Dipnlik - Fanzine anos 80

29

description

Trabalho realizado para a disciplina de Laboratório de Pequenos Meios, do curso de Jornalismo da UFPB.

Transcript of Dipnlik - Fanzine anos 80

Page 1: Dipnlik - Fanzine anos 80
Page 2: Dipnlik - Fanzine anos 80

EditorialEm meio a smartphones,

tablets, computadores, re-des sociais e milhares de fontes de informação e en-tretenimento fica difícil imagi-nar que um mundo sem ne-nhum desses itens já existiu, e mais, que era legal viver nele.

Em 1980, além das publica-ções impressas e do rádio, a televisão era a única fonte de comunicação e entretenimento em massa. Mas nada compara-do ao que temos hoje, com os inúmeros canais da TV fechada.

Com o encerramento da Tv Tupi, as opções se resu-miam na Globo, Manchete, Bandeirantes, Record e SBT.

Novelas, desenhos animados, programas infantis, séries ja-ponesas, programas humorís-ticos e de auditório marcaram toda uma geração, tornando as lembranças da década de 1980 inesquecíveis, até mes-mo para quem não a viveu.

A edição do Dip´nlik deste mês fez uma viagem no “tubo do tempo” e selecionou pra você

o que mais marcou a telinha brazuca na década dos cabe-los exóticos e das roupas colo-ridas. Por isso aperte os cintos e tenha uma boa leitura. A via-gem está apenas começando.

A RedaçãoPor Juliny Barreto

Esta é uma publicação destinada ao Laboratório de Pequenos Meios, do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da UFPB. Sob a orientação da professora Cândida Nobre.

EXPEDIENTE

PESQUISA E REDAÇÃO:Dandara CostaÍtalo RomanyJuliny BarretoMarcelo CalabresiEDITORAÇÃO:Juliny BarretoPROJETO GRÁFICO:Juliny BarretoDIAGRAMAÇÃO:Juliny Barreto

Page 3: Dipnlik - Fanzine anos 80
Page 4: Dipnlik - Fanzine anos 80

Dipn´Lik 4

Desde que o mundo é mun-do os barracos alheios sempre dispertaram interesse, seja pela já conhecida vergonha alheia ou simplesmente pela síndrome de espiar a vida do vizinho, através da fechadu-ra. No universo da televisão não é diferente, pelo con-trário, chega a ser bem pior.

Nos anos 80 teve gente que desceu do salto e deixou bafos homéricos pra posteridade.

Em 1983 estreava na Rede Bandeirantes a novela “Sa-bor de Mel”, de Jorge Andra-de, protagonizada por Sandra Bréa e Raul Cortez. Na van-guarda da interatividade a te-lenovela tinha um diferencial: um concurso para quem des-vendasse um enigma proposto nos primeiros capítulos. Porém a ideia foi “melada” quando o autor da novela se desenten-deu com o diretor Roberto Tal-ma e se demitiu da emissora,

nunca revelando a resposta do talenigma. Pode isso produção?

Em 1985 a eterna diva da televisão bra-sileira, Hebe C a m a r g o , saiu do salto e protagoni-zou uma das cenas antoló-gicas dos pro-gramas brasi-

leiros de auditório. Durante a exibição do seu

programa que ia ao ar nas noites de domingos, na Rede Bandeirantes, a apresentado-ra jogou o microfone no chão e - deu uma de Faustão - no meio da transmissão ao vivo, reclamando das péssimas con-dições de trabalho na emissora.

No ano seguinte a phina as-sinou contrato com o SBT.

Por Juliny Barreto

Page 5: Dipnlik - Fanzine anos 80

Dipn´Lik5

Dallas: apesar de ter sur-gido em 1978, Dallas é tida como uma das principais séries de TV dos anos 80. O seriado norte-americano foi criado por David Jacobs e durou até 1991 sendo exibido pela CBS, tota-lizando 13 temporadas. O en-redo conta a história de duas famílias rivais, os Ewing e os Barnes, e suas intrigas que passaram por três gerações. Dallas foi televisionada em 130 países e, em 2012, deu origem ao seriado de mesmo nome.

Baywatch: SOS Malibu - como é conhecido no Brasil por se tratar de salva-vidas da costa de Malibu - foi criado em 1989 e entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como sériado mais visto de todos os tempos, com mais de 1,1 bilhão de telespectadores em 142 países no ano de 1996. Na décima temporada, em 1999, as gravações foi transferidas para o Havaí e o nome do pro-grama mudou para Baywatch Hawaii. No ano de 2003 foi lançado o filme Baywatch: Ca-samento no Havaí, estrelando Pamela Anderson, Carmen Electra e David Hasselhoff.

