Director: Gratidão a Deus pela Escola de Maria · a Deus a felicidade que me deu ao longo deste...

8
Director: P. Virgílio Antunes * Santuário de N.ª Sr.ª do Rosário de Fátima * 2496-908 Fátima (Portugal) * Publicação Trimestral * Ano 8 * N.º 29 * 2011/05/13 “Fátima e o Mundo” Primeiro episódio está concluído O primeiro episódio da série “Fátima e o Mundo” está concluído. Neste episódio, intitulado “Fátima e a Europa - A História”, narra-se, com ritmo, drama, mistério e fascínio, a impressionante ligação de Fátima aos grandes acontecimentos do século XX: a Segunda Guerra Mundial; a Guerra-Fria, o atentado ao Papa João Paulo II, a que se segue a queda do Muro de Berlim. O episódio testemunha também o nascimento de muitos locais de devoção e santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima, em países em que a palavra de Deus era proibida. “Fátima e o Mundo” é um projecto televisivo da autoria do escritor português Manuel Arouca. É desenvolvido com o apoio institucional do Santuário de Fátima, que considera que esta iniciativa é uma importante forma de informação e difusão da história e da mensagem de Fátima. Tive a graça de servir o San- tuário de Fátima ao longo de qua- se seis anos: como capelão e como reitor. É um lugar apaixonante, de uma vastidão imensa quanto às possibilidades de evangelização e dinamização de projectos que tocam as pessoas por dentro, e de fácil acolhimento. Trabalhar directamente ao serviço de Nossa Senhora e da sua mensagem constitui um estímulo forte, que domina as dificuldades e não nos deixa desistir. Sentimo- -nos em Igreja peregrina, com to- das as suas debilidades e oportu- nidades que o Senhor lhe concede, por meio do rosto de Maria, a Mãe da Igreja. Dentro do Santuário de Fá- tima, o contacto com as multi- dões ajuda-nos a compreender a dimensão do Povo de Deus, uni- versal, constituído por homens e mulheres de todos os povos e línguas. Conhecemos a sede de Deus que habita o coração da humanidade e, ao mesmo tempo, as suas dificuldades e pro- Gratidão a Deus pela Escola de Maria blemas espelhados na face e nas palavras dos peregrinos. Gosta- ríamos de os ajudar a todos nes- se caminho do encontro consigo e com Deus; sentimo-nos peque- nos diante da grandeza da tarefa; acreditamos que Maria, tem uma palavra e um gesto amigo para cada um. No contacto com os lugares dedicados a Nossa Senhora de Fátima no Mundo e com a de- voção fora de Portugal, aprendi a ler o amor de Maria para com os seus filhos sem excepção: um Coração Imaculado que acolhe a todos, porque a todos quer con- duzir às fontes da salvação, em Jesus Cristo, seu Filho. Agora, que a Igreja me pediu para assumir outra missão, par- to com saudades, mas agradeço a Deus a felicidade que me deu ao longo deste tempo. Agradeço a Deus esta escola de Maria em que quis continuar a ensinar-me os seus caminhos. P. Virgílio Antunes

Transcript of Director: Gratidão a Deus pela Escola de Maria · a Deus a felicidade que me deu ao longo deste...

Director: P. Virgílio Antunes * Santuário de N.ª Sr.ª do Rosário de Fátima * 2496-908 Fátima (Portugal) * Publicação Trimestral * Ano 8 * N.º 29 * 2011/05/13

“Fátima e o Mundo” Primeiro episódio está concluído

O primeiro episódio da série “Fátima e o Mundo” está concluído. Neste episódio, intitulado “Fátima e a Europa - A História”, narra-se,

com ritmo, drama, mistério e fascínio, a impressionante ligação de Fátimaaos grandes acontecimentos do século XX: a Segunda Guerra Mundial; a Guerra-Fria, o atentado ao Papa João Paulo II, a que se segue a queda do Muro de Berlim.

O episódio testemunha também o nascimento de muitos locais de devoção e santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima, em países em que a palavra de Deus era proibida.

“Fátima e o Mundo” é um projecto televisivo da autoria do escritor português Manuel Arouca. É desenvolvido com o apoio institucional do Santuário de Fátima, que considera que esta iniciativa é uma importante forma de informação e difusão da história e da mensagem de Fátima.

Tive a graça de servir o San-tuário de Fátima ao longo de qua-se seis anos: como capelão e como reitor. É um lugar apaixonante, de uma vastidão imensa quanto às possibilidades de evangelização e dinamização de projectos que tocam as pessoas por dentro, e de fácil acolhimento.

Trabalhar directamente ao serviço de Nossa Senhora e da sua mensagem constitui um estímulo forte, que domina as difi culdades e não nos deixa desistir. Sentimo--nos em Igreja peregrina, com to-das as suas debilidades e oportu-nidades que o Senhor lhe concede, por meio do rosto de Maria, a Mãe da Igreja.

