DICAS LIMPEZA

24
DOCUMENTO: Quando o cano da pia estiver entupido, jogue dentro dele um pouco de bicarbonato, derramando em seguida meia xícara de vinagre. Para não sujar o forno de microondas, coloque os recipientes pequenos dentro de filtros de papel para café. Se o alimento derramar vai ser absorvido sem problemas. Para limpar panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Depois de algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e limpe. Não alimente as bactérias da pia: Esponja e sabão em barra molhados sobre a pia são inimigos da limpeza. Depois de usar a esponja, torça bem e ponha para secar ao sol. E nunca deixe acumular água no recipiente do sabão, esse caldo que fica com o sabão derretido é uma cultura de bactérias. O paninho usado para enxugar a pia nunca deve ficar molhado. É uma fonte de contaminação. Depois de usar, torça e deixe secar sobre a torneira, por exemplo. A lixeira sobre a pia da cozinha pode até ser prática, mas é um foco de contaminação. O ideal e manter o lixo no chão, longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos. Caiu catchup, maionese ou refrigerante no tapete? Para limpar, tire o excesso com um pano ou colher. Em seguida, borrife uma mistura de uma parte de multiuso e 10 partes de água. Esfregue um pano seco, de fora para dentro. Repita isso até sair bem a mancha. Em seguida, borrife uma mistura de vinagre com água, também na proporção de um para 10. Passe o pano. O vinagre cortará a ação do produto químico. Use água morna e bicarbonato de sódio para limpar fogão. Use um pano umedecido com álcool para remover manchas de água do aço inoxidável. Para retirar gordura do forno, ligue-o ao máximo, deixe esquentar bem e depois desligue. Na parte de cima, coloque uma panela com amônia e, na de baixo, outra panela com água fervente. Deixe ficar de um dia

Transcript of DICAS LIMPEZA

Page 1: DICAS LIMPEZA

DOCUMENTO:

Quando o cano da pia estiver entupido, jogue dentro dele um pouco de bicarbonato, derramando em seguida meia xícara de vinagre.

Para não sujar o forno de microondas, coloque os recipientes pequenos dentro de filtros de papel para café. Se o alimento derramar vai ser absorvido sem problemas.

Para limpar panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Depois de algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e limpe.

Não alimente as bactérias da pia:Esponja e sabão em barra molhados sobre a pia são inimigos da limpeza.Depois de usar a esponja, torça bem e ponha para secar ao sol. E nunca deixe acumular água no recipiente do sabão, esse caldo que fica com o sabão derretido é uma cultura de bactérias.O paninho usado para enxugar a pia nunca deve ficar molhado.É uma fonte de contaminação. Depois de usar, torça e deixe secar sobre a torneira, por exemplo.A lixeira sobre a pia da cozinha pode até ser prática, mas é um foco de contaminação.O ideal e manter o lixo no chão, longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos.

Caiu catchup, maionese ou refrigerante no tapete? Para limpar, tire o excesso com um pano ou colher.Em seguida, borrife uma mistura de uma parte de multiuso e 10 partes de água. Esfregue um pano seco, de fora para dentro.Repita isso até sair bem a mancha. Em seguida, borrife uma mistura de vinagre com água, também na proporção de um para 10. Passe o pano. O vinagre cortará a ação do produto químico.

Use água morna e bicarbonato de sódio para limpar fogão.

Use um pano umedecido com álcool para remover manchas de água do aço inoxidável.

Para retirar gordura do forno, ligue-o ao máximo, deixe esquentar bem e depois desligue. Na parte de cima, coloque uma panela com amônia e, na de baixo, outra panela com água fervente. Deixe ficar de um dia para outro. Depois é só passar um pano com sabão neutro e lavar com água.

Limpar juntas dos azulejosAs juntas dos azulejos da casa de banho ou da cozinha que ficam escuras retomarão o seu aspecto de novas se as limpar com um pincel umedecido em lixívia pura.

Sabe como tirar marcas do lençol sem passar?Misture uma parte de álcool com três partes iguais de água, borrife sobre as dobras amassadas e passe a mão em seguida. Espere secar e o lençol vai estar lisinho de novo.

Para passar a ferro, forre a tábua de passar roupa com papel alumínio. Poupa energia.

Page 2: DICAS LIMPEZA

Se amarelar a roupa, passe água oxigenada no local e a seguir enxágüe com água morna.

Passe nos sanitários um pano molhado com gasolina ou qualquer derivado de petróleo. Deixará claros e brilhantes.

Jamais encere o assoalho sem antes passar uma solução de água e inseticida que absorverá o pó e afugentará pulgas e baratas, além de evitar que a madeira manche.

Torne o detergente mais eficiente dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

Para esterilizar vidros com água fervendo sem que quebrem, basta colocar uma colher dentro do vidro na hora da fervura.

Risco de caneta esferográfica em papel de parede pode ser retirada passando-se levemente um pouco de acetona.

Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos:1) Basta esfregar uma colher de aço inoxidável sob água corrente.2) Esfregue-as com um pouco de leite, ou então borra de café, ou ainda vinagre.3) Esfregue-as com salsa cortada. 4) Outra dica é esfregar as mãos com açúcar, lavar em água corrente em seguida.

Para limpar móveis de fórmica. Esfregue com um pano embebido em álcool e em seguida dê brilho com flanela limpa e seca.

Para limpar móveis de vime. Limpe com água quente misturada com bicarbonato de sódio. Deixe secar sob o sol.

Para manutenção dos móveis de cana da índia, limpe com flanela úmida e depois passe lustra móveis.

Tenha sempre à mão uma caixa de apetrechos e limpeza, contendo escovinhas de dente usadas (elas são muitos úteis para limpar desenhos intrincados do seu mobiliário ou casa em geral), panos, esponjas, flanelas, camurça, panos de pós, luvas de borracha, etc.

Para polir o ralo use um pano úmido embebido em saponáceo cremoso ou em pó. Esfregue principalmente o seu interior e as áreas mais engorduradas. Enxágue.

Uma velha escova de dentes com detergente, amoniacado ou sabão em pasta é ideal para remover a sujeira em volta de torneiras e canóplas. Esfregue e enxágue.

Limpeza de sofá de couro branco:Para limpar o couro você deve usar uma bucha vegetal, ou de espuma mesmo, com sabonete de nenê, aquele neutro, para limpar e em seguida hidrate o couro utilizando uma mistura de leite e água em parte iguais, passe no objeto de couro e deixe secar. nunca use óleos ou produtos abrasivos, o couro precisa respirar.

