Dicionario de Marketing de Afiliados

46
1 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

description

Este é um BRINDE para meus seguidores; e para quem quiser saber um pouco mais sobre trabalho a partir de casa pela internet. VENHA FAZER PARTE COMIGO NESSA REVOLUÇÃO QUE SE INICIA AGORA!! Acesse;http://www.franquiamil.com.br/aderocruz

Transcript of Dicionario de Marketing de Afiliados

Page 1: Dicionario de Marketing de Afiliados

1 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Page 2: Dicionario de Marketing de Afiliados

2 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Page 3: Dicionario de Marketing de Afiliados

3 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados ........................................ 4 Entendendo o Mundo da Afiliação …...................................................... 5 Como funciona o Marketing de Afiliados …............................................ 7 Os termos, um-a-um ….......................................................................... 10 Canais de Divulgação ............................................................................ 26 O Marketing na Internet ....................................................................... 27 As abreviações mais comuns ................................................................ 29

Abreviações e termos mais usados pelos profissionais de Marketing de Afiliados ................................................................................................ 30 Cursos de Marketing Digital .................................................................. 39

Lista de sites e blogs para acompanhar ................................................ 44

O Dicionário de Afiliados é uma publicação do Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados. O download é gratuito mediante cadastro no site www.afiliadosmagazine.com.br, porém a cópia de qualquer trecho ou termo é terminantemente proibida. Não disponibilize o arquivo para download em outra fonte ou site. Copyright requerido.

Page 4: Dicionario de Marketing de Afiliados

4 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Nossa visão é atuar como uma entidade isenta e independente, desenvolvendo o mercado através de treinamentos presenciais e à distância, eventos de aprimoramento profissional, criação de oportunidades para networking e aproximação entre as três pontas do mercado: Afiliados, Anunciantes e Plataformas. O IBMAfiliados é um catalisador do mercado de afiliação, promovendo seu desenvolvimento de forma estruturada e sustentada.

A missão do IBMAfiliados - Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados - é prover informação, networking, qualificação e educação de alto nível para o mercado de afiliação no Brasil e países de língua portuguesa.

Nossa meta é dominar a internet, um clique por vez!

Consultor de SEO e Usabilidade na empresa Search Guidance. É também um dos mais antigos afiliados do Brasil. [email protected]

Fundador da Escola Dinheiro e da rede educacional de blogs Escolas+. Empreendedor e Diretor Geral da AdToro, Lda. [email protected]

Diretor Geral da Web Estratégica, MBA em Marketing pela FGV, é Consultor de SEO e Conteúdo Digital. [email protected]

Page 5: Dicionario de Marketing de Afiliados

5 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Este guia foi feito para servir de referência para pessoas que possuem dúvidas sobre marketing de afiliados. Quando se é novo em alguma coisa e nunca participou de um programa de afiliados antes, entender e saber todos os termos pode ser um pouco confuso.

Page 6: Dicionario de Marketing de Afiliados

6 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Page 7: Dicionario de Marketing de Afiliados

7 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Ser um Afiliado exige uma boa compreensão do mercado digital. O Afiliado é um parceiro de mídia, um divulgador comissionado por venda, que alcança determinado público-alvo e se remunera através das compras efetivas por este público. Cada Programa de Afiliados usa suas próprias regras de janela de comissão, porcentagem de comissão, valores mínimos e datas para pagamento. Ser um Afiliado é uma forma sustentável de gerar renda na e ganhar dinheiro na internet. O mercado é cada vez mais competitivo, e aqueles que souberem se relacionar com a sua audiência terão mais sucesso.

Page 8: Dicionario de Marketing de Afiliados

8 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Apesar de cada programa definir regras próprias, em geral o mercado todo trabalha sobre as mesmas bases, utilizando Cookie persistentes para analisar de onde saiu o clique que gerou uma compra, seja no minuto seguinte, seja muitos dias depois. Alguns programas usam janelas de comissão de semanas, mas ainda não são maioria no mercado. Saiba como funciona a tecnologia de um Programa de Afiliados e não seja passado pra trás:

Uma versão ampliada está disponível para download no site Afiliados Magazine.

Page 9: Dicionario de Marketing de Afiliados

9 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Trata-se da parte do site ou blog que aparecerá no navegador sem que haja a necessidade de descer a barra de rolagem (scroll).

É a companhia ou empresa que oferece produtos ou serviços que você enquanto afiliado irá promover.

Também conhecido como "spyware", geralmente os adwares que são incluídos em programas gratuitos baixados na internet, e parecem fazer parte do pacote. Na maioria dos casos, é difícil se livrar de anunciantes indesejados, mesmo após desinstalar o programa. A maioria dos anunciantes não trabalha com afiliados que promovem os produtos e serviços via "adware".

Trata-se da pessoa que promove produtos ou serviços e em troca recebe algum tipo de compensação. Na maioria das vezes, tal compensação é feita em dinheiro, pela venda ou contato qualificado que encaminham ao anunciante.

O acordo que acontece entre o anunciante e o afiliado configura uma relação de afiliação. Geralmente, a partir daí, serão definidas as regras, responsabilidades e detalhes legais para ambas as partes.

Page 10: Dicionario de Marketing de Afiliados

10 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Um link é dado a você pelo anunciante que contem um código único de rastreamento. Dessa forma, o anunciante saberá as vendas que foram realizadas por você.