Dallas está sendo reprisada pelo canal Viva, de segunda a

sexta às 13h.

Por Dandara Costa

Page 6: Dipnlik - Fanzine anos 80

Full House: a comédia estreou nos Estados Unidos no ano de 1987 e durou 192 episódios divididos em 8 temporadas. Três é demais, título em português, ainda passa na TV bra-sileira transmitido pela rede SBT. O seriado é lembrado por ser o primei-ro trabalho das gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, que ao completa-rem seis anos de idade já não eram idênticas ao ponto de ser possível identificar suas atuções. Os produto-res escolheram manter apenas Mary-Kate, mas os fãs protesta-ram e as duas continuaram até o fim da série, em maio de 1995.

Os Simpsons: a ani-mação da Fox surgiu no fi-nal dos anos 80 como uma paródia satírica do estilo de vida norte-americano. Vencedor de 27 prêmios Emmys, incluindo dez na categoria melhor anima-ção, o desenho possui dois recordes, entrando

no Guinness Book of World Records como programa de animação do horário nobre com maior tempo no ar e seriado de televisão com mais convidados especiais. Já são 25 temporadas e, apesar de tentativas de censura e múltiplas críticas negativas, o progra-ma continua no ar. Os Simpsons: o Filme foi lançado em 2007.

Dipn´Lik 6

- A Super Máquina (1982)- Profissão Perigo | MacGyver (1985)- The A-Team | Esquadrão Classe A (1983)- Miame Vice (1984)- Punky, A Levada da Breca (1984)- Moonlighting | A Gata e o Rato (1985)- ALF (1986)

Page 7: Dipnlik - Fanzine anos 80

Dipn´Lik7

Dá uma bicota no meu nariz! O programa do palhaço Bozo, foi um ícone para a infância na década de 80. No Brasil o Bozo foi interpretado por vários atores, com André Luiz e Luis Ricardo. Quem é que não se lembra do número de telefone mais conhecido do Brasil? 236-0873! Na época, praticamente toda criança sabia e a central da Telesp ficava congestiona-da. Era a primeira vez que isso acontecia com uma emissora de televisão. Silvio Santos teve que pagar uma multa enorme por causa disso. Bastava en-trar na escola e alguém vinha logo dizendo: ”Puxa, ontem eu liguei para o Bozo e partici-pei da corrida de cavalinhos!”

Assim que o SBT surgiu em 1981 ele já trazia em sua pro-gramação inaugural uma atra-ção voltada para o público infantil, a “Sessão Desenho” - além do Programa do Bozo- segurava em frente à Tv as

crianças da geração anos 80. Na época os desenhos Pica-pau, Speed Racer, Pepe Legal e Zé Colméia eram os destaques da sua programação. Os dese-nhos eram exibidos espontane-amente sem o comando de um apresentador. Na época Tom & Jerry ainda era exibido na Glo-bo, mas anos depois viria a se tornar um dos desenhos mais marcantes do “Sessão Dese-nho”.

O Balão Mágico foi um pro-grama infantil de muito su-cesso na década de 80, entre 1983 e 1986. Chegou a vender mais de 10 milhões de discos na época. O programa foi ini-cialmente apresentado por Si-mony, Fofão (Orival Pessini) e Cascatinha (Castrinho), após entraram para equipe Tob (Vi-merson Cavanillas), Jairzinho (Jair de Oliveira) e Mike (Mi-chael Biggs). Ainda houveram outras formações, mas sem o mesmo sucesso desta forma-ção clássica.

Por Ítalo Romany

Page 8: Dipnlik - Fanzine anos 80

Dipn´Lik 8

Fofão, o ser alienígena oriun-do do planeta “Fofolândia”, fez sua primeira aparição em 1983 no Balão Mágico. Inicialmente ele não falava, apenas emitia sons que eram interpretados por Simony. Em 1986, após o fim do Balão Mágico, Fofão ga-nhou seu programa diário, o TV Fofão, na Rede Bandeirantes, no qual apresentava quadros humorísticos e desenhos ani-mados. O programa ficou no ar de 1986 a 1989, retornando ao ar em 1994 a 1995.