Proteger e hidratar peças de couro:Nunca guarde peças em couro dentro de sacos plásticos, o couro precisa ficar guardado em

Page 3: DICAS LIMPEZA

lugares arejados, isentos de umidade. Tire as peças sempre que puder, do guarda-roupa (ou onde estiver guardado) e passe um pano úmido, e deixe secar a sombra.Passar cera incolor (liquidas ou em pasta) para sapatos, e peças de vestuário em couro. Passe por toda a peça e depois tire o excesso com uma flanela ou papel toalha, ficará protegida e hidratado o couroPara retirar o fungo e bolor de gravuras, esfregue toda a superfície da gravura com miolo de pão. Prepare uma mistura de uma parte de água oxigenada e 2 partes de água e algumas gotas de suco de limão Coloque esta mistura dentro de uma bacia suficientemente grande para conter a gravura na solução e deixe de molho por uma hora ou mais. Se o fungo e o bolor não sair, repita a operação. Quando ficar satisfeita com o resultado, enxágüe em água corrente e deixe secar em lugar sem poeira.

Para retirar o cheiro de mofo do armárioFerva um litro de vinagre e despeje em uma vasilha sem tampa, coloque dentro do guarda-roupas com as portas fechadas por até três horas. Após retirar a vasilha, passe um pano molhado no vinagre por dentro e por fora do móvel. Deixe-o aberto por várias horas para que seque bem. (Manchas de mofo do armário, veja em "Manchas").

Ferrugem:Remova a ferrugem e limpe fechaduras, dobradiças e ferramentas de trabalho com um pano embebido em benzina ou ácido clorídrico. Faça-o com luvas de borracha e deixe o cômodo em que está trabalhando bem arejado. Mude de pano quando este se sujar.

Para manter os ralos abertos, limpos e sem odor, não é necessário usar produtos corrosivos. Basta manter os ralos desobstruídos e nunca usá-los para despejar óleo ou outras gorduras. Se uma limpeza for necessária, primeiro coloque um quarto de copo de bicarbonato no ralo, depois adicione meio copo de vinagre e cubra o ralo por alguns minutos. Enxágüe com 4 litros de água quente e pronto.

Para limpeza de banheiros: Uma ou duas vezes por semana limpe os azulejos, boxe e os espelhos com lustra móveis e limão. Isso fará que os salpicos de sabonete ou sabão não fiquem aderidas a eles.

Para limpar os tapetes ou carpetes, para que mantenham as suas cores vivas, espovoneie com sal grosso e logo escovar com suavidade, empregando uma escova de pelo flexível para que os grãos penetrem bem. Aguardar 20 minutos e logo passe o aspirador.

Guarda-roupas:• Vestidos ou roupas brancas que irão ficar guardadas por algum tempo, ou que sejam de pouco uso, devem ser envolvidos em papel ou pano azul para que não amarelem com o tempo.• As roupas de lã ou de peles são facilmente atacadas pelas traças; evite o aparecimento delas, tendo dentro do armário algumas folhas de jornal, ou qualquer papel impregnado de tinta de imprensa.• Espalhe também nas gavetas e prateleiras uma boa quantidade de pimenta-do-reino em grão e naftalina.• Como Evitar: Cheiro de Mofo dentro do Guarda-Roupa - Pendure uma meia fina velha com serragem de cedro. Além de evitar o cheiro é ótimo para espantar as traças.Umidade dos Armários - Pendure pedaços de giz ou coloque um pouco de cal virgem em um vidro destampado dentro do armário. A cal é hidrófila e absorverá a umidade.Para evitar que a roupa se impregne com o cheiro de úmido, deixe secar por uns dias, cascas de laranja ou cidra e coloque-as no roupeiro.

Talheres: Para que os talheres brilhem, coloque uma vez por semana em um recipiente com

Page 4: DICAS LIMPEZA

água, umas gotinhas de cândida e vinagre de álcool. Deixe de molho por toda a noite e enxágue no dia seguinte.

Borra de café: Depois de picar os alhos, as mãos ficam impregnadas com o cheiro forte, esfregue as mãos com borra de café e enxágue com água fria. A borra também serve para limpar os utensílios de cozinhas e frascos de vidros.

Para tirar de qualquer ambiente, o cheiro de tinta, deixe no aposento uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola.

Para manter as janelas e esquadrias de alumínio sempre limpas, deve-se limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Depois, é só passar um pano macio ou flanela.

Para limpar móveis pintados de branco: esfregue-os com leite ou com uma solução de leite e água.

Para limpar panelas de alumínio com marcas de queimado você deve encher a panela com água e um pouco de sal e deixar a solução agir por uma noite.

Escova de cabelo gordurosa limpe-as submergindo-as com uma solução de água e amoníaco na proporção de 10/1. Idem para os pentes

Para a limpeza e o polimento de vidros e espelhos você também pode usar a solução de uma nova fervura das folhas de chá já utilizadas.

Para acabar com o mau cheiro das garrafas térmicas, lave-as com borra de café e água quente.

Tire o cheiro desagradável dos cinzeiros, lavando-os com água e vinagre.

Como tirar cheiro de gasolina e benzina da mão:Se você ficou com cheiro de gasolina ou benzina nas mãos após um breve contato, não se preocupe. A dica para remover o odor destas substâncias é esfregar as mãos com sal grosso ou sal de cozinha umedecido em água. Em seguida, os bons e velhos água e sabão.

Odores desagradáveis na geladeira, desaparecem com um pouquinho de algodão embebido em baunilha.

Vaporizar um pouco de perfume nas lâmpadas das salas, banheiros e quartos, quando acesas, exalam um aroma agradável.

Para tirar o cheiro do peixe das mãos, lave-as com vinagre ou água e sal.

Limpe as pias de mármore encardido, esfregando a superfície com uma escova de cerdas bem duras cheia de sal.

Limpar, afastar alguns insetos e purificar o ambiente:

Page 5: DICAS LIMPEZA

1 litro de álcool, colocar dentro dele um punhado de canela em pau, e cravo, deixar tampado por 3 dias. Para usá-lo, basta colocar em um borrifador, e passar, ou borrifar onde quiser. Pode passar até em alguns móveis, e deixa um cheirinho delicioso na casa.Para limpar a bancada ou tábua da cozinha, use sempre o lado sem corte da faca, para preservar a faca e a taboa.

