais da rede municipal. Con-tudo, ganham com isso educadores da UTF-PR, que encontram ambiente vantajoso de pesquisa e extensão, a própria instituição que forma vínculos com a comunidade e a Prefei-tura, que propicia aos professores da rede um processo de formação continuada.

Mas é possível citar inúmeros proje-tos que refletem na comunidade. Entre eles, o Projeto Rondon, que contribui para a for-mação cidadã no desenvolvimento do país; o de fortalecimento da cadeia produtiva da pis-cicultura na região, que capacita e assessora os pequenos produtos rurais e a comunida-de em geral.

Page 8: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A8 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 Cidade

Harald [email protected]

O sonho de qualquer urbanis-ta hoje envolve uma cidade com todas as calçadas padronizadas, recortada por vias que priorizam a mobilidade alternativa – como transporte coletivo e bicicletas –, acessibilidade para de� cientes e idosos por toda parte, e espa-ço adequado para árvores e áreas verdes em meio aos prédios e o concreto.

Parece um sonho distante, mas ele é possível. Contudo, em grande parte isso requer um apro-veitamento melhor das vias já exis-tentes – que infelizmente não fo-ram projetadas com vistas e essas necessidades. Uma das alternativas de maior sucesso para aperfeiçoar o uso das vias é a implantação do sistema binário.

Esse sistema – que torna todas as ruas em mão única, em sentidos alternados – torna o trânsito mais e� ciente, justamente porque a cir-culação ocorre em apenas uma di-reção de cada vez, tornando os cruzamentos mais seguros, o � u-xo mais ágil e o acesso mais segu-ro por parte de pedestres e cadei-rantes (que precisariam olhar para apenas um lado ao atravessar).

Mas no sentido de urbanismo, o sistema binário também é útil, porque o trânsito em sentido úni-co dispensa, por exemplo, o esta-cionamento em ambos os lados, o que abre mais espaço nas vias para construção de ciclofaixas, pontos de ônibus (eventualmente até ca-naletas, em ruas mais largas), ex-pansão das calçadas e passeios, e

até plantio de árvores de maneira que não atrapalhe os pedestres e a acessibilidade.

Pato BrancoO plano diretor de Pato Bran-

co prevê o modelo binário em toda a cidade, e a Secretaria de Plane-jamento Urbano já de� niu várias ruas – as arteriais – que devem ser as primeiras a adotar o sistema. Contudo, alguns obstáculos di� -cultam essa implantação.

Em primeiro lugar, a BR 158. Como muitas das vias que devem se tornar de mão única fazem a li-gação entre a rodovia e o Centro da cidade – entre elas a Paraná, a Brasil, a Itacolomi e a Pedro Rami-res –, é preciso primeiro adequar o acesso a elas nos trevos. Caso con-trário, o acesso à cidade através da rodovia poderia ser atravancado, em vez de � uído.

“A Pedro Ramires, por exem-plo, seria de entrada, e a Itacolomi, de saída. Só que a Itacolomi hoje vira mão dupla a partir de certo trecho, porque enquanto a gente não arrumar o trevo, não � zermos uma marginal para entrada na Pe-dro Ramires, a gente não pode dei-xar a Itacolomi só saída”, explicou o secretário Emerson Michelin. “O entrave é que a BR 158 não é domí-nio do município. É federal, então não podemos mexer nela. Preci-samos aguardar o Dnit [Departa-mento Nacional de Infraestrutura de Transportes] fazer essas inter-venções”.

Além disso, a própria topogra-� a acidentada de Pato Branco cau-sa di� culdades ao integrar áreas distintas da malha viária urbana.

Por exemplo, é difícil ligar a região da Baixada com o bairro La Salle por meio de vias de mão única por causa do relevo extremamente ín-greme. “Ali, só com viaduto, uma obra grande. Hoje, todas as ruas têm que descer para a área central para daí poder deslocar ao outro lado da cidade”, explicou Miche-lin. “Então tem vários lugares que a gente não conseguiu fazer o bi-nário ainda. Mas o plano é fazer 100% binário, porque em todas as grandes cidades, só o sistema biná-rio funciona”.

IntervençõesSegundo Michelin, a previsão

é que dentro dos próximos dois ou três anos todas as ruas previstas te-nham se tornado de mão única. As primeiras mudanças, no entan-

to, devem ocorrer já nos próximos dois meses, a começar pela rua Pa-raná e pela avenida (que se torna-ria rua) Brasil. “Depende de resol-ver a questão do trevo da Guarani”, destacou o secretário.

Segundo ele, ainda existe uma grande rejeição por parte da po-pulação quanto ao sistema biná-rio – justi� cada em parte porque às vezes é preciso dirigir algumas quadras a mais para chegar a de-terminado lugar. Além disso, Mi-chelin destacou que algumas pes-soas não acreditam na e� cácia do sistema. “Mas isso é porque, na verdade, ainda temos muitos bi-nários que foram feitos só em par-te, não na rua inteira. Por isso nos-so binário ainda não funciona; ele precisa que seja na rua toda”, observou.

Sistema binário é a soluçãoA rejeição ainda é grande, mas o sistema binário tem se mostrado a melhor alternativa

para um trânsito mais seguro e efi ciente. Ciclovia, canaleta de ônibus, calçadas e acessibilidade podem se tornar realidade com a implantação do sistema em Pato Branco

Linhas pontilhadas: vias projetadas

Linhas contínuas: já em mão única

Page 9: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A9DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 |Regional

Dayanne do [email protected]

No próximo sábado, (25), o Centro Social Maris-ta de Itapejara D’Oeste vai promover a 6ª edição da Fei-ra Marista de Troca Solidá-ria. O objetivo é estimular a doação entre a comunidade e arrecadar roupas, calçados e cobertores para famílias ca-rentes do município.

A feira será na sede do Centro Social Marista, com início às 8h até as 12h e das 13h até as 15h. O centro está localizado na rua Marcelino Champagnat, nº 308.

OrganizaçãoComo o próprio nome

do evento já diz, é uma feira de troca. Portanto, as pessoas podem doar, como também

escolher objetos que lhes se-jam úteis.

As roupas e calçados dis-poníveis são de vários tama-nhos, podendo atender tanto homens, mulheres, adoles-centes e crianças. Quanto à qualidade das peças, como é um público mais carente que a feira atende, nem sempre as que chegam estão em ótimo estado, mas o Centro costu-ma pedir que as peças este-jam limpas e em condições de uso. Para garantir isso, as equipes costumam fazer uma pequena triagem.

Além disso, na hora da troca, é feita uma proporção entre o que a pessoa trouxe e o que ela pode levar. Essa é uma forma de promover uma troca equilibrada e justa.

Outra característica da Feira de Troca Solidária é

que as pessoas que não que-rem fazer troca, podem ape-nas doar. Também, as famí-lias que não tem peças para doação, mas precisam de roupas para enfrentar o in-verno, podem levar garrafas pet e trocar. O Censo Social segue uma tabela, que deter-mina quantas garrafas pet podem ser trocadas, pelo de-terminado tipo de peça, que a pessoa quer levar.

No final da doação, as garrafas são repassa-das para o Cras de Itapeja-ra D’Oeste, que desenvol-ve um trabalho social, com famílias carentes, transfor-mando o material em enfei-tes natalinos. As roupas que sobram da feira, também são repassadas para o Cras e para a Pastoral da Crian-ça, para que eles usem em

suas doações.

UniformesAlém das roupas nor-

mais, usadas para o dia a dia, durante a Feira também exis-te a troca pelos uniformes do Centro Educacional e So-cial Marista (Cesmar). Gran-de parte das peças são doa-ções do Colégio Marista de Brasília, que envia peças dos uniformes, como jaquetas e camisetas, que têm grande procura pelas famílias que possuem filhos frequentando as atividades do Cesmar. Es-sas peças também podem ser trocadas pelas garrafas pets.

Atividades do Cesmar

A Feira de Troca Solidá-ria é mais uma das ações so-ciais, promovida pelo Centro

O Ministério da Educa-ção (MEC) oficializou o re-conhecimento do curso de Ciências Biológicas da Uni-versidade Federal da Fron-teira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A Portaria nº 300 foi publicada no Diário Ofi-cial da União, na quinta-fei-ra (16). O reconhecimento é condição necessária para a validade nacional do diplo-ma do curso.

O curso de Ciências Biológicas foi avaliado pelo MEC no mês de setembro de 2014 e recebeu conceito 4. A avaliação consiste na análi-

se de mais de 60 itens agru-pados em três dimensões: in-fraestrutura, corpo docente e organização didático-peda-gógica. Cada dimensão rece-be um conceito, que varia en-tre um e cinco.

Para a coordenadora do curso, professora Berta Lúcia Pereira Villagra, o reconhe-cimento e a nota evidencia o trabalho que professores, técnicos-administrativos em educação e discentes fazem na execução do Projeto Pe-dagógico do curso de Ciên-cias Biológicas. 

“A proposta do curso re-

conhecida fortalece a certeza de que estamos possibilitan-do a integração dos com-ponentes curriculares e o desenvolvimento de um co-nhecimento interdisciplinar, contribuindo com  a quali-ficação profissional do dis-cente, favorecendo o desen-volvimento de habilidades e competências ligadas ao campo de atuação do curso e criando oportunidades para este profissional atuar na li-cenciatura de maneira inte-gradora com as demais áre-as”, comenta a coordenadora. (Assessoria)

Sem avanço nas negocia-ções com o Consórcio Inter-municipal da Rede de Urgên-cias do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), os condutores so-corristas do Samu 192 – Su-doeste decidiram pelo indica-tivo de greve.

Conforme o presidente do Sindicato dos Motoristas, Condutores de Veículos Ro-doviários Urbano e em Geral, Trabalhadores em Transpor-tes Rodoviários de Pato Bran-co (Sintropab), Enio Antonio da Luz, na sexta-feira (17), fo-ram realizadas reuniões com os condutores das bases de Coronel Vivida, Chopinzi-nho, Mangueirinha, Palmas, Clevelândia e Pato Branco e 99% votou pela greve. O Sin-dicato de Dois Vizinhos, Sin-trodov, também promoveu reuniões e 100% dos condu-

tores acataram pela paralisa-ção dos serviços.

Na segunda-feira, (20), os dois sindicatos programa-ram fazer a entrega do indica-tivo de greve para o Ciruspar. Mediante a entrega do docu-mento, há o prazo de 72 ho-ras, para que a classe inicie a paralisação. Desta forma, na quinta-feira (23), é possível que os condutores entrem em greve.

Esse indicativo de greve não integra os condutores da base territorial do Sindicato dos Motoristas, Condutores de Veículos Rodoviários Ur-bano e em Geral, Trabalha-dores em Transportes Rodo-viários de Francisco Beltrão, (Sintrofab), o qual conversará com classe na sexta-feira (24), para então decidir se a cate-goria definirá também pela

paralisação.

ReivindicaçãoA tentativa de acordo en-

tre o Ciruspar e a categoria dos condutores socorristas do Samu, vem ocorrendo há alguns meses. Contudo, sem avanço na principal reivindi-cação da categoria, que pede um reajuste salarial de 95%, o que equivaleria a R$ 1.970,00.

O Consórcio, desde o início das negociações ofe-rece o rejuste de 7,58%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). E alega, que não tem como oferecer mais, porque o Consórcio não possui situ-ação financeira que permita tal negociação e mesmo com o indicativo de greve, o servi-ço mantém a mesma propos-ta de reajuste, de 7,58%. (DN)

Curso de Ciências Biológicas de Realeza é reconhecido pelo MEC

Condutores socorristas doSamu decidem por greve

Centro Social Marista realiza Feira da Troca Solidária

Feira será no próximo sábado, em Itapejara D’ Oeste

Social e é realizada todos os anos. Além disso, o Cesmar desenvolve atividades com as crianças de 5 a 12 anos, que frequentam as escolas muni-cipais e estaduais de Itapeja-ra D’Oeste. As atividades são realizadas no contraturno es-

colar e a criança tem, além de três refeições, a possibilidade de participar de oficinas de formação e complementação educacional, como informá-tica, capoeira, jogos coopera-tivos, circo, artes, meio am-biente, entre outras.

Arquivo Cesmar

Feira da troca solidária será no próximo sábado (25)

Page 10: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A10 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 Brasil/Mundo

Agência BrasilBRaSílIa

O arcebispo de Brasília, dom Sérgio Rocha, foi eleito na segunda-feira (20), pre-sidente da Conferência Na-cional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presiden-te terá mandato de quatro

anos e foi escolhido no pri-meiro escrutínio, após supe-rar os dois terços dos votos necessários para a eleição. Dom Sérgio Rocha substi-tui o cardeal Raymundo Da-masceno Assis.

No processo de eleições iniciado na segunda-feira serão escolhidos também

o vice-presidente, o secre-tário-geral e os presiden-tes das 12 comissões epis-copais da CNBB. As eleições podem prosseguir até o dia 23 de abril. A cerimônia de posse está marcada para sexta-feira (24), em Apare-cida (SP).

Dom Sérgio Rocha foi

nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001. Em janeiro de 2007, o papa Ben-to XVI o nomeou arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado arcebispo me-tropolitano de Brasília.

Dom Sérgio estudou fi-

losofia e teologia. É mes-tre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teo-logia Nossa Senhora da As-sunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade La-teranense, em Roma. Dom Sérgio tem como lema epis-copal “Tudo na caridade”.

Gravações encontradas por pesquisadores de univer-sidades brasileiras e america-nas mostram pela primeira vez a voz do poeta modernis-ta Mário de Andrade. Dispo-níveis no site do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, os áudios reproduzem o autor de “Macunaíma” cantando can-tigas populares brasileiras.

Os registros foram feitos em 1940 pelo linguista ame-ricano Lorenzo Turner. Além de Mário, a escritora Rachel

de Queiroz e Mary Pedro-sa (mulher de Mário Pedro-sa) entoam músicas de roda e outras melodias tradicio-nais do país.

As gravações foram divi-didas em “lado A” e “lado B” – no primeiro, a cantoria. No segundo, os três falam ao lin-guista sobre as músicas que haviam acabado de cantar. É possível, também, ouvir as vozes do escritor Pedro Nava e do crítico Mário Pedrosa.

“Mário, o que

você gravou?”, per-gunta o entrevistador. “Eu gravei uma canção de mendigo colhida por mim mesmo na zona do Catolé do Rocha, no sertão da Pa-raíba. Os mendigos do Bra-sil costumam sempre pedir esmolas cantando, principal-mente pelo interior. Foi uma dessas questões que cantei”, responde o poeta, no áudio. Mais adiante, ele diz: “Além da canção de mendigo, como última peça do disco, eu can-

tei ainda o famoso toca-zum-ba, que é um canto de negros brasileiros do tempo da abo-lição. Esse canto generalizou--se por todo o Brasil e, aliás, já está publicado no livro de Friedenthal”.

A descoberta é resulta-do de um trabalho de pes-quisadores da Universidade de São Paulo, da Universi-dade Federal de Pernambu-co, da Universidade Fede-ral do Recôncavo da Bahia e da Universidade de Indiana,

nos Estados Unidos, onde estava o arquivo fonográfico. A voz de Mário de Andra-de surge em um ano de ce-lebração do escritor – ele será o autor homenageado pela Flip (Festa Literária In-ternacional de Paraty) em 2015, quando completam-se 70 anos de sua morte. Além disso, sua trajetória foi recu-perada em nova biografia, em um volume que também traz um romance inédito e suas cartas. (Folhapress)

FolhapressSãO paUlO

O grupo radical islâmi-co Al Shabbab atacou na se-gunda-feira (20) um veícu-lo da ONU (Organização das Nações Unidas) na cidade de Garowe, capital administrati-va da região de Puntland, no nordeste da Somália, matan-do seis funcionários.

O ônibus, que levava os colaboradores da hospeda-gem a seus locais de traba-lho, explodiu quando esta-cionou na porta da sede da FAO (Organização das Na-

ções Unidas para Alimenta-ção e Agricultura) na cidade. Segundo as forças de segu-rança, a bomba foi colocada em um dos assentos do veícu-lo, que teve as janelas destru-ídas e o teto arrancado com a explosão. Dentre os mor-tos, estão quatro funcionários do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Outras dezenas de pes-soas ficaram feridas, in-cluindo quatro funcionários do Unicef. O representan-te especial da ONU para a Somália, Nicholas Kay, condenou o ataque e dis-

se estar comovido com a morte de seus colegas. O Al Shabaab, ligado à Al Qaeda, tem realizado uma série de ataques na Somá-lia e países vizinhos, na tentativa de impor um re-gime islâmico radical e derrubar o governo so-malio, apoiado pelo Oci-dente e por tropas africanas. Os ataques, porém, ocorrem normalmente no sul do país. Na semana passada, dez pes-soas foram mortas em um ataque aos escritórios do Ministério da Educação so-mali, na capital Mogadício.

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) vão promover um Con-selho Europeu extraordiná-rio na próxima quinta-feira (23) em Bruxelas, para deba-ter as mais recentes tragédias no Mediterrâneo.

“A situação no Mediter-râneo é dramática. Não pode continuar assim. Não pode-mos aceitar que centenas de pessoas morram ao tentar atravessar o mar rumo à Eu-ropa. Foi por isso que decidi

convocar um Conselho Euro-peu extraordinário para esta quinta-feira”, afirmou Donald Tusk, em vídeo divulgado na rede social Twitter.

“Há desafios que só po-dem ser adequadamente res-pondidos se houver uma abordagem cooperativa, como é o caso dos fluxos mi-gratórios. Não posso, nesse contexto, deixar de lamentar profundamente os trágicos acontecimentos deste fim de semana, que reforçam ainda

Depois de 21 anos, Mato Grosso do Sul registra caso de raiva humana

O estado de Mato Gros-so do Sul registrou um caso de raiva humana, depois de 21 anos sem ocorrências, e o paciente, de 38 anos, está em estado grave no Hospi-tal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. De acordo com os médicos, o homem foi mordido há mais de 40 dias por um cão infec-tado com raiva e só procu-rou atendimento médico no último dia 13.

O caso ocorreu em Co-rumbá, no interior do es-tado. Diagnosticado com a doença, o homem foi trans-ferido para o hospital uni-versitário, em Campo Gran-de. Este é o primeiro caso de raiva humana no estado, desde 1994. Segundo infor-mações do hospital, a equipe aguarda a chegada de medi-camentos, que serão envia-dos de Brasília para a capi-tal sul-mato-grossense, na tentativa de reverter o qua-dro do paciente, que está em coma induzido, na unidade de terapia intensiva ( UTI).

Corumbá vive um sur-to de raiva animal e a Secre-taria de Saúde Municipal in-tensificou ações de combate à doença, reforçando o aler-ta à população, para não dei-xar cães soltos pelas ruas da cidade. Ainda segundo a se-cretaria, a cidade está com nove casos confirmados de raiva canina, e o Centro de Controle de Zoonoses tra-balha em regime de plantão para vacinação e captura de animais com alterações neu-rológicas. Há plantão tam-bém de médicos veteriná-rios. (Agência Brasil)

União Europeia se reúne para discutir crise migratória do Mediterrâneo

Gravação rara reproduz voz de Mário de Andrade pela primeira vez

Ataque a ônibus da ONU deixa seis mortos na Somália

mais a premência de todos trabalharmos juntos em uma solução para o flagelo a que temos assistido no Mar Me-diterrâneo”, disse  o primei-ro-ministro português, Pe-dro Passos Coelho.

Os fluxos migratórios da África para a Europa têm au-mentado consideravelmen-te nos últimos anos. A super-lotação e a falta de condições das embarcações levam, muitas vezes, à morte de cen-tenas de pessoas. Atualmen-te, a Guarda Costeira italiana resgata de 500 a 1.000 pesso-

as por dia.Na segunda-feira, a

chanceler alemã, Angela Merkel, cobrou respostas da Europa sobre o mais recen-te naufrágio de imigrantes no Mediterrâneo, que matou centenas de pessoas. “Como milhões de alemães”, Angela Merkel está chocada com o naufrágio de domingo ao lar-go da Líbia, em que podem ter morrido 700 pessoas, dis-se o porta-voz, Steffen Sei-bert, à imprensa em Berlim.

Ainda segundo o por-ta-voz, o fato de naufrágios

ocorrerem “com triste regu-laridade no Mediterrâneo” não é uma situação digna para a Europa. Ele acrescen-tou que um continente que tem um compromisso com a humanidade precisa encon-trar respostas, mesmo quan-do não há respostas fáceis.

Para o governo alemão, a prioridade é salvar o maior número de vidas e, a médio e longo prazo, reforçar a luta contra o tráfico de pessoas e estabilizar os países de ori-gem dos migrantes. (Agên-cia Brasil)

arcebispo de Brasília é eleito presidente da CNBB

Page 11: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A11DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 |Agropecuária

MercAdo AgropecuárioindicAdores do

AssessoriaBRaSílIa

Os recursos aplicados no crédito rural do país para a agricultura empre-sarial em custeio, investimento e comer-cialização alcançaram R$ 103,2 bilhões, de julho de 2014 a fevereiro deste ano, o que corresponde a 66,2% do total pro-gramado para o ano safra 2014/2015, de R$ 156,058 bilhões. O valor consta no Plano Agrícola e Pecuário (PAP) anun-ciado em maio do ano passado pelo go-verno federal.