O programa Clube da Crian-ça estreou no dia 6 de junho de 1983 na Tv Manchete, com a modelo Xuxa à frente da atra-ção. No início, Xuxa resistiu em aceitar o convite, feito a ela em 1983, e Maurício Sarman Gase estava de olho em sua segun-da opção:

Monique Evans, mas por fim Xuxa acabou fechando con-trato com a extinta emissora. Com a saída de Xuxa em 1986, para a Rede Globo, o Clube da Criança passou a ser uma simples sessão de desenhos animados e para não deixar a sua programação sem repre-sentantes para as crianças, a Manchete aproveitou o suces-so que Lucinha Lins e Cláudio Tovar vinham fazendo com es-petáculos infantis e contratou o casal para apresentar uma atração vespertina na emissora, voltada para as crianças. “Lupu Limplim Clapá Topô” tratava-se de um infantil bastante diferente daquele apresentado por Xuxa, por não contar com auditório e números musicais. O formato baseava-se em teleteatro com agradáveis curiosidades e com a exibição de desenhos anima-dos.

Glu Glu

Page 9: Dipnlik - Fanzine anos 80

Dipn´Lik9

O Clube da Criança retornou ao seu formato original, um ano depois, com a chegada de An-gélica, à epoca com apenas 13 anos, e o perqueno Ferrugem. Agora além dos desenhos, a atração também contava com gicanas e musicais. Antes disso Angélica já havia apresentado o Nave da Fantasia, na mesma emissora, também ao lado do menino Ferrugem e outros per-sonagens.

“Oradukapeta”, programa ma-tinal apresentado pelo Serginho Mallandro no SBT, também foi um grande sucesso nos anos 80. A música de abertura, cha-mada “O Escândalo” (mas co-nhecida mais como “um cape-ta em forma de guri”) acabou virando um grande hit entre a molecada. O programa foi lan-çado em 1987 e ficou no ar por três anos consecutivos. O prin-cipal atrativo do programa era a brincadeira chamada “A Porta dos Desesperados”, uma sátira com a “Porta da Esperança” do programa Silvio Santos, onde crianças corriam o risco de ga-nhar brinquedos ou ter que sair correndo de monstros malva-dos!

Apresentado pela baiana Mara Maravilha, de 1987 a 1994,

Page 10: Dipnlik - Fanzine anos 80

Dipn´Lik 10

primeiro às tardes e depois pe-las manhãs, no SBT, o “Show Maravilha” trazia brincadeiras divertidas e desenhos anima-dos, além de apresentações musicais de cantores e grupos famosos na época. O progra-ma infantil era com auditório de crianças que participavam de gincanas para ganhar brin-quedos. Mara por ser morena marcou uma diferença neste tipo de programa, geralmente apresentado por loiras.

Em 13 de maio de 89, Mariane estreou no SBT, apresentando o programa “Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si com Mariane”. A atração contava com a participação de um auditório formado por bam-binos e bambinas (como ela chamava as crianças), além de um elenco fixo formado por outros artistas, eram eles: o Palhaço Gargalhada, Prof. Osório, Cordélia, Charlito e o Papagaio Alvarenga, que ga-nharam o carinho do público. Seu programa, além de diver-tir com brincadeiras, musicais e desenhos, despertava nas crianças, o amor à natureza e maneiras de preservá-la, além de enfatizar os dez direitos das crianças, que deveriam ser res-peitados e cumpridos.

Na vitrola“Não faz mal, eu tô carente.

Mas, eu tô legal...”

“Se tudo o que é livre é super incrível. Tem cheiro de bala,

capim e chulé...”

“Ás vezes uma palavrinha vira um palavrão. Já vi muita gati-nha devorar um cachorrão...”

“Sua Barbie me contouQue você quer namorar comi-go. Seus Comandos em Ação

Não dão conta do perigo...”

“Eu dou sim, eu dou sim. Se você quiser é só pedir pra

mim...”

“Por Greyskull, She-Ra me apre-senta pro He-Man. Teu irmãozi-

nho é uma gracinhaE eu sou todinha do bem...”

“Eu falo com o vento e com os animais, eu nado com os pei-

xes, nós somos iguais...”

“Co - nhe - ci um capeta em for-ma de guri.”

Tô Carente - Mara Maravilha

Doce Mel - Xuxa

Nem tudo que reluz é ouro - Mariane

Meninos e Meninas - Balão Mágico

Blue Jeans - Angêlica

She-ra - Xuxa

Curumim Iê Iê- Mara Maravilha

Um capeta em forma de guri - Sergio Malandro

Page 11: Dipnlik - Fanzine anos 80

Dipn´Lik11

MAIS ESPORTES NA PLIM PLIM

O Globo Esporte é exibido desde 1978. Mas foi na déca-da de 80 que o programa se destacou e cresceu mostrando várias modalidades esportivas, deixando de falar apenas de fu-tebol.