Para limpar o ferro (a seco) de passar, passe uma vela no fundo enquanto ele estiver ainda quente. Em seguida coloque uma esponja de aço em cima de um pedaço de pano e passe o ferro, até que ele fique limpo.(Não é recomendado para ferro á vapor)

Para limpar o ferro á vapor, passe uma lixa bem fininha, delicadamente na base dele.Limpar com um pano macio e limpo.

Para limpar moveis envernizados. Remova a poeira grossa com espanador para não arranhar. Em seguida passe um pano limpo, e para dar brilho passe um pano umedecido com lustra móveis e lustre com flanela.

Couros brancos: Quando o couro se torna amarelado pelo tempo, limpe primeiro com um pano úmido e pó limpador de cor celeste. Depois de seco se aplica com algodão fécula de milho.

Objetos de bronze:Para lustrar esses objetos misture em partes iguais de água, vinagre de álcool e amoníaco. Depois de passar essa solução, enxágue.

Para limpar móveis laqueados. Use uma esponja molhada em água misturada com um pouco de amoníaco. Para dar brilho use uma flanela limpa e seca.

Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos, basta esfregar uma colher de aço inoxidável sob água corrente.

Quando for pintar paredes, pinte os cantos com pincel chato e largo e use o rolo nas áreas centrais.

Abajur: Retire a poeira do abajur envernizado e, depois aplique em superfície, com ajuda de um pincel, uma mistura, em partes iguais, de óleo de lavanda e álcool metílico. Retire o pó do pé do abajur com um pano macio e limpe-o de acordo com o material que é feito. Na cúpula, convém usar o aspirador de pó, com escovas pequenas. Reavive as franjas que debruam alguns abajures, com um pano impregnado com álcool metílico e amoníaco (use luvas de borracha e abra bem as janelas sempre que trabalhar com amoníaco).

Esteira de praia: Mergulhe a esteira de palha em água salgada e esfregue-as com esponja. Deixe secar ao ar livre.

Garrafas de cristal:Acabe com o cheiro de mofo das garrafas de cristal passando-lhes borra de café. Se a garrafa estiver suja por dentro, coloque água até a metade com vinagre e sal. Sacuda até soltar toda a sujeira. Se persistir, coloque fubá na água ou alguns grãos de milho e agite. Depois, é só enxaguar e deixar secar.

Page 6: DICAS LIMPEZA

Botas de borracha:Depois de usar suas botas de borracha, lave-as em água corrente, depois mergulhe-s durante algumas horas em uma solução de água com amoníaco. Isso ajudará a ficarem mais maleáveis. Seque-as bem e polvilhe o interior com talco. Passe óleo de cozinha por fora, para evitar que fiquem ressecadas.Você pode lavá-las também com água e sabão. Guarde-as viradas, espetadas em um suporte próprio. Ou então coloque jornal amassado dentro delas para conservar seu formato. Se guardá-las de outra forma, tome cuidado ao calçá-las verificando dentro delas. Tenha o mesmo cuidado com as galochas.

Molduras: Para limpar molduras passe uma flanela ou um pincel macio e retire a poeira. Em seguida, umedeça um pano em querosene e passe em toda a volta. Para prevenir o ataque de traças cupins, uma vez por ano, passe querosene também na parte de trás de todo o quadro.

Telefone: Limpe o telefone regularmente com álcool etílico e não se esqueça de limpar o auscultador e o microfone, se forem removíveis.

Velas: Coloque um pouco de sal no pavio e a vela não escorrerá. Para que as velas demorem mais para queimar, leve-as ao congelador durante 1h30min. antes de usá-la. Você pode deixar suas velas decorativas como novas, limpando-as com algodão embebido em álcool etílico.

Televisor: Limpe a tela da tevê e do computador com um pano macio e embebido em álcool etílico. Passe um pano úmido e seque com outro pano que não solte pelinhos. Cuide para fazê-lo com o aparelho desligado.

Para tirar o odor de alho das mãos: Tire o cheiro de alho das mãos com borra de café, lavando as mãos em seguida, sem esfregá-las. Quando usado na mesma forma que o café.

Bichinhos de pelúcia:Para limpeza e remoção de ácaros dos bichinhos de pelúcia, coloque uma bacia com sabão em pó, misture bem, até fazer espuma, usar essa espuma, pegando com bucha macia, passando (esfregando) por todo ele, tire o excesso de espuma e líquido, com um pano seco e limpo, deixe secar ao sol, quando estiver seco, coloque em um saco plástico (esses para congelar alimentos, adequado ao tamanho do brinquedo), tire o ar, feche bem, e leve ao freezer, por 24 horas, os ácaros não suportam baixa temperatura por muito tempo!!Pronto, seus bichinhos estarão livres dos ácaros, mas esse procedimento, deve ser feito de 15 em 15 dias.

Limpeza de urina do gato:Use soda (o refrigerante, não a soda cáustica) para limpeza. As bolhas do gás ajudam a remover a sujeira e os sais da soda ajudam a prevenir as manchas.Utilize um eliminador de odores para que não sobrem nem vestígios do cheiro, caso contrário o gato continuará urinando no mesmo local. Não confie apenas em seu nariz para guiá-lo. Por mais perfumados que pareçam, nunca use produtos tipo Pinho Sol ou à base de amônia, que para o olfato sensível do gato têm o mesmo cheiro da urina.

Tirar mau cheiro da geladeira:Colocar um chumaço de algodão umedecido com essência de baunilha e colocar na geladeira, isso fará com que elimine mal cheiro ou somente para perfumar a geladeira!

Page 7: DICAS LIMPEZA

Para limpar, desinfetar e purificar a geladeira:Tirar todos os mantimentos da geladeira, colocar em uma caixa de isopor para manter refrigerado, limpar toda a geladeira, em cada fresta, com água e detergente neutro, borrifar em toda a geladeira uma solução de água e vinagre de maçã (que é bactericida) na mesma proporção, não esqueça de passar até na borracha da porta.Sua geladeira ficará eliminada de germes e bactérias!!!Espere por 1 hora, (ou se tiver pressa, passe em seguida) passe uma solução de um copo (300ml) de água com bicarbonato de sódio, (até que fique no fundo do copo um pouco do bicarbonato, mais ou menos uns 90grs).Para retirar o mal cheiro da geladeira ou não deixá-lo invadir sua geladeira, além do bicarbonato que você já passou por toda a geladeira anteriormente, coloque copinho de café descartável na porta da geladeira, um na parte superior e outra na inferior, com bicarbonato de sódio, dura 1 ano, e toda semana (1x) você mexe o bicarbonato.Agora se você quiser deixar uma cheirinho agradável na geladeira, molhe um algodão em essência de baunilha, e coloque em um copinho de café descartável também na porta da geladeira!Sua geladeira ficará com um cheirinho muito agradável...

