Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

29
Treinamento Técnico 04/05: Som Automotivo – Dicas de Reparo Julho/05 Elaborado por: - Alexandre Hoshiba - Manuel Costa - Mauricio Rizzi

Transcript of Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Page 1: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Treinamento Técnico 04/05: Som Automotivo – Dicas de Reparo

Julho/05

Elaborado por: - Alexandre Hoshiba - Manuel Costa - Mauricio Rizzi

Page 2: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 2

Índice: 1. Aparelho não liga 03

2. Sem som ou com som muito baixo 07

3. Bus Interface 08

4. Drive – S (Instalação, Mídias e Mecanismo) 09

5. Lubrificação do eixo do motor Spindle 13

6. Troca da Unidade Ótica 16

7. Medida da corrente consumida pela unidade ótica 18

8. Atuação da chave limite 18

9. Controle dos motores 19

10. Sensibilidade na leitura de MP3 19

11. IC1 – Sled/Spindle Motor Drive 20

12. Dicas de reparo 20

13. Anexo 28

14. Bibliografia 29

Page 3: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 3

Aparelho não liga

1. Verificar as tensões iniciais: A tensão de BATT alimenta o Regulador de Tensão. Se o aparelho não ficar em standby, verifique a tensão BATT e também o fusível F901, que está na linha de +B. Este fusível irá proteger o aparelho em caso de: excesso de demanda de corrente ou curto-circuito.

2. Verificar a linha de ACC_IN1 no microprocessador:

O pino de ACC_IN (pino 64 – IC801) dos microprocessadores da linha 2004/2005 devem ter 0 volts, pois o transistor – Q900 deve estar conduzindo com uma tensão de 0.6v proveniente da linha de ACC que está no conector (chicote) do aparelho.

3. Verificar o pulso de reset do microprocessador:

Logo após o microprocessador ser alimentado com uma tensão de 3.3v (Vcc), tem que ser verificado um sinal de reset no pino 77 do microprocessador. Além do reset automático, o reset pode ser feito através da chave S802. Após o reset, o aparelho é inicializado.

4. Verificar sinal de Power ON e as tensões comutadas:

1 No exemplo, utilizamos como exemplo o modelo CDX-S2007X. Favor verificar a pinagem correta para o aparelho que você estiver fazendo o reparo.

Page 4: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 4

Após o microprocessador ser alimentado, o mesmo fica aguardando o comando de Power ON. Este sinal vem do painel frontal do aparelho ou através do comando do controle remoto.

No caso do modelo CDX-S2007X, o sinal do painel chega ao microprocessador através dos pinos 38 e 39. Verifique as tensões que devem ser de 3.3v. Caso estiverem diferentes, verifique os diodos zeners que ficam próximas ao conector do painel frontal e o próprio conector de acesso ao painel frontal, que pode estar com os pinos oxidados ou até mesmo quebrados.

O microprocessador recebendo o sinal de Power ON, enviará um sinal de controle (3.3V) para o pino 22 (STB) do IC201, liberando as outras tensões comutadas necessárias para os demais circuitos do aparelho. Estas tensões são enviadas aos demais circuitos através dos pinos 30 (Tuner/CD), 31 (Servo), 33 (Mecanismo), 34 (Display, +B) e 37 (Microprocessador).

Microprocessador Regular de Tensão As fontes comutadas serão habilitadas dependendo da função a ser executada, a fim de economizar energia.

Page 5: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 5

5. Verificar tensão de BU_IN no microprocessador:

Outra alimentação que deve estar sempre presente é a tensão BU_IN, que monitora tensões EVER +3.3v, REG 3.3v e sinal de BATT.

6. Verificar tensão de TEST_IN no microprocessador:

A tensão de TEST_IN deve sempre manter o nível de tensão abaixo:

Caso estiver diferente de 3.2v, o aparelho não irá ligar. Neste caso, verifique se o oscilador está oscilando na freqüência correta e se as tensões de alimentação estão corretas.