A ZEBRINHA DA SORTE

Naquela época não existia mega-sena, loto, quina, etc. Somente a Loteria esportiva. E o resultada era mostrado no programa Fantástico, da Rede Globo. A zebrinha dizia coluna 1 ou coluna do meio ou coluna 2.

Léo Batista foi um dos fundadores da atração. Em atividade até hoje é consi-derado o mais antigo apresentador em

atvidade na TV brasileira.

Por Marcelo Calabresi

Page 12: Dipnlik - Fanzine anos 80

Dipn´Lik 12

ACELERA...

A televisão brasileira também teve seu apogeu nas transmis-sões das corridas de fórmula 1 na década de 80. Os dois maio-res pilotos brasileiros de todos os tempos competiram nessa época: Nelson Piquet e Ayrton Senna.

ENTRE MEDALHAS E TROFÉUS

Nos anos 80, o maiores even-tos esportivos transmitidos eram a Copa do Mundo de Fu-tebol (82, 86) e os Jogos Olím-picos ( 80, 84 e 88 )

Copa do Mundo de 82 - O Brasil foi eliminado pela Itália, na que é considerada a maior injustiça do futebol de todos os tempos. Mas a imagem mar-cante é a do menino que chora a derrota do Brasil, manchete do jornal da tarde.

Copa do Mundo de 86 – Mos-trou ao mundo o nascimento do segundo melhor jogador de todos os tempos, Diego Mara-dona. Ele levou a Argentina ao titulo dessa Copa.

Destaques dos Jogos Olím-picos – O corredor canadense Ben Johnson. Seus duelos con-tra o americano Carl Lewis, na prova dos 100m rasos paravam o mundo na década de oitenta.

Mas ele se destacou negativa-mente, pois foi pego no exame antidoping e foi campeão olím-pico por apenas 48 horas nos jogos de Seul em 1988, no que é considerado até hoje, o maior caso de doping na história dos esportes em geral.

Page 13: Dipnlik - Fanzine anos 80

Sim,Eu via

De desenhos animados à pro-gramas de auditório. Quem viveu os anos 80 sempre tem uma história pra lembrar.

Assistindo Viva a Noite, um programa no sábado á noite com Gugu Liberato, eu detonei um saco com 15 pães, comendo 3 ou 4 a cada intervalo comercial. Isso era 1988 ou 1989, não lembro ao certo.

Resolvi não gostar de Xuxa por achar que ela não bei-java as crianças de verda-de e Angélica sim.

Fiz parte de um grupo que animava festas e eu fica-va fantasiado do Praga que se agarrava nas pernas de Xuxa e era super amigo do Dengue. Tempos bons que não voltam mais =D

Me lembro de ter ficado muito impressionada com uma cena da novela “Que Rei Sou Eu”, em que o per-sonagem Ravengar hip-notizava o personagem do falso príncipe, acho que era Pichot o nome dele, e o induz a cortar os pulsos. Eu tinha dez anos e fiquei aterrorizada com aquela cena. Talvez por isso eu nunca tenha esquecido os nomes dos personagens. Curiosamente, essa novela nunca foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

Raquel de Luna Lima

João Pessoa-PBEstudante de Design Gráfico

Gabriela Bezerra Lima

Recife-PEProfessora Universitária

Caca Barbosa

João Pessoa-PBPublicitário e Radialista´

Saulo de SaJoão Pessoa-PB

Policial Militar´

Dipn´Lik13

Por Juliny Barreto

Page 14: Dipnlik - Fanzine anos 80

AtrizFernanda Souza

18.06.84

Eu assistia muito Tv Pirata, apesar de ser muito novo na época, mas eu adora-va o programa. A primeira propaganda que fiz - a do Shampoo da Mônica, onde eu ficava pelado - foi ao ar a primeira vez, justamente, no intervalo do TV Pirata. Por ser muito criança, conside-rava o programa como algo proibido, já que às vezes os personagens soltavam alguns palavrões e eram “politicamente incorretos”, além de passar bem tarde. No dia seguinte a estréia do comercial, fui para colé-gio - que era uma escola de freiras -, e cheguei torcendo pra que alguém tivessevisto. Nada.Até que a madre su-perior me abordou e disse: “Que bonito, hein Wagner. Fazendo propaganda pela-do!“ e eu pensei, pensei e respondi: “ Que bonito hein freira , assistindo Tv Pira-ta”. Se o programa parecia impróprio pra mim, que dirá para uma freira .