LAVANDERIA

DOCUMENTO:

Evite que os tecidos soltem tinta, acrescentando duas ou três colheres de chá de sal à água dos ciclos de lavagem e enxágue.

Os cadarços não se perderão durante a lavagem se você passar primeiro pelas casas dos botões e amarrar suas extremidades.

Reduza a eletricidade estática dos tecidos sintéticos ou das cortinas, acrescentando algumas gotas de vinagre à água de enxaguar.

As manchas de suor sairão da roupa se ela for mergulhada em água com sal antes da lavagem.

Page 8: DICAS LIMPEZA

Para lavar roupas mais delicadas na máquina de lavar, coloque-as numa fronha, feche com fio plástico, e lave junto com o resto.

Utilize sabão de coco em pedra e seco, para limpar colarinhos e punhos das camisas, antes de por na máquina.

Quando acontecer de cair muito sabão em pó na máquina de lavar, coloque um pouco de sal, para reduzir a espuma.

Para alguns tipos de manchas nas roupas, utilizar sabonete branco sobre a mancha para sumir ou suavizar.

SedasNão podem sujar-se em demasia, senão seus filamentos se rompem.Alguns artigos de seda podem ser lavados com água e sabão, outros só a seco.Para saber se a peça vai desbotar numa lavagem tradicional, faça o seguinte teste: umedeça uma pequena ponta do artigo em água fria e coloque essa ponta em um tecido branco. Passe com ferro elétrico morno e, se o tecido branco não apresentar resíduo de cor da seda, vá em frente e use e use apenas água morna, com sabão ou detergente neutro.Não use máquina de lavar ou secar para este tecido.Após a lavagem, enxágue bem, envolva a peça numa toalha de banho para retirar o excesso de água e facilitar a secagem, que deve ser à sombra. Passe a ferro pelo lado do avesso, enquanto o pano estiver levemente úmido.Nunca friccione um tecido de seda para retirar manchas.Só para lembrar: não ferva, não deixe de molho e não use alvejante ou água de lavadeira.As sedas naturais ou artificiais, devem ser lavadas com muito cuidado. Se forem coloridas, verificar primeiramente se as cores são firmes.Para isso molhe uma extremidade da fazenda, apertando-a bem várias vezes dentro da água; se a tinta soltar-se a roupa não poderá ficar de molho e deverá ser ensaboada e enxaguada rapidamente para que não fique manchada. Na última água colocar um pouco de vinagre e secar à sombra.Se for de cor firme, acrescentar à última água uma a duas colherinhas (chá) de açúcar. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro ainda úmida.Shantung, tafetá, chiffon, brocado, georgette e organza, assim como tecidos de seda, devem ser obrigatoriamente lavados a seco.Ao costurar um tecido de seda use alfinetes e agulhas bastante finos - os normais podem deixar furos nos tecidos. Para costurar use linhas de seda.

Creme de enxaguar para o cabelo, agregada na água de enxágue, evitará os efeitos de estática nos tecidos sintéticos.

Roupa branca de seda ficará mais branca agregando no último enxágue uma colher de sopa de água oxigenada de 20 volumes por litro de água.

Toalhas ficarão mais limpas se colocar na água de enxágue uma colher de bicarbonato.

Quando cozinhar espinafres, guarde a água de fervura e quando esta estiver fria, lave os suéteres de Jersey de cor negra. Ficará um brilho sensacional.

Quando sua máquina de lavar começar a mostrar as primeiras deficiências, aqueles defeitinhos chatos que não comportam chamar alguém especializado para consertar, experimente esta dica: coloque-a em movimento com uns quatro litros de vinagre em vez de roupas. O vinagre vai limpar todos os resíduos de sabão ou de sujeira que se acumulam nos cantinhos mais

Page 9: DICAS LIMPEZA

escondidos e que podem ser a causa do mau funcionamento do aparelho. Você verá como a eficiência da máquina melhorará

Meias-calça:1 - Enxaguar sempre com amaciante de roupas, porque lubrifica e alas se tornam mais duráveis.2 - Para recuperar a forma, enxágue numa bacia de água morna com 3 colheres de sopa de vinagre.3 - Para durar mais tempo, molhe-as e congele-as. Depois de congeladas, descongele-as e coloque-as para secar ao sol.

Cortinas brancas: Para que recuperem a brancura, agregue à água da lavagem 3 partes de levedura.

Substitua o amaciante por meio copo de vinagre ou um quarto de copo de bicarbonato de sódio durante o enxágue.

Como dobrar lençol de elástico1. Vire o lençol do avesso. Encaixe cada uma das mãos em duas das extremidades com elástico. Junte as mãos e coloque uma extremidade dentro da outra, alinhando os elásticos. Isso vai formar uma espécie de bolso.2. Mantenha uma mão dentro desse bolso e, com a mão livre, traga as outras duas extremidades do lençol. Ajeite cada uma sobre o bolso.3. Mantenha os elásticos alinhados. Coloque o lençol sobre uma superfície lisa, com os elásticos virados para cima. 4. Esconda o elástico: dobre uma das laterais com elástico em direção ao meio e depois cubra-a com a lateral oposta, que não tem elástico. 5. Dobre o retângulo formado ao meio quantas vezes quiser até ficar do tamanho que se deseja.Meias:As meias de nylon ou de helanca não são lavadas em água quente e nem torcidas; tira-se o excesso de água, enrolando-as numa toalhinha felpuda; depois, deixar secar em lugar fresco, porém nunca ao sol.Passe em água todas as vezes que forem usadas.Para maior resistência das meias de nylon, antes de serem usadas, molhe-as e coloque-as num saquinho plástico, levando ao congelador por algumas horas, ou uma noite. Retire-as então, deixe descongelar e pendure para secar a sombra.Também se conservarão quando lavadas numa mistura de água e vinagre. Espremer nem torcer, apenas pressionando-as com uma toalha felpuda.Meias de Seda - Para sua maior duração, enxágue as meias de seda em água com um pouquinho de sal.Meias-Calças - Recomenda-se lavar as meias-calças à mão, em água morna e sabão neutro, enxaguar e enrolar em uma toalha, deixando secar em temperatura ambiente. E não usar, na lavagem, produtos à base de cloro ou amaciante, que danificam a composição dos fios (sintéticos).

