DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR - Berçario e Escola...

13
10 ADAPTAÇÃO ESCOLAR DICAS PRÁTICAS

Transcript of DICAS PRÁTICAS ADAPTAÇÃO ESCOLAR - Berçario e Escola...

10 ADAPTAÇÃOESCOLAR

DICAS PRÁTICAS

10 ADAPTAÇÃOESCOLAR

DICAS PRÁTICAS

O início da fase escolar é uma mudança grande para a vida da criança, que pode sentir dificuldades para transpassar essa etapa. Trata-se de uma nova rotina, contato com pessoas ainda estranhas, o distanciamento da família e da casa entre outras situações que ela ainda não vivenciou.Por isso, é muito comum que a criança se recuse a ficar na escola, tenha crises de choro, se torne antissocial, entre outros problemas. Mas tudo isso pode ser vencido se for feito um trabalho de adaptação escolar.

Essa adaptação é importante para que a criança não se sinta insegura na escola, para que ela esteja a vontade naquele espaço, cultive laços de amizade e não se sinta abandonada pelos pais. Porque para elas o fato de separar-se da família é um abandono.Por isso, neste e-book traremos 10 dicas práticas para ajudar a criança e sua família a passarem pela fase da adaptação escolar tranquilamente. Colocando-as em prática essa etapa será equilibrada e benéfica para a criança. Boa leitura!

02

ADAPTAÇÃOESCOLAR

Dica 1: Ressalte aspectos positivos da escola

Para que a criança sinta-se à vontade no novo ambiente que estará ela precisa sentir confiança em estar naquele espaço. Por isso, é importante trabalhar o seu psicológico ressaltando pontos positivos da escola. Pode-se dizer, por exemplo, que lá ela vai fazer amigos, poderá brincar com muitas crianças, vai aprender muitas coisas legais, entre outros mais. Assim ela terá uma boa imagem da escola e sentirá vontade de ir para lá.

03

Dica 2: Leve a criança para conhecer a escola

Levar a criança para conhecer a escola onde será matriculada também ajuda a reforçar o aspecto positivo. Assim ela começa a se familiarizar com o espaço, vê por si mesma o ambiente, as salas de aula, os atrativos, como playground, quadra, brinquedoteca, e outros. Isso ajudará a despertar o seu interesse pela escola e então a criança se sentirá mais segura para permanecer ali. Não estará num ambiente tão estranho para ela. Também é interessante que conheça sua futura professora para começar a estabelecer laços fraternos.

04

Dica 3: Seja sempre sincero

Evite ao máximo dizer para a criança que vocês estão indo para outro lugar quando estiverem, na verdade, indo para a escola. Se ela acreditar, por exemplo, que vai dar um passeio no parque, no shopping ou tomar um sorvete e acabar indo para a escolinha se sentirá enganada. Ela vai associar essa sensação ruim e a frustração com a escola, e isso fará com que se recuse a ficar ali, ou tenha uma imagem negativa daquele espaço. Então, seja sempre sincero com o pequeno para que ele confie em você e não tenha uma impressão errada da escola.

05

Dica 4: Reforce a sensação de segurança

A insegurança do novo é o que faz com que muitas crianças não queiram ficar na escola. Mas é possível minimizar essa sensação com algumas medidas. A primeira delas é que seja acompanhada pela pessoa com a qual está acostumada. Seja a mãe, o pai, uma tia, a avó, a babá, ou qualquer outra pessoa que passe mais tempo com a criança. Ter essa companhia fará com que ela se sinta segura para ir a escola, porque em sua mente estará protegida. Outra possibilidade é deixar que a criança leve consigo algo de sua rotina. Seja um brinquedinho, uma fralda, um travesseiro, ou qualquer outro objeto que possa associar ao seu lar. Isso também fará com que ela fique menos ansiosa e mais segura.