Page 6: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 6

7. Verificar os pinos que controlam o CD:

Caso o mecanismo esteja com problemas, ele pode estar travando o aparelho fazendo-o não ligar. Verifique se as tensões CD1, CD2 e CD3 estão corretas.

8. Se o microprocessador estiver funcionando corretamente, verifique o regulador de tensão e a saída de áudio – IC100:

Caso o aparelho esteja sem alimentação, verifique se o pino 22 – STB está com tensão de 4.8v e se o regulador libera as tensões nos pinos 30 (Tuner/CD), 31 (Servo), 33 (Mecanismo), 34 (Display, +B) e 37 (Microprocessador). Quando o CD está em funcionamento, os pinos 31 e 33 têm que enviar tensões aos seus respectivos circuitos. Caso alguma destas tensões esteja alterada, o CD pode não estar funcionando corretamente. Caso ocorra alguma anormalidade na instalação ou no IC Power, o pino 25 (DIAG) comunica o microprocessador e aparece no display uma mensagem de erro. Este defeito pode ser falha do IC ou conexão incorreta (inclusive alto-falante defeituoso). Verifique os pulsos e nível dos pinos 2 e 4 (dados de data e clock). Através destes pulsos, o microcontrolador controla a saída de áudio. Se ocorrer algum curto nesta linha, o IC não irá liberar as tensões. Outro defeito referente a este regulador de tensão é que após algum tempo de uso, o aparelho desliga. Em alguns casos, este problema foi solucionado apenas tirando o IC regulador de tensão, limpando e recolocando no lugar utilizando uma nova pasta térmica (sempre lembrando que não se deve colocar muita pasta térmica, podendo formar um colchão de ar entre o IC e o dissipador).

Page 7: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 7

Sem som ou com som muito baixo

1. Verificar a linha de ATT no microprocessador – pino 1:

Se a função ATT não estiver ativada, verificar o circuito de MUTE que pode estar com problemas de polarização no transistores ou fuga no diodo.

2. Verificar a saída de áudio:

Quando o som está baixo ou painel fica “piscando”, os diodos acima podem estar com fuga ou em curto. Caso estiver com problemas, provavelmente houve curto circuito na saída (alto-falantes, amplificador de potência, problemas na instalação etc). Para testar o funcionamento, basta desligar os diodos. Caso não tenha presença de sinal de áudio em nenhuma das saídas, verifique se o IC401 (Eletronic Volume) não esteja com problemas ou se o circuito de mute não está acionado.

Page 8: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 8

Bus Interface2 O IC110 é o componente responsável pela comunicação entre o aparelho e uma interface externa, como por exemplo, o CD/MD Changer.

- Pinos 1 e 12: BUSON: Sinal de controle; - Pino 2: RST: Pulso de reset;

- Pino 3: BATT: Alimentação BATT;

- Pinos 4 e 6: DATA I/O e CLK: Sinais de data e clock entre o IC e a interface;

- Pinos 8, 9 e 11: DATA IN, DATA OUT e CLK IN: Sinais de data e clock entre o IC e o

microprocessador IC303;

- Pino 10: B/U_C: Sinal de BU_IN (Power Back-up); ___

- Pino 13: RST: Sinal de reset do sistema; - Pino 14: VCC: Alimentação do IC.

Sempre que verificarmos algum defeito (não liga ou problema de comunicação com a disqueteira), devemos verificar os itens abaixo:

- Pinos 9 e 11 (Data e Clock) do IC de interface IC110; - Diodos na linha de comunicação (D101, D102 e D103); - Curto / Fuga nos transistores Q101 e Q113; - Alimentação do IC; - Pulsos de comunicação (Data I/O e CLK) nos pinos 4 e 6; - Tensão de 5,6V (pino 3 – IC110) e fuga no diodo zener D104. - Tensão na linha de BU_IN.

2 No exemplo, utilizamos como exemplo o modelo CDX-M8807X. Favor verificar a pinagem correta para o aparelho que você estiver fazendo o reparo.