Algodão Branco - Para clarear roupas brancas que ficaram amareladas ou encardidas, sem ter que usar água sanitária experimente um destes processos:1) Numa água de anil, misture uma parte de terebintina e três de álcool, ou uma grama de sal de amônia.2) Molhar primeiramente a roupa, e depois colocar na seguinte solução: 1 colher de amônia, 1 de terebintina ou aguarrás, e 200 gramas de sabão em pó (dissolvido em água fervente); acrescente água fria, misture tudo e deixe a roupa assim de molho por 4 horas. Depois enxaguar.3) Ferver a roupa, colocando na água da fervura suco de limão.4) As roupas brancas ficarão mais bonitas se mergulharmos um saquinho contendo cascas de ovos esmagadas, na água em que forem ensaboadas.

Page 10: DICAS LIMPEZA

5) Lave a peça com sabão de coco liquido e no enxágue coloque um balde de água pura com uns dois dedos de álcool liquido e de uma esfregada novamente na peça.

Com vinagre branco você poderá tirar as marcas das bainhas. Molhe com uma esponja, embebida com bastante vinagre, a peça que você deseja. Depois, passe com ferro morno.

Aprenda como deixar limpinha suas roupas:Cambraia - Lavar em água quente com "fel de boi", e depois com água fria aromatizada para tirar seu odor. Não torcer, apenas apertar com as mãos.Camisas - Se os punhos e golas estão encardidos, antes de serem lavadas esfregar as partes manchadas com um pedaço de sabão de coco enxuto. Deixe assim ficar por alguns minutos. Mergulhe então as camisas, de uma só vez, na água com detergente e termine de lavá-las normalmente.Fraldas - Para desencardi-las, sem usar amônia ou água sanitária, coloque-as, logo após o uso, dentro de um balde esmaltado, contendo água com bicarbonato. Depois lavar normalmente.As fraldas devem ser fervidas de vez em quando.Lenços - Água salgada é ótima para lavar lenços de nariz, de pescoço ou de cabeça. Basta deixá-los de molho nesta água durante uma hora, antes de enxaguar.Para clareá-los, mergulhe também em água fria, onde foi dissolvida uma colher (chá) de cremor de tártaro, para cada litro de água.Os lenços de nariz não precisam ser passados a ferro, se forem esticados, logo após a lavagem, sobre os azulejos do banheiro.Linho Branco - Usar os mesmos processos da roupa branca, podendo também ser lavado em água quente onde se juntou um pouco de bórax pulverizado e uma colher de essência de terebintina.Estampados - Os tecidos não descoram e não mancham, juntando-se à última água de enxaguar, sal e vinagre.Se o tecido listrado ou estampado de fundo branco manchou ou desbotou, quando posto para secar, deve ser levado à água novamente, enxaguando-se várias vezes acrescentando-se à última água (pouca) três colheres (sopa) de vinagre. Em seguida, apertar bem o tecido entre dois panos secos, secar á sombra e passar a ferro enquanto estiver ainda úmido.Azul e Vermelho - Ficam como novos se após lavados, passarmos numa solução fraca de água com soda.Bordados de Cor - Lavam-se com água e sabão branco, e na última água juntar um pouco de vinagre.Verde e Vermelho - A chita ou o algodãozinho estampados nessas cores, desbotam facilmente; coloque então na água um pouco de limão, vinagre ou ácido nítrico.Tecido Preto - Os tecidos pretos não perdem a cor nem encolhem, se após a lavagem ficarem de molho por alguns minutos numa água com sal ou potassa.Para a roupa preta que foi lavada não ficar sem vida nem perder o seu tom negro, basta misturar à última água chá forte de folhas de trigo, ou, numa água de anil bem forte; deixe a roupa repousar nessas águas por alguns segundos, e depois estenda à sombra (fazer de preferência à noite).Toalhas de Banho - Ficam sempre macias, se enxugadas em água com um pouco de vinagre e não forem passadas a ferro.Para tirar o cheiro de mofo dessas toalhas e das de mesa, dos panos de copa ou dos guardanapos, devido à umidade dos armários, basta fervê-los numa solução de bicarbonato de sódio, na proporção de duas colherinhas (café) para um litro de água.Flanela e Lã - Lavam-se em água morna, juntando-se à última água, uma colher de glicerina ou amoníaco, para permanecerem macias. Não torcer e deixar secar à sombra.Os tecidos de lã de cores delicadas, lavam-se facilmente, mergulhando-os numa água, onde tenha sido fervida uma colher de farinha de trigo, deixando nela repousar até que a solução esfrie. Depois, enxaguar em água pura.Ao lavar os tecidos e roupas de lã, não se deve torcer, apenas espremer. Se for de cor, ponha um pouquinho de vinagre à última água; se for branca, um pouco de água oxigenada.Para limpar, use apenas uma escova umedecida em álcool.As manchas de gordura sobre tecidos de lã, saem facilmente com uma solução de água bem salgada e amoníaco.

Page 11: DICAS LIMPEZA

Malhas/Caxemira - Lavam-se essas peças, colocando-as em água morna suficiente para cobri-las, misturando uma colher (sopa) de bicarbonato. No momento de enxaguar, repetir a operação.Crochê/Tricô - Lavar somente à mão, secar somente na posição horizontal, guardar dobrado e nunca pendurar. Lavar em água morna com sabão em pó ou de coco, misturando um pouco de amoníaco.Se forem brancos, uma colher de água oxigenada para cada litro d'água, na última enxaguada.Para os crochês em linha de cor bege clara, enxugar na última água com chá preto frio, para conservar sua cor natural.Para as brancas de tricô, enxaguar em água com algumas gotas de tinta de escrever; ficarão branquinhas.Em ambos os casos, assim como todas as malhas, devem ser apenas espremidas, nunca torcidas, e secadas à sombra.

As roupas encolhidas de tricô voltam ao normal, deixando-as de molho em água e sabão onde se juntou:1 colher de álcool;1 colher de terebintina;3 colheres de amoníaco.Todas as colheres são de sopa. Depois é só enxaguar.

