DIMENSIONAMENTO DE FROTAS. Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de...

12
DIMENSIONAMENTO DE FROTAS

Transcript of DIMENSIONAMENTO DE FROTAS. Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de...

Page 1: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

DIMENSIONAMENTO DE FROTAS

Page 2: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;

Principal motivo: 1. Especialização da gestão nas empresas

inicialmente induzida pela presença de filhos de empresários com formação superior;

2. Por outro lado, os filhos (dos empresários) são os precursores da profissionalização no setor;

Page 3: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

Apesar dos números animadores, há muito a conquistar:

Fatores que fazem, ainda, a produtividade, no setor de transporte ser baixa, em relação aos outros ramos da economia são:

1. Veículos com características inadequadas ao tipo de transporte a que se destinam;

2. Má conservação das vias;3. Congestionamento e lentidão nas

operações de carga e descarga ou embarque e desembarque.

Page 4: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

Pesquisas sobre o transporte rodoviário de cargas apresenta apenas 43% de ocupação de sua capacidade total;

Caminhão médio é o campeão da ociosidade;

O caminhão extra-pesado (capacidade superior a 40 toneladas) é o mais utilizado (apresenta sobrecarga, em média, de 3,4 toneladas a mais do que seu peso ideal, em 57,4% das viagens)

Page 5: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

Fazer planejamento é buscar e prever um pouco do futuro;

As previsões procuram basear-se em dados e na experiência profissional (nesse caso, mais correto chamar de predições);

Projetar uma demanda futura nos sistemas de transporte é estar sujeito a margem de erro, que variam conforme as mudanças de mercado.

O grau de certeza dos resultados vai depender da finalidade e da amplitude do estudo realizado.

Page 6: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

Antes de estabelecer operações matemáticas que permitam estimar a demanda futura, é necessário fazer uma análise que abranja os seguintes itens:

Estudo de todo o setor dentro do qual se efetuará o cálculo da demanda;

Identificação das informações que possibilitem decidir o que interessa ou não para planejar a demanda pelos transportes;

Estudo específico dos meios ou sistemas envolvidos no plano, bem como de todas as variáveis que possam afetar a procura por transportes

Page 7: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

Independentemente da área de atuação e da finalidade dos serviços que executa, uma empresa está sujeita a leis do mercado;

Segundo a natureza da concorrência existente, os mercados podem ser classificados em:

1. Mercados de concorrência perfeita;2. Mercados de concorrência imperfeita.

Page 8: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

Os mercados de concorrência perfeita são aqueles com as seguintes características:

Em função do grande números de compradores ou vendedores, nenhuma empresa consegue, sozinha, influenciar os preços;

O preço é o principal fator para a compra dos produtos, por não existir diferenças entre eles;

Quando todos os compradores e vendedores conhecem perfeitamente as condições do mercado, diz-se que o mercado é perfeitamente transparente;

Quando o ingresso e a saída do mercado são livres a compradores e vendedores, o mercado apresenta perfeita mobilidade dos seus integrantes.

Page 9: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

Esta situação ideal nem sempre ocorre na prática; No BR o transporte rodoviário de cargas

apresenta uma situação próxima dessa ideal, pois, existe um contingente considerável de empresas de porte semelhante que oferecem serviços nas mesmas condições;

Por outro lado, é fácil determinar os preços das concorrentes, da mesma forma que é fácil um novo transportador entrar no mercado, ocorrendo a mesma situação do lado dos usuários dessas empresas.

Page 10: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

Nestes mercados ocorrem:1. Monopólio – Quando há apenas uma

empresa no mercado; Ela passa a determinar os preços e a

qualidade dos serviços; No setor de transportes, os casos de

monopólio são comuns, sendo muitas vezes exercidos por empresas estatais ou concessionárias dos serviços de transporte.

Page 11: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

2. Oligopólio Quando há um conjunto de poucas

empresas, todas interdependentes e sensíveis a mudanças de preços;

Qualquer iniciativa de um concorrente pode derrubá-las, o que as leva a atuarem em conjunto, para determinarem suas atuações no mercado, evitando a guerra de preços.

Page 12: DIMENSIONAMENTO DE FROTAS.  Últimos índices de produtividade alcançados por muitas empresas de transporte são os melhores;  Principal motivo: 1. Especialização.

Bibliográfica, Fonte: VALENTE, Amir Mattar; NOVAES,

Antonio Galvão; PASSAGLIA, Eunice; VIEIRA, Heitor. Gerenciamento de Transporte e Frotas. 2. Ed. rev. – São Paulo: Cengage Learning, 2008.