Diretoria de Assis

21
Diretoria de Ensino Região de Assis Caminhos para a Reescrita PCNP – Língua Portuguesa Maisa Kamegawa Borázio Rosana Rocha Ferreira da Mota 2013

Transcript of Diretoria de Assis

Page 1: Diretoria de Assis

Diretoria de Ensino Região de Assis

Caminhos para a Reescr ita

PCNP – Língua Portuguesa

Maisa Kamegawa Borázio

Rosana Rocha Ferreira da Mota

2013

Page 2: Diretoria de Assis

AÇÕES DESENVOLVIDAS NA DERA

Orientação para os PEB II de LP nas escolas da DER-Assis E.F. Anos Finais e E.M;

Orientação Técnica “Caminhos Para Reescrita” – PEBII de LP - EF-Anos Finais e EM.;

Participação de 150 PEBII de LP no curso MGME, em turmas tutoriadas pelos PCNP de LP da DER- Assis.

Page 3: Diretoria de Assis

DEPOIMENTOS DE PROFESSORES DE LP

SÍLVIA ANDRÉIA PORTILHO ORTEGA - 28/09/2013 15:28

Recentemente, participei de uma orientação técnica muito interessante sobre reescrita. A professora nos orientou a corrigir os textos através de abas e bilhetes, estou colocando em prática as dicas da orientadora.  Percebi que os bilhetes estão sendo bem interessantes. É claro que eles adoraram ler os elogios. Entreguei as produções para os pais analisarem e colaborarem comigo neste trabalho dificílimo, cobrando do filho um empenho maior na produção de textos. Durante a reunião, mostrei que a necessidade de se escrever bem é determinante para o sucesso de qualquer profissional.

Page 4: Diretoria de Assis

ANA EMILIA CASTRO ALVES PLANK - 14/10/2013 18:14

Também participei desta orientação técnica e estou utilizando as dicas nas correções. Os alunos acharam interessante e ficam querendo ler os bilhetes dos outros colega. Na hora da reescrita, a maioria tem conseguido melhorar a produção com as orientações das abas e dos bilhetes. 

Page 5: Diretoria de Assis

LEANDRO MANZONI - 03/10/2013 19:42

Durante esses vários anos realizei diversas atividades de reescrita com meus alunos, mas gostaria de destacar aquela que acredito ter sido a mais proveitosa: a reescrita coletiva. Ao ler os textos, retiro aqueles erros que julgo importantes para a reflexão, em seguida passo na lousa, ou no Power Point ou em uma folha impressa para cada um. É muito interessante, pois os alunos percebem claramente os erros e sugerem vários tipos de correções, com isso, vamos, juntos, reescrevendo os textos. Trata-se de um trabalho que exige tempo e dedicação, mas que sempre dá certo.

Page 6: Diretoria de Assis

MARIA HELENA ANDRADE LONGHINI3/10/2013 12:47

O trabalho com gêneros textuais diferentes é algo que já vem sendo discutido há um bom tempo e por isso acredito que todas nós procuramos contemplar nosso trabalho dessa forma, agora confesso que quando trabalhava a reescrita de um texto com meus alunos abordava sempre vários aspectos, e não fazia como você afirmou em seu depoimento que procura abordar um aspecto de cada vez, foi só nessa última orientação técnica oferecida pela Diretoria de Ensino e presidida pela Rosana e pela Maísa que refleti sobre isso e concluí que dessa forma o aluno assimila muito melhor, pois pedi que eles reescrevessem um trecho da AAP e observei que o resultado foi muito melhor do que no meu método tradicional da reescrita toda.

Page 7: Diretoria de Assis

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ASSIS

EE FRANCISCA RIBEIRO DE MELLO FERNANDES

PROFª ANA LUCIA L’ERARIO DE OLIVEIRA – Ensino Médio

SEQUÊNCIA DE APRENDIZAGEM

Série/Ano: 3ª série do Ensino Médio

Duração: 05 aulas

Objetivos:

desenvolver as competências dos alunos na produção textual do gênero artigo de opinião;

Analisar textos do gênero estudado; desenvolver as etapas de produção textual com os alunos: revisão e

reescrita com apoio dos bilhetes orientadores.

Page 8: Diretoria de Assis

Etapas:1-Apresentação do jornal Folha de São Paulo:

data,caderno,seção, título do artigo, subtítulo, autor do texto.

2- Leitura e análise do artigo de opinião,Jornal Folha de S.Paulo, do dia 07/09/2013: SIM: “O mandato é meu?”-Marco Aurélio Mello.