Sempre mandei várias car-tinhas pro Show da Xuxa, meu sonho era ir pro pro-grama. Mas não deu! rs

Wagner Santisteban

Rio de Janeiro- RJ

Ator

Na minha turma de rua tinha fãs dos Titãs, da Le-gião Urbana e do Ultraje a Rigor e quando tinha uma dessas bandas na TV era uma guerra, pois defendí-amos com unhas e dentes nosso grupo favorito. Mo-lecote, eu defendia os Ti-tãs. Hoje continuo gostan-do deles, mas reconheço a força da Legião Urbana na minha formação e na formação de uma gera-ção inteira!

Diogenes D'Arce Cardoso

João Pessoa-PBJornalista/Professor

Orlando da Costa M. Junior

João Pessoa-PBJornalista

´

Dipn´Lik 14

Page 15: Dipnlik - Fanzine anos 80

AtrizFernanda Souza

18.06.84ApresentadorTiago Leifer

22.05.80

CantoraClaudia Leitte

10.07.80

CantoraLuiza Possi

26.06.84

AtrizTatá Werneck

11.08.83

AtorMateus Solano

20.03.81

As celebs nascidas na década de 80Eles chegaram...

AtorCaio Castro

22.01.89

Dipn´Lik15

Por Juliny Barreto

Page 16: Dipnlik - Fanzine anos 80

Bye Bye Lennon...

Em 1980, aos 40 anos, o Beatle John Lennon foi morto a tiros, em Nova York. A notícia foi divulgada no Jornal Hoje do dia 09 de dezembro, pela jornalista Lucia Ma-ria, com link ao vivo direto de Nova York, com o correspondente Lucas Mendes.

No woman no cry...

Em 17 de abril de 1981 o Fantástico exibiu uma maté-ria especial, apresentada pelo ator Osmar Prado, noticiando a morte do mito do reggae Bob Marley, vítima de câncer aos 36 anos.

Adeus Janete...

“Eu Prometo” foi a última pro-dução da autora Janete Clair, que faleceu de câncer no intes-tino, aos 58 anos, no dia 16 de novembro de 1983, deixando a drama escrita até o capítulo 60, que foi concluída por Glória Peres e Dias Gomes, viúvo de Janete.

Um triste reveillon...

Pouco mais de um mês após interpretar Joana Flores, em Fera Radical de Walter Negrão, a atriz Yara Amaral morreu, em 1988, vítima de afogamento no naufrágio do Bateau Mouche. A tragédia deixou 50 mortos, aconteceu durante a festa de reveillon que brindava a chega-da de 1989, na Baía de Guana-bara, no Rio de Janeiro.

Eles se foram...Os ícones que morreram nos anos 80

Dipn´Lik 16

Por Juliny Barreto

Page 17: Dipnlik - Fanzine anos 80

Dipn´Lik17

CURIOSIDADESDurante as gravações de

Água Viva, exibida no ano de 1980, pela Rede Globo as atri-zes Tônia Carrero, Glória Pires, Maria Zilda e Maria Padilha fo-ram expulsas pelos banhistas da praia de Ipanema, quando simularam um topless usando adesivos para cobrir os seios. Depois do bafafá a cena teve que mudar de locação.

Em 1980 chegou ao fim a pri-meira emissora de tevê do Bra-sil. Depois de conflituosas gre-ves de funcionários e atrações interrompidas sem conclusão, por falta de quem as produzis-se, a Rede Tupi deu seu último suspiro em 17 de julho de 1980, dois meses antes de completar 30 anos.

Em 19.08.81, foi ao ar os pri-meiros sinais da TVS, do apre-sentador Silvio Santos. Um ano depois, a emissora que hoje recebe o nome de SBT, apos-tou na programação popular e conquistou o 2° lugar da audi-ência, perdendo apenas para a Globo.

Ainda recente nas nossas me-mórias o remeke com ares de continuação da novela Guerra do Sexo, exibida até abril deste ano no horário das 19h da Plim Plim, mostrou Tony Ramos na pele de dois personagens, o ilário Ótavio de Alcântara Ro-drigues Silva (o Bimbinho) e Dominguinhos, um misterioso primo português que deixou Charlô (Irene Ravache) com a orelha em pé por vários capí-tulos. Na versão original, exi-bida em 1983, o personagem do primo português foi criado às pressas pelo autor Silvio de Abreu, para justificar a ausên-cia de Paulo Autran que se re-cuperava de enfarte.

A TV Record é a mais antiga emissora em atividade do país, fundada 1953 por Paulo Macha-do de Carvalho, a emissora que teve Silvio Santos como sócio, só passou para as as mãos de Edir Macedo, fundador da Igre-ja Universal do Reino de Deus em 1989.

