DIMENSÕES MORFOLÓGICAS DOS LUGARES · 5 maria elaine kohlsdorf – sÉrie a cidade como...

5
1 Gunter Kohlsdorf – Maria Elaine Kohlsdorf DIMENSÕES MORFOLÓGICAS DOS LUGARES Brasília, setembro de 2004

Transcript of DIMENSÕES MORFOLÓGICAS DOS LUGARES · 5 maria elaine kohlsdorf – sÉrie a cidade como...

1

Gunter Kohlsdorf – Maria Elaine Kohlsdorf

DIMENSÕES MORFOLÓGICAS DOS LUGARES

Brasília, setembro de 2004

2

MARIA ELAINE KOHLSDORF – SÉRIE A CIDADE COMO ARQUITETURA 3: DIMENSÕES MORFOLÓGICAS DOS LUGARES

TESE INICIALDificuldades em discussões no ensino e prática do projeto de lugares, assim como na participação popular no processo de planejamento, decorrem geralmente de problemas de formalização de um conceito de arquitetura e de um conceito de projeto. Neste sentido, propõe-se:

- entender ARQUITETURA como qualquer espaço socialmente utilizado e, portanto, situação relacional e dimensional;- entender PROJETO como proposta, desenvolvida em processo seqüencial e iterativo de momentos de criação e de avaliação.

3

MARIA ELAINE KOHLSDORF – SÉRIE A CIDADE COMO ARQUITETURA 3: DIMENSÕES MORFOLÓGICAS DOS LUGARES

ARQUITETURA COMO SITUAÇÃO RELACIONALespaço socialmente utilizado = lugar

A abordagem de espaços socialmente utilizados pela Arquitetura deve justificar-se, necessariamente, pela realidade de populações presentes e futuras. Para estas o ensino, a pesquisa e as ações de planejamento e projeto precisam oferecer respostas por meio de características espaciais pertinentes a expectativas socialmente definidas.

Conceituar arquitetura como situação relacional significa definir:

em quais tipos de expectativas sociais incidem características espaciais;como se projetam lugares com melhor desempenho para expectativas socialmente definidas.

Características espaciais incidentes em expectativas sociais são atributos da forma dos lugares. Forma são os limites exteriores da matéria de que é constituído um corpo, e que conferem a este um feitio, uma configuração, um aspecto particular (Aurélio Buarque de Holanda, 1986).

4

MARIA ELAINE KOHLSDORF – SÉRIE A CIDADE COMO ARQUITETURA 3: DIMENSÕES MORFOLÓGICAS DOS LUGARES

DESEMPENHO MORFOLÓGICO DOS LUGARES

Abordagem dos lugares como situação relacional implica observar diversas aspirações sociais quanto ao desempenho dos mesmos. Expectativas sociais variam individual e culturalmente –logo, são historicamente definidas; mas podem ser classificadas quanto a suas características genéricas – e assim também as dimensões morfológicas dos lugares:

A classificação de expectativas sociais quanto ao desempenho configurativo dos lugares corresponde a uma taxonomia da arquitetura, necessária a sua abordagem como situação relacional.

5

MARIA ELAINE KOHLSDORF – SÉRIE A CIDADE COMO ARQUITETURA 3: DIMENSÕES MORFOLÓGICAS DOS LUGARES

ARQUITETURA COMO SITUAÇÃO DIMENSIONALConceito de dimensão: Entende-se por esse termo todo plano, grau ou direção no qual se possa efetuar uma investigação ou realizar uma ação. Abbagnano, N, 1962.

Dimensões no universo da Arquitetura e de seu Projeto balizam o âmbito de investigação e ação propositiva que correlaciona características das configurações dos lugares com expectativas socialmente definidas.

Abordagem dimensional em Arquitetura implica classificação das características de lugares a partir de atributos de sua forma incidentes em expectativas sociais.

expectativas sociais dimensões morfológicas

conforto higrotérmico, acústico, luminoso e de qualidade do ar.............Dimensão Bioclimática interação social.............................................................................Dimensão Copresencial econômicas e financeiras...................................................Dimensão Econômico-Financeiraexpressivas, artísticas e simbólicas......................................Dimensão Expressivo-Simbólicafuncionais e operativas.......................................................................Dimensão Funcionalorientação e identificação................................................................Dimensão Topoceptiva

expectativas sociais superestruturais macro-dimensões morfológicas

ecológicas...............................................................................Macro-dimensão Ecológicaéticas............................................................................................Macro-dimensão Éticaestéticas....................................................................................Macro-dimensão Estética