Page 9: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 9

Drive-S Foram feitas várias análises em relação à sensibilidade de leitura de CD e foram constatadas que na maioria dos casos, o defeito estava na instalação incorreta do aparelho ou na qualidade / gravações das mídias utilizadas. Portanto, quando o aparelho apresentar problemas de leitura (CD pulando) devemos verificar toda a instalação do aparelho no veículo:

• Verificar a instalação do suporte:

Unidade Ótica

Nova Suspensão

DRIVE-S

Page 10: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 10

• Verificar a instalação do pino traseiro, conforme manual de instalação (sempre lembrando que é obrigatória a instalação do pino traseiro. Caso o pino esteja muito alto, favor corta-lo até que o mesmo encaixe no fundo do veículo):

• Verificar o painel do veículo – não deve estar com os parafusos de fixação frouxos;

• Consultar se o veículo não está rebaixado e com calibragem fora do padrão;

• Verificar se não há fuga no cabo de alimentação (+B) ou GND. Outro fator que pode estar ocasionando problemas na sensibilidade do CD é a própria mídia utilizada:

• Verificar a qualidade e o estado da mídia: Geralmente, quanto mais barato o CD, pior sua qualidade em todos os sentidos. O material plástico de má qualidade com o passar do tempo pode deixar o CD quebradiço ou pode ainda empená-lo. O empenamento pode ser causado também por temperatura, uma vez que o coeficiente de dilatação térmica da camada metálica e de gravação é diferente da plástica. Sempre verifique as especificações do CD, pois quando um fabricante recomenda a velocidade de gravação e leitura do seu CD, faz isso baseado em cálculos que envolvem a densidade do material de gravação e do material reflexivo. Escolher um CD de acordo principalmente com a sua velocidade de gravação, começa a ser fundamental quando a gravação ocorre a mais de 8x, também chamada de velocidade crítica. As mídias dourada e prateada possuem uma durabilidade maior em relação às outras e trabalham em velocidades de leitura e gravação mais altas do que os discos verdes. Contudo, existem os maus fabricantes, que compensam a cor diminuindo a concentração de fitohalocianino e abaixando o ouro de 24 K para 20 K, 18 K ou até mesmo 16 K. Não bastasse a inclusão de prata, cobre e outros metais na liga de ouro, eles são praticamente 50% de alumínio. Além desses CDs serem os piores em durabilidade, são os menos recomendados para áudio e leitura/gravação em drives acima de 8x.

Page 11: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 11

Voltando às qualidades dos bons CDs dourados e prateados, em testes informais e não científicos realizados por especialistas norte-americanos, estes CDs provaram ser os melhores para CD Players de automóveis, devido a sua maior densidade de trilha e relação de reflexividade fora das trilhas ser menor. Elas também são as mais tolerantes à variação de temperatura, o que, voltando no que já foi dito, é mais um ponto positivo para seu uso em automóveis. Quando se alia a isso um bom material plástico do disco, que tenha o mesmo coeficiente de dilatação (apenas em discos de boa qualidade), torna-se muito difícil perder-se dados devido à dilatação / contração do CD.

• Verificar se a gravação está com nível aceitável.

Se mesmo após verificarmos a instalação do veículo e a qualidade da mídia utilizada e o aparelho continuar apresentando alta sensibilidade na leitura de CD, devemos verificar o mecanismo:

Verifique se os amortecedores e molas estão em boas condições.

Quando o mecanismo do CD estiver carregado e a parte da frente estiver um pouco rebaixado (pode haver leve toque no motor loading), devemos esticar levemente as molas 103 e/ou 104. Constatamos que em alguns casos, somente esticando a mola 103 já é suficiente para eliminar a sensibilidade do CD. Lembrando sempre que devemos evitar esticar demasiadamente para que o efeito seja contrário, ou seja, atingir a parte superior. Obs: não existe uma altura ideal para esticar a mola. Devemos utilizar o bom senso, sempre verificando que o mecanismo não deve ficar rebaixado nem para frente e nem para trás.