06

Dica 5: Evite mudanças bruscas na rotina

Quando a criança estiver em fase de adaptação na escola evite que outras mudanças bruscas aconteçam em sua vida. Essas mudanças podem não ser significativas para um adulto, mas para a criança serão. Esse é o caso de mudar a mamadeira, trocar a chupeta ou tirar dela, fazer o desfralde e ainda mudar as regras da rotina. Tudo isso deve ser feito antes ou depois da adaptação, nunca durante esse processo. Porque mudanças podem gerar estresse e insegurança e isso vai interferir em sua adaptação.

07

Dica 6: Mantenha o controle emocional

É natural que os pais também se sintam inseguros e emocionados com a nova fase da vida de seu filho, porém, é preciso manter o controle das emoções na frente da criança. Ao ver os pais seguros ela também se sentirá segura. Mostre-se confiante, positivo e feliz pela nova fase do seu filho. Procure não chorar nas despedidas, nem se mostrar tenso. A criança percebe isso e pode partilhar as mesmas sensações, acreditando que algo de ruim vai acontecer.

08

Dica 7: Evite despedidas longas

As longas despedidas também não são recomendadas, porque a criança pode ficar tensa com essa situação. Não é preciso alongar-se mais, para que ela entenda que em pouco tempo estará em casa de novo. Demorar-se na despedida causa a impressão de que algo rum pode acontecer, de que os pais não vão mais voltar, e isso faz com que a criança sinta medo de ficar sozinha. Então, procure ser natural na despedida e confiar nas professoras e na equipe da escola, pois seu filho estará bem cuidado.

09

Dica 8: Evite ceder ao choro e à birra

Também é natural que a criança tente convencer os pais fazendo birra ou chorando. Pode ser muito comovente ver a criança assim, aos prantos e fragilizada. Porém, nessa hora não se pode ceder, é preciso manter-se firme. Se a criança for atendida quando estiver fazendo birra ou chorando ela vai entender que essa tática funciona, então, sempre vai chorar e fazer birra para comover os pais. É fundamental não se deixar levar por essas manifestações.

10

Dica 9: Procure não ser enérgico com a criança

Exercer a autoridade mais enérgica para fazer com que a criança fique na escola também não é uma boa alternativa. Isso porque então a criança pode ver esse período da aula como um castigo imposto pelos pais. É importante que essa transição seja feita de forma suave e natural, para que a criança se habitue com a escola e não se sinta obrigada a ir para lá. A escola deve ser parte de sua rotina e sua vida e não uma imposição. Por isso, evite a rispidez e também repreensões. A melhor alternativa é o diálogo e a confiança que os pais passam para a criança. Assim ela se sentirá confiante e segura, porque verá que seus pais a compreendem e estão ao seu lado.

11

Dica 10: Evite atrasar-se para buscá-la

Também, é importante que assim que encerrar o período da aula os pais já estejam a postos para receber a criança. Os atrasos podem gerar grande insegurança e sensação de abandono, por isso, precisam ser evitados de todas as formas. A criança precisa ter certeza de que voltará para sua casa assim como os coleguinhas e vê-los sendo recebidos pelos pais enquanto ela não pode ser muito tenso e traumatizante. Procure estar ali para que seu filho te veja na saída da escola e tenha certeza de que você sempre vai voltar para buscá-lo. A adaptação é uma etapa que envolve toda a família, e pode ser transpassada com tranquilidade se tudo for feito com amor e paciência. Trata-se de uma mudança grande na vida da criança, mas que pode ser muito positiva para ela se os pais

souberem como conduzir essa situação de forma natural. Com essas dicas e também o suporte da equipe da escola a criança rapidamente se adaptará à escola e sua nova rotina, e os pais estão tranquilos com mais essa evolução na vida de seu filho.

12

escolavilaflor.com.br

BESSA83 3023.3340Av. Fernando Luiz Henrique dos Santos, 798João Pessoa/PB

EPITÁCIO PESSOA83 3508.7311Av. Epitácio Pessoa, 4657João Pessoa/PB

[email protected]