É a pessoa que gerencia um programa de afiliados para o anunciante. É responsável por recrutar afiliados, assegurar se estes estão usando métodos de promoção de produtos e serviços de acordo com as regras do anunciante, e por aumentar as vendas dos afiliados. Também atuam como elo de ligação entre o afiliado e o anunciante.

A terceira parte que administra o programa de afiliados para o anunciante. A rede de afiliados provê a tecnologia necessária para o rastreamento das vendas dos afiliados e assegura o rastreamento destas, administra o pagamento das comissões aos afiliados, cuida de relatórios para ambas as partes e auxilia na "divulgação" dos produtos e serviços dos anunciantes.

Programa oferecido pelo anunciante que permite que qualquer pessoa possa divulgar os produtos e serviços dos anunciantes. Em contrapartida, esses afiliados recebem uma comissão pré-definida pelo anunciante. Essas pessoas que divulgam são chamadas de “afiliados".

É um software oferecido pelo anunciante, usado para rodar seu próprio programa de afiliados, não sendo necessário o uso da rede de afiliados. O software auxilia o anunciante no rastreamento das vendas dos afiliados e gera relatórios.

Page 11: Dicionario de Marketing de Afiliados

11 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Trata-se do ID único vinculado ao link que você usa para enviar tráfego qualificado para o anunciante. Esse ID é usado especificamente para você rastrear suas vendas para um anunciante específico. Um exemplo de rastreamento de afiliado em um link: anunciante.com/?ID=SEUIDUNICO

Outro nome para afiliado.

Os anunciantes aprovam ou não a entrada de afiliados de duas maneiras: aprovação automática ou aprovação manual. A aprovação automática significa que o anunciante aprova todos os afiliados automaticamente e instantaneamente.

Trata-se de um anúncio gráfico que o afiliado coloca em seu site para divulgar um produto ou serviço.

A cobrança retroativa acontece quando há devolução de um produto ou quando uma venda não é concluída, ou ainda uma venda que não deu certo, mas você já recebeu por isso. Uma vez que a venda não foi finalizada da maneira esperada, o anunciante irá deduzir o valor que você recebeu previamente. O mesmo pode ocorrer no que diz respeito à geração de leads, quando o anunciante considerar que os leads enviados não são qualificados ou de natureza fraudulenta.

Page 12: Dicionario de Marketing de Afiliados

12 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Page 13: Dicionario de Marketing de Afiliados

13 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Os cliques fraudulentos, ou cliques "falsos", acontecem geralmente em programas de afiliados baseados em PPC, ou seja, quando a comissão é dada de acordo com o número de cliques em um anúncio. Os cliques falsos (que podem ser gerados de maneira manual ou automatizados) acabam por não gerar conversão, uma vez que o tráfego vindo deles não é qualificado e provavelmente não serão convertidos em venda para o anunciante.

Trata-se do clique no banner ou se o seu link de afiliado redirecionará o visitante para o site do anunciante.

É a métrica usada para mostrar o número de vezes que o seu link de afiliado foi visualizado. Para saber qual é seu CTR, pegue o número de cliques que o link recebeu e divida-o pelo número de impressões (quantidade de vezes que o link foi mostrado) e multiplique o resultado por 100, assim você terá a porcentagem do seu CTR. Por exemplo, se você está exibindo um banner que teve 100 impressões e recebeu 1 clique, então você tem (clique)/100(impressões)=0.01(resultado)*100=1% que é o seu CTR.

Trata-se da ação de esconder conteúdo no site ou o código de rastreamento de afiliados em links. Camuflar conteúdo é ruim e vai contra as diretrizes dos principais motores de buscas, como, por exemplo, o Google. Em contrapartida, camuflar o código de rastreamento de afiliados é aceitável e amplamente utilizado.

Page 14: Dicionario de Marketing de Afiliados

14 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Refere-se a um link que é colocado no conteúdo do seu blog ou site, diferenciando-se do link que é colocado na barra lateral como uma propaganda mais tradicional.

Alguns anunciantes criam uma landing page específica e customizada para os afiliados que contém a marca do anunciante e do afiliado. Por exemplo, o anunciante poderá criar um site que mostra um formulário com ambas as marcas. Muitas vezes, os anunciantes limitam as oportunidades de Co-Branding apenas para os chamados Super Afiliados.

Trata-se de um valor pré-definido que o anunciante paga ao afiliado, seja por venda ou leads.

É a métrica usada para mostrar o número de vezes que o seu link de afiliado gerou uma conversão (venda, assinatura de feed ou algo pré-definido pelo comerciante), comparado com o número de vezes em que o link foi visualizado em porcentagem. Para encontrar a sua taxa de conversão é necessário pegar a quantidade de vendas que um link gerou e dividi-lo pelo número de impressões que o link recebeu e multiplicar o resultado por 100 para obter o seu percentual de taxa de conversão. Por exemplo, se o link foi visualizado 100 vezes e gerou duas vendas, então você terá 2 (número de vendas) dividido por 100 (número de vendas) para obter 0,02 (resultado) e multiplique o resultado por 100 para obter uma taxa de conversão de 2% .

Page 15: Dicionario de Marketing de Afiliados

15 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Conseguir com que um usuário a tome como uma ação específica, desejada. Pode se comprar um produto ou serviço, preencher um formulário, se inscrever para uma lista de e-mail ou qualquer que seja o objetivo pretendido.