Page 12: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 12

Esta mola não deve ser deformada em hipótese nenhuma, uma vez esticada o mínimo que seja provocará maior sensibilidade. Esta mola pressiona a peça 155 ( apoio do cd)

Podemos também lubrificar o motor spindle com óleo lubrificante fino

Page 13: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 13

Lubrificação do eixo do motor Spindle Para a lubrificação do eixo do motor Spindle utilizamos o micro óleo Tells 68 e uma seringa com agulha bem fina, já que o volante do motor Spindle no Drive-S possui uma altura menor que os mecanismos anteriores.

1. Solte o chassi superior. 2. Retire a mola do braço de apoio. 3. Retire o braço de apoio.

Page 14: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 14

4. Abaixe os roletes, pressionando-os para baixo e introduza a seringa, lubrificando o eixo com microóleo.

5. Após a lubrificação do eixo do motor spindle, gire o volante para que o microóleo penetre

no motor. Limpar a base do volante com papel absorvente tomando o cuidado para não encostar no eixo que foi lubrificado.

6. Se o volante estiver trincado, trocar a base completa lubrificando o eixo do motor spindle

da base nova. 7. O eixo que movimenta a unidade ótica deve ser limpo e lubrificado com pouca graxa.

Atentar para o “sulco” do eixo que deve estar isento de poeira.

Page 15: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 15

8. Efetuar a limpeza do rolete com álcool isopropílico. Em alguns casos onde verificamos que a leitura do CD apresenta falhas quando o veículo passa por ondulações, “esticamos” um pouco a mola dianteira esquerda (preta) até a mesma altura das outras molas. Tome cuidado para não levantar muito a mola dianteira, pois pode sobrecarregar a mola traseira aumentando a sensibilide de leitura do disco.

Page 16: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 16

Troca da Unidade Ótica

1. Solte o chassi superior.

2. Solte o flat cable da unidade ótica e a mola de tensão espiral (KF).

3. Com a ajuda de uma pinça, retire a mola da Sub Alavanca de acoplamento montada.

Page 17: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 17

4. Empurre a trava do eixo da unidade ótica.

5. Com a ajuda de uma pinça, retire o eixo.

6. Retire a unidade ótica e verifique se as engrenagens estão limpas, sem nenhum dente

danificado e com graxas antigas. (Ao retirar a unidade, empurre o motor para liberar a engrenagem, conforme figura abaixo).

Page 18: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 18

Medição da corrente consumida pela unidade ótica Um dos sintomas que indicam o desgaste da unidade ótica ou seu mau funcionamento é a corrente consumida em excesso.

Para verificar se a corrente elétrica consumida pela unidade ótica está dentro dos padrões do correto funcionamento do aparelho, devemos medir a queda de tensão em cima dos resistores R7 e R12, através dos pontos de medição TP44 e TP45. Tendo o valor de tensão e o valor do resistor calcula-se a corrente consumida pela unidade ótica I = V / R, e compara-se ao valor marcado em sua etiqueta.

Obs: Na etiqueta da unidade ótica são apresentadas duas seqüências de números onde a primeira diz respeito à fabricação da unidade e a segunda tem relação à corrente máxima que pode ser consumida, por exemplo, 277 quer dizer que a unidade suporta uma corrente de até 27,7mA. Atuação da chave limite A atuação da chave limite é fundamental para o bom funcionamento do mecanismo do CD. É através dela que se detecta que houve o recolhimento da unidade ótica para a posição mais interna do disco, onde em caso de falhas ou mau contato, impedirá o acionamento do CD.

No pino 42 (MEC_LIMIT) do IC4 quando a unidade ótica está fazendo a leitura devemos ter 3.3Vpp. Quando o aparelho é inicializado ou a seção CD inicia o carregamento de um disco a chave deve ser acionada levando o pino 42 a terra.