Dentro do Santuário de Fá-tima, o contacto com as multi-dões ajuda-nos a compreender a dimensão do Povo de Deus, uni-versal, constituído por homens e mulheres de todos os povos e línguas. Conhecemos a sede de Deus que habita o coração da humanidade e, ao mesmo tempo, as suas difi culdades e pro-

Gratidão a Deus pela Escola de Mariablemas espelhados na face e nas palavras dos peregrinos. Gosta-ríamos de os ajudar a todos nes-se caminho do encontro consigo e com Deus; sentimo-nos peque-nos diante da grandeza da tarefa; acreditamos que Maria, tem uma palavra e um gesto amigo para cada um.

No contacto com os lugares dedicados a Nossa Senhora de Fátima no Mundo e com a de-voção fora de Portugal, aprendi a ler o amor de Maria para com os seus fi lhos sem excepção: um Coração Imaculado que acolhe a todos, porque a todos quer con-duzir às fontes da salvação, em Jesus Cristo, seu Filho.

Agora, que a Igreja me pediu para assumir outra missão, par-to com saudades, mas agradeço a Deus a felicidade que me deu ao longo deste tempo. Agradeço a Deus esta escola de Maria em

que quis continuar a ensinar-me os seus caminhos.P. Virgílio Antunes

2 2011/05/13

Santuário evocou Aparição do AnjoNa noite de 31 de Março, a primei-

ra aparição do Anjo aos videntes e a sua mensagem foram lembradas em Fátima com uma celebração evocativa que se rea-lizou pela primeira vez. A noite de oração e meditação iniciou na Capelinha das Apa-rições, onde várias centenas de peregri-nos se concentraram para, em procissão,

rumarem à Loca do Anjo, nos Valinhos, lugar da primeira aparição, em 1916.

Além de um grande grupo de leigos e de religiosos residentes em Fátima,participaram na celebração vários grupos de peregrinos. Destacou-se um grupo de jovens de Espanha, e outros grupos de peregrinos vindos de Itália e da Eslová-

quia.Durante o cami-

nho, até ao monu-mento na Loca, foi recitado o rosário, e realizada a Via--Sacra. No rosário rezou-se sobretudo por um mundo que seja sinal de “uma fé viva, uma espe-rança indefectível e de uma caridade ardente”, que tenha a graça de adorar a Deus.

Padre Virgílio Antunes, nomeado Bispo de Coimbra

A 28 de Abril, o Santo Pa-dre Bento XVI nomeou o Padre Virgílio Antunes, rei tor do San-tuário de Fátima, para Bispo de Coimbra.

O anún cio público foi reali-zado no Santuário de Fátima: “Ao Senhor D. Virgí lio expres-samos as nossas mais vivas feli-citações pelo dom do episcopa-do, faze mos votos de felicidades para a nova missão e de sejamos que continue a ser testemunha de esperança para todos, com a protec ção materna de Nossa Se-nhora e a intercessão dos beatos

Pastorinhos de Fá tima”, afi rmou D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima.

Na mensagem que en viou à Diocese de Coim bra, o novo bispo manifesta “plena disponibilidade” para ir ao “encontro” dos fi éis. Na saudação aos seus futuros diocesanos e às várias entidades de Coim bra, dirigiu-se de maneira particular aos jo-vens: “Diri jo-vos uma palavra especial, a vós, jovens, rapazes e ra parigas, cheios de sonhos de uma vida grande e bela, que hoje encontrais tantos obstáculos à vossa realiza ção. Convido--vos a procu rar em Cristo, o vosso com panheiro de todas as ho-ras, a alegria e a esperança que buscais. Espero encontrar-vos frequentemente e dedi car-vos parte signifi cativa da mi nha acção pastoral”.

A entrada em funções de D. Virgílio Antunes na diocese de Coimbra está marcada para 10 de Julho, após a sua ordenação episcopal, a 3 de Julho, no San tuário de Fátima.

Pediu-se ainda a Nossa Senhora para que os corações das pessoas se abram “aos desígnios amorosos dos Corações de Jesus e Maria”. Nas meditações foi lem-brado o testemunho de vida dos videntes. Na Via-Sacra, os doentes, os sós, os aban-donados, e todos os que sofrem foram motivo de especial oração.

Junto da Loca foi lido o extrac-to das Memórias da Irmã Lúcia re-ferente a esta primeira aparição. Seguiu--se depois um momento de oração, onde foi lida a oração que o Anjo ensinou aos Videntes e uma outra baseada nesta mas da autoria da Irmã Lúcia.

Na meditação o Reitor do Santuário lembrou a força deste local como “lugar que convida à esperança” e a adorar o amor eterno de Deus.

Lembrou o motivo desta evocação: “Pretende-se que as pessoas possam ter um conhecimento mais directo sobre a história e a mensagem do Anjo”.

Padre Carlos Cabecinhas, nomeado Reitor do Santuário

O Padre Carlos Cabecinhas será o novo reitor do Santuário de Fátima. A tomada de posse está prevista para o dia 11 de Junho, às 11:00, na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fáti-ma.