É um arquivo de texto que é enviado a partir de um site em um arquivo dentro do navegador web do usuário. Os cookies, de maneira geral são usados por vários motivos na web. No que diz respeito ao marketing de afiliados, os cookies são usados para atribuir um ID de usuário que clicou em seu link de afiliado para chegar a um website do anunciante por um período pré-definido. Se o usuário retorna dentro desse prazo (clicando ou não no seu link de afiliado de novo), então você será creditado com a venda. Exemplo - um usuário clica em seu link de afiliado (cookie entra no navegador do visitante) e, em seguida, favorita o site do anunciante para comprar mais tarde. O usuário retorna antes que o cookie expire e efetua a compra. Você recebe o crédito - e esta comissão - sobre a venda.

A quantidade de tempo que um cookie fica ativo a partir do momento em que alguém clique no seu link de afiliado e precisa mostrar uma conversão antes que você não receba pela venda, mesmo que o usuário eventualmente acabe comprando. O comprimento padrão de um Cookie é tipicamente entre 30-90 dias. Qualquer coisa abaixo de 30 é considerado baixo ou curto espaço de tempo e qualquer coisa acima de 90 é considerado acima da média, mas não prejudicial.

Page 16: Dicionario de Marketing de Afiliados

16 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Uma prática que clandestinamente deposita cookies dos anunciantes nos computadores de usuários, quando o usuário nunca visitou o site do anunciante através do link do afiliado e, potencialmente, pode não ter visitado nem mesmo site do afiliado. Cookie stuffing é feito com a intenção de enviar o máximo de cookies para o maior número de computadores dos usuários na esperança de que eles cheguem ao site do anunciante e concluam uma compra. Isso pode ocorrer com os maiores anunciantes, como a Amazon, por exemplo. O Cookie stuffing é um recurso muito desprezado por afiliados e a maioria dos anunciantes proíbem e chegam a banir afiliados que não aderem à proibição do uso de cookie stuffing.

Custo por Ação também conhecida como Custo por Aquisição. Refere-se ao valor pago para obter o resultado desejado geralmente algo como venda ou inscrição.

Custo por clique. Refere-se ao valor pago para gerar um clique pelo usuário em um de seus links. Por exemplo: Se você gastou R$ 400,00 em uma campanha de anúncios e recebeu 200 cliques através dela, então seu CPC será de R$ 0,50 (cliques gerados/ custo da campanha=CPC).

Custo por Mil. Refere-se ao valor gasto para mostrar um anúncio por 1000 visualizações. Por exemplo: Se você quisesse comprar um anúncio em um site por R$ 12 (CPM) e que este anúncio fosse mostrado 10 mil vezes, então seria necessário investir R$ 120 (número de visualizações desejadas/100*CPM).

Page 17: Dicionario de Marketing de Afiliados

17 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Um tipo de anúncio gráfico ou link de texto fornecido a um afiliado para uso na promoção do programa de afiliados.

Também conhecida como comissão é uma recompensa e trata-se especificamente de um valor em dinheiro ou taxa pré-definida que o anunciante paga / investe ao afiliado por gerar um resultado pré-definido pelo anunciante.

Uma página ou aviso em seu site ou blog que faz com que os visitantes do seu site estejam informados de que você é pago (via afiliação ou qualquer outro método) por qualquer recomendação de compra, produto ou serviço em seu site. Uma declaração informativa é necessária de acordo com as novas leis para o marketing de afiliados.

Um link de afiliado feito para ser utilizado especificamente em um anúncio via email, gerando acessos.

Os ganhos por clique são em suma o valor médio que se recebe cada vez que alguém clica em seu link de afiliado. Para saber o seu EPC você precisa do valor gerado em comissões a partir de um link de afiliados. Divida pelo total de número de cliques que este link recebeu, por exemplo, um link de afiliado gerou R$ 4 em vendas durante o seu tempo de afiliação e o mesmo link foi clicado 12 vezes, então você deve dividir R$ 4 (vendas) por 12 (cliques) para saber o EPC de 33 centavos. Isto significa você ganha 33 centavos em média a cada vez que alguém clicar no seu link de afiliado.

Page 18: Dicionario de Marketing de Afiliados

18 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

No marketing de afiliados, o primeiro clique é geralmente usado para descrever um programa de afiliados onde o primeiro afiliado a conseguir que o usuário clique no link e realize uma compra dentro do prazo do cookie, é o que será creditado pela venda, ainda que o usuário vá para outro site de afiliados e gere conversão após o clique. Há muito tempo existe um debate entre se primeiro clique ou o último é mais benéfico para ambos, ou seja, afiliados e comerciante.

Uma impressão é medida sobre quantas vezes um anúncio é mostrado em uma página. Para cada vez que o anúncio é mostrado, uma impressão/visualização será contada.

Refere-se a um anunciante que executa seu programa de afiliados por si mesmo utilizando um Software de afiliados e não uma rede de afiliados.

Abreviação para "Programa de afiliados independente" e refere-se ao anunciante que executa o programa de afiliados "In house" utilizando um Software de afiliados e não uma rede de afiliados.

Normalmente se refere a uma relação de negócios para um evento, produto ou projeto versus um relacionamento contínuo, permanente. Por exemplo: se dois blogueiros conhecidos se unem para criar um único produto e comercializá-lo em conjunto e simultaneamente, como um esforço conjunto, isto caracteriza uma joint venture - empreendimento em conjunto ou ainda uma parceria JV.