Por Juliny Barreto e Ítalo Romany

Page 18: Dipnlik - Fanzine anos 80

Em 1983 estreou a Rede Manchete, inovando com equi-pamentos de última geração e retransmitindo filmes e séries premiadas, a programação da emissora era declarademente voltada para as classes mais altas. Um ano depois, a Man-chete estreou a transmissão do carnaval do Rio de Janeiro e inaugurou o Sambódromo, re-cém construído. Foi a Mancha-te, também que estreou a febre das séries japonesas, exibindo Jaspion, Changeman, Jiraiya, Flashman, Jiban, Lion Man, en-tre outros.

O programa “Perdidos na noite”, que estreou em 1984, comandado por Faustão iria se chamar “Barrados no baile”. Mas na época Eduardo Dusek, compositor da música que ti-nha o mesmo título, quis cobrar 10 milhões de cruzeiros pelos direitos autorais e a produção não aceitou.

MacGyver já deteve um vaza-mento de ácido sulfúrico com uma barra de chocolate, desar-mou um míssil usando clipes de papel e sabotou um sinal de trânsito com cartões de crédi-to.

Cinco atores fizeram o Bozo, na TVS, nos 11 anos em que o programa foi exibido, entre 1980 e 1991. Alguns deles, si-multaneamente, já que houve um período em que o palhaço entrava no ar, ao vivo, durante oito horas e meia, de segunda a sábado. Luís Ricardo, que mais tarde virou jurado do “Show de calouros”, foi o mais famoso deles.

No terceiro disco da Xuxa, diziam que se girasse ao con-trário a música “Ilariê” ouvia-se uma mensagem do demônio. Muita gente arrebentou a vitro-la para conferir.

“Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gerge-lim”. Em 1988, quem falasse o jingle do comercial do McDo-nalds em menos de 5 segundos numa das lanchonetes da rede ganhava uma Coca-Cola.

Dipn´Lik 18

Page 19: Dipnlik - Fanzine anos 80

Por Dandara Costa

Não é porque saiu de moda que virou brega. As tendên-cias atuais quase sempre carregam o DNA da moda de outrora. Nesta década, no vestuário femino em especial, encontramos inúmeros exem-plos disso.

O que as telenovelas influen-ciaram nossos pais, avós e até nós mesmos a usar lá atrás, voltaram, às vezes repagina-dos, mas sempre remetendo aos extravagantes anos 80. Aqui vão algumas referências da moda da televisão brasi-leira de 1980 que refletiu nas tendências de hoje.

Começando a enumeração dos itens que nunca se foram totalmente, trazemos Sandra Fragonard, interpretada por Glória Pires, que em Água Viva (1980), escrita por Gilbeto

Braga, já usava bolsa de franja, além de um corte de cabelo su-per atual e ousado.

Dipn´Lik19

Maria Zilda Bethlem, que em Vereda Tropical (1984) deu vida à Verônica, fez uso de um colar

Page 20: Dipnlik - Fanzine anos 80

dourado semelhante aos usados pelos egípicios séculos atrás. Atualmente temos várias relei-turas do acessório que podem ser encontrados sem dificuldade em qualquer loja de bijuterias.

Quanto aos brincos, vale fazer menção a duas personagens que “fizeram moda”. A primeira foi novamente Sandra Frago-nard, mais conhecida com San-dy em Água Viva, que usava brincos diferentes. A segunda foi Rafaela Alvaray (Alfa I), protago-nizada por Marília Pêra na nove-la Brega & Chique (1987) com brincos que sobem pela orelha ao invés de ficarem pendurados.

A participação especial de Mai-tê Proença como Juliana Alcân-tara Pereira Barreto em Guer-ra dos Sexos (1984), mãe da novela homônoma gravada no ano passado, ficou na memória com uso das mangas bufantes. Ombros largos e ombreiras são sempre bastante elogiados na desconstrução da alta costura.

A clássica Roque Santeiro (1985), reprisada três vezes no Vale a Pena Ver de Novo, consagrou Regina Duarte e imortalizou a Viúva Porcina.

Dipn´Lik 20

Page 21: Dipnlik - Fanzine anos 80

As básicas t-shirts são usa-das por todos e nunca saem de moda. Em O Outro (1987), além de aparecer vestindo uma sim-ples camiseta, a jovem Zezinha, encenada por Cláudia Abreu, apresentou o protótipo do co-que alto, febre das londrinas.