O Padre Carlos Cabecinhas é presbítero da Diocese de Leiria--Fátima e trabalha de forma per-manente no Santuário de Fátima desde Agosto de 2010, desem-penhando as funções de Capelão e Director do Serviço de Pastoral Litúrgica.

“O desafi o é enorme, mas acre-dito que quem conta com a protecção materna de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e com a intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, não tem motivos para recear”, afi rmou após a nomeação.

Uma mensagem especial foi dirigida a todos os devotos de Nossa Senhora de Fátima: “A Mensagem de Fátima, que Nossa Senhora aqui revelou aos três Videntes, centra-nos no essencial da fé cristã. Aos muitos peregrinos de Fátima desejo dizer que continuarão a poder encontrar em Fátima o lugar de oração e de forte experiência de Deus, capaz de dar sentido novo às suas vidas, de as transfi gurar. Aí reside o essencial, pois só do encon-tro com Deus nascem vidas renovadas em todas as suas dimen-sões”.

No momento do anúncio, a 5 de Maio, o Bispo de Leiria--Fátima sublinhou as qualidades humanas e os seus “raros dotes intelectuais” do próximo Reitor do Santuário de Fátima.

2011/05/13 3

Foram muito grandes as marcas que João Paulo II deixou na Igreja e no mundo. Nunca um Papa tinha sido tão conhecido e tão amado.

Os traços da sua vida impressionaram tanto o mundo, que difi cilmente alguém lhe fi cou indiferente. No âmbito eclesial, na relação com as outras igrejas ou com as outras religiões, no mundo social e político, na cultura, cada pessoa acabou por valorizar aspectos diferentes, numa fi gura multifacetada, com uma grandeza moral capaz de entrar nos mundos mais diver-sos.

O mundo fi cou surpreendido com a devoção mariana do Papa João Paulo II. É difícil encontrar no planeta um santuário dedicado a Nossa Senhora, ao qual ele não tenha peregrinado. Esta fi cou como uma das marcas mais profundas da sua ma-neira de ser cristão, à maneira de Maria, a quem se entregou na totalidade de si mesmo, expressa no lema “totus tuus” (todo teu), ó Maria.

Portugal e os devotos de Fátima encontraram nele o seu primeiro arauto, o que provoca em nós um grande dever de gratidão. Desde as aparições de Nossa Senhora em 1917, nun-ca tínhamos tido um veículo de anúncio da Mensagem de Fá-tima como encontrámos em João Paulo II. Levou esta mensa-gem celeste aos confi ns da terra a partir daquele 13 de Maio de 1981, quando se sentiu salvo da morte por Maria, a Mãe a quem se entregara.

A ligação com Nossa Senhora pareceu agora mais evi-dente e a conexão com a profecia de Fátima fi zera-se luz no seu espírito. A Mensagem de Fátima adquiriu uma dimensão eclesial e universal, que passava pela pessoa do Papa, o bispo vestido de branco. Os acontecimentos que se seguiram, sobre-tudo os que determinaram a nova geografi a religiosa, social e política da Europa, garantiram a autenticidade desta conexão. A publicação da terceira parte do Segredo de Fátima ajudou a compreender muito do que se passou na Igreja ao longo doséc. XX, e garantiu, mais uma vez, a conexão entre a profecia e os desígnios de Deus para o nosso tempo.

1 de Maio de 2011 - Beatifi cação de João Paulo II

Totus Tuus, Maria

Em peregrinação ao Santuário de Fáti-ma, D. Murilo Sebastião Ramos Krieger, que a 25 de Março tomou posse da Arqui-diocese de São Salvador da Bahia, Brasil, entregou o novo desafi o a que foi chama-do à intercessão de Nossa Senhora.

Na eucaristia dominical de 27 de Fe-vereiro, celebrada na Igreja da Santíssi-ma Trindade, o futuro Arcebispo Primaz do Brasil afi rmou: “entrego nas mãos de Deus por intercessão de Maria” “o desa-fi o que a Igreja me entregou” e “todas as expectativas e desejos dos peregrinos pre-sentes em Fátima”.

D. Murilo Krieger deixou a Diocese de Florianópolis para assumir a Diocese

Arcebispo Primaz do Brasil entregou-se à intercessão de Nossa Senhora

de São Salvador da Bahia, sucedendo a D. Geraldo Majella Agnelo, que viu ser aceite a sua renúncia por limite de idade, conforme prevê o Código de Direito Ca-nónico.

São Salvador da Bahia foi a primeira diocese do Brasil, mais tarde elevada à ca-tegoria de arquidiocese e actualmente com o título de Arquidiocese Primaz do Brasil.

Em Fátima, a homilia de D. Murilo foi sobretudo um convite à confi ança em Deus. “Para agradar a Deus temos de ser fi éis a Deus. (…) Se nos compreenderem, tudo bem, se não nos compreenderem, tudo bem. O que nos interessa é essa coe-rência”, disse.