Page 19: Dicionario de Marketing de Afiliados

19 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

No marketing afiliado, o último clique é frequentemente usado para descrever um programa de afiliados onde o último afiliado obtém o clique e a compra de um usuário e o único a ser creditado com a venda - mesmo que um cookie válido a partir de um clique antes em ligação de afiliado diferente ainda existe no computador do usuário. Há muito tempo existe um debate entre se o primeiro ou o último clique é mais benéfico para ambos - afiliado e comerciante.

Os anunciantes aprovam ou negam a entrada de afiliados para seu programa de duas formas: através de aprovação automática ou aprovação manual. A aprovação manual significa que o comerciante ou gerente de afiliados verifica cada pedido de entrada no seu programa individualmente antes de decidir se quer ou não aprová-los para a participação no programa e a automática, como o próprio nome já diz, não avalia muitos fatores e transgride uma aprovação simultânea de tudo o que recebe.

Esta é a empresa que produz os produtos ou serviços que você promove como um afiliado. Menos comumente referido como o anunciante.

Um tópico ou vertente específica. Por exemplo, se você possui um site sobre cães, logo, o seu nicho seria cães - bem como "animais de estimação" na definição mais ampla de um nicho.

Gerente de programa de afiliados terceirizado. Também conhecido como gerente de afiliados.

Page 20: Dicionario de Marketing de Afiliados

20 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Plataforma para Pagamento por Venda. No programa de afiliados baseado em PPS, o afiliado recebe uma comissão sempre que uma venda real é gerada.

No programa de afiliados baseado em PPL, o afiliado recebe uma comissão sempre que um contato qualificado é gerado. Um lead pode ser um formulário preenchido, uma citação solicitada ou qualquer outra coisa que o comerciante tenha especificamente identificado como um Lead comissionado.

No programa de afiliados baseado em PPC, o afiliado recebe uma comissão sempre que alguém clicar no seu link de afiliado para o comerciante, resultando em venda/contato qualificado ou não. Pagamento por clique também pode se referir a uma opção de publicidade, como o Google AdWords.

É o valor em dólar ou reais das comissões que um afiliado tem que acumular antes de receber o pagamento. Alguns comerciantes definem um limite mínimo de pagamento para reduzir os custos de contabilidade, pagando menos frequentemente para as pessoas que enviam poucas vendas, enquanto outros permitem geralmente para evitar o recebimento de cheques menores frequentes e, em vez disso, receber um maior.

Ponto de diferença. Este é o serviço, produto, conteúdo, vantagem que seu site tem em relação aos concorrentes dentro de um mesmo nicho fazendo com que o site ou blog se diferencie ou tenha maior destaque.

Page 21: Dicionario de Marketing de Afiliados

21 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

A página em seu site ou blog que informa aos visitantes do site o que você faz com as informações pessoais dos mesmos – sejam estas recebidas através de formulários de contato, ou ainda através de métodos de rastreamentos anônimos, dentre outros. Muitos anunciantes exigem que seu site tenha uma política de privacidade para participar do programa de afiliados. Ela também é necessária para usar o Google AdSense e Google Analytics.

Refere-se a um termo usado frequentemente em relatórios de afiliados que permite que você veja quantos cliques totais ocorreram no seu link de afiliado. Cliques brutos mostram cada clique que ocorre, mesmo que uma mesma pessoa clique em um link de afiliado 8 vezes em um dia. Cliques brutos são mostrados em conjunto com cliques únicos para dar a um afiliado uma visão mais completa da atividade do link de afiliado.

Com comissões recorrentes você é pago no cadastro inicial do cliente e continua a receber comissões, desde que o cliente continue a pagar pelo serviço. Por exemplo - se você indicar um visitante a um serviço de hospedagem que oferece comissões recorrentes e este se inscrever, você receberá então uma comissão pré-definida pela a inscrição inicial e continuará recebendo para cada mês que o cliente continuar no programa de hospedagem.

Também conhecido como "comissões vitalícias". Um programa de afiliados que oferece um ganho vitalício em que você é creditado pelas vendas por qualquer cliente novo que você indicar por tempo indeterminado, ao invés de ser pago na primeira compra realizada através da primeira indicação.

Page 22: Dicionario de Marketing de Afiliados

22 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Retorno sobre gastos em publicidade, e pode ser também conhecido como ROI. Refere-se à quantidade de dinheiro adquirido como resultado de uma campanha publicitária específica. Para encontrar o ROI de uma campanha, você pega a receita e divide pelo gasto com a publicidade. Em seguida multiplique o resultado por 100. O resultado é apresentado em forma de porcentagem. Por exemplo, se você gastou R$ 200 para uma campanha e obteve um lucro bruto de R$ 600 você terá R$ 600 (receita) divididos por R$ 200 reais (dinheiro investido) para obter 3. Depois multiplique o resultado por 100 para obter 300 - que é mostrado como 300% ROAS. O valor acima de 100% usando este método de cálculo é o seu lucro. Neste exemplo, isso significaria que você recebeu um lucro de 200% na campanha.

Ele pode ser calculado pelo mesmo método ROAS, mas no interesse da diversidade, vou lhe mostrar uma opção alternativa para calculá-lo. Para calcular o ROI de uma campanha, você pode pegar o lucro bruto da execução da campanha e esta divida pelo valor gasto, multiplica-se por 100 para obter a porcentagem do retorno do investimento. Por exemplo, se você gastou R$ 200 para uma campanha e obteve um lucro bruto de R$ 600 então o cálculo será R$ 600 (lucro bruto) - R$ 200 (custo da campanha) para obter R$ 400 e, em seguida, divida R$ 400 por R$ 200 (custo da campanha) para obter 2 e que multiplique por 100 para encontrar 200% de ROI para a campanha.