Para retirar os fiapos e as bolinhas que se formam nas malhas de lã, é enrolar uma fita colante na mão e nos dedos com o lado colante para fora. Passar diversas vezes sobre a malha até que pareça nova.

Roupa com ZíperFeche o zíper de suas roupas antes de lavá-las, só assim eles vão continuar abrindo e fechando bem por muito tempo.

Sintéticos - As roupas de fibras sintéticas retêm o odor da transpiração, mesmo depois de lavadas. Para evitar que isso aconteça, basta deixá-las de molho na hora de se enxaguar (isto é, depois de limpas) numa solução de água com uma colher (sopa) de bicarbonato.

Não marque as sujeiras na roupa, só passe as roupas bem limpas, pois o calor fixa qualquer sujeira, ficando difícil removê-la depois.

Para não correr o risco de perder algum botão de sua roupa nova, passe uma camada de esmalte incolor bem no centro de cada botão. O esmalte criará uma película sobre a costura e o firmará no lugar.

Se o cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada, siga essa dica. Coloque algumas gotas de limão numa panela de água e deixe fervendo. Quando a água estiver bem quente, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos. Cuidado com o tecido da roupa, pois se ele for muito fino essa dica pode estragá-lo.

Engomar roupa1) Prepare um mingau com 2 litros de água e 2 colheres polvilho doce. Mergulhe as peças nesse mingau e deixe escorrer no varal. Passe o ferro quente com o tecido ainda úmido.

2) Cozinhe os grãos de arroz em muita água. Quando estiver cozido e a água grossinha, escorra numa peneira. A água peneirada é a goma do arroz, borrife sobre a roupa na hora em que estiver passando. Ah, aproveite o arroz cozido para fazer uns bolinhos ou arroz-doce.

Page 12: DICAS LIMPEZA

Realçar cores: Antigamente, era comum as donas-de-casa lavarem chita com água e sal para fixar a cor. Hoje as cores dos tecidos já vêm fixadas, podendo os mesmos irem para a máquina de lavar sem problemas. Entretanto, o sal torna mais clara as cortinas laváveis e os tapetes de fibra.

MANCHAS

DOCUMENTO:

Manchas de nicotina (cigarro) nos dedos saem facilmente se você esfregar uma mistura de suco de limão com água oxigenada.

Manchas em estofados, use creme de barbear.

Manchas de sangue, use água oxigenada (10 volumes).

Nódoa de frutas:Faça uma pasta com perborato de sódio (utilizado como desinfetantes e branqueadores, tanto domésticos como industriais) e água e aplique diretamente na zona suja. Passe por água e estenda á sombra.

BananaQuando recente, esfregue um pouco de querosene no local da mancha.

Manchas em sapato claros, ou em camurças, esfregue uma batata crua.

Mofo em roupas:Manchas de mofo nos tecidos sai, fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio , na proporção de 2 colheres (chá) para 1 litro de água.Outra dica:Mancha de mofo em roupas coloridas

Page 13: DICAS LIMPEZA

Derramar Brilhante Utile (alvejante pra roupas coloridas) diretamente sobre a mancha. Deixar agir. Colocar em uma panela um pouco de água, sabão em pó Ariel e bastante Brilhante Utile. Colocar a peça para ferver e ir mexendo e colocando mais brilhante diretamente sobre a mancha durante a fervura. Dá um pouco de trabalho, mas sai completamente.(cuidado com tecidos que desbotam ou não suportam altas temperaturas)

Manchas de tinta esferográficaEm Tecidos: Dica 1) use spray de cabelo.Dica 2) Deixar durante várias horas dentro de leite, depois esfregar a mancha com vinagre ou limão ou ainda água sanitária diluída, mas com muito cuidado para não descolorir ou mesmo manchar o tecido.Dica 3) Manchas de tinta de caneta. Aplique aguarrás, deixe por alguns minutos e lave normalmente.Em Couro: Colocar por alguns instantes uma esponja embebida em água morna com amoníaco. Depois esfregar com um pano macio e seco.Se for um couro mais resistente você poderá utilizar éter esfregando com um pano o local da mancha.

Para tirar manchas de mofo no armárioLave a superfície manchada com uma mistura em partes iguais de água e água sanitária. Lave depois com água pura em abundância e seque bem com pano limpo. Para manchas mais difíceis, coloque água sanitária pura em um retalhozinho de pano e esfregue bem. O restante do processo é igual. Este tipo de mancha aparece por má ventilação em locais quentes, úmidos e poucos iluminados. Não custa nada arejar o ambiente por precaução.(Cheiro de mofo no armário,

veja em "Limpeza").

Manchas de álcool, elimine as lavando rapidamente com água fria.

Mancha de iodoFerva o tecido em leite de vaca, deixe esfriar e lave com sabão.

Mancha de anilina em tecido:Prepare uma solução com 50 gramas de hidrosulfito de sódio para 1/2 litro de água quente. Estique a parte manchada sobre um recipiente e lentamente derrame a solução que deve ir atravessando o tecido. Após esta operação lave imediatamente com água e sabão. Caso contrário, o tecido estragará.ouLave com água fria ou deixe de molho durante uma noite. Se mesmo assim elas não saírem, molhe-as com água quente misturada com detergente e esfregue-as vigorosamente, ou então passe-as com uma mistura feita com 2 g de água oxigenada e 40 g de álcool.

No soalho:As nódoas de anilina sairão se as esfregar com um pano embebido em álcool a 90°.

Manchas de gordura nos tapetes saem colocando óxido de magnésio em pó. Deixe por algum tempo e depois escove ou passe aspirador.

Manchas de graxas saem com margarina vegetal. Coloque um pouco sobre a sujeira e deixe por alguns minutos. Depois lave normalmente com água e sabão.

Manchas de café:

Page 14: DICAS LIMPEZA

Lave com água morna e glicerina ou passe uma pedra de gelo sobre a mancha. As manchas saem com uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Para tirar manchas de café antigas basta esfregar um pano umedecido com vinagre branco ou álcool.Manchas de café em roupas de algodão branco: Umedeça com água oxigenada e logo em seguida lavar com sabão de pedra.

Manchas de batom, lave com benzina.

Manchas de ferrugem, use suco de limão e água morna.

Manchas de água em móveis, friccione com uma flanela embebida em óleo canforado.

