Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio...

6
Educadora Salesiana: o diferencial da Bibliotecária do CNSA Alunos do Infantil II sempre encontram esse ambiente de magia na Biblioteca Olavo Bilac. Quem acha que Biblioteca é apenas uma lugar onde se pode emprestar livros ou para onde a professora de Língua Portuguesa leva os alunos, algumas vezes, é porque não conhece a Biblioteca Olavo Bilac do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Destaques: página 2 Apoio Árvore de Livros, a maior Plataforma Digital de incentivo à Leitura. Mural Temático: com as produções dos alunos, Festa Junina: O arraial do CNSA em ritmo de Copa e Clima de Paz! É Festa, página 4 Momo: um dos perigos do WhatsApp Redes Sociais, página 6 II Exposição de Exatas e Biológicas: Sucesso! Educação, página 5 O Jornal Folha da Manhã, criado pelos alunos do 8º ano, nasce no coração da sala de aula, incentivados pelo Projeto Jovem Repórter, proposto pela Árvore de Livros (plataforma de leitura digital), e pelos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas de Língua Portuguesa sobre os gêneros textuais jornalísticos em especial a notícia e reportagem. O nome do Jornal “Folha da Manhã” é nossa homenagem à Árvore de Livros que nos inspira, a cada manhã, a viajar pelo mundo maravilhoso da leitura e com quem mantivemos contado durante todo este primeiro semestre. Estudantes da 8ª Série do Ensino Fundamental II Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Transcript of Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio...

Page 1: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

Educadora Salesiana: o diferencial da Bibliotecária do CNSA

Alunos do Infantil II sempre encontram esse ambiente de magia na Biblioteca Olavo Bilac.

Quem acha que Biblioteca é apenas umalugar onde se pode emprestar livros oupara onde a professora de LínguaPortuguesa leva os alunos, algumas vezes,é porque não conhece a Biblioteca OlavoBilac do Colégio Nossa SenhoraAuxiliadora.

Destaques: página 2

Apoio Árvore de Livros, a maior Plataforma Digital de incentivo à Leitura.

Mural Temático: com as produções dos alunos,

Festa Junina: O arraial do CNSA em ritmo de Copa e Clima de Paz!

É Festa, página 4

Momo: um dos perigos do WhatsAppRedes Sociais, página 6

II Exposição de Exatas e Biológicas: Sucesso!Educação, página 5

O Jornal Folha da Manhã, criado pelos alunosdo 8º ano, nasce no coração da sala de aula,incentivados pelo Projeto Jovem Repórter,proposto pela Árvore de Livros (plataforma deleitura digital), e pelos conhecimentosadquiridos ao longo das aulas de LínguaPortuguesa sobre os gêneros textuaisjornalísticos em especial a notícia ereportagem. O nome do Jornal “Folha daManhã” é nossa homenagem à Árvore deLivros que nos inspira, a cada manhã, a viajarpelo mundo maravilhoso da leitura e com quemmantivemos contado durante todo esteprimeiro semestre.

Estudantes da 8ª Série do Ensino Fundamental IIColégio Nossa Senhora Auxiliadora

Page 2: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

É uma delícia ver nossas fotos no Mural daBiblioteca como o Leitor do Ano. Além disso,Claude nunca deixa passar em branco as datascomemorativas. Sempre organiza algum eventona biblioteca envolvendo os alunos. O quetorna essa biblioteca mais do que especial,além do que já mencionamos acima, é avivência de leitura e o poder de comunicaçãodela com os alunos. Isso a torna, mais do queum bibliotecária, mas uma grande mãe paratodos nós. Uma verdadeira educadorasalesiana.

Embora o trabalho do bibliotecário não sejanada fácil, essa profissão, assim como outras daárea da educação, é muito desvalorizada pelasociedade moderna . No entanto, profissionaiscomo Claudete, acima dos obstáculos, fazem adiferença por onde passam. Os bibliotecáriosmerecem tanto respeito quanto outrasprofissões dentro e fora da área de educação. Abiblioteca Olavo Bilac do Colégio Nossa SenhoraAuxiliadora é um convite ao mundo fantásticoda Imaginação.

A biblioteca Olavo Bilac é o coração do ColégioNossa Senhora Auxiliadora. Nesse ambienteeducativo, com o apoio profissional, aprendemosa conviver em harmonia com o conhecimento. Aresponsável por monitorar os empréstimos eregistrar novos livros é Claudete Augusto DiazBarbosa, bibliotecária do colégio que há quatroanos realiza um trabalho incrível e admirável deincentivo à leitura, da Educação Infantil ao EnsinoMédio. O Além disso, com todo o carinho, elamantém a biblioteca sempre arrumada eatraente. Ela é responsável por registrar aentrada de um novo livro, fixá-lo, guardá-lo emuma das estantes e ainda ter um mínimo deconhecimento sobre os livros para orientaralunos que procuram a biblioteca para pesquisa.Além disso, realiza oficinas e concursos e premia,a cada trimestre, os(as) leitores de destaque. Issoé um grande incentivo para aqueles que aindanão descobriram o universo encantador doslivros.