Também conhecida como CID/MID/TID de rastreamento. "SID" é a abreviação para as sub campanhas de monitoramento oferecidas pela Comissão Junction. A maioria das principais redes se refere a esse ID de forma diferente. Os SIDs permitem criar códigos de rastreamentos específicos para seus links de afiliados para acompanhar o sucesso de um esforço específico.

Page 23: Dicionario de Marketing de Afiliados

23 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Refere-se a uma página projetada com um objetivo específico ou conversão desejada. Normalmente, as páginas squeeze removem todas e quaisquer distrações para o objetivo desejado. Por exemplo, elementos de navegação na página podem ser removidos para manter o usuário focado apenas na oferta específica que está sendo feita.

Refere-se aos afiliados superiores em um programa de afiliados - geralmente o top 5% que normalmente geram mais de 80% das vendas totais para o programa de afiliados. No começo do marketing de afiliados, este termo também foi usado para se referir aos afiliados que fizeram mais de US$ 10.000 por mês promovendo vários programas de afiliados.

Refere-se ao tipo de acompanhamento de um anunciante ou rede usada para controlar a atividade dos afiliados, vendas e leads.

Refere-se a um link que é formado através da "linkagem" de texto para uma página da web em vez de utilizar um banner ou outra imagem "linkando" para uma página web.

A mesma coisa quanto de monitoramento/rastreamento de afiliado. Trata-se da identificação única anexada aos links que você usa para enviar o tráfego para o anunciante que é especificamente para você controlar suas vendas ou referências para um site, produto, serviço específico. Exemplo de um código de rastreamento em um link: ? Merchant.com / ID = YOURUNIQUEID

Page 24: Dicionario de Marketing de Afiliados

24 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Um programa de afiliados em duas camadas, permite que estes afiliados ganhem comissões sobre suas próprias vendas, mas também recebem uma porcentagem das comissões (geralmente muito menor) por pessoas recrutadas para o programa de afiliados (seja diretamente, pois os conhecia ou indiretamente - ou seja, alguém que se inscreveu para ser um afiliado usando o link do primeiro afiliado).

Refere-se a um termo usado frequentemente em relatórios de afiliados que permitem que você veja quantas pessoas únicas clicaram no seu link de afiliado ao invés de visualizar todos os cliques (Cliques brutos ou totais) que tenham ocorrido. Se uma pessoa em seu computador de casa clica em seu link de afiliado três vezes, então um desses cliques seria considerado um clique único. O que é definido como único, geralmente é reiniciado após 24 horas, na maioria dos programas. Então, se essa mesma pessoa no exemplo acima retorna 6 dias mais tarde e clica em seu link de afiliado uma vez mais, eles já representam 4 cliques brutos e 2 cliques únicos.

Whitelabeling refere-se a um anunciante permitindo um afiliado vender produtos com sua própria marca sem mencionar o anunciante real, ou seja, os afiliados vendem produtos ou serviços de anunciantes como se fossem deles. Os visitantes do site do afiliado provavelmente irão acreditar que o afiliado está realmente usando os itens que a filial estava realmente vendendo, ou os itens e contatos qualificados, pois não há menção de um anunciante de fora. Isso normalmente ocorre quando um anunciante cria apenas com a marca do afiliado em seu próprio servidor sob seu controle. Muitas vezes, os anunciantes limitam esta oportunidade apenas para os super-afiliados, ou Afiliados Premium.

Page 25: Dicionario de Marketing de Afiliados

25 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Page 26: Dicionario de Marketing de Afiliados

26 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Um mesmo Afiliado muitas vezes utiliza diversos canais para alcançar diferentes públicos, ou para falar com a mesma audiência em plataformas e canais diferentes, aumentando a fidelização da audiência e melhorando seu potencial de conversão. Como Afiliado, é importante sempre considerar todos os canais, porque cada nicho reage de forma diferente e responde melhor a diferentes estímulos. Por isso, ao pensar na sua estratégia de marketing digital, considere todos os canais possíveis:

Page 27: Dicionario de Marketing de Afiliados

27 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

O Marketing na Internet é composto de diversas áreas e tem muitos desdobramentos. Esse famoso infográfico ajuda a entender o amplo universo em que atuamos.

Uma versão ampliada está disponível para download no site Afiliados Magazine.

Page 28: Dicionario de Marketing de Afiliados

28 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Page 29: Dicionario de Marketing de Afiliados

29 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Se você está em uma conferência de marketing de afiliados, ou conversando com um afiliado, ou gerente de afiliados, não é incomum ver que eles conversam com termos como "TOS", "EPC", "SID" ou "AOV”. Mesmo dos mais genéricos, como os mencionados acima até os mais específicos como aqueles que designam uma rede específica de afiliados, por exemplo, estes afiliados geralmente usam acrônimos e abreviações. No entanto, eles não são abundantes, e muitos deles vêm de áreas relacionadas como o SEO ou termos de negócios em geral. Dessa forma, não são tão difíceis de lembrar. Abaixo, você encontrará uma lista com as 40 abreviações e acrônimos que te ajudarão a entender o "dialeto" que os afiliados e os profissionais de marketing comumente usam. Aproveite a lista, e se você tiver alguma abreviação ou acrônimo para acrescentar, por favor, o faça através dos comentários que estarão no final desse post.

