Discussões de Ecologia

3
IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS NA RETIRADA DE CARBONO DA ATMOSFERA A retirada do carbono da atmosfera na forma de dióxido de carbono, conhecida como sequestro de carbono, acontece a partir do processo fotossintético que captura o dióxido de carbono e libera oxigênio na atmosfera. O acumulo de gases em determinada camada da atmosfera proporcionou a existência da vida na terra devido à manutenção do clima, permitindo que a temperatura do planeta se mantenha, para (CARDOSO, 2006) o efeito estufa, em si, não é só benéfico como fundamental para que a terra seja um lugar agradável para os seres humanos e os ecossistemas. A concentração de gases de efeito estufa na Terra vem aumentando em proporções jamais vistas e o planeta pouco a pouco se transforma em um lugar cada vez mais quente. (CARDOSO, 2006) Esse processo começa a tomar proporções exacerbadas com o advento da revolução industrial no século XVIII aumentando significamente no decorrer da história e comprovadamente tem relação com as recentes mudanças nos padrões climáticos globais. O processo da fotossíntese é responsável pela retirada do meio ambiente do CO2, o mais importante gás causador do efeito estufa, sendo, portanto, essencial para a redução da sua concentração na atmosfera. (KLINK, 2007) As árvores têm papel importantíssimo no equilíbrio do carbono na natureza, apesar de serem menos eficientes que os organismos marinhos por devolverem certa quantidade do gás no processo respiratório; de acordo com (TONON, 2007) . Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera. A ciclagem do carbono nas florestas pode variar de acordo com condições e recursos presentes no ecossistema,

Transcript of Discussões de Ecologia

Page 1: Discussões de Ecologia

IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS NA RETIRADA DE CARBONO DA ATMOSFERA

A retirada do carbono da atmosfera na forma de dióxido de carbono, conhecida como sequestro de carbono, acontece a partir do processo fotossintético que captura o dióxido de carbono e libera oxigênio na atmosfera.

O acumulo de gases em determinada camada da atmosfera proporcionou a existência da vida na terra devido à manutenção do clima, permitindo que a temperatura do planeta se mantenha, para (CARDOSO, 2006) o efeito estufa, em si, não é só benéfico como fundamental para que a terra seja um lugar agradável para os seres humanos e os ecossistemas.

A concentração de gases de efeito estufa na Terra vem aumentando em proporções jamais vistas e o planeta pouco a pouco se transforma em um lugar cada vez mais quente. (CARDOSO, 2006) Esse processo começa a tomar proporções exacerbadas com o advento da revolução industrial no século XVIII aumentando significamente no decorrer da história e comprovadamente tem relação com as recentes mudanças nos padrões climáticos globais.

O processo da fotossíntese é responsável pela retirada do meio ambiente do CO2, o mais importante gás causador do efeito estufa, sendo, portanto, essencial para a redução da sua concentração na atmosfera. (KLINK, 2007)

As árvores têm papel importantíssimo no equilíbrio do carbono na natureza, apesar de serem menos eficientes que os organismos marinhos por devolverem certa quantidade do gás no processo respiratório; de acordo com (TONON, 2007). Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera.

A ciclagem do carbono nas florestas pode variar de acordo com condições e recursos presentes no ecossistema, de acordo com (MORAN, 2010) a produção líquida do ecossistema é positiva quando as entradas de carbono na floresta excedem as perdas para a atmosfera, e é negativa quando as perdas de carbono superam as entradas.

Cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver nada menos do que 150 a 200 toneladas de carbono. (TONON, 2007)

Devido às crescentes emissões de gases de efeito estufa, principalmente pelos países desenvolvidos (industrializados), foram criadas leis que determinam a redução das emissões, pela adoção de tecnologias limpas ou compensação de carbono surgindo a partir daí os créditos de carbono que são uma forma de indústrias “ecologicamente corretas” pagarem por suas emissões de poluentes.

Page 2: Discussões de Ecologia

O protocolo de Kyoto obriga legalmente os participantes do acordo a reduzirem a emissão de seis gases: CO2, CH4, N2O, HFC, PFC e SF6. (BRENA, 2009)

BIBLIOGRAFIA

BRENA, N. A. (2009). A Chuva Ácida e os seus Efeitos sobre as Florestas - 2a Edição Revista e Ampliada. NILSON ANTÔNIO BRENA.

CARDOSO, F. (2006). Efeito Estufa - por que a Terra Morre de Calor. TERCEIRO NOME.

KLINK, C. (2007). Quanto Mais quente Melhor? desafiando a sociedade civil a entender as mudanças climáticas. PEIRÓPOLIS.

MORAN, E. F. (2010). Meio Ambiente e Florestas. SENAC.

TONON, R. (2007). A Ultima Chance de Salvar a Terra. SUPER INTERESSANTE .