Direção de arte guilherme maia e fernando aver

6
TRABALHO DE DIREÇÃO DE ARTE Guilherme Maia da Silveira Fernando Aver Menezes

description

Direção de Arte Noite - Fernando Aver e Guilherme Maia

Transcript of Direção de arte guilherme maia e fernando aver

Page 1: Direção de arte guilherme maia e fernando aver

TRABALHO DE DIREÇÃO DE ARTE

Guilherme Maia da Silveira

Fernando Aver Menezes

Fortaleza, 26/11/2013

Page 2: Direção de arte guilherme maia e fernando aver

Briefing

Empresa: Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência)

Fundação: 1982

Público: Pessoas com todos os tipos de deficiência, sendo motora ou mental.

Unidades: 12 unidades no estado de São Paulo e mais 17 parcerias em outros estados.

Sobre: A Avape tem como missão promover as competências das pessoas com deficiência visando à sua autonomia, segurança e dignidade para o exercício da cidadania. A associação oferece um trabalho completo que engloba o atendimento clínico, o desenvolvimento de competências para o convívio social, a reabilitação e capacitação profissional, além da inserção no mercado de trabalho.

Objetivo da Campanha: Conscientizar a população de que o deficiente não é diferente, ele também é capaz de fazer esportes, ir trabalhar, namorar, enfim, ter uma vida. A campanha pode ser levada pelo lado divertido para chamar a atenção do público, e tirar o peso de pena que sempre cai sobre este tipo de promoção.

Conceito: Brincar com o ponto de vista das pessoas, fazê-las verem o quanto é ultrapassado ser preconceituoso.

Page 3: Direção de arte guilherme maia e fernando aver

Peças

Mídia expositiva: Ponto de ônibus. A imagem mostra um jovem cadeirante sendo carregado pela multidão em um show de rock. A ideia é estimular o público do ponto a ajudar um deficiente, que normalmente tem dificuldades de subir uma calçada e principalmente de entrar no ônibus.

Panfleto: A imagem mostra uma calçada com um obstáculo, onde uma deficiente visual caminha tranquila, mas um jovem distraído com o celular tropeça e cai. A ideia é fazer com que o público veja os simples obstáculos nas ruas podem ser muito perigosos para um deficiente, mas para alguém sem atenção também.

Page 4: Direção de arte guilherme maia e fernando aver

Outdoor: A imagem mostra um rapaz gritando em um megafone, fazendo com que ninguém aguente o barulho, apenas um deficiente auditivo. A ideia é brincar, e mostrar os dois lados de uma deficiência.

Page 5: Direção de arte guilherme maia e fernando aver

Anuncio de revista com aplicação de adesivo: A imagem aparentemente normal, de um fisiculturista em uma recepção de academia. Primeiramente o texto da a entender que estamos falando de um simples amante de halterofilismo. Mas ao puxar o adesivo em formato de balcão.

É possível ver que o fisiculturista é cadeirante, e isso já muda o sentido do texto. Após o acidente, Nick não desistiu, continuou vivendo e ainda entrou para o esporte. A peça incentiva as pessoas a não julgarem precocemente, e também estimula o deficiente a se reinventar e continuar a vida da melhor maneira possível.