Page 30: Dicionario de Marketing de Afiliados

30 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Pode ser em formato de texto, banner, Flash, vídeo ou qualquer outro método que é mostrado na internet.

Pessoa responsável pelo gerenciamento e que algumas vezes é responsável pela organização das companhias de programas de afiliados. Também usado para indicar a "gestão de afiliados" ou ainda "marketing de afiliados".

Uma métrica que reflete o valor médio de uma compra. Calculada pela divisão do total to valor dos pedidos dentro de um período de tempo pelo número de pedidos.

A primeira e maior rede de afiliados do Reino Unido, de propriedade da Digital Window Ltda.

Uma forma de trocar/negociar produtos ou serviços que ocorrem entre empresas, ao invés da habitual negociação entre empresa-consumidor.

Uma forma de negociar produtos ou serviços e de negociar o que ocorre entre empresa e consumidor, ao invés da negociação entre empresas.

Page 31: Dicionario de Marketing de Afiliados

31 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Uma DDL que permite desenvolvedores customizarem e controlarem um usuário final de Internet Explorer. BHOs é o acesso a todos os eventos e propriedades de cada sessão do Browser. O comportamento parasitário de afiliados geralmente estão associados aos BHOs.

Um software/programa que rastreia a internet com o objetivo de indexar web sites e páginas.

É o custo associado ao fato de convencer um visitante a se tornar um cliente do seu produto ou serviço.

A way of interviewing somebody after a product usage. The term may also refer to any repeated attempt to contact a potential responder after an unsuccessful first-contact attempt.

Também descrita como custo por aquisição. Trata-se de um modelo de pagamento onde o anunciante paga por cada ação qualificada feita pelo usuário em resposta ao anúncio. Tais ações qualificadas normalmente estão em uma dessas categorias: vendas, inscrição ou outros tipos de formulários, e a confirmação de interesse do usuário final em relação ao produto ou serviço anunciado. Quando usado em uma frase "rede CPA" geralmente implica em uma rede de sub-afiliados.

Modelo de pagamento onde o anunciante paga por cada clique no anúncio online.

Page 32: Dicionario de Marketing de Afiliados

32 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Modelo de pagamento onde o anunciante paga por cada novo lead qualificado, ou seja, por tráfego qualificado. Eis aqui alguns exemplos de tráfego qualificado: endereço de email, pesquisas concluídas, e outros tipos de formulários online. Este tipo de pagamento é normalmente ligado à integridade e verificação das informações recebidas.

Custo por mil ou 1.000 impressões/visualizações. Isto pode significar desde o valor cobrado por cada mil impressões de banners ou pelo envio de uma newsletter para cada 1.000 assinantes.

Modelo de pagamento em que o anunciante paga para cada novo pedido qualificado.

É o total da despesa divida pelo total de número de vendas recebidas como resultado do investimento. O resultado dessa operação matemática ajuda o anunciante a determinar o custo para cada possível venda.

É a porcentagem de visitantes que realizaram alguma ação desejada pelo anunciante, como: compra, subscrição, preenchimento de formulário e etc.

Melhorar o atendimento ao cliente e a interação geral com clientes por meio de metodologias relevantes e aplicações de software voltadas à melhor compreensão do cliente e aumentando a fidelização e satisfação do cliente.

Page 33: Dicionario de Marketing de Afiliados

33 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

É a métrica usada para mensurar a resposta ao anúncio. CTR reflete a porcentagem de visitantes que clicaram em um link específico. Esta porcentagem é calculada baseada em um número médio de cliques a cada 100 visualizações de um anúncio.

É o processo de comprar anúncios pagos diretamente para o site do anunciante (através de links afiliados).

Uma métrica importante usada para reportar ao anunciante a performance do afiliado. Embora a abreviação seja “Ganho Por Clique”, isso geralmente é muitas vezes enganoso. Na realidade, os números de ganho por cliques refletem mais o ganho por cada 100 cliques enviados por afiliados para o site do que para o anunciante. A fórmula para o calculo do ganho por clique é a GPC, sendo o ganho por clique= lucro÷ cliques × 100.

É o ganho/lucro a cada mil visualizações do link.

É a página que recebe o tráfego e chega até o comerciante, ou seja, a página de chegada do visitante e que terá as principais informações do produto ou serviço.

Métrica de marketing que visa refletir o valor total que um consumidor gasta com a companhia durante sua vida. Algumas vezes, também conhecida como valor de vida do consumidor.

Page 34: Dicionario de Marketing de Afiliados

34 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Um sistema de vendas dentro do qual os vendedores não só recebem Comissão nas vendas, mas também menor Comissão sobre as vendas das pessoas que convencem a também se tornarem vendedores. Tais programas de várias camadas geralmente não são bem-vindos na Comunidade de Marketing de Afiliação e não tem nada a ver com marketing de afiliados tradicional.

É o gerente de afiliados que realiza a gestão do programa fora da empresa ou de forma terceirizada. Abreviações como OAM e APM também são usadas em menor escala.

Um modelo de Internet Marketing baseado no desempenho de de vendas ou outro modelo mensurável de performance.

Organização sem fins lucrativos que é responsável por “conectar, informar e defender o nome dessa indústria em crescimento”. Você pode obter mais informações em: www.performancemarketingassociation.com

O local onde o produto/serviço é realmente adquirido. Pode referir-se tanto um local físico ou o equivalente online.