Marcos Palmeira, que encar-nou Mário Sérgio é lembra-do por seus óculos de grau de armação transparente.

Betty Faria, a Tieta (1989), para representar o papel de uma jovem liberal, sensualiza-va com seu guarda-roupa cheio de cores e decotes. Ela já usa-va uma das maiores tendências de 2010, que são vistas nas passarelas até hoje: leather pants (calça de couro).

Dipn´Lik21

Mesmo com sua maquilagem chamativa e o uso abusivo de cores berrantes, Porcina da Silva já fazia referências a di-versos itens desta década. Cropped, legging brilhosa, saia longa e turbante marcaram a indumentária da personagem.

No ano de 1988, em Vale Tudo, Lídia Bronde viveu a editora de moda Solange, que era caracterizadapor sua franja reta e curta. Na foto ela ainda aparece usando um terninho branco atemporal.

Page 22: Dipnlik - Fanzine anos 80

Resumir uma década de televisão em pouco mais de 20 páginas é uma missão quase que impos-sível. São tantos ícones, tantas histórias, tantas curiosidades que essa viagem no tempo pode até ter um ponto de partida, mascertamente com caminhos e des-tinos imprevisíveis.

Por isso selecionamos al-gumas dicas para que a sua viagem aos anos 80 não acabe por aqui.

bauanos80.blogspot.com.br

dear80s.blogspot.com.br

teledramaturgia.com.br

Facebook | O melhor dos anos 80

O blog criado pela jornalista ca-rioca Fernanda Teixeira, deixou de ser atualizado há 3 anos, mas ainda mantém um arquivo com histórias super interessantes.

Atualizadíssimo há 10 anos o blog “Dear 80s” resgata os ícones interna-cionais dos anos 80 e mata a nossa curiosidade de saber por onde eles andam.

Criado pelo pesquisador Nilson Xavier, autor do Almanaque da Tele-novela Brasileira, o portal é uma óti-ma referência sobre novelas, séries e mini séries de todos os tempos.

Se você busca interação, certa-mente vai se divertir com essa fanpa-ge que reúne cerca de 48 mil saudo-sos e apaixonados pelos anos 80.

Baú Anos 80

Queridos anos 80

Teledramaturgia

O melhor dos anos 80

Dipn´Lik 22

Por Juliny Barreto

Page 23: Dipnlik - Fanzine anos 80

TI TI TI – 1985A briga entre Ariclenes Almei-

da e André Spina vem desde a infância. A rivalidade se acirra quando já adultos, Ariclenes re-solve entrar no ramo profissio-nal de André, um famoso cos-tureiro da sociedade paulista, cujo nome artístico é Jacques Leclair. Ari se torna o espanhol Victor Valentim, cujos modelos são idealizados por Cecília – a mãe desaparecida de André/Jacques – com a ajuda de pe-quenas bonecas.

TOP MODEL – 1989

Conta a história de Duda, uma modelo de sucesso, con-tratada pela confecção Covery, de propriedade dos irmãos Alex e Gaspar, de estilos totalmente diferentes. Alex, o cérebro da empresa, tem problemas de relacionamento com a mãe e morre de ciúme do irmão. Já Gaspar é um surfista quaren-tão que mora em frente à praia com cinco filhos que teve com mulheres diferentes e a empre-gada Nana, que nutre uma pai-xão platônica por ele.

Dipn´Lik23

Intrigas, mistérios, aventuras, amores, mocinhos e bandidos antológicos marca-ram as produções da teledramaturgia bra-sileira nos anos 80... Confira nosso Top 10.

Por Juliny Barreto

Page 24: Dipnlik - Fanzine anos 80

TIETA – 1989

Baseada na obra de Jorge Amado, conta a história da jovem Antonieta, que é ex-pulsa da pequena Santana do Agreste pelo pai, que não aceita o comportamento atira-do da menina e influenciado pela irmã invejosa Perpétua.

Após 25 anos em São Pau-lo, Tieta volta milionária à cidade para se vingar da fa-mília e aqueles que a conde-naram quando jovem passam a corteja-la.

VALE TUDO – 1988

Raquel, honesta, batalhado-ra abandonada pelo marido e com uma filha para criar, tra-balha como guia de turismo no Rio de Janeiro. Conhece Ivan, por quem se apaixona e se torna proprietária de uma rede de restaurantes. Maria de Fá-tima, ambiciosa e desonesta, vende a única propriedade da família, uma casa em Foz do Iguaçu, para se mudar para o Rio de Janeiro e tentar ganhar a vida como modelo. Conhece Afonso Roitman, com quem se casa após passar a perna na namorada do rapaz e mantém um caso amoroso com César, que também é amante de Ode-te Roitman, mãe de Afonso.