Para custeio e comercializa-ção foram programados, para a safra 2014/2015, o valor de R$ 111,9 bilhões, dos quais R$ 72,4 bilhões (64,7%) foram aplicados no período. Já para investi-mentos, dos R$ 44,1 bilhões programa-dos, foram investidos R$ 30,8 bilhões, o que corresponde a 70% do total.

De acordo com o secretário de Po-lítica Agrícola, André Nassar, “o desem-penho do crédito rural até o momento está dentro das expectativas e, caso seja mantido o mesmo montante das apli-cações nos meses de março a junho da safra passada, ao final deste ano safra,

2014/15, o volume total aplicado deve superar os R$ 156 bilhões programados para o período”.

Médio produtorAs contratações para o médio pro-

dutor, no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pro-namp), atingiram R$ 8,3 bilhões em re-cursos para custeio. Já para operações de investimento, o programa aplicou R$ 3,2 bilhões. O Pronamp, ao todo, conta com R$ 16,105 bilhões para a safra atual.

Entre os programas na modalida-de investimento, os financiamentos des-tinados ao Programa de Sustentação do Investimento (PSI-BK) contabilizaram R$9,750 bilhões para a aquisição de má-quinas agrícolas. Desde janeiro deste ano, a aquisição de tratores, implemen-tos associados e colheitadeiras passou a ser financiada basicamente pelo progra-ma Moderfrota, reativado neste Plano Safra. Estão programados R$ 3,7 bilhões para esse programa e foram contrata-dos, até agora, R$ 306 milhões.

A partir deste mês, as taxas de ju-ros da linha de financiamento do Mo-derfrota vigoram em novos valores. Os

agricultores, com renda bruta anual de até R$ 90 milhões, passam a pagar 7,5% ao ano. Para rendas superiores, os juros são de 9% ao ano.

O Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) respondeu por R$ 2,4 bilhões, de um total disponibilizado de R$ 4,5 bilhões.

Para o Moderagro e o Moderin-fra foram disponibilizados R$ 500 mi-lhões para cada um deles e investidos R$ 175,7 milhões e R$ 257 milhões respectivamente.

O Prodecoop (Programa de Desen-volvimento Cooperativo para Agrega-ção de Valor à Produção Agropecuária) e o Procap-Agro têm recursos disponí-veis de R$2,1 bilhões e R$ 3 bilhões, dos quais já foram aplicados R$ 633 milhões e R$1,5 bilhão, respectivamente.

No programa Inovagro, que conta com R$1,7 bilhão, foram aplicados, no período, R$ 833 milhões.

A avaliação é realizada mensal-mente pelo Grupo de Acompanha-mento do Crédito Rural, coordena-do pela Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

agricultores contratam R$ 103 bilhões do crédito agrícola

O valor contratado equivale a 66% do total programado para a safra 2014/2015

Divulgação

Indicadores Econômicos: elaboração da agênciaDossiê:Dinheiro. Fone: (41) 3205-5378

Índices em % nov dez jan fev mar abr ano 12m INPC (IBGE) 0,53 0,62 1,48 1,16 1,51 - 4,21 8,42IPCA (IBGE) 0,51 0,78 1,24 1,22 1,32 - 3,83 8,13IPCA-15 (IBGE) 0,38 0,79 0,89 1,33 1,24 1,07 4,61 8,22IPC (FIPE) 0,69 0,30 1,62 1,22 0,70 - 3,58 6,61IPC (IPARDES) 0,99 0,02 0,41 1,15 0,81 - 2,39 6,76IGP-M (FGV) 0,98 0,62 0,76 0,27 0,98 - 2,03 3,16IGP-DI (FGV) 1,14 0,38 0,67 0,53 1,21 - 2,43 3,46IPA-DI (FGV) 1,44 0,30 0,23 0,41 1,24 - 1,88 1,00IPC-DI (FGV) 0,65 0,75 1,73 0,97 1,41 - 4,16 8,59INCC-DI (FGV) 0,44 0,08 0,92 0,31 0,62 - 1,86 7,34

fev mar abrTJLP (%) 5,50 5,50 6,00Sal. mínimo 788,00 788,00 788,00FGTS (%) 0,3346 0,2634 0,3765UPC 22,55 22,55 22,60TAXA SELIC ANUAL: 12,75%

FacultativoContribui com 20% sobre qualquer valor entre R$ 788,00(R$ 157,60) a R$ 4.663,75 (R$ 932,75), através decarnê

AssalariadosSalários até R$ 1.399,12 8%de R$ 1.399,13 até R$ 2.331,88 9%de R$ 2.331,89 até R$ 4.663,75 11%

Empregados domésticosAlíquota % R$ mín R$ máx

Empregado 8 a 11 63,04 513,01Empregador 12 94,56 559,65Total 20 a 23 157,60 1.072,66

BASE (R$) Alíquota Parc. a% deduzir

Até 1.903,98 - -De 1.903,99 até 2.826,65 7,5 142,80De 2.826,66 até 3.751,05 15 354,80De 3.751,06 até 4.664,68 22,5 636,13Acima de 4.664,68 27,5 869,36

Deduções: a) Assalariados: 1-R$ 189,59 por dependente;2 - pensão alimentícia; 3 - contribuição à Prev. Social; 4 - R$1.903,98 por aposentado a partir de 65 anos; 5 - contri bui çõesà previdência privada e aos Fapi pagas pelo contribuinte; b)Carne Leão: itens de 1 a 3 mais as despesas escrituradas nolivro-caixa.

Período POUP POUP TRANTIGA NOVA

8/3 a 8/4 0,6378 0,6378 0,13719/3 a 9/4 0,6669 0,6669 0,166110/3 a 10/4 0,6388 0,6388 0,138111/3 a 11/4 0,6635 0,6635 0,162712/3 a 12/4 0,6327 0,6327 0,132013/3 a 13/4 0,6050 0,6050 0,104514/3 a 14/4 0,6023 0,6023 0,101815/3 a 15/4 0,6266 0,6266 0,126016/3 a 16/4 0,6469 0,6469 0,146217/3 a 17/4 0,6427 0,6427 0,142018/3 a 18/4 0,6409 0,6409 0,140219/3 a 19/4 0,6150 0,6150 0,114420/3 a 20/4 0,6064 0,6064 0,105921/3 a 21/4 0,6018 0,6018 0,101322/3 a 22/4 0,6018 0,6018 0,101323/3 a 23/4 0,6317 0,6317 0,131024/3 a 24/4 0,6111 0,6111 0,110525/3 a 25/4 0,6310 0,6310 0,130326/3 a 26/4 0,6296 0,6296 0,129027/3 a 27/4 0,5430 0,5430 0,042828/3 a 28/4 0,5655 0,5655 0,06521/4 a 1/5 0,6079 0,6079 0,10742/4 a 2/5 0,5724 0,5724 0,07203/4 a 3/5 0,5444 0,5444 0,04424/4 a 4/5 0,5444 0,5444 0,04425/4 a 5/5 0,5792 0,5792 0,07886/4 a 6/5 0,6111 0,6111 0,11057/4 a 7/5 0,6097 0,6097 0,10928/4 a 8/5 0,6291 0,6291 0,12859/4 a 9/5 0,6066 0,6066 0,106110/4 a 10/5 0,5713 0,5713 0,0709

TR MÊS % ano 12 m

Março/15 0,13 0,23 0,77Abril/15 0,11 0,34 0,96

Fonte: Sinduscon/PR e Sinduscons regionaisR$/m2 FEV MAR %m %ano %12m

Paraná 1.215,70 1.217,90 0,18 0,71 5,85Norte 1.199,76 1.202,87 0,26 0,71 6,71Noroeste 1.221,40 1.225,18 0,31 0,48 6,53Oeste 1.214,42 1.215,29 0,07 0,83 6,67

SOJA - saca 60kg

PRAÇA R$ SEM 30 d.Paranaguá 66,50 -2,2% -6,3%Ponta Grossa 64,00 -1,5% -5,9%Maringá 62,00 -1,6% -6,1%Cascavel 61,50 -2,4% -5,4%Sudoeste 62,00 -2,4% -6,1%Guarapuava 62,00 -3,1% -6,1%

MILHO - saca 60kgParanaguá 28,50 0,0% 0,0%Sudoeste 26,00 2,0% -1,9%Cascavel 23,00 -2,1% -8,7%Maringá 24,00 -5,9% -4,0%Ponta Grossa 24,00 -4,0% -5,9%Guarapuava 24,00 -4,0% -5,9%

TRIGO - saca 60kg

PRAÇA R$ SEM 30 d.Curitiba 43,50 0,0% 13,9%Ponta Grossa 43,00 0,0% 13,8%Maringá 43,00 0,0% 13,8%Cascavel 42,50 0,0% 14,2%

SALÁRIO FAMÍLIA - FEVEREIRO/2015Salário de até R$ 725,02 37,18 Salário de R$ 725,03 até 1.089,72 26,20

Vencimento: empresas 20/4 e pessoas físicas 15/4. Após multas de 4% a 100% e juros (Selic)

Empresário/empregador

Contribui com 11% sobre o pró-labore, en tre os limites deR$ 788,00 (R$ 86,68) e R$ 4.663,75 (R$ 513,01), atravésde GPSAutônomo1) Quem só recebe de pessoas físicas: recolhe por carnê 20%sobre os limites de R$ 724,00 (R$ 144,80) a R$ 4.663,75 (R$513,01).

2) Quem só recebe de pessoas jurídicas: a empresa recolhe11% sobre o máximo de R$ 4.663,75 (R$ 513,01) e descontado autônomo).

3) Quem recebe de jur. e físicas: têm des conto de 11% sobre asjurídicas, até R$ 4.663,75 (R$ 513,01). Se não atingir este teto,reco lhe 20%, via carnê, sobre a dife rença até R$ 4.663,75.

4) Aut. especial: sobre R$ 788,00, recolhe 5% (donas de casa,Lei 12.470/2011) ou 11% (demais especiais), mas a aposenta-doria é por idade

SOJA - US$cents por bushel (27,216 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mai/15 977,50 8,75 3,0% 0,4%jul/15 979,50 8,00 2,8% 0,2%

MILHO - US$cents por bushel (25,4 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mai/15 378,00 -1,75 2,0% -1,8%jul/15 384,75 -2,00 1,8% -2,0%

FARELO - US$ por tonelada curta (907,2kg)

mai/15 318,50 3,50 3,1% -1,7%jul/15 318,00 3,30 2,9% -1,2%

TRIGO - US$cents por bushel (25,4 kg)

mai/15 498,75 4,25 -0,7% -5,9%jul/15 498,25 9,00 -0,4% -6,7%

Ações % R$

Petrobrás PN +0,61% 13,09 Vale PNA +0,27% 14,99 Bradesco PN -0,68% 30,59 ItauUnibanco PN -1,67% 35,90 PDG Realt ON +10,20% 0,54 MRV ON -3,56% 8,40 Usiminas PNA +3,05% 5,41 Kroton ON +3,12% 10,57

INDICE BOVESPA

Baixa: 0,36% 53.761 pontos

Volume negociado: R$ 8,57 bilhões

*Diferença sobre dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 na soja, milho e trigo e US$ 1,00 no farelo

BOLSAS NO MUNDO %Dow Jones 18.034,93 +1,17Londres 7.052,13 +0,82Frankfurt 11.891,91 +1,74Tóquio 19.634,49 -0,09

IR 2015 - A primeira parcela do Imposto de Renda de2015 irá vencer em 30/04, ainda sem a cobran ça dos jurosSelic.

MÊS TAXA SELICDez/14 0,96%Jan/15 0,94%

MÊS TAXA SELICFev/15 0,82%*Mar/15 1,00%

*No mês corrente a Selic é sempre 1,00%

CÂMBIO 20/04/15

Indicadores Econômicos Mercado AgropecuárioBOVESPA 20/04/15

IR

POUPANÇA, TR

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

LOTES - ATACADO 20/04/15

Soja, milho e trigo: fonte Dossiê:Dinheiro; Cepea/Esalq: mais informações em www.cepea.esalq.usp.br

PREVIDÊNCIA COMPETÊNCIA MARÇO

SELIC/IR

REAJUSTE ALUGUÉIS

SAL. MÍNIMO - PARANÁ

OUTROS INDICADORESÍndice fev mar abrINPC (IBGE) 1,0713 1,0768 1,0842IPCA (IBGE) 1,0714 1,0770 1,0813IGP-M (FGV) 1,0398 1,0386 1,0316IGP-DI (FGV) 1,0406 1,0374 1,0346* Correção anual. Multiplique valor pelo fator acima

CUB PARANÁ

POUP. ANTIGA % ano 12 m

Março/15 0,6302 1,75 6,45Abril/15 0,6079 2,36 7,19

NOVA POUPANÇA % ano 12 m

Março/15 0,6302 1,75 6,45Abril/15 0,6079 2,36 7,19

Produto unidade média var. var. var. F Belt. Pato B.PR - R$ diária 7 dias 30 dias R$ R$

SOJA saca 60 kg 57,82 0,7% 0,5% -6,1% 56,50 57,60 MILHO saca 60 kg 21,30 -0,1% -0,2% -3,0% 21,70 22,00 TRIGO saca 60 kg 35,76 0,0% 1,5% 11,2% 32,50 34,00 FEIJÃO CAR. saca 60 kg 123,12 0,0% 1,8% -7,5% 125,00 120,00 FEIJÃO PRETO saca 60 kg 111,75 0,0% -1,5% -9,5% 115,00 110,00 BOI GORDO arroba, em pé 147,26 0,0% 1,1% 3,7% 147,00 147,00 SUÍNO kg, vivo 2,99 -2,3% -2,9% -7,7% 2,60 2,70 ERVA MATE arroba 16,28 0,0% 2,1% 6,5% - 17,00 FRANGO kg, vivo 2,16 -0,5% -1,4% -1,8% - -

PREÇO AO PRODUTOR 20/04/15

MERCADO FUTURO

INDICADORES CEPEA/ESALQPRODUTO 17/04 DIA MÊSBezerro (1) 1.404,19 2,99% -2,77%Boi gordo (2) 149,78 -0,11% 1,47%Café (3) 452,44 0,49% 1,55%Algodão (4) 219,91 -0,11% 5,44%1- preço médio no MS, unidade de 8 a 12 meses; 2 -média à vis tada arroba no Estado de SP; 3 - valor à vista saca 60kg posto SPCapital, arábica, bica corrida, tipo 6; 4 - em pluma, cent/R$ por librapeso (453 gr), posto SP Capital.

BOLSA DE CHICAGO (CBOT) 20/04/15

BOLSA DE NOVA YORK (NYBOT) 20/04/15CAFÉ - US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mai/15 138,70 0,00 3,7% -3,2%jul/15 141,25 -0,15 3,7% -3,7%

BOLSA DE MERCADORIAS DE SÃO PAULO (BM&F) 20/04/15

*Diferença s/ dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 no café e algodão.

54.239 53.981 54.918 54.674 53.954 53.761

SOJA FINANCEIRO - US$ saca 60 kgCont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊS

mai/15 22,24 0,18 3,9% 4,9%jul/15 22,22 0,16 3,6% 4,8%

MILHO - R$/saca 60 kgCont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊSmai/15 26,37 -0,49 -1,9% -9,1%jul/15 27,18 -0,50 -1,9% -9,2%

BOI GORDO - R$/arroba

abr/15 151,40 0,15 0,0% 2,0%mai/15 151,48 0,45 0,7% 2,4%

CAFÉ - US$/saca 60 kg (arábica)

mai/15 179,45 -0,35 3,7% -2,0%set/15 177,05 -0,45 3,7% -2,7%

13/04 14/04 15/04 16/04 17/04 20/04

Fonte: Sima/Deral/Seab. Os preços nas praças referem-se aos valores “mais comuns” apuradosOURO - BM&F var. dia

20/04 R$ 116,80 /grama -0,85%

DÓLAR COMERCIALBaixa: 0,46% Var. abril: -5,14%

Compra R$ 3,026Venda R$ 3,027

DÓLAR PTAX (Banco Central)Baixa: 0,23% Var. abril: -5,01%

Compra R$ 3,0467Venda R$ 3,0473

DÓLAR PARALELOBaixa: 0,62% Var. abril: -5,01%

Compra R$ 2,95Venda R$ 3,22

DÓLAR TURISMOBaixa: 0,62% Var. abril: -5,04%

Compra R$ 2,95Venda R$ 3,20

EUROBaixa: 0,39% Var. abril: -4,81%

Compra R$ 3,2786Venda R$ 3,2801

EURO TURISMOBaixa: 0,57% Var. abril: -5,21%

Compra R$ 3,15Venda R$ 3,46

OUTRAS MOEDAS X REALIene R$ 0,0256Libra esterlina R$ 4,54Peso argentino R$ 0,34

US$ 1 É IGUAL A:Iene 119,28Libra esterlina 0,6705Euro 0,9290

Grupo 1 R$ 948,20 Trab.s na agricultura.

Grupo 2 R$ 983,40 Serviços administrati vos,domésticos e ge rais, ven -dedores e trab. de reparação.

Grupo 3 R$ 1.020,80 Trab. produção de bens eserviços industriaisGrupo 4 R$ 1.095,60 Técnicos nível médio.

*Valores válidos de maio/2014a abril/2015

Poupança antiga: depósitos até 03/05/12Nova poupança: dep. a partir de 04/05/12

ALGODÃO - US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mai/15 63,04 -0,25 -3,2% 0,4%jul/15 63,39 0,10 -3,2% 0,0%

Page 12: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A12 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 Economia

FolhapressWaShIngTOn (EUa)

O crescimento mundial continua moderado e com pers-pectivas desiguais, diz o comunicado final do encontro do IMFC (Comitê Monetário e Financeiro Internacional) do FMI, em Washington, divulgado no sábado (18).

“A possibilidade de crescimento potencial menor está se tornado um desafio mais relevante no médio prazo. Desequi-líbrios globais foram reduzidos em comparação com os anos anteriores, mas uma nova readequação da demanda ainda é necessária”, diz o texto.

Segundo o comunicado, o crescimento nas economias avançadas deve se fortalecer, refletindo uma recuperação sóli-da em algumas e expectativas melhores em outras.

“Nos países emergentes, que ainda são responsáveis pela maior parte do crescimento global, a atividade econômica está desacelerando em alguns casos, refletindo menores pre-ços de commodities e exportações, além de fatores específicos em cada um deles.”

O Comitê afirma que os riscos ainda persistem e cita “gran-des mudanças em taxas de câmbio e nos preços de ativos, infla-ção abaixo da meta em alguns países, preocupações com a es-tabilidade financeira, altos índices de endividamento público e tensões geopolíticas” como fatores que merecem atenção.

A queda nos preços do petróleo, embora prejudique algu-mas economias, tem efeito líquido positivo para o crescimen-to global, afirma.

Com a aproximação da alta de juros pelos Estados Uni-dos, estimada para ocorrer ainda neste ano, os membros do IMFC alertam ser essencial que haja cuidados para “evitar efeitos colaterais.”

Para a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, há um esforço claro do Fed (Federal Reserve, o banco-central dos EUA) para comunicar as decisões e ajudar as economias a anteciparem o movimento de elevação.

Os mercados aguardam com ansiedade a decisão do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) sobre um au-mento da taxa de juros norte-americana, que está entre zero e 0,25% desde 2008.

A expectativa de aumento nos juros dos EUA tem refle-xos no Brasil, principalmente no mercado de câmbio. A alta das taxas tende a atrair recursos financeiros para o mercado norte-americano e afugentá-los de países emergentes. A con-sequência é uma valorização do dólar.

“Crescimento econômico mundial é um desafio”, diz FMI

FolhapressSãO PaUlO

Projeções feitas por economistas e insti-tuições pesquisadas pelo Banco Central apon-tam para inflação de 8,23% para o ano de 2015,

segundo o centro das estimativas (mediana). O valor fica acima da meta de inflação oficial, de 6,50%. Há uma semana, projetou-se uma inflação de 8,13%, no que foi a primeira queda nas projeções em 15 semanas. A previsão di-vulgada nessa segunda-feira (20) pelo BC vol-

ta a ajustar as projeções de inflação para cima e recupera o recuo nas previsões anteriores.

Os dados fazem parte do boletim Focus do Banco Central, divulgado semanalmente. Para 2016, espera-se uma inflação de 5,60%, o mesmo valor estimado na semana anterior.

A inflação é um dos principais indicadores utilizados pelo BC para determinar a taxa de juros Selic. Apesar da piora nas estimativas, as projeções dos economistas para a taxa anu-al manteve-se em 13,25 em 2015 – atualmen-te, a Selic está em 12,75%.

