Dicas de estudo para as avaliações

1
DICAS DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES 1. Fazer lembretes antes das provas (não para usá-los nas provas; mas como um instrumento de estudo). Fazer resumos (enquanto se resume, se estuda), usar também a digitação; 2. Verificar todos os assuntos que vão constar nas provas (estar ciente do conteúdo para que a mente tenha uma visão geral do todo; enquadrando detalhes nesta espécie de mapeamento do conteúdo); 3. Na hora do estudo, muita concentração e programação: manter a calma, não ficar afobado, preocupado para terminar logo de estudar ou ficar contando o tempo; 4. Estudar sem distração. Procure um meio de apaziguar os barulhos externos que atrapalhem. Desligue celular, telefones fixos e até o computador, se o estudo não tiver relação com ele. Aproveite o silêncio e os horários mais calmos na sua casa. 5. Devagar e sempre. Comece agora. Nunca diga "segunda-feira eu começo". Não adie. Quer passar de ano com tranquilidade e conquistar o conhecimento necessário? Então “não deixe para depois o que pode fazer agora!” 6. Dar recompensas ao cérebro depois de estudar (é uma maneira de animá-lo e fazê- lo voltar a estudar). Diga: "Depois que eu estudar uma hora vou brincar“. Primeiro os deveres, depois o lazer. 7. Varie as estratégias de estudo. Leia várias vezes um parágrafo não compreendido, refaça exercícios, leia grifando partes e depois faça um resumo usando as palavras grifadas. Reveja a matéria sempre, principalmente matéria nova e aquela que você mais teve dificuldade em assimilar. Cada revisão, pequenos problemas são resolvidos e o conteúdo melhor fixado. É como uma nova estrada, pela qual você nunca passou; depois de muito percorrê-la você pode até ir com os olhos fechados que não vai se perder. 8. Dê aula para alguém (ex: para os pais, um primo, um amigo...). Monte um grupo de estudo com os amigos mais próximos. Mas, não use esse momento para brincadeiras. Estudar em equipe anima quando há participação e um ajuda o outro a não desistir. Assim o estudo pode ficar mais agradável. 9. Compreenda o verdadeiro sentido e motivo para os estudos! Existem grandes motivos e recompensas para essa ação. Dê ânimo e maior valor. Seu futuro depende disso! 10. A matériia estudada deve estar em toda parte: fórmulas penduradas, folhetos curtos no banheiro, pequenos cartazes no quarto. Grave as regras e conteúdos da matéria para ouvir tranquilamente. É uma técnica antiga aplicada para o subconsciente auxiliar as pessoas com pouca memória.

description

Dicas de estudo para as avaliações.

Transcript of Dicas de estudo para as avaliações

Page 1: Dicas de estudo para as avaliações

DICAS DE ESTUDO PARA AS AVALIAÇÕES

1. Fazer lembretes antes das provas (não para usá-los nas provas; mas como um instrumento de estudo). Fazer resumos (enquanto se resume, se estuda), usar também a digitação;

2. Verificar todos os assuntos que vão constar nas provas (estar ciente do conteúdo para que a mente tenha uma visão geral do todo; enquadrando detalhes nesta espécie de mapeamento do conteúdo);

3. Na hora do estudo, muita concentração e programação: manter a calma, não ficar afobado, preocupado para terminar logo de estudar ou ficar contando o tempo;

4. Estudar sem distração. Procure um meio de apaziguar os barulhos externos que atrapalhem. Desligue celular, telefones fixos e até o computador, se o estudo não tiver relação com ele. Aproveite o silêncio e os horários mais calmos na sua casa.

5. Devagar e sempre. Comece agora. Nunca diga "segunda-feira eu começo". Não adie. Quer passar de ano com tranquilidade e conquistar o conhecimento necessário? Então “não deixe para depois o que pode fazer agora!”

6. Dar recompensas ao cérebro depois de estudar (é uma maneira de animá-lo e fazê-lo voltar a estudar). Diga: "Depois que eu estudar uma hora vou brincar“. Primeiro os deveres, depois o lazer.

7. Varie as estratégias de estudo. Leia várias vezes um parágrafo não compreendido, refaça exercícios, leia grifando partes e depois faça um resumo usando as palavras grifadas. Reveja a matéria sempre, principalmente matéria nova e aquela que você mais teve dificuldade em assimilar. Cada revisão, pequenos problemas são resolvidos e o conteúdo melhor fixado. É como uma nova estrada, pela qual você nunca passou; depois de muito percorrê-la você pode até ir com os olhos fechados que não vai se perder.

8. Dê aula para alguém (ex: para os pais, um primo, um amigo...). Monte um grupo de estudo com os amigos mais próximos. Mas, não use esse momento para brincadeiras. Estudar em equipe anima quando há participação e um ajuda o outro a não desistir. Assim o estudo pode ficar mais agradável.

9. Compreenda o verdadeiro sentido e motivo para os estudos! Existem grandes motivos e recompensas para essa ação. Dê ânimo e maior valor. Seu futuro depende disso!

10. A matériia estudada deve estar em toda parte: fórmulas penduradas, folhetos curtos no banheiro, pequenos cartazes no quarto. Grave as regras e conteúdos da matéria para ouvir tranquilamente. É uma técnica antiga aplicada para o subconsciente auxiliar as pessoas com pouca memória.