A Igreja e o Mundo têm muitas razões para a agradecer a Deus o dom de João Paulo II, um homem fi el à sua fé e totalmente dedi-cado à humanidade.

Fátima tem muitas razões para cantar o Magnifi cat de gratidão por Nossa Senhora o ter acolhido como fi lho predilecto e no-lo ter dado como irmão.

P. Virgílio AntunesDo editorial da “Voz da Fátima” de Março de 2011

4 2011/05/13

O Conselho Pontifício para os Lei-gos confi rmou o Apostolado Mundial de Fátima (World Apostolate of Fatima - W.A.F.) como associação pública in-ternacional de fi éis, com personalidade jurídica e Estatutos aprovados defi niti-vamente, em decreto datado 7 de Outu-bro de 2010, Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Nuno Prazeres, Director do Secretariado Internacional, salientou que “esta é uma excelente oportunidade para reforçarmos o nosso compromisso com a difusão da Mensa-gem de Fátima por todo o mundo, levan-do assim esta luz de esperança e paz ao coração dos homens.”

D. Josef Clemens, Secretário do Con-selho Pontifício para os Leigos, em car-ta dirigida ao Presidente da associação, sublinhou que “a aprovação defi nitiva dos Estatutos marca um momento novo para o Apostolado Mundial de Fátima e é nossa esperança que isso traga o entu-siasmo da nova evangelização às vossas

Vaticano confi rma Apostolado Mundial de Fátima

A 6 de Fevereiro, o Santuário de Fáti-ma recebeu a nona edição da Peregrina-ção Nacional dos Ciclistas, que vieram de todo o país.

De acordo com a organização da pe-regrinação, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicle-ta (FPUBC), mais de quatro mil ciclistas participaram no momento da bênção, rea-lizado após a visita às casas dos pastori-nhos e aos locais das aparições do Anjo e de Nossa Senhora em Aljustrel.

Ciclistas portuguesespedalaram a Fátima

actividades.” O decreto de aprovação destaca que “os membros do Apostolado Mundial de Fátima comprometem-se a ser testemunhas da Fé Católica nas suas famílias, no trabalho, nas paróquias e co-munidades, participando assim na tarefa da “Nova Evangelização”.

Nas palavras de Nuno Prazeres, “a associação tem efectivamente desen-volvido nos últimos anos uma série de iniciativas para melhor responder a este compromisso. Destacam-se a realiza-ção de congressos regionais na Europa, África, Ásia e América do Sul sobre a Nova Evangelização e a Mensagem de Fátima, a formação de grupos de oração e de refl exão, os programas de adoração eucarística para crianças, a coordenação do programa das visitas da Imagem Pe-regrina nas dioceses e paróquias e ainda a publicação de livros, revistas, vídeos e sítios na internet, para assim fazer chegar longe os apelos de Fátima e do Evange-lho”.

“O Apostolado Mundial de Fátima está activamente presente em mais de

60 países e conta com milhares de as-sociados que se consagram ao Coração Imaculado de Maria e se comprometem a oferecer os sacrifícios diários de acordo com os seus deveres cristãos, a rezar o Terço todos os dias, a usar o escapulário de Nossa Senhora do Carmo e a praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados do mês, tal como foi pedido por Nossa Senhora”, acrescenta Nuno Prazeres.

Cabe ao Secretariado Internacional, que tem a sua sede em Fátima, manter o elo de ligação com todas as estruturas da associação, estimulando-as para a vi-vência e para o testemunho autêntico da Mensagem de Fátima.

Desde Julho de 2009, o Secretariado Internacional do Apostolado Mundial de Fátima coordena a recitação do Rosá-rio, uma vez por mês, na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima. Este Rosário, às 18:30, é oferecido pelas in-tenções dos membros da associação, de modo particular, pelo respeito da vida humana, desde a concepção à morte na-tural.

“Orai comigo” – O apelo deixa-do em Fátima pelo Anjo da Paz é o título da exposição inaugurada a 1 de Dezembro de 2010 no Santuário de Fátima/Portugal e que está paten-te ao público nos espaços anexos à Igreja da Santíssima Trindade, até 31 de Outubro de 2011.

Integrada no primeiro ano de pre-paração do centenário das aparições de Fátima, esta exposição evoca as aparições do Anjo. “Colocadas em contexto que pretende evocar a ambiência bucólica dos Valinhos e de Aljustrel, as obras de pintura e de escultura e as relíquias expostas procuram proporcionar aos peregri-nos e outros visitantes uma fruição estética e espiritual a partir dos rela-tos das aparições do Anjo, de 1916”, explica o Comissário da Exposição, Marco Daniel Duarte.

As entradas são livres e gratui-tas.