É um modelo de pagamento em que a remuneração ocorre somente quando chamadas qualificadas são recebidas pelo anunciante.

Page 35: Dicionario de Marketing de Afiliados

35 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

É um modelo de marketing em que o pagamento é feito somente quando o anunciante recebe tráfego/leads qualificados.

Um modelo de marketing em que o pagamento é realizado apenas quando o anunciante realiza vendas qualificadas.

Também abreviada como “CPV” (custo por visualização), é um modelo de anúncio que pressupõe que o anunciante irá pagar todas as vezes que é visto por um visitante. Com o uso frequente de janelas pop-up, geradas por adware que são programas instalados no computador do usuário e a maioria das principais redes de afiliados proibiram o link advindo do tráfego de PPV.

O Google patenteou o método para classificação de páginas da Web com base em uma tecnologia complexa que pesa cada página da Web em uma escala numérica de 0 a 10. A finalidade de tal medida consiste em definir a relevância e a importância de qualquer determinada página da Web dentro do conjunto de páginas da Web que é um hiperlink com. PR do Google de uma página da Web tem um efeito imediato no ranking orgânico deste último em motores de busca.

É a métrica usada para mensurar a receita gerada por cada dólar investido em publicidade.

Page 36: Dicionario de Marketing de Afiliados

36 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

É um termo originado do campo das finanças usado para mensurar a rentabilidade de uma companhia. Isto é semelhante à renda fiscal anual dividida por ações ordinárias e ações preferenciais de equidade, além de dívida de longo prazo. No ramo de investimentos e análise de negócios, o ROI mensura o quão efetivamente o investimento é usado para gerar lucro. No caso do e-commerce, o termo preserva o sentido financeiro, pelo menos na maioria das vezes, e sua definição é simplificada para a evolução do dinheiro ganho ou perdido contra o montante do dinheiro investido.

Um termo de publicidade online que designa um tipo de promoção na Internet onde os banners, imagens, mídia ou anúncios de texto aparecem em uma rede de sites.

Ações de marketing associadas à pesquisa, usadas para submeter e posicionar um web site dentro de um mecanismo de busca com o objetivo de alcançar o melhor posicionamento nesses mecanismos. A melhor exposição pode ser alcançada pela melhoria do ranking do site em tais mecanismos, usando campanhas de PPC, ou a combinação de PPC com outras atividades como o SEO, por exemplo.

É a ação associada com a alteração de um site com o objetivo de alcançar os melhores rankings nos melhores mecanismos de busca.

É a página que mostra para o usuário final o resultado de uma pesquisa feita no mecanismo de busca.

Page 37: Dicionario de Marketing de Afiliados

37 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

A abreviação é usada para representar as pequenas e médias empresas. Na União Europeia, as empresas com menos de 50 trabalhadores são categorizadas como "pequeno", enquanto aqueles que empregam menos de 250 trabalhadores são considerados "médios". Nos Estados Unidos, por outro lado, "pequenas" empresas referem aqueles com menos de 100 empregados, enquanto "meio" designa as empresas com menos de 500 pessoas empregadas. Um fato interessante é que mais de 90% de todas as empresas americanas caem sob a definição de E.U. do "small business".

Um parâmetro que os afiliados podem adicionar à suas URL's de rastreamento que permite a monitoração do link saber se resultou em vendas e/ou leads. O ID do consumidor foi inventado pela Comission Junction veja: www.cj.com/downloads/smartrewards.pdf, mas agora vem sendo oferecida pela maioria das redes de afiliados. O acrônimo é também conhecido por ID de sessão. É possível ampliar seu significado para uma Sub ID unificada, que incluiria Commission Junction’s ID, DirectTrack’s dp, LinkShare’s u1, MyAffiliateProgram’s sub, GAN’s mid, ShareASale’s afftrack, e outro link com parâmetros que teriam a mesma função.

Uma ferramenta de planejamento estratégica que visa destacar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças no objeto de estudo, chegando a um plano de ação para a boa utilização dos dados recolhidos. SWOT é uma excelente maneira de analisar qualquer esforço de marketing ou gestão, incluindo Programas de Afiliados. A matriz SWOT consiste essencialmente em quatro quadrantes. Cada um dos quadrantes ajuda o pesquisador analisar onde o objeto de seu estudo está agora, onde se quer chegar e como chegará lá.

Page 38: Dicionario de Marketing de Afiliados

38 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

É o conjunto de regras e regulamentações que se devem concordar e seguir a fim de usar um serviço. No contexto do marketing de afiliados, o acrônimo TOS é usado frequentemente para designar seja um acordo no programa de afiliados ou uma rede de afiliados.

Mensagens de emails enviados para destinatários como parte de um grupo de mensagens maior, todos possuem conteúdo idêntico e são enviados sem autorização prévia dos destinatários. Em resumo, UBE é um email spam. Um email pode ser considerado spam somente se ele for enviado em massa e não solicitado. Para não ser acusado como spam os gestores de afiliados precisam ser cuidadosos em relação ao conteúdo, o texto, imagem e conteúdo em geral que enviam em suas mensagens. Outra abreviação comum é a UCE que dizer "Email comercial não solicitado".

É o endereço global de um recurso na Internet, por exemplo, www.afiliadosmagazine.com.br

É um termo frequentemente usado no rastreamento de tráfego de um site e que designa uma pessoa que visita um site mais de uma vez dentro de um período de tempo especifico. Normalmente os programas que realizam o rastreamento de tráfego distinguem entre visitantes que estiveram no site apenas uma vez e os que retornam ao site. Visitantes únicos são diferentes de visualizações (page views), que refletem o número de documentos que foram requisitados do site. O visitante único é determinado pelo número de IP que o visitante vem.

