Direitos Fundamentais na Constituição de 88

11
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLIDADAS DO ARAGUAIA – FACISA WILSON VIEIRA REIS JUNIOR DIREITOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Transcript of Direitos Fundamentais na Constituição de 88

Page 1: Direitos Fundamentais na Constituição de 88

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLIDADAS DO ARAGUAIA – FACISA

WILSON VIEIRA REIS JUNIOR

DIREITOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Barra do Garças – MT

Maio - 2016

Page 2: Direitos Fundamentais na Constituição de 88

WILSON VIEIRA REIS JUNIOR

DIREITOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Este trabalho apresentado a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – FACISA, no curso de DIREITO, na disciplina INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO, ministrada pela Prof. Ms. Thais Assunção Nunes, que tem por objetivo esclarecer e analisar de forma geral o tema que o intitula, de forma técnica e breve.

Barra do Garças - MT

Maio - 2016

Page 3: Direitos Fundamentais na Constituição de 88

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................................5

2. DIREITOS FUNDAMENTAIS............................................................................................. 6

2.1 TÍTULO II: DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS...................................6

2.1.1 DOS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.......................................................... 6

2.1.2 DOS DIREITOS SOCIAIS.............................. ............................................................... 6

2.1.3 DA NACIONALIDADE..................................................................................................6

2.1.4 DOS DIREITOS POLÍTICOS..........................................................................................7

2.1.5 DOS PARTIDOS POLÍTICOS.........................................................................................7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................ 8

4. REFERÊNCIAS ....................................................................................................................

9

Page 4: Direitos Fundamentais na Constituição de 88

DIREITOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988

RESUMO - Este trabalho é fruto de um estudo a respeito dos direitos humanos fundamentais presentes na Constituição promulgada em 1988 ainda vigente.

PALAVRAS-CHAVE: Direitos humanos. Constituição de 88. Direitos

fundamentais.

Page 5: Direitos Fundamentais na Constituição de 88

1 INTRODUÇÃO

Direitos humanos, direitos fundamentais, direitos do homem, direitos elementares, termos e expressões diferentes que remetem a um mesmo tema, os direitos fundamentais do homem.

Tal tema é inesgotável, devido ao fato de ser antropocentrista, isto é, dado a complexidade do ser humano, as normas, regras e leis mesmo que fundamentais feitas por ele e para ele são de natureza extremamente complexa. No entanto, o tema a se delimita ao estudo e esclarecimento destes direitos fundamentais que estão na Constituição de 1988, o que torna mais simples a abordagem da temática proposta, e esta abordagem, será feita no desenvolver deste trabalho de forma geral e esclarecedora, para fins puramente acadêmicos.

Page 6: Direitos Fundamentais na Constituição de 88

6

2 DIREITOS FUNDAMENTAIS

Na CFRB/88, além dos Art. 1° que traz como princípios do Estado brasileiro a cidadania, a dignidade da pessoa humana, e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, em seus incisos I, III e IV, o Art. 3° traz alguns objetivos a serem cumpridos, e os aqui incisos aqui citados são os objetivos que tem uma ligação profunda com os direitos fundamentais, e nos incisos II, VI, VIII e X do Art. 4° traz princípios para com as relações internacionais e estes incisos citados são embasados em tratados internacionais relacionados aos direitos humanos, e além destes, o Título II, inteiramente destinado aos direitos e as garantias fundamentais.

2.1 TÍTULO II: DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

2.1.1. Dos direitos individuais e coletivos

Identificados ao longo do Art. 5°, são direitos ligados ao conceito de ser humano bem como assegurações básicas e principais aos indivíduos pelo Estado, como a vida, igualdade, dignidade, honra, segurança, propriedade e a liberdade.

2.1.2. Dos direitos sociais

Neste capítulo, é ressaltada a questão do convívio em sociedade, e também a relação trabalhadorXempregador, dos direitos e deveres de ambos os lados, se estende do Art. 6° ao Art. 11.

Page 7: Direitos Fundamentais na Constituição de 88

2.1.3. Da nacionalidade

Aqui são instituídas as características dos cidadãos brasileiros natos e naturalizados, tal como suas atribuições e distinções. Distribuído pelos Artigos 12 e 13.

7

2.1.4. Dos direitos políticos

Parte responsável pela normatização dos direitos políticos dos cidadãos, estabeleceu o sufrágio universal exercido por meio do voto e da eleição, e as condições que atribuem ou não a capacidade de elegibilidade, assim como as condições para ser um eleitor.

2.1.5. Dos partidos políticos

Sendo o Brasil um país democrático representativo, os candidatos a representantes e os representantes organizam-se em partidos políticos e este capítulo é responsável por impor regras e condições para que estes partidos sejam estabelecidos.

Page 8: Direitos Fundamentais na Constituição de 88

8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Visto que o tema é de natureza abrangente, este trabalho procurou fazer uma breve e objetiva analise e apresentação a respeito dos direitos fundamentais presentes na Constituição Federal promulgada em 1988.

Page 9: Direitos Fundamentais na Constituição de 88

9

4 REFERENCIAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.