Atividades- Qual a tese defendida no texto?- O artigo está escrito em 1ª ou 3ª pessoa?- Liste os argumentos usados pelo autor: 1º/2º/3º e 4º;- Qual conectivo de ligação da norma informal foi utilizado? Por quê?- Qual expressão introduz o 3º argumento?- No 4º argumento, explique a expressão: “...da lei das

leis” (R. Constituição Federal);

Page 9: Diretoria de Assis

- Quando ocorre a dúvida a respeito da perda domandato?(R: quando o texto constitucional, em claradualidade, faz referência a decisão da Casa legislativa e àdeclaração da Mesa).

- A que se refere a expressão no 8º parágrafo: “Nas duasprimeiras,...”? (R: Casa legislativa e declaração da Mesa).

- A que se refere a expressão no 9º parágrafo: “Tanto emum como em outro caso...”? (R: suspensão do mandato e amáxima popular).

- Como o autor introduziu a conclusão?

Page 10: Diretoria de Assis

Artigo de Opinião – Jornal Folha de São Paulo 7/09/2013 cad. Opinião Tendências e Debates – O mandato é meu? Marco Aurélio Mello

Page 11: Diretoria de Assis

3- Leitura e análise do artigo de opinião do dia 07/09/2013: NÃO: “Imposição Tirânica” – Alberto Zacharias Toron.

Atividades- Qual a tese defendida no texto?- Quais os conectivos que aparecem no 1º parágrafo que exemplificam a tese do autor do texto? (R: de uma maneira e de outra)- O autor do texto cita outras pessoas ligadas ao meio judiciário para dar credibilidade ao seu texto. Quem são elas? 3º argumento – José Afonso da Silva (Constitucionalista); 4º argumento – Ministro Teori Zavascki; 5º argumento – Gilmar Ferreira Mendes; 6º argumento – Bobbio 7º argumento – cita a lei

Page 12: Diretoria de Assis

- Qual o conectivo utilizado no penúltimo parágrafo para concluir o pensamento? (R: Portanto)- De que forma o autor retoma o título na conclusão? (R:O autor explica que o judiciário impõe-se tiranicamente sobre a regra que diz que deve-se consultar a manifestação da Casa a que o Político pertença).- Qual o ponto de vista que o autor defende? (R: Que deve se rever a regra que diz que deve-se consultar a Casa a que o Político pertença).- O autor faz uma comparação na conclusão? Qual? (R:“...assim como foi revisto o regime da imunidade formal que fazia o processo penal contra o parlamentar depender de prévia licença-...”).

Page 13: Diretoria de Assis

Artigo de Opinião – Jornal Folha de São Paulo 7/09/2013 cad. Opinião Tendências e Debates – Imposição Tirânica – Alberto Z. Toron

Page 14: Diretoria de Assis

4- Produção de um artigo de opinião a partir da questão polêmica veiculada nos artigos analisados no jornal Folha de São Paulo: “Condenação causa perda automática de mandato”. (Obs. Os alunos poderão usar este texto da questão polêmica como título de suas produções).

5- Reescrita dos textos em duplas a partir dos bilhetes orientadores deixados pela professora em cada produção.

Page 15: Diretoria de Assis

1ª Produção Textual das alunas Taís Estanislau e Luanda Correa – 3ªsérie EM

Page 16: Diretoria de Assis

BILHETE ORIENTADOR – PRODUÇÃO DAS ALUNAS TAÍS ESTANISLAU E LUANDA CORREA – 3ª série do EM.

Page 17: Diretoria de Assis

2ª Produção textual das alunas Taís Estanislau e Luanda Correa - EM

Page 18: Diretoria de Assis

1ª Produção Textual dos alunos João Vitor Silveira e Rodrigo da Silva Ribeiro – 3ª série do EM

Page 19: Diretoria de Assis

BILHETE ORIENTADOR DOS ALUNOS JOÃO VITOR SILVEIRA E RODRIGO DA SILVA RIBEIRO – 3ª SÉRIE DO EM

Page 20: Diretoria de Assis

2ª Produção Textual dos alunos João Vitor Silveira e Rodrigo da silva Ribeiro 3ª série EM

Page 21: Diretoria de Assis

AVALIAÇÃO DA PROFESSORA

“ Ao cruzar textos, com pontos de vista diferentes e debatê-los , os alunos desenvolvem um perfi l cr iativo e compreensivo, formulando o próprio ponto de vista. A somatória de atividades produtivas resulta em contribuição na apreensão do Currículo de Língua Portuguesa. Dessa forma, espera-se que os alunos concluam o Ensino Médio capazes de produzir textos de diferentes gêneros com adequação às competências e habil idades requeridas pela série/ano trabalhada.”

Profª Ana Lúcia L’Erario de Oliveira