Manchas de mel, coloque sobre a mancha uma solução de bicarbonato de sódio e água quente. Depois lave e enxágua com água fria.

Roupa amarelado - tempoPara roupas de algodão e linho: Ferva o tecido numa panela bem limpa por 1 hora em uma solução de sal e bicarbonato de sódio.Seda Branca: Depois de ser lavada e enxaguada encubra-a por completo num recipiente contendo água e 1/2 litro de leite cru. Alguns minutos de molho são suficientes.Seda colorida: Se a cor for firme, acrescente à última água, uma ou duas colherinhas (chá) de açúcar. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe o ferro ainda úmida.Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; ensaboe-a e enxágüe rapidamente para que não manche.Na última água, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.Lycra Branca: Depois de lavada e enxaguada, deixe-a por um pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato. Em seguida, secar à sombra.Lycra de Cor: Se a peça é cor, não deixe-a em hipótese algum de molho. Caso contrário ela manchará.Portanto, ela dever ser lavada separadamente da mesma hora em que for molhada.Naylon Branco: Fermento em pó, é ótimo para evitar que roupas de nylon branco fiquem amareladas depois da lavagem. É só mantê-las por alguns segundos numa solução de água com um pouco de fermento em pó.

Manchas de bolor:Ponha um pouco de água oxigenada (10 vol.) e deixe quarar ao sol.

Manchas de banha, manteiga, graxa e cera:Passe benzina ou éter. Depois polvilhe talco e lave com água quente e sabão.

Manchas de vinho tinto no tapete:Remova com vinho branco ou use loção de barbear. A espuma é um bom removedor de manchas.

Manchas de chocolate: 1) Aperte sem esfregar a parte machada entre dois papéis absorventes. Os restos se retira com álcool fino de 90º.2) Umedecer a mancha com glicerina e lavar em água morna. Sendo o chocolate

Manchas de cerveja:Deixe cair sobre as manchas umas gotas de água oxigenada ou amoníaco. Depois lave

Page 15: DICAS LIMPEZA

normalmente.

Manchas de doces ou bebidas açucaradas:Lave com água morna e um pouco de álcool.

Manchas de punho e golas: Umedeça a gola e os punhos e esfregue sobre eles sabão de pedra. Deixe uns minutos e passe sobre o local, lixa de unhas. Enxágue e logo lave todo o tecido.

Manchas em sapatos quando se molham: Quando secar um pouco, esfregue com vaselina, deixe que sequem e lustre-os com um pano de flanela ou escova de sapatos. Para impermeabilizá-los, passe cera ou lustra-móveis. Para os sapatos de couro utilize clara em neve, que forma uma película protetora.

Óleo no chão da garagem:Para retirar as manchas de óleo do chão da garagem, faça o seguinte:Deixe-as de molho por alguns minutos em solvente, coloque uns jornais e deixe secar.Lave em seguida com uma solução de detergente, 1 xícara de água sanitária e água fria.Repetir até ficar completamente limpo.

Lembrete: Toda vez que manusear produtos químicos, use luvas nas mãos, ou lave bem com sabonete em água corrente; e quando manusear limão, não saia ao sol, pois ele mancha e até pode queimar sua pele, tome cuidado!Manchas de maquiagem:

Pó facial e base, retira-se com vinagre branco. Se o tecido for de sede, faça-o com água oxigenada de 20 volumes.

O blush, retire com álcool puro. Se é rebelde, com algodão embebido em éter, deixe atuar uns minutos, repasse com um pano úmido.Se a macha é reticente, passe vaselina líquida e logo lave-a.

Baton da roupa:1. Aplique removedor não inflamável (tipo benzina) no avesso do tecido.2. Ponha toalhas de papel ou tecido embaixo da área manchada (ou seja, embaixo da mancha, uma vez que você está aplicando removedor no avesso).3. Se não sair totalmente, use um produto para pré-lavagem e enxágüe.4. Se ainda não funcionar, esfregue a área manchada com detergente líquido (aquele de lavar louça) e lave com água morna.5. Embeber um pedaço de algodão no álcool e esfregar sobre a mancha, as vezes nem precisa ser lavado a peça de roupa, só o álcool já retira a mancha.

Manchas de Esmalte, despeje um pouco de acetona no local da mancha.Em seguida, coloque talco por cima para secar e a umidade da acetona não espalhar sobre o tecido.Deixe agir alguns minutos e depois sacuda o talco.Repita a operação se for necessário.E a seguir, lave com sabão em pedra normalmente.

Manchas de gordura, óleo e produtos similares, respingados sobre a roupa devem ser cobertos por talco ou maisena o mais rápido possível. Deixe a mancha coberta pelo menos 15 minutos.

Page 16: DICAS LIMPEZA

Quando a gordura tiver sido absorvida, escove bem o local.

Manchas de vela nos tecidos, passar a peça entre dois papeis, tipo saco de pão.

Manchas de bebidas alcoólicas no tapete: Geralmente não mancham, mas para prevenir, junte uma parte de vinagre branco em três partes de água morna e passe no local onde caiu a bebida.

Manchas de café no tapete: Difícil de desaparecer depois que seca. Portanto, logo que alguém derrubar café no tapete, limpe com água morna e gotas de detergente. Se os resultados ainda não forem satisfatórios, use água quente com gotas de limão ou amoníaco. O cheiro é forte, mas evita que as mancha se estabeleçam.

Manchas de goma de mascar: Embrulhe um cubo de gelo em cima da goma até que ela endureça e se solte naturalmente do tapete.

Manchas de sangue no tapete: Umedeça a parte manchada com água. Depois, lave com uma solução de duas partes de água para uma de amônia. É bom saber que manchas recentes de sangue não devem receber água quente pois, ao contrário de eliminar, deixa a mancha.

Manchas de sangue no edredom ou colchão: Embeba um pedaço de algodão em amoníaco e pressione sobre a mancha esfregando um pouco, a mancha vai escurecendo e clareando até sumir por completo.

Manchas de barro em tecidos. Podem ser removidas, depois de secas, com uma boa escovada. Se elas persistirem, aplique uma mistura de água e vinagre, em partes iguais.

Para manchas de graxa ou óleo, aplicar detergente de cozinha sobre a mancha e após lavagem passar a ferro sobre papel absorvente.

Molho de tomate: Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe a mancha. Coloque uma colher de chá de amônia em 1/2 copo de água, aplique sobre a mancha. Passe uma esponja com detergente neutro. Enxágue com água limpa para retirar o excesso. Espere secar.