Sugestão:

Orai comigoA uma só

voz, todos re-zaram a ora-ção impressa numa peque-na pagela ofe-r e c i d a p e l o Santuário de Fátima aos participantes. “Nós vos pe-dimos, Se-nhor, por to-

dos os que usam bicicletas, para que percorram o seu caminho com precau-ção e segurança, com a sua prudência tornem seguro o caminho dos outros e, quer nas viagens de descanso, quer nas de trabalho, sintam sempre a companhia de Jesus Cristo”.

Terminada a bênção celebrou-se a eu-caristia, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. D. Serafi m Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima, presidiu a esta peregrinação.

2011/05/13 5

A vida de Jacinta como fonte

de inspiraçãoNo dia do aniversário do nascimento da

Beata Jacinta Marto, a 11 de Março, en-cerrou o ano comemorativo do centenário do nascimento da Pastorinha vidente de Nossa Senhora.

As várias celebrações e iniciativas ti-veram como tema “Reparte com alegria, como a Jacinta”. Mas, mais que um lema, este tema foi uma exortação à caridade e à partilha, centradas no testemunho espi-ritual e de vida de Jacinta Marto.

“Considero como momento mais mar-cante a peregrinação das crianças, no dia 10 de Junho de 2010. Foi a maior peregri-nação de crianças, dentro de uma já lon-ga história, de mais de 30 anos. Depois, a realização do congresso sobre Jacinta Marto, que teve o maior número de parti-cipantes dos últimos anos, 510. Finalmen-te, a exposição vista por muitas pessoas, num total de 326.163”, recorda o reitor do Santuário, P. Virgílio Antunes.

Um ano depois, o Padre Virgílio Antu-nes recorda também na peregrinação do Papa Bento XVI a Fátima, em Maio de 2010, uma profunda ligação aos videntes. “Toda a peregrinação do Papa foi vivida no contexto do décimo aniversário da bea-tifi cação dos Pastorinhos e o Santo Padre teve isso em conta. Além disso, a Jacinta teve uma devoção tão grande pelo Papa, que não pôde deixar indiferente Bento XVI”, considera.

LeopolDina Simões

No Santuário de Fátima, em Por-tugal, a celebração da Festa Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, a 20 de Fevereiro, aniversário da morte da Jacinta, incluiu a realização de uma vigí lia de oração junto dos túmulos dos videntes, na noite do dia 19 e na qual participaram 450 pessoas.

As breves vidas de Francisco e Ja-cinta Marto, a refl exão sobre os seus testemunhos e a con templação dos seus ensinamen tos, marcaram este mo-mento e todas as celebrações prepara-das para esta festa litúr gica.

No dia 20, após a recitação do rosá-rio, na Capelinha, duas telas represen-tativas dos beatos de Fátima integra-ram a procissão em direcção à Igreja da Santíssima Trindade, onde foi cele-brada a eucaristia.

Na homilia, o Reitor do Santuário lembrou que “estes dois meninos, o Fran cisco e a Jacinta, receberam essa luz de Jesus no dia do seu Baptismo e deram tanta importância àquela luz que o Papa, quando cá veio no ano 2000, disse assim: estes dois meninos são como duas lâmpadas, como duas velas, ou, como ele disse, duas candeias que Deus acen deu”.

Os quadros levados em procissão, de-pois colocados no presbité rio da igreja durante todo o dia e no dia seguinte, são da autoria de Marcello Cassinari Vettor.

Francisco e Jacinta, candeias que Deus acendeu

Foram oferecidos a João Paulo II pela Associa ção Difendere la vita com Maria, aquando da sua pe regrinação a Fátima a 13 de Maio de 2000, e lega dos ao Santuá-rio por este pontífi ce. São duas pinturas a óleo e folha de ouro sobre tela, datadas de Maio de 1999.

“Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos ado-ro” é o tema da Peregrinação das Crianças de 2011, marcada, como habitualmente, para os dias 9 e 10 de Junho e que, este ano, no âmbito do primeiro ciclo do centenário das aparições (2017), evoca as aparições e os apelos do Anjo em Fátima.

“Pretende-se desenvolver nas crianças a atitude de adoração a Deus, Santíssima Trin-dade. No crente, a atitude de adoração é o

reconhecimento da transcendência de Deus; é a aceitação do Seu mistério; o desejo de O honrar e glorifi car profundamente”, refe-re a Comissão Organizadora desta peregrinação, grupo presidido pelo reitor do Santuário de Fátima, Padre Virgílio Antunes.

Para ajudar as crianças a viver esta temática, o Santuário de Fátima propõe uma campanha a realizar no mês de Maio, através da qual, semana a semana, as crianças são convidadas “a fazer a descoberta de um tesouro”. Intitulado “Tesouro do Coração”, será depois trazido a Fátima nos dias da peregrinação, para ser entregue no momento próprio.

Crianças convidadas a contemplar Deus

Trinta e seis sacerdotes italianos vieram em Janeiro a Fátima//Portugal onde realizaram uma semana de exercícios espirituais.

Estiveram em Fátima acompanhados por D. Giancarlo Ma-ria Bregantini, arcebispo de Campobasso-Baiano, que presidiu à missa da peregrinação mensal, no dia 13, dia em que sempre se faz memória da aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria.