Page 39: Dicionario de Marketing de Afiliados

39 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

A seguir indicamos alguns cursos de marketing digital sérios e com propostas diferenciadas em termos de qualidade e corpo de professores. Se você procura escolas onde pode se qualificar em temas específicos, ou deseja fazer uma formação ampla, procure uma destas escolas:

O Quartel Digital é uma empresa de educação em marketing e gestão com foco no digital. Realiza cursos, palestras, workshops e eventos e, mais recentemente, e-learning (cursos online e webinars). Hoje a empresa atua nas cidades de Fortaleza, Salvador, Recife e Teresina e está ampliando o alcance geográfico para outras cidades no primeiro semestre de 2014. Site: www.quarteldigital.com.br

Page 40: Dicionario de Marketing de Afiliados

40 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

A Digitalks oferece cursos presenciais, online e in company sobre Links Patrocinados, SEO, Mídias Sociais, Email Marketing, Content Marketing, Programa de Afiliados, Mídias Display, Wordpress, Design Thinking e várias outras disciplinas relacionadas ao marketing digital. Com professores com ampla experiência no mercado, seus cursos já capacitaram mais de 2 mil profissionais. Site: www.cursosdigitalks.com.br

Page 41: Dicionario de Marketing de Afiliados

41 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Mais que um método inovador de ensino, a Internet Innovation, por meio de sua doutrina rica em experiência, proporciona ao cliente uma verdadeira e única experiência do conhecimento. Ao romper paradigmas, trabalha com o diferencial de acolher e conceder a aprendizagem de forma mais tangível, atraente e interativa. Os educadores - profissionais conceituados no mercado - trazem para suas disciplinas casos reais do cotidiano, que agregam competências práticas e expositivas ao conteúdo ministrado. Este conceito desperta ao cliente/aluno o interesse em se aprofundar em um oásis de possibilidades que facilitam a conquista de seus objetivos. Assim, reúne o que há de mais atual, oportuno e eficaz na ciência do ensino, para garantir ao profissional toda destreza necessária para suprir suas carências mercadológicas. Site: www.internetinnovation.com.br

Page 42: Dicionario de Marketing de Afiliados

42 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Vender ou comunicar pela Web exige muito mais do que apenas ter um site na internet. É necessário estratégia para captar novos clientes, comunicar de forma efetiva e integrar a empresa física à empresa virtual. Com experiência na área de comunicação e marketing na internet desde 1999, e após atuar em diversas empresas com projetos de Marketing Digital, o consultor Olimpio Araujo Junior iniciou em 2006 a OAJ Gestão de Marketing para atuar com consultoria e treinamento em gestão de marketing digital, mídias sociais, SEO, e-Commerce e temas afins. Atualmente os cursos do "GestordeMarketing" contam com mais de 11.000 alunos em 12 países e são referência no mercado de Marketing Digital. A OAJ Gestão de Marketing é responsável pelo site "GestordeMarketing" que tem como principal objetivo capacitar profissionais com alto nível para o mercado através de cursos on-line. Site: www.gestordemarketing.com

Page 43: Dicionario de Marketing de Afiliados

43 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

O Fórum de Marketing Digital do Digitalks é o maior evento itinerante de Marketing Digital e Investimentos. O projeto visa levar as novidades e tendências do setor de marketing Digital aos mercados locais, através da troca de experiências, discussões e networking. O objetivo é gerar conhecimento e aproximar as empresas de seu público de interesse e, assim, contribuir para o desenvolvimento de todo o mercado brasileiro. O Fórum já passou por 17 capitais do Brasil. Conheça o projeto e participe do evento na sua cidade. Site: www.digitalks.com.br

Page 44: Dicionario de Marketing de Afiliados

44 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Em meio a tanto conteúdo na internet, separamos alguns blogs que dão dicas e fornecem conteúdo direcionado sobre Marketing de Afiliados:

http://www.escoladinheiro.com Maior blog de língua portuguesa sobre Monetização e formas de ganhar dinheiro na internet com negócios digitais.

http://www.ajudablogueiros.com.br Um metablog dedicado a lhe ajudar a criar um blog de qualidade! Mostrando dicas, truques, formas de ganhar dinheiro, SEO, motivação e mais!

http://www.autonomonaweb.com Este blog tem como objetivo compartilhar formas eficientes para ganhar dinheiro na Internet a partir de casa. Iremos apresentar dicas de negócios para investir na internet e se tornar um autônomo. Ou seja ter o seu próprio negócio na Internet.

http://www.blognacarteira.com Blog sobre monetização, SEO e tudo que envolva criar um negócio completamente digital.

Page 45: Dicionario de Marketing de Afiliados

45 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

http://portaldarenda.com Aprenda Como Criar e Lucrar Com o Seu Negócio Online. Dicas, sacadas e muito mais ensinando você a ganhar dinheiro na internet.

http://www.opoderdointernetmarketing.com Este é um Blog que fala sobre Internet Marketing e todas as suas áreas envolventes, tem problemas nós apresentamos soluções.

http://querocriarumblog.com.br Ensina como criar um blog e ganhar dinheiro com ele.

Page 46: Dicionario de Marketing de Afiliados

46 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br