Desodorante:1) Pegue uma esponja bem limpa, umedeça-a com água oxigenada e esfregue na parte manchada do tecido.Depois de alguns segundo lave normalmente com água morna e sabão em pó.2) Despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio.Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente.

Manchas de óleo: Passar sabão seco e deixar um pouco antes de lavar com água morna.

Se esquecer a roupa dentro da máquina de lavar, e estiver misturadas peças claras com escuras, aqui vai uma tentativa de salvá-las:Não deixe a peça manchada secar.Ponha numa panela com água e sabão em pó e dê uma fervida, rápida.Outra dica:

Page 17: DICAS LIMPEZA

Roupas manchadas por roupas coloridas:Numa panela, que caiba a roupa manchada, ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão.Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça.Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor e firme.

Para retirar as manchas dos vasos sanitários:Dar a descargaColocar pasta de Bórax e Suco de LimãoAguardar por duas horasEsfregar com uma escova ou uma lixa d´água (se for muito antiga)

Manchas de ferro de passar:1) Remova usando solução de vinagre e sal aquecidos. As manchas escuras sairão.2) Umedecer a mancha com amônia e, em seguida, espremer suco de limão; estes produtos reunidos produzem certas efervescência, após, mergulhe o tecido em água fervente.

Manchas de camurça. Esfregue-as cuidadosamente em movimentos circulares com pano limpo embebido em aveia moída.Outra dica é passar miolo de pão sobre a mancha. Retire o pó com uma escovinha de arame para camurça.

Manchas de suor em roupas. Coloque a peça de molho em água morna e vinagre.

Xícaras: Uma esfregada rápida com sal de mesa removerá as mais resistentes manchas de chá em suas xícaras.

Para eliminar manchas em sapatos de couro, esfregue um pedaço de batata crua sobre elas.

Para eliminar mancha de tinta de cabelo em roupas.Passar sabão de coco sobre a mancha na roupa seca (passar bem forte, até deixar uma camada com pedacinhos de sabão sobre a roupa) em seguida jogue água fervente. A mancha sai na hora. Lave a peça com água para tirar o excesso de sabão de côco.

Solução doméstica (1 colher de sopa de amoníaco + 1 colher de chá de vinagre + 1 copo d'água):Manteiga: utilize o fluído de limpeza a seco, depois solução doméstica;Café/Chá: passe gelo, tente a solução doméstica;Vinho, sorvete, leite, catchup: limpe com solução doméstica;Chiclete: passe gelo, retire o excesso com uma faca e use um fluido de limpeza a seco, depois use a solução doméstica;Suco de frutas: passe água gelada, depois solução doméstica;Tinta de caneta: aplique solução doméstica. Enxágue bem;Vômito: água (gelada) e sabão. Se quiser acrescentar removedor e desinfetante, faça um teste numa parte escondida do tecido;Urina: limpe com solução doméstica: Sangue: aplique solução doméstica. Depois, se necessário, aplique outra solução (2 colheres de sopa de sal num copo d'água gelada):Chocolate: use solução doméstica, ou glicerina líquida, espera meia hora e depois passe álcool e água;Atenção: evite estes procedimentos (em especial a solução doméstica) em veludo. Não se esqueça de secar bem com pano branco ou papel absorvente logo após a limpeza.

Page 18: DICAS LIMPEZA

Para tirar mofo de roupas e acessórios em couro:Passe um pano seco e limpo em toda peça, em seguida, passe um solução de água com vinagre de maçã, esfregando com um pano, a peça, delicadamente, deixe secar a sombra por horas. Depois, para hidratar, passe ligeiramente glicerina. Nunca guarde peças em couro dentro de sacos plásticos, o couro precisa ficar guardado em lugares arejados, isentos de umidade. Tire as peças sempre que puder, do guarda-roupa (ou onde estiver guardado) e passe um pano úmido, e deixe secar a sombra.

Brilho na roupa, feito por ferro de passarQuando passar roupas sociais, de tecido fino, e o ferro deixar brilho na mesma, coloque-a sobre o vapor de água à ferver e em seguida escove-o bem. O brilho desaparecerá.

INSETOS

DOCUMENTO:

1) Mate as baratas com a seguinte receita:100 gramas. de ácido bórico (compra-se em farmácia); 1 cebola bem picadinha e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Misture tudo muito bem, faça bolinhas e espalhe pela casa.2) Contra baratas:Mistura-se partes iguais de açúcar e gesso (que a fará estalar por dentro e não poderá se reproduzir). O preparado é inócuo para os humanos e não contamina os alimentos. Coloca-se em tampinhas vazias dentro de armários, móveis e bancadas.

1) Espante as formigas espalhando um pouco de fumo picado nos armários e nos lugares frequentados por elas. O resultado é imediato.2) Para manter as formigas que comem plantas, afastadas. Misture borra de café em água e molhe uma estopa, coloque-a em volta do tronco da árvore, e molhe novamente, a cada 3 dias. A formiga não suporta cheiro de café e vão deixar sua planta em paz, pode colocar no jardim também.3) Espalhe cravos-da-índia no armário da cozinha e espante as formigas.4) Pedaços de limão murchos espalhados pela casa fazem as formigas desaparecerem.

Bolas de naftalina colocadas perto do lixo eliminam o mau cheiro e afastam os insetos.

Para espantar moscas e mosquitos, corte limões ao meio e espete vários cravos, e espalhe pelo ambiente.

Para espantar as traças, espalhe pelos armários e gavetas um pouco de pimenta-do-reino em grão ou naftalina.

Para acabar com as formigas de cozinha, espalhe fumo nos lugares mais freqüentados por ela. coloque pedaços de limão murcho nos cantos dos armários e da pia. As formigas não suportam o cheiro do limão e do fumo, e desaparecem bem rápido.

Um galhinho de arruda seco colocado sobre a mesa da cozinha afugenta as moscas.

Para as formigas não ficarem no interior do açucareiro, ponha pedaços de casca de limão.

Carrapaticida com Nim (Planta indiana usada para repelir insetos):

Page 19: DICAS LIMPEZA

Moer 50 gramas de folhas de "nim" e deixar de molho por 8 horas em 1 litro de água e 10 gramas de sabão em pedra.

Folhas de tomate são excelentes repelentes contra mosquitos. Coloquem essas folhas nas janelas para evitar que entrem.