Dinâmica de grupo 4 adm

7
DINÂMICA DE GRUPO

Transcript of Dinâmica de grupo 4 adm

Page 1: Dinâmica de grupo 4 adm

DINÂMICA DE GRUPO

Page 2: Dinâmica de grupo 4 adm

A Dinâmica de Grupo surgiu em 1914, tendo-se como seu criador o cientista comportamental, Kurt Levy, fundamentando-se de que o homem vive em grupos.

Durante muito tempo a técnica de Dinâmica de Grupo vinha sendo utilizada somente na área de treinamento, mais precisamente para integração de pessoal, psicoterapia em grupo, cooperação, liderança, iniciativa, criatividade e aquecimento.

A HISTÓRIA DA DINÂMICA DE GRUPO

Page 3: Dinâmica de grupo 4 adm

Em Psicologia Social, o grupo é a instância que estabelece a ligação entre o individual e o coletivo. Neste âmbito, emerge como um conceito que vai além dos indivíduos que o compõem. Como elementos centrais da definição de um grupo, pode-se destacar a interdependência funcional entre os seus membros, a partilha de um objetivo comum e a existência de papéis e normas.

Page 4: Dinâmica de grupo 4 adm

A finalidade é despertar nas pessoas a consciência de que os mesmos existem, e caberá à responsabilidade individual enfrentá-los e a procura da solução que os mesmos requerem.

Ao animador do grupo cabe esclarecer as situações, levar as pessoas a interiorizar seus problemas, provocar uma sincera reflexão, despertar a solidariedade grupal e ainda criar um ambiente de compreensão e de aceitação mútua, de autêntica fraternidade e de acolhida, para que cada qual, sustentando psicologicamente, encontre resposta positiva às suas inclinações naturais de segurança, de reconhecimento, de aceitação e de valorização pessoal.

QUAL A FINALIDADE DA DINÂMICA DE GRUPO

Page 5: Dinâmica de grupo 4 adm

Apresentação: Pode ser feita só oralmente, quando cada participante fará uma pequena descrição de sua vida pessoal e profissional.

Aquecimento: Essa fase pode ser a primeira ou a segunda o aquecimento serve para quebrar o gelo ou desacelerar a equipe.

AS ETAPAS DA DINÂMICA DE GRUPO

Cristina Trindade

Page 6: Dinâmica de grupo 4 adm

Se você pensa que a dinâmica começa quando você entra numa sala e recebe um crachá, está muito enganado. Ela começa na sala de espera. Algumas empresas utilizam essa atividade para saber como é o candidato antes mesmo dele iniciar essa etapa do processo seletivo. A secretária que lhe recepciona pode ser na verdade uma psicóloga. O selecionador atrasa alguns minutos, enquanto ela se encarrega de observar sua reação diante do imprevisto. Pessoas que olham constantemente no relógio ou que reclamam em voz alta demonstram impaciência e falta de jogo do cintura.

Chegada:

Cristina Trindade

Page 7: Dinâmica de grupo 4 adm

O que é analisado: paciência, flexibilidade e capacidade de lidar com o imprevisto

Dica: Por mais que você esteja nervoso com o atraso do selecionador, evite olhar demais no relógio ou criticar a qualidade da empresa com o companheiro do lado. Dependendo do perfil do cargo, essa atitude pode lhe desclassificar do processo.

Cristina Trindade