Educadora Salesiana: o diferencial da Bibliotecária do CNSA

Destaques

Page 3: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

Bandeira Vermelha

O chão se avermelhaEscorrendo pelas veiasde mais uma alma perdidasem nenhum sentido de vida,por lutar pela justiça, mas com sua morte garantida.Entre dores e tormenta, passando por um grande sofrimento, por não fazer a vontade de seu ditadorsentindo, em seus nervos, toda aquela dor.

Entre lágrima e sofrimentos,Dores e tormentas,À espera de um diaEm que alguém sorria,E possa dizer: “O mundo compreendeu e o dia amanheceuEm Paz... “

Arthur Santos Lima (8ª A)Agosto/2018

Page 4: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

É festa!

A festa junina do Colégio Nossa SenhoraAuxiliadora é um dos momentos mais esperadospelos alunos. Em 2018, com o tema O arraial doCNSA em ritmo de Copa e Clima de Paz, a festaaconteceu dia 30 de junho. O evento é organizadopelos Educadores da Escola com o objetivo deintegrar a comunidade Educativa e as Famílias.Representa um momento de encontro, poiscontamos com a presença das famílias, alunos, ex-alunos e funcionários.

As danças trouxeram um pouco da culturade cada país, além de homenagem especialàs cores do Brasil. Não ganhamos a Copa,mas garantimos mais um dia de muitadiversão. Foi uma festa animada, alegre ecalorosa. Além disso, teve muita comida elazer para toda a família!

Irmãs do Colégio Auxiliadora recebemhomenagem especial pelos 146 do Instituto dasFilhas de Maria Auxiliadora. Foi no dia 05 deagosto.

ATENÇÃO PARA OS PRÓXIMOS EVENTOS!

Jima (Jogos Internos Maria Auxiliadora)Data: 30/08 , 01 e 02 de Setembro!!!As Equipes já estão treinando!!!!

OUTUBRO:Colóquio Literário! Mais uma viagem através da leitura!!!!

Page 5: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

II Exposição de Exatas e Biológicas: Sucesso!Educação

A Exposição de Exatas e Biológicas queacontece desde 2017 no Colégio NossaSenhora Auxiliadora é um dia deapresentação e demonstração dosconhecimentos adquiridos e Experimentoscientíficos desenvolvidos no decorrer doPrimeiro Semestre do Semestre. Neste ano, aamostra aconteceu no dia 4 de agosto. Econtou com a participação de todos osalunos e presença de muitos visitantes.

O evento foi um sucesso, temas comoRobótica, uma das novidades da Escola nesteano, Genética, Meio Ambiente , Eletricidadee doenças provocadas por vírusdemonstraram todo potencial dos alunos. Lere diferentes gêneros textuais e gráficos, alémda produção de banners foramconhecimentos importantes construídospelos estudantes durante o desenvolvimentodo projeto. Todos os professores estavamenvolveram-se no projeto de alguma forma.

A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.

Albert Einstein

Page 6: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

Qualquer pessoa que acesse as redes sociaisfrequentemente já deve ter se deparado coma imagem da “Momo”. De aparênciaassustadora, a personagem possui olhosesbugalhados, pele pálida e um sorrisodistorcido. Sua imagem foi divulgada porvários usuários do WhatsApp como parte dodesafio viral. As autoridades e especialistasdo caso advertem que por mais que pareçauma brincadeira boba, o assunto é bem maissério do que aparenta.

“Tudo começou em um grupo de Facebook, ondeos participantes foram desafiados a conversarcom um número desconhecido”, publicou aUnidade de Investigação de Delitos Informáticosdo Estado de Tabasco no Twitter.Não está claro o quão disseminado o jogo estáno Brasil, porém Rodrigo Neim, da ONG Safernet,alerta sobre os riscos: “É uma isca usada porcriminosos para roubar dados e extorquirpessoas na internet”, diz ele.Alguns comparam o fenômeno "Momo" com o"Baleia Azul", um desafio que se tornou viral emabril de 2017 porque influenciava o suicídio.Origem do Jogo “Momo”.

No Reddit, alguém perguntou em inglês: "Quem é Momo, a menina do WhatsApp? Encontrei hápouco um vídeo que dava medo. Acho que é uma brincadeira elaborada, mas não tenho certeza".Esta foi a resposta mais votada: "Alguém de um país de língua espanhola tirou a foto, criou umaconta de WhatsApp e espalhou os rumores para popularizar a Momo. Dessa conta, enviamensagens e imagens inquietantes para quem escreve para ela. Em algumas fontes, insinuam quetêm informações pessoais sobre a pessoa."Os riscos do jogo “Momo”Os investigadores mexicanos citam cinco possíveis razões: Roubo de informações pessoais,Incitação ao suicídio ou à violência, assédio, extorsão, transtornos físicos e psicológicos (ansiedade,depressão, insônia etc.)"Lendas urbanas existem desde sempre, e com a internet isso não mudou. Criminosos aproveitampara surfar essa onda", diz Rodrigo Neim.

Redes Sociais