Page 19: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 19

Controle dos motores O IC4 necessita de 4 chaves para carregar o disco e iniciar sua leitura, onde após o acionamento da chave os pinos correspondentes do CD System Control são levados a nível lógico baixo.

• SW4 (Limit): Indica ao IC4 que a unidade foi recolhida para a posição inicial de leitura, ou

seja, a parte interior do disco. • SW2 (Self): Indica ao IC4 que um disco está sendo inserido, este automaticamente libera

os sinais para acionamento do motor Load. • SW3 (Disc In): Indica ao IC4 que o disco foi carregado completamente. • SW1 (Down): Esta chave é acionada quando o disco já se encontra na posição de leitura,

o IC4 ao receber nível lógico baixo no pino 46 corta a alimentação para o motor Load. Sensibilidade na leitura de MP3 Se o problema de leitura for apenas em MP3, você deve ressoldar o IC decodificador do MP3, pois pode estar com solda fria. Se não funcionar, devemos trocar o mesmo. A troca da unidade ótica neste caso não irá solucionar o problema, a não ser que realmente ela esteja “cansada”.

Page 20: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 20

IC 1 - SLED / SPINDLE Motor Drive

O IC1 é o componente responsável pelo acionamento dos motores Sled e Spindle, além de controlar as bobinas de foco, tracking e o motor de carregamento. Um dos sintomas que indicam o mau funcionamento deste IC á a alta temperatura, que indica um consumo excessivo de corrente por parte dos motores Sled e Spindle. Para constatar se realmente existe defeito no servomecanismo devemos verificar os itens abaixo:

- Polia do motor spindle muito alta; - Eixo do motor spindle empenado ou sem lubrificação;

- Engrenagens do mecanismo da unidade ótica fora de sincronismo ou danificada;

- Falta de lubrificação do eixo por onde o motor sled movimenta a unidade ótica;

- Verificação de enrolamentos em curto ou aberto nos motores Sled e Spindle.

Page 21: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 21

Dicas de Reparo: Dica de Reparo – 01 Modelos:

CDX-S2007X N° de série Inicial 7427588

CDX-S2007XB N° de série Inicial 7804887

CDX-S2007XG N° de série Inicial 7508501

CDX-R3007XR N° de série Inicial 7800433

CDX-R3007X N° de série Inicial 7612001

CDX-R3707X(R)

Sintoma: Não Liga / CD não opera Causa: O sinal de GND (terra) do IC power é conectado ao GND principal através de parafusos. Assim, a conexão ao GND torna-se instável quando estes parafusos não estão bem fixados, fazendo o aparelho operar incorretamente. Procedimento: Adicionar um resistor de 0 (zero) Ohm na posição C617.

BT 04/04

Page 22: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 22

Dica de Reparo – 02 Modelos:

- CDX-F5007VW

Sintoma: Não Liga / CD não opera Causa: O sinal de GND (terra) do IC power é conectado ao GND principal através de parafusos. Assim, a conexão ao GND torna-se instável quando estes parafusos não estão bem fixados, fazendo o aparelho operar incorretamente. Procedimento: Adicione um resistor de 1 (hum) ohm na posição C11 – localizado na PCI

principal.

BT 14/04

Page 23: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 23

Dica de Reparo – 03 Modelos:

- CDX-F5707X N° de série: até 7007000

Sintoma: Não Liga / CD não opera / Sem Display / Sem som / Não carrega / Erro no display / Display Clock desligado Causa: O sinal de GND (terra) do IC power é conectado ao GND principal através de parafusos. Assim, a conexão ao GND torna-se instável quando estes parafusos não estão bem fixados, fazendo o aparelho operar incorretamente. Procedimento: Adicionar um resistor de 1 (hum) ohm na PCI principal – lado B, posição C370.