FERA RADICAL – 1988

Traumatizada com um in-cêndio que dizimou sua famí-lia – pai, mãe e irmãos – na infância, Cláudia volta para a cidade de Rio Novo 15 anos depois disposta a descobrir quem são os culpados pela tragédia e se vingar.

Dipn´Lik 24

Page 25: Dipnlik - Fanzine anos 80

O SALVADOR DA PÁTRIA – 1989

Político mais influente da re-gião de Olho Verde, o deputado federal Severo Blanco escolhe Salvador da Silva, o Sassá Mu-tema, um bóia-fria para se casar com sua amante Marlene, na in-tenção de desviar as atenções de seu adultério. O caso chega ao conhecimento do inescrupu-loso radialista Juca Pirama que explora o fato no rádio. Marlene e Juca são encontrados mortos e Sassá é tido como o principal suspeito e preso. Após ser solto com a ajuda da professorinha Clotilde, por quem se apaixona, Sassá vira prefeito da cidade e se transforma.

A GATA COMEU – 1985

Jô Penteado já ficou noiva sete vezes sem ter se entregue a nenhum dos noivos, de quem fez gato e sapato. Sonâmbula, mimada e de gênio forte, em-barca numa excursão a Angra dos Reis organizada pelo pro-fessor Fábio e seus alunos, mas um problema no barco fez com que ele se desviasse da rota chegando a uma ilha deserta. Dados como mortos, nasce um romance tempestuo-so entre Jô e Fábio, que pas-sam a viver feito gato e rato e que se estende pela novela inteira, sempre atrapalhado por Gláucia, a irmã invejosa de Jô e Paula, ex-noiva e apaixonada por Fábio.

Dipn´Lik25

Page 26: Dipnlik - Fanzine anos 80

ROQUE SANTEIRO – 1985

A pequena Asa Branca sobre-vive graças ao mito de Roque Santeiro, um coroinha que após um misterioso casamento com Porcina, morreu ao defender a cidade do bandido Navalhada e é santificado pelo povo.

Anos depois, Roque reapa-rece na cidade ameaçando acabar de vez com a lenda em torno de si, levando ao deses-pero o Padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha, o comerciante Zé das Medalhas, principal ex-plorador do santo e principal-mente Sinhozinho Malta, que vê ameaçado seu romance com Porcina.

QUE REI SOU EU? - 1989

Em 1786, três anos antes da Revolução Francesa, morre o rei de Avilan, Petrus II. Jean-Piérre, líder dos rebeldes e fi-lho bastardo do rei, é o legíti-mo herdeiro do trono, mas os conselheiros reais, com o apoio da rainha Valentine, coroam o mendigo Pichot como rei, in-fluenciados pela armação do bruxo Ravengar, que ambicio-na a coroa real.

Dipn´Lik 26

Page 27: Dipnlik - Fanzine anos 80

GUERRA DOS SEXOS - 1983

Otávio e Charlô são primos que foram namorados na in-fância, mas o romance não deu certo. Eles se odeiam. Enrico, tio dos dois, morre e deixa em testamento uma mansão e uma conceituada loja de departa-mentos. A única exigência do tio era que tanto a mansão quanto o comando da loja teriam que ser divididos igualmente entre Otávio e Charlô. Com a con-vivência insuportável, Charlô propõe a Otávio uma aposta de 100 dias, período em que ela e sua equipe teria para elevar o lucro da loja em uma porcenta-gem estipulada. Do contrário, ela perde tudo. Do outro lado, Otávio e Felipe, filho adotivo de Charlô, fazem todo tipo de tra-paça para atrapalhá-la.

“Tô certo ou tô errado?”

“Nhé- Nhé”

“Eu me tô dividinha”

“Te mete!”

“I-eu?”

“Mistéééério”

“Nos trinques”

Sinhozinho Malta (Lima Duarte) Roque Santeiro - 1985

Miro (Miguel Falabella) Selva de Pedra - 1986

Tancinha (Cláudia Raia)Sassaricando - 1987

Raquel (Regina Duarte)Vale Tudo - 1988

Sassá Mutema (Lima Duarte) O Salvador da Pátria - 1989

Dona Milu (Mirian Pires) Tiêta - 1989

Timótio (Paulo Betti) Tiêta - 1989

Dipn´Lik 27

Page 28: Dipnlik - Fanzine anos 80
Page 29: Dipnlik - Fanzine anos 80