Mercado volta a prever inflação maior em 2015

Mercado volta a prever inflação maior em 2015

FolhapressSãO PaUlO

O índice de Intenção de Consumo das Fa-mílias caiu 6,9% em abril e atingiu o menor ní-vel da série histórica, de acordo com pesquisa divulgada na segunda (20) pela CNC (Confe-deração Nacional do Comércio de Bens, Servi-ços e Turismo). O recuo é de 17,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

De acordo com a assessora econômica da CNC, Juliana Serapio, o indicador deste mês foi o primeiro da série histórica em que to-dos os componentes atingiram o menor pata-

mar já registrado. A medição é feita desde ja-neiro de 2010.

A queda foi mais forte na intenção de comprar bens duráveis, chegando a 14,3% na comparação com março e a 32,5% em relação a abril do ano passado.

Para a CNC, a queda está relacionada ao encarecimento do crédito. “Quando o crédi-to fica mais caro, isso afeta diretamente a in-tenção de consumo desses bens, que, muitas vezes, dependem de financiamento”, explica a economista.

Apesar da queda, o índice continua no patamar considerado favorável (acima dos

100 pontos), com 102,9 pontos. Três compo-nentes, no entanto, já recuaram para o pata-mar negativo: Momento para Duráveis, com 78,9 pontos, Nível de Consumo Atual, com 79,5 pontos, e Perspectiva de Consumo, com 95,3 pontos.

O Nível de Consumo Atual caiu 8% em relação ao mês de março e 17,1% compara-do a abril do ano passado. As Perspectivas de Consumo tiveram queda ainda maior, de 9% na comparação com março e de 28,1% em re-lação a 2014.

Para Juliana Serapio, a inflação registra-da em março, de 1,32% segundo o Instituto

Brasileiro de Geografia e Estatística, contri-buiu para esse cenário.

As famílias com renda até 10 salários mí-nimos tiveram queda menor que as de maior renda, registrando redução na intenção de consumo de 6,4%, contra 9% das demais.

As perspectivas profissionais medidas pela CNC também estão em queda, apesar de a maior parte das famílias considerá-las positi-vas. Segundo a pesquisa, 53,7% estão otimistas para os próximos seis meses, enquanto 38,7% estão pessimistas. O indicador que mede essa expectativa teve queda de 5,9% em relação a março, e de 9,8% na comparação com abril.

Intenção de consumo cai ao menor nível desde 2010

Indicadores Econômicos: elaboração da agênciaDossiê:Dinheiro. Fone: (41) 3205-5378

Índices em % nov dez jan fev mar abr ano 12m INPC (IBGE) 0,53 0,62 1,48 1,16 1,51 - 4,21 8,42IPCA (IBGE) 0,51 0,78 1,24 1,22 1,32 - 3,83 8,13IPCA-15 (IBGE) 0,38 0,79 0,89 1,33 1,24 1,07 4,61 8,22IPC (FIPE) 0,69 0,30 1,62 1,22 0,70 - 3,58 6,61IPC (IPARDES) 0,99 0,02 0,41 1,15 0,81 - 2,39 6,76IGP-M (FGV) 0,98 0,62 0,76 0,27 0,98 - 2,03 3,16IGP-DI (FGV) 1,14 0,38 0,67 0,53 1,21 - 2,43 3,46IPA-DI (FGV) 1,44 0,30 0,23 0,41 1,24 - 1,88 1,00IPC-DI (FGV) 0,65 0,75 1,73 0,97 1,41 - 4,16 8,59INCC-DI (FGV) 0,44 0,08 0,92 0,31 0,62 - 1,86 7,34

fev mar abrTJLP (%) 5,50 5,50 6,00Sal. mínimo 788,00 788,00 788,00FGTS (%) 0,3346 0,2634 0,3765UPC 22,55 22,55 22,60TAXA SELIC ANUAL: 12,75%

FacultativoContribui com 20% sobre qualquer valor entre R$ 788,00(R$ 157,60) a R$ 4.663,75 (R$ 932,75), através decarnê

AssalariadosSalários até R$ 1.399,12 8%de R$ 1.399,13 até R$ 2.331,88 9%de R$ 2.331,89 até R$ 4.663,75 11%

Empregados domésticosAlíquota % R$ mín R$ máx

Empregado 8 a 11 63,04 513,01Empregador 12 94,56 559,65Total 20 a 23 157,60 1.072,66

BASE (R$) Alíquota Parc. a% deduzir

Até 1.903,98 - -De 1.903,99 até 2.826,65 7,5 142,80De 2.826,66 até 3.751,05 15 354,80De 3.751,06 até 4.664,68 22,5 636,13Acima de 4.664,68 27,5 869,36

Deduções: a) Assalariados: 1-R$ 189,59 por dependente;2 - pensão alimentícia; 3 - contribuição à Prev. Social; 4 - R$1.903,98 por aposentado a partir de 65 anos; 5 - contri bui çõesà previdência privada e aos Fapi pagas pelo contribuinte; b)Carne Leão: itens de 1 a 3 mais as despesas escrituradas nolivro-caixa.

Período POUP POUP TRANTIGA NOVA

8/3 a 8/4 0,6378 0,6378 0,13719/3 a 9/4 0,6669 0,6669 0,166110/3 a 10/4 0,6388 0,6388 0,138111/3 a 11/4 0,6635 0,6635 0,162712/3 a 12/4 0,6327 0,6327 0,132013/3 a 13/4 0,6050 0,6050 0,104514/3 a 14/4 0,6023 0,6023 0,101815/3 a 15/4 0,6266 0,6266 0,126016/3 a 16/4 0,6469 0,6469 0,146217/3 a 17/4 0,6427 0,6427 0,142018/3 a 18/4 0,6409 0,6409 0,140219/3 a 19/4 0,6150 0,6150 0,114420/3 a 20/4 0,6064 0,6064 0,105921/3 a 21/4 0,6018 0,6018 0,101322/3 a 22/4 0,6018 0,6018 0,101323/3 a 23/4 0,6317 0,6317 0,131024/3 a 24/4 0,6111 0,6111 0,110525/3 a 25/4 0,6310 0,6310 0,130326/3 a 26/4 0,6296 0,6296 0,129027/3 a 27/4 0,5430 0,5430 0,042828/3 a 28/4 0,5655 0,5655 0,06521/4 a 1/5 0,6079 0,6079 0,10742/4 a 2/5 0,5724 0,5724 0,07203/4 a 3/5 0,5444 0,5444 0,04424/4 a 4/5 0,5444 0,5444 0,04425/4 a 5/5 0,5792 0,5792 0,07886/4 a 6/5 0,6111 0,6111 0,11057/4 a 7/5 0,6097 0,6097 0,10928/4 a 8/5 0,6291 0,6291 0,12859/4 a 9/5 0,6066 0,6066 0,106110/4 a 10/5 0,5713 0,5713 0,0709

TR MÊS % ano 12 m

Março/15 0,13 0,23 0,77Abril/15 0,11 0,34 0,96

Fonte: Sinduscon/PR e Sinduscons regionaisR$/m2 FEV MAR %m %ano %12m

Paraná 1.215,70 1.217,90 0,18 0,71 5,85Norte 1.199,76 1.202,87 0,26 0,71 6,71Noroeste 1.221,40 1.225,18 0,31 0,48 6,53Oeste 1.214,42 1.215,29 0,07 0,83 6,67

SOJA - saca 60kg

PRAÇA R$ SEM 30 d.Paranaguá 66,50 -2,2% -6,3%Ponta Grossa 64,00 -1,5% -5,9%Maringá 62,00 -1,6% -6,1%Cascavel 61,50 -2,4% -5,4%Sudoeste 62,00 -2,4% -6,1%Guarapuava 62,00 -3,1% -6,1%

MILHO - saca 60kgParanaguá 28,50 0,0% 0,0%Sudoeste 26,00 2,0% -1,9%Cascavel 23,00 -2,1% -8,7%Maringá 24,00 -5,9% -4,0%Ponta Grossa 24,00 -4,0% -5,9%Guarapuava 24,00 -4,0% -5,9%

TRIGO - saca 60kg

PRAÇA R$ SEM 30 d.Curitiba 43,50 0,0% 13,9%Ponta Grossa 43,00 0,0% 13,8%Maringá 43,00 0,0% 13,8%Cascavel 42,50 0,0% 14,2%

SALÁRIO FAMÍLIA - FEVEREIRO/2015Salário de até R$ 725,02 37,18 Salário de R$ 725,03 até 1.089,72 26,20

Vencimento: empresas 20/4 e pessoas físicas 15/4. Após multas de 4% a 100% e juros (Selic)

Empresário/empregador

Contribui com 11% sobre o pró-labore, en tre os limites deR$ 788,00 (R$ 86,68) e R$ 4.663,75 (R$ 513,01), atravésde GPSAutônomo1) Quem só recebe de pessoas físicas: recolhe por carnê 20%sobre os limites de R$ 724,00 (R$ 144,80) a R$ 4.663,75 (R$513,01).

2) Quem só recebe de pessoas jurídicas: a empresa recolhe11% sobre o máximo de R$ 4.663,75 (R$ 513,01) e descontado autônomo).

3) Quem recebe de jur. e físicas: têm des conto de 11% sobre asjurídicas, até R$ 4.663,75 (R$ 513,01). Se não atingir este teto,reco lhe 20%, via carnê, sobre a dife rença até R$ 4.663,75.

4) Aut. especial: sobre R$ 788,00, recolhe 5% (donas de casa,Lei 12.470/2011) ou 11% (demais especiais), mas a aposenta-doria é por idade

SOJA - US$cents por bushel (27,216 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mai/15 977,50 8,75 3,0% 0,4%jul/15 979,50 8,00 2,8% 0,2%

MILHO - US$cents por bushel (25,4 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mai/15 378,00 -1,75 2,0% -1,8%jul/15 384,75 -2,00 1,8% -2,0%

FARELO - US$ por tonelada curta (907,2kg)

mai/15 318,50 3,50 3,1% -1,7%jul/15 318,00 3,30 2,9% -1,2%

TRIGO - US$cents por bushel (25,4 kg)

mai/15 498,75 4,25 -0,7% -5,9%jul/15 498,25 9,00 -0,4% -6,7%

Ações % R$

Petrobrás PN +0,61% 13,09 Vale PNA +0,27% 14,99 Bradesco PN -0,68% 30,59 ItauUnibanco PN -1,67% 35,90 PDG Realt ON +10,20% 0,54 MRV ON -3,56% 8,40 Usiminas PNA +3,05% 5,41 Kroton ON +3,12% 10,57

INDICE BOVESPA

Baixa: 0,36% 53.761 pontos

Volume negociado: R$ 8,57 bilhões

*Diferença sobre dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 na soja, milho e trigo e US$ 1,00 no farelo

BOLSAS NO MUNDO %Dow Jones 18.034,93 +1,17Londres 7.052,13 +0,82Frankfurt 11.891,91 +1,74Tóquio 19.634,49 -0,09

IR 2015 - A primeira parcela do Imposto de Renda de2015 irá vencer em 30/04, ainda sem a cobran ça dos jurosSelic.

MÊS TAXA SELICDez/14 0,96%Jan/15 0,94%

MÊS TAXA SELICFev/15 0,82%*Mar/15 1,00%

*No mês corrente a Selic é sempre 1,00%

CÂMBIO 20/04/15

Indicadores Econômicos Mercado AgropecuárioBOVESPA 20/04/15

IR

POUPANÇA, TR

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

LOTES - ATACADO 20/04/15

Soja, milho e trigo: fonte Dossiê:Dinheiro; Cepea/Esalq: mais informações em www.cepea.esalq.usp.br

PREVIDÊNCIA COMPETÊNCIA MARÇO

SELIC/IR

REAJUSTE ALUGUÉIS

SAL. MÍNIMO - PARANÁ

OUTROS INDICADORESÍndice fev mar abrINPC (IBGE) 1,0713 1,0768 1,0842IPCA (IBGE) 1,0714 1,0770 1,0813IGP-M (FGV) 1,0398 1,0386 1,0316IGP-DI (FGV) 1,0406 1,0374 1,0346* Correção anual. Multiplique valor pelo fator acima

CUB PARANÁ

POUP. ANTIGA % ano 12 m

Março/15 0,6302 1,75 6,45Abril/15 0,6079 2,36 7,19

NOVA POUPANÇA % ano 12 m

Março/15 0,6302 1,75 6,45Abril/15 0,6079 2,36 7,19

Produto unidade média var. var. var. F Belt. Pato B.PR - R$ diária 7 dias 30 dias R$ R$

SOJA saca 60 kg 57,82 0,7% 0,5% -6,1% 56,50 57,60 MILHO saca 60 kg 21,30 -0,1% -0,2% -3,0% 21,70 22,00 TRIGO saca 60 kg 35,76 0,0% 1,5% 11,2% 32,50 34,00 FEIJÃO CAR. saca 60 kg 123,12 0,0% 1,8% -7,5% 125,00 120,00 FEIJÃO PRETO saca 60 kg 111,75 0,0% -1,5% -9,5% 115,00 110,00 BOI GORDO arroba, em pé 147,26 0,0% 1,1% 3,7% 147,00 147,00 SUÍNO kg, vivo 2,99 -2,3% -2,9% -7,7% 2,60 2,70 ERVA MATE arroba 16,28 0,0% 2,1% 6,5% - 17,00 FRANGO kg, vivo 2,16 -0,5% -1,4% -1,8% - -

PREÇO AO PRODUTOR 20/04/15

MERCADO FUTURO

INDICADORES CEPEA/ESALQPRODUTO 17/04 DIA MÊSBezerro (1) 1.404,19 2,99% -2,77%Boi gordo (2) 149,78 -0,11% 1,47%Café (3) 452,44 0,49% 1,55%Algodão (4) 219,91 -0,11% 5,44%1- preço médio no MS, unidade de 8 a 12 meses; 2 -média à vis tada arroba no Estado de SP; 3 - valor à vista saca 60kg posto SPCapital, arábica, bica corrida, tipo 6; 4 - em pluma, cent/R$ por librapeso (453 gr), posto SP Capital.

BOLSA DE CHICAGO (CBOT) 20/04/15

BOLSA DE NOVA YORK (NYBOT) 20/04/15CAFÉ - US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mai/15 138,70 0,00 3,7% -3,2%jul/15 141,25 -0,15 3,7% -3,7%

BOLSA DE MERCADORIAS DE SÃO PAULO (BM&F) 20/04/15

*Diferença s/ dia anterior. 1,00 ponto = US$ 0,01 no café e algodão.

54.239 53.981 54.918 54.674 53.954 53.761

SOJA FINANCEIRO - US$ saca 60 kgCont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊS

mai/15 22,24 0,18 3,9% 4,9%jul/15 22,22 0,16 3,6% 4,8%

MILHO - R$/saca 60 kgCont. FECH. *DIF. 1 SEM. MÊSmai/15 26,37 -0,49 -1,9% -9,1%jul/15 27,18 -0,50 -1,9% -9,2%

BOI GORDO - R$/arroba

abr/15 151,40 0,15 0,0% 2,0%mai/15 151,48 0,45 0,7% 2,4%

CAFÉ - US$/saca 60 kg (arábica)

mai/15 179,45 -0,35 3,7% -2,0%set/15 177,05 -0,45 3,7% -2,7%

13/04 14/04 15/04 16/04 17/04 20/04

Fonte: Sima/Deral/Seab. Os preços nas praças referem-se aos valores “mais comuns” apuradosOURO - BM&F var. dia

20/04 R$ 116,80 /grama -0,85%

DÓLAR COMERCIALBaixa: 0,46% Var. abril: -5,14%

Compra R$ 3,026Venda R$ 3,027

DÓLAR PTAX (Banco Central)Baixa: 0,23% Var. abril: -5,01%

Compra R$ 3,0467Venda R$ 3,0473

DÓLAR PARALELOBaixa: 0,62% Var. abril: -5,01%

Compra R$ 2,95Venda R$ 3,22

DÓLAR TURISMOBaixa: 0,62% Var. abril: -5,04%

Compra R$ 2,95Venda R$ 3,20

EUROBaixa: 0,39% Var. abril: -4,81%

Compra R$ 3,2786Venda R$ 3,2801

EURO TURISMOBaixa: 0,57% Var. abril: -5,21%

Compra R$ 3,15Venda R$ 3,46

OUTRAS MOEDAS X REALIene R$ 0,0256Libra esterlina R$ 4,54Peso argentino R$ 0,34

US$ 1 É IGUAL A:Iene 119,28Libra esterlina 0,6705Euro 0,9290

Grupo 1 R$ 948,20 Trab.s na agricultura.

Grupo 2 R$ 983,40 Serviços administrati vos,domésticos e ge rais, ven -dedores e trab. de reparação.

Grupo 3 R$ 1.020,80 Trab. produção de bens eserviços industriaisGrupo 4 R$ 1.095,60 Técnicos nível médio.

*Valores válidos de maio/2014a abril/2015

Poupança antiga: depósitos até 03/05/12Nova poupança: dep. a partir de 04/05/12

ALGODÃO - US$cents/libra peso (0,453 kg)

Cont. FECH. *DIF. 1 SEM. 1 MÊS

mai/15 63,04 -0,25 -3,2% 0,4%jul/15 63,39 0,10 -3,2% 0,0%

Page 13: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

DestaquesSocial A13 DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 |

Está é a linda Analú de 9 meses, filha de Cris

e Marcio. Registro

de Eva Marchesi

Vitor Gabriel Capoani fez o

Book Infantil na Foto Chicoski

Digital

A beleza da noiva Soraya Copatti Hartwig (Cena Foto Vídeo)

Luiza Bertinato - Por Thaliane Veigas

Page 14: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

Acessem: www.allure4all.wordpress.com | www.gilbertantonio.com.br

CULT & COOL CULT & COOLPor Gilbert Antonio

A14 DIÁRIO DO SUDOESTE 22 de abril de 2015 SOCIAL

Petit ComitéJantar com Amigos

Domingo na casa de Iz e Fer-nando Moretti é, sem dúvida, um encontro de grandes amigos, de discussão de ideias, de pensa-mentos e todos os assuntos que contemplam antropologia, so-ciologia e cultura.

O jantar desse domingo foi super especial, regado à boa mesa e bom vinho com compa-nhias impagáveis.

Agradeço imensamente em tê-los em boa conta e amizade tão raras nesses tempos bicudos demais. Merci, mon amis.

Conexão São PauloFotografia

A fotógrafa Thaliane Veigas está em São Paulo participando do principal evento de Fotografia de Newborn no Brasil - New-born Photo Conference, com Stephani Robien, especializada na fisioterapia de recém-nascidos.

Na agenda acelerada de Thaliane Veigas também participa de um workshop VIP com Fer Sanches – a profissional melhor re-comendada no conceito e estilo da Fotografia de Newborn.

O trabalho da fotógrafa Thaliane Veigas é profundamente revelador e perceptivo – a fotógrafa consegue “ler” as percep-ções visuais as quais o sujeito a ser fotografado está inserido e expressado.

Back to BrazilConexão Japão

O casal Angela e Paulo Roberto Mussi e sua filha, a endocrinologis-ta Thais Mussi Gonçalves retornando da Terra do Sol Nascente – Japão, onde desfrutaram de merecidas férias. Na agenda a percepção e reco-nhecimento da cultura e suas mais instigantes nuances culturais, sociais e gastronômicas de um país com uma cultura milenar, que a seu modo e a sua percepção, preservam tradições e crenças em meio a contempo-raneidade tecnológica, social e comportamental.

Olhar e Beleza FemininosA estética e estilo de Karini Deveras by Thaliane Veigas.

Page 15: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A15 DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 |OpiniãoFoto do diaArtigo

Artigo MurillO jOsé digiácOMO

ExoCiências – sobre a teoria dos antigos astronautas

Em 1968 foi publicado, na Alema-nha e nos Estados Unidos, o controverti-do livro “Eram os Deuses Astronautas?”, de autoria do pesquisador suíço Erich von Däniken. O autor apresentava, en-tão, uma teoria nova, pela qual a Huma-nidade vem sendo visitada por civiliza-ções extraterrestres, desde os primórdios da civilização.

Däniken inicia sua abordagem ques-tionando: “há outros seres inteligentes no Cosmo?”; “seria admissível que nós, habitantes deste mundo, somos os úni-cos entes vivos, de espécie semelhante, em todo o Universo?” [01]. A ExoPolíti-ca responde a tais questões de modo sim-ples e direito: a Humanidade é só uma, dentre muitas espécies inteligentes que povoam o Multiverso [02].