No momento da homilia, D. Giancarlo Maria Bregantini lembrou que, tal como Nossa Senhora, todos devemos sentir e agir com “paixão pelos outros”, atitude que se concretiza em uma vida “em oração, em oferta, em sacrifício, em penitência pelos outros”, em especial nos momentos em que sofrem, “porque não têm esperança, porque não têm fé, porque não têm trabalho, por-que não têm futuro”.

Sobre a missão dos sacerdotes, um dos temas em refl exão nos exercícios espirituais que realizavam, o arcebispo sublinhou que “a nossa tarefa de sacerdotes é ter presente, por sinais, por pala-vras e por testemunhos, aquilo que Jesus diz e aquilo que Jesus faz”, para que cada sacerdote seja verdadeiramente como Cristo: “atento, amável, claro, luminoso, misericordioso e fi el”.

Sacerdotes de Itália em retiro de oração em Fátima

6 2011/05/13

A Família da Consolata realizou em Fevereiro a sua 21ª Peregrinação a Fátima, sob o lema “Vai e faz tu também o mesmo”, numa clara alu-são ao Ano Europeu do Voluntariado. Presidiu a este encontro o Bispo do Gurué, a mais jovem diocese de Mo-çambique.

No momento da Eucaristia, ce-lebrada na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima,D. Francisco Lerma exortou os mui-

tos peregrinos presentes - à volta de nove mil - a irem “para além do voluntariado”. “Temos que ir além desse sinal bom e desenvolver, fazer a experiência de Deus que é amor, (fazer) a experiência da Santíssima Trindade”, disse.

Uma parte sempre importante da peregrinação, como forte

Bispo do Gurué em Fátima em peregrinação da Consolata

momento de oração e meditação, é a realização da Via-Sacra em direcção ao Calvário Húngaro, nos Valinhos.

Na homilia da Eucaristia no Santuário, D. Francisco Lerma lembrou que “ser cristão é pôr-se a caminho, seguindo Jesus” em ordem à conversão. Peregrinar é “acreditar em quem nos chama” e ter esperança de O encontrar.

Francisco Lerma realçou os ensinamentos do fundador do Instituto da Consolata, o beato Allamano, e que a força da missão só nasce com a união de vontades e com a comunhão.

Os missionários da Consolata estão presentes em quatro con-tinentes: África, América, Europa e Ásia. Nesta peregrinação, a China foi anunciada como o próximo local de missão.

Em Portugal, concretamente a partir da cidade de Fátima, a Consolata edita para o Mundo, em língua portuguesa, a publica-ção mensal “Fátima Missionária”.

L.S.

Fátim

a M

issi

onár

ia

O Secretariado de Fátima na Polónia, com sede no Santuário de Fátima em Zakopane, continua a promover a Grande Novena de Fátima, iniciada em Maio de 2009. Esta novena nasceu como projecto de aspiração nacional, mas tem vindo a alargar-se a outros países do mundo.

Em carta dirigida ao Santuário de Fáti-ma em Portugal, o Padre Krzysztof Cza-pla, director do referido Secretariado, re-corda que a Novena nasceu do “desejo de unir todas as forças e todos os corações que amam Maria”, com a fi nalidade bem pre-cisa de “ajudar o mundo de hoje a conhe-cer Fátima” e “a responder aos pedidos de Nossa Senhora”. Refere ainda que a Gran-de Novena propõe um programa espiritual,aberto a todas as pessoas que queiram comprometer-se numa preparação cuidada do 1º Centenário das Aparições de Fátima.

Esta foi a primeira iniciativa de que o Santuário de Fátima em Portugal teve co-nhecimento para, nas palavras do reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes, “prepa-rar de forma organizada, coerente, aberta e por um longo espaço de tempo (9 anos) o primeiro centenário das Aparições de Fáti-ma em 2017”.

Em carta dirigida ao sacerdote polaco no mês de Dezembro de 2010, o Reitor do Santuário de Fátima português considera que esta iniciativa de oração é muito opor-

Percurso de oração até ao centenário das aparições, em 2017

Polónia promove novena que une os corações que amam Maria

tuna. Isto porque “a devo-ção ao Imaculado Coração de Maria precisa de ser di-fundida”.

O Padre Virgílio Antu-nes considera que “a data memorável do primeiro centenário das Aparições de Fátima pode constituir um forte estímulo para os cristãos aderirem mais in-tensamente a esta devoção (ao Imaculado Coração de Maria) e será certamente um bom contributo para a difusão no mundo da Men-sagem de Fátima”.

Assim como o Reitor do Santuário de Fátima em Portugal, também o bispo da Diocese portuguesa de Leiria-Fátima, a que per-tence o Santuário de Fáti-ma, sublinha a comunhão, sintonia e apoio a esta iniciativa.