BT 08/04 v2

Page 24: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda –

Dica de Reparo – 04 Modelos:

- CDX-R3707 / F-5007 / F-5507 / F-5707 / M-8807

Mecanismo Montado N° de série inferior a WA443779

WA443779 (fazer a alteração para os mecanismos com identificação WA com numeração

“inferior” a 443779)

Sintoma: Som intermitente de disco riscado.

Causa: Quando o sinal de trilhagem passa sob oresultando em som intermitente.

Procedimento: Adicionar capacitor na posição C9

BT 11/04

Identificação do Mecanismo Montado

Ex: WA416301

Julho – 2005 24

s riscos, o mesmo fica distorcido e o som pula,

.

Page 25: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 25

Dica de Reparo – 05 Modelos:

- CDX-R3707 / F-5007 / F-5507 / F-5707 / M-8807

Mecanismo Montado N° de série inferior a MA04313JED37

Mecanismo Montado N° de série inferior a MA04313KED37

Mecanismo Montado N° de série inferior a MA04313LFD37

Mecanismo Montado N° de série inferior a MA04313MFD37

Ex: MA04313JED37 (fazer a alteração para mecanismos MAxxxxxJED37 com data de

fabricação “inferior” a 13 de Março de 2004)

- “04” significa o ano de fabricação – 2004;

- “3” significa o mês de fabricação – Março;

- “13” significa a data de fabricação – 13.

Obs: A informação acima é válida para os mecanismos MA04313JED37; MA04313KED37;

MA04313LFD37; MA04313MFD37.

Mecanismo Montado N° de série inferior a YA516489

YA516489 (fazer a alteração para os mecanismos com identificação YA com numeração

“inferior” a 516489)

Mecanismo Montado N° de série inferior a s WA535125

s WA535125 (fazer a alteração para os mecanismos com identificação s WA com

numeração “inferior” a 535125)

Atenção: Realizar a alteração somente para os mecanismos com números de série “abaixo” dos

citados acima.

Mecanismos com números de série superiores aos citados já foram alterados na linha de

montagem (fábrica).

Page 26: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – J

Sintoma: Erro no Display.

Causa: MP3 DSP pode parar de oscilar quando o a

Procedimento: Trocar o IC4.

BT 12/04

Identificação do Mecanismo Montado

Ex: YA516301

ulho – 2005 26

parelho é ligado.

Page 27: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 27

Dica de Reparo – 06 Modelos: Todos da linha FY’04 Sintoma: Apresenta no display os seguintes erros - ERR60 / Reset Causa: IC de saída de áudio com problema Obs: O IC de saída de áudio para os modelos S2007, R3007, R3707 é diferente do IC de áudio utilizado para os modelos R5007, R5507, M8807. A diferença entre os IC’s é que possuem tensões de standby diferentes (3.3V e 5V). Se você utilizar o IC de saída de áudio trocado, o mesmo apresenta corte de áudio ou fica totalmente sem áudio. Dicas de Reparo – 07 Modelos: Modelos “Motion Blade” Sintoma: Vibração do Motion Blade Procedimento: Adicione um pouco de graxa nos guias do “Motion Blade”.

Page 28: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 28

12. Anexo:

Page 29: Dicas de Reparo - Som Automotivo 2004_2005

Som Automotivo – Dicas de Reparo

Sony Brasil Ltda – Julho – 2005 29

Bibliografia - Manual de Serviço CDX-M8807X e CDX-S2007X; - Datasheet TDA 8588 (IC de Saída de Áudio);

- Dicas de Reparo elaborado por Katsunori Anzai;

- Boletins Técnicos – 04/04; 08/04 v2; 11/04; 12/04 e 14/04.

Elaboração: Alexandre Hoshiba: [email protected] Manuel Costa: [email protected] Mauricio Rizzi: [email protected]

SONY BRASIL Ltda

Rua Inocêncio Tobias, 125 – Barra Funda CEP:01144-000 – São Paulo – SP – Brasil

Tel: (11) 3613-9423/9071 – Fax: (11) 3611-9460 http://www.sony.com.br