Para Däniken, há milhares de anos seres das estrelas visitaram nosso pla-neta e influenciaram, decisivamente, na aculturação dos humanos. Para sustentar a tese, o autor recorre às maravilhas das antigas ciências, como a engenharia, a ar-quitetura e a escultura. Para tanto, exem-plifica com a construção das pirâmides de Gizé; os moais da Ilha de Páscoa; as li-nhas da planície de Nazca. Para ele, a raça humana não teria sido capaz de realizar tais obras, sem o auxílio dos “deuses” {...}

A própria raça humana, segundo Däniken, seria resultado de manipulação genética, levada a efeito pelos “antigos astronautas”, tese igualmente defendi-da, poucos anos depois (1976), por Ze-charia Sitchin, embora este fundamente suas conclusões em milenares textos su-mérios. Conforme a mitologia suméria, o “homo sapiens” teria sido criado pelos Anunnaki, provenientes do planeta Nibi-ru, para servir como trabalhadores (es-cravos) na mineração de ouro. [03]

Atualmente a “teoria dos antigos as-tronautas” está popularizada, graças à sé-rie televisa “alienígenas do passado”, do History Channel [04]. Para quem tiver in-teresse na temática, vale assistir episódios do seriado, pois, de forma instigante, são apresentados os principais questionamen-tos a respeito do fascinante panorama. Afinal: “Eram os Deuses Astronautas?”

Diretor Científico do Instituto Flamma. Membro Honorário da Força Aérea

Brasileira. Integra o Comitê Científico da Revista Exociência.

[email protected]

NOTAS[01] Däniken, Erich von. Eram os Deuses Astro-nautas? São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 11.[02] Webre, Alfred L. Exopolítica – la política, el gobierno y la ley en el Universo. Málaga, Espanha: Ediciones Vessica, E-book, 2012, 2%.[03] Sitchin, Zecharia. O 12º Planeta. E-book. Dis-ponível em http://www.hlage.com.br/E-Books--Livros-PPS/O_12 Planeta_Livro_Zecharia%20Sitchin-1976.pdf. Acesso a 19.04.2015.[04] History Channel. Alienígenas do passado. Disponível em www.seuhistory.com Acesso a 19.04.2015.

A desinformação venceu a razão

 A aprovação da tramitação da Proposta

de Emenda Constitucional sobre a redução da maioridade penal pela Comissão de Constitui-ção e Justiça da Câmara dos Deputados já era esperada, em especial diante do verdadeiro cli-ma de “comoção” criado em torno do tema por alguns veículos de comunicação que insistem em desinformar a população acerca da verdade por trás da responsabilização de adolescentes envolvidos com a prática de infrações penais.

Parte-se de premissas absolutamente equi-vocadas (a começar pela suposta falta de meios idôneos já previstos em lei para coibir tais con-dutas e dar a seus autores uma “resposta” ade-quada e proporcional à sua gravidade), usa-se de argumentos falaciosos (como a questão do “discernimento”, superada desde o Código Pe-nal do Império) e, por vezes, mentirosos, para se chegar à conclusão de que a “solução mági-ca” para o problema da violência no Brasil seria a redução da maioridade penal.

Nenhum dos argumentos em favor da re-dução da maioridade penal, assim como a pro-messa que esta seria a “panaceia” para todos os males que acometem a sociedade brasilei-ra, resiste a uma análise crítica acerca de sua razoabilidade.

Culpar a lei vigente (notadamente o Esta-tuto da Criança e do Adolescente) pelo verda-deiro “caos” na segurança pública em que o país se encontra chega a ser pueril, e somente quem não conhece quer o Sistema Socioeducativo, quer o Sistema Penal brasileiro pode ter a ilu-são de que encaminhar adolescentes para este último terá algum efeito positivo sobre os índi-ces de violência, especialmente a médio e lon-go prazos.

Muito pelo contrário. O ingresso precoce (e se pretende cada vez mais precoce) de adoles-centes no Sistema Penal (que se encontra com-provadamente “falido” e em boa parte “domina-do” por organizações criminosas), com índices de reincidência que beiram (e em alguns casos superam) os 70%, seguramente apenas irá agra-vá-los, isto se houver vagas suficientes para re-

cebê-los, considerando que, segundo dados de 2012, havia um déficit de 237 mil vagas no Sistema Prisional, alem de 437 mil mandados de prisão expedidos e não cumpridos (isso somente em relação a adultos penalmente imputáveis)[1].

Outros países que incorreram no erro da redução da idade penal, como é o caso da Es-panha e da Alemanha, logo trataram de au-mentá-la novamente, e mesmo países con-siderados “conservadores” e “rigorosos” na repressão de infrações penais praticadas por adolescentes, como é o caso da Inglaterra e dos Estados Unidos, têm revisto a forma de tra-tar seus jovens infratores, apostando na edu-cação e na busca de alternativas ao encar-ceramento em estabelecimentos prisionais como solução para o problema da violência.

A educação, aliás, é o único – e verdadei-ro – caminho, e isso não significa, logicamen-te, que adolescentes autores de infrações penais não devam ser responsabilizados por seus atos e mesmo, se necessário, colocados em regime de privação de liberdade (como, aliás, hoje já ocorre, de acordo com a lei vigente). Mas isso deve ocorrer num local adequado, que respei-te sua condição de pessoas em desenvolvimen-to (assim reconhecida pela própria Constitui-ção Federal) e lhes proporcione oportunidades concretas para uma vida digna e produtiva para sociedade.

A redução da maioridade penal, se aprova-da, fecharia essa última “janela de oportunida-de” para reversão da espiral de violência e into-lerância na qual o Brasil se encontra (e que a Lei Penal comprovadamente não é – e nunca será – capaz de reverter), com gravíssimas consequên-cias para as gerações futuras.

É por essas e outras (muitas outras) razões que conclamamos todos os cidadãos conscien-tes – assim como nossos nobres parlamentares – a se informarem melhor sobre a matéria e não se deixarem levar pela emoção (e pela ilusão), assim como pelo discurso populista e sem qual-quer lastro de verdade que culpabiliza os ado-lescentes pelo aumento da violência no Brasil (esquecendo de mencionar que eles, compro-vadamente, são muito mais vítimas do que au-tores dessa violência). Tal discurso, de forma até mesmo irresponsável, pretende “rasgar” a

Constituição Federal unicamente para satisfa-ção daqueles que não têm qualquer compro-misso com o cumprimento de seus preceitos e princípios, notadamente os que – no senti-do diametralmente oposto ao preconizado pela proposta de redução da idade penal – prome-tem a plena efetivação dos direitos de todas as crianças e adolescentes brasileiros.

Não é, enfim, com a pretendida alteração de uma das “cláusulas pétreas” da Constituição Federal (o que, por sinal, é juridicamente inad-missível) que o problema da violência no Brasil será resolvido, mas sim, justamente, pelo efeti-vo e integral cumprimento do que já está posto no ordenamento jurídico brasileiro, com a im-plementação de políticas públicas que, de fato, priorizem a criança e o adolescente nas ações do Poder Público, num viés eminentemente preventivo que é justamente a antítese do que se apregoa.

Esse é, sem dúvida, um caminho mais lon-go e difícil, mas também é o único capaz de dar as respostas sérias e idôneas que a sociedade brasileira precisa e tem o direito de receber por parte do Poder Público.

Ainda há esperança de que, se a matéria for analisada e tratada como deve ser, de forma serena, refletida e responsável para com a so-ciedade brasileira por parte do Congresso Na-cional, essa e as demais propostas de redução da maioridade penal sejam rejeitadas. E que o movimento seguinte seja voltado à cobrança do efetivo e integral cumprimento da lei e da Cons-tituição Federal, a começar pela recém editada “Lei do Sinase”, que institui um novo modelo para o atendimento de adolescentes autores de infração penal em todo o Brasil e que ainda se encontra em fase incipiente de implementação.

A sociedade brasileira (em alguns casos, mesmo sem se dar conta) perdeu uma impor-tante batalha, mas ainda há tempo de vencer a guerra contra a desinformação e a iniquidade.

Quem viver, verá. 

Procurador de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional das

Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente do Ministério

Público do Paraná

A obra de construção do novo Fórum da Comarca de Pato Branco está em andamento às margens da BR-158, ao lado da passarela.

Cristina Vargas

Page 16: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A16 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 Variedades

OBS.: Resumos fornecidos pelas emissoras, às quais cabe, exclusivamente, a responsabilidade em manter e fornecer os capítulos atualizados.

Iotti

CAPRICÓRNIO I DE 22/12 A 20/01

ESCORPIÃO I DE 23/10 A 21/11

Propícia infl uência para cultivar os dons de seu intelec-to, seu espírito fi losófi co e otimista. Evite o egoísmo e se coloque em um ponto de vista mais aberto para ser me-lhor compreendido.

A lua e a posição de mercúrio favorecerão a vida amoro-sa, as atividades criativas e as artes. Sentimentos fortes e sintonia afetiva com a pessoa amada permitirão um perfeito entendimento.

Momento em que terá muito sucesso ao tratar com au-toridades civis e na solução de seus problemas profi s-sionais, fi nanceiros e pessoais. Fará poucas amizades, mas será bem sucedido. Êxito religioso.

Excelentes infl uências para desenvolver suas atividades de modo geral. Aproveite, pois está é a melhor fase para progredir profi ssional, social e materialmente. Êxito ro-mântico e sentimental. Bom para jogar na loteria.

Muita harmonia familiar, conjugal e na vida sentimen-tal e amorosa está prevista para você neste dia. Muito favorável também aos negócios, às especulações e às novas empresas. Contatos pessoais bem sucedidos.

Sua probabilidade de êxito material será aumentada hoje. Por outro lado, deverá prosperar no campo pro-fi ssional e social, e poderá conseguir o que pretende na vida artística. Bom para passeios, diversão e saúde.

Todos os esforços que têm empreendimento no senti-do de se elevar e prosperar profi ssionalmente e social-mente se farão sentir com maior força neste dia. Anali-se e verá quanto progrediu e prosperou.

Aproveite a infl uência astral deste dia para conhecer o maior número possível de pessoas. Este será o período de você repensar suas atitudes e de decidir o que real-mente deseja em relação aos envolvimentos.

Bom período do ano para você começar ou levar avan-te negócios e empreendimentos monetários. Os pressá-gios para esta fase são mais promissores para emprésti-mos, compra e venda, de objetos e imóveis.

Pessoas conhecidas estão propensas a colaborar com seus projetos e aprimorar suas ideias originais. Recebe-rá informações úteis e promissoras. Dia feliz para a vida amorosa.

Procure agir de forma dinâmica e com mais tato, sem impor sua autoridade. Você tem gênio forte e nem sem-pre os outros aceitam. A pessoa amada está merecendo maior atenção da sua parte.

Momento que terá êxito em lugares de educação e en-sino de jovens e crianças. Conseguirá, também, ótimos resultados em novos empreendimentos, terá felicidade matrimonial, familiar e amorosa.

Horóscopo Radicci

Tempo/Temperatura

Novelas Passatempo

Pato Branco

QUINTAHOJE SEXTA

www.climatempo.com.br

PATO BRANCO

BELTRÃO

CURITIBA

PONTA GROSSAGUARAPUAVA

CASCAVEL

GUARATUBA

FOZ DO IGUAÇU

MARINGÁUMUARAMALONDRINA

29º/19º

29º/20º

24º/16º

29º/20º 29º/21º

25º/21º

21º/16º 27º/20º

27º/16º

20º/15º 27º/16º

PARANÁ

Max 27º Min 17º

Max 29º Min 16º

Max 30º Min 16º

ÁRIES I DE 21/03 A 20/04

TOURO I DE 21/04 A 20/05

CÂNCER I DE 21/06 A 21/07

VIRGEM I DE 23/08 A 22/09

PEIXES I DE 20/02 A 20/03

SAGITÁRIO I DE 22/11 A 21/12

AQUÁRIO I DE 21/01 A 19/02

LIBRA I DE 23/09 A 22/10

LEÃO I DE 22/07 A 22/08

GÊMEOS I DE 21/05 A 20/06

LUAnova

OUTONOaté 21/06

MalhaçãoEm função das quartas-de-� nal da Champions League,

o capítulo desta terça-feira de Malhação não será exibido.

Alto AstralMarcos abre o exame de Úrsula e vê que o tumor ainda

permanece. Marcelo convence Úrsula a deixar Marcos apli-car a injeção, sem saber o que o médico planeja fazer com a ex-mulher. Maria Inês pede a Netto que investigue Celso. Suzana tenta convencer César de desistir da prova por causa do teste antidoping. Marcos diz a Sueli que a medicação que deu a Úrsula fará efeito no mês seguinte. Scarlett e Afeganis-tão se beijam. Scarlett acha o resultado do exame de Úrsula na lixeira e entrega a Ricardo. Ricardo coloca Úrsula contra a parede e pergunta sobre a doença.

Sete VidasPedro tenta se explicar para Marina e deixa Júlia irri-

tada. Eriberto exige que Marta se desculpe com ele e com Júlia. Guida se preocupa com Elisa. Laila aconselha Jú-lia a procurar Pedro. Lígia incentiva Pedro a � car com Jú-lia. Diana oferece seu � lho para Irene adotar. Júlia e Pedro se reconciliam e passam o dia juntos. João/Miguel guarda uma foto de Pedro junto às suas coisas. Pedro se despede de Júlia. Luís conversa com Esther sobre Isabel. Lauro es-tranha que a esposa troque livros com um paciente. Esther estranha os elogios que Luís faz para Isabel. Virgínia con-vida Arthurzinho para morar com ela. Lígia chama a aten-ção de Vicente por ele falar como Pedro deve agir com Taís. Júlia recebe um telefonema que a deixa alarmada. Durval tenta conquistar Bernardo. Júlia conta a Pedro que ele ga-nhou mais um irmão.

BabilôniaEstela pede a Rafael para dar um tempo para Laís. Inês

acredita que Guto e Alice estão entrosados e � ca animada. Laís conta a história sobre o tio de Sandrinha para Maria José e sonda sua reação. Guto usa o nome de Rafael para marcar um encontro com Laís. Laís questiona Guto sobre as mães de Rafael. Inês pede a Teresa um convite para o seu casamento. Vinícius arma um encontro entre Olga e Regi-na. Teresa � ca interessada na entrevista de Vinícius. Rafa-el vê Guto e Laís juntos e � ca chocado. Tadeu fala com Dio-go sobre Paula e o atleta pensa em Beatriz. Diogo se encontra com Beatriz e ela � ca nervosa quando ele fala sobre a morte de seu pai. Alice decide não acompanhar Inês ao casamen-to de Teresa. Teresa convida Vinícius para trabalhar em seu escritório.

Page 17: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A17 DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 |Segurança

A primeira turma do curso de Conduto-res de Viaturas de Capanema foi formada na última semana. Ao todo foram 31 participan-tes, sendo dois policiais civis e 29 militares, sendo sete PMs integrantes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), 11da 3ª Com-panhia de Polícia Militar, com sede em San-to Antônio do Sudoeste, e 11 da 4ª Compa-nhia de Polícia Militar de Capanema, ambas as Companhias pertencentes ao 21º Bata-lhão de Polícia Militar (21º BPM) de Francis-co Beltrão.

O Comandante do 5º CRPM, tenente--coronel Washington Lee Abe, presidiu a ce-rimônia e agradeceu pelas horas que os PMs se dedicaram para se qualificar. “A linha de combate é a mais importante para a nossa instituição. Só nesses três meses os municí-pios da área do 5º CRPM já tiveram mais da metade de confrontos armados se compara-do com o ano passado”, revelou.

“Somos uns loucos, porque a sociedade não sabe, mas toda vez que um PM sai con-duzindo uma viatura que chega a custar mais

de R$100 mil, com equipamentos e colegas de trabalho, saímos para defender pessoas es-tranhas, mas isso é uma satisfação para nós, poder salvar vidas e prender delinquentes, por causa de uns loucos como eu e vocês que o mundo ainda está caminhando”, ressaltou o Comandante em seu discurso.

O curso teve início no dia 18 de novem-bro de 2014, com o objetivo de preparar os motoristas para dirigirem as viaturas opera-cionais mesmo em situações de risco. Tam-bém internalizar nos PMs a responsabilida-

de no uso e na conservação dos automóveis públicos.

Estiveram presentes na cerimônia o co-mandante do 21º BPM, tenente-coronel, Sa-mir Wassouf; o vereador de Capanema, Mar-celino Ampessan; o comandante da 3ª Cia – Santo Antônio Do Sudoeste, capitão Ed-son Roberto Cechinel Da Silva; o comandan-te da 4ª Cia – Capanema, tenente Cesar Se-bastião Da Silva e o comandante da 3ª Cia do BPFron, tenente João Pedro Passos Rocha. (Assessoria)

Dois rapazes suspeitos de terem mata-do o taxista de Realeza, Manoel Crescên-cio Cardoso, 72 anos, conhecido por “Ma-neco”, foram presos pela Polícia Militar no último final de semana, no interior de Capa-nema. O latrocínio ocorreu no último dia 11 de abril, quando o taxista saiu da rodoviária de Realeza para fazer uma corrida para um homem e no caminho foi assaltado e atingi-

do por um disparo de arma de fogo no bra-ço direito. Ele foi encontrado por populares no interior do seu Voyage e chegou a ser so-corrido, mas morreu ao dar entrada em casa hospitalar.

Conforme informações obtidas na De-legacia de Polícia de Realeza, os acusados do latrocínio são Patrick Demarco dos Santos e Jeferson Brás, ambos de 19 anos, que foram

localizados em um sítio no interior de Capa-nema. Patrick estava com um revólver calibre 38, marca Taurus, municiado com dois cartu-chos intactos, que teria sido utilizado no la-trocínio. Também foi apreendida uma moto-cicleta que Jeferson teria dado fuga a Patrick. Eles teriam levado do taxista cerca de R$ 3.000,00.

De acordo com a Polícia Civil, Patrick

também é suspeito de um homicídio ocor-rido em dezembro do ano passado, em Re-aleza. Ele está preso, juntamente com Jefer-son, no setor de carceragem da Delegacia de Polícia de Capanema. No entanto, os dois acusados deverão ser transferidos nos próximos dias para a Delegacia de Polícia Realeza, onde vão responder pelo latrocí-nio. (AB)

A 6ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) deu sequência no último fi-nal de semana nas operações com a utili-zação de radares no combate ao excesso de velocidade nas rodovias do Sudoeste. No úl-timo domingo na PR-483 km 23, em Francis-co Beltrão, uma camionete Toyota Hilux foi flagrada pelo radar a 176 km/h, onde a velo-cidade máxima é de 110 km/h para veículos de passeio.

O condutor da camionete não foi abor-dado, mas receberá pelos Correios a multa de R$ 574,00, além da suspensão da Cartei-ra Nacional de Habilitação (CNH). A PRE já havia flagrado na semana passada, na PR-180, próximo do Hospital Regional de Francisco Beltrão, uma Van, que transpor-tava trabalhadores, trafegando a 135 km/h, onde a velocidade máxima permitida é de 80km/h.

O comandante da 6ª Companhia da PRE, tenente José Batista dos Santos, disse na semana passada que existem vários pon-tos críticos em que veículos são flagrados por radares em excesso de velocidade, como na PR-483, em Francisco Beltrão, próximo da bica d’água; PR-158, no trecho Vitorino a São Lourenço do Oeste (SC), e na PRC-280, em Palmas, locais onde ocorrem acidentes com frequência. (AB)

Adenir [email protected]

O Tribunal de Justiça do Paraná e o Po-der Judiciário de Chopinzinho transforma-ram as prisões temporárias em preventivas dos sete acusados de envolvimento na mor-te do advogado Algacir Teixeira de Lima, 51 anos, procurador municipal de Chopinzinho. Ele foi executado a tiros no dia 16 de mar-ço na garagem do prédio em que residia, no centro de Chopinzinho, na presença das suas duas filhas.

O então prefeito de Chopinzinho, Leo-mar Bolzani, está entre os acusados. Ele foi transferido na tarde da última segunda-feira (20) para a Penitenciária Estadual de Francis-co Beltrão.

A confirmação da transformação das pri-sões temporárias em preventivas foi informa-da pelo delegado-adjunto da 5ª Subdivisão Policial (5ª SDP) de Pato Branco, Alexander Meurer, em entrevista coletiva na tarde de se-gunda-feira. O delegado disse que existem pro-vas testemunhais e técnicas do envolvimento dos sete acusados na morte do procurador.

O secretário de Estado da Segurança Pú-blica, Fernando Francischini, informou na

época do homicídio, em entrevista coleti-va, que o crime teria ocorrido porque o en-tão prefeito Bolzani vinha sendo denunciado pelo procurador ao Ministério Público sobre

supostos crimes contra a administração pú-blica, incluindo desvio de dinheiro.

Além do então prefeito, os demais acu-sados são o ex-assessor Giovani Baldissera

(Pardal), que teria apresentado Bolzani a Elvi Aparecida Haag Ferreira, conhecida por “ma-cumbeira”, e ao seu marido, Nilton Ferreira, que fizeram o contato com o pistoleiro Darci Lopes Aquino (Nego Aquino).

Aquino é acusado de ser o autor dos dis-paros que causaram a morte de Algacir. Já os irmãos Jeferson Rosa do Nascimento, 23 anos, e João Rosa do Nascimento, 38 anos, te-riam auxiliado Aquino na fuga com um Cor-sa Sedan. Pardal está preso em Palmas, Bolza-ni foi transferido para Francisco Beltrão e os outros cinco acusados estão presos em Pato Branco.