“A iniciativa da Grande Novena ins-creve-se nesta preparação condigna de acontecimento tão relevante, pois o caris-ma de Fátima mantém toda a sua actua-lidade. Ousamos confi ar que a Grande Novena seja ocasião para o surgir de um novo impulso na vivência da Mensagem

de Fátima, na Polónia, e acreditamos que será um bom contributo para difundir no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Já se fez muito, há muito mais a fazer. Que o Senhor vos ajude a levar por diante tão auspicioso plano”, escreveuD. António Marto em carta enviada aoPadre Krzysztof Czapla.

2011/05/13 7

Fátima – Luz e PazDirector: Padre Virgílio AntunesPropriedade, Edição e Redacção: Santuário de Nossa Senhora do Rosário de FátimaContribuinte n.º 500 746 699Morada: Santuário de Fátima – Apartado 31– 2496-908 FÁTIMA (Portugal) * Telf.: +351.249.539.600 * Fax: +351.249.539.668 * E.mail: [email protected] – www.fatima.ptImpressão: Gráfi ca AlmondinaMorada: Torres NovasDepósito Legal: 210 650/04Registo: ICS 124521ISSN: 1647-2438

FÁTIMA LUZ E PAZ SUBSCRIÇÃO GRATUITA ANUAL = 4 NÚMEROS

Envie o seu pedido de subscrição para: [email protected] o idioma em que pretende receber a edição:

Alemão , Espanhol , Francês , Inglês , Italiano , Polaco , Português , Envio de donativos para apoiar esta publicação:

Transferência Bancária Nacional (Millennium BCP) NIB: 0033 0000 50032983248 05Transferência Bancária Internacional IBAN: PT50 0033 0000 5003 2983 2480 5

BIC/SWIFT: BCOMPTPL / Cheque ou Vale Postal: Santuário de Nossa Senhora de Fáti-ma, Apartado 31, 2496 908 Fátima Portugal

Ajude-nos a divulgar a Mensagem de Nossa Senhora através da “Fátima Luz e Paz”!

Consagrações ao Imaculado Coração de Maria em Itália

Estatuto Editorial

As notícias deste boletim podem ser publicadas livremente. Deve ser identifi cada a fonte e, se for o caso, o autor.

No dia 5 de Dezembro de 2010, na pa-róquia de S. José de Pontedera (PI), onde é prior o P. Giulio Giannini, o Imaculado Coração de Maria triunfou novamente, chamando 19 pessoas à consagração.

Estes amigos começaram assim a fazer parte do Movimento da Família do Imaculado Coração de Maria, no qual os membros acolhem as palavras pronuncia-das por Nossa Senhora em Fátima e ele-gem o Seu Coração Imaculado como “re-fúgio e caminho que conduz até Deus”.

A Santa Missa foi concelebrada pe-los padres Michele Tumbarello, Egidio di Lorenzo, Giulio Giannini e Sergio An-zuini. Nesta ocasião, foi também entroni-zada uma imagem do Coração Imaculado de Maria.

Estas consagrações são um dos mui-tos frutos recolhidos depois de apenas sete meses da passagem da Virgem Pe-regrina proveniente do Santuário de Fá-tima, e depois do dia 13 de Maio, data em que o Cardeal Angelo Comastri con-sagrou esta paróquia ao Coração Imacu-lado de Maria.

Participou na celebração um grande número de fi éis, os quais se reuniram à volta dos consagrados, vivendo momen-tos intensos e emocionantes, envolvidos pelo calor da comunidade paroquial e por outros consagrados da Família do Imacu-lado Coração de Maria da Toscana.

Para esta ocasião, o Bispo de Leiria--Fátima, D. António Marto, e o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, valorizaram a cerimónia com o envio de Portugal de duas mensagens de felicita-ções pelos novos consagrados. Ambos endereçaram palavras signifi cativas para o Movimento da Família do Imaculado

A Adoración Nocturna de Espanha (Adoração Nocturna - ANE) realiza em 2011, entre os dias 14 a 17 de Maio, a 25ª peregrinação a Fátima.

Esta é a maior peregrinação organizada vinda de fora de Portugal à Cova da Iria. Este ano será presidida por D. Manuel Ureña Pastor, Arcebispo de Zaragoza, assistente nacional da ANE.

Passados 25 anos de peregrinação, este movimento eucarístico pretende agra-decer simbolicamente o acolhimento do Santuário de Fátima, com a oferta de uma custódia artística de 1 metro de altura, de-senhada por uma arquitecta proposta pelo Santuário e construída por ourives de Lisboa, e de uma toalha de grande valor artístico, bordada a ouro fi no, para uso na Capelinha das Aparições.

Estes peregrinos espanhóis, entre qua-tro a cinco mil, identifi cam-se todos os anos com o tema pastoral do Santuário, que este ano é “Santíssima Trindade, ado-ro-vos profundamente”.

As suas intenções de oração foram, desde a primeira peregrinação, em 1987, suplicar por vocações para o sacerdócio e rezar pelos sacerdotes.