Conforme foi divulgado pela polícia após o crime, a “macumbeira” teria contratado os três homens por R$ 6.500,00 para matar o procurador, sendo que R$ 2.500,00 foi pago em dezembro 2014. No mesmo dia do crime, uma pessoa registrou Boletim de Ocorrência em Laranjeiras do Sul, informando que seu carro, um Corsa Sedan, que possuía as mes-mas características do utilizado no homicí-dio, tinha sido roubado. Ao encontrar o casal dono do veículo, os policiais descobriram que os dois haviam emprestado o carro para João e Jeferson. Com a localização de Jeferson, em Porto Barreiro, o homicídio foi desvendado.

Condutores de viaturas são formados em Capanema

Decretada prisão preventiva dos sete acusados da morte do procurador de Chopinzinho

PRE flagra camionete a 176km/h na PR-483Divulgação

Presos em Capanema suspeitos de matar taxista em Realeza

Leomar Bolzani foi transferido para a Penitenciária Estadual de Beltrão

Arquivo

Page 18: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A18 | DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015

Jogo Limpo

Em busca de recuperação após a que-da na semifinal do Paulista, o São Paulo deve ter Centurión e Luís Fabiano como titulares no clássico contra o Corinthians, nesta quar-ta-feira (22), que definirá o futuro do time na Libertadores.

O meia argentino e o centroavante devem entrar nas vagas de Wesley e Alexandre Pato. O primeiro não está inscrito na competição sul-americana, enquanto o segundo é proibi-do por contrato de enfrentar o time alvinegro, com quem ainda possui vínculo contratual. “A

gente precisa do Luís neste momento, vimos isso nesse jogo. O Pato, infelizmente, não pode jogar, mas temos o Centurión também”, disse o técnico interino Milton Cruz.

Saindo do banco, Luís Fabiano foi o autor do único gol são-paulino na derrota por 2 a 1 para o Santos, domingo (19), que provocou a eliminação do time no Paulista. Já Centurión fez o segundo gol da vitória por 2 a 1 da equi-pe tricolor sobre o Danubio, que possibilitou ao São Paulo chegar à última rodada da fase de grupos da Libertadores dependendo apenas do seu próprio resultado.

Para conquistar a classificação para as oi-tavas, o time tricolor precisa derrotar o Corin-thians pela primeira vez no ano - até aqui, o time tricolor já perdeu duas vezes para o rival. Se empatar ou perder, dependerá do que acon-tecer no outro confronto da chave, entre San Lorenzo e Danubio, na Argentina.

O clássico desta quarta pode, aliás, marcar a despedida de Rogério Ceni do futebol. O go-leiro adiou a aposentadoria para disputar a Li-bertadores e pode não cumprir seu contrato, que vence em agosto, até o fim em caso de des-classificação. (Folhapress)

Furacão tem novo treinador

O Atlético Paranaense já tem um novo treinador. O profissio-nal Milton Mendes será o técni-co do Rubro-Negro para a tempo-rada 2015. Ele substitui Enderson Moreira, que foi demitido após a derrota do último sábado para o Rio Branco, por 3 a 1, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Para-naense. Milton Mendes, que já faz parte do projeto do Furacão, está vindo da Ferroviária de Araraqua-ra. Na equipe paulista, o técnico foi campeão da Série A2 e recolo-cou a Ferroviária na elite do fute-bol paulista após 19 anos. Em 17 partidas, a Ferroviária conquis-tou 40 pontos e garantiu o título com duas rodadas de antecedên-cia. Milton Mendes, 49 anos, ini-ciou sua carreira como treinador de futebol em 2001. Com grande experiência no exterior, o profis-sional comandou as equipes por-tuguesas do Marítimo e Machico. Foi técnico do Qatar Sports Clu-be, entre 2007 e 2012, e do Al –Shahaniya, também do Qatar. Em 2014, comandou o Paraná Clube.

CorinthiansO técnico Tite afirmou que

a eliminação da equipe foi injus-ta e criticou o regulamento do Campeonato Paulista. O Corin-thians foi eliminado na semifi-nal da competição ao perder para o Palmeiras por 6 a 5 nos pênal-tis, após empate no tempo normal por 2 a 2. “É injusto fazer uma campanha e sair desclassificado e invicto. Dá para melhorar calen-dário: dava para jogar um pou-co mais tarde. Vou tomar pau por causa de transmissão de televisão. Pode descer o cacete”, disse o trei-nador corintiano após a elimina-ção. Dono da melhor campanha da competição, o Corinthians teve apenas a vantagem de jogar em casa na única partida válida pela semifinal. O Palmeiras fez a quar-ta melhor campanha na fase clas-sificatória.

Salto FutsalA equipe do Salto Futsal con-

quistou um importante resultado na noite do último sábado (18), na cidade de Paranaguá pela segunda rodada da Série Prata do Campe-onato Paranaense. O time de Sal-to do Lontra empatou em 5 a 5 com o Monte Sião, depois de es-tar perdendo por 5 a 2. Com o re-sultado o Salto chegou aos quatro pontos na vice-liderança da com-petição. Já o Monte Sião conquis-tou seu primeiro ponto e está na sétima colocação.

A memória da primeira heroína olímpica do país será resgatada em forma de museu. Ma-ria Lenk, primeira mulher sul-americana a ir a uma edição dos Jogos, em Los Angeles-1932, terá trajetória contada e relíquias expostas em acervo online que será disponibilizado até o fi-nal do ano.

À coleção será dado o nome de Museu Maria Lenk. A digitalização de todo o mate-rial começou agora, em abril, e prosseguirá até julho, com ajuda financeira da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). É possível que os Correios também apoiem a iniciativa.

A ex-nadadora, morta no ano de 2007, quando tinha 92 anos, colecionou recortes de jornal de suas façanhas, fotografias, documen-tos e outros itens ao longo da vida. À parte ter

sido pioneira olímpica, ela também foi recor-dista mundial e hoje tem seu nome imortali-zado no Hall da Fama da natação, que fica nos Estados Unidos.

Já com idade avançada, confiou a Lamar-tine da Costa, professor especialista em estu-dos olímpicos e seu colega na Universidade Gama Filho, no Rio, o acervo. “A maior par-te é de documentos, tudo montado em álbum. Também recortes de jornais entre 1932 e 1945, no auge da Maria Lenk, que resgatam muita coisa que se perdeu dela”, disse o professor.

Só após receber o material é que Lamar-tine notou a riqueza do que tinha em mãos. Eram mais de 10 mil peças e, para não correr risco de perdê-las, as armazenou na biblioteca da universidade.

O problema é que a Gama Filho acabou

descredenciada pelo Ministério da Educa-ção (MEC) em 2014 e o “memorial” de Ma-ria Lenk teve de ser desalojado também. La-martine, então, apoiou-se em uma inovação lançada no ano passado pelo Comitê Olím-pico Internacional (COI ) para não deixá-lo apodrecer.

“Aí eu propus ao Ricardo [de Moura, co-ordenador técnico da CBDA] que esse seria o primeiro projeto montado em função da Agenda 2020, e ele gostou”, disse Lamartine. A ideia calhou ainda mais porque Maria Lenk completaria 100 anos em 2015.

“A CBDA topou dar visibilidade porque é um marco importante. A plataforma está pra-ticamente pronta e estamos nos concentrando em focá-la para tablets e smartphones”, comple-mentou. (Folhapress)

Adenir [email protected]

Após o empate no “clássico das penas” com o Francisco Bel-trão, sem gols, o Pato Branco Es-porte Clube ficou mais próximo da classificação para a fase de ma-ta-mata da Divisão de Acesso (Se-gundona). O Tricolor está em séti-mo lugar, com oito pontos, quatro a mais do Batel, de Guarapua-va, que é o nono colocado. Caso o time guarapuavano não vença o Cianorte na próxima rodada, o Pato estará classificado, indepen-dente do resultado do confron-to contra o Paranavaí no próximo domingo, fora de casa. Se isso não acontecer, basta o Tricolor empatar na última rodada, em casa, contra o Batel.

O técnico Vilson Pedralli co-meça nesta quarta-feira a prepa-ração da equipe do Pato Bran-co para o difícil compromisso do

próximo final de semana, em Pa-ranavaí. O treinador quer bus-car pontos diante do líder e ven-cer o Batel na última rodada para se classificação entre os seis pri-meiros colocados. O Tricolor tem um ponto a menos da Portugue-sa Londrinense, sexta colocada. A Lusa terá dois jogos seguidos fora de casa, contra o Arapongas/Apu-carana Sports e o Toledo. “O em-pate com o Beltrão teve sabor de derrota, pois a bola insistiu em não entrar. Agora vamos buscar pontos contra o Paranavaí e temos que vencer o Batel na última roda-da”, disse Pedralli.

Para o jogo em Paranavaí, Pe-dralli tem à disposição o zagueiro Matheus e aguarda a liberação do meia Ewerton e do atacante Linik. Com a escassez de gols, o Tricolor marcou apenas cinco em sete jo-gos, o treinador espera contar com Linik pelo menos na última roda-da, em casa, diante do Batel.

Pato Branco está próximo da classificação para o mata-mata

Pedralli inicia nesta quarta-feira a preparação da equipe para o jogo contra o Paranavaí

São Paulo deve ter Centurión e Luís Fabiano contra o Timão

Museu contará história da primeira brasileira em Olimpíada

Page 19: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

A19 DIÁRIO DO SUDOESTE | 22 de abril de 2015 |Esporte

Após ganhar o primeiro título de alto nível de sua carreira, a pernambucana Telia-na Pereira, 26 anos, afirmou que a conquista em Bogotá pode alavancar o surgimento de mais mulheres no tênis no Brasil.

Teliana venceu o Torneio de Bogotá ao bater a cazaque Yaroslava Shvedova por 2 sets a 0 (7/6 e 6/1).

“Estamos crescendo. Temos boas joga-doras da nova geração. Um título como esse deixa uma marca, as mais novas vão se em-polgar”, disse a tenista, que subiu no ranking mundial da 130ª colocação para o 81ºlugar, a mais alta colocação de sua carreira. “Eu re-alizei meu maior sonho, que era ganhar um título da WTA”, testacou.

A taça de Teliana foi a primeira do país em 27 anos no alto nível. O últi-mo havia sido com Niege Dias, em Bar-

celona, em 1988. Além dela, outras bra-sileiras entre as 300 melhores do ranking são Bia Haddad (168 no mundo), Ga-briela Cé (269) e Paula Gonçalves (287).

A pernambucana contou que recebeu inúmeras mensagens de tenistas e ex-tenis-tas brasileiros, como Gustavo Kuerten e Fer-nando Meligeni. “Eles não têm noção do quanto este tipo de mensagem ajuda.”

A tenista viajou terça-feira (21) para o Marrocos, onde disputará o qualifying do Torneio de Marrakesh. Ela quer manter o embalo e projeta, em breve, entrar no top 70.

“Ainda preciso melhorar tecnicamen-te, taticamente e mentalmente. Mas esse tí-tulo em Bogotá me deu muita confiança. A partir de agora entrarei em quadra pen-sando que já ganhei um WTA”, completou. (Folhapress)

A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou segunda-feira (20) que o segun-do jogo da decisão do Campeonato Paulis-ta será disputado na Vila Belmiro. A par-tida está marcada para o dia 3 de maio, às 16h. A primeira partida será no próximo domingo (26), às 16h, no novo estádio palmeirense.

A definição aconteceu após uma reali-zada segunda-feira e que contou com a pre-sença do presidente santista, Modesto Roma Júnior, e do mandatário palmeirense, Pau-lo Nobre. A FPF sugeriu que o jogo decisivo

fosse realizado no Pacaembu, mas o Santos bateu o pé e escolheu a Vila Belmiro.

O Santos fez a segunda melhor campa-nha na fase de classificação do Paulista. Nas quartas de final, eliminou o XV de Piracica-ba. Na semifinal, a vítima foi o São Paulo.

Já o Palmeiras fez a quarta melhor cam-panha na primeira fase. Nas quartas, passou pelo Botafogo. Na semifinal, o clube elimi-nou o Corinthians nos pênaltis.

Santos e Palmeiras vão decidir pela pri-meira vez um título de campeonato desde 1960. (Folhapress)

O Campeonato Paranaense começou a ser disputado em 1915 e, um século de-pois da primeira disputa, duas das mais tra-dicionais cidades do futebol paranaense se encontram na decisão do torneio. De um lado, o Coritiba busca o 38º título, enquanto o Operário, que por 14 vezes já foi segundo colocado, luta pelo título inédito.

As cidades de Curitiba e Ponta Grossa são sinônimos de tradição no futebol esta-dual. Foi lá nos campos gerais, que o Coxa realizou sua primeira partida em toda a his-tória, em 1909. O time era formado por ope-rários da ferrovia que estava sendo constru-ída na cidade. Ao longo dos anos, coube ao Operário carregar o nome da cidade dentro dos gramados, como um dos ícones do es-porte local. O Fantasma, como é carinhosa-mente conhecido por sua torcida, foi vice-

-campeão estadual por 14 vezes.Não é à toa que o técnico Marquinhos

Santos respeita o time adversário. “O Ope-rário tem um poder muito grande em casa, um futebol de força, aguerrido e de mui-ta entrega. Dentro de casa conta com uma torcida fanática e que apoia muito seu time”, disse o treinador coxa-branca. Se o Coritiba deixou para trás o Cascavel e agora o Lon-drina, o adversário finalista também está fa-zendo bonito neste Estadual. O Operário eli-minou o Paraná Clube nas quartas de final e na semifinal despachou o Foz do Iguaçu, com vitória por 2 a 0, no Germano Krueger.

O primeiro confronto da decisão do Paranaense será no próximo domingo, com mando do Operário. O segundo jogo acontece no dia 3 de maio, no Alto da Gló-ria. (Assessoria)

Inter enfrenta o The Strongest pela Libertadores

Título de Teliana pode impulsionar o tênis feminino

Final com tradição no ParanaenseDecisão do Paulista será na Vila Belmiro

O atacante Nilmar é a esperança de gols dos colorados

Assessoria PORTO ALEgRE

Embalado pela classificação à final do Gauchão, o Internacional volta a campo pela Copa Bridgestone Libertadores da América. Desta vez, o desafio é diante do The Strongest, em jogo válido pela última rodada da primeira fase. O objetivo é ca-rimbar o passaporte para as oitavas de fi-

nal e garantir o primeiro lugar do grupo 4.

A bola rola às 17h30 desta quarta-feira (22), no estádio Beira-Rio. A partida tam-bém irá marcar a estreia do novo unifor-me colorado.

A tendência é que o técnico Diego Aguirre volte a utilizar o mesmo time que goleou a Universidad de Chile, por 4 a 0, em Santiago. A arbitragem do jogo será pa-

raguaia, com o trio formado pelo árbitro Enrique Caceres e os auxiliares Milciades Salvidar e Dario Gaona.

O Internacional lidera a chave de for-ma isolada, com 10 pontos. Já os bolivia-nos, aparecem logo atrás na vice-liderança, somando um ponto a menos. O objetivo é a vitória, mas um empate nesta quarta-fei-ra já garante o Colorado no primeiro lugar do grupo.

Divulgação

Page 20: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

22 de abril de 2015

Page 21: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

Este espaço é destinado a publicação de editais públicos ou privados que tem como finalidade tornar público as informações a cerca dos atos e fatos ocorridos, dando transparência as ações dos órgãos públicos e das empresas. Os leitores podem acompanhar nos editais toda e qualquer

medida adotada pelas prefeituras, câmaras municipais, empresas de economia mista, autarquias, entidades, associações, instituições, empresas e outras denominações que tenham a necessidade de tornar públicos seus atos.

Caderno Integrante da Edição nº 6360 | Pato Branco, 22 de abril de 2015

MUNICÍPIO DE CORONEL VIVIDA - ESTADO DO PARANÁAVISO DE LICITAÇÃO

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 03/2015O Município de Coronel Vivida, Estado do Paraná, torna pública a Tomada de Preços nº 03/2015, tipo menor preço global por lote. Objeto CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL, COM FORNECI-MENTO DE MATERIAL E MÃO DE OBRA, PARA A EXECUÇÃO DE OBRAS DE FECHAMENTO DA ÁREA ONDE SE ENCONTRA O CENTRO MUNICI-PAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DONA EMMA BOING HORT.. Abertura dos envelopes: às 10:00 (dez) hs do dia 08 de maio de 2015, na Sala de licitações do município de Coronel Vivida, Paraná, sito a Praça Ângelo Mezzomo, s/n°. O va-lor máximo é de R$ 13.686,96(treze mil e seiscentos e oitenta e seis reais e noven-ta e seis centavos). Prazo para execução é de 60 (sessenta) dias. O edital poderá ser retirado na sede do Município de Coronel Vivida, das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:00 horas ou através do site www.coronelvivida.pr.gov.br. Informações: (46) 3232-8331.Coronel Vivida, 20 de abril de 2015.Ademir Antonio Aziliero - Presi-dente da Comissão Permanente de Licitação.

COMARCA DE PATO BRANCOCARTÓRIO VIEIRA

Tabeliã: Abegail Vieira Samara

EDITAL DE INTIMAÇÃO Nº 3.280

Encontram-se neste Ofício situado à Rua Tapajós, 152, Centro, Edifício Monte Carlo, 4º andar, sala 402, nesta cidade,para protesto, os títulos abaixo de responsabilidade dos devedores a seguir discriminados:

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007566Sacado: VALDIR DE ABREUEndereço: RUA SABIA, N 39 BAIRRO AMOREIRA ITAPEJARA DO OESTECNPJ/CPF: 038.281.509-26 Natureza do Título: DUPLICATA POR INDICACAONº. Título: 3330 Vencimento: 07/04/2015Cujo valor encontra-se inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007573Sacado: GRACIELE PATRICIA DOS SANTOS DE ALEXACNPJ/CPF: 13.975.435/0001-01 Natureza do Título: DUPLICATA POR INDICACAONº. Título: 4-03 Vencimento: 10/03/2015Cujo valor encontra-se inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007578Sacado: ALES MAGALHOESCNPJ/CPF: 822.145.499-00 Natureza do Título: DUPLICATA POR INDICACAONº. Título: 40160-2 Vencimento: 30/03/2015Cujo valor encontra-se inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007599Sacado: EMERSON LUIS CHAVESEndereço: LINHA PALMEIRINHA ITAPEJARA DO OESTECNPJ/CPF: 976.786.789-91 Natureza do Título: DUPLICATA VENDA MERCANTILNº. Título: 1937-2015 Vencimento: 30/03/2015Cujo valor encontra-se inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007609Sacado: WILLY ZIELAKCNPJ/CPF: 163.077.719-68 Natureza do Título: DUPLICATA VENDA MERCANTILNº. Título: 1801050415 Vencimento: 05/04/2015Cujo valor encontra-se inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007616Sacado: JULIANE SANEBORNEEndereço: RUA RECK , 148 VITORINOCNPJ/CPF: 067.151.059-28 Natureza do Título: DUPLICATA VENDA MERCANTILNº. Título: 31 Vencimento: 28/02/2015Cujo valor encontra-se inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007619

Sacado: VANDERLEI ADEMAR TRINDADEEndereço: RUA BERNARDI, 529 VITORINOCNPJ/CPF: 078.838.639-59 Natureza do Título: DUPLICATA VENDA MERCANTILNº. Título: VANDERLEI Vencimento: 04/04/2015Cujo valor encontra-se inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007620Sacado: MAURICIO ANDREI DUATE MECNPJ/CPF: 08.934.964/0001-19 Natureza do Título: DUPLICATA VENDA MERCANTILNº. Título: 4402.1 Vencimento: 04/04/2015Cujo valor encontra-se inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007626Sacado: ASSOCIACAO ALIANCA COMUNIDADE EVANGELICACNPJ/CPF: 20.085.418/0001-56 Natureza do Título: DUPLICATA VENDA MERCANTILNº. Título: 32771 3-4 Vencimento: 06/04/2015Cujo valor encontra-se inserido na Faixa (A) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007631Sacado: EDSON KLEINEndereço: LINHA SAGRADA FAMILIA, 001 BOM SUCESSO DO SULCNPJ/CPF: 015.617.809-52 Natureza do Título: CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIONº. Título: 239013609 Vencimento: 13/10/2014Cujo valor encontra-se inserido na Faixa (F) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Distribuído e protocolado em: 16/04/2015 sob nº 201504 007632Sacado: MARCELO RIBEIRO CRUZ ZANARDICNPJ/CPF: 043.080.649-37 Natureza do Título: CHEQUENº. Título: 0008 Vencimento: A VISTACujo valor encontra-se inserido na Faixa (B) do item I da Tabela XV - Lei 13.611/02.

Por não ter sido possível encontrar os responsáveis ou por se recusarem a tomar ciência, pelo presente intimo, paratodos os fins de direito e ao mesmo tempo os cientifico de que se não atendido no prazo prazo legal de três (03) dias,com vencimento no prazo de 23/04/2015, será lavrado os respectivos protestos.

Pato Branco, 17 de Abril de 2015.

ABEGAIL VIEIRA SAMARATABELIA

Conferido por:

MUNICÍPIO DE CORONEL VIVIDA – ESTADO DO PARANÁ

AVISO DE LICITAÇÃOEDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 34/2015

REGISTRO DE PREÇOSO Município de Coronel Vivida, Estado do Paraná, torna pública a realiza-ção em sua sede, sito à Praça Ângelo Mezzomo, s/n, as 09:00 (nove) horas do dia 08 de maio de 2015, LICITAÇÃO na modalidade PREGÃO PRESEN-CIAL, tipo da Licitação MENOR PREÇO POR ITEM, sob nº 34/2015, ob-jetivando-se o “REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS DE ENFERMAGEM PARA A UPA 24HS – UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO E PARA A SECRETARIA MU-NICIPAL DE SAÚDE”. O valor máximo total estimado é de R$ 908.983,69 (novecentos e oito mil novecentos e oitenta e três reais e sessenta e nove cen-tavos). Prazo de registro de preços é de 12 (doze) meses. Os envelopes deve-rão SER PROTOCOLADOS até as 17:00 do dia 07 de maio de 2015 junto ao setor de protocolo. O edital poderá ser obtido junto ao Município de Coro-nel Vivida, das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas ou através do site www.coronelvivida.pr.gov.br. Informações (046) 3232-8331. Coronel Vi-vida, 20 de abril de 2015. Ademir Antônio Aziliero, Presidente da Comissão Permanente de Licitação.

MUNICÍPIO DE CORONEL VIVIDA – ESTADO DO PARANÁ

AVISO DE LICITAÇÃOEDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 35/2015

REGISTRO DE PREÇOSO Município de Coronel Vivida, Estado do Paraná, torna pública a realiza-ção em sua sede, sito à Praça Ângelo Mezzomo, s/n, as 09:00 (nove) horas do dia 11 de maio de 2015, LICITAÇÃO na modalidade PREGÃO PRESENCIAL, tipo da Licitação MENOR PREÇO POR ITEM, sob nº 35/2015, objetivando--se o “REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISI-ÇÕES DE MATERIAIS PARA SINALIZAÇÃO VIÁRIA”. O valor máximo total estimado é de R$ 76.857,87 (setenta e seis mil oitocentos e cinquenta e sete re-ais e oitenta e sete centavos). Prazo de registro de preços é de 12 (doze) meses. Os envelopes deverão SER PROTOCOLADOS até as 17:00 do dia 08 de maio de 2015 junto ao setor de protocolo. O edital poderá ser obtido junto ao Mu-nicípio de Coronel Vivida, das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas ou através do site www.coronelvivida.pr.gov.br. Informações (046) 3232-8331. Coronel Vivida, 20 de abril de 2015. Ademir Antônio Aziliero, Presidente da Comissão Permanente de Licitação.

Estão abertas até o dia 28 de abril de 2015 as inscrições para o tes-te seletivo visando à contratação de 01 (um) estagiário para atu-ar na Promotoria de Justiça da Comarca de Clevelândia/PR. Poderão se inscrever acadêmicos do curso de graduação em Direi-to que estejam devidamente matriculados a partir do 3º ano ou 5º semestre. A prova será realizada no dia 04 de maio de 2015. Maiores informações poderão ser obtidas na sede da Promotoria de Justiça (lo-calizada na Rua Dr. Francisco Beltrão, esquina com Rua Mestrinho, nº 372, Sala 03, Centro, Clevelândia/PR), via telefone (nº (46)3252-1994) e também através do link www.mppr.mp.br (Estágios / Testes Seletivos / Editais de Abertura).

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

PROCESSO: 004/2015; OBJETO: “Aquisição de mesas e cadeiras para a Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos - PR”. EMPRESA CONTRATADA: Daniely Candido Luiz Rosso & Cia Ltda - ME, CNPJ 13.399.549/0001-42 CONTRATANTE: CÂMARA DE VEREADORES DE DOIS VIZINHOS; FUNDAMENTO LEGAL: Fundamenta-se tal contratação, baseando-se no disposto do artigo 24, Inciso II, da Lei Federal 8.666/93; VIGÊNCIA: Será de 02 (dois) meses, iniciando-se na data de assinatura do contrato, podendo prorrogar-se por meio de termo aditivo, por igual período; VALOR ESTIMADO: Será de R$ 4.176,20 (quatro mil cento e setenta e seis reais e vinte centavos), valor estimado para o período supracitado; RECONHECIMENTO: 09 de abril de 2015, por Antonio Mateus, Presidente da Comissão de Licitação; RATIFICAÇÃO: 09 de abril de 2015, pelo Senhor Gelson Lindner, Presidente da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos, estado do Paraná.

Gelson Lindner Presidente

CÂMARA DE VEREADORES DE DOIS VIZINHOS - EXTRATO DE CONTRATO PARA FINS DE PUBLICAÇÃO - REFERENTE À DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 004/2015

Contrato : Contrato n.º 005/2015.

Contratante : Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos. Contratada : Daniely Candido Luiz Rosso & Cia Ltda - ME

Objeto : “Aquisição de mesas e cadeiras para a Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos - PR”.

Valor total : R$ 4.176,20, (quatro mil cento e setenta e seis reais e vinte centavos) Prazo : 02 meses a contar da data de assinatura do contrato

Data da assinatura: : 20 de abril de 2015.

Dois Vizinhos, 20 de abril de 2015.

Gelson Lindner Presidente

NOTIFICAÇÃO DE ABANDONO DE EMPREGOSr(a): JOSÉ CLEBER COITO CTPS Nº 6224054 0030 – Pr . Solicitamos o seu comparecimento para reassumir seu cargo e apresentar justificativa das fal-tas. A não-apresentação no prazo de 3 dias, contados desta, implicará na resci-são do seu contrato de trabalho por abandono de emprego, devido as suas fal-tas ao trabalho desde 13/06/2014. Atenciosamente, Edificio Augusto Palaoro, CNPJ: 14.554.389/0001-21.

Page 22: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

B2 Edição nº 6360

DIÁRIO DO SUDOESTE 22 de abril de 2015Publicações legais

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE,

ELEIÇÕES UNIFICADAS PARA O CONSELHO TUTELAR

EDITAL Nº 001/2015 A PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO

ADOLESCENTE DE PATO BRANCO - PR, no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei municipal Nº 3.338/2010, e com base na resolução Nº 170/2014 do CONANDA, torna público o presente EDITAL DE CONVOCAÇÃO para o Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016/2019, aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 002/2015, do CMDCA local.

1. DO PROCESSO DE ESCOLHA: 1.1. O Processo de Escolha em Data Unificada é disciplinado pela Lei nº 8.069/90 (Estatuto

da Criança e do Adolescente), Resolução nº 170/2015 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, assim como pela Lei Municipal nº 3.338/2010 e Resolução nº 002/2015, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pato Branco - PR, sendo realizado sob a responsabilidade deste e fiscalização do Ministério Público;

1.2. Os membros do Conselho Tutelar local serão escolhidos mediante o sufrágio universal, direto, secreto e facultativo dos eleitores do município, em data de 04 de outubro de 2015, sendo que a posse dos eleitos e seus respectivos suplentes ocorrerá em data de 10 de janeiro de 2016;

1.3. Assim sendo, como forma de dar início, regulamentar e ampla visibilidade ao Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quatriênio 2016/2019, torna público o presente Edital, nos seguintes termos:

2. DO CONSELHO TUTELAR: 2.1. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado

pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo composto por 05 (cinco) membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de 04 (quatro) anos, permitida 01 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha em igualdade de escolha com os demais pretendentes;

2.2. Cabe aos membros do Conselho Tutelar, agindo de forma colegiada, o exercício das atribuições contidas nos art. 18-B, par. único1, 90, §3º, inciso II, 95, 131, 136, 191 e 194, todos da Lei nº 8.069/90, observados os deveres e vedações estabelecidos por este Diploma, assim como pela Lei Municipal nº 3.338/2010;

2.3. O presente Processo de Escolha dos membros do Conselho Tutelar do Município de Pato Branco - PR visa preencher as 05 (cinco) vagas existentes para o colegiado, assim como respectivos suplentes;

2.4. Por força do disposto no art. 5º, inciso II, da Resolução nº 170/2014, do CONANDA, a candidatura deverá ser individual, não sendo admitida a composição de chapas.

3. DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS DOS CANDIDATOS A MEMBRO DO

CONSELHO TUTELAR: 3.1. Por força do disposto no art. 133, da Lei nº 8.069/90, e do art. XX, da Lei Municipal nº

3.338/2010 e suas alterações, os candidatos a membro do Conselho Tutelar devem preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos:

a) idoneidade moral, que deverá ser comprovada pela apresentação de Certidões negativas cíveis e criminais e da justiça federal que comprovem não ter sido condenado ou estar respondendo, como réu, pela prática de infração penal, administrativa, ou conduta incompatível com a função de membro do Conselho Tutelar;

b) idade superior a 21 (vinte e um) anos; c) residir no município há mais de dois anos; d) estar no gozo de seus direitos políticos; e) apresentar no momento da inscrição certificado de conclusão de curso equivalente ao

ensino médio;

1 Incorporado pela Lei nº 13.010/2014.

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

f) estar no pleno gozo das aptidões física e mental para o exercício do cargo de conselheiro tutelar;

g) submeter-se e atingir mínimo de 50%(cinqüenta por cento) de acertos em uma prova de conhecimento envolvendo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a ser formulada por uma Comissão Examinadora designada pelo CMDDCA, tendo por objetivo informar o eleitor sobre o nível de conhecimentos teóricos específicos dos candidatos.

h) Não ter sido penalizado com a destituição da função de membro do Conselho Tutelar, nos últimos 08 (oito) anos;

4. DA JORNADA DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO: 4.1. Os membros do Conselho Tutelar exercerão suas atividades em regime de dedicação

exclusiva, durante o horário previsto no art. 55 da Lei Municipal nº 3.338/2010 para o funcionamento do órgão, sem prejuízo do atendimento em regime de plantão/sobreaviso, assim como da realização de outras diligência e tarefas inerentes ao órgão;

4.2. O valor do vencimento é de: R$: 2.151,17 (dois mil, cento e cinquenta e um reais e dezessete centavos);

Parágrafo único: De acordo com o § 1º do art. 67 da Lei Municipal Nº 3.338/2010 os suplentes convocados terão direito a receber os subsídios e as demais vantagens apenas relativas ao período de efetivo exercício da função.

4.3. Se eleito para integrar o Conselho Tutelar o servidor municipal de cargo efetivo, poderá optar entre o valor da remuneração do cargo de Conselheiro ou o valor de seus vencimentos, ficando-lhe garantidos:

a) O retorno ao cargo, emprego ou função que exercia, assim que findo o seu mandato; b) A contagem do tempo de serviço para todos os efeitos legais, exceto para promoção por

merecimento. 5. DOS IMPEDIMENTOS: 5.1. São impedidos de servir no mesmo Conselho Tutelar os cônjuges, companheiros, ainda

que em união homoafetiva, ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, conforme previsto no art.140, da Lei nº 8.069/90 e art. 15, da Resolução nº 170/2014, do CONANDA;

5.2. Existindo candidatos impedidos de atuar num mesmo Conselho Tutelar e que obtenham votação suficiente para figurarem entre os 05 (cinco) primeiros lugares, considerar-se-á eleito aquele que tiver maior votação; o candidato remanescente será reclassificado como seu suplente imediato, assumindo na hipótese de vacância e desde que não exista impedimento;

5.3. Estende-se o impedimento do conselheiro tutelar em relação à autoridade judiciária e ao representante do Ministério Público com atuação na Justiça da Infância e da Juventude da mesma comarca;

5.4. É também impedido de se inscrever no Processo de Escolha unificado o membro do Conselho Tutelar que:

a) tiver sido empossado para o segundo mandato consecutivo até o dia 10 de janeiro de 2013;

b) tiver exercido o mandato, em regime de prorrogação, por período ininterrupto superior a 04 (quatro) anos e meio;

d) tiver sido cassado seu mandato de conselheiro tutelar nos últimos 08 (oito) anos. 6. DA COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL: 6.1. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente instituirá, no prazo de

10 (dez) dias, a contar da publicação do presente Edital, uma Comissão Especial de composição paritária entre representantes do governo e da sociedade civil, para a organização e condução do presente Processo de Escolha;

6.2. Compete à Comissão Especial Eleitoral: a) Analisar os pedidos de registro de candidatura e dar ampla publicidade à relação dos

candidatos inscritos; b) Receber as impugnações apresentadas contra candidatos que não atendam os requisitos

exigidos, fornecendo protocolo ao impugnante;

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

c) Notificar os candidatos impugnados, concedendo-lhes prazo para apresentação de defesa;

d) Decidir, em primeira instância administrativa, acerca da impugnação das candidaturas, podendo, se necessário, ouvir testemunhas eventualmente arroladas, determinar a juntada de documentos e a realização de outras diligências;

e) Realizar reunião destinada a dar conhecimento formal das regras da campanha aos candidatos considerados habilitados ao pleito, que firmarão compromisso de respeitá-las, sob pena de indeferimento do registro da candidatura, sem prejuízo da imposição das sanções previstas na legislação local;

f) Estimular e facilitar o encaminhamento de notícias de fatos que constituam violação das regras de campanha por parte dos candidatos ou à sua ordem;

g) Analisar e decidir, em primeira instância administrativa, os pedidos de impugnação e outros incidentes ocorridos no dia da votação;

h) Escolher e divulgar os locais de votação e apuração de votos; i) Divulgar, imediatamente após a apuração, o resultado oficial da votação; j) Notificar pessoalmente o Ministério Público, com a antecedência devida, de todas as

etapas do certame, dias e locais de reunião e decisões tomadas pelo colegiado; k) Divulgar amplamente o pleito à população, com o auxílio do CMDCA e do Poder

Executivo local, estimulando ao máximo a participação dos eleitores. 6.3. Das decisões da Comissão Especial Eleitoral caberá recurso à plenária do Conselho

Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que se reunirá, em caráter extraordinário, para decisão com o máximo de celeridade.

7. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE ESCOLHA: 7.1. O Processo de Escolha para membros do Conselho Tutelar observará o calendário

anexo ao presente Edital; 7.2. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no uso de suas

atribuições, fará publicar editais específicos no Diário Oficial ou meio equivalente para cada uma das fases do processo de escolha de membros do Conselho Tutelar, dispondo sobre:

a) Inscrições e entrega de documentos; b) Relação de candidatos inscritos; c) Relação preliminar dos candidatos considerados habilitados, após a análise dos

documentos; d) Relação definitiva dos candidatos considerados habilitados, após o julgamento de

eventuais impugnações; e) Dia e locais de votação; f) Resultado preliminar do pleito, logo após o encerramento da apuração; g) Resultado final do pleito, após o julgamento de eventuais impugnações; e h) Termo de Posse. 8. DA INSCRIÇÃO/ENTREGA DOS DOCUMENTOS: 8.1. A participação no presente Processo de Escolha em Data Unificada iniciar-se-á pela

inscrição por meio de requerimento impresso, e será efetuada no prazo e nas condições estabelecidas neste Edital;

8.2. A inscrição dos candidatos será efetuada pessoalmente na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pato Branco - PR, à Rua Theofilo Augusto Loiola, 264, nesta cidade, de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00 horas, entre os dias 22 de Abril de 2015 e 22 de Maio de 2015;

8.3. Ao realizar a inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente e sob pena de indeferimento de sua candidatura, apresentar original e cópia dos seguintes documentos:

a) Carteira de identidade ou documento equivalente; b) Título de eleitor, com o comprovante de quitação eleitoral; c) Certidões negativas cíveis e criminais e da justiça federal que comprovem não ter sido

condenado ou estar respondendo, como réu, pela prática de infração penal, administrativa, ou conduta incompatível com a função de membro do Conselho Tutelar;

d) Em sendo candidato do sexo masculino, certidão de quitação com as obrigações militares;

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

e) Comprovante de residência atualizado e complementar que comprove moradia há mais de dois anos no município, podendo ser um dos seguintes documentos: cartão SUS, titulo de eleitor, matricula escolar em rede pública de ensino, ou título de eleitor com mais de dois anos de emissão.

f) certificado de escolaridade equivalente a conclusão do ensino médio. 8.4. Não serão aceitas as inscrições que apresentem a falta ou inadequação de qualquer

dos documentos acima relacionados; 8.5. Eventuais entraves à inscrição de candidaturas ou à juntada de documentos devem ser

imediatamente encaminhados ao CMDCA e ao Ministério Público; 8.6. As informações prestadas e documentos apresentados por ocasião da inscrição são de

total responsabilidade do candidato. 9. ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA: 9.1. Encerrado o prazo de inscrição de candidaturas, a Comissão Especial Eleitoral

designada pelo CMDCA efetuará, no prazo de 04 (quatro) dias, a análise da documentação exigida neste Edital, com a subsequente publicação da relação dos candidatos inscritos;

9.2. A relação dos candidatos inscritos e a documentação respectiva serão encaminhadas ao Ministério Público para ciência, no prazo de 10 (dez) dias, após a publicação referida no item anterior.

10. DA IMPUGNAÇÃO ÀS CANDIDATURAS: 10.1. Qualquer cidadão poderá requerer a impugnação de candidato, no prazo de 10 (dez)

dias contados da publicação da relação dos candidatos inscritos, em petição devidamente fundamentada;

10.2. Findo o prazo mencionado no item supra, os candidatos impugnados serão notificados pessoalmente do teor da impugnação no prazo 24 (vinte e quatro) horas, começando, a partir de então, a correr o prazo de 05 (cinco) dias para apresentar sua defesa;

10.3. A Comissão Especial Eleitoral analisará o teor das impugnações e defesas apresentadas pelos candidatos, podendo solicitar a qualquer dos interessados a juntada de documentos e outras provas do alegado;

10.4. A Comissão Especial Eleitoral terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contados do término do prazo para apresentação de defesa pelos candidatos impugnados, para decidir sobre a impugnação;

10.5. Concluída a análise das impugnações, a Comissão Especial Eleitoral fará publicar edital contendo a relação preliminar dos candidatos habilitados a participarem do Processo de Escolha em data Unificada;

10.6. As decisões da Comissão Especial Eleitoral serão fundamentadas, delas devendo ser dada ciência aos interessados, para fins de interposição dos recursos previstos neste Edital;

10.7. Das decisões da Comissão Especial Eleitoral caberá recurso à Plenária do CMDCA, no prazo de 03 (três) dias, contados da data da publicação do edital referido no item anterior;

10.8. Esgotada a fase recursal, a Comissão Especial Eleitoral fará publicar a relação definitiva dos candidatos habilitados, com cópia ao Ministério Público;

10.9. Ocorrendo falsidade em qualquer informação ou documento apresentado, seja qual for o momento em que esta for descoberta, o candidato será excluído do pleito, sem prejuízo do encaminhamento dos fatos à autoridade competente para apuração e a devida responsabilização legal.

11. Das Provas 11.1. Julgados os eventuais recursos, a Comissão Especial Eleitoral publicará edital com a

relação dos candidatos habilitados, os quais serão submetidos à prova de conhecimentos prevista no artigo 23, inciso VII desta Lei, a ser elaborada por Comissão Examinadora designada pelo CMDDCA, que será realizada no dia 04 de Julho de 2015, em local que será divulgado até o dia 02 de Julho de 2015.

11.2. Após a realização da prova a Comissão Especial Eleitoral divulgará a lista dos candidatos habilitados ao pleito.

11.3. Os candidatos não aprovados na prova de conhecimento terão o prazo de 02 (dois) dias para apresentar recurso da decisão junto à Comissão Especial Eleitoral;

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

11.4. A Comissão Especial Eleitoral terá o prazo de 02 (dois) dias para julgamento dos recursos e publicação final dos candidatos habilitados ao pleito.