Adoración Nocturna realiza a 25ª peregrinação

Propriedade do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, “Fátima Luz e Paz” é um boletim internacional trimestral, de inspiração cristã, de informação e forma-ção.

É enviado às instituições, movimentos, congregações e obras dedicadas a Nossa Senhora de Fátima em todo o mundo e aos fi éis devotos de Nossa Senhora que desejam estar unidos ao Altar da Paz.

É editado em sete idiomas – português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e polaco – e pretende por em contacto to-das as pessoas que nos cinco continentes sentem que Fátima é um acontecimento e uma mensagem.

Coração de Maria e para todos os consa-grados ao Coração da Mãe.

Na paróquia de S. José acontecem muitas graças, sobretudo depois da pas-sagem da Virgem Peregrina: os Primei-ros Sábados do mês, a devoção ao Seu Coração Imaculado.

Nossa Senhora de Fátima deixou uma marca muito forte na paróquia do Seu esposo São José, chamando as almas à devoção ao Seu Coração Imaculado.

De uma carta de Alessandra Bimbi, Itália

8 2011/05/13

Capela de Fátima na cidade de Azul

Paróquia italiana celebra Festa dos Beatos

Da província de Buenos Ai-res, na Argentina, chega-nos o relato da criação de uma Capela de Fátima, erguida na cidade de Azul:

Em Outubro de 1957 visi-taram esta cidade sacerdotes missionários que vinham para cumprir a sua nobre tarefa de catequese. Como coordenador estava o padre Videla, do Uru-guai e que tinha percorrido a América e outros países, sendo devoto de Nossa Senhora de Fátima.

Cumprindo a sua missão, o padre Videla e os seus compa-nheiros viram a oportunidade de estabelecer uma capela em honra da Virgem de Fátima nes-ta cidade.

Um importante grupo de vi-zinhos interessou-se pelo pro-jecto dispondo-se a cooperar na construção de uma capela--escola.

Formou-se assim uma co-missão de homens e senhoras que, depois de vários anos de luta, conseguiu colocar a pedra fundamental da construção, num terreno oferecido pelo senhor Pedro Génova e sua es-

posa, na rua Primeiro de Maio, entre Córdoba e Entre Ríos.

Com esforço, foram-se reco-lhendo os fundos necessários para a construção da obra.

A imagem da Virgem foi ofe-recida pela família Vaz Texeira, trazida especialmente de Portu-gal.

A primeira missa dominical foi celebrada nesta capela, ainda sem tecto, no ano de 1964, com temperaturas abaixo de zero mas repleta de fi éis.

Hoje, nesta Capela de Nossa Senhora de Fátima a missa é ce-lebrada todos os domingos. Para ali se deslocam as crianças, não só as do bairro a que pertence a capela, mas também de outras zonas da cidade, para preparar a sua Primeira Comunhão e tam-bém para o sacramento da Con-fi rmação.

Além disso, muitos casais devotos de Nossa Senhora ce-lebram ali as sua bodas matri-moniais e o baptismo dos seus fi lhos. Deste modo, envio-vos

uma calorosa saudação da Argentina.Miriam Bustamante, Argentina

Entre os dias 18 a 20 de Fevereiro fi zemos memória dos beatos Francisco e Jacinta Marto na Paróquia de Santos Cosma e Damiano, em Vairano Scalo (Caserta), Diocese di Teano-Calvi.

Nos dias em que estiveram presentes as imagens dos beatos e as relíquias sa-gradas criou-se um intenso movimen-

to de oração, em particular nos mo-mentos de adora-ção ao Santíssimo Sacramento e nas celebrações Euca-rísticas.

No dia 18 foi o acolhimento das imagens e das relí-quias sagradas dos Pastorinhos Bea-tos, acompanha-das em procissão pela imagem local de Nossa Senhora

de Fátima e pela população da paró-quia acolhedora. Seguiu-se a recitação do Rosário meditado e a Missa solene. A vigília de oração foi animada pelos jovens da Acção Católica, com medita-ções, cânticos e orações e com a exibi-ção de um fi lme sobre Fátima.

No sábado, dia 19, um momento sig-

nifi cativo foi vivido de manhã, com a participação de cerca de 1500 rapazes estudantes de vários anos das escolas elementares e superiores, acompanha-dos pelos seus professores que, desta forma, quiseram prestar homenagem aos Pastorinhos de Fátima e às Relí-quias. Participaram com grande entu-siasmo na celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco, o P. Luigi de Rosa, que defi niu a Festa dos Pasto-rinhos como a festa das crianças. No exterior da grande esplanada da igreja paroquial realizou-se um momento de comunhão em que todos manifestaram a sua alegria com cânticos e aplausos.

No domingo, dia 20, a memória li-túrgica dos Beatos de Fátima foi enri-quecida por várias celebrações.

A concelebração conclusiva foi pre-sidida por D. Arturo Aiello, bispo de Teano-Calvi.

Movimento Mariano “Messaggio di Fatima” de Italia