12. DA CAMPANHA E DA PROPAGANDA ELEITORAL: 12.1. Cabe ao Poder Público, com a colaboração dos órgãos de imprensa locais, dar ampla

divulgação ao Processo de Escolha desde o momento da publicação do presente Edital, incluindo informações quanto ao papel do Conselho Tutelar, dia, horário e locais de votação, dentre outras informações destinadas a assegurar a ampla participação popular no pleito;

12.2. É vedada a vinculação político-partidária das candidaturas, seja através da indicação, no material de propaganda ou inserções na mídia, de legendas de partidos políticos, símbolos, slogans, nomes ou fotografias de pessoas que, direta ou indiretamente, denotem tal vinculação;

12.3. Os candidatos poderão dar início à campanha eleitoral a partir do dia 01 de Agosto de 2015;

12.4. A propaganda eleitoral em vias e logradouros públicos observará, por analogia, os limites impostos pela legislação eleitoral e o Código de Posturas do Município, garantindo igualdade de condições a todos os candidatos;

12.5. Os candidatos poderão promover as suas candidaturas junto a eleitores, por meio de debates, entrevistas e distribuição de panfletos, desde que não causem dano ou perturbem a ordem pública ou particular;

12.6. As instituições públicas ou particulares (escolas, Câmara de Vereadores, rádio, igrejas etc.) que tenham interesse em promover debates com os candidatos deverão formalizar convite a todos aqueles que estiverem aptos a concorrer ao cargo de membro do Conselheiro Tutelar;

12.7. Os debates deverão ter regulamento próprio, a ser apresentado pelos organizadores a todos os participantes e à Comissão Especial Eleitoral designada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com pelo menos 05 (cinco) dias de antecedência;

12.8. Cabe à Comissão Especial Eleitoral supervisionar a realização dos debates, zelando para que sejam proporcionadas iguais oportunidades a todos os candidatos nas suas exposições e respostas;

12.9. É vedada a propaganda, ainda que gratuita, por meio dos veículos de comunicação em geral (veículos de som, jornal, rádio ou televisão), faixas, outdoors, camisas, bonés e outros meios não previstos neste Edital;

12.10. É dever do candidato portar-se com urbanidade durante a campanha eleitoral, sendo vedada a propaganda irreal ou insidiosa ou que promova ataque pessoal contra os concorrentes;

12.11. Não será permitido qualquer tipo de propaganda no dia da eleição, em qualquer local público ou aberto ao público, sendo que a aglomeração de pessoas portando instrumentos de propaganda caracteriza manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos;

12.12. A violação das regras de campanha importará na cassação do registro da candidatura ou diploma de posse do candidato responsável, após a instauração de procedimento administrativo no qual seja garantido ao candidato o exercício do contraditório e da ampla defesa.

13. DA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR: 13.1. A eleição para os membros do Conselho Tutelar do Município de Pato Branco realizar-

se-á no dia 04 de outubro de 2015, das 08h às 17h, em local a ser divulgado até o dia 01 de agosto de 2015, conforme previsto no art. 139, da Lei nº 8.069/90 e Resolução nº 152/2012, do CONANDA;

13.2. A votação deverá ocorrer preferencialmente em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, observadas as disposições das resoluções aplicáveis expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná;

13.3. As cédulas para votação manual serão elaboradas pela Comissão do Especial Eleitoral, adotando parâmetros similares aos empregados pela Justiça Eleitoral em sua confecção, e ordem alfabética baseada nos nomes para apresentação dos candidatos;

13.4. Nas cabines de votação serão fixadas listas com relação de nomes, codinomes e número dos candidatos a membro do Conselho Tutelar;

13.5. As mesas receptoras de votos deverão lavrar atas segundo modelo fornecido pela Comissão Especial Eleitoral, nas quais serão registradas eventuais intercorrências ocorridas no dia da votação, além do número de eleitores votantes em cada uma das urnas;

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

13.6. Após a identificação, o eleitor assinará a lista de presença e procederá a votação; 13.7. O eleitor que não souber ou não puder assinar, usará a impressão digital como forma

de identificação; 13.8. O eleitor poderá votar em apenas um candidato; 13.9. No caso de votação manual, votos em mais de um candidato ou que contenham

rasuras que não permitam aferir a vontade do eleitor serão anulados, devendo ser colocados em envelope separado, conforme previsto no regulamento da eleição;

13.10. Será também considerado inválido o voto: a) cuja cédula contenha mais de 01 (um) candidato assinalado; b) cuja cédula não estiver rubricada pelos membros da mesa de votação; c) cuja cédula não corresponder ao modelo oficial; d) que tiver o sigilo violado. 13.11. Efetuada a apuração, serão considerados eleitos os 05 (cinco) candidatos mais

votados, ressalvada a ocorrência de alguma das vedações legais acima referidas, sendo os demais candidatos considerados suplentes pela ordem de votação;

13.12. Em caso de empate na votação, ressalvada a existência de outro critério previsto na Lei Municipal local, será considerado eleito o candidato com idade mais elevada.

13.13. Somente poderão votar os eleitores de Pato Branco – PR, com a apresentação de título de eleitor e documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista ou Identidade profissional).

13.14. Será permitida a entrada de acompanhante apenas com o eleitor idoso ou com deficiência que apresentar dificuldades de locomoção e atenção especial.

14. DAS VEDAÇÕES AOS CANDIDATOS DURANTE O PROCESSO DE ESCOLHA: 14.1. Conforme previsto no art. 139, §3º, da Lei nº 8.069/90, é vedado ao candidato doar,

oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor;

14.2. É também vedada a prática de condutas abusivas ou desleais que acarretem vantagem indevida ao candidato, como a “boca de urna” e o transporte de eleitores, dentre outras previstas na Lei nº 9.504/97 (Lei Eleitoral), pois embora não caracterizem crime eleitoral, importam na violação do dever de idoneidade moral que se constitui num dos requisitos elementares das candidaturas;

14.3. Os candidatos que praticarem quaisquer das condutas relacionadas nos itens anteriores, durante e/ou depois da campanha, inclusive no dia da votação, terão cassado seu registro de candidatura ou diploma de posse, sem prejuízo da apuração da responsabilidade civil e mesmo criminal, inclusive de terceiros que com eles colaborem;

14.4. Caberá à Comissão Especial Eleitoral ou, após sua dissolução, à Plenária do CMDCA, decidir pela cassação do registro da candidatura ou diploma de posse, após a instauração de procedimento administrativo no qual seja garantido ao candidato o exercício do contraditório e da ampla defesa.

15. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL: 15.1. Ao final de todo o Processo, a Comissão Especial Eleitoral encaminhará relatório ao

CMDCA, que fará divulgar no Diário Oficial ou em meio equivalente, o nome dos 05 (cinco) candidatos eleitos para o Conselho Tutelar e suplentes, em ordem decrescente de votação.

16. DA POSSE: 16.1. A posse dos membros do Conselho Tutelar será concedida pelo Presidente do

CMDCA local, no dia 10 de janeiro de 2016, conforme previsto no art. 139, §2º, da Lei nº 8.069/90; 16.2. Além dos 05 (cinco) candidatos mais votados, também devem tomar posse 05 (cinco)

suplentes, também observada a ordem de votação, de modo a assegurar a continuidade no funcionamento do órgão, em caso de férias, licenças ou impedimentos dos titulares.

Parágrafo único: os demais suplentes ficarão em lista de espera para possível convocação conforme as necessidades apresentadas nos 04 (quatro) anos de mandato.

17. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS: 17.1. Cópias do presente Edital e demais atos da Comissão Especial Eleitoral dele

decorrentes serão publicadas, com destaque, nos órgãos oficiais de imprensa, no sítio eletrônico do CMDDCA, bem como afixadas no mural da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, na sede do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Postos de Saúde e Escolas da Rede Pública Municipal;

17.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial Eleitoral, observadas as normas legais contidas na Lei Federal nº 8.069/90 e na Lei Municipal nº 3.338/2010;

17.3. É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao processo de escolha em data unificada dos membros do Conselho Tutelar;

17.4. É facultado aos candidatos, por si ou por meio de representantes credenciados perante a Comissão Especial Eleitoral, acompanhar todo desenrolar do processo de escolha, incluindo as cerimônias de lacração de urnas, votação e apuração;

17.5. Cada candidato poderá credenciar, até 48 (quarenta e oito) horas antes do pleito, 01 (um) representante por local de votação e 01 (um) representante para acompanhar a apuração dos votos e etapas preliminares do certame;

17.6. Os trabalhos da Comissão Especial Eleitoral se encerram com o envio de relatório final contendo as intercorrências e o resultado da votação ao CMDCA;

17.7. O descumprimento das normas previstas neste Edital implicará na exclusão do candidato ao processo de escolha.

Publique-se Encaminhe-se cópias ao Ministério Público, Poder Judiciário e Câmara Municipal

locais ato Branco, 17 de Abril de 2015.

Helena de Fátima Soares Ribas

Presidente CMDDCA

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

ANEXO I

Tema Datas2 Prazo do registro de Candidaturas 22/04 à 22/05/2015 Divulgação dos candidatos inscritos 25/05/2015 Prazo para impugnação das candidaturas 25/05 à 08/06/2015 Divulgação das candidaturas impugnadas 11/06/2015 Prazo para recurso das impugnações 11/06 à 15/06/2015 Divulgação dos recursos de impugnação de candidaturas 17/06/2015 Prazo para recursos à Plenária do CMDDCA 17/06 à 22/06/2015 Divulgação dos recursos ao CMDDCA 24/06/2015 Realização da Prova 04/07/2015 Divulgação dos candidatos habilitados ao pleito 06/07/2015 Prazo para recursos das provas 07/007 à 08/07/2015 Análise dos recursos das provas 09/07 e 10/07/2015 Divulgação final dos candidatos habilitados ao pleito 14/07/2015 Reunião com os candidatos e o colegiado do CMDDCA 21/07/2015 Dia de início da campanha eleitoral 01/08/2015 Dia da Eleição 04/10/2015 Divulgação do resultado de eleição 05/10/2015 Prazo para impugnação do resultado 05/10 à 09/10/2015 Análise das impugnações 13/10/2015 Publicação das análises de impugnações 14/10/2015 Prazo para recursos 15/10 à 20/10/2015 Divulgação dos resultados dos recursos 21/10/2015 Proclamação do resultado final da eleição 30/10/2015 Posse e Diplomação dos eleitos 10/01/2016

2 Os documentos devem ser apresentados na sede do CMDDCA, sito à Rua Theofilo Augusto Loiola, 264, Bairro Sambugaro, anexo à Secretaria de Assistência Social, de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00.

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

ANEXO I

Tema Datas2 Prazo do registro de Candidaturas 22/04 à 22/05/2015 Divulgação dos candidatos inscritos 25/05/2015 Prazo para impugnação das candidaturas 25/05 à 08/06/2015 Divulgação das candidaturas impugnadas 11/06/2015 Prazo para recurso das impugnações 11/06 à 15/06/2015 Divulgação dos recursos de impugnação de candidaturas 17/06/2015 Prazo para recursos à Plenária do CMDDCA 17/06 à 22/06/2015 Divulgação dos recursos ao CMDDCA 24/06/2015 Realização da Prova 04/07/2015 Divulgação dos candidatos habilitados ao pleito 06/07/2015 Prazo para recursos das provas 07/007 à 08/07/2015 Análise dos recursos das provas 09/07 e 10/07/2015 Divulgação final dos candidatos habilitados ao pleito 14/07/2015 Reunião com os candidatos e o colegiado do CMDDCA 21/07/2015 Dia de início da campanha eleitoral 01/08/2015 Dia da Eleição 04/10/2015 Divulgação do resultado de eleição 05/10/2015 Prazo para impugnação do resultado 05/10 à 09/10/2015 Análise das impugnações 13/10/2015 Publicação das análises de impugnações 14/10/2015 Prazo para recursos 15/10 à 20/10/2015 Divulgação dos resultados dos recursos 21/10/2015 Proclamação do resultado final da eleição 30/10/2015 Posse e Diplomação dos eleitos 10/01/2016

2 Os documentos devem ser apresentados na sede do CMDDCA, sito à Rua Theofilo Augusto Loiola, 264, Bairro Sambugaro, anexo à Secretaria de Assistência Social, de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00.

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATO E APRECIAÇÃO DOS DOCUMENTOS

Ficha de Inscrição de Candidato nº _________ Data de inscrição: _____/_____/2015

Nome completo: _______________________________________________________

Codinome/Apelido:______________________________________________________ Endereço

residencial:____________________________________________________

Telefone: ______________________________________________________________

Documentos apresentados

( ) Carteira de identidade ou documento equivalente

( ) Diploma ou Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão de Curso (cópia)

( ) Certidão negativa cíveis que comprove não ter sido condenado ou estar respondendo, como réu, pela prática de infração penal, administrativa, ou conduta incompatível com a função de membro do Conselho Tutelar;

( ) Certidão negativa criminal que comprove não ter sido condenado ou estar respondendo, como réu, pela prática de infração penal, administrativa, ou conduta incompatível com a função de membro do Conselho Tutelar;

( ) Certidão negativa da Justiça Federal que comprove não ter sido condenado ou estar respondendo, como réu, pela prática de infração penal, administrativa, ou conduta incompatível com a função de membro do Conselho Tutelar;

( ) Declaração do candidato de que não foi penalizado com a destituição da função de conselheiro nos últimos 08 (oito) anos

( ) Comprovante de residência atualizado ( ) Documento comprovante de moradia há mais de dois anos no município, podendo ser um dos seguintes documentos: cartão SUS, titulo de eleitor, matricula escolar em rede pública de ensino, ou título de eleitor com mais de dois anos de emissão

( ) Título de eleitor, ( ) Documento que comprove desfiliação de partido político

( ) Comprovante de Quitação eleitoral ( ) Comprovante de quitação com as obrigações militares (homens)

Eu______________________________________________________ declaro que li o Edital nº 001

e 002/2015 do CMDDCA e que preencho todos os requisitos exigidos nele para investidura da

função de conselheiro tutelar.

_____________________________________________ Assinatura do Candidato

Nome:

Protocolo de Recebimento de Inscrição

Certifico que ________________________________________ protocolou inscrição para

o processo de escolha de membro do Conselho Tutelar do município de Pato Branco, PR, às

_______ horas do dia ____/_____/____.

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

________________________________ Representante do CMDDCA

Nome: ANEXO III

DECLARAÇÃO DO CANDIDATO DE QUE NÃO FOI PENALIZADO COM A DESTITUIÇÃO DA

FUNÇÃO DE MEMBRO DO CONSELHO TUTELAR DECLARAÇÃO

Eu, _______________________________________________, declaro para os devidos

fins, sob pena de responsabilidade, que não fui penalizado com a destituição da função de membro

do Conselho Tutelar nos últimos 08 (oito) anos.

Por ser expressão de verdade, firmo a presente.

Pato Branco, PR, ______ de _________ de 2015.

__________________________________________ Assinatura do Candidato

Nome

CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CIDADE DE PATO BRANCO – ESTADO DO PARANÁ Lei Federal nº. 8.069/90, Lei Municipal nº. 3.338/10 e

Artigo 219 da Lei Orgânica Municipal CNPJ nº. 80.872.617/0001-36

Rua Theófilo A Loiola, 264 - Bairro Sambugaro - CEP: 85.502-480 - Fone: (046) 3225-5544. Pato Branco - PR

________________________________ Representante do CMDDCA

Nome: ANEXO III

DECLARAÇÃO DO CANDIDATO DE QUE NÃO FOI PENALIZADO COM A DESTITUIÇÃO DA

FUNÇÃO DE MEMBRO DO CONSELHO TUTELAR DECLARAÇÃO

Eu, _______________________________________________, declaro para os devidos

fins, sob pena de responsabilidade, que não fui penalizado com a destituição da função de membro

do Conselho Tutelar nos últimos 08 (oito) anos.

Por ser expressão de verdade, firmo a presente.

Pato Branco, PR, ______ de _________ de 2015.

__________________________________________ Assinatura do Candidato

Nome

PREFEITURA MUNICIPAL DE RENASCENÇA-PR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO

Nº 001 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014 EDITAL Nº 019 DE 20 DE ABRIL DE 2015.

Convoca candidato aprovado em Concurso Público. LESSIR CANAN BORTOLI, Prefeito de Renascença, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as Leis Municipais nºs 1098 de 09/12/09; 1213 de 08/09/2011 e 1400 de 17/09/2014.

R E S O L V E: Art. 1º - Convocar o candidato abaixo relacionado, aprovado e classificado dentro do número de vagas abertas através do Edital de Concurso Público nº 001/2014 de 21 de novembro de 2014. Cargo: Engenheiro Civil

Ordem de Classificação

Nº da Inscrição

Nome do(a) Candidato(a)

R.G. nº

Data de Nascimento

Pontuação Final

2º 376 João Paulo Basniak

Boese 9.330.883-2

SSP/PR 26/05/1988 63,80

Art. 2º - Fica o candidato acima relacionado convocado a comparecer junto à Secretaria Municipal de Administração, Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Renascença, no prazo de 03 (três) dias a contar da publicação do Edital para aceite da vaga, munido dos seguintes documentos: Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Número de inscrição no PIS/PASEP, Carteira de Reservista. Art. 3º - O não comparecimento do candidato convocado por este Edital no prazo estabelecido no Artigo 2º, resultará em perda automática da vaga. Art. 4º - Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Executivo Municipal de Renascença, Estado do Paraná, aos vinte dias do mês de abril do ano de dois mil e quinze, 54º ano de Emancipação. Lessir Canan Bortoli Prefeito

Page 23: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

B3 Edição nº 6360

DIÁRIO DO SUDOESTE22 de abril de 2015 Publicações legais

HOMOLOGAÇÃO DE LICITAÇÃO. PREGÃO Nº 03/2015. OBJETO: Implan-tação de registro de preços para futura e eventual aquisição de mobiliário em geral e eletrodomésticos, para a proponente Dinomar Pedro Scherer – ME, inscrita no CNPJ nº 05.593.507/0001-10, com o valor total esti mado de R$ 25.114,00. Pato Branco, 06 de Abril de 2015. Álvaro Felipe Valério – Presiden-te do CIRUSPAR.

Extrato de Dispensa por limite nº 3/2015. PARTES: Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná - CIRUSPAR, e Luis Cesar Reis - EPP. OBJETO: Contratação de empresa para fornecimento de roupeiro em aço, para as bases do SAMU 192 Sudoeste do Paraná. VALOR: R$ 13.960,00 (Treze mil novecentos e sessenta reais). PRAZO: Três (03) meses. PAGA-MENTO: Parcela única em até trinta (30) dias da entrega, mediante emissão de nota de empenho e apresentação da respectiva nota fiscal. DOTAÇÃO OR-ÇAMENTÁRIA: Coordenação de Administração – Fonte 1; Desp. 144; Dot. 0301 10 122 0003 2 003000 4 4 90 52 42 00 00 - Mobiliário em Geral. JUSTIFI-CATIVA DA DISPENSA DE LICITAÇÃO: De acordo com a Lei 8.666/93, art. 24, Inciso II, prevê que é dispensável a licitação para outros serviços e com-pras de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea “a”, do inci-so II do artigo anterior e para alienações, nos casos previstos nesta Lei, des-de que não se refiram a parcelas de um mesmo serviço, compra ou alienação de maior vulto que possa ser realizada de uma só vez; e ainda o parágrafo úni-co do mesmo Art. 24 prevê que os percentuais referidos nos incisos I e II do caput deste artigo serão 20% (vinte por cento) para compras, obras e serviços contratados por consórcios públicos, sociedade de economia mista, empresa pública e por autarquia ou fundação qualificadas, na forma da lei, como Agên-cias Executivas. Pato Branco, 13 de Abril de 2015. Álvaro Felipe Valério - Pre-sidente do CIRUSPAR.

HOMOLOGAÇÃO da Dispensa por Limite 03/2015. OBJETO: Contratação de empresa para fornecimento de roupeiro em aço, para as bases do SAMU 192 Sudoeste do Paraná, para a empresa Luis Cesar Reis - EPP, inscrita no CNPJ n.º 93.920.361/0001-37. VALOR: R$ 13.960,00 (Treze mil novecentos e sessenta reais). PRAZO: Três (03) meses. PAGAMENTO: Parcela única em até trinta (30) dias da entrega, mediante emissão de nota de empenho e apresen-tação da respectiva nota fiscal. Pato Branco, 13 de Abril de 2015. Álvaro Feli-pe Valério - Presidente do CIRUSPAR.

Extrato de contrato n° 04/2015 – Dispensa por limite 03/2015. PARTES: Consór-cio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná – CIRUSPAR e Luis Cesar Reis - EPP. OBJETO: Contratação de empresa para fornecimento de roupeiro em aço, para as bases do SAMU 192 Sudoeste do Paraná. PRAZO: Três (03) meses. VALOR: R$ 13.960,00 (Treze mil novecentos e sessenta reais). PAGA-MENTO: Parcela única em até trinta (30) dias da entrega, mediante emissão de nota de empenho e apresentação da respectiva nota fiscal. DOTAÇÃO ORÇA-MENTÁRIA: Coordenação de Administração – Fonte 1; Desp. 144; Dot. 0301 10 122 0003 2 003000 4 4 90 52 42 00 00 - Mobiliário em Geral. FORO: Comarca de Pato Branco – PR. Pato Branco, 14 de Abril de 2015. Álvaro Felipe Valério – Presi-dente do CIRUSPAR e Luis Cesar Reis: Luis Cesar Reis – EPP.

Extrato Termo de Aditamento ao Contrato nº 23/2012. Pregão nº 08/2012.PARTES: Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Pa-raná – CIRUSPAR e IGTec Soluções Ltda. OBJETO: Aquisição de equipamen-tos e software para rastreamento das ambulâncias do SAMU 192 Sudoeste do Paraná. ADITAMENTO: Com base na Lei 8.666/93. Art. 65, parágrafo 1º, e de acordo com justificativa apresentada pelo setor de informática do CIRUSPAR, anexada ao processo. VALOR: A quantidade acrescida é totaliza R$ 1.820,00 (Mil oitocentos e vinte reais), acrescendo no valor total contratado o percentu-al de 6,25%. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Coordenação de Administração – Fonte 1; Desp. 73; Dot. 0301 10 122 0003 2 003000 3 3 90 39 11 00 00 – Lo-cação de Software. Permanecem em plena vigência todas as demais cláusulas e condições que não conflitem com o presente Termo. Pato Branco, 20 de Março de 2015. Álvaro Felipe Valério – Presidente do CIRUSPAR e Rodrigo Pimen-tel – IGTec Soluções Ltda.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RENASCENÇA-PREDITAL DE CONCURSO PÚBLICO

Nº 001 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014 EDITAL Nº 018 DE 20 DE ABRIL DE 2015.

Convoca candidatos nomeados para apresentação de documentos e realização de exames. LESSIR CANAN BORTOLI, Prefeito de Renascença, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legaisR E S O L V E:Art. 1º Convocar os candidatos nomeados para os cargos de Auxiliar de Saúde Bucal, Fisioterapeuta e Técnico em Saúde Bucal, para que compareçam na Se-cretaria Municipal de Administração, Divisão de Recursos Humanos da Prefei-tura de Renascença, até o dia 04 de maio de 2015, no horário das 08:00 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:30 horas, para apresentação da documentação relaciona-da neste Edital.

Art. 2º Os convocados, no ato do comparecimento, deverão apresentar:§ 1º Fotocópia dos documentos abaixo, juntamente com os seus originais: I. certidão de nascimento/casamento; II. certidão de nascimento de filhos menores de 21 anos; III. comprovante de quitação de serviço militar, se do sexo masculino; IV. documento de inscrição no conselho profissional correspondente, quando so-licitado como requisito mínimo para ingresso no cargo;V. comprovante oficial de abertura de conta corrente junto ao Banco do Brasil, contendo a agência e o número da conta; VI. comprovante da escolaridade exigida no Edital.

§ 2º Originais dos documentos relacionados a seguir: I. fotografia 3X4 recente; II. declaração de acúmulo de cargo, em formulário próprio, fornecido pelo De-partamento de Recursos Humanos de que não acumula cargo, emprego ou fun-ção pública; III. no caso de acúmulo legal (conforme o que é contemplado no artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal, e no artigo 27, inciso XVI da Constituição do Esta-do do Paraná), à declaração mencionada no inciso II, deve ser anexado documen-to da carga horária semanal de trabalho, com informação dos horários e distribui-ção de atividades emitido pelo respectivo órgão; IV. declaração de bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, em for-mulário próprio, fornecido pelo Departamento de RH;V. Atestado de Saúde Ocupacional, a ser emitido por Médico indicado pelo Mu-nicípio.

§ 3º As declarações a que se referem os Incisos II e III do § 2º deste artigo, deverão ser assinadas no Departamento de RH até o momento da assinatura do termo de posse, sob pena da nomeação se tornar sem efeito.

Art. 3º Os candidatos nomeados para os cargos de Fisioterapeuta, Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal, deverão realizar os exames abaixo relacio-nados para a obtenção do Atestado de Saúde Ocupacional:I - Hemograma Completo; II – Anti HBS;III – Anti HCV;IV – Anti HBC;V – HBs Ag (Antígeno Austrália)VI – Vacinas Obrigatórias

Art. 4º O candidato nomeado para o cargo de Médico Veterinário deverá reali-zar os seguintes exames:I – Sorologia para Brucelose;II – Sorologia para Leptospirose;III – Sorologia para Toxoplasmose.VI – Vacinas Obrigatórias

§ 1º Os exames deverão ser apresentados por ocasião da realização do Exame Clí-nico, para obtenção do Atestado de Saúde Ocupacional, que será realizado no dia 05 de maio de 2015.

§ 2º No ato da apresentação dos documentos a que se refere o artigo 2º deste Edi-tal, os candidatos receberão uma guia de encaminhamento para a realização do Exame Clínico, coma informação do local e horário do exame.

§ 3º Os custos com os exames mencionados neste Edital correrão a expensas do candidato, com exceção do exame clínico.

Art. 5º - Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Executivo Municipal de Renascença, Estado do Paraná, aos vinte dias do mês de abril do ano de dois mil e quinze, 54º ano de Emancipação.

Lessir Canan BortoliPrefeito

AVISO DE LICITAÇÃO CONVITE Nº 01/2015

Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA SUBSTITUIÇÃO DE TRANSFORMADOR, COM FORNECIMENTO DE MATERIAIS E MÃO DE OBRA. A sessão pública será realizada na UTFPR, na Via do Conhecimento, km 01, na cidade de Pato Branco – PR, no dia 05/05/2015 às 9h. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail [email protected] ou fax (46) 3220-2647. O edital poderá ser retirado no link: www.utfpr.edu.br/patobranco/licitacoes/convite/2015/convite-no-01-15.

Ana Paula Lindner Presidente da Comissão de Licitação

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS VIZINHOS –PR

Convocação dos Candidatos do PSS – 2015 CONVOCAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA

NOME DOS CANDIDATOS CLASSIFICAÇÃO Lilia Cabral Back da Silva 12º

CONVOCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL

NOME DOS CANDIDATOS CLASSIFICAÇÃO

Aline Patrícia Hablich 45º Keli Cristina de Oliveira 46º

Dilce Luci Fávero Peripolli 47º

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

SRP - SISTEMA DE REGISTROS DE PREÇOS PUBLICAÇÃO DE PREÇOS REGISTRADOS

PREGÃO PRESENCIAL N.º 116/2014 O Município de Dois Vizinhos, Órgão Gerenciador do Sistema de Registro de Preços, com base no Art. 15 da Lei Federal n.º 8.666/93 e posteriores alterações, Lei Federal n.º 10.520/2002, Decreto Federal n.º 7.892/2013 e Decreto Municipal n.º 7999/2010, torna público o REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE LANCHES PARA OS EVENTOS DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS VIZINHOS, através da Ata de Registro de Preços decorrentes do Pregão Presencial N.º 116/2014 com execução de 12 (doze) meses. ATA EMPRESA DETENTORA CNPJ N.º 148 DAVID BORGES DE OLIVEIRA - ME 82.416.710/0001-

61 149 J. GALVAN & CIA LTDA - EPP 07.939.649/0001-

11 Os preços registrados poderão ser consultados na íntegra junto ao endereço eletrônico www.doisvizinhos.pr.gov.br, na guia Serviços/Licitações. Dois Vizinhos, 18 de abril de 2015. Raul Camilo Isotton Prefeito

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

SRP - SISTEMA DE REGISTROS DE PREÇOS PUBLICAÇÃO DE PREÇOS REGISTRADOS

PREGÃO PRESENCIAL N.º 118/2014 O Município de Dois Vizinhos, Órgão Gerenciador do Sistema de Registro de Preços, com base no Art. 15 da Lei Federal n.º 8.666/93 e posteriores alterações, Lei Federal n.º 10.520/2002, Decreto Federal n.º 7.892/2013 e Decreto Municipal n.º 7999/2010, torna público o REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES, QUE SERÃO DISPONIBILIZADOS AOS USUÁRIOS DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS, através da Ata de Registro de Preços decorrentes do Pregão Presencial N.º 118/2014 com execução de 12 (doze) meses. ATA EMPRESA DETENTORA CNPJ N.º 151 POLICLÍNICA DOIS VIZINHOS LTDA 77.403.145/0001-68

Os preços registrados poderão ser consultados na íntegra junto ao endereço eletrônico www.doisvizinhos.pr.gov.br, na guia Serviços/Licitações. Dois Vizinhos, 22 de abril de 2015. Raul Camilo Isotton Prefeito

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

SRP - SISTEMA DE REGISTROS DE PREÇOS PUBLICAÇÃO DE PREÇOS REGISTRADOS

PREGÃO PRESENCIAL N.º 169/2014 O Município de Dois Vizinhos, Órgão Gerenciador do Sistema de Registro de Preços, com base no Art. 15 da Lei Federal n.º 8.666/93 e posteriores alterações, Lei Federal n.º 10.520/2002, Decreto Federal n.º 7.892/2013 e Decreto Municipal n.º 7999/2010, torna público o REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS, através da Ata de Registro de Preços decorrentes do Pregão Presencial N.º 169/2014 com execução de 12 (doze) meses. ATA EMPRESA DETENTORA CNPJ N.º 213 AMARILDO BASEGGIO & CIA LTDA 82.291.311/0001-

11 214 ANGEOMED COMÉRCIO DE PRODUTOS MÉDICO HOSPITALAR

EIRELLI - EPP 02.607.956/0001-81

215 ALTERMED MATERIAL MÉDICO HOSPITALAR LTDA 00.802.002/0001-02

Os preços registrados poderão ser consultados na íntegra junto ao endereço eletrônico www.doisvizinhos.pr.gov.br, na guia Serviços/Licitações. Dois Vizinhos, 21 de abril de 2015. Raul Camilo Isotton Prefeito

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

SRP - SISTEMA DE REGISTROS DE PREÇOS PUBLICAÇÃO DE PREÇOS REGISTRADOS

PREGÃO PRESENCIAL N.º 171/2014 O Município de Dois Vizinhos, Órgão Gerenciador do Sistema de Registro de Preços, com base no Art. 15 da Lei Federal n.º 8.666/93 e posteriores alterações, Lei Federal n.º 10.520/2002, Decreto Federal n.º 7.892/2013 e Decreto Municipal n.º 7999/2010, torna público o REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS CONFORME CONVÊNIO (TERMO DE CONVÊNIO 014/2014) FIRMADO ENTRE A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE/FUNSAÚDE E O MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS, através da Ata de Registro de Preços decorrentes do Pregão Presencial N.º 171/2014 com execução de 12 (doze) meses. ATA EMPRESA DETENTORA CNPJ N.º 216 J. GALVAN & CIA LTDA - EPP 07.939.649/0001-11

217 SIMONE DOARTE BOMBARDA - ME 14.966.464/0001-61

218 TCHARLYSTON FELIPE VALTRICH - MEI 20.145.467/0001-37

Os preços registrados poderão ser consultados na íntegra junto ao endereço eletrônico www.doisvizinhos.pr.gov.br, na guia Serviços/Licitações. Dois Vizinhos, 21 de abril de 2015. Raul Camilo Isotton Prefeito

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

SRP - SISTEMA DE REGISTROS DE PREÇOS PUBLICAÇÃO DE PREÇOS REGISTRADOS

PREGÃO PRESENCIAL N.º 172/2014 O Município de Dois Vizinhos, Órgão Gerenciador do Sistema de Registro de Preços, com base no Art. 15 da Lei Federal n.º 8.666/93 e posteriores alterações, Lei Federal n.º 10.520/2002, Decreto Federal n.º 7.892/2013 e Decreto Municipal n.º 7999/2010, torna público o REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PARA ATENDER ADEQUADAMENTE O PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, COM RECURSOS

DO PFMC, através da Ata de Registro de Preços decorrentes do Pregão Presencial N.º 172/2014 com execução de 12 (doze) meses. ATA EMPRESA DETENTORA CNPJ N.º 219 DAVID BORGES DE OLIVEIRA - ME 82.416.710/0001-61

220 J. GALVAN & CIA LTDA - EPP 07.939.649/0001-11

221 SIMONE DOARTE BOMBARDA - ME 14.966.464/0001-61

222 TCHARLYSTON FELIPE VALTRICH - MEI 20.145.467/0001-37

Os preços registrados poderão ser consultados na íntegra junto ao endereço eletrônico www.doisvizinhos.pr.gov.br, na guia Serviços/Licitações. Dois Vizinhos, 21 de abril de 2015. Raul Camilo Isotton Prefeito

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

SRP - SISTEMA DE REGISTROS DE PREÇOS PUBLICAÇÃO DE PREÇOS REGISTRADOS

PREGÃO PRESENCIAL N.º 173/2014 O Município de Dois Vizinhos, Órgão Gerenciador do Sistema de Registro de Preços, com base no Art. 15 da Lei Federal n.º 8.666/93 e posteriores alterações, Lei Federal n.º 10.520/2002, Decreto Federal n.º 7.892/2013 e Decreto Municipal n.º 7999/2010, torna público o REGISTRO DE PREÇOS OBJETIVANDO A FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE KIT – AUXÍLIO NATALIDADE – BENEFÍCIOS EVENTUAIS, CONFORME LEI MUNICIPAL 1664/2011 E 1908/2014, através da Ata de Registro de Preços decorrentes do Pregão Presencial N.º 173/2014 com execução de 12 (doze) meses. ATA EMPRESA DETENTORA CNPJ N.º 223 J. GALVAN & CIA LTDA - EPP 07.939.649/0001-11

Os preços registrados poderão ser consultados na íntegra junto ao endereço eletrônico www.doisvizinhos.pr.gov.br, na guia Serviços/Licitações. Dois Vizinhos, 21 de abril de 2015. Raul Camilo Isotton Prefeito TERMO DE NÃO COMPARECIMENTO

Declaro para todos os fins de direito que, convoquei a candidata abaixo relacionada, regularmente aprovada no Concurso Público com base no Edital 01/2014 para o cargo de Nutricionista, e desde a Convocação, com base no Edital 024/2015, publicado na data de 08 de abril de 2015, no Jornal Diário do Sudoeste e no Diário Oficial dos Municípios do Sudoeste do Paraná (DIOEMS), a candidata não compareceu.

CLASSIFICAÇÃO NOME

2º lugar Aline Cristina Christmann DOIS VIZINHOS - PR, 20 de Abril de 2015

NEIVA T. LOVATTO MACHADO

Diretora do Departamento de Recursos Humanos

PREFEITURA MUNICIPAL DE RENASCENÇA-PR

EXTRATO PARA PUBLICAÇÃO1º TERMO ADITIVO DO CONTRATO DE EMPREITADA DE OBRA POR PREÇO GLOBAL Nº 230/2014(Vinculado ao Tomada de Preços nº 008/2014)CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Renascença CONTRATADA: IVAN CARLOS DALMOLIN ME.DO PRAZO DE EXECUÇÃO: O prazo de execução da obra fica suspenso a contar do dia 01 de julho de 2014, por falta de repasses de recurso, por parte do Governo do Estado do Paraná. Esse recomeça a fluir, assim que os pagamentos forem efetu-ados. Restando, portanto, 09 meses para a execução total da obra.DATA DE ASSINATURA DO ADITIVO: 20 de abril de 2015.

Renascença, 20 de abril de 2015.LessirCananBortoliPrefeito Municipal

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA A empresa LAVOURA INDÚSTRIA E COMÉRCIO OESTE S/A torna público que recebeu do IAP, a Licença Prévia para COMÉRCIO ATACADISTA DE DE-FENSIVOS AGRICOLAs, ADUBOS, FERTILIZANTES E CORRETIVOS DE SOLO, instalada na Avenida Salgado Filho na cidade de Dois Vizinhos-PR. Com validade 07/04/2016.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO A empresa LAVOURA INDÚSTRIA E COMÉRCIO OESTE S/A torna público que requereu ao IAP, a Licença de Instalação para COMÉRCIO ATACADISTA DE DEFENSIVOS AGRICOLAS, ADUBOS, FERTILIZANTES E CORRETIVOS DE SOLO, instalada na Avenida Salgado Filho na cidade de Dois Vizinhos-PR.

Page 24: Diário do sudoeste 22 de abril de 2015 ed 6360

B4 Edição nº 6360

DIÁRIO DO SUDOESTE 22 de abril de 2015Publicações legais

MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS – DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃOEXTRATO PARA FINS DE PUBLICAÇÃO CONTRATOS, ATAS DE REGIS-

TRO DE PREÇOS, ADENDOS, TERMOS E CONVÊNIOS.Nº 054/2015

Termo de Concessão 004/2015, ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGRICULTO-RES FAMILIARES BEIRA RIO DE LINHA MARILIA, CNPJ 20.025.279/0001-75.Termo de Concessão 005/2015, ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES FORÇA E AÇÃO DA COMUNIDADE DE SÃO VALENTIM, CNPJ 21.162.989/0001-00.Termo de Concessão 006/2015, ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS DA COMUNIDADE DE LINHA DOS ALEMÃES, CNPJ 12.498.171/0001-71.Termo de Concessão 007/2015, ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES DA RE-GIÃO DA ESTRADA SANGA FUNDA COMUNIDADE DE SÃO VALENTIM, CNPJ 21.060.669/0001-49.Termo de Concessão 008/2015, ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTO-RES DA COMUNIDADE DE LINHA IBIAÇA, CNPJ 22.013.733/0001-01.

Dois Vizinhos, 20 de abril de 2015.Raul Camilo Isotton

Prefeito

MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS – DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃOEXTRATO PARA FINS DE PUBLICAÇÃO CONTRATOS, ATA DE

REGISTRO DE PREÇOS, ADENDOS. Nº 055/2015.

Ata de Registro de Preços nº 034/2015, Ivonei Zotti & CIA LTDA - ME, CNPJ sob o nº 02.418.793/0001-99.

Dois Vizinhos, 20 de abril de 2015.Raul Camilo Isotton

Prefeito

OBS. Estes documentos estão disponíveis na íntegra no Diário Oficial Eletrônico – site www.doisvizinhos.pr.gov.br

CENTRO DE HEMODINÂMICA DA POLICLINICA PATO BRANCO S.A.CNPJ/MF 00.325.713/0001-25

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERALORDINÁRIA

São convidados os senhores acionistas do CENTRO DEHEMODINÂMICA DA POLICLÍNICA PATO BRANCO S.A, a reunirem-seem Assembléia Geral Extraordinária e Ordinária, a realizar-se no dia 29 de Abrilde 2015, às 14h00min em primeira chamada e 14h30min em segunda chamada,horas na sala de reuniões da Policlínica Pato Branco, na Rua Pedro Ramires deMello, 361, Centro, no município de Pato Branco, Paraná, a fim de deliberaremsobre as matérias da ordem do dia a seguir:EM ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA:a) Exame, discussão e votação do relatório da diretoria, balanço patrimonial e dasdemais demonstrações financeiras, referentes ao exercício encerrado em 31 dedezembro de 2014;b) Aprovação do resultado líquido do exercício e seu destino;c) Fixação da remuneração dos Diretores;d) Eleição da diretoria executiva para o próximo biênio;.Comunicamos os Senhores Acionistas que se encontram a vossadisposição, na sede social da Companhia, na Rua Pedro Ramires de Mello nº 361,em Pato Branco – PR., os documentos a que se refere o artigo 133 da Lei6.404/76, relativos ao exercício encerrado em 31/12/2014, já devidamentepublicados nos jornais de costume.

Pato Branco, 14 de Abril de 2015.LUIZ FERNANDO MORRONE

Diretor Presidente

Salmo 77

CLAMEI a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou

para mim os ouvidos.

No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite,

e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.

Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfale-

cia. (Selá.)

Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar.

Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos.

De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o

meu espírito esquadrinhou.

Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?

Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de

geração em geração?

Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na

sua ira? (Selá.)

E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da

destra do Altíssimo.

Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das

tuas maravilhas da antiguidade.

Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.

O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão

grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos.

Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.)

As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos

também se abalaram.

As nuvens lançaram água, os céus deram um som; as tuas flechas

correram duma para outra parte.

A voz do teu trovão estava no céu; os relâmpagos iluminaram o mundo;

a terra se abalou e tremeu.

O teu caminho é no mar, e as tuas veredas nas águas grandes, e os teus

passos não são conhecidos.

Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE REGULARIZAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A SAN RAFAEL SEMENTES E CERAIS LTDA, torna público que requereu do IAP, a regularização da Licença de Operação, para armazenamento de cereais e leguminosas em geral, implantada na Rod. PR 562- Km 2- Município de Honó-rio Serpa, Estado do Paraná.

Enaltecido seja Teu Nome, ó Senhor! És O venerado por todas as coisas e O que a nenhuma venera; és o Senhor de todas as coisas e de nenhuma o vassalo: és Quem conhece todas as coisas e de nenhuma é conhecido. Desejaste ser conhecido pe-los homens e assim, por uma palavra de Teus lábios, trouxeste a criação à existên-cia e esculpiste o universo. Não há outro Deus senão Tu, o Escultor, o Criador, o Onipotente, o Mais Poderoso.

Imploro-te, por esta mesma palavra que se irradiou sobre o horizonte da Tua Von-tade, faze com que eu possa sorver profundamente das águas vivas pelas quais res-suscitaste os corações de Teus eleitos e as almas dos que Te amam para que, em todos os tempos e sob todas as condições, eu possa a Ti volver completamente a minha face.

És o Deus de poder, de glória e de generosidade. Não há outro Deus além de Ti, o Governante Supremo, o Todo-Glorioso